BLOG TV WEB SERTÃO - PUBLICIDADE E PROPAGANDA / NOTÍCIAS DE IGUARACY E REGIÃO


Giro de Notícias com o resumo das principais informações do momento


Maior concurso de 2025 é ofertado com quase 10 mil vagas e salário de mais de R$ 4.300
O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) anunciou o maior concurso público temporário de 2025, oferecendo mais de 9.500 vagas em cerca de 500 municípios por todo o Brasil. As oportunidades são para os cargos de Agente de Pesquisas e Mapeamento (8.480 vagas, com salário de R$ 2.676,24) e Supervisor de Coleta e Qualidade (1.100 vagas, com salário de R$ 4.379,00). Ambas as funções exigem apenas ensino médio completo e terão foco em levantamentos estatísticos e geográficos. O contrato inicial é de um ano, mas pode ser renovado por mais três, conforme a necessidade do órgão. A seleção será por prova objetiva de 60 questões, aplicada nos municípios contemplados, e o edital será publicado em breve. A banca organizadora ainda será definida, sendo a Fundação Getúlio Vargas (FGV) a principal cogitada. Leia na íntegra


16° Homicídio: Homem foi perseguido e morto na zona rural de ST
Serra Talhada (ST) registrou o 16º homicídio de 2025 com a morte do agricultor José Carlos de Siqueira Cardoso, de 36 anos, conhecido como "Carlinhos Bala". Seu corpo foi encontrado na tarde desta quarta-feira (1º) dentro da caatinga, no distrito de Bernardo Vieira, zona rural da cidade. Testemunhas relataram à Polícia Militar que, na última segunda-feira (29), a vítima fugia em sua motocicleta enquanto era perseguida por indivíduos que efetuavam disparos de arma de fogo. José Carlos abandonou a moto e fugiu para o matagal. A PM realizou buscas iniciais, encontrando apenas a motocicleta e o capacete. Somente na quarta-feira o corpo foi localizado por moradores. O caso está sendo investigado pela Polícia Civil de Serra Talhada. Leia na íntegra


Câmara toma atitude polêmica sobre criação de "vagas exclusivas para MST" em universidade federal
A Comissão de Educação da Câmara dos Deputados rejeitou, nesta quarta-feira (1º), uma moção de repúdio contra a criação de vagas exclusivas para pessoas sem-terra e quilombolas no curso de Medicina da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) no Campus Caruaru. A graduação está prevista para outubro de 2025. O requerimento, protocolado pelo deputado Capitão Alden, alegava que a medida violava os princípios constitucionais de igualdade de oportunidades e mérito no acesso ao ensino superior. No entanto, o debate ganhou um novo capítulo: a Justiça Federal de Pernambuco determinou a suspensão do edital que previa as vagas exclusivas. A liminar acatada pelo juiz Ubiratan de Couto Maurício atendeu a um pedido do vereador Tadeu Calheiros, alegando violação à moralidade administrativa e aos princípios de igualdade de acesso à universidade. Leia na íntegra


Alunos montam ‘motel’ e simulam sexo em gincana
Alunos do Centro de Ensino Acrísio Figueiredo, em São João Batista, simularam cenas de atos sexuais em uma tenda montada no pátio que representava um motel, durante uma gincana escolar. Um vídeo do ato, que também mostra alunos dançando de forma erótica, circulou nas redes sociais e gerou críticas da comunidade. A direção da escola pediu desculpas pelo ocorrido. A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) informou que uma turma trocou sem autorização uma música prevista no repertório. A gestora regional de educação classificou a atividade como inadequada, afirmando que não estava prevista no plano e que o episódio expôs falhas na gestão e no acompanhamento docente. A gestora prometeu apurar as responsabilidades e adotar medidas para evitar novos casos. Leia na íntegra


Mulher esfaqueia irmão em Carnaíba
Um homem deu entrada no Hospital Municipal de Carnaíba com ferimentos no braço esquerdo e na cabeça, alegando ter sido agredido pela própria irmã com um punhal após um desentendimento. A vítima relatou à Polícia Militar que o ocorrido se deu enquanto ambos consumiam bebidas alcoólicas na residência da acusada, na zona rural do município. Momentos depois, a mulher também deu entrada no hospital com escoriações e um corte na mão esquerda. A acusada negou o uso de punhal, afirmando que agiu em legítima defesa após o irmão iniciar as agressões com um pedaço de madeira, utilizando uma garrafa de vidro para se defender. O médico de plantão informou que a vítima não corre risco de morte. Após o atendimento, ambos foram levados à Delegacia de Polícia Civil para as providências legais e um inquérito foi instaurado. Leia na íntegra


Lula dá aval para dar fim à obrigatoriedade de autoescola para obter CNH
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva deu o aval para encerrar a obrigatoriedade de frequentar autoescola para obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) no Brasil. A medida, autorizada nesta quarta-feira (1º), visa baratear o custo do documento. O próximo passo será uma audiência pública de 30 dias a ser lançada pelo Ministério dos Transportes, chefiado por Renan Filho. Segundo o ministro, a obrigatoriedade criou um sistema excludente, levando muitas pessoas a dirigirem sem habilitação. A decisão não precisa passar pelo Congresso Nacional, pois envolve apenas uma resolução do Conselho Nacional de Trânsito. Atualmente, o custo médio para tirar a CNH é de R$ 3.216, sendo que 77% deste valor (R$ 2.469) é gasto em autoescola. Leia na íntegra


Polícia prende jovem suspeito de praticar relações com égua em Caetés
Um jovem de 22 anos, identificado como José, foi preso na zona rural de Caetés, no Agreste, suspeito de crueldade contra animais e posse ilegal de arma. O homem foi denunciado por moradores por supostamente praticar relações sexuais com uma égua. Detido em uma operação conjunta, ele confessou possuir armas de fogo, o que resultou na apreensão de um revólver calibre .38, uma espingarda calibre 28 e 19 munições em casa. O caso foi registrado na Delegacia Seccional de Garanhuns. A Polícia Civil informou que, após os procedimentos administrativos, o jovem foi encaminhado para audiência de custódia, ficando à disposição da Justiça. Os crimes de maus-tratos animais e posse irregular de arma de fogo preveem penas de detenção e multa. Leia na íntegra


Operação da PM em Afogados da Ingazeira prende homem com arma e por receptação e mais três com Mandados de Buscas e Apreensão
Uma operação integrada entre a Polícia Militar e a Polícia Civil em Afogados da Ingazeira culminou no cumprimento de um Mandado de Busca e Apreensão, resultando na prisão de J. G. M. M., de 46 anos, com uma pistola calibre .40 na cintura e 14 munições intactas. O acusado, com passagens criminais por ameaça, tráfico e homicídio, foi flagrado consumindo entorpecentes em sua residência, que era investigada por tráfico de drogas. No imóvel foram apreendidos: R$ 7.922,00 em espécie, duas balanças de precisão, porções de maconha e crack, uma munição calibre .38, e 10 aparelhos celulares, sendo um deles com queixa de roubo/furto, além de outros objetos. Outros três indivíduos, também com antecedentes por envolvimento com drogas, estavam no local e foram detidos. Todos os envolvidos e o material apreendido foram conduzidos à Delegacia de Polícia Civil para as providências cabíveis. Leia na íntegra


Estado é condenado a pagar R$ 300 mil a trabalhador que ficou cego após tiro da PM em protesto no Recife
O governo de Pernambuco foi condenado pela Justiça a pagar uma indenização de R$ 300 mil por danos morais ao adesivador Daniel Campelo da Silva, de 55 anos, que ficou cego de um olho após ser atingido por um tiro de bala de borracha disparado pela Polícia Militar. O incidente ocorreu em 29 de maio de 2021, durante um protesto no Recife, onde Daniel, que não participava da manifestação, passava pela Ponte Duarte Coelho. O juiz Augusto Napoleão Angelim, da 5ª Vara da Fazenda Pública, reconheceu o dano e a omissão de socorro por parte da PM, o que justificou o valor de indenização, que dobrou o sugerido pelo Estado. Além dos danos morais, o Estado também foi condenado a pagar uma pensão vitalícia mensal de dois salários mínimos ao trabalhador. O governo deve recorrer da decisão. Leia na íntegra


Leite de jumenta pode chegar a UTIs neonatais de Pernambuco até 2026
Um projeto da Universidade Federal do Agreste de Pernambuco (UFAPE), em Garanhuns, busca disponibilizar leite de jumenta para hospitais neonatais do estado até o início de 2026, como alternativa ao leite materno para recém-nascidos. A pesquisa está em fase avançada de testes laboratoriais para avaliar a segurança e o valor nutricional do produto, considerado o mais próximo do leite humano e com menor risco de alergias que o leite de vaca. A ideia é que o leite de jumenta, possivelmente na forma em pó para maior durabilidade, integre o SUS e o setor privado, seguindo um modelo já adotado na Itália. Além do benefício à saúde infantil, o projeto também contribui para a valorização da espécie asinina, que está em risco de extinção no Brasil devido a uma redução populacional de 94% entre 1996 e 2025. O estudo, iniciado em 2018, espera concluir a fase de testes em 2025. Leia na íntegra


O que está por trás do aumento de infartos entre jovens no Brasil
O número de infartos tem crescido significativamente entre brasileiros com menos de 40 anos, com mais de 234 mil atendimentos e 7,8 mil mortes registrados entre 2022 e 2024. Especialistas indicam que a maioria dos casos é evitável. Os principais fatores de risco são tabagismo, colesterol alto, hipertensão, obesidade, diabetes, uso de drogas e anabolizantes, sendo o cigarro o mais crítico. A pandemia de Covid-19 agravou a situação, piorando o estilo de vida, aumentando o estresse e atrasando o diagnóstico de fatores de risco. Homens jovens foram os mais afetados e o risco é maior em regiões com acesso limitado a serviços de saúde. A prevenção envolve hábitos saudáveis desde a infância, o combate ao uso de tabaco, drogas e anabolizantes, além do acompanhamento médico regular. Leia na íntegra


Pix contará com “botão de contestação” a partir desta quarta-feira; veja como vai funcionar
A partir desta quarta-feira (1º), usuários do Pix poderão acionar o “botão de contestação” em casos de fraude, golpe e coerção, conforme anunciado pelo Banco Central (BC). Formalmente conhecido como autoatendimento do Mecanismo Especial de Devolução (MED), o recurso permite a contestação da transação de forma totalmente digital, diretamente no aplicativo da instituição financeira. O objetivo é bloquear recursos na conta do golpista instantaneamente, o que não era possível antes, já que os fraudadores costumam retirar o dinheiro rapidamente. Após o bloqueio, os bancos terão até sete dias para analisar a contestação, e a devolução do valor à vítima, se confirmada a fraude, será efetuada em até onze dias após a contestação. O BC ressalta que o botão não se aplica a casos de erro de digitação, arrependimento ou desacordos comerciais. Leia na íntegra


Quem eram os homens que morreram por suspeita de intoxicação por metanol em PE
Três homens de Lajedo, Agreste de Pernambuco, Jonas da Silva Filho, Marcelo dos Santos Calado (32) e Celso da Silva (43), deram entrada no hospital entre agosto e setembro com sintomas de possível intoxicação por metanol. Dois vieram a óbito (Jonas e Celso) e um sobreviveu (Marcelo, com melhora parcial da visão). Os sintomas incluíam dificuldade para enxergar, náuseas, vômitos, pressão alta e taquicardia. O Centro de Assistência Toxicológica de Pernambuco (Ceatox) e a Agência Pernambucana de Vigilância Sanitária (Apevisa) foram comunicados dos casos, que estão sendo investigados. O óbito de Jonas foi encaminhado ao Serviço de Verificação de Óbito (SVO) para confirmação da causa. Em nota, a Secretaria de Saúde de Lajedo acompanha os desdobramentos, e a Apevisa iniciou ações de fiscalização em distribuidoras de bebidas alcoólicas. Leia na íntegra


Intoxicação por metanol: 'É mais comum nos destilados, mas qualquer bebida pode ser fraudada'
Com três casos suspeitos de intoxicação por metanol em investigação em Pernambuco, sendo dois óbitos, a Secretaria Estadual de Saúde (SES) e a Agência Pernambucana de Vigilância Sanitária (Apevisa) alertam para o risco de adulteração em bebidas alcoólicas, especialmente destiladas como vodca e uísque. A diretora da Apevisa, Karla Baêta, destacou que os sinais iniciais da intoxicação se assemelham a uma embriaguez comum (sonolência, náuseas), mas podem evoluir rapidamente para sintomas graves como visão turva, convulsão e até cegueira. A Apevisa recomenda aos consumidores comprar em estabelecimentos licenciados, conferir o lacre e o rótulo com informações completas e o registro do Ministério da Agricultura. Para comerciantes, a orientação é redobrar o cuidado com fornecedores e preços baixos. Uma ação conjunta de fiscalização será realizada com o Procon, Ministério Público e Ministério da Agricultura. Em São Paulo, cinco mortes já foram confirmadas por intoxicação com metanol em bebidas adulteradas. Leia na íntegra

Gestão de Iguaracy parabeniza conquistas de criadores premiados em exposições e reforça apoio à agropecuária

Iguaracy tem se destacado no cenário regional da agropecuária. Criadores do município vêm conquistando importantes premiações em exposições realizadas em Monteiro (PB), Custódia, Ingazeira e também na prestigiada exposição de animais de Afogados da Ingazeira (PE), comprovando a força do setor local.

Entre os destaques estão Manoel Messias (Rebanho MG – Jabitacá), Neildo Ordonho (Rebanho Ordonho – Sítio Salamandra), João Tavares de Souza Júnior (Rancho São João) e Jânio Rabelo (Rebanho José Rabelo), que trouxeram para casa títulos de Grande Campeão, Reservado Campeão e outras premiações de peso.

O prefeito Dr. Pedro Alves celebrou as conquistas: “Iguaracy se orgulha de ter criadores tão dedicados e competentes, que levam o nome da nossa terra com dignidade e excelência.”

Já o secretário de Agricultura, Rogério Lins, reforçou o compromisso da gestão: “Seguiremos apoiando e valorizando o homem do campo, que é peça fundamental para nossa economia e desenvolvimento.” 

A Prefeitura de Iguaracy reafirma seu compromisso com o desenvolvimento da agropecuária e continuará investindo em ações que fortaleçam o setor, impulsionando a economia e valorizando os talentos locais para que o município seja cada vez mais referência em qualidade, dedicação e resultados no setor agropecuário. 

Bruna Torres comemora aprovação de projeto se sua autoria sobre isenção da taxa de iluminação pública para população carente

A vereadora Bruna Torres conquistou mais uma importante vitória em defesa da população carente do município. Foi aprovado na Câmara o projeto de sua autoria, em parceria com o presidente da Casa, Tenente de Viana, que garante a isenção da taxa de contribuição de iluminação pública para consumidores de baixa renda inscritos no CadÚnico.

A iniciativa estabelece critérios justos de enquadramento, beneficiando diretamente famílias que enfrentam dificuldades financeiras. Segundo Bruna, a medida representa um passo significativo para aliviar o orçamento doméstico e assegurar mais qualidade de vida às pessoas que mais precisam.

Reconhecida pela sua luta em favor dos menos favorecidos, a vereadora reforça seu compromisso com a justiça social e com a construção de políticas públicas que reduzam as desigualdades. A aprovação do projeto é vista como um marco para o município, reforçando a importância de representantes que atuam em sintonia com as demandas da população.

Marconi Santana garante avanços para a cidade de Flores e defende desenvovimento do Sertão em encontro com secretário estadual

O secretário de Governo de Flores, Marconi Santana, participou nesta quarta-feira (01) de uma reunião estratégica com o secretário estadual de Mobilidade e Infraestrutura, André Teixeira Filho, em Recife. O encontro reforçou a união de esforços entre o município e o Governo do Estado para garantir avanços significativos na infraestrutura urbana e na melhoria da qualidade de vida da população.

Durante a agenda, foram discutidas pautas que abrem caminho para projetos estruturantes, capazes de transformar a realidade de Flores e impulsionar seu crescimento. Marconi ressaltou a sensibilidade da governadora Raquel Lyra em ouvir as demandas locais e destacou que a cidade está próxima de receber obras de grande impacto.

Mais do que tratar de Flores, o encontro reafirma a visão ampla de Marconi Santana, que se apresenta como uma liderança comprometida não apenas com sua cidade, mas com todo o Sertão. Sua articulação política demonstra maturidade e responsabilidade em buscar soluções conjuntas que contemplem o Pajeú, o Sertão e Pernambuco como um todo.

Consolidado como um elo fundamental entre município e Estado, Marconi mostra estar preparado para contribuir de forma ainda mais ampla no fortalecimento regional, colocando-se como voz atuante e defensora de um futuro melhor para a população sertaneja.

Secretaria de Saúde de Iguaracy recebe visita técnica da 10ª GERES na UBS do Bairro Santana

A Prefeitura de Iguaracy, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, recebeu na manhã desta quarta 1º de outubro a visita técnica da equipe da 10ª Gerência Regional de Saúde (GERES), no PSF (Unidade Básica de Saúde) do bairro Santa Ana, também conhecido como Bairro do Campo.

A visita teve como objetivo acompanhar a execução do Projeto PlanificaSUS, que está sendo implementado nos 12 municípios que integram a 10ª GERES. O projeto busca fortalecer a Atenção Primária à Saúde, promovendo a organização dos serviços e a melhoria do atendimento à população.

Durante a visita, a equipe da GERES foi recebida pela secretária municipal de Saúde, Joaudeni Cavalcante e os profissionais da própria unidade.

A gestão do prefeito Dr. Pedro Alves reafirma o compromisso com a qualidade dos serviços de saúde pública, investindo na capacitação contínua das equipes e na parceria com órgãos regionais para aprimorar o atendimento à população.

Iguaracy realiza Mostra de Experiências Exitosas com foco na educação para o trânsito

Na tarde da última terça-feira (30), a Prefeitura de Iguaracy, por meio da Secretaria Municipal de Educação e Esportes, em parceria com a Secretaria de Saúde, promoveu uma Mostra de Experiências Exitosas em alusão ao Dia Nacional do Trânsito, com o tema “Desacelere. Seu bem maior é a vida.

O evento reuniu estudantes, profissionais da educação e da saúde no compartilhamento de atividades pedagógicas voltadas à conscientização sobre segurança no trânsito. A programação contou com palestra da enfermeira Socorro Borborema, representante da X GERES, que abordou os cuidados com a vida e a importância de atitudes responsáveis no tráfego urbano.

Diversas escolas participaram da ação: Grupo Escolar Nações Unidas, CEI José Torres Lopes, Escola Municipal São Vicente, EREF Prof.ª Judite Bezerra da Silva e EREF Dr. Diomedes Gomes Lopes. Durante o encontro, foram socializadas práticas como poesias, dramatizações, apresentações musicais, Blitz da Leitura, Rota da Leitura e o Semáforo da Leitura, entre outras dinâmicas educativas.

A iniciativa foi articulada por: Ariane Regina Albuquerque, da Secretaria Municipal de Educação e Esportes e Maria Eduarda Torres, da Secretaria Municipal de Saúde, que destacaram o envolvimento dos alunos e professores no processo. A Mostra reforça o compromisso da gestão municipal com a formação cidadã, incentivando a responsabilidade e o respeito no trânsito desde a escola.
Veja imagens abaixo:

Grupo da terceira idade de Iguaracy participaram de atividade de inclusão digital no IFPE – Campus Afogados da Ingazeira

A Prefeitura de Iguaracy, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Assistência Social, levou um grupo da terceira idade atendidos pelos programas sociais do município para participarem, nesta terça 30 de setembro, de uma atividade especial no Instituto Federal de Pernambuco – IFPE, Campus Afogados da Ingazeira.

A ação faz parte do projeto Conectados 60+, que tem como objetivo promover a inclusão digital de pessoas da terceira idade, fortalecendo o convívio social e o acesso ao conhecimento por meio de ferramentas tecnológicas. Durante a visita, os participantes tiveram vivências práticas com o uso do computador e outras tecnologias digitais, desenvolvendo habilidades de navegação, uso de aplicativos e comunicação online.

A secretaria de Assistência Social de Iguaracy, no comando da Secretária Juliany Rabelo, acompanhou o grupo, reforçando o compromisso da gestão com a valorização da pessoa da terceira idade e com iniciativas que ampliem sua autonomia, inclusão e qualidade de vida.

A Prefeitura de Iguaracy, através do prefeito Dr. Pedro Alves e de sua equipe de assistência social agradece ao IFPE pelo convite e parceria, e destaca a importância de ações como essa, que aproximam a terceira do mundo digital.

Iguaracy encerra Setembro Amarelo com grande mobilização pela vida no Parque Florestal

O município de Iguaracy realizou, na noite desta terça-feira (30), o encerramento da campanha Setembro Amarelo, com uma grande ação voltada à saúde mental e à valorização da vida, no Parque Florestal. O evento reuniu autoridades, profissionais da saúde e a comunidade em um momento marcado por acolhimento, aprendizado e integração.

O prefeito Dr. Pedro Alves esteve presente acompanhado da primeira-dama, Dra. Graças Valadares, que participou ativamente das atividades ao lado da secretária municipal de Saúde, Joaudeni Cavalcante e sua adjunta Maria Alves. Também prestigiaram a ação outros secretários municipais, diretores e coordenadores da Saúde. O vereador Paulinho CLP também esteve presente, reforçando o apoio da Câmara Municipal.

Durante a programação, a população contou com atendimentos gratuitos, rodas de conversa sobre saúde mental, práticas de atividade física e momentos de acolhimento conduzidos pela equipe da Secretaria de Saúde. Para encerrar a noite, o show especial de Cícera Santana levou música, alegria e interação a todos os participantes.

O prefeito Dr. Pedro Alves destacou que a mobilização foi um importante marco para reforçar a necessidade do cuidado com a saúde mental e para valorizar a vida em todas as suas formas. “Seguiremos firmes no compromisso de cuidar da saúde da nossa população, sempre promovendo ações que fortaleçam o bem-estar e o acolhimento em Iguaracy”, afirmou.

O evento contou ainda com a participação de diversos servidores municipais da saúde, que se empenharam em oferecer serviços de qualidade e atenção à comunidade, consolidando o Setembro Amarelo como uma campanha de impacto positivo e transformador no município.









Dr. Pedro Alves dá início à segunda etapa do calçamento da Avenida Miguel Melo em Iguaracy

Iguaracy segue no caminho certo. Nesta terça-feira, o prefeito Dr. Pedro Alves acompanhou o início da segunda etapa das obras de calçamento da Avenida Miguel Melo dos Santos, uma das principais vias da cidade, localizada às margens da PE que liga o município a Sertânia.

A obra é fruto de uma emenda parlamentar conquistada pelo prefeito junto ao deputado federal Renildo Calheiros, mostrando a força da gestão em articular recursos que geram benefícios concretos para a população.

Ao lado do vice-prefeito e secretário de Administração, Marquinhos Melo, do secretário de Obras, Fábio Torres, engenheiros, lideranças locais e moradores da comunidade, Dr. Pedro Alves destacou a importância da obra: “Estamos transformando a infraestrutura de Iguaracy. Esse calçamento vai melhorar a mobilidade, valorizar os imóveis e trazer mais qualidade de vida para os moradores”.

A Avenida Miguel Melo é estratégica para o município e sua pavimentação representa não apenas mais conforto para os moradores da rua, mas também para quem trafega, a exemplo dos moradores do conjunto habitacional Otaviano Joaquim Bezerra que utilizam diariamente a via.

Com mais essa ação que trás mais desenvolvimento para toda a cidade, a Prefeitura de Iguaracy reafirma seu compromisso de investir em obras que mudam a realidade urbana e constroem uma cidade cada vez mais moderna e preparada para o futuro.

Marconi Santana celebra 30 anos de Santa Filomena com entregas e reforço de compromissos

O pré-candidato a deputado estadual Marconi Santana participou de uma agenda de entregas em Santa Filomena, dentro das comemorações dos 30 anos de Emancipação Política do município. Ao lado do prefeito Gildevan Melo, do vice-prefeito Rivaldinho Reis e de todo o grupo político local, foram entregues uma creche, dois ônibus escolares e dois tratores agrícolas, reforçando o compromisso com o desenvolvimento da região.

O ato contou ainda com a presença dos vereadores Ariene, Edivaldo, Adelvan, Derval, Tico e do presidente da Câmara, Erinho, que declararam apoio à caminhada de Marconi e destacaram a importância da união para fortalecer Santa Filomena.

Marconi ressaltou que essas conquistas são fruto de articulação, diálogo e muito trabalho junto a governadora Raquel Lyra, reafirmando sua determinação em seguir construindo um Sertão mais forte, justo e cheio de oportunidades. Para ele, os investimentos representam avanços concretos que melhoram a qualidade de vida da população e demonstram que, quando há união e compromisso, os sonhos se tornam realidade.

Com seu estilo carismático e firme, o pré-candidato reforçou que Santa Filomena pode contar com ele na busca por mais desenvolvimento e justiça social, deixando a mensagem de que o futuro do Sertão será construído com dedicação e parcerias sólidas.

Livro de Alexsandro Acioly sobre o “Rifle de Ouro” é destaque no Encontro do Borborema Cangaço em Monteiro-PB

O lançamento do livro “Antônio Silvino: O Processo de Itabaiana (PB) – 1942”, organizado por Alexsandro Acioly, foi um dos pontos altos do V Encontro do Borborema Cangaço, realizado em Monteiro-PB no último dia 26 de setembro. A obra reúne documentos inéditos que revelam detalhes jurídicos e históricos ligados à trajetória de Antônio Silvino, o “Rifle de Ouro”, figura lendária do cangaço nordestino.

O livro oferece uma contribuição valiosa para pesquisadores, historiadores e admiradores da cultura popular, ao apresentar registros que ajudam a compreender a importância do processo de Itabaiana de 1942, considerado um marco na história do cangaceiro.

O lançamento atraiu um público expressivo e engajado, formado por estudiosos, acadêmicos e entusiastas da história regional, que receberam a obra com entusiasmo. Segundo Acioly, preservar e divulgar esses documentos é fundamental para fortalecer a memória histórica do Nordeste e compreender com mais profundidade os desdobramentos do cangaço.

O V Encontro do Borborema Cangaço reafirmou seu papel como espaço de valorização da identidade cultural nordestina, e o sucesso do lançamento reforça a relevância de iniciativas que mantêm viva a memória de personagens e episódios que marcaram a região.

Prefeito, vice-prefeito e seis vereadores de Santa Filomena, declaram apoio a pré-candidatura de Marconi Santana

O cenário político em Pernambuco segue se movimentando, e o nome de Marconi Santana ganha cada vez mais força no interior do Estado. Em Santa Filomena, o prefeito Gildevan Melo, o vice-prefeito Rivaldinho Reis e os vereadores ArieneAdelvan, DervalEdivaldo, Tico e o presidente da Câmara, Erinho, entre outras lideranças locais, oficializaram apoio à pré-candidatura de Marconi a deputado estadual.

Reconhecido pela sua trajetória como gestor público, Marconi é visto como um líder carismático, de presença marcante e respeitado em toda a região. Já era esperado que sua capacidade de articulação política se expandisse para outras regiões do estado, a exemplo do Sertão do Araripe, onde Santa Filomena se torna um marco importante nesse movimento de adesão. 

De norte a sul, de leste a oeste, Marconi Santana tem recebido apoios dentro do Estado de Pernambuco. Santa Filomena é um município brasileiro situado no Sertão do estado de Pernambuco, mais precisamente na região do Araripe, e está localizada a cerca de 631 km da capital Recife. A cidade faz divisa com Ouricuri (norte), Dormentes (sul), Santa Cruz (leste) e com o estado do Piauí (oeste).

A crescente rede de apoios em diferentes regiões do Estado reforça a confiança de que, como deputado, Marconi Santana, o Trator do Pajeú, será um verdadeiro guerreiro em defesa do povo pernambucano. A sua caminhada mostra que sua história política rumo a Alepe está apenas começando e que Pernambuco pode esperar muito trabalho, compromisso e resultados.

Giro de Notícias com o resumo das principais informações do momento


Mulher invade Batalhão da PM em Serra Talhada gritando ‘quero saber quem é o bichão daqui’
Um caso de desacato de autoridade foi registrado na última sexta-feira (27) em Serra Talhada, quando uma mulher, em visível estado de embriaguez alcoólica e descontrole, invadiu a sede do 14º Batalhão da Polícia Militar (BPM). A invasora gritava frases desconexas e de afronta, exigindo falar com "o bichão" e o coronel da corporação. Segundo o boletim de ocorrência, a mulher foi informada de que não poderia adentrar o quartel e foi solicitada a se retirar, mas recusou. Em vez disso, ela passou a desacatar a policial de guarda e continuou ofendendo em voz alta todos os policiais presentes no recinto. Diante da persistência do comportamento agressivo e das ofensas, a mulher foi detida e conduzida à delegacia de polícia local. Matéria na íntegra


Homem suspeito de estupro de criança é encontrado morto em ST
Um homem de 40 anos, suspeito de ter estuprado uma criança de 10 anos em Serra Talhada, foi encontrado morto na Cadeia Pública da cidade no sábado (27), horas após dar entrada no local. O suspeito foi entregue por policiais civis por volta das 17h45 e o óbito teria ocorrido por volta das 20 horas, na cela 9, destinada à triagem de novos detentos. A cela, já palco de outras mortes "misteriosas", abrigava outros seis presos no momento. Segundo a versão da polícia, um detento informou que o suspeito caiu no banheiro, debatendo-se e aparentando uma crise convulsiva. Os demais presos o retiraram e deitaram no chão da cela, mas o SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), acionado, constatou que a vítima já estava sem sinais vitais. A cela 9 foi isolada e o IC (Instituto de Criminalística) foi chamado para iniciar a investigação do caso. Matéria na íntegra


Homem tenta estuprar mulher em Belmonte e deixa documentos para trás
Uma tentativa de estupro foi registrada pela Polícia Militar na madrugada de domingo (28) em São José do Belmonte, na comunidade de Açudinho. Um homem invadiu uma residência forçando a porta dos fundos por volta das 02h da manhã. Ele conseguiu entrar no quarto de uma jovem, que se encontrava embriagada, e tentou abaixar sua roupa íntima. O barulho da invasão acabou despertando o pai da vítima, que flagrou a tentativa de ato sexual. Assustado com a presença do pai, o agressor fugiu rapidamente pelos fundos da casa. Na pressa da fuga, ele deixou para trás peças de roupas, sandálias, boné e um recibo de motocicleta assinado, que podem ajudar em sua identificação. A Polícia Militar foi acionada e realizou diligências, mas não encontrou o suspeito; o material apreendido foi entregue à Delegacia de Polícia de Belmonte para investigação. Matéria na íntegra




Com o cão nos couros, homem esfaqueia irmã e deixa a mãe ferida em Betânia-PE
Um crime de lesão corporal e tentativa de feminicídio foi registrado no sábado (27) em Betânia-PE, envolvendo um homem, I.C.L., de 43 anos, que agrediu a própria família. A Polícia Militar foi acionada após a irmã do suspeito, M.G.L., de 53 anos, dar entrada em estado grave no Hospital Municipal com ferimentos a faca. Durante a confusão, a mãe de ambos, J.L.L., de 77 anos, também sofreu um ferimento no pulso. No interior da residência, foram encontrados dois instrumentos cortantes e grande quantidade de sangue espalhada, indicando a violência do ataque. O acusado foi localizado e capturado nas proximidades de um clube minutos após a ocorrência, sendo necessário o uso de algemas para contê-lo. Devido à gravidade dos ferimentos, a irmã foi transferida para o Hospital Eduardo Campos, em Serra Talhada, enquanto o agressor foi conduzido à delegacia e autuado em flagrante. Matéria na íntegra


Serra Talhada: homem invade casa da ex, leva pauladas na cabeça e quebra tudo na casa da própria mãe
Um homem foi preso em flagrante no domingo (28) em Serra Talhada, acusado de ameaça, dano, lesão corporal e violência doméstica/familiar. A Polícia Militar foi acionada para atender uma ocorrência na comunidade CAGEP, encontrando o acusado em atitude agressiva, causando danos à propriedade da própria mãe ao quebrar portas, vidros e vasos. Ao ser contido e conduzido à viatura, o homem confessou aos militares ter invadido a casa da ex-companheira, onde quebrou o vidro de uma janela e a ameaçou. Ele também se envolveu em vias de fato com outra pessoa no local, resultando em ferimentos na cabeça causados por pauladas. A mãe do acusado declarou às autoridades que pretende representá-lo judicialmente pelos danos causados em sua residência. O homem foi levado à Delegacia de Polícia Civil de Serra Talhada, onde foi autuado. Matéria na íntegra


“Último abraço”, pediu mãe após ser esfaqueada pelo filho de 9 anos
A comerciante Caline Arruda dos Santos, de 37 anos, foi mortalmente esfaqueada na região abdominal pelo próprio filho de 9 anos na noite de quinta-feira (25/9), em Parelheiros, São Paulo, após repreendê-lo. Segundo um vizinho, após ser ferida, a mãe teria feito um último pedido ao filho: "Venha aqui me dar um último abraço, porque não irei sobreviver". A tragédia ocorreu na casa do padrasto da criança, onde Caline foi buscar o menino. A discussão começou após ela pedir que o filho parasse de brincar na rua e alertá-lo que informaria um parente sobre seu comportamento "respondão". A criança, então, pegou uma faca na cozinha, escondeu-a sob a manga da camiseta e desferiu o golpe na mãe, que estava na porta de casa com o filho mais velho, de 19 anos. A mulher foi levada por um vizinho ao pronto-socorro, mas já chegou morta ao Hospital de Parelheiros. Matéria na íntegra





Homem foi morto a pauladas e teve corpo jogado em poço amazonas em Santa Terezinha
Um homicídio foi registrado na noite de sexta-feira (26) em Santa Terezinha, no Sítio Pedra d’Água, tendo como vítima Allberto Magno dos Santos, de 67 anos. O crime, o segundo de 2025 na cidade, só foi comunicado à polícia na manhã de sábado (27). Segundo uma testemunha, dois indivíduos encapuzados se aproximaram da casa da vítima por volta das 20h30, ordenaram que todos se deitassem e declararam que "vieram acertar as contas". Em seguida, os agressores utilizaram pedaços de madeira para desferir diversos golpes, matando o idoso. Após o assassinato, os suspeitos arrastaram e lançaram o corpo da vítima em um poço tipo "Amazonas". A motivação do crime ainda não está totalmente esclarecida, mas há indícios de que possa estar relacionada ao estilo de vida da vítima, que seria usuária habitual de entorpecentes. O caso está sendo investigado pela Delegacia de Polícia Civil de Santa Terezinha. Matéria na íntegra 


Pernambuco tem 12 praias com trechos impróprios para banho
O estado de Pernambuco possui atualmente 12 praias com trechos considerados impróprios para banho, de acordo com o mais recente informativo de balneabilidade da CPRH (Agência Estadual de Meio Ambiente). O relatório, que tem validade até a próxima quinta-feira (2), analisou praias em dez municípios litorâneos, sendo a maioria das áreas avaliadas considerada própria. A CPRH baseia-se em padrões internacionais para classificar a qualidade da água, considerando-a própria quando 80% ou mais das amostras apresentam no máximo 1000 coliformes termotolerantes por 100 mL. A lista de trechos impróprios inclui praias de municípios como Itamaracá, Paulista, Olinda, Recife, Jaboatão dos Guararapes e Cabo de Santo Agostinho. Os banhistas são alertados a evitar os trechos específicos listados para garantir sua segurança e saúde. Matéria na íntegra


“Diva do CRAS”: Conheça a mulher que viralizou ao comprar iPhone com Bolsa-Família
A influenciadora Merianne Silva, conhecida nas redes sociais como “Diva do CRAS”, viralizou recentemente com um vídeo de humor em que simula a compra de um iPhone com o benefício do Bolsa Família, dizendo que o cartão teria sido "liberado" para o luxo. O conteúdo, que é uma sátira de situações cotidianas da população de baixa renda, gerou forte repercussão negativa e críticas nas redes sociais. Comentários de internautas expressaram indignação e repúdio à "ostentação com recurso público", criticando a mulher por supostamente deturpar a finalidade do benefício. Mesmo quem reconhece o tom humorístico, argumenta que os vídeos da sergipana causam um "desserviço enorme", podendo reforçar preconceitos contra quem realmente precisa do Bolsa Família. Merianne Silva, que já acumula mais de 380 mil seguidores no Instagram, costuma postar vídeos de humor, incluindo um onde relata, de forma cômica, uma ida ao CRAS para reivindicar o cancelamento do benefício. Matéria na íntegra
 

Em Brasília, governadora Raquel Lyra lidera delegação de Pernambuco na 5ª Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres
A governadora Raquel Lyra liderou uma das maiores delegações da história de Pernambuco na abertura da 5ª Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres (5ª CNPM), realizada nesta segunda-feira (29) em Brasília, após um hiato de dez anos. O evento, que tem como tema “Mais Democracia, Mais Igualdade, Mais Conquistas para Todas”, contou com a presença de 109 delegadas pernambucanas eleitas nas etapas estadual e municipais. A conferência visa consolidar propostas apresentadas nas etapas preparatórias, com foco na implementação de um sistema e fundo de políticas públicas para mulheres que garanta financiamento e execução dos programas em todos os estados e municípios, conforme ressaltou a secretária da Mulher de Pernambuco, Juliana Gouveia. Na cerimônia, o presidente Lula sancionou leis que ampliam a licença e o salário-maternidade em casos de internação prolongada e assinou um edital de R$ 10 milhões para a pesca artesanal, com prioridade para mulheres pescadoras. Matéria na íntegra

Prefeito Dr. Pedro Alves prestigia inauguração da Cozinha Comunitária de Santa Rita ao lado da governadora Raquel Lyra

Na noite de sábado (27), o prefeito de Iguaracy, Dr. Pedro Alves, marcou presença na comunidade de Santa Rita, em Tuparetama, durante a inauguração da Cozinha Comunitária, ao lado da governadora de Pernambuco, Raquel Lyra.

A iniciativa, parte do programa estadual de fortalecimento da segurança alimentar, garante refeições de qualidade e reforça a dignidade das famílias da região. O espaço simboliza o compromisso do Governo do Estado com políticas públicas que cuidam de quem mais precisa, contando com o apoio de Dr. Pedro Alves para levar desenvolvimento e bem-estar ao Pajeú.

O prefeito destacou a importância da parceria entre municípios e Estado:
"Estar ao lado da governadora Raquel Lyra em um momento como esse reforça nosso compromisso com políticas públicas que realmente chegam na ponta. Alimentação é um direito, e essa cozinha representa um passo importante na luta contra a fome e pela dignidade das pessoas."

A inauguração reuniu autoridades regionais, lideranças locais e moradores, que celebraram a conquista como um marco para a comunidade.





Marconi Santana reafirma a sua luta ao lado da governadora que está transformando Pernambuco

O ex-prefeito de Flores e pré-candidato a deputado estadual, Marconi Santana, mostrou mais uma vez porque é visto como um representante nato do Pajeú. Ao lado da governadora de Pernambuco, Raquel Lyra — uma verdadeira sumidade no comando do Estado —, ele prestigiou a inauguração da Cozinha Comunitária Edileuza Antunes da Cruz, no distrito de Santa Rita, em Tuparetama.

A obra é um marco para a segurança alimentar e social, garantindo dignidade, acolhimento e esperança às famílias que mais necessitam. Para Marconi, essa é a prova concreta de que Pernambuco tem uma governadora que trabalha com compromisso real, atenção aos vulneráveis e determinação para transformar vidas.

Em suas palavras, Marconi não deixou dúvidas sobre o caminho que escolheu trilhar:
"É inspirador testemunhar o estupendo trabalho que o Governo do Estado, na pessoa da governadora Raquel Lyra, vem desenvolvendo em todo Pernambuco. Um governo que tem mostrado compromisso com as pessoas, atenção aos mais vulneráveis e determinação em transformar realidades. Da minha parte, estarei sempre ao lado de iniciativas como essa, apoiando e buscando mais investimentos que tragam desenvolvimento e melhorem a vida da nossa gente. A luta da governadora é também a minha luta. Vamos juntos, avante!"

Com sua esposa Lucila, o prefeito de Flores, Gilberto Ribeiro, amigos e lideranças políticas da região ao seu lado, Marconi Santana reafirmou seu papel de liderança regional, pronto para representar o Pajeú na Assembleia Legislativa. Sua postura firme, leal e comprometida com o povo o coloca como a voz que o Sertão precisa para ecoar ainda mais forte em Pernambuco, caminhando junto de Raquel Lyra na missão de transformar o Estado.

Marconi Santana não apenas participa: ele se posiciona, se entrega e se coloca como peça fundamental para levar o Pajeú a um novo patamar de desenvolvimento.

Bruna Torres celebra obra de saneamento na Rua Joaquim Vicente realizada pela Gestão Municipal

Em uma ação que contempla o Requerimento nº 068/2025 da vereadora Bruna Torres, o prefeito Dr. Pedro Alves realizou a implantação de 190 metros de saneamento básico na Rua Joaquim Vicente da Silva Sobrinho, na sede do município.

A iniciativa representa mais um passo importante da gestão municipal em garantir saúde, dignidade e infraestrutura para os moradores. O saneamento básico é uma conquista fundamental, que além de prevenir doenças e melhorar a qualidade de vida, prepara o terreno para a futura pavimentação da via, também apresentada no pedido da vereadora.

Bruna Torres destacou sua satisfação em ver o pleito atendido, elogiando a postura do prefeito. “A gestão demonstra responsabilidade com o presente e visão de futuro, cuidando da saúde pública e oferecendo mais qualidade de vida à população”, afirmou.

Com essa ação, a administração de Dr. Pedro Alves reafirma seu compromisso em investir em melhorias que beneficiam diretamente os cidadãos, consolidando Iguaracy como um município que valoriza o bem-estar de sua população.

Alunos da Escola Monteiro Lobato visitam Iguaracy e vivenciam aula prática sobre esportes radicais no Parque Florestal

Na manhã da última sexta-feira, dia 26 de setembro, o Parque Florestal de Iguaracy foi palco de uma atividade pedagógica diferente e cheia de energia. Estudantes da Escola Monteiro Lobato, da cidade de Afogados da Ingazeira, participaram de uma aula prática sobre esportes radicais, acompanhados pelos professores Evaldo e Aline, que conduziram a visita com foco no uso educativo e esportivo dos espaços públicos.

A ação teve como objetivo mostrar a relevância de ambientes de lazer como o Parque Florestal, incentivando o esporte e promovendo o contato dos jovens com práticas saudáveis ao ar livre. Os alunos puderam interagir diretamente com a pista de skate e demais áreas do parque, conectando teoria e prática em uma manhã de aprendizado e diversão.

A visita foi acompanhada por Matheus Veras, Diretor de Esportes da Prefeitura de Iguaracy, e também por integrantes da Secretaria Municipal de Educação e Esportes, que destacaram a importância de iniciativas como essa para fortalecer o vínculo entre escola e comunidade.

BLOG TV WEB SERTÃO
A MELHOR SELEÇÃO DE NOTÍCIAS!

As matérias e os textos que não são de nossa autoria, nem sempre expressam, necessariamente, a opinião, o pensamento ou orientação ideológica da Web Sertão.

SOBRE FONTE E AUTORIA DAS INFORMAÇÕES

Boa parte das matérias que são de interesse publico acabam viralizando nos meios de comunicação sem a devida fonte e autoria do conteúdo. Em caso de ausência ou divergências relacionada aos créditos de alguma informação aqui republicada, texto ou imagem, pedimos que entre em contato com a nossa redação pelo - (87) 98821-5232 - para ratificações.