BLOG TV WEB SERTÃO - PUBLICIDADE E PROPAGANDA / NOTÍCIAS DE IGUARACY E REGIÃO


Giro de Notícias com o resumo das principais informações do momento

Carreta tenta desviar de motoqueiro e tomba em Afogados da Ingazeira na manhã deste domingo
Uma carreta carregada de ração capotou na manhã deste domingo (5) em Afogados da Ingazeira, no Sertão do Pajeú, após uma sequência de colisões. O acidente envolveu uma motocicleta, uma carroça e o caminhão, todos seguindo no mesmo sentido. A motocicleta colidiu na traseira da carroça, e o condutor da moto perdeu o controle, seguindo em direção à carreta que estava à frente. Para evitar a colisão, o motorista da carreta tentou desviar, mas acabou saindo da pista e capotando. A carga de ração se espalhou nas margens da rodovia. Felizmente, todos os envolvidos foram socorridos e não houve registro de ferimentos graves. Leia na íntegra


Perseguição policial termina em capotamento perto da cidade de Tabira
Uma ação policial integrada resultou em um acidente de trânsito após perseguição na tarde de sábado (4), quando equipes do 23º BPM tentavam localizar um veículo GM Astra suspeito de envolvimento em um homicídio em Afogados da Ingazeira. O carro foi avistado na Vila Pitombeira, conduzido por "Pililiu" e com uma passageira de 23 anos. Ao receber voz de parada, o motorista desobedeceu e fugiu em alta velocidade pela PE-320 em direção a Tabira. Durante o acompanhamento tático, o condutor perdeu o controle perto do Fórum de Tabira, e o veículo capotou. O motorista, considerado foragido da justiça, evadiu-se pelo matagal, enquanto a passageira sofreu escoriações leves e foi socorrida. Na vistoria do carro, foi apreendida uma munição intacta de calibre .38, além de um drone, um botijão de gás e um celular. A passageira e o material apreendido foram encaminhados à Delegacia de Plantão para as providências cabíveis. Leia na íntegra


Jovem de 26 anos não resiste e morre após capotamento na BR-232, em Serra Talhada
O jovem Wellinton Deyvison, de 26 anos, morreu neste sábado (4) em decorrência de um grave acidente ocorrido mais cedo na BR-232, em Serra Talhada. Wellinton conduzia um veículo que capotou na saída da cidade, no sentido Recife, nas proximidades do Coliseu Leilões. Ele foi socorrido em estado grave para o Hospital Eduardo Campos (HEC). No entanto, apesar do atendimento, o jovem não resistiu aos ferimentos e o óbito foi confirmado na unidade de saúde. As autoridades competentes devem apurar as circunstâncias que levaram ao capotamento. Leia na íntegra


Filho de empresário de São José do Egito é preso por estupro de vulnerável
Um homem de 29 anos com iniciais A.L.L., filho e irmão de empresários conhecidos em São José do Egito, foi preso preventivamente pelo crime de estupro de vulnerável (art. 217-A do Código Penal). A prisão ocorreu em cumprimento a mandado expedido pela juíza da comarca e foi homologada em audiência de custódia. O acusado está recolhido na cadeia pública da cidade à disposição da justiça. As investigações indicam que o crime teria sido cometido contra uma criança de 8 anos à época dos fatos. A vítima, hoje adolescente, silenciou por anos e só se sentiu segura para denunciar após participar de palestras escolares. A denúncia foi ofertada pelo Ministério Público e o caso tramita sob segredo de justiça. Leia na íntegra


Pesquisadores da UEPB criam método rápido e barato de identificar contaminação por metanol
Pesquisadores da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), em Campina Grande, desenvolveram um método rápido e de baixo custo para identificar contaminação e adulteração em bebidas destiladas. A tecnologia utiliza luz infravermelha para analisar a bebida, mesmo que a garrafa esteja lacrada, e um software que identifica substâncias estranhas, como metanol ou adição de água, com até 97% de acerto e em poucos minutos. Inicialmente focado na cachaça, o método pode ser aplicado a outros destilados. A pesquisa resultou em artigos na revista “Food Chemistry” e o próximo passo é desenvolver a tecnologia em grande escala para uso de órgãos controladores. Além disso, a equipe trabalha na criação de um canudo que muda de cor ao entrar em contato com metanol, garantindo mais segurança ao consumidor. Leia na íntegra





Jovem é assassinado a tiros na Avenida Triunfo, em Serra Talhada; dupla em moto é suspeita
Um homem identificado como Antônio Marcos Domingos da Silva foi assassinado a tiros na Avenida Triunfo, em Serra Talhada, no início da noite deste sábado (4). A vítima chegou a ser socorrida por populares e levada ao Hospital Eduardo Campos (HEC), mas não resistiu aos ferimentos e morreu na unidade de saúde. O crime ocorreu por volta das 18h. Testemunhas relataram que os disparos foram efetuados por dois indivíduos que estavam em uma motocicleta Honda Bros de cor branca e azul, que fugiram do local. Após a confirmação do homicídio, a Polícia Militar montou uma operação com diversas equipes, incluindo GATI e Malhas da Lei, e segue em diligências na região para localizar e prender os suspeitos. Leia na íntegra


Briga na Praça de Alimentação deixa homem gravemente ferido em Afogados da Ingazeira
Uma briga na Praça de Alimentação de Afogados da Ingazeira, ocorrida na tarde deste sábado (4), resultou em um homem gravemente ferido. A confusão teria começado após a vítima ameaçar outro indivíduo. No momento em que se abaixava para pegar uma faca, o outro homem reagiu e o derrubou. A vítima bateu com força na calçada, ficando caída com um ferimento no rosto e dificuldades respiratórias. O Corpo de Bombeiros foi acionado e prestou socorro. O homem foi encaminhado em estado grave para o Hospital Regional Emília Câmara. As circunstâncias exatas da briga e as responsabilidades serão apuradas pelas autoridades competentes. Leia na íntegra


Ciclista de 69 anos morre atropelado ao cruzar BR-232
Um ciclista de 69 anos morreu após ser atropelado por um carro na BR-232, em Arcoverde, Sertão de Pernambuco, na manhã de sexta-feira (3). O acidente fatal ocorreu por volta das 9h no quilômetro 238 da rodovia. De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), a principal hipótese é que o ciclista tenha cruzado a pista sem os devidos cuidados momentos antes da colisão com o veículo. A vítima não resistiu aos ferimentos e faleceu no local. O condutor do carro envolvido não se feriu e o teste do bafômetro deu resultado normal. Equipes de perícia e do IML estiveram no local, e a Polícia Civil assumiu as investigações para determinar as circunstâncias precisas do atropelamento. Leia na íntegra


Polícia Civil de Pernambuco cumpre dois mandados de prisão temporária relacionados a homicídio em Afogados da Ingazeira
A Polícia Civil de Pernambuco cumpriu, na noite de sexta-feira (3), dois mandados de prisão temporária em Afogados da Ingazeira, expedidos pela 1ª Vara Criminal da Comarca. As medidas judiciais fazem parte da investigação do homicídio qualificado que vitimou Antônio Severino de Oliveira em 12 de agosto de 2025. As apurações indicam que o crime foi praticado em um contexto de disputa territorial entre grupos criminosos rivais no Residencial Miguel Arraes. A ação foi uma operação integrada entre as Polícias Civil e Militar. Os alvos foram localizados e conduzidos à Delegacia. A Polícia Civil reforça seu compromisso contínuo no combate aos crimes de homicídio na região e solicita a colaboração da população para denúncias anônimas através do Disque-Denúncia 181. Leia na íntegra


Uma em cada 5 garrafas de uísque ou vodca vendidas no Brasil é falsificada, diz estudo
Um estudo da Euromonitor International, encomendado pela Associação Brasileira de Bebidas Destiladas (ABBD), revelou que 20% das garrafas de uísque e vodca vendidas no Brasil são falsificadas. O levantamento também indica que 28% de todos os destilados comercializados no país estão ligados a crimes como contrabando, sonegação fiscal e falsificação sem registro. A principal razão para o crescimento dessa prática é o preço atrativo, já que as versões falsas chegam a ser até 48% mais baratas na internet. No entanto, o risco à saúde é grande, pois muitas adulterações utilizam álcool impróprio para consumo, como o metanol, que pode causar graves intoxicações. Alta carga tributária e falhas na fiscalização são apontadas como fatores que mantêm o crime em alta. Leia na íntegra





Brasil ultrapassa marca de 100 suspeitos de intoxicação por metanol e Anvisa regulamenta, em caráter de urgência, produção em massa de antídoto
O Brasil ultrapassou, na última sexta-feira (3), a marca de 100 casos suspeitos de intoxicação por metanol. Em resposta, a Anvisa autorizou, em caráter emergencial, a produção em massa de álcool etílico injetável, que é o antídoto utilizado contra a intoxicação. A resolução visa agilizar a disponibilidade do medicamento para o tratamento das vítimas do consumo impróprio de metanol em bebidas alcoólicas. A medida tem validade de 120 dias e pode ser prorrogada. Somente empresas em território nacional, que atendam às condições sanitárias e possuam Certificado de Boas Práticas de Fabricação, estão autorizadas a iniciar a produção após a publicação no Diário Oficial da União. Leia na íntegra


Ministro da Saúde pede que população evite consumo de bebidas destiladas em garrafa de rosca
O Ministro da Saúde, Alexandre Padilha, recomendou neste sábado (4) que a população evite o consumo de bebidas destiladas, principalmente aquelas que possuem garrafas com lacre de rosca. O alerta foi emitido devido à escalada nos casos de contaminação por metanol em todo o país. Segundo o ministro, a presença do metanol foi identificada apenas em bebidas engarrafadas com este tipo de lacre, sendo mais difícil a adulteração em latas. Padilha reforçou que, por ser um produto de lazer e não de primeira necessidade, o ideal é evitar qualquer tipo de destilado até que as análises e as investigações sobre os casos de intoxicação sejam concluídas pela Polícia Federal e pelas forças de segurança estaduais e municipais. Leia na íntegra


Criminosos usam IA para clonar voz em ligações curtas e aplicar golpes financeiros
A Polícia Civil de São Paulo alertou que criminosos estão utilizando uma nova modalidade de golpe financeiro: a clonagem de voz por meio de Inteligência Artificial (IA). O golpe começa com ligações telefônicas mudas e de curta duração, que são rapidamente encerradas. O objetivo é captar a voz da vítima e, em seguida, usar ferramentas de IA para clonar seu tom e modo de falar. Na segunda etapa, os criminosos entram em contato com familiares do alvo, se passam por ele com a voz clonada, e aplicam os golpes financeiros solicitando transferências ou resgates. A Polícia Civil reforça o alerta para que a população fique atenta a esse tipo de contato. Leia na íntegra


Gás do Povo dará até seis botijões por ano; veja regras e quem tem direito
O governo federal publicou as regras do novo programa Gás do Povo, que triplica o alcance do antigo Auxílio Gás e tem como objetivo facilitar o acesso ao gás de cozinha para famílias vulneráveis. O benefício poderá ser acumulado com outros auxílios sociais. Terão direito as famílias inscritas no CadÚnico com renda mensal de até meio salário mínimo, priorizando as beneficiárias do Bolsa Família, com o cadastro atualizado. A retirada será feita por voucher em revendedoras credenciadas, com previsão de início na segunda quinzena de novembro. Famílias com duas ou três pessoas terão direito a quatro botijões anuais, e famílias com quatro ou mais membros a seis botijões anuais. O benefício não é cumulativo e o prazo de validade do voucher é de dois a três meses, dependendo do tamanho da família. O programa deve beneficiar cerca de 15,5 milhões de famílias. Leia na íntegra
 

Mais de 80 mil beneficiários de Pernambuco perderam a Tarifa Social em outubro
Mais de 80 mil beneficiários em Pernambuco perderam o direito à Tarifa Social de Energia Elétrica (TSEE) neste mês de outubro. A perda do benefício, que garante a gratuidade no consumo dos primeiros 80kWh, é resultado da falta de atualização do Cadastro Único (CadÚnico) ou do não atendimento aos critérios do programa. Esse grupo de clientes já não conta mais com a gratuidade desde o dia 1º de outubro. Os clientes que perderam o benefício podem retornar ao programa ao realizar o recadastramento junto ao CRAS do seu município e, em seguida, na Neoenergia. No entanto, o recadastramento não é retroativo. Além disso, cerca de 6,5 mil outras famílias já foram notificadas e também podem perder o benefício nos próximos meses se não regularizarem sua situação cadastral. Leia na íntegra

Prefeito Dr. Pedro Alves prestigia visita da governadora Raquel Lyra à Feira da Rapadura em Santa Cruz da Baixa Verde

Neste sábado (4), o prefeito de Iguaracy, Dr. Pedro Alves, participou da visita da governadora Raquel Lyra à tradicional Feira da Rapadura, em Santa Cruz da Baixa Verde, evento que está em sua 27ª edição e movimenta a economia e a cultura do Sertão do Pajeú.

Durante a agenda, a governadora realizou a entrega de um novo ônibus escolar e anunciou importantes investimentos para o município e toda a região. Entre as ações mais comemoradas, destacou-se o anúncio de que a Compesa levará água tratada para Santa Cruz da Baixa Verde, um marco histórico e uma conquista aguardada há décadas pela população local. A chegada da água tratada representa um avanço significativo na infraestrutura e nas condições de vida dos moradores.

Dr. Pedro Alves esteve acompanhado do ex-prefeito Francisco Dessoles, do ex-prefeito Zeinha Torres e de outras lideranças políticas de Iguaracy. Em Santa Cruz, Dr. Pedro se encontrou com o prefeito anfitrião Dr. Ismael Quintino, além de outros prefeitos, autoridades estaduais e correligionários.

O prefeito iguaraciense tem mantido presença constante nas agendas do governo estadual na região. Na semana anterior, Dr. Pedro também marcou presença durante as visitas da governadora a São José do Egito e Tuparetama, reforçando sua sintonia e apoio às ações que fortalecem o desenvolvimento do Sertão. 

Além dos já citados, a comitiva iguaraciense também contou com a presença dos vereadores Lequinho, Simão do Ônibus e Chico Torres, além dos ex-vereadores Neguinho de Irajaí e Janduir Simões. Integraram ainda o grupo o chefe de Transportes e Abastecimento da Prefeitura de Iguaracy, Carlinhos de Trindade, e outros representantes da gestão municipal

A presença de Raquel Lyra em Santa Cruz da Baixa Verde reforça o compromisso do Governo de Pernambuco com os municípios do interior, valorizando tradições, ampliando investimentos e promovendo avanços que beneficiam diretamente a população sertaneja.




Assalto em Afogados: Polícia Militar recupera moto roubada e prende suspeitos armados. Confira o boletim do 23º BPM:

Na manhã desta quinta-feira (3), por volta das 6h30, a Central de Operações do 23° Batalhão da Polícia Militar foi acionada após um assalto registrado no bairro São Braz, em Afogados da Ingazeira.

De acordo com a ocorrência, um indivíduo identificado como E.R. da S.C teria invadido a residência de um morador e, armado, anunciado o assalto. O criminoso fugiu levando uma motocicleta Honda XRE 190 verde, de placa PCV 1I83, além de um celular e a quantia de R$ 50,00.

A Polícia Militar iniciou imediatamente as diligências, com o apoio de equipes veladas, viaturas locais, especializadas e do comandante do 23° BPM, tenente-coronel Aristóteles. Imagens de câmeras de monitoramento ajudaram a rastrear a motocicleta, que foi localizada em Tabira, estacionada próximo à rodoviária.

Durante as buscas, o suspeito foi flagrado portando uma espingarda calibre 12 e tentou fugir em direção a um matagal, mas acabou cercado e preso. Ele acabou indicando o local onde estaria escondido com outros comparsas. No imóvel, foi encontrado o acusado D.B. da S., além de um vasto material ilícito, entre armas, drogas e objetos utilizados em crimes.
Materiais apreendidos:

01 espingarda calibre 12;
01 revólver calibre 38;
41 munições calibre 12;
16 munições calibre 38;
02 celulares (Samsung e POCO);
01 balança de precisão e embalagens para drogas;
01 capacete;
02 tabletes de maconha prensada (2,59 kg);
916 g de maconha pronta para consumo;
03 pedras de crack (51 g);
01 porção de cocaína (72 g);
01 camisa preta UV utilizada no assalto;
01 cartão Auxílio Brasil em nome de M.L.N.

Os suspeitos, que já haviam cumprido pena por crimes como estelionato, roubo, tráfico e homicídio, foram conduzidos à Delegacia de Afogados da Ingazeira, juntamente com todo o material apreendido, para as devidas providências legais. 

Do Sertão para a Alepe: Marconi Santana mostra força e articulação em agendas pelo interior

O Sertão de Pernambuco viveu, nos últimos dias, uma verdadeira maratona política marcada pela presença e articulação de Marconi Santana, que vem se tornando um dos nomes mais comentados da cena política estadual. Entre Santa Cruz, Araripina, Lagoa Grande, Santa Filomena, Petrolina e Pesqueira, Marconi percorreu municípios estratégicos, dialogou com lideranças, recebeu apoios importantes e mostrou, mais uma vez, porque seu nome cresce como uma das grandes apostas para a Assembleia Legislativa de Pernambuco em 2026.

📍 Lagoa Grande: energia e compromisso
Em Lagoa Grande, terra do vinho e da uva, Marconi foi calorosamente recebido por lideranças como Padre Bida, Leonildo, Cícero, Ronaldo, Zé Filho, Assudo, Thiago e Vando do Mercado. O encontro deixou claro que sua caminhada transcende limites geográficos e se alimenta da confiança do povo sertanejo.

“É com união, diálogo e muito trabalho que seguimos construindo caminhos para um Sertão cada vez mais forte”, destacou Marconi, em tom firme, que mais parece um chamado à militância popular.

📍 Santa Filomena: entrega de conquistas

Com o apoio da governadora Raquel Lyra, do prefeito Gildevan Melo, do vice-prefeito Rivaldinho Reis e de vereadores locais, Marconi participou da entrega de ônibus escolares, creche e tratores agrícolas — entregas que contaram também com sua articulação e potencialidade.

O ato não apenas reforçou seu prestígio político, mas também o apresentou como um líder genuíno em articulação. A presença de vereadores e da população foi um recado claro: Marconi está no radar como um político que se faz presente.

📍 Petrolina: apoio e confiança
Na maior cidade do Sertão, Marconi reuniu-se com amigos e apoiadores, como Cival, Edilson, Mário, Paulo, Givanaldo, Flávio, Peixoto, Cícero, Expedito e Josélia, fortalecendo alianças que apontam para um projeto político robusto.
Em outro momento, recebeu com alegria a conterrânea florense Ildilene Medeiros, acompanhada do filho Samuel e do afilhado Ênio Medeiros, ao lado do amigo Gilberto Ribeiro, consolidando laços que unem sua terra natal à capital do Sertão.

Esses gestos simples, mas politicamente fortes, mostram a capacidade de Marconi em mobilizar afetos e apoios em diferentes frentes, um trunfo raro em tempos de descrédito na política.

📍 Pesqueira: encerrando com inspiração
Encerrando a agenda intensa, Marconi chegou a Pesqueira, onde, ao lado de Daniel Bezerra, Daniel Neto e Danilton, reafirmou o compromisso com o diálogo e a construção coletiva. Recebido com entusiasmo, deixou uma mensagem inspiradora:

“Cada encontro, cada conversa, cada gesto de confiança nos lembra que juntos podemos transformar sonhos em realidade”.

Um nome em ascensão
As últimas movimentações de Marconi Santana não deixam dúvidas: seu nome ganha cada vez mais corpo e projeção no cenário político estadual. Em meio a um Sertão carente de representantes articulados e com voz firme, Marconi se apresenta como a novidade que alia experiência administrativa, proximidade com o povo e capacidade de articulação política.

Com sua pré-candidatura à Deputado Estadual já ventilada nos bastidores, é inegável que ele desponta como uma alternativa viável, sensata e promissora para Pernambuco. A forma como conduz suas agendas, a capacidade de atrair apoios espontâneos e o respeito que carrega por onde passa são sinais de que sua caminhada não é apenas mais uma: é um projeto político que pode surpreender em 2026.

Ex-prefeito de Iguaracy, Zeinha Torres, tem contas de 2023 aprovadas pelo TCE

O Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco (TCE-PE) recomendou à Câmara Municipal de Iguaracy a aprovação com ressalvas das contas do ex-prefeito Zeinha Torres referentes a 2023. O parecer foi aprovado por unanimidade pela Primeira Câmara do TCE no dia 30 de setembro e publicado no Diário Oficial desta sexta-feira (3).

O tribunal apontou que a Despesa Total com Pessoal (DTP) chegou a 54,25% da Receita Corrente Líquida, acima do teto de 54% fixado pela Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF). A administração municipal terá de adotar medidas previstas no artigo 23 da LRF para reduzir o índice ao limite legal.

Além do excesso com a folha, a auditoria identificou falhas no planejamento governamental e na execução orçamentária, descumprimento da aplicação mínima de 15% dos recursos da complementação da União (VAAT) em despesas de capital e nível apenas intermediário de transparência no Levantamento Nacional de Transparência Pública (LNTP).

Por outro lado, Iguaracy cumpriu os percentuais obrigatórios em Educação (32,98%) e Saúde (23,91%).

O TCE emitiu oito recomendações aos gestores, entre elas: assegurar consistência das informações de receitas e despesas; aprimorar a programação financeira e cronogramas de desembolso; reforçar o controle contábil por fonte de recursos; reduzir a despesa com pessoal ao limite de 54%; implementar as alíquotas de contribuição patronal para equilíbrio do RPPS.

Segundo o relator do processo, conselheiro Rodrigo Novaes, as falhas encontradas, embora relevantes, não justificam a rejeição das contas, mas exigem correções imediatas.

A decisão final cabe agora à Câmara Municipal de Iguaracy, que analisará o parecer do TCE. 
(Via Nill Júnior)

Giro de Notícias com o resumo das principais informações do momento

Polícia Militar recupera moto tomada de assalto e prende suspeito em Tabira; confira imagens!
A Polícia Militar (PM) agiu rapidamente na manhã desta sexta-feira (3), conseguindo recuperar uma motocicleta XRE-190 que havia sido roubada em um assalto à mão armada. A moto pertencia ao mototaxista identificado como Aldecy e foi tomada por volta das 6h30 da manhã, na rua Professor Valdeci Xavier de Menezes, no bairro São Brás. A pronta resposta da PM levou à localização do veículo na cidade de Tabira. Além da recuperação da motocicleta, a ação policial resultou também na prisão do suspeito envolvido no assalto. O 23º Batalhão da Polícia Militar (BPM) deve divulgar em breve o boletim oficial sobre a ocorrência.  Leia na íntegra

Grave acidente deixa 2 vítimas fatais entre Floresta e Serra Talhada
Um grave acidente ocorreu na tarde desta quinta-feira (2) na rodovia estadual PE-390, entre Floresta e Serra Talhada, no Sertão de Pernambuco, resultando em duas mortes. A colisão envolveu um carro modelo Fiat Strada e uma motocicleta, acontecendo nas proximidades da entrada do Curtume e da estação de bombeamento da Adutora do Pajeú. As vítimas fatais, que estavam na moto, foram identificadas como Ivanildo José Soares e Maria de Lourdes Gomes. O motorista do carro também ficou ferido, mas recebeu alta após atendimento no Hospital Municipal Coronel Álvaro Ferraz, em Floresta. Informações preliminares indicam que o condutor do carro teria tentado desviar de buracos na pista e colidido com a motocicleta. O caso será investigado pela Polícia Civil. O trecho, apesar de recente operação tapa-buraco, evidencia a necessidade de uma restauração completa da PE-390 para evitar novas tragédias. Leia na íntegra


Polícia apreende adolescente suspeito de envolvimento em latrocínio em Patos
A Delegacia de Roubos e Furtos (DRF) de Patos, com apoio da Unintelpol e do CICC, apreendeu um adolescente de 17 anos na tarde desta quinta-feira (2), no bairro Monte Castelo. O jovem é um dos suspeitos de envolvimento no latrocínio que resultou na morte do senhor Sebastião, ocorrido na madrugada de 20 de setembro. Durante a abordagem, em cumprimento de mandado de busca, os policiais encontraram com o menor porções de uma substância análoga à maconha e uma balança de precisão, indicando a prática de tráfico de drogas. Conduzido à delegacia, o adolescente admitiu a participação no crime, embora tenha negado que o mesmo fosse planejado. Diante dos fatos, foi decretada a sua internação provisória, enquanto as investigações continuam com o objetivo de identificar e prender os demais suspeitos envolvidos no latrocínio.  Leia na íntegra


Ministro da Saúde alerta população sobre risco de intoxicação por metanol e recomenda evitar consumo de destilados
O Ministro da Saúde, Alexandre Padilha, emitiu um alerta nesta quinta-feira (2) sobre o risco de intoxicação por metanol e a crescente onda de casos no Brasil, fazendo uma recomendação direta à população. O ministro aconselhou a população a evitar o consumo de bebidas alcoólicas destiladas, especialmente aquelas que são incolores e cuja procedência é desconhecida ou duvidosa. O Ministério da Saúde já notificou 59 casos suspeitos de intoxicação, com 11 já confirmados, sendo o metanol uma substância altamente tóxica que pode causar cegueira ou até mesmo a morte. Padilha reforçou que o álcool destilado não é um produto essencial e que evitar seu consumo não causará prejuízo. O Ministério orienta que a população verifique sempre a origem das bebidas e procure atendimento médico imediato caso apresente sintomas como tontura, dor de cabeça intensa, falta de ar ou visão turva após a ingestão.  Leia na íntegra




Pegou auxílio emergencial? Governo faz ‘lista de CPFs’ que terão que devolver benefício social
O governo federal anunciou que dará início à cobrança dos valores do auxílio emergencial depositados indevidamente entre 2020 e 2021 a cidadãos que não atendiam aos critérios do programa. Segundo o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social (MDS), cerca de 176,8 mil brasileiros receberam o benefício de forma irregular e agora terão que devolver a quantia. Os CPFs inscritos na chamada 'lista suja' serão notificados por meio de mensagens de texto ou por um alerta via aplicativo Notifica. O auxílio emergencial foi criado durante a pandemia da Covid-19 para beneficiar trabalhadores informais, desempregados e MEIs. Os notificados podem conferir se o seu nome e CPF constam na lista de devedores por meio do edital do Diário da União ou pelo aplicativo Vejae. O prazo para devolução do valor (à vista ou parcelado) ou para apresentação de defesa é de 45 dias. A falta de pagamento pode resultar na inscrição do CPF na Dívida Ativa da União (DAU) e no Cadin, gerando punições como o bloqueio da restituição do Imposto de Renda e a inaptidão para solicitar empréstimos ou financiamentos.  Leia na íntegra


Mototaxista foi vítima de assalto a mão armada no São Brás em Afogados
Um mototaxista, identificado como Aldecy, foi vítima de um assalto à mão armada no bairro São Braz, em Afogados, tendo sua motocicleta XRE-190 e celulares roubados. O crime ocorreu em frente ao paredão da Ceralpa, no momento em que o assaltante, já dentro da residência da sogra do mototaxista, levou os pertences. A sogra de Aldecy também teve seu celular roubado na ação criminosa. A motocicleta, de placa PCV 1i83, foi levada junto com os aparelhos.  Leia na íntegra


Mulher que ficou cega após tomar drinque com metanol e faz relato emocionante: "Era terrível"
A advogada Andreia Mara Vicente fez um relato emocionante sobre como ficou cega aos 21 anos após ingerir um drinque adulterado com metanol. Ela estava de férias em um barzinho em Santo André (ABC paulista) com amigas, celebrando o fim do ano letivo da faculdade de Direito, quando pediu uma bebida de vodca com água de coco. Andreia relembrou o rápido agravamento de seu estado de saúde, passando de uma sensação de embriaguez leve a vômitos intensos e visão turva, culminando em um coma. Ao acordar, ela havia perdido totalmente a visão. Apesar do prognóstico médico inicial ser de que não voltaria a enxergar, falar ou andar, Andreia recuperou a fala e a locomoção com fisioterapia e fonoaudiologia. A advogada não desistiu da faculdade e conseguiu se formar, usando sua história para mostrar que a vida segue e para combater o preconceito, reafirmando sua competência profissional e seu modo de viver. Leia na íntegra


Santa Cruz da Baixa Verde produz a maior rapadura do mundo
Santa Cruz da Baixa Verde, no Sertão de Pernambuco, celebrou a retomada de sua tradicional Feira da Rapadura em sua 27ª edição, apresentando ao público a maior rapadura do mundo. A rapadura gigante, com mais de 20 toneladas, reforçou o título da cidade como "Capital da Rapadura". A feira, que havia passado por um período de interrupção, foi retomada com uma programação diversificada, incluindo atividades culturais, religiosas e apresentações musicais. De acordo com o prefeito, a retomada do evento é um marco que reforça a cultura e a história local, além de movimentar significativamente a economia da região, beneficiando produtores e comerciantes. Leia na íntegra





Deputados apresentam PEC para permitir prisão perpétua no Brasil; saiba detalhes
Deputados de diversos partidos apresentaram uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) visando alterar as regras de cumprimento de pena no Brasil. A proposta busca implementar o cumprimento integral em regime fechado para condenados por crimes graves, o que é popularmente chamado de "prisão perpétua". A PEC seria aplicada a crimes inafiançáveis e insuscetíveis de graça ou anistia, como tortura, tráfico ilícito de entorpecentes, terrorismo e crimes hediondos. Enviado à casa legislativa em agosto de 2025, o documento justifica que a medida é necessária para garantir uma resposta efetiva do Estado, protegendo a sociedade de indivíduos com alto risco de reincidência e periculosidade. O objetivo é reforçar a punição como prevenção e retribuição proporcional ao dano, protegendo valores fundamentais e promovendo a justiça e segurança social. Leia na íntegra


Pernambuco em alerta: casos de intoxicação por metanol mobilizam autoridades de saúde e Congresso Nacional
Pernambuco decretou alerta devido ao registro de novos casos de intoxicação por metanol em bebidas alcoólicas adulteradas, mobilizando autoridades estaduais e o Congresso Nacional. A Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) confirmou quatro casos em investigação, incluindo dois óbitos e uma vítima com perda parcial da visão em Olinda. Outros três casos em Caruaru resultaram em dois falecimentos e um paciente cego, todos sob apuração laboratorial. Diante da emergência, a Agência Pernambucana de Vigilância Sanitária (Apevisa) intensificou a fiscalização em bares e pontos de venda. Nacionalmente, o Ministério da Saúde instalou uma Sala de Situação para acompanhar os 43 casos suspeitos no país (39 em São Paulo e 4 em Pernambuco). Em resposta, a Câmara dos Deputados aprovou regime de urgência para um Projeto de Lei que classifica a falsificação de bebidas alcoólicas como crime hediondo, buscando aumentar as penas e permitir a votação direta no plenário. Leia na íntegra


Vídeo: Homem esquece câmera ligada e expõe pênis em audiência virtual; juíza se revolta com 'cenas lamentáveis'
Uma audiência virtual na 11ª Vara do Trabalho de Campinas (TRT-15) foi interrompida por um episódio constrangedor quando um participante, o reclamado no processo, esqueceu a câmera ligada (vídeo) ao ir ao banheiro. A falta de atenção resultou na exposição de seu órgão genital para todos os presentes na videoconferência, transformando o ato jurídico em uma "cena lamentável". A juíza que conduzia a audiência reagiu com indignação e incredulidade, expressando que já havia visto de tudo na vida. O participante foi imediatamente retirado da sala virtual após a situação ser resolvida. O caso, noticiado pelo site Migalhas, serve como um alerta inusitado sobre a importância de sempre checar o status da câmera em reuniões online antes de se ausentar ou se movimentar. Leia na íntegra


Médico e ex-deputado é preso por estuprar filha de 2 anos
A Polícia Civil do Rio de Janeiro prendeu o médico e ex-deputado estadual por Goiás, Iram de Almeida Saraiva Júnior, sob a suspeita de estuprar a própria filha de 2 anos. A prisão ocorreu na Barra da Tijuca, no Rio, após seis meses de investigação que envolveu a coleta de depoimentos de testemunhas, relatórios de pediatra e psicólogo, além da oitiva da criança. Antes da prisão, Saraiva Júnior, que também já foi vereador em Goiânia, foi alvo de mandado de busca e apreensão e teve seu celular recolhido para análise policial. O ex-político, que possui formação em Medicina e Direito, foi deputado estadual por duas legislaturas (1999-2007). A pena prevista para o crime de estupro de vulnerável é de 8 a 15 anos de reclusão, podendo aumentar em casos de lesões graves ou morte da vítima. Leia na íntegra


Biólogo egipciense é aprovado em curso pioneiro de Paleontologia no Sertão Paraibano
O biólogo e professor Alex Martins, natural de São José do Egito-PE, teve seu projeto de pesquisa aprovado para um curso de especialização em Paleontologia inédito no Sertão Paraibano. O curso, que será oferecido pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), conta com bolsa de apoio concedida pela FAPESQ/PB e SECTIES/PB. A aprovação de Alex Martins destaca-se por ocorrer em uma região reconhecida por sua riqueza fossilífera, que abriga o famoso Vale dos Dinossauros, em Sousa, um dos mais importantes sítios paleontológicos do país. A especialização representa um avanço na área de pesquisa científica na região. Leia na íntegra

Prefeitura de Iguaracy homologa parcialmente resultado do concurso público e anuncia novo edital para candidatos com provas anuladas

A Prefeitura de Iguaracy publicou, nesta quinta (2 de outubro), o Decreto Municipal nº 031/2025, homologando parcialmente o resultado final do Concurso Público nº 001/2024. O certame, realizado no dia 15 de dezembro de 2024, destinou-se ao preenchimento de cargos de nível fundamental e superior na administração pública municipal.

A homologação parcial considera os resultados apresentados pela empresa ADM&TEC – Instituto de Administração e Tecnologia, responsável pela execução do concurso, e segue recomendação do Ministério Público do Estado de Pernambuco, conforme o Procedimento Administrativo nº 02251.000.460/2024.

O concurso terá validade de dois anos, a partir da data da publicação do decreto, podendo ser prorrogado por igual período.

A Prefeitura de Iguaracy também anunciou que, em breve, será publicado um novo edital, direcionado exclusivamente para os candidatos que tiveram as provas anuladas ou que pagaram a taxa de inscrição e não compareceram ao exame anterior. A nova oportunidade será sem nenhum custo adicional para os participantes.

A medida visa assegurar justiça, transparência e isonomia no processo seletivo, reforçando o compromisso da gestão do prefeito Dr. Pedro Alves de Oliveira Neto com a legalidade, o respeito ao cidadão e o fortalecimento do quadro funcional da administração pública municipal.

Raquel Lyra anuncia construção de 25 novas delegacias em Pernambuco, uma delas em Iguaracy

A atual delegacia de Iguaracy funciona em um prédio alugado
O Governo de Pernambuco anunciou a construção de 25 novas delegacias da Polícia Civil em diferentes regiões do Estado, com investimento previsto de R$ 48 milhões. As unidades serão distribuídas pela Região Metropolitana, Zona da Mata, Agreste e Sertão.

A iniciativa faz parte do programa Juntos pela Segurança, que prevê não só reforço de efetivo e renovação da frota, mas também melhorias de infraestrutura. A proposta é oferecer prédios mais funcionais para o trabalho policial e para o atendimento à população.

Segundo a Secretaria de Defesa Social, os novos espaços contarão com setores de investigação, salas de reconhecimento, cartórios, depósitos de armas e drogas, estacionamento de viaturas e áreas administrativas. Também estão previstas salas lilás, voltadas ao acolhimento especializado de mulheres vítimas de violência.

A lista de municípios contemplados inclui Abreu e Lima, Amaraji, Araçoiaba, Bezerros, Bonito, Calçado, Carpina, Casinhas, Exu, Ibimirim, Iguaracy, Moreno, Panelas, Recife, Riacho das Almas, Ribeirão, São José da Coroa Grande, São José do Egito, Surubim e Venturosa.

Em Vitória de Santo Antão, será erguido um complexo com cinco delegacias – regional, municipal, homicídio, plantão e da mulher.

Dr. Pedro Alves acompanha andamento das obras dos banheiros públicos nos Quiosques Municipais de Iguaracy

Nesta quarta-feira (01), o prefeito de Iguaracy, Dr. Pedro Alves, vistoriou as obras de construção dos banheiros públicos nos Quiosques Municipais, localizados às margens da PE-292, principal via que corta a cidade.

A iniciativa atende a uma necessidade dos frequentadores e dos comerciantes, já que os banheiros públicos mais próximos ficam distantes, dificultando o acesso ao local, principalmente dos donos dos estabelecimentos que não podem se ausentar por muito tempo.

"Essa é mais uma ação do nosso governo para oferecer mais conforto e estrutura aos comerciantes e frequentadores desse importante espaço de convivência e movimentação comercial. As obras estão avançando bem e, em breve, entregaremos esse benefício para toda a população de Iguaracy", afirmou o prefeito.

A construção dos banheiros integra o conjunto de ações da administração municipal voltadas à melhoria da infraestrutura urbana e ao fortalecimento do comércio local, promovendo mais comodidade e segurança para todos que visitam o espaço.

Reivindicação de Marconi em 2022 começa a virar realidade com início das obras da Maternidade Estadual no Sertão do Pajeú

Em 2022, Marconi Santana marcou a história do interior pernambucano ao defender, de forma pioneira, as mulheres sertanejas. Levou à então candidata e hoje governadora Raquel Lyra a reivindicação de que fosse construída uma Maternidade do Governo do Estado no Sertão do Pajeú, mais especificamente em Serra Talhada, e que essa obra fosse tratada como prioridade.

Três anos depois, em 2025, essa reivindicação histórica começa a se tornar realidade. As obras da Maternidade já foram iniciadas e prometem oferecer às mães e bebês um espaço digno, seguro e humano para nascer e renascer.

O feito reafirma a capacidade de liderança de Marconi Santana, que soube transformar um sonho coletivo em causa pública, antecipando-se às demandas e mostrando compromisso com o futuro da saúde no Sertão.

Esse episódio comprova o poder de liderança de Marconi Santana antes mesmo de ser deputado estadual, mostrando sua visão estratégica e capacidade de transformar demandas em conquistas. No tempo certo, o povo saberá reconhecer quem tem coragem, preparo e compromisso para ser o melhor caminho para o Pajeú, para o Sertão e para todo Pernambuco.

Prefeitura de Iguaracy realizou confraternização em homenagem ao Dia da Melhor Idade

Em comemoração ao Dia da Melhor Idade, a Prefeitura de Iguaracy, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Assistência Social, promoveu, na tarde desta quarta (1º de outubro), um almoço especial de confraternização com o Grupo Luz do Sol. O encontro aconteceu no Centro de Múltiplo Uso (CEMUPI) e reuniu pessoas da terceira idade atendidos pelos programas sociais do município em um momento de alegria, acolhimento e valorização.

O prefeito Dr. Pedro Alves participou do evento ao lado da primeira-dama, Dra. Graça Valadares, que destacou a importância de celebrar a vida e reconhecer o valor da terceira idade:

“A melhor idade é uma fase de sabedoria, experiência e força. Momentos como esse mostram o carinho e o cuidado que nossa gestão tem com cada um de vocês,” afirmou o prefeito Dr. Pedro Alves.

Também estiveram presentes na confraternização a secretária de Desenvolvimento e Assistência Social, Juliany Rabelo; a coordenadora do grupo da melhor idade, Glecy Kelly; a secretária de Finanças, Helena Alves; o chefe de gabinete Carlinhos Valadares; a Procuradora do município de Iguaracy, Dra. Sinara Maranhão e a equipe do CRAS.

A ação reforça o compromisso da gestão com o bem estar e o respeito à terceira idade, promovendo momentos que fortalecem os vínculos sociais e emocionais.

Ao lado do prefeito Gilberto Ribeiro, Marconi Santana busca novos investimentos para saúde e infraestrutura de Flores

O Secretário de Governo de Flores, Marconi Santana, esteve em Recife cumprindo uma série de compromissos institucionais que reforçam sua postura de liderança articuladora e de diálogo permanente em prol do desenvolvimento do município.

Ao lado de Gilberto Ribeiro, prefeito de Flores, Marconi foi recebido pelo Secretário Executivo da Casa Civil, Igor Cadena, com quem tratou de pautas relevantes para o município, especialmente ligadas a demandas estruturais e de fortalecimento da gestão. O encontro reafirmou a importância do diálogo com o Governo do Estado para viabilizar novos avanços.

Na sequência, Marconi esteve em reunião com a Secretária Estadual de Saúde, Dra. Zilda Cavalcanti, e com o Secretário Executivo de Saúde, Anderson Oliveira. O momento foi marcado pela discussão de medidas voltadas à melhoria da rede municipal de saúde, buscando ampliar investimentos e garantir mais qualidade no atendimento à população florense.

Marconi Santana destacou que cada agenda em Recife representa a construção de novas pontes para que Flores siga avançando:
"Nosso compromisso é de manter o diálogo aberto, firme e constante com o Governo do Estado, porque sabemos que é assim, com articulação e união de esforços, que conseguiremos trazer mais conquistas para a nossa terra."

Com uma atuação firme, acessível e comprometida, Marconi segue fortalecendo o protagonismo de Flores no cenário estadual, demonstrando capacidade de articulação e visão estratégica para transformar desafios em oportunidades.

BLOG TV WEB SERTÃO
A MELHOR SELEÇÃO DE NOTÍCIAS!

As matérias e os textos que não são de nossa autoria, nem sempre expressam, necessariamente, a opinião, o pensamento ou orientação ideológica da Web Sertão.

SOBRE FONTE E AUTORIA DAS INFORMAÇÕES

Boa parte das matérias que são de interesse publico acabam viralizando nos meios de comunicação sem a devida fonte e autoria do conteúdo. Em caso de ausência ou divergências relacionada aos créditos de alguma informação aqui republicada, texto ou imagem, pedimos que entre em contato com a nossa redação pelo - (87) 98821-5232 - para ratificações.