BLOG TV WEB SERTÃO - PUBLICIDADE E PROPAGANDA / NOTÍCIAS DE IGUARACY E REGIÃO


Prefeitura de Iguaracy reforça campanha Outubro Rosa com ações voltadas à saúde da mulher

Durante todo o mês de outubro, a Prefeitura de Iguaracy, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realiza ações alusivas à campanha Outubro Rosa, com foco na prevenção e no combate ao câncer de mama. A iniciativa busca conscientizar a população, especialmente as mulheres, sobre a importância do diagnóstico precoce e do autocuidado.

A campanha inclui mobilizações nas unidades de saúde, realização de exames, palestras e distribuição de materiais informativos. As atividades têm como objetivo ampliar o acesso às informações, incentivar o autoexame e garantir que mais mulheres mantenham seus exames de rotina em dia.

O trabalho é reforçado por peças publicitárias que ressaltam em mensagem que “informação e prevenção salvam vidas”.

A gestão municipal reforça seu compromisso com a saúde pública e destaca que ações como essa refletem o lema: “Cuidado que transforma, trabalho que avança”. A Secretaria de Saúde convida toda a população a participar e compartilhar a mensagem de conscientização. Afinal, cuidar de si mesma é um ato de amor e responsabilidade.

Campanha de Multivacinação tem início em Iguaracy e vai até 31 de outubro

A Prefeitura de Iguaracy, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, deu início à Campanha de Multivacinação 2025, com o objetivo de atualizar a caderneta de vacinação da população e garantir mais proteção para todos.

A campanha acontece de 6 a 31 de outubro em todas as Unidades de Saúde da Família do município, atendendo pessoas de 12 meses até 59 anos de idade. O atendimento ocorre de segunda a sexta-feira, das 7h às 12h e das 13h às 16h.

Para se vacinar, é necessário levar o cartão de vacina, o CPF e o cartão do SUS. A ação reforça o compromisso da gestão com a prevenção de doenças e a promoção da saúde pública.

A campanha conta com ampla divulgação, incluindo mensagens de conscientização que alertam: “Vacinar é proteger quem a gente ama!”

A Secretaria Municipal de Saúde convida todos os moradores a comparecerem às unidades e atualizarem suas vacinas.

Giro de Notícias com o resumo das principais informações do momento



Policia Civil detém mais dois investigados pela morte de Yasmim em Ibitiranga
A Polícia Civil levou mais duas pessoas à delegacia na tarde desta quinta-feira (9) para investigação da morte da menina Yasmin Pereira da Silva, de 6 anos, ocorrida no último domingo em Ibitiranga, distrito de Carnaíba. Pela manhã, equipes da Polícia Civil, com apoio da Polícia Militar e do Tiro de Guerra, realizaram uma varredura na área onde o crime aconteceu, mas não localizaram nenhum indício. Ainda assim, duas novas pessoas foram detidas no fim da tarde e encaminhadas à delegacia para averiguações. O caso continua sendo prioridade para as forças de segurança, que seguem empenhadas em esclarecer o crime que chocou toda a região.


Júri condena homem a 40 anos por tentativa de feminicídio em Custódia
O Tribunal do Júri Popular de Custódia condenou o réu Marcos André de Góis Ribeiro a 40 anos de reclusão por tentativa de feminicídio contra sua ex-companheira. O corpo de jurados acolheu integralmente a tese do Ministério Público de Pernambuco (MPPE) da tentativa do crime, com as majorantes de ser mãe e ter sido cometido perante o filho adolescente da vítima, além de ter sido usado meio cruel e recurso que dificultou a defesa. No dia dos fatos, em novembro de 2024, o réu tentou contra a vida da ex-companheira com nove golpes de faca, causando múltiplas lesões. O crime não foi consumado por circunstâncias alheias à vontade do réu, como a rápida intervenção de policiais militares e o pronto atendimento médico prestado à vítima. Informação na íntegra


Polícia monta força-tarefa para elucidar caso Yasmin em Ibitiranga
Uma força-tarefa com diversas viaturas das Polícias Civil e Militar está concentrada no distrito de Ibitiranga, em Carnaíba, para elucidar o brutal crime que vitimou a menina Yasmin Pereira da Silva, de apenas 6 anos, no último domingo (5). O caso é tratado como prioridade pelas autoridades de segurança pública, que intensificam as diligências e o trabalho investigativo para concluir o inquérito nos próximos dias. Quatro pessoas chegaram a ser detidas para investigação, sendo um adulto e três menores de idade. Apenas um dos menores permanece apreendido após entrar em contradição nos depoimentos. A morte de Yasmin, que foi raptada, violentada e assassinada, gerou forte comoção e revolta em toda a região do Sertão pernambucano, e a população cobra justiça e respostas rápidas das autoridades. Informação na íntegra


Depois de Mirandiba, Flores registra caso suspeito de intoxicação
A Secretaria Estadual de Saúde (SES) de Pernambuco divulgou um boletim na noite desta terça-feira (7) indicando dois novos casos suspeitos de intoxicação por metanol: uma mulher em Jaboatão dos Guararapes e um homem em Quipapá. Além disso, o município de Flores, no Sertão do Pajeú, aparece com um caso notificado em investigação, mesma situação de Mirandiba. As autoridades suspeitam que o metanol foi misturado em bebidas alcoólicas adulteradas, como uísque, vodca, conhaque e cachaça, mas alertam que qualquer bebida pode ser adulterada. A Vigilância Sanitária recomenda que pacientes com sintomas suspeitos procurem imediatamente serviços de pronto atendimento, como as UPAs, para avaliação e, se necessário, transferência a hospitais de referência. Informação na íntegra


Denúncia de abuso provoca revolta e agressão dentro de escola em São José do Belmonte
Uma ocorrência registrada na manhã desta quarta-feira (8) mobilizou policiais do 14º BPM em uma escola em São José do Belmonte após uma denúncia de abuso. A direção da unidade informou que, no dia anterior, uma criança de 10 anos teria relatado ter sido vítima de ato de abuso praticado por outro menor durante o recreio. Na manhã seguinte, a mãe e a irmã da vítima retornaram à escola e, ao entrarem em uma sala de aula, a vítima identificou o suposto autor. Neste momento, a irmã da vítima desferiu um tapa no rosto do menor apontado. Diante da situação, todas as partes envolvidas foram conduzidas à Delegacia de Polícia Civil para que fossem tomadas as devidas providências legais. Informação na íntegra


CNH sem autoescola já foi bandeira de Bolsonaro e agora é abraçada por Lula
O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) está trabalhando para promover o fim da obrigatoriedade de autoescola para tirar a CNH (Carteira Nacional de Habilitação). A proposta deverá ser implementada nos próximos meses por meio de resolução do Contran (Conselho Nacional de Trânsito), após consulta pública. Curiosamente, tornar as aulas práticas e teóricas facultativas foi uma bandeira da gestão do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que não conseguiu concretizar a medida. A alegação defendida por ambos os governos é a mesma: desburocratizar o processo, reduzir o custo e tirar milhões de condutores não habilitados da ilegalidade. Tudo indica que o governo atual conseguirá a mudança na regra, algo que seu antecessor não obteve êxito. Informação na íntegra


Pernambuco chega a 26 confirmações de intoxicação por metanol, diz Secretaria de Saúde
A Secretaria Estadual de Saúde (SES) de Pernambuco confirmou o aumento de quatro novos casos suspeitos de intoxicação por metanol na segunda-feira (6), elevando para 26 o total de possíveis vítimas investigadas no estado. Os novos casos são de moradores de Serrita, Jaboatão dos Guararapes e Recife, com idades entre 20 e 54 anos. A pasta informou que uma paciente já recebeu alta, enquanto os demais seguem internados. Dos 26 casos registrados, 12 pacientes são acompanhados em serviços de saúde, sete receberam alta, e infelizmente, quatro óbitos foram registrados nos municípios de Lajedo, João Alfredo e Paudalho. Além disso, três pacientes evadiram-se, e dois casos foram descartados. Informação na íntegra


'Máfia dos concursos': Como era o esquema familiar que cobrava até R$ 500 mil por cargo público
Uma operação da Polícia Federal (PF) revelou um esquema de fraudes em concursos públicos que operava como uma empresa familiar, com base em Patos, no Sertão da Paraíba. O grupo, liderado por Wanderlan Limeira de Sousa, ex-policial militar expulso da corporação, cobrava até R$ 500 mil por vaga. A quadrilha utilizava tecnologia avançada para burlar os sistemas de segurança, incluindo o uso de dublês, pontos eletrônicos implantados cirurgicamente e comunicação em tempo real durante as provas. Os valores variavam conforme o cargo e a dificuldade, e o pagamento da propina era aceito em dinheiro, ouro, veículos e até procedimentos odontológicos. A investigação aponta que o esquema atuava há mais de uma década, fraudando concursos da PF, Caixa Econômica, Polícias Civil e Militar, UFPB, Banco do Brasil e o Concurso Nacional Unificado (CNU). Informação na íntegra


Afogados da Ingazeira é destaque na Copa WC de Artes Marciais em São José do Egito
Atletas da equipe Monstro Top Team, de Afogados da Ingazeira, brilharam na Copa WC de Artes Marciais realizada no último sábado, 4 de outubro, em São José do Egito, na modalidade Strike. Os lutadores do município conquistaram resultados expressivos, garantindo a vitória para suas respectivas lutas. Entre os destaques, João Pedro (Gigante) e Arthuro (Monstrinho), de apenas 8 anos, venceram por nocaute técnico em seus combates. Crystian estreou com vitória por nocaute no primeiro round, e Pedro Henrique assegurou o triunfo por decisão dos juízes. Os atletas demonstraram garra e técnica, representando com orgulho o nome de Afogados da Ingazeira no pódio de mais uma importante competição regional. Informação na íntegra


Em PE: Jovem é solto após ficar 10 meses preso por engano, no lugar de acusado de homicídio com mesmo nome
Um homem identificado como Anderson Gabriel da Silva, de 25 anos, foi solto na terça-feira (7) após passar 10 meses preso por engano no Cotel, em Abreu e Lima, no Grande Recife. Ele foi acusado injustamente de participar de um homicídio em Goiana devido a um erro de identificação, sendo confundido com um homônimo que também tem o mesmo nome da mãe. A Defensoria Pública de Pernambuco acompanhou o caso, que teve início com um reconhecimento fotográfico errado pela irmã da vítima e seguiu com a identificação civil incorreta pela Polícia Civil, resultando na prisão preventiva do jovem. Após meses de trabalho, com coleta de assinaturas e análise de documentos, a Defensoria conseguiu provar o erro, e Anderson foi liberado, sendo orientado a buscar a responsabilização do governo do estado pelos danos causados pela prisão indevida. Informação na íntegra


Auxílio emergencial: Em Pernambuco, 3.826 famílias devem devolver valores indevidos
O Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) notificou cerca de 177 mil famílias que receberam o auxílio emergencial indevidamente durante a pandemia de Covid-19. Dessas, 3.826 famílias em Pernambuco deverão restituir os valores, que somam aproximadamente R$ 10 milhões no estado. A devolução é necessária para os casos em que foram identificadas inconsistências, como vínculo de emprego formal, recebimento de benefício previdenciário ou renda familiar superior ao limite legal. As notificações estão sendo enviadas por SMS, WhatsApp, e-mail e pelo aplicativo Notifica, mas o Ministério alerta que não envia links ou boletos de cobrança. Quem não regularizar a pendência poderá ser inscrito na Dívida Ativa da União e no Cadin, além de ficar sujeito à negativação em órgãos de proteção ao crédito. Informação na íntegra


Metanol: quanto tempo leva para surgimento dos primeiros sintomas; Confira
Com os recentes casos de intoxicação por metanol, uma dúvida comum é sobre o tempo de surgimento dos primeiros sintomas. De acordo com a médica intensivista Patrícia Mello, os sinais costumam aparecer entre 12 e 24 horas após o consumo da substância, podendo, em alguns casos, se prolongar por até 90 horas. Em uma intoxicação grave, a partir de 12 horas, o paciente já pode apresentar dor de cabeça e sintomas visuais. O surgimento de sintomas de forma rápida não é necessariamente um indício de gravidade, mas a especialista ressalta a importância de buscar atendimento médico rápido para um tratamento assertivo, como a hemodiálise, o que reduz o risco de sequelas e óbito. Os sintomas mais graves demoram a aparecer devido à metabolização do metanol, que gera o ácido fórmico, a substância que causa os danos ao corpo. Uma possível sequela da intoxicação é a manifestação de tremores e rigidez muscular, semelhantes aos da doença de Parkinson. Informação na íntegra

Mérito e Reconhecimento: Marconi Santana é destaque no “Oscar do Sertão” e reforça liderança no cenário político

O ex-prefeito de Flores e pré-candidato a Deputado Estadual, Marconi Santana, foi homenageado na 2ª edição do Oscar do Sertão, recebendo o prêmio de Destaque do Chefe do Poder Executivo — uma condecoração que reconhece sua trajetória sólida e comprometida com o desenvolvimento do Sertão de Pernambuco.

O reconhecimento, que foi entregue na cidade de Serra Talhada, pelo idealizador César Luna, diretor da Revista Sertão do Pajeú, celebra a seriedade e o resultado de uma gestão marcada por avanços e pela dedicação de Marconi à vida pública. “Divido este prêmio com o povo. Ele representa a confirmação de que o nosso esforço vale a pena. O Oscar é nosso, é o símbolo do amor que temos pelo Sertão e da nossa busca por resultados”, destacou o ex-prefeito.

Mais do que uma homenagem, a premiação consolida o nome de Marconi Santana como uma liderança de credibilidade e trabalho comprovado. O título chega em um momento estratégico de sua caminhada política, fortalecendo sua pré-candidatura à Assembleia Legislativa de Pernambuco e reafirmando seu compromisso com o progresso e o bem-estar dos sertanejos.

Iguaracy avança em nova conquista para a Educação: licenças ambientais da nova creche stão em fase final de liberação

O prefeito de Iguaracy, Dr. Pedro Alves, deu mais um passo importante rumo à construção da nova creche municipal, ao participar, nesta quarta-feira (8), de uma reunião na Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH) para tratar da liberação das licenças ambientais que viabilizarão o início das obras.

Ao lado do vice-prefeito e secretário de Administração e Desenvolvimento Econômico, Marquinhos Melo, o gestor reforçou o compromisso da administração com a expansão da rede de educação infantil e com o desenvolvimento sustentável do município.

A nova creche é considerada uma obra estratégica, que garantirá mais vagas, conforto e dignidade para as crianças e movimentará a economia local com geração de emprego e renda.

O encontro contou com a presença do presidente da CPRH, José de Anchieta dos Santos, e de Rinaldo Albuquerque, assessor do deputado estadual e atual secretário de Turismo e Lazer, Kaio Maniçoba.

“Estamos cuidando do futuro de Iguaracy com responsabilidade e planejamento, garantindo que nossas crianças tenham acesso à educação de qualidade desde cedo”, destacou o prefeito Dr. Pedro Alves.

Estudantes de Iguaracy conquistam medalha de bronze na OBMEP e elevam o nome da educação municipal

A educação pública de Iguaracy voltou a brilhar no cenário regional. Os estudantes João Pedro de Araújo Gomes (9ºA) e Maria Aparecida Cordeiro Nunes (8ºC), da Escola de Referência em Ensino Fundamental Dr. Diomedes Gomes Lopes, conquistaram medalhas de bronze na edição 2024 da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP).

A premiação aconteceu na GRE de Garanhuns e reuniu os melhores alunos da região. Representando com orgulho o município, João Pedro e Maria Aparecida levaram o nome de Iguaracy ao destaque educacional, mostrando que o esforço e a dedicação rendem grandes resultados.

A Prefeitura de Iguaracy, por meio da Secretaria Municipal de Educação e Esportes, celebrou a conquista e parabenizou os alunos, suas famílias, professores e toda a equipe da escola. Para o prefeito Dr. Pedro Alves e a secretária Rita de Cássia, o resultado é fruto do investimento contínuo na qualidade do ensino e do compromisso com o futuro dos estudantes.

Em parceria com o Governo do Estado, gestão de Iguaracy garante manutenção de poços e dessalinizadores do município

O prefeito de Iguaracy, Dr. Pedro Alves, e o vice-prefeito Marquinhos Melo participaram, nesta quarta-feira (8), de uma importante reunião na Secretaria de Recursos Hídricos de Pernambuco, no Recife. O encontro teve como foco reforçar ações para garantir o abastecimento de água, especialmente nas comunidades rurais afetadas pela seca.

Recebidos pelo secretário Dr. Almir Cirilo e pelo secretário executivo Artur Coutinho, os gestores municipais conseguiram assegurar o início imediato da manutenção de poços e dessalinizadores no município Iguaracy. A medida é considerada essencial para minimizar os efeitos da estiagem e garantir água potável à população.

“A água é uma das maiores prioridades da nossa gestão. Essa ação representa um alívio para o povo da zona rural e mostra que, com diálogo e parceria com o Governo do Estado e com a nossa Governadora Raquel Lyra, conseguimos avançar mesmo diante das dificuldades”, destacou o prefeito Dr. Pedro Alves.

A visita também fortalece a parceria entre a Prefeitura de Iguaracy e o Governo do Estado, abrindo caminho para novos investimentos em segurança hídrica e convivência com o semiárido. A gestão municipal segue comprometida em cuidar das pessoas e buscar soluções concretas para melhorar a vida dos iguaracienses.

Por um Sertão mais forte: Marconi Santana reforça união com lideranças de Iguaracy

Nesta terça-feira, Marconi Santana voltou a mostrar porque é considerado uma das lideranças mais articuladas e respeitadas do Sertão do Pajeú. Em passagem por Iguaracy, esteve ao lado dos vereadores, Paulinho da Celpe e Simão Rafael, além da liderança Bebé de Chico dos Bodes e também do amigo Almir, em um encontro marcado por diálogo, planejamento e sintonia política.

Mais do que uma simples visita, o momento simbolizou o que Marconi vem fazendo de melhor: abrindo caminhos, unindo forças e construindo alianças sólidas em torno do desenvolvimento regional.
Marconi segue firme, ouvindo, articulando e mostrando presença onde as decisões acontecem.

Com postura firme e trânsito político raro, Marconi reafirma seu papel de articulador nato, que fala com todos os lados sem perder a coerência e a credibilidade conquistadas ao longo dos anos.

“Seguimos com diálogo e união, trabalhando por resultados reais, que cheguem à vida das pessoas”, destacou Marconi, mostrando que sua política vai além do discurso — é ação, resultado e compromisso com o povo.

A visita a Iguaracy foi mais uma demonstração de que Marconi Santana não para e que sua liderança continua crescendo, inspirando e movimentando o tabuleiro político do Sertão.

Procuradora Municipal explica papel da Procuradoria durante reunião na Câmara de Vereadores em Iguaracy

Na manhã desta terça, 7 de outubro, a procuradora do município de Iguaracy, Dra. Sinara Maranhão, participou da sessão ordinária na Câmara de Vereadores. Com postura firme, transparente e aberta ao diálogo, a procuradora esclareceu dúvidas dos parlamentares e reforçou a importância do trabalho técnico-jurídico desempenhado pela Procuradoria Municipal em defesa da legalidade e do bom funcionamento da administração pública.

Durante sua fala, Dra. Sinara comentou sobre a percepção equivocada de que ela exerce "superpoderes" dentro da gestão. Ela explicou que o poder de decisão é do prefeito, sendo a função da Procuradoria a de orientar, alertar e acompanhar juridicamente os atos da administração, garantindo que tudo ocorra dentro dos limites legais.

— O gestor é o prefeito. Nosso papel é técnico, de orientação e acompanhamento jurídico. Não há superpoderes, há responsabilidade. Tudo na gestão é feito de forma conjunta e com diálogo entre as secretarias — afirmou.

Dra. Sinara também destacou que a Procuradoria tem exercido um papel fundamental na orientação sobre os limites de gastos públicos, principalmente diante da crise financeira enfrentada pelos municípios em todo o país. Ela lembrou que a administração municipal precisa cumprir com uma série de compromissos, como folha de pagamento dos servidores, repasse do duodécimo à Câmara de Vereadores, pagamento a fornecedores, contratados, prestadores de serviço, fundo de previdência social entre outros.

— Estamos vivendo uma realidade desafiadora. Por isso, temos atuado de forma preventiva, alertando sobre os limites legais e a necessidade de equilíbrio financeiro para garantir que tudo seja cumprido com responsabilidade e dentro da legalidade — explicou.

A procuradora também agradeceu ao prefeito Dr. Pedro Alves pela confiança e ressaltou sua experiência profissional em órgãos do estado de Pernambuco, o que tem contribuído para o exercício técnico e comprometido de sua função em Iguaracy.

A sessão contou ainda com a presença do procurador-adjunto Dr. Luiz Henrique e do secretário de Agricultura e Abastecimento e Meio Ambiente, Rogério Lins, que também prestaram esclarecimentos. O momento reforçou o compromisso da gestão municipal com a legalidade, a transparência e o diálogo institucional.

Dra. Sinara Maranhão, agradeceu aos vereadores e ao público a oportunidade de poder esclarecer dúvidas. A procuradora destacou que essa é segunda vez que ela participou de reunião na casa do povo em Iguaracy e se colocou a disposição de todos os vereadores e da população de Iguaracy para esclarecer dúvidas e concluiu dizendo que a Procuradoria sempre estará de portas abertas a cada cidadão.

No registro fotográfico: o diretor de Abastecimento e Transportes, Carlinhos de Trindade, o Procurador Adjunto, Dr. Luiz Henrique, a Procuradora Dra. Sinara Maranhão e o Secretário de Agricultura e Abastecimento, Rogério Lins.

Giro de Notícias com o resumo das principais informações do momento

Caso Yasmim: menores suspeitos podem ser inocentes e devem ser liberados pela Polícia
Surgiu a informação de que os menores envolvidos como suspeitos no brutal crime contra a menina Yasmim Pereira da Silva, de apenas 6 anos, podem não ter participação no caso e estariam sendo liberados pela Polícia Civil. A situação é considerada grave, pois imagens dos garotos foram amplamente compartilhadas em grupos de WhatsApp e blogs, o que, somado a notícias falsas sobre linchamento, levanta o risco de que sejam vítimas de violência pela população, a exemplo de caso anterior na região. A polícia apreendeu inicialmente quatro suspeitos — três menores e um adulto — e a preocupação central é evitar atos de violência contra inocentes, deixando o trabalho de investigação a cargo das autoridades. A população aguarda o boletim oficial do 23º Batalhão da Polícia Militar (BPM) para o esclarecimento completo dos fatos e a confirmação dos verdadeiros culpados. Notícia na íntegra


Jovem é encontrado sem vida dentro de quarto em Afogados da Ingazeira
O corpo de um jovem de 20 anos foi encontrado na manhã desta terça-feira (07) dentro do seu quarto, na Rua Joaquim Nazário, no Centro de Afogados da Ingazeira. Familiares localizaram a vítima após notarem sua ausência e o fato de não ter saído para se alimentar pela manhã. A Polícia Militar foi acionada, isolou a área para preservar a cena e está no local aguardando a chegada do Instituto de Criminalística (IC). A equipe do IC será responsável pela perícia e pela remoção do corpo, que será encaminhado ao Instituto de Medicina Legal (IML) em Caruaru para apuração da causa da morte. Novas informações sobre o ocorrido estão sendo apuradas. Notícia na íntegra


Colisão entre moto e caminhão em Serra Talhada deixa mulher ferida
Uma colisão envolvendo uma motocicleta e um caminhão deixou uma mulher de 46 anos ferida na manhã desta terça-feira (07), em Serra Talhada. O acidente ocorreu no trevo de acesso entre as rodovias BR-232 e PE-320, próximo ao posto da Polícia Rodoviária Federal (PRF). Segundo testemunhas, o caminhão realizava uma manobra para entrar na PE-320 quando houve o choque, resultando na motociclista caindo sob o veículo de carga. A vítima foi prontamente socorrida pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e levada ao Hospital Eduardo Campos (HEC). O boletim médico indica que ela estava consciente e orientada, mas sofreu uma fratura no tornozelo, sem risco de morte. Notícia na íntegra


Morre José de Paiva Netto, presidente da LBV, aos 84 anos
O escritor, jornalista e radialista José de Paiva Netto faleceu nesta terça-feira (07), aos 84 anos, na cidade do Rio de Janeiro. A notícia foi confirmada pela Legião da Boa Vontade (LBV), instituição da qual ele era o presidente. Paiva Netto estava internado no Hospital Pró-Cardíaco e a causa da morte foi falência múltipla dos órgãos. Em nota, a LBV destacou a jornada do líder, que dedicou 69 anos de sua vida à consolidação e expansão de suas teses ecumênicas e das obras da Boa Vontade de Deus. Nascido no Rio de Janeiro em 1941, Paiva Netto assumiu a presidência da LBV em 1979. As homenagens póstumas ao líder serão realizadas em São Paulo, nesta quarta-feira (08), em local a ser definido e com cerimônia aberta ao público. Notícia na íntegra


Danilo Simões e Edson Henrique emitem nota sobre entrega dos cargos de Assessores Especiais do governo Raquel Lyra
Danilo Simões e Edson Henrique comunicaram, em nota, a entrega dos cargos de Assessores Especiais da Secretaria da Casa Civil do Governo do Estado de Pernambuco, no dia 6 de outubro de 2025. A decisão foi tomada de forma autônoma e em coerência com o posicionamento político e a história pessoal dos dois, que afirmam não terem tido espaço e condições plenas para desenvolver um trabalho significativo para Afogados da Ingazeira e a Região do Pajeú. Apesar de terem atuado como interlocutores da população, eles relatam não ter havido a reciprocidade esperada por parte do Palácio do Governo e que o município não estaria recebendo o respeito e tratamento merecido. O desligamento visa manter a unidade do grupo político e garantir a dignidade de tratamento ao povo afogadense, permitindo que o grupo siga livre e independente para defender os interesses da região. Notícia na íntegra


Três homens são presos por falsificação de bebidas alcoólicas no interior de PE
Três homens foram presos em flagrante pela Polícia Civil em Garanhuns, Agreste de Pernambuco, sob suspeita de falsificação de bebidas alcoólicas. José Ailson dos Santos, Claudemir Vicente da Silva e Gilmar Antônio Santos Anacleto Júnior foram detidos após investigações levarem os agentes a um galpão no bairro Aloísio Pinto, onde havia ruídos e odor de álcool. No local, Gilmar e Claudemir foram flagrados lavando e enchendo garrafas, admitindo trabalhar para José Ailson, apontado como o responsável pela fabricação e comercialização. A polícia também localizou um segundo depósito no bairro Viana Moura. No galpão principal, foram apreendidas cerca de 1.400 garrafas de conhaque, 100 de rum, além de material para falsificação, lacres e tonéis de álcool. Os suspeitos foram autuados em flagrante e permanecem à disposição da Justiça. Notícia na íntegra

Bruna Torres promove grande Especial do Dia das Crianças no Bairro Santa Ana


A vereadora Bruna Torres realiza neste sábado, 11 de outubro, o evento "Especial Dia das Crianças", que será um momento preparado com muito carinho para celebrar a data com as crianças e famílias do Bairro Santa Ana, em Iguaracy. A programação terá início às 16h, prometendo uma tarde repleta de diversão, brincadeiras, guloseimas e alegria para a garotada.

A iniciativa reforça o compromisso de Bruna com a infância e o bem-estar das famílias iguaracienses, valorizando momentos de lazer e convivência comunitária. “É uma forma de retribuir o carinho das crianças e das famílias, proporcionando um dia especial para todos”, destacou a vereadora, que vem se destacando pelo trabalho próximo ao povo e pela atenção às demandas sociais do município.

Giro de Notícias com o resumo das principais informações do momento

Polícia investiga suspeita de violência sexual na morte da menina Yasmin
Durante as diligências sobre a morte de Yasmin Pereira da Silva, de 6 anos, a Polícia Civil deteve um homem adulto e outros três adolescentes. De acordo com informações oficiais, foram encontradas roupas sujas de sangue na casa de um dos investigados, as quais foram encaminhadas para a Polícia Científica. O material passará por perícia para verificar se há relação direta com o crime. O corpo da menina apresentava sinais de violência, e uma das linhas de investigação aponta para a hipótese de que Yasmin tenha sido vítima de violência sexual seguida de morte. Segundo o que está sendo divulgado, o corpo foi encontrado de “barriga para cima, com as perninhas abertas e sem a roupa de baixo, além de sangramento na boca”. A investigação segue sob responsabilidade da Delegacia de Polícia Civil de Carnaíba, com apoio do Instituto de Criminalística (IC) e do IML. O corpo de Yasmin deve chegar ao distrito de Ibitiranga até o início da noite desta terça-feira (7), e o sepultamento está previsto para ocorrer ainda hoje. 


Prejuízo com adulteração de bebidas cresceu R$ 67,6 bilhões em 5 anos
O prejuízo causado pela adulteração de bebidas no Brasil disparou R$ 67,6 bilhões entre 2020 e 2025, saltando de R$ 17,6 bilhões para R$ 85,2 bilhões no último ano. Esse valor representa cerca de 18,2% dos R$ 468,3 bilhões que o país perdeu com o mercado ilegal em 2024, ficando atrás apenas do montante do vestuário. O mercado ilícito de bebidas, impulsionado pela sonegação de impostos e baixo risco, atrai o crime organizado e gera altos lucros. Além do impacto econômico, a falsificação tem sérias consequências para a saúde pública, com o aumento de casos de intoxicação por metanol, um álcool solvente usado na adulteração. O estado de São Paulo, que concentra a maioria das notificações, registrou a prisão de oito pessoas por falsificação e a interdição de dez estabelecimentos em uma semana, somando 30 prisões no ano. Os casos suspeitos de intoxicação por metanol subiram para 181 no Brasil, com 14 confirmações. Veja na íntegra


Alunos da ETE de Carnaíba têm infecção intestinal e acusam merenda da escola como causa
Alunos da Escola Técnica Estadual Paulo Freire, em Carnaíba, apresentaram casos de indisposição e infecção intestinal, e pais acusam a má qualidade da merenda escolar como a causa dos problemas. Mensagens em grupos de WhatsApp e atestados médicos de dezenas de alunos com intoxicação alimentar e infecção intestinal, alguns com febre e vômito, circulam entre os familiares. Em um caso, um pai relatou que apenas 17 de 38 alunos de uma turma de Administração compareceram à aula, e outro mencionou que o filho foi atendido com infecção intestinal, sendo informado pelo médico sobre o atendimento a vários estudantes da mesma escola. A situação gera revolta, especialmente após a nota do diretor Léo Padilha, que negou as queixas e defendeu a alta qualidade, o acompanhamento nutricional e a higiene do ambiente, prometendo nenhuma apuração, o que gerou cobranças por uma ação da Gerência Regional de Educação. Veja na íntegra


Pernambuco bate recorde na redução de crimes, diz SDS
O Governo de Pernambuco registrou, em setembro de 2025, o menor número de Crimes Violentos contra o Patrimônio (CVPs) desde o início da série histórica, há 15 anos. Foram 2.765 casos de roubos, uma redução de 22,5% em comparação com setembro de 2024. Este é o segundo recorde consecutivo, reflexo da política "Juntos pela Segurança" e do reforço no policiamento com 2.299 novos policiais militares. A retração nos roubos atingiu todos os principais indicadores: assaltos a coletivos caíram 72,1% (o melhor desempenho desde 2011), roubos de celulares reduziram 27,4% e roubos de veículos e cargas diminuíram 2,9% e 4%, respectivamente. Indicadores de violência de gênero também avançaram, com queda de 23,4% nos estupros e 25% nas Mortes Violentas Intencionais (MVIs) contra mulheres. No conjunto geral das MVIs, a redução foi de 12,6%, com 228 casos. A produtividade policial resultou na apreensão de 4.609 armas e 23.378 prisões em flagrante entre janeiro e setembro. Veja na íntegra


UFRPE-Uast concede seu 1º título de Doutor Honoris Causa a Assisão
A Unidade Acadêmica de Serra Talhada da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE-UAST) concederá seu primeiro título de Doutor Honoris Causa ao cantor e compositor Assisão, conhecido como o Rei do Forró. A honraria, que significa "por causa de honra" e é a mais importante concedida por uma instituição de nível superior, será entregue em cerimônia no dia 14 de novembro. O ilustre serra-talhadense, Francisco de Assis Nogueira, possui mais de 60 anos de carreira, 50 discos gravados, e mais de 700 composições, que foram cantadas por grandes nomes da música nordestina, como Luiz Gonzaga e Elba Ramalho. Aos 84 anos, o artista acumula o título de Patrimônio Vivo de Pernambuco desde 2023. Assisão se emocionou com o título, que foi aprovado pelo conselho universitário, e continua ativo na música, realizando shows lotados nas festas juninas do Nordeste. Veja na íntegra


SDS alerta para risco de incêndios florestais em Pernambuco com aumento do calor e baixa umidade
A Secretaria de Defesa Social (SDS) de Pernambuco emitiu um alerta sobre o risco de incêndios florestais no estado entre outubro e março, devido ao aumento das temperaturas, baixa umidade e ventos fortes. A maioria das ocorrências tem origem na ação humana, seja por descuido ou intencional, e causam desequilíbrio ecológico, problemas respiratórios e risco à vida e a bens materiais. O Corpo de Bombeiros Militar de Pernambuco (CBMPE) recomenda enfaticamente que a população não use fogo para limpar terrenos, descarte o lixo corretamente e jamais jogue pontas de cigarro em vegetação seca. Outras medidas incluem não acender fogueiras ou soltar balões, além de criar aceiros em áreas rurais para reduzir o material combustível. De janeiro a setembro de 2025, o CBMPE atendeu 691 ocorrências de incêndios em vegetação, um número que tende a crescer no período seco, exigindo grande mobilização das forças de segurança. Veja na íntegra


PM descobre drogas enterradas próximo a covas de cemitério em Arcoverde
A Polícia Militar apreendeu uma grande quantidade de drogas escondidas no Cemitério São Miguel, em Arcoverde, no Sertão de Pernambuco, após denúncias indicarem o local como ponto de tráfico. Durante as buscas, os policiais encontraram três bolsas enterradas entre as covas, contendo aproximadamente 1 kg de maconha, 171 pedras de crack, 303 papelotes de cocaína, além de uma balança de precisão e embalagens. Um homem, que estava em liberdade condicional, foi identificado como o responsável por comandar a venda das drogas na região. O suspeito foi localizado em diligências e, apesar de negar a posse do material apreendido no cemitério, permitiu a entrada dos militares em sua residência, onde foram encontradas uma pequena porção de maconha e embalagens idênticas. O criminoso foi conduzido à Delegacia de Polícia Civil de Arcoverde para registro e continuidade das investigações sobre o tráfico. Veja na íntegra


Influenciadora afogadense Raysa Ramos disputa R$ 1 milhão nas Willimpíadas da Rede Globo
A influenciadora digital Raysa Ramos, de Afogados da Ingazeira, foi selecionada para participar das Willimpíadas, a nova competição do Domingão do Huck, da Rede Globo, que estreará no dia 12 de outubro e dará um prêmio de R$ 1 milhão. Raysa foi escolhida em um processo seletivo concorrido, no qual mil influenciadores disputaram apenas 200 vagas no programa. Emocionada, a influenciadora expressou gratidão pela oportunidade, descrevendo o sentimento como uma mistura de medo e satisfação por estar em uma emissora de grande porte. Raysa Ramos conquistou mais de 900 mil seguidores em suas redes sociais (Instagram e TikTok) com carisma e simplicidade em seus conteúdos. Sua participação no programa representa uma importante conquista pessoal e coloca Afogados da Ingazeira em destaque no cenário da mídia e do entretenimento nacional. Veja na íntegra

Tragédia em Carnaíba: morte da menina Yasmin comove o Sertão e levanta clamor por justiça

Carnaíba está em luto e profunda comoção após o trágico desfecho do desaparecimento da menina Yasmin Pereira da Silva, de apenas 6 anos, ocorrido na tarde desta segunda-feira (6), na comunidade de Ibitiranga, zona rural do município.

Desde o desaparecimento, por volta das 20h deste domingo (5), familiares, vizinhos, o Corpo de Bombeiros, a Polícia Militar e dezenas de voluntários se mobilizaram nas buscas. O corpo da criança foi encontrado em um matagal a cerca de dois quilômetros da sede do distrito, em uma área de caatinga. O local foi isolado e periciado, e o corpo encaminhado para o Instituto de Medicina Legal (IML) de Caruaru.

De acordo com informações, quatro pessoas foram conduzidas à delegacia como suspeitas — três adolescentes e um homem adulto — e as investigações seguem em andamento para esclarecer as circunstâncias da morte. Há informações de que um dos menores já foi liberado.

Testemunhas relataram que Yasmin foi deixada no caminho de casa por outra criança após brincar, mas não chegou ao destino. Havia um encontro de paredão de som nas proximidades, e uma das versões apuradas indica que ela teria sido levada ao local pela coleguinha.

A menina era filha de Cláudio de Atenor e Eduarda, moradores de Ibitiranga. A cidade inteira está consternada com a tragédia. Em nota, a Prefeitura de Carnaíba, por meio da Secretaria de Educação, expressou pesar e solidariedade à família, informando ainda que as aulas na escola onde Yasmin estudava serão suspensas nesta terça-feira (7), em homenagem à aluna. 

O sonho interrompido de Yasmin


Yasmin tinha apenas seis anos, mas já alimentava um sonho: ser professora. Gostava de brincar de escola, de aprender e ensinar. Sonhava em transformar o mundo com o poder do conhecimento.

Infelizmente, esse sonho foi brutalmente interrompido. A história de Yasmin agora ecoa como um grito por justiça e um apelo à consciência coletiva: o Brasil precisa cuidar mais de suas crianças, ouvi-las e protegê-las, para que vidas tão puras não sejam ceifadas pela violência.

Yasmin sonhava em ensinar. Que sua partida tão precoce inspire todos a transformar a dor em compaixão, e o luto em luta por um futuro onde nenhuma criança tenha seus sonhos silenciados.

Giro de Notícias com o resumo das principais informações do momento

Desespero em Carnaíba: menina de 6 anos desaparece e família pede ajuda urgente
A menina Yasmin, de 6 anos, moradora do distrito de Ibitiranga, no município de Carnaíba, está desaparecida desde as 20h do último domingo. A criança sumiu no caminho de casa, após brincar com uma colega mais velha e ser deixada por ela. Na ocasião, Yasmin vestia o uniforme escolar vermelho. A família está em desespero e mobilizou a polícia e a comunidade nas buscas. As informações iniciais apontam para a ocorrência de um evento de paredão de som na região no momento do desaparecimento, e nenhuma hipótese é descartada, incluindo a de sequestro ou de a criança ter sido levada para o evento. O 23º Batalhão de Polícia Militar reforça o pedido de colaboração da população. Qualquer detalhe sobre o paradeiro da menina deve ser comunicado imediatamente à polícia pelo telefone 190. Leia na íntegra


Homem é assassinado com golpes de facão em Tabira
Um homicídio brutal ocorreu por volta das 17h10 deste domingo no Bairro Jureminha, em Tabira, onde Marcelo Nicácio dos Santos, de 33 anos, foi encontrado morto em uma construção, vítima de múltiplos golpes de arma branca, principalmente na região do pescoço. A Polícia Militar foi acionada e, a partir de informações de populares, identificou J. H. S. F., vulgo “Tutu”, de 23 anos, como o principal suspeito, que teria fugido ferido e sangrando. Intensas diligências foram iniciadas e resultaram na localização e prisão do suspeito em uma área de matagal, com apoio de um segundo indivíduo, R. J. S. S., que foi detido ao ser flagrado com materiais de primeiros socorros. "Tutu" confessou o crime no momento da prisão, e um possível coautor foi preso posteriormente, com a faca utilizada no crime sendo localizada. Leia na íntegra


Tragédia em Serra Talhada: Jovem de 26 anos morre após incêndio causado por curto-circuito
O jovem Ênio Souza, de 26 anos, estudante de Agronomia, morreu nesta segunda-feira (6) em Recife, após ser vítima de um incêndio doméstico ocorrido no último sábado (4) em Serra Talhada. O acidente, que aconteceu no bairro AABB, foi provocado por um curto-circuito em um ventilador. Ênio sofreu queimaduras de segundo grau no dorso e nos braços, além de ter inalado fumaça, sendo atendido inicialmente pelo Samu e encaminhado ao Hospital Eduardo Campos. Devido à gravidade de seu estado, ele foi transferido para uma unidade especializada em queimados na capital, mas infelizmente não resistiu aos ferimentos. A perda precoce do jovem causou profunda comoção entre familiares, amigos e a comunidade local de Serra Talhada. Leia na íntegra


Veículo furtado é recuperado pela PRF em Ibimirim
A Polícia Rodoviária Federal (PRF) recuperou um veículo com registro de furto no último dia 3, na BR-110, em Ibimirim, no Sertão de Pernambuco. Durante uma ronda, a equipe policial abordou um automóvel com indícios de irregularidade, cujo condutor, que estava acompanhado da família e não possuía habilitação, não soube explicar a situação do carro. A PRF constatou que, apesar das placas adulteradas, os elementos originais do veículo estavam preservados. Após consulta ao chassi, foi confirmado que o carro havia sido furtado em dezembro de 2024, na cidade de Recife. Diante do flagrante, o condutor e o veículo recuperado foram imediatamente encaminhados à Delegacia de Polícia Civil de Sertânia para as medidas cabíveis. Leia na íntegra


Intoxicação por metanol: sobe para 12 o número de casos investigados em Pernambuco
A Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco (SES-PE) informou que subiu para 12 o número de casos suspeitos de intoxicação por consumo de bebidas alcoólicas adulteradas com metanol no estado. As investigações incluem três casos em Lajedo, com dois óbitos e um paciente com sequelas oculares, e a morte de um homem em João Alfredo, além de suspeitas registradas em diversas outras cidades como Cedro, Recife, Ipojuca e Caruaru. A SES-PE já descartou um caso, o de um morador de Gravatá, após laudos não apresentarem alterações compatíveis com intoxicação exógena. As autoridades de saúde e segurança pública alertam para os riscos e estão mobilizadas na investigação e na perícia dos casos em todo o estado. Leia na íntegra


Polícia abre canais para denúncias de adulteração de bebidas em PE
A Polícia Científica de Pernambuco, através da Secretaria de Defesa Social (SDS), mobilizou três frentes de atuação para acelerar a perícia e retirar de circulação bebidas adulteradas com metanol, devido ao risco grave à saúde pública. A ação visa dar suporte às investigações conduzidas pela Polícia Civil e esclarecer os casos de intoxicação. A SDS alerta a população para agir com cautela, recomendando a não ingestão em caso de dúvidas e a observação de fatores como lacres, selos fiscais e a regularidade dos rótulos. Desconfiar de preços baixos e evitar compras em vendedores informais também são orientações cruciais. A população pode colaborar procurando a delegacia mais próxima ou utilizando os canais de denúncia 181 e a plataforma Denúncia Interativa da SDS. Leia na íntegra


Caso de intoxicação por metanol é registrado em Mirandiba
A Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) divulgou um boletim informando que Pernambuco investiga 22 casos suspeitos de intoxicação por metanol, com duas notificações já descartadas. As notificações abrangem pacientes residentes em diversos municípios, como Carpina, Caruaru, Lajedo, Olinda e o novo registro na cidade de Mirandiba. Também estão em investigação casos de pacientes que moram originalmente em São Paulo e Maceió. A SES-PE está atuando em três frentes de trabalho para acelerar a perícia dos casos e colaborar com as investigações da Polícia Civil. A ação conjunta envolve o Instituto Médico Legal (IML), o Instituto de Criminalística (IC) e o Laboratório de Toxicologia Forense, no esforço para combater a circulação de bebidas adulteradas. Leia na íntegra


Polícia apreendeu drogas e deteve suspeitos em operação realizada em Água Branca
A Polícia Militar realizou uma operação de rotina em Água Branca, no Sertão da Paraíba, no último sábado (4), que resultou na apreensão de drogas e na detenção de suspeitos. A ação ocorreu na Rua José Ferreira Moreno, um local já apontado por populares como possível ponto de venda de entorpecentes. Ao abordar uma residência com movimentação suspeita, os policiais flagraram um dos indivíduos tentando se desfazer de uma substância semelhante à maconha. Em seguida, uma busca em um terreno vizinho levou à descoberta de mais quantidade da mesma substância. Além da droga, a PM apreendeu dinheiro, celulares e outros objetos. Todos os envolvidos foram conduzidos à Delegacia de Polícia Civil de Princesa Isabel para as medidas cabíveis. Leia na íntegra

Nota de Pesar – Iguaracy de luto pelo falecimento de Seu Lourival da Baixa Grande

Iguaracy fica mais triste com a notícia do falecimento de Seu Lourival Alves Nunes, conhecido e estimado como Seu Lourival da Baixa Grande, esposo da saudosa Dona Edileuza Maria Alves Torres, que nos deixou também neste ano de 2025, no dia 7 de janeiro.

Casal querido e respeitado, Seu Lourival e Dona Edileuza marcaram suas vidas pela simplicidade, acolhimento e amor ao próximo, construindo uma bela história de união e exemplo para filhos, netos e toda a comunidade. 

Na ordem da foto acima, estão os filhos do casal: Ednaldo, que mora fora de Iguaracy; Edneide, casada com Manoel Olímpio; Edenilda, esposa de Romero Rabelo; e Evanilda, que também reside em outra cidade.

O velório acontece no Sítio Baixa Grande, residência de seu Lourival. O corpo será sepultado em Iguaracy às 17h, momento em que familiares, amigos e a comunidade em geral poderão prestar suas últimas homenagens.

A vida é um ciclo — nascemos, crescemos, florescemos, damos frutos e, em determinado momento, voltamos à terra, de onde viemos. Assim como as plantas, deixamos sementes que seguem germinando através das boas lembranças e do amor que cultivamos.

Em nome de Sérgio Coelho, do Blog Tv Web Sertão, e familiares, deixamos nossos sentimentos de pesar e solidariedade a todos os familiares e amigos de Seu Lourival. Que Deus conforte os corações e conceda paz eterna ao seu descanso. 

BLOG TV WEB SERTÃO
A MELHOR SELEÇÃO DE NOTÍCIAS!

As matérias e os textos que não são de nossa autoria, nem sempre expressam, necessariamente, a opinião, o pensamento ou orientação ideológica da Web Sertão.

SOBRE FONTE E AUTORIA DAS INFORMAÇÕES

Boa parte das matérias que são de interesse publico acabam viralizando nos meios de comunicação sem a devida fonte e autoria do conteúdo. Em caso de ausência ou divergências relacionada aos créditos de alguma informação aqui republicada, texto ou imagem, pedimos que entre em contato com a nossa redação pelo - (87) 98821-5232 - para ratificações.