BLOG TV WEB SERTÃO - PUBLICIDADE E PROPAGANDA / NOTÍCIAS DE IGUARACY E REGIÃO


Giro de Notícias com o resumo das principais informações do momento


Espaço que deveria ser de lazer, em Ibitiranga, se torna lugar de medo e tensão, palco da morte da menina Yasmin
O local destinado ao lazer e à prática de esportes no Distrito de Ibitiranga, em Carnaíba, transformou-se em um cenário de medo e tensão para os moradores, especialmente após a morte da menina Yasmin Pereira da Silva. A quadra, que já teve alambrados, iluminação e até guarda, está agora em escuridão e é usada como ponto de tráfico e uso de drogas. Este ambiente perigoso afastou os moradores e as crianças, que perderam o espaço para o futsal.  Segundo o blogueiro Cauê Rodrigues, a pequena Yasmin foi assassinada por um dos menores que frequentava o local para uso de entorpecentes. Moradores cobram do Poder Público municipal a revitalização urgente do espaço, transformando-o em quadra de esportes ou praça iluminada. Sugere-se que o local seja nomeado em homenagem a Yasmin, como forma de honrar a criança cuja infância foi interrompida em meio à escuridão e à violência. A comunidade clama por segurança e um ambiente adequado para o desenvolvimento infantil. Informação na íntegra


Pernambuco registra primeiro dia sem homicídios em 12 anos
Pernambuco alcançou um marco histórico na segurança pública ao registrar, em 15 de outubro, um "Dia Zero", ou seja, 24 horas sem ocorrências de Mortes Violentas Intencionais (MVI). Segundo a Secretaria de Defesa Social (SDS), é a primeira vez que o Estado atinge tal feito desde 29 de abril de 2013. O governo estadual considera o resultado um indicativo da eficácia do Programa Juntos pela Segurança, que foca na integração das polícias, ampliação do policiamento e investimentos. Além deste marco, 15 municípios pernambucanos, a maioria no Sertão, seguem sem registrar homicídios em 2025. A SDS atribui o resultado à combinação de ações estratégicas, como o reforço do policiamento ostensivo, a chegada de 2.299 novos policiais e 280 bombeiros militares, além de novos equipamentos e melhorias na infraestrutura das corporações. Informação na íntegra


Após prisão, SDS determina que PM suspeito de estupro seja afastado das funções públicas
A Secretaria de Defesa Social (SDS) de Pernambuco determinou o afastamento das funções públicas do subtenente Luciano Valério de Moura, suspeito de estuprar uma mulher em um posto do Batalhão de Polícia Rodoviária (BPRv), no Cabo de Santo Agostinho. A portaria, assinada pelo secretário Alessandro Carvalho, determina o afastamento cautelar por, no mínimo, 120 dias, com possibilidade de prorrogação. O objetivo é garantir a ordem pública e a regularidade do processo disciplinar. Mesmo que obtenha liberdade provisória, o policial não poderá retornar às atividades. Suas armas e utensílios funcionais devem ser recolhidos em 24 horas. Paralelamente, a Corregedoria da SDS instaurou um conselho de disciplina contra o subtenente e mais dois policiais que estavam de plantão na data do crime. Eles foram afastados das ruas e estão em atividades administrativas, sob investigação. O comandante-geral da PM afirmou que a punição pode chegar à exclusão dos quadros da Polícia Militar. Informação na íntegra


De tentativa de feminicídio a deserção, SDS de Pernambuco expulsa cinco PMs da corporação
A Secretaria de Segurança Pública de Pernambuco (SDS-PE) expulsou cinco policiais militares da corporação após a conclusão de processos administrativos disciplinares que revelaram condutas incompatíveis com a função. Entre os casos, o subtenente Antônio Moura Cavalcante Filho foi expulso e indiciado por tentativa de homicídio e tentativa de feminicídio, por agressões físicas graves a vítimas já feridas. Outro caso de violência doméstica e familiar envolveu o cabo Márcio Vandré Oliveira dos Santos, expulso por agredir e ameaçar de morte a ex-companheira. O soldado Jaciel Israel de Lima foi excluído por tentar servir bebida alcoólica a um menor, reagir agressivamente, ameaçar um cliente com arma de fogo e desobedecer ordens da guarnição policial em visível estado de embriaguez. Os outros soldados, Wenderson Marcelino Cardoso Ribeiro de Alencar e Aureliano Alves de Souza Neto, foram expulsos por descumprir repouso médico para realizar teste físico em concurso e por deserção, respectivamente. Informação na íntegra


AVC é a segunda principal causa de morte no Brasil
O Acidente Vascular Cerebral (AVC) mantém-se como um grave desafio de saúde pública, sendo a segunda principal causa de morte no Brasil, ficando atrás apenas das doenças cardiovasculares. O Portal da Transparência dos Cartórios de Registro Civil revelou um aumento nas fatalidades, com 85.442 óbitos registrados em 2024. Somente no primeiro semestre de 2025, a doença vitimou 42.884 pessoas, com o mês de junho apresentando o maior número de registros no período. O mês de outubro, que celebra o Dia Mundial de Prevenção do AVC em seu dia 29, reforça a importância da conscientização e da rapidez no atendimento. O neurologista Dr. Flávio Sallem ressalta que a intervenção imediata é determinante para aumentar as chances de recuperação e reduzir as sequelas graves. Para a identificação rápida dos sintomas, o especialista indica o uso do acrônimo SAMU, que alerta para sinais como sorriso torto, perda de força no braço e fala confusa. O especialista conclui que a prevenção é o caminho mais eficaz, pois cerca de 90% dos casos poderiam ser evitados com a adoção de hábitos saudáveis, como o controle da pressão arterial, a prática regular de atividades físicas, a manutenção de uma alimentação equilibrada e o abandono do tabagismo. Informação na íntegra


No Dia Mundial do Pão, nutricionistas explicam: comer pão todo dia faz mal?
Em celebração ao Dia Mundial do Pão, comemorado em 16 de outubro, nutricionistas abordam a questão do consumo diário do alimento, desmistificando a ideia de que o pão é um vilão na dieta. O nutricionista Erival Amorim explica que o pão é uma fundamental fonte de carboidratos, principal combustível do corpo, e seu consumo diário é aceitável, desde que seja equilibrado e moderado. A atenção deve ser redobrada apenas para quem possui restrições médicas, como diabetes, intolerância ou doença celíaca. O problema reside no exagero, quando o pão se torna o protagonista de todas as refeições. A recomendação é variar com outras fontes de carboidratos, como mandioca, aveia ou batata-doce. O pão integral é considerado a melhor opção por ser menos processado, mais rico em fibras e minerais, ajudando no controle da glicose e na saciedade. Além da qualidade do pão, o especialista sugere cautela com os acompanhamentos, indicando que se prefira recheios nutritivos como ovos, queijo branco e abacate, em vez de embutidos e pastas industrializadas. Assim, o pão pode permanecer no cardápio de forma saudável, desde que haja moderação e diversidade na alimentação. Informação na íntegra


Homem é detido após furtar objetos no cemitério de Tabira/PE
Na noite da última quarta-feira, um homem identificado pelas iniciais A.L.T.S., de 32 anos e conhecido como “Paulista”, foi detido em flagrante após furtar objetos no interior do Cemitério Municipal de Tabira, em Pernambuco. A Ronda Ostensiva Municipal (ROMU) foi acionada por uma denúncia telefônica de um morador que visualizou o crime. O suspeito tentou fugir a pé dentro do cemitério, mas sofreu uma queda. Durante a abordagem, ele resistiu e entrou em luta corporal com os agentes, exigindo o uso progressivo da força para ser contido. Na revista pessoal, foi encontrada uma pedra de substância análoga ao crack em seu boné. O homem confessou estar sob o efeito de entorpecentes e admitiu ter furtado um total de 41 imagens sacras feitas de bronze do cemitério. O indivíduo foi imediatamente conduzido à Delegacia de Polícia Civil de Tabira para os procedimentos legais cabíveis. Durante o deslocamento, o detido ainda revelou à guarnição que o furto das peças havia sido encomendado pelo proprietário de uma Funerária localizada no bairro Riacho do Meio. Informação na íntegra


Prefeito de Belo Jardim faz inauguração do próprio túmulo com ‘Ave Maria Sertaneja’
O prefeito de Belo Jardim, Gilvandro Estrela, do partido União Brasil, chamou a atenção nas redes sociais ao realizar uma cerimônia pública para a inauguração de seu próprio túmulo. O ato incomum ocorreu no cemitério São João Batista, na cidade, e foi embalado pela canção “Ave Maria Sertaneja”, de Luiz Gonzaga, sendo realizado na última quarta-feira. O gestor municipal justificou a iniciativa como um "gesto simbólico de respeito e reconhecimento ao ciclo da vida", além de uma homenagem prestada aos falecidos. O prefeito estava acompanhado por um grupo de amigos, aliados políticos e músicos, formando uma roda no local. A cerimônia, no entanto, gerou uma onda de críticas e comentários irônicos por parte dos internautas nas plataformas digitais. Muitas manifestações questionaram a inusitada atitude do político, com comentários que variavam entre o espanto pela superação do inusitado e a preocupação com o descanso dos falecidos. Informação na íntegra


Saiba como ganhar na loteria sem acertar nenhum número e ficar milionário
A Lotomania, modalidade de loteria da Caixa Econômica Federal, oferece a particularidade de premiar o jogador que não acerta nenhum dos números sorteados, sendo a única loteria a contar com essa regra. O apostador deve selecionar 50 números entre os 100 disponíveis no volante, e o prêmio é pago a quem acerta entre 15 e 20 dezenas, além da faixa exclusiva de zero acertos. Os sorteios da Lotomania ocorrem regularmente às segundas, quartas e sextas-feiras, sempre às 20h. Caso não haja ganhador na categoria de nenhum acerto, o valor é acumulado e revertido para a faixa principal de 20 acertos no concurso seguinte. A aposta mínima, que contempla 50 números, custa R$ 3. Estratégias como a “Surpresinha” e a “Teimosinha” estão disponíveis, bem como a "Aposta-Espelho", que consiste em realizar um segundo jogo com os 50 números não marcados na primeira tentativa, aumentando as chances de acerto ou de erro total. A divisão dos prêmios destina 45% para os 20 acertos e 8% para a modalidade de zero acertos. Valores mais altos, acima de R$ 2.259,20, devem ser resgatados exclusivamente nas agências da Caixa mediante a apresentação de documentação. Informação na íntegra

Giro de Notícias com o resumo das principais informações do momento

Homem que ejaculou nas costas de vendedora é encontrado degolado e carbonizado
O corpo de Márcio Victor Carvalho Ferreira, de 20 anos, foi encontrado degolado e parcialmente carbonizado em uma área de mata em São José de Ribamar, na Região Metropolitana de São Luís (MA). O jovem estava desaparecido desde o dia 8 de outubro. Ele havia sido preso em flagrante em outubro de 2024, após ser flagrado por câmeras de segurança se masturbando e ejaculando nas costas de uma vendedora em uma loja de roupas infantis. Márcio Victor confessou o ato e alegou que o crime era parte de um "desafio" proposto em um grupo virtual voltado à violência contra mulheres e animais. A vítima só descobriu o crime após ver as imagens de circuito interno, já que o suspeito fugiu alegando buscar dinheiro. O jovem foi liberado para aguardar o processo em liberdade. O caso de sua morte está sendo investigado pela Superintendência Estadual de Homicídios e de Proteção à Pessoa (SHPP), que ainda busca esclarecer as circunstâncias, autoria e motivação do assassinato. Informação na íntegra

Revelada identidade de PM que estuprou mulher no Cabo
O Subtenente Luciano Valério de Moura, de 49 anos, foi preso sob a acusação de estupro contra uma mulher de 48 anos em um posto da PMPE no Cabo de Santo Agostinho, Região Metropolitana do Recife. O policial, com 26 anos de serviço, teve o mandado de prisão cumprido recentemente, conforme confirmado pela governadora em exercício, Priscila Krause. A vítima havia sido abordada em uma blitz devido a um atraso no IPVA de seu carro e foi levada ao posto policial, onde o militar a obrigou a ter relações sexuais, estando ela com as duas filhas no veículo. Tanto Priscila Krause quanto a governadora Raquel Lyra, em início de agenda internacional, manifestaram repúdio ao crime e garantiram que Pernambuco não tolera violência contra a mulher. A Secretaria da Mulher do estado informou ter acolhido a vítima e está prestando todo o suporte e acompanhamento necessários ao caso, reforçando o trabalho do governo para incentivar denúncias e a busca por justiça. Informação na íntegra


Princípio de rebelião é registrado em cadeia pública de Monteiro, PB
Um princípio de rebelião foi registrado na cadeia pública de Monteiro, no Cariri da Paraíba, na manhã desta terça-feira. A situação foi rapidamente contida pela direção da unidade e não houve feridos. O motim foi iniciado pelos presos, que reivindicavam a transferência para outras unidades prisionais e chegaram a queimar um colchão no pátio da cadeia. A Secretaria de Administração Penitenciária (Seap-PB) informou, por meio de nota, que a ação foi "interceptada pelos policiais penais da unidade" de forma técnica e preventiva, impedindo a ampliação do conflito. Equipes do Pelotão de Choque da Polícia Militar e do Grupo Tático da Polícia Penal (GEPOL) foram acionadas para acompanhar uma revista detalhada nas celas. Os suspeitos identificados por iniciar a rebelião serão submetidos às medidas cabíveis. A cadeia abriga mais de 100 detentos, sendo 23 apenas na cela onde ocorreu o motim. Informação na íntegra


MPPE acompanha investigações sobre morte de criança em Ibitiranga e articula apoio às famílias
O Ministério Público de Pernambuco (MPPE), por meio da Promotoria de Justiça de Carnaíba, informou que está acompanhando de perto as investigações da Polícia Civil sobre a morte da menina Yasmim, de seis ou sete anos, ocorrida no distrito de Ibitiranga em 6 de outubro. A autoridade policial está conduzindo diversas diligências, incluindo perícias e a oitiva de testemunhas e suspeitos. O MPPE destaca que o sigilo nas investigações é crucial para não comprometer o trabalho e preservar a intimidade da família da vítima. Paralelamente à apuração criminal, a Promotoria de Justiça, com o apoio de Núcleos e Centros de Apoio do MPPE, está articulando ações junto à rede local e estadual de assistência social, saúde, educação e Conselho Tutelar. O objetivo é garantir apoio psicossocial, jurídico e de saúde aos familiares da vítima e a toda a comunidade afetada. O órgão reafirma seu compromisso na defesa da ordem jurídica e dos interesses sociais e individuais indisponíveis para promover a justiça. Informação na íntegra


Homem é intoxicado após beber água mineral: veja o que se sabe sobre o caso
Um homem de 50 anos, identificado como Alexandre Carpine, precisou de atendimento médico em Garça, no interior de São Paulo, após ingerir água mineral de um lote da marca Mineratta na manhã de 10 de outubro. Ele sofreu lesões compatíveis com queimaduras de contato no trato gastrointestinal, conforme constatado por exame de endoscopia. O Secretário de Saúde do município afirmou que a água estaria contaminada com algum produto. A Polícia Civil investiga o caso, registrado na Delegacia de Garça, e apreendeu garrafas do lote consumido em diversos locais para perícia. O homem recebeu os cuidados médicos necessários, respondeu bem ao tratamento e já recebeu alta hospitalar. A DBG Distribuidora de Bebidas Garça, responsável pela distribuição, informou que está acompanhando o caso e verificando o lote 253.1 em conjunto com o fabricante, mas alega que este não apresentou alterações visuais, químicas ou organolépticas. Informação na íntegra


SES confirma morte de jovem em Salgueiro por suspeita de ingestão de metanol
A Secretaria Estadual de Saúde (SES) de Pernambuco confirmou a morte de Patrícia Barbosa Leite em Salgueiro, no Sertão, após a ingestão de uma bebida alcoólica que se suspeita estar adulterada com metanol. A irmã da vítima também consumiu a bebida, passou mal e precisou ser internada. Este caso eleva para 63 o total de suspeitas de intoxicação por metanol registradas no estado desde 30 de setembro. O boletim da SES aponta que, entre os casos suspeitos, três já foram confirmados e 34 seguem em investigação. Os novos registros incluem pacientes em diversas cidades pernambucanas, como Recife, Cabo de Santo Agostinho, Itaquitinga e Serrita. O governo estadual reforçou o alerta à população para que evite o consumo de bebidas de procedência duvidosa, já que o metanol é uma substância altamente tóxica que pode levar a cegueira, falência múltipla de órgãos e morte. As investigações continuam para identificar a origem do produto adulterado. Informação na íntegra


Perda de visão por intoxicação com metanol persiste por anos, e chances de reversão são pequenas
A intoxicação por metanol, frequentemente associada à ingestão de bebidas adulteradas, pode causar comprometimento parcial ou total da visão, sendo as chances de reversão dessa sequela bastante baixas. A gravidade e a melhora do quadro dependem diretamente da precocidade do tratamento após a ingestão da substância tóxica. O dano visual é causado pela metabolização do metanol, que gera o ácido fórmico. Este ácido afeta o metabolismo de oxigênio nas células, "asfixiando-as", o que atinge com maior sensibilidade os nervos do corpo, especialmente o nervo óptico. As células nervosas morrem, comprometendo a visão. Estudos científicos, como um que acompanhou pacientes na Estônia por seis anos após uma crise de contaminação em 2001, concluíram que as sequelas visuais, assim como outras, "ainda estavam presentes", indicando que os danos são irreversíveis a longo prazo. Informação na íntegra


Tenente da PM é atingido com tiro na cabeça em São Bento do Una
Um tenente reformado da Polícia Militar de Pernambuco, de 54 anos, sobreviveu a uma tentativa de latrocínio na noite do último domingo, na rodovia PE-180, em São Bento do Una, Agreste do Estado. O oficial e sua esposa foram surpreendidos por dois homens que o haviam contratado para um frete. Ao reagir a voz de assalto, o militar sacou sua pistola, momento em que um dos criminosos efetuou um disparo que o atingiu na cabeça. Mesmo ferido, o tenente conseguiu balear um dos assaltantes nas costas. Em seguida, dirigiu até um hospital, onde o criminoso baleado também deu entrada e foi preso em flagrante. O segundo suspeito foi identificado e está sendo procurado pela polícia. Apesar da gravidade, o tiro atingiu uma área não letal, e o policial não corre risco de morte. Emocionado, o tenente declarou que sua sobrevivência foi um "milagre", creditando a Deus por lhe dar forças para reagir e permanecer vivo. Informação na íntegra

Educação de Iguaracy é destaque regional com 1º lugar no IDEPE

O município de Iguaracy celebra uma importante conquista na área da educação. Segundo os resultados divulgados pelo IDEPE (Índice de Desenvolvimento da Educação de Pernambuco) 2024, Iguaracy alcançou o 1º lugar regional entre os municípios nos Anos Finais do Ensino Fundamental (9º ano).

Outro destaque foi a Escola de Referência Professora Judite Bezerra da Silva, que também conquistou o 1º lugar regional entre as escolas, reafirmando o compromisso da rede municipal com a excelência no ensino.

O prefeito Dr. Pedro Alves comemorou os resultados e parabenizou a todos os profissionais envolvidos.

A secretária municipal de Educação, Rita de Cássia, também enalteceu o esforço coletivo. “Esse reconhecimento é fruto de muito planejamento, dedicação dos professores, estudantes, gestores escolares e de toda a rede. Seguimos firmes, com foco em melhorar cada vez mais”, declarou.

Marconi Santana garante avanços importantes em Brasília ao lado do Prefeito Gilberto Ribeiro

O líder político Marconi Santana e o Prefeito Gilberto Ribeiro encerraram uma agenda produtiva em Brasília com resultados concretos para Flores e consequentemente para o Pajeú. A dupla participou de reuniões estratégicas no Senado, FNDE e Ministério da Previdência, garantindo avanços nas áreas de saúde, educação e previdência.

Entre os principais resultados, destaque para a conquista de recursos de custeio para o CAPS de Flores, obtida em reunião com o Senador Humberto Costa (PT-PE), que reforça o compromisso de fortalecer o sistema de saúde mental em toda a região.

Na educação, Marconi e Gilberto asseguraram, com o apoio do Deputado Federal Lucas Ramos, a liberação de novos recursos no FNDE, que irão beneficiar diretamente a rede municipal de ensino. Já no Ministério da Previdência Social, buscaram orientações para garantir a segurança e sustentabilidade dos regimes próprios de previdência dos servidores públicos municipais.

A comitiva também esteve com o Senador Fernando Dueire, grande parceiro do interior pernambucano, discutindo novos projetos e investimentos estruturadores para Flores e outras cidades da região. 

Quero destacar o papel essencial do nosso deputado federal Lucas Ramos, cuja articulação incansável foi decisiva para garantir e agilizar a liberação de recursos importantes para a educação de Flores. Aproveitamos também a presença do deputado para avançar em outras pautas cruciais, como agricultura, infraestrutura e saúde. Lucas é um parceiro fundamental, e juntos seguimos construindo um futuro de mais desenvolvimento para o nosso povo.”, destacou Marconi Santana.

Marconi tem sido um parceiro incansável. Seu trabalho e seu prestígio abrem portas e garante resultados para nossa cidade e região”, completou o Prefeito Gilberto Ribeiro elogiando a capacidade de articulação de Marconi junto as autoridades federais.

Com foco, união e resultados, Marconi Santana e Gilberto Ribeiro seguem mostrando que Flores e o Sertão têm voz forte em Brasília, transformando articulação em desenvolvimento real para Pernambuco.

Giro de Notícias com o resumo das principais informações do momento

Saiba qual é a cerveja mais falsificada do Brasil, segundo levantamento
A adulteração de bebidas no Brasil é um problema grave, com 36% dos produtos fraudados, segundo a Fhoresp. O levantamento destaca que, além de vinhos e destilados, a cerveja é alvo de falsificações. Denúncias em redes sociais apontam a Heineken como uma das marcas mais falsificadas, sendo vendida em estabelecimentos com variações de preço anormais. Em resposta, a Heineken negou a informação publicamente, afirmando que a marca não sofre falsificação em larga escala e que seus produtos mantêm rígidos padrões de qualidade. A empresa reforça não haver estudos confiáveis que sustentem a alegação de fraude em massa envolvendo suas cervejas. Informação na íntegra


Cientistas descobrem que formigas podem deixar o iogurte mais saboroso
Pesquisadores tailandeses descobriram que compostos naturais de formigas podem tornar o iogurte mais saboroso, cremoso e potencialmente mais saudável. O estudo revelou que ácidos orgânicos e proteínas dos insetos estimulam as bactérias de fermentação (Lactobacillus) a trabalhar de forma mais eficiente. O iogurte enriquecido com esses compostos foi melhor avaliado em testes sensoriais. A pesquisa não propõe usar formigas inteiras, mas sim extrair e reproduzir sinteticamente os compostos benéficos, como o ácido fórmico. Essa linha de estudo abre novas portas para a biotecnologia alimentar e a criação de técnicas de fermentação mais eficientes e sustentáveis, alinhadas à tendência de uso de proteínas alternativas. Informação na íntegra


Moradora faz relato de clima de medo em Santa Cruz da Baixa Verde
Uma moradora anônima de Santa Cruz da Baixa Verde denunciou um grave clima de insegurança na área próxima ao Museu, após um assassinato no fim de semana. O local tornou-se, à noite, um ponto de alta movimentação com consumo de drogas, brigas e prostituição, causando insegurança e constrangimento às famílias residentes. Os moradores temem circular após anoitecer e estão preocupados com a segurança de estudantes. A denunciante exige a intervenção imediata da Prefeitura e das autoridades policiais. Ela solicita maior presença da polícia e fiscalização rigorosa sobre os estabelecimentos para coibir as atividades ilícitas e restaurar a tranquilidade no bairro residencial. Informação na íntegra


A NASA abriu amostras da Lua guardadas desde 1972
A NASA abriu amostras lunares seladas, coletadas pela missão Apollo 17 em 1972, como parte do programa ANGSA. A estratégia de preservação, adotada na época, permitiu que a ciência moderna, com equipamentos de ultrassensibilidade, estudasse o material. A abertura do tubo 73001 foi realizada com protocolos específicos para capturar voláteis. As análises recentes já revelaram assinaturas químicas de isótopos de enxofre que sugerem uma química complexa na manta lunar, diferentemente dos padrões terrestres. Este estudo ajuda a entender a formação da Lua e fornece dados cruciais para o planejamento do Programa Artemis, que visa o retorno de humanos ao satélite natural. Informação na íntegra


Igreja investiga padre que foi flagrado com noiva de fiel apenas de baby-doll
O padre Luciano Braga Simplício, de Nova Maringá (MT), está sendo investigado pela Diocese de Diamantino após ser flagrado na casa paroquial com a noiva de um fiel, que estava viajando. O pai do noivo, alertado, arrombou o quarto e encontrou a mulher vestida apenas de baby-doll. O episódio causou grande repercussão e indignação entre os fiéis. Por meio de nota, a diocese confirmou a investigação e informou que todas as medidas canônicas cabíveis estão sendo tomadas para apurar o ocorrido e zelar pelo bem da igreja e da comunidade local. Informação na íntegra


O homem que ganhou 14 vezes na loteria revela “segredo”
O economista romeno Stefan Mandel ganhou na loteria 14 vezes, utilizando um método matemático baseado em lógica combinatória em vez de sorte. Sua estratégia consistia em identificar loterias onde o prêmio total superava o custo de comprar todas as combinações possíveis de bilhetes. Liderando grupos de investidores, Mandel arrecadava o capital e usava a "condensação combinatória" para otimizar as compras massivas. A estratégia foi bem-sucedida nos anos 80 e 90, mas se tornou impraticável à medida que as loterias alteraram as regras, proibindo a impressão em massa de bilhetes. O economista, cansado da fama, afastou-se do sistema, e o método, que explorava brechas, morreu com as novas regulamentações. Informação na íntegra


Em PE: Mulher denuncia que foi estuprada por PM dentro de posto policial após ser parada em blitz
Uma mulher de 48 anos denunciou ter sido estuprada por um agente do Batalhão de Polícia Rodoviária (BPRv) dentro de um posto policial na PE-60, no Grande Recife, após ser parada em uma blitz. O policial a levou a um dormitório sob pretexto de resolver uma pendência do veículo, onde cometeu o estupro. A vítima relata ter tido medo de represália e que o agressor a instruiu a limpar-se para esconder os vestígios do ato. A Secretaria de Defesa Social (SDS) de Pernambuco confirmou que um processo disciplinar foi aberto para investigar a conduta dos policiais envolvidos no posto rodoviário. Informação na íntegra
 

O cometa interestelar: a história completa de 3I/ATLAS
O 3I/ATLAS é o terceiro cometa interestelar conhecido, descoberto em julho de 2025 pelo telescópio ATLAS. Originário de outro sistema estelar, ele possui uma órbita hiperbólica e é notável por sua alta atividade, exibindo uma coma mesmo a longas distâncias. Análises do telescópio James Webb revelaram uma composição rica em dióxido de carbono (CO2​), sugerindo formação em uma região extremamente fria. O objeto, com mais de 7 bilhões de anos, oferece uma oportunidade única para estudar a matéria-prima de outros sistemas. Seu estudo contínuo é fundamental para a ciência, pois esses cometas podem ser cápsulas do tempo com pistas sobre a formação planetária e a distribuição de elementos essenciais para a vida no universo. Informação na íntegra

EREM Rosete Bezerra de Souza em Iguaracy atinge 100% da meta no IDEB e celebra conquista histórica

A Escola de Referência em Ensino Médio (EREM) Rosete Bezerra de Souza, localizada no município de Iguaracy, alcançou um marco importante na educação ao atingir 100% da meta estabelecida no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB). O resultado confirma o compromisso da escola com a excelência no ensino e o fortalecimento da aprendizagem dos estudantes.

A gestão escolar, sob a liderança do gestor Júnior Liberal, comemorou a conquista e agradeceu a todos os envolvidos nesse resultado, destacando o apoio da Gerência Regional de Educação (GRE), comandada por Israel Silveira, e o empenho incansável dos professores, alunos, funcionários e famílias.

“É uma vitória de todos nós. Agradeço a cada profissional que acreditou no trabalho, aos estudantes pelo esforço diário e à comunidade escolar que caminha ao nosso lado. Estamos felizes, mas com os olhos no futuro, buscando resultados ainda melhores”, afirmou o gestor.

A conquista reforça a qualidade do ensino oferecido pela rede estadual e posiciona a EREM Rosete como referência no Sertão do Pajeú. A escola segue determinada a manter o padrão de qualidade e continuar sendo exemplo de dedicação e compromisso com a educação pública.

Vereadora Bruna Torres promove “Especial do Dia das Crianças” no Bairro Santa Ana em Iguaracy

A tarde do último sábado, 11 de outubro, foi marcada por muita animação e sorrisos no Bairro Santa Ana, em Iguaracy. A vereadora Bruna Torres realizou o evento “Especial Dia das Crianças”, um momento preparado com muito carinho para celebrar a data junto às crianças e famílias da comunidade.

A programação teve início às 16h e contou com uma série de brincadeiras, guloseimas e atividades recreativas, proporcionando uma tarde inesquecível para os pequenos. O clima foi de festa, alegria e união, reforçando o compromisso da vereadora com ações voltadas ao bem-estar das famílias iguaracienses.

Em mensagem nas redes sociais, Bruna expressou sua gratidão aos amigos e colaboradores que ajudaram a tornar o evento possível:

“Ontem foi um dia especial, repleto de sorrisos, brincadeiras e muito carinho. Quero agradecer de coração a todos os amigos que se uniram para tornar esse momento possível. Cada gesto fez a diferença! Ver a felicidade estampada no rosto de cada criança é o maior presente que poderíamos receber.”

Encerrando a publicação, a vereadora desejou um Feliz Dia das Crianças a todos os pequenos do município, com uma mensagem de amor e esperança:
“Que nunca falte amor, cuidado e esperança!”

Ação Social da Oftalmo PE e parceiros beneficia mais de 300 crianças no Agreste e Sertão de Pernambuco


No último domingo, 12 de outubro, a Oftalmo PE, com a participação dos Drs. Bruno Vilaça e Itamar Aragão e toda a equipe, realizou mais uma edição do projeto Oftalmo PE Social, uma iniciativa dedicada ao cuidado com a saúde visual infantil. A ação, que celebrou o Dia das Crianças, beneficiou mais de 300 crianças de diversos municípios do Agreste e Sertão pernambucano, com consultas e exames oftalmológicos gratuitos, além da doação de mais de 120 óculos de grau.

O evento foi promovido em parceria com a Ótica Michelle e contou com o apoio de diversos colaboradores que ajudaram a tornar o dia ainda mais especial. Em seu perfil no Instagram, a Oftalmo PE expressou gratidão à Haytek, Sobral Estilo, Casa Real Buffet, Arcanjo Lavanderia, Uniodonto Garanhuns e Genon Oftalmologia pela importante contribuição à iniciativa.

Durante a ação, as equipes mostraram que “cuidar da visão é cuidar do futuro”, proporcionando momentos de carinho, atenção e alegria às crianças atendidas. Médicos e profissionais da Oftalmo PE dedicaram-se aos pequenos com todo cuidado e sensibilidade, reforçando a importância de uma boa saúde ocular desde a infância.

Com cada exame, sorriso e gesto de amor, a ação reafirmou o compromisso da Oftalmo PE com o bem-estar e a inclusão social, levando qualidade de vida e esperança a quem mais precisa.

Giro de Notícias com o resumo das principais informações do momento

Homem é morto com golpe de barra de ferro em Itapetim-PE
Um homem de aproximadamente 39 anos, identificado como José Rangel Alves Filho, foi assassinado violentamente na noite de domingo (12) em Itapetim-PE, no Bairro Luiza de Marilack. A vítima, que era guarda de hospital e filho de um casal conhecido na cidade, foi atingida na cabeça e face, provavelmente com golpes de barra de ferro, segundo as informações. Moradores relataram ter ouvido gritos e sinais de briga intensa pouco antes do homicídio. O crime causou comoção na comunidade. As autoridades, incluindo a Polícia Militar, Polícia Civil e o Instituto de Criminalística (IC), compareceram ao local para realizar os procedimentos de praxe. O corpo foi encaminhado ao Instituto de Medicina Legal (IML) de Caruaru. O suspeito fugiu e, até o momento, a autoria e a motivação do crime permanecem desconhecidas. A Delegacia de Polícia Civil de Itapetim está responsável pelas investigações, e a linha inicial de apuração levanta a suspeita de acerto de contas devido ao modus operandi. Informação na íntegra


Cantora que viralizou com voz parecida de Pablo sofre acidente com empresário de serra-talhadense após gravação de primeiro CD
A cantora Damiana Nascimento, que ganhou destaque nas redes sociais pela semelhança de sua voz com a do cantor Pablo, sofreu um acidente de carro. O incidente ocorreu durante a viagem de volta após a gravação de seu primeiro CD. A artista estava acompanhada de seu empresário, Ivan Rei dos acessórios, que participou de toda a produção e registro do disco. No retorno, o veículo em que ambos viajavam perdeu o controle, resultando no desprendimento de uma das rodas, conforme evidenciado em fotos do acidente. As informações não detalham a gravidade dos ferimentos, mas confirmam o acidente envolvendo a cantora e seu empresário. Informação na íntegra


Aluno faz pergunta ao ChatGPT e sai algemado da escola
Um estudante de 13 anos foi detido e encaminhado a um centro juvenil após digitar em um dispositivo escolar a frase "Como matar meu amigo no meio da aula?" no ChatGPT. O caso ocorreu na Southwestern Middle School, em DeLand, Flórida. A "brincadeira" ativou o Gaggle, um sistema de monitoramento de contas escolares que vasculha e-mails, documentos e atividades em busca de riscos. O Gaggle classificou a frase como ameaça e alertou imediatamente o policial de segurança do campus. O xerife do Condado de Volusia reforçou que ameaças em ambiente escolar não são tratadas como piada, devido ao histórico de violência e políticas de tolerância zero nos EUA. O caso reacendeu a discussão sobre segurança versus privacidade e o excesso de vigilância em escolas, já que o Gaggle coleciona polêmicas por falsos positivos e ação judicial no Kansas. Informação na íntegra


Homem é preso após esfaquear rapaz no peito durante discussão em Santa Cruz da Baixa Verde
Na madrugada de domingo (12), um homem foi preso em flagrante por tentativa de homicídio no Centro de Santa Cruz da Baixa Verde, no Sertão do Pajeú, após esfaquear um rapaz. A vítima deu entrada no hospital local ferida por arma branca. Uma testemunha menor de idade informou à Polícia Militar que, ao se dirigirem a um bar, foram abordados pelo agressor, que os acusou de invadir sua casa. Apesar da negativa, o agressor desferiu um golpe de faca no peito da vítima, fugindo em seguida. Devido à gravidade, a vítima foi transferida para o Hospital Regional Professor Agamenon Magalhães (HOSPAM), em Serra Talhada. Os policiais localizaram e prenderam o suspeito, Antônio Siqueira dos Santos, em sua residência, onde encontraram a faca com vestígios de sangue. O acusado possui antecedentes criminais por homicídio, segundo consulta ao sistema policial. Informação na íntegra


Ação criminosa contra o Sicoob é frustrada pela PM em Taperoá
Uma tentativa de assalto à agência do Sicoob em Taperoá, no Cariri paraibano, foi frustrada pela Polícia Militar na manhã desta segunda-feira (13). Criminosos invadiram o local nas primeiras horas do dia, mas a rápida resposta da PM foi decisiva. As forças de segurança cercaram o prédio e iniciaram uma negociação com os suspeitos. Após um período de diálogo, os criminosos decidiram se render. A ação terminou sem a necessidade de disparos e sem feridos, sendo considerada um sucesso devido ao preparo e equilíbrio da Polícia Militar. Os suspeitos foram detidos e encaminhados à delegacia para os procedimentos legais. Informação na íntegra


Aeronave misteriosa cai perto da Área 51 e reacende teorias sobre segredos do deserto
Uma aeronave sofreu um acidente no deserto de Nevada, em uma zona de acesso restrito próxima à Base Aérea de Creech e à famosa Área 51, no final de setembro. A Força Aérea dos Estados Unidos confirmou o acidente e o fato de ninguém ter se ferido, mas o sigilo das informações e a imediata restrição de voo imposta pela FAA, sob o pretexto de "segurança nacional", reacenderam as teorias conspiratórias. Nenhum detalhe sobre o tipo de aeronave ou o que transportava foi divulgado. A Força Aérea encaminhou o caso ao FBI, após suspeitas de que o local teria sido alterado antes da investigação oficial. Pesquisadores independentes que visitaram a área encontraram o chão "varrido a vácuo", sem destroços, mas um fragmento de aeronave e uma bomba de treinamento inerte foram localizados. O caso continua sob sigilo, alimentando o imaginário popular sobre os segredos militares da região. Informação na íntegra


Serra Talhada, Mirandiba e Salgueiro na rota da intoxicação com metanol
O estado de Pernambuco registrou mais quatro casos suspeitos de intoxicação por metanol, conforme boletim divulgado pela Secretaria Estadual de Saúde (SES) no domingo (12). Com essas novas notificações, Pernambuco totaliza 48 casos suspeitos desde o dia 30 de setembro. As novas ocorrências foram em Jaboatão dos Guararapes (Grande Recife), Serra Talhada, Mirandiba e Salgueiro (Sertão). Entre os novos casos, um paciente de Jaboatão já recebeu alta, um de Serra Talhada saiu do hospital sem autorização, e os pacientes de Mirandiba e Salgueiro permanecem internados. O número de casos em investigação subiu para 30, já que um óbito em Olinda foi descartado. Na sexta-feira (10), o Ministério da Saúde enviou 68 ampolas emergenciais do antídoto para o tratamento. Informação na íntegra


Cantora de 27 anos de Mirandiba é selecionada no The Voice Brasil do SBT
A jovem cantora Tássya Brielly, de 27 anos, natural de Mirandiba, Sertão de Pernambuco, foi selecionada na fase de Audições às Cegas do The Voice Brasil, que estreou recentemente no SBT. A artista, que é indígena da etnia Pankará e arquiteta, emocionou os jurados e o público ao interpretar "Sinais de Fogo", sucesso da cantora Preta Gil. Tássya, que atualmente mora em Recife, foi escolhida pela jurada Duda Beat, o que era seu grande desejo. Ela revelou a alegria e a gratidão pela conquista, que é a realização de um sonho de infância. A mãe da cantora, Maria do Desterro, expressou grande orgulho, destacando a humildade, inteligência e esforço da filha, e garantiu a torcida familiar pela vitória. Informação na íntegra


“Serial killer” brasileira matou em 5 meses dono de imóvel, amiga, idoso e namorado
A Polícia Civil de São Paulo apontou a estudante de Direito Ana Paula Veloso Fernandes, de 35 anos, como responsável por uma série de assassinatos por envenenamento cometidos entre janeiro e maio deste ano. Segundo as investigações, ela é suspeita de ter matado quatro pessoas: o dono de um imóvel, uma amiga conhecida por aplicativo, o pai idoso de uma ex-colega e um namorado tunisiano. A suspeita é de que Ana Paula tenha agido com a ajuda de sua irmã gêmea, Roberta Cristina Veloso Fernandes, e de Michelle Paiva da Silva, filha de uma das vítimas. As três estão presas. O grupo teria usado veneno para rato, conhecido como "chumbinho", com o objetivo de se apoderar de bens e dinheiro das vítimas. Três corpos já foram exumados para a confirmação de envenenamento, e a Polícia Civil e o Ministério Público investigam a possível existência de outros casos ligados à estudante. Informação na íntegra


Pernambuco soma 37 casos suspeitos de intoxicação por metanol
A Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) atualizou, nesta sexta-feira (10), o balanço de casos suspeitos de intoxicação por metanol associados ao consumo de bebidas alcoólicas adulteradas, totalizando 37 ocorrências no estado. Desde a tarde de quinta-feira (9), não houve novas notificações. Dos 37 casos, 34 são de residentes em Pernambuco, e três são de outros estados. Entre os pacientes pernambucanos, seis permanecem internados, 18 já receberam alta, um está internado por outras causas (com caso descartado) e quatro fugiram do tratamento. Os seis casos mais recentes notificados na quinta-feira incluíram um óbito e cinco residentes de Pernambuco. As investigações continuam para identificar a origem das bebidas adulteradas e confirmar a presença do metanol. Informação na íntegra


Como o WhatsApp Web virou porta de entrada para ataque hacker com foco no Brasil
Pesquisadores da empresa de cibersegurança Trend Micro identificaram um novo vírus, batizado de Sorvepotel, que utiliza o WhatsApp Web como porta de entrada para ataques hackers, com foco principal no Brasil. O vírus se espalha por meio de arquivos maliciosos enviados em conversas e grupos no aplicativo, e usa e-mails como segunda forma de disseminação. Ao ser executado, o Sorvepotel se infiltra no computador com Windows, abrindo uma porta de comunicação que permite ao atacante assumir o controle da máquina e roubar credenciais. Os cibercriminosos enviam mensagens com anexos falsos, como comprovantes e orçamentos, para enganar as vítimas. O vírus se concentra em roubar senhas em sites adulterados de bancos e corretoras, além de assumir o WhatsApp Web para espalhar o arquivo malicioso. Dos 477 registros de infecção, 457 ocorreram no Brasil, sendo o foco confirmado por checagens de idioma e localização realizadas pelo próprio arquivo. O WhatsApp orienta os usuários a clicarem apenas em arquivos de contatos conhecidos.  Informação na íntegra
 

Pernambucana conquista título no Mr. Olympia 2025
A caruaruense Eduarda Bezerra sagrou-se campeã da categoria Wellness no Mr. Olympia 2025, a principal competição de fisiculturismo mundial, realizada em Las Vegas, nos Estados Unidos. A vitória, alcançada na madrugada de sábado (11), garantiu à atleta pernambucana um prêmio de US$ 50 mil (cerca de R$ 276 mil). Eduarda superou a brasileira Isa Pereira Nunes, campeã anterior, e a dominicana Elisa Alcantara, que ficaram em segundo e terceiro lugares, respectivamente. Esta é a primeira vez que Eduarda Bezerra conquista o título máximo, reforçando a supremacia do Brasil na modalidade Wellness, que valoriza o equilíbrio entre desenvolvimento muscular, simetria e curvas. O resultado consolida o bom momento da atleta, que já havia vencido Isa Nunes no Arnold Ohio 2025. Informação na íntegra

Prefeitura de Iguaracy promove Caravana da Primeira Infância em comemoração ao Mês das Crianças

A Prefeitura de Iguaracy, por meio da Secretaria de Desenvolvimento e Assistência Social e a primeira-dama do município de Iguaracy, Dra. Graça Valadares, estarão realizando uma programação especial em homenagem ao Mês das Crianças: a Caravana da Primeira Infância.

A ação tem como objetivo levar alegria, diversão e momentos inesquecíveis para as crianças das escolas da rede municipal de ensino. A Caravana contará com brincadeiras, música, danças, personagens vivos, distribuição de brindes, guloseimas e muita animação.

O prefeito Dr. Pedro Alves destaca a importância da iniciativa. “É uma forma de valorizarmos a infância e garantirmos momentos de felicidade para nossas crianças. Essa também é uma prioridade da nossa gestão”, afirmou.

Dra. Graça Valadares, primeira-dama do município, falou sobre o sentimento em participar da Caravana:
“Nosso compromisso é fazer com que cada criança se sinta valorizada e especial. Essa é uma missão de amor.”

A programação tem início nesta segunda-feira, dia 13 de outubro, na Escola São Vicente, na Caatingueira, e segue durante a semana nas seguintes unidades:

- Terça-feira (14/10): Escola Nações Unidas
- Quarta-feira (15/10): Creche José Torres e Escola Judite Bezerra (Jabitacá)
- Quinta-feira (16/10): Anexo da Escola EREF. Dr. Diomedes e Centro de Convivência de Irajaí / Escola José Virgínio

As escolas atendidas pela caravana neste mês incluem também:
- Escola Municipal Daniel Gomes;
- Escola Municipal Edvaldo Sebastião;
- Escola Municipal Elpídio Leandro;
- Escola Municipal José Alves;
- Escola Municipal Mestre Antônio;
- Escola Municipal Manoel Cesário;
- Escola Municipal Santa Isabel.

O Trator do Sertão: Marconi Santana abre caminhos e conquista corações em Afogados da Ingazeira

Afogados da Ingazeira deu uma verdadeira demonstração de apoio e confiança ao pré-candidato a deputado estadual Marconi Santana, durante sua visita nesta quarta-feira (9). O encontro reuniu dezenas de populares e importantes lideranças políticas e comunitárias, que fizeram questão de estar ao lado daquele que vem sendo apontado como o único líder à altura para preencher a ausência deixada por José Patriota.

Carismático, atencioso e com a força de quem conhece o Sertão de perto, Marconi Santana mostrou que seu projeto político tem raízes firmes e apoio popular crescente. Sob o lema “Conversando com o povo, ouvindo Pernambuco!”, ele manteve o foco no diálogo e na escuta ativa, conversando com lideranças políticas da região, comerciantes que trouxeram as demandas do setor produtivo local, e uma representação significativa de professores e educadores, entre outros segmentos.

O evento reforçou a percepção de que Afogados e o Pajeú querem inovação, coragem e trabalho de verdade. Marconi, com seu estilo simples e decidido, vem se destacando como uma liderança que une carisma, competência e determinação.

Apelidado de “O Trator do Sertão”, Marconi Santana segue firme, abrindo caminhos e conquistando novos apoios por onde passa. Sua força representa a esperança de um Sertão mais forte, unido e protagonista. Com Marconi à frente, Afogados da Ingazeira, o Pajeú e todo Pernambuco só têm a ganhar.
Veja todas as fotos abaixo:

Com apoio de Dr. Bruno Vilaça e da Oftalmo PE, Festival Parada Multicultural leva arte, saúde e cidadania para comunidade em Arcoverde

Arcoverde está vivendo um momento especial de valorização da arte e da cidadania. A cidade realiza, entre outubro e dezembro, o Festival Parada Multicultural, uma grande celebração que percorre bairros e comunidades levando música, dança, teatro, literatura, artes visuais e diversas ações sociais e de saúde.

Entre os parceiros desta importante iniciativa está a Oftalmo PE, através do Dr. Bruno Vilaça e João Vilaça, que vem apoiando e incentivando a cultura local, unindo saúde e arte em benefício da população. Atento às causas sociais e ao desenvolvimento humano, Dr. Bruno aceitou o convite da Prefeitura de Arcoverde para participar do evento, reforçando seu compromisso com o bem-estar e a inclusão das comunidades.

O registro fotográfico desta etapa foi feito na Comunidade Riacho do Meio, a 12 km de Arcoverde, onde o festival reuniu moradores em um verdadeiro encontro de alegria, aprendizado e pertencimento.

Promovido pela Prefeitura de Arcoverde, por meio da Secretaria de Cultura, com recursos da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB), o Festival Parada Multicultural é um exemplo de como a integração entre poder público, profissionais comprometidos e instituições parceiras pode transformar vidas e fortalecer a identidade cultural da cidade.

Com o apoio da Oftalmo PE e do Dr. Bruno Vilaça, a cultura e a saúde caminham juntas, chegando cada vez mais perto de quem mais precisa.

BLOG TV WEB SERTÃO
A MELHOR SELEÇÃO DE NOTÍCIAS!

As matérias e os textos que não são de nossa autoria, nem sempre expressam, necessariamente, a opinião, o pensamento ou orientação ideológica da Web Sertão.

SOBRE FONTE E AUTORIA DAS INFORMAÇÕES

Boa parte das matérias que são de interesse publico acabam viralizando nos meios de comunicação sem a devida fonte e autoria do conteúdo. Em caso de ausência ou divergências relacionada aos créditos de alguma informação aqui republicada, texto ou imagem, pedimos que entre em contato com a nossa redação pelo - (87) 98821-5232 - para ratificações.