BLOG TV WEB SERTÃO - PUBLICIDADE E PROPAGANDA / NOTÍCIAS DE IGUARACY E REGIÃO


Prefeito Dr. Pedro Alves anuncia Carlos Valadares para a Secretaria de Administração de Iguaracy

A Prefeitura de Iguaracy anunciou uma nova composição em sua equipe de governo. O engenheiro civil Carlos Valadares, foi nomeado pelo prefeito Dr. Pedro Alves como o novo secretário municipal de Administração e Desenvolvimento Econômico. A portaria foi publicada nesta quinta-feira (23) de outubro, com efeitos retroativos a 20 de outubro de 2025.

A nomeação acontece após o pedido de exoneração do vice-prefeito Marcos Melo, que anteriormente ocupava o cargo. Segundo o prefeito, a Secretaria de Administração é uma das pastas mais dinâmicas da gestão, concentrando demandas de diversos setores.

Com ampla experiência em gestão e planejamento público, Carlos Valadares (Carlinhos Valadares) estava ocupando a função de chefe de gabinete na prefeitura de Iguaracy. Sua chegada à secretaria reforça o propósito da atual gestão de fortalecer o trabalho técnico e dar continuidade às ações voltadas ao desenvolvimento e à eficiência dos serviços públicos.

Prefeitura de Iguaracy avança nas obras de calçamento da Avenida Miguel Melo dos Santos

O Governo Municipal de Iguaracy, sob a gestão do prefeito Dr. Pedro Alves, está dando continuidade às obras de calçamento da Avenida Miguel Melo dos Santos, uma das principais vias da cidade.

A obra fica às margens da PE-292 na saída de Iguaracy ao município de Sertânia. Essa é mais uma importante conquista da atual gestão. O calçamento é resultado de uma emenda parlamentar do deputado federal Renildo Calheiros, articulada pelo prefeito Dr. Pedro Alves.

O investimento vai melhorar a mobilidade urbana, valorizar os imóveis e garantir mais qualidade de vida para os moradores da região.

A Avenida Miguel Melo dos Santos tem papel estratégico no município. Além de atender diretamente os moradores da rua, beneficia quem utiliza a via todos os dias — como os residentes do conjunto habitacional Otaviano Joaquim Bezerra.

Com mais essa ação, a Prefeitura de Iguaracy reforça o compromisso de investir em infraestrutura e promover o desenvolvimento urbano, construindo uma cidade cada vez mais moderna e preparada para o futuro.


Giro de Notícias com o resumo das principais informações do momento

Comerciantes da Avenida Manoel Borba reclamam de excesso de barulho
Comerciantes da Avenida Manoel Borba, principal via de Afogados da Ingazeira, têm manifestado reclamações sobre o excesso de barulho no local, situação que se agrava especialmente nos dias de feira. Segundo os relatos, o volume de carros de som, cantores de calçadas e rádios poste é tão alto que chega a prejudicar o atendimento e a comunicação com os clientes. Os lojistas afirmam que a intensidade do ruído torna impossível manter conversas ou realizar ligações. A situação levanta um importante debate sobre como conciliar o direito ao trabalho e à animação nas ruas com o respeito ao sossego público e à atividade comercial. O problema reflete um desafio de convivência em espaços urbanos de grande movimentação. Informação na íntegra

Melhor época do ano esta chegando: Caravana de Natal da Coca-Cola ilumina Caruaru no próximo sábado
A cidade de Caruaru se prepara para receber a tradicional Caravana Especial de Natal da Coca-Cola no próximo sábado (25). O evento, que marca o reforço do clima natalino na Capital do Agreste, promete um desfile com música, luzes, apresentações temáticas e a presença do Papai Noel. A programação terá início às 18h, partindo da Estação Ferroviária. Em seguida, os caminhões iluminados farão paradas estratégicas, incluindo o Shopping Difusora, seguindo pela Via Parque e encerrando o percurso na Avenida Caruaru. A Caravana, consolidada como um dos momentos mais aguardados do calendário local, busca envolver o público de todas as idades em um roteiro cênico com trilhas clássicas de Natal. A expectativa é de grande mobilização de moradores e visitantes ao longo de todo o itinerário. Informação na íntegra


Faltam poucas horas para o início da 30ª Festa de Zé Dantas em Carnaíba
A 30ª Festa de Zé Dantas está com os preparativos acelerados para começar nesta quinta-feira (23) no Pátio de Eventos Milton Pierre, em Carnaíba. O tradicional evento promete movimentar o município e atrair visitantes da região e estados vizinhos com três noites de shows que unem fé, forró e animação. A programação musical começa na quinta-feira (23) com a Noite Gospel, apresentando Nelito Sanfoneiro de Cristo, Alice Maciel e Eula Cris. Na sexta-feira (24), a festa continua com muito forró ao som de Genailson do Acordeon, Batista Lima e Fulô de Mandacaru. O encerramento no sábado (25) ficará por conta de Caike Souza, Hungria e a banda Mastruz com Leite. A edição deste ano celebra a memória do poeta e compositor Zé Dantas, sendo marcada pela organização e valorização da cultura local. Informação na íntegra


Menino de 9 anos morre ao ser atropelado por caminhão-pipa em Belém do São Francisco, nesta quarta-feira
Um trágico acidente resultou na morte de um menino de 9 anos, atropelado por um caminhão-pipa na tarde desta quarta-feira (22), em Belém do São Francisco, Sertão de Pernambuco. De acordo com informações iniciais, a criança estava de bicicleta perto do cemitério municipal quando foi atingida pelo veículo. A Polícia Militar foi acionada para isolar o local, permitindo o trabalho das equipes do Instituto de Criminalística (IC) e do Instituto de Medicina Legal (IML), responsáveis pela perícia e remoção do corpo. O motorista do caminhão-pipa se apresentou espontaneamente à Delegacia de Polícia Civil de Belém do São Francisco, que ficará encarregada de investigar as circunstâncias do atropelamento e apurar os fatos. Informação na íntegra


Filho é esfaqueado pelo próprio pai durante discussão em Serra Talhada
Um caso de agressão com arma branca mobilizou Policiais Militares do 14º BPM na noite dessa quarta-feira (22), na localidade da Várzea, em Serra Talhada, no Sertão do Pajeú. A vítima foi socorrida e levada ao Hospital Regional Prof. Agamenon Magalhães (Hospam). No hospital, o filho agredido relatou à polícia que, durante a ingestão de bebida alcoólica com o pai e um irmão, iniciou-se uma discussão familiar envolvendo a mãe, ex-companheira do suspeito. No auge do desentendimento, o pai teria pegado uma faca na cozinha e desferido um golpe que atingiu o ombro direito do filho. O irmão tentou intervir, mas caiu de uma escada. Após o crime, o pai fugiu e não foi encontrado pela polícia. Apesar dos fatos, a vítima informou na Delegacia de Polícia Civil de Serra Talhada que não desejava representar judicialmente contra o pai. Informação na íntegra


Polícia passa na hora de assalto, e prende criminosos em Itapetim
Dois homens foram presos em flagrante por policiais do 23º Batalhão de Polícia Militar (BPM) na manhã desta quarta-feira (22), em Itapetim, no Sertão do Pajeú, após um roubo à loja Marcílio Motos. Os acusados, J. R. F. da S., 44 anos, e J. É. F. de S., 39 anos, ambos ex-presidiários com extenso histórico criminal, amarraram e amordaçaram o proprietário do estabelecimento durante o assalto. Um dos criminosos portava um revólver calibre .38. A dupla roubou um celular e R$ 363,00, além de tentar subtrair uma motocicleta que foi abandonada por falha mecânica. Graças às diligências rápidas, o efetivo policial conseguiu localizar e prender os autores, recuperando todos os bens subtraídos. O 23º BPM destacou o sucesso da ação no combate à criminalidade na região, e a ocorrência foi encaminhada à Delegacia de Polícia Civil de Itapetim. Informação na íntegra


Alepe aprova criação da Rota Turística do Cangaço em municípios do Pajeú
A Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) aprovou o Projeto de Lei nº 2690/2025, de autoria do deputado Fabrizio Ferraz (SD), que oficializa a Rota Turística do Cangaço no estado. O projeto visa valorizar o patrimônio cultural de diversos municípios sertanejos que possuem ligação histórica com o movimento do cangaço. Entre as principais diretrizes da Rota estão a promoção do turismo, o fomento a eventos culturais e gastronômicos e o incentivo à capacitação profissional no setor. A iniciativa abrange 15 municípios, incluindo Afogados da Ingazeira, Serra Talhada e Triunfo. A medida aprovada busca fortalecer a cadeia produtiva do turismo e da cultura, com foco na geração de empregos, aumento de renda e desenvolvimento sustentável das comunidades locais. Com a sanção da lei, caberá ao Poder Executivo regulamentar as ações para a efetiva implementação da rota. Informação na íntegra


Tesouro de US$100 milhões é encontrado no quintal, mas dono pode não levar nada
Um achado geológico de valor inestimável ocorreu no Sri Lanka, quando trabalhadores cavavam um poço no quintal de um comerciante em Ratnapura, a "cidade das pedras preciosas". Eles encontraram o maior aglomerado de safiras estreladas já registrado no mundo, pesando cerca de 510 quilos e contendo 2,5 milhões de quilates, batizado de Serendipity Sapphire. O bloco exibe o fenômeno do asterismo, um efeito de estrela provocado pela reflexão da luz, e especialistas estimaram seu valor teórico em até US$ 100 milhões. A descoberta mobilizou autoridades, e o comerciante notificou o órgão nacional de gemas. Devido à regulamentação estatal da mineração e comércio de gemas no Sri Lanka, que exige certificação para evitar contrabando e preservar o patrimônio, o caso ganhou notoriedade e gerou rumores sobre uma possível expropriação, o que não foi confirmado oficialmente. Informação na íntegra


Guardas municipais crescem e se “militarizam” durante Governo Lula
O Governo Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tem investido na ampliação e qualificação das guardas municipais (GMs) no país, com o lançamento de um programa de R$ 65 milhões para equipar e treinar as forças. Paralelamente, o governo apoia a Proposta de Emenda à Constituição 57/2023, que busca ampliar o reconhecimento constitucional das GMs. Historicamente criadas para a proteção de bens municipais, as guardas têm expandido sua atuação, adotando funções de policiamento urbano e uma estética militarizada, com 22 das 23 capitais com guarda autorizando o uso de arma de fogo. Embora a legislação federal proíba a militarização estética e operacional, o crescimento das guardas municipais, que aumentaram as despesas municipais com segurança em quase 90% entre 2011 e 2023, é acompanhado por falta de padronização nacional e a apropriação de símbolos militares, como a caveira do BOPE. Informação na íntegra


Objeto misterioso atinge avião em pleno voo e deixa piloto ferido
Um voo da United Airlines, de Denver para Los Angeles, sofreu um impacto inesperado a cerca de 10.970 metros de altitude, atingido por um objeto misterioso ainda não identificado. A colisão estilhaçou o para-brisa do Boeing 737 MAX 8, e cacos de vidro feriram o piloto no braço. Apesar do susto e dos danos, o piloto conseguiu manter o controle da aeronave e realizou um pouso de emergência sem maiores incidentes. As especulações sobre a natureza do objeto variam entre balão meteorológico e detritos espaciais, visto que o voo cruzava um espaço aéreo com alta densidade de satélites e lixo orbital. Órgãos como a FAA e a NTSB foram acionados para investigar o caso, coletando o para-brisa danificado para análise técnica. O incidente coloca em pauta a crescente preocupação com a segurança aérea devido ao aumento de objetos em alta altitude. Informação na íntegra


Sertão alcança melhores resultados do Estado na redução dos crimes violentos, diz SDS
A Secretaria de Defesa Social (SDS) de Pernambuco divulgou que o Sertão alcançou resultados de destaque na redução da criminalidade, seguindo a tendência de queda dos crimes violentos no estado. Em setembro, a região registrou uma retração de 27,1% nos Crimes Violentos contra o Patrimônio (CVPs) em relação ao ano anterior, com 38 casos a menos. As ações estratégicas do programa "Juntos pela Segurança", que envolvem reforço no policiamento e trabalho de inteligência, foram creditadas pelo sucesso. A redução foi significativa na subtração de veículos, com queda de 39,4% nos roubos e 36,4% nos furtos. Além disso, não houve registro de furto de cargas no mês. Houve também redução nas Mortes Violentas contra Mulheres, com recuo de quase 30% no acumulado do ano. Informação na íntegra
 

Viagem inaugural da Transnordestina acontece nesta sexta(24) entre o Piauí e Ceará
A viagem inaugural do trem de cargas da ferrovia Transnordestina está marcada para esta sexta-feira (24), partindo de Bela Vista do Piauí com destino a Iguatu, no Ceará. O evento marca o início operacional da ferrovia, considerada estratégica para o desenvolvimento econômico do Piauí e da região. Os governadores Rafael Fonteles (Piauí) e Elmano de Freitas (Ceará), juntamente com outras autoridades, acompanharão o trajeto. A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) já emitiu autorização para a etapa de transporte comissionado. A viagem deve durar aproximadamente 20 horas e será responsável por transportar uma carga de milho ao longo de 585 km de extensão. Informação na íntegra

Giro de Notícias com o resumo das principais informações do momento

Chove forte em alguns municípios do Sertão de Pernambuco, segundo a Apac
Tem chovido intensamente em áreas do Sertão de Pernambuco, com destaque para Verdejantes e Mirandiba. Estes municípios acumularam mais de 50mm de água nas últimas 12 horas, conforme dados da Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac). Em Verdejantes, a chuva se intensificou na madrugada, registrando 68,68mm em 6h e superando 70mm em 12h. Mirandiba apresentou acúmulo de 48,65mm em 6h e 50,23mm em 12h, com situação similar. Outros municípios, como São José do Belmonte e Ipubi, tiveram precipitações concentradas na madrugada e manhã. Os registros foram de 37,45mm e 30,8mm, respectivamente, nas últimas horas analisadas. O volume de chuvas é considerado forte, alterando a paisagem de forma significativa na região. A Apac monitora a situação e mantém o acompanhamento dos índices pluviométricos. Informação na íntegra


Gasolina vai baixar 4,9% a partir de hoje(21)
A Petrobras anunciou a redução de 4,9% no preço da gasolina A vendida às distribuidoras, a partir desta terça-feira. A gasolina A, que é o combustível puro, é misturada ao etanol pelas distribuidoras antes de ser vendida nos postos. Com a redução de R$ 0,14 por litro, o preço médio de venda da Petrobras passa a ser de R$ 2,71 por litro. Esta é a segunda queda de preço promovida pela estatal em 2025, somando uma redução de 10,3% no acumulado do ano. No comunicado, a empresa citou que a queda no preço da gasolina chega a 22,4% desde dezembro de 2022, considerando a inflação. O movimento da Petrobras deve trazer alívio para a inflação do país, já que o combustível tem grande peso no IPCA. O preço final nas bombas, contudo, é influenciado por frete, mistura com etanol, impostos e margem de lucro dos postos. O preço do diesel vendido às distribuidoras não sofrerá alteração, tendo recuo de 35,9% desde o final de 2022. Informação na íntegra


Homem é preso em Serra Talhada após ‘brechar’ jovem de 19 anos no banho
Um homem de 47 anos foi preso em Serra Talhada, no bairro da Malhada, por importunação sexual. O caso ocorreu na tarde da última segunda-feira, quando o vizinho espiou uma jovem de 19 anos que tomava banho. A vítima percebeu que estava sendo observada por um buraco na parede do muro de sua residência. Ao se sentir observada, a jovem gritou e se defendeu jogando água em direção ao vizinho. Ela acionou a Polícia Militar por telefone, que prontamente compareceu ao local do ocorrido. Diante dos fatos, os dois envolvidos foram conduzidos à delegacia para as medidas cabíveis. A condução foi realizada pela Polícia Militar sem necessidade de uso da força contra o suspeito. O boletim de ocorrência foi registrado e o caso segue sob a responsabilidade da Polícia Civil. Informação na íntegra


Crise do metanol derruba vendas em bares e restaurantes em setembro
As vendas em bares e restaurantes sofreram queda em setembro, sendo a crise do metanol um dos fatores centrais. A contaminação de bebidas alcoólicas causou temor nos consumidores e afetou o movimento do setor em várias regiões. Até a data do relatório, o Brasil registrava 46 casos de intoxicação e 8 mortes relacionadas a bebidas adulteradas. O aumento nos custos da alimentação fora do lar também contribuiu, com inflação de 8,24% em 12 meses, acima do índice geral. Entre 24 estados, apenas Maranhão (+2,6%) e Mato Grosso do Sul (+1%) apresentaram crescimento nas vendas. As maiores quedas foram em Roraima (-11,5%), Pará (-9,9%), Rio de Janeiro e Santa Catarina (-7,6%), Paraíba e Sergipe (-7%). Um economista afirmou que o impacto deve ser pontual e de curta duração, com a fiscalização restabelecendo a confiança. Setembro, contudo, é um mês tipicamente com menor movimento para o setor de alimentação fora de casa. Informação na íntegra


Afogadense conquista dois primeiros lugares em competição de fisiculturismo no Ceará
A atleta Josy Umburana, de 33 anos, brilhou em uma competição de fisiculturismo realizada no Crato, Ceará. Representando Afogados da Ingazeira, ela conquistou o 1º lugar em duas categorias: Wellness Estreante e Wellness Open. A profissional de Lash Design revelou que sua trajetória na musculação começou aos 14 anos, por se achar magra. Apesar dos 19 anos de treino, a atleta só seguiu uma dieta restrita recentemente, desafiada pelo nutricionista esportivo Rogério Timóteo. Com apenas dois meses de preparação, ela obteve um resultado significativo em sua estreia no esporte. Josy também competiu na categoria Bikini, onde alcançou o 2º lugar devido à sua densidade física. Na disputa final do Overall, que reuniu campeãs de alto nível, Josy ficou entre as duas melhores atletas. Os árbitros destacaram seu nível físico, afirmando que não há competidora no Ceará com sua altura e densidade muscular. Informação na íntegra


Lula negocia com Trump, mas faz mimo bilionário aos EUA: R$ 1,2 bi em helicópteros sem licitação
O governo Lula negocia com Donald Trump a redução da tarifa de 50% imposta pelos EUA sobre produtos brasileiros. Paralelamente, o Brasil irá gastar R$ 1,2 bilhão (US$ 229,9 milhões) na compra de 11 helicópteros Black Hawk dos EUA. A aquisição será feita sem licitação, sendo as aeronaves fabricadas pela empresa americana ACE Aeronautics, do Alabama. O contrato inclui aeronaves modelo UH-60L e um pacote tecnológico de última geração para o cockpit. A operação está sendo conduzida pelo Ministério da Defesa, via Comando da Aeronáutica e o Parque de Material Aeronáutico de São Paulo. Com este novo lote, a Força Aérea Brasileira (FAB) passará a ter um total de 24 Black Hawks em sua frota. As aeronaves são utilizadas em missões essenciais como transporte de tropas, carga e resgate em áreas isoladas. O Exército Brasileiro também possui quatro unidades de combate do Black Hawk em operação desde 1997. Informação na íntegra


Número de fumantes volta a crescer no Brasil após quase 20 anos de queda
Pela primeira vez em quase duas décadas, o número de fumantes adultos voltou a crescer nas capitais brasileiras. A proporção aumentou de 9,3% em 2023 para 11,6% em 2024, representando um crescimento de 25% em apenas um ano. Os dados, divulgados pelo Ministério da Saúde, acendem um alerta entre especialistas e autoridades de saúde pública. O aumento preocupa, especialmente pela retomada do hábito de fumar entre os mais jovens do país. Especialistas apontam que o crescimento pode estar ligado à popularização de novos produtos de tabaco. Cigarros eletrônicos e vapes são amplamente difundidos e vistos equivocadamente como alternativas mais seguras. O Brasil era referência mundial na redução do consumo de cigarros devido a políticas públicas rigorosas. O Ministério da Saúde deverá reforçar campanhas e estudar medidas para regular produtos eletrônicos de venda proibida pela Anvisa. Informação na íntegra


Ex-ministro diz que ‘Bolsonaro está morrendo aos poucos’
O ex-ministro do Turismo, Gilson Machado, declarou que o ex-presidente Jair Bolsonaro "está morrendo aos poucos". A afirmação foi feita em uma publicação na rede X, na qual ele criticou aliados e pediu o fim das disputas internas da direita. Gilson Machado, que disse conhecer Bolsonaro "como poucos", atribuiu o sofrimento a efeitos emocionais do isolamento. Segundo ele, o ex-presidente está somatizando o sofrimento imposto pela situação que enfrenta atualmente. Jair Bolsonaro, de 70 anos, cumpre prisão domiciliar em Brasília desde agosto e enfrenta problemas de saúde. O ex-presidente teve crises de soluço e pelo menos 13 hospitalizações desde o atentado sofrido em 2018. O ex-ministro defendeu a unidade entre os apoiadores, pedindo que parem de lutar pelo espólio do líder. Ele finalizou o apelo pedindo foco na busca pela "volta da liberdade no país", mantendo Bolsonaro no centro das disputas. Informação na íntegra
 

Jovem é preso por fingir ser aluno da PM para viralizar na web
Um jovem de 20 anos está sendo investigado pela Polícia Civil do Espírito Santo por se passar por aluno da PM. Ele fingia ser aluno do Curso de Formação de Oficiais da Polícia Militar do Espírito Santo (PMES) nas redes sociais. O suspeito publicava fotos e vídeos ostentando uniformes e insígnias para aparentar vínculo com a instituição militar. Investigadores da 9ª Delegacia Regional de Itapemirim apreenderam materiais usados pelo jovem na última quinta-feira. Foram apreendidos duas camisas de aluno da PMES, um coturno, uma calça tática, uma boina e um simulacro de arma de fogo. O caso chamou a atenção pela tentativa do suspeito de obter notoriedade e respeito social com o uso indevido de símbolos. A conduta pode configurar tanto crime comum quanto crime militar, pelo uso indevido de uniformes e distintivos. O uso indevido de fardas e símbolos oficiais pode induzir terceiros em erro e coloca em risco a credibilidade das instituições. O investigado responderá em liberdade pelo crime de uso indevido de selo ou sinal público, previsto no Código Penal. Informação na íntegra

Giro de Notícias com o resumo das principais informações do momento

Acidente em Tabira envolvendo duas motos deixa um morto e dois feridos
Um grave acidente foi registrado na noite deste domingo (19) na cidade de Tabira, no Sertão de Pernambuco, após a colisão frontal entre duas motocicletas. O impacto resultou na morte de um jovem, identificado como Celso, popularmente conhecido como “Batata”, que faleceu ainda no local do ocorrido devido aos ferimentos. Outros dois jovens envolvidos no acidente foram socorridos com vida e imediatamente encaminhados para uma unidade de saúde da região para receberem atendimento médico. O estado de saúde dos feridos não foi detalhado pelas autoridades até o momento. O acidente aconteceu na saída do município, no sentido a Água Branca (PB). Moradores das proximidades relataram desespero e prestaram os primeiros socorros antes da chegada das equipes de resgate. As causas que levaram à colisão das duas motos no Sertão pernambucano continuam sendo apuradas pelas autoridades policiais competentes. Informação na íntegra


Gás do Povo: Pernambuco terá o botijão mais barato do Brasil; veja como vai funcionar o novo programa
O programa federal Gás do Povo está prestes a ser lançado, prometendo uma nova sistemática de apoio à compra de gás de cozinha para famílias de baixa renda. Uma nova portaria do governo federal definirá os preços de referência do gás de cozinha em cada estado, com validade até dezembro de 2025. Pernambuco terá o menor preço médio do país, fixado em R$ 89,67 pelo botijão de 13 kg, enquanto o valor mais alto será no Acre, chegando a R$ 122,12. O cálculo dos preços será atualizado a cada dois meses e considerará custos de aquisição do GLP, além de tributos federais e estaduais. O novo formato substituirá o atual vale-gás pago em dinheiro por um voucher exclusivo para a compra do botijão de 13 kg em revendedoras credenciadas. Os primeiros vouchers devem ser emitidos entre novembro e dezembro, atendendo cerca de 15,5 milhões de famílias cadastradas no CadÚnico. O número de auxílios anuais variará conforme o tamanho da família, com um sistema de 4 a 6 auxílios por ano. O objetivo é tornar a política de apoio mais eficiente, garantindo que o recurso seja usado diretamente na compra do gás. Informação na íntegra


Criança encontra ossos humanos em praia britânica, achado pode ser histórico
Uma criança encontrou ossos humanos em Saunton Sands, uma praia do Reino Unido, levando a polícia a isolar a área e acionar um arqueólogo forense. A Devon & Cornwall Police confirmou que os restos são humanos, mas a idade do material ainda não foi determinada pelos especialistas. A investigação em curso busca definir se o achado é histórico (muito antigo) ou se demanda uma investigação criminal por ser recente. A região de North Devon, onde a descoberta ocorreu, tem um histórico de revelações semelhantes, com restos humanos frequentemente expostos pela erosão marinha. Em maio, por exemplo, dois conjuntos de restos foram encontrados em praias vizinhas e posteriormente identificados como pertencentes ao mesmo homem, sem suspeita de crime. A arqueologia forense atuará para analisar a coloração, mineralização e o contexto dos ossos, orientando se o caso seguirá para uma abordagem histórica ou pericial completa. Marés, ventos e tempestades agem como um "arquivo de areia", revelando materiais soterrados há anos ou décadas, o que explica a recorrência desses achados após temporais. O laudo do arqueólogo forense é essencial para a datação e para guiar os próximos passos da investigação. Informação na íntegra


Número de brasileiros que trabalham por aplicativos cresce 25% em dois anos, aponta IBGE
O Brasil registrou um aumento de 25,4% no número de pessoas que trabalham por meio de aplicativos e plataformas digitais entre 2022 e 2024. O levantamento do IBGE, parte da PNAD Contínua, aponta que o país alcançou a marca de 1,654 milhão de trabalhadores nessa modalidade. Em apenas dois anos, houve um acréscimo de 335 mil pessoas ocupadas por aplicativos, refletindo a expansão dos serviços mediados por tecnologia. O crescimento está ligado principalmente a setores como transporte de passageiros, entregas e serviços sob demanda. Entre os condutores de automóveis, 43,8% (824 mil) utilizavam aplicativos em 2024 como ocupação principal. Já entre os motociclistas, 33,5% (351 mil) trabalhavam por meio de aplicativos de entrega. O estudo destaca a consolidação do trabalho por plataformas no cenário econômico brasileiro e sua crescente importância na geração de renda. Especialistas ressaltam que o principal desafio agora é a regulamentação para garantir condições de trabalho dignas a esses profissionais. Informação na íntegra


Juiz manda recolher menor que praticava furtos em Carnaíba
Um mandado de busca e apreensão foi cumprido nesta sexta-feira (17/10) em Carnaíba, Pernambuco, contra um adolescente com histórico de furtos. O efetivo do 23º BPM recebeu a informação sobre o mandado em aberto contra o menor T. R. da S. durante patrulhamento na cidade. A equipe policial, com o apoio de um Sargento, conseguiu localizar e abordar o jovem no Centro do município. Durante a abordagem, o adolescente foi contido, pois apresentava sinais de alteração comportamental, demonstrando agressividade. O menor já possuía diversas conduções anteriores registradas pela prática de furtos na região. Ele foi apreendido e levado à Delegacia de Polícia Civil de Carnaíba para as providências cabíveis. O jovem estava acompanhado de sua genitora, G. B. da S., no momento da condução à delegacia. A ação reforça o compromisso da Polícia Militar com a segurança e o cumprimento das determinações judiciais na área. Informação na íntegra


Turistas mais felizes: 5 cidades que viram sorriso fácil
Um novo ranking elegeu as cidades onde os turistas demonstram maior felicidade, avaliando pilares ligados ao bem-estar em viagem. Os critérios considerados incluem luz solar, contato com a natureza, qualidade do sono, alimentação saudável e caminhabilidade. A lógica é que destinos que favorecem esses fatores tendem a oferecer experiências mais leves e revigorantes aos visitantes. Lisboa, em Portugal, lidera a lista, destacando-se pelas 2.828 horas de sol anuais, áreas verdes e facilidade de exploração a pé. Em seguida vêm Helsinque (Finlândia), elogiada pelo ambiente "sleep-friendly" e grande quantidade de verde urbano por habitante. Orlando (EUA), Atenas (Grécia) e Edimburgo (Escócia) completam o top 5, cada uma com seus atrativos como sol, parques ou rotas caminháveis. Lisboa, por exemplo, ainda conta com proximidade de praias e crescente oferta de restaurantes com foco em alimentação saudável. O levantamento sugere que a receita para a "viagem feliz" envolve menos tempo em trânsito, boa noite de sono, alimentação equilibrada e o aproveitamento do sol e da natureza. Informação na íntegra


"Vulva de Ozempic”: perda de peso exagerada na parte íntima causa estranheza nas mulheres que fazem uso de canetas emagrecedoras
O termo "vulva de Ozempic" está viralizando, referindo-se à perda de gordura na região íntima decorrente do uso de canetas emagrecedoras à base de semaglutida. O fenômeno é uma consequência direta da perda de peso rápida e acentuada provocada pelo medicamento, já notada em outras partes do corpo. Assim como o "rosto de Ozempic" e o "braço de Ozempic", a vulva sofre com a flacidez devido à diminuição abrupta da gordura corporal. Especialistas explicam que a perda de gordura gera flacidez nos lábios externos e enfraquecimento dos músculos vaginais, causando desconforto estético e funcional. Além da flacidez, pode ocorrer secura vaginal, resultando em ressecamento, dor, ardor e desconforto durante as relações sexuais. Para quem mantém o tratamento, são recomendados hidratantes, lubrificantes e o uso de estrogênio tópico para aliviar os sintomas. Tecnologias como laser e radiofrequência, além da fisioterapia pélvica, também são indicadas para melhorar a saúde da região. Informação na íntegra


Tim Maia nunca quis ser cantor, diz o filho
O filho de Tim Maia, Carmelo Maia, tem reiterado em entrevistas que o Síndico da música brasileira nunca sonhou em ser cantor. Segundo Carmelo, o grande desejo de Tim Maia era, na verdade, trabalhar com cinema, almejando ser um "Steven Spielberg frustrado". Essa afirmação já havia sido feita em 2022 e foi reforçada em novas entrevistas em 2025, dividindo bastidores da vida do artista. Carmelo sugere que a vida direcionou o pai para a música, embora o sonho inicial fosse a sétima arte. Apesar disso, a biografia de Tim Maia mostra seu envolvimento profundo com som, arranjo e performance, indicando uma paixão pela música. O contexto da vida de Tim, que misturou referências de soul e funk após períodos nos EUA, o tornou um gigante da MPB, independente do sonho original. A revelação visa separar o sonho de juventude do amor e da genialidade de Tim Maia pela música. O fato é que o artista brilhou intensamente no palco, deixando um legado imenso na história musical brasileira. Informação na íntegra


Pernambuco chega a 71 casos suspeitos de intoxicação por metanol
Pernambuco contabiliza 71 casos suspeitos de intoxicação associada ao consumo de bebidas alcoólicas contendo metanol. O dado foi atualizado pela Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE), incluindo mais um caso notificado de possível intoxicação. O estado mantém o registro de três casos confirmados da doença, todos localizados no município de Lajedo. Desses casos confirmados, dois resultaram em óbitos, e o terceiro paciente sobreviveu, mas sofreu sequelas oculares. Dez pacientes, com suspeita de intoxicação por metanol, continuam internados em unidades de saúde no estado. Do total de notificações suspeitas, 67 são de Pernambuco e quatro são oriundas de outros estados. As autoridades de saúde seguem monitorando a situação e investigando a origem da contaminação das bebidas. Informação na íntegra
 

Entenda como o prejuízo dos Correios ameaça as contas públicas
Os recorrentes prejuízos bilionários dos Correios se tornaram uma séria ameaça ao equilíbrio das contas públicas federais. Diante do cenário, o governo decidiu que o Tesouro Nacional atuará como garantidor de um empréstimo de R$ 20 bilhões para a estatal. Como os Correios são uma estatal não dependente, seus resultados negativos não impactam diretamente o Orçamento, mas a garantia do Tesouro transfere o risco. Segundo especialistas, a injeção direta de dinheiro agora entraria no limite do novo arcabouço fiscal, obrigando o governo a conter outras despesas. Além disso, uma capitalização levanta questões legais sobre a dependência da estatal, o que seria um "grande problema" para o Orçamento da União. O empréstimo com garantia do Tesouro viabiliza o crédito, já que a situação financeira da empresa é vista como arriscada pelos bancos. A empresa anunciou um plano de reestruturação com corte de despesas, diversificação de receitas e o uso do empréstimo para recuperar a saúde financeira. No primeiro semestre, os Correios registraram um prejuízo de R$ 4,3 bilhões, mais que triplicando o resultado negativo do mesmo período no ano anterior. Informação na íntegra

Aldo Motos inaugura novo espaço na cidade de Afogados da Ingazeira

A loja de veículos Aldo Motos (@aldomotosafogados) inaugurou, neste sábado (18), seu novo espaço em Afogados da Ingazeira. Localizada na Avenida Antônio José de Lemos, nº 21, a loja passa a contar com uma estrutura mais moderna, confortável e totalmente preparada para oferecer uma melhor experiência aos clientes e amigos que buscam qualidade e confiança na compra de veículos.

O novo ambiente reflete o compromisso da empresa em continuar crescendo sem perder a essência do bom atendimento, marca registrada da Aldo Motos desde sua fundação. A equipe recebeu visitantes e parceiros em clima de comemoração e gratidão pela nova fase.

A Tv Web Sertão, por meio do projeto Web Sertão Veículos (www.websertaoveiculos.com), esteve presente no local e registrou alguns momentos da inauguração, destacando a importância do empreendimento para o setor automotivo da região.

Para mais informações, os interessados podem entrar em contato pelo telefone (87) 99925-9077 ou visitar o novo endereço da loja. (Veja a reportagem).
Confira algumas imagens abaixo:

Morre 17ª vítima do acidente ocorrido na Serra dos Ventos, em Saloá

Subiu para 17 o número de vítimas do acidente de ônibus na BR-423 entre Paranatama e Saloá, na noite dessa sexta-feira (17). A informação foi confirmada pela Secretaria de Defesa Social de Pernambuco (SDS-PE).

De acordo com a SDS, até o fim da manhã deste sábado (18), o Instituto de Medicina Legal de Pernambuco (IML) recebeu 16 corpos. Outra vítima que estava internada no Hospital, em Garanhuns, não resistiu aos ferimentos e morreu nesta tarde.

“Por serem vítimas dos estados da Bahia e Minas Gerais, a identificação será feita por meio de fichas papiloscópicas, que serão enviadas pelos institutos desses estados”, diz a nota da secretaria.

Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o ônibus havia saído originalmente de Brumado, município no interior da Bahia. O veículo fazia excursão para um centro de confecções em Santa Cruz do Capibaribe, a mais de 1,1 mil quilômetro de distância.

A suspeita é que o motorista tenha perdido o controle do veículo, invadido a contramão e colidido com um barranco de areia às margens da rodovia.

A Polícia Civil de Pernambuco (PCPE) registrou, através da 18ª Delegacia Seccional de Garanhuns, a ocorrência como acidente de trânsito com vítimas fatais e instaurou um inquérito policial para apurar os fatos.
Diário de Pernambuco / Imagem Comando Policial

Vice-prefeito Marquinhos Melo anuncia saída da Secretaria de Administração de Iguaracy


O vice-prefeito de Iguaracy, Marquinhos Melo, anunciou nesta sexta-feira (17) sua saída do cargo de Secretário de Administração do município, função que exerceu por cerca de dez meses na atual gestão. Em nota pública, Marquinhos destacou que a decisão foi tomada com serenidade e gratidão, após um período de muita dedicação, desafios e compromissos com o desenvolvimento da cidade. Segundo ele, o momento agora é de cuidar da saúde e seguir contribuindo com o município a partir do cargo de vice-prefeito, mantendo o mesmo compromisso com o povo iguaraciense.

Confira a nota na íntegra:

Queridos amigos e amigas,
Hoje me despeço do cargo de Secretário de Administração do município de Iguaracy. Uma decisão que carrego com serenidade no coração e com a certeza de que dei o meu melhor em cada dia de trabalho, durante esses 10 meses à frente da pasta na gestão.

Foram tempos de muita entrega pessoal, decisões difíceis, e, acima de tudo, um profundo compromisso com o bem da nossa cidade. Não foi uma missão fácil — mas foi uma missão que abracei com alma, responsabilidade, enquanto pude, com compromisso e amor por essa terra que tanto amo.

Há um tempo em que o corpo fala mais alto e a mente pede descanso. Não existem atalhos nem justificativas que adiem esse chamado. Aprendi que não precisamos esperar chegar ao limite para recomeçar. Por isso, reconheço que este é o momento de me retirar e cuidar da minha saúde.

Agradeço a confiança de todos, aos colegas secretários e toda equipe de governo pelo companheirismo e aos servidores públicos pelo esforço diário em fazer a máquina pública andar. Agradeço, principalmente, ao povo — por cada palavra de apoio, por cada cobrança justa, por acreditarem que é possível fazer política com seriedade.

Saio da secretaria da Administração, mas não me afasto da vida pública, não estou me afastando do cargo de vice-prefeito, função que continuarei exercendo com o mesmo compromisso de sempre com a nossa gente, retribuindo a confiança que me foi dada nas urnas no último pleito eleitoral.

A missão de servir à população segue firme, agora em uma nova etapa da caminhada. Continuo à disposição da população, com a mesma vontade de servir, construir pontes, ouvir, dialogar e lutar por dias melhores para todos.
Continuarei a disposição de todos, com os pés no chão, escuta ativa e ao lado do povo.

Sigo firme, com o coração grato e os olhos voltados para o futuro. O compromisso com Iguaracy segue mais vivo do que nunca, pois Juntos Somos Mais Fortes.

Muito obrigado por tudo. A luta continua.

Marquinhos Melo
Vice-prefeito de Iguaracy

Caravana da Primeira Infância é sucesso nas escolas municipais de Iguaracy

A Prefeitura de Iguaracy, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Assistência Social, e com o apoio total da primeira-dama Dra. Graça Valadares, celebrou com grande sucesso a realização da Caravana da Primeira Infância, em alusão ao Mês das Crianças.

A programação percorreu diversas escolas da rede municipal de ensino, levando momentos de alegria, cuidado e valorização da infância. Com brincadeiras, danças, músicas, personagens vivos, distribuição de brindes, guloseimas e muita animação, a caravana encantou crianças, educadores e famílias.

O prefeito Dr. Pedro Alves comemorou o resultado da ação:
“Foi emocionante ver o sorriso das nossas crianças. A infância precisa ser cuidada com atenção, amor e presença. Essa é uma prioridade da nossa gestão.”

A primeira-dama Dra. Graça Valadares também destacou a importância do momento:
“Cada escola visitada renovou nosso compromisso com o bem estar das nossas crianças. Agradeço a todas as equipes envolvidas por proporcionarem tanta alegria.”

A secretária de Desenvolvimento e Assistência Social, Juliany Rabelo, reforçou: "Cuidar da infância é garantir um futuro melhor. Essa caravana foi pensada com muito carinho para cada criança."

A Caravana passará por mais outras escolas da zona rural durante o mês de outubro.
Confira abaixo imagens dos eventos desta quinta-feira (16):





BLOG TV WEB SERTÃO
A MELHOR SELEÇÃO DE NOTÍCIAS!

As matérias e os textos que não são de nossa autoria, nem sempre expressam, necessariamente, a opinião, o pensamento ou orientação ideológica da Web Sertão.

SOBRE FONTE E AUTORIA DAS INFORMAÇÕES

Boa parte das matérias que são de interesse publico acabam viralizando nos meios de comunicação sem a devida fonte e autoria do conteúdo. Em caso de ausência ou divergências relacionada aos créditos de alguma informação aqui republicada, texto ou imagem, pedimos que entre em contato com a nossa redação pelo - (87) 98821-5232 - para ratificações.