BLOG TV WEB SERTÃO - PUBLICIDADE E PROPAGANDA / NOTÍCIAS DE IGUARACY E REGIÃO


Gestão Dr. Pedro Alves apoia evento do 23º BPM e celebra união entre esporte e respeito à mulher

O Governo Municipal de Iguaracy esteve presente, na manhã do último domingo (26), na 1ª Corrida Passos de Coragem, promovida pelo 23º Batalhão da Polícia Militar, em Afogados da Ingazeira. O evento celebrou a força do esporte como instrumento de inclusão social, fortalecimento comunitário e promoção da saúde.

O prefeito Dr. Pedro Alves, que manifestou total apoio à iniciativa, destacou o papel de eventos como este na construção de uma sociedade mais justa e participativa.

“É motivo de orgulho para Iguaracy apoiar ações que unem esporte, segurança e cidadania. Acreditamos que iniciativas como essa valorizam a vida e reforçam o respeito entre as pessoas”, afirmou o gestor.

Representando oficialmente a gestão municipal, estiveram presentes a secretária de Desenvolvimento e Assistência Social, Juliany Rabelo, e a coordenadora de Políticas Públicas para Mulheres, Eliana Torres, acompanhadas por um grupo de iguaracienses que participou ativamente das atividades. A equipe da Assistência Social levou materiais educativos e brindes com mensagens de conscientização sobre o enfrentamento à violência contra a mulher.

A corrida também marcou os 10 anos da Patrulha Maria da Penha no 23º BPM — um marco no combate à violência doméstica e na defesa dos direitos das mulheres.

Com presença atuante e engajada, o Governo Municipal de Iguaracy reafirma seu compromisso com o bem-estar da população, o fortalecimento de parcerias institucionais e o incentivo a ações que promovem igualdade, cidadania e qualidade de vida para todos.






Giro de Notícias com o resumo das principais informações do momento



Governo volta atrás na decisão sobre fim das aulas na autoescola
O governo federal anunciou uma mudança no projeto “CNH para Todos”, que visa reduzir o custo da primeira habilitação, em resposta à pressão do setor de autoescolas e às críticas públicas. A proposta inicial do Ministério dos Transportes, que previa a eliminação da exigência de aulas práticas obrigatórias, foi revista. A nova proposta estabelece agora a obrigatoriedade de um mínimo de cinco aulas práticas em autoescolas para os candidatos antes da realização do exame de direção. Atualmente, o Contran exige 20 horas práticas e 45 horas teóricas presenciais. O governo mantém a avaliação de tornar o curso teórico online e gratuito e mantém a figura do instrutor autônomo. Apesar do recuo, o objetivo de reduzir o custo da CNH em cerca de 60% é mantido. A consulta pública sobre o tema bateu recorde de contribuições e permanece aberta até 2 de novembro, com o projeto a ser encaminhado para votação no Contran após o prazo. Informação na íntegra

Homem é espancado a pauladas em Afogados da Ingazeira
Na manhã deste domingo (26), um homem de 42 anos foi vítima de agressões brutais em Afogados da Ingazeira. O incidente ocorreu no local conhecido como “beco da Cracolândia”, situado na Rua Nova. A vítima foi violentamente espancada a pauladas, resultando em diversos ferimentos. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi prontamente acionado para prestar socorro no local do crime. A equipe do SAMU realizou o atendimento inicial e, em seguida, encaminhou o homem ao hospital, onde deu entrada consciente. Até o momento, as autoridades não divulgaram informações que esclareçam as circunstâncias que levaram ao espancamento. A motivação do crime permanece desconhecida, e o caso deve ser investigado pela Polícia Civil. Informação na íntegra


Criança de 9 anos procura sede do 14º BPM, em ST, e denuncia padrasto
Uma criança de apenas 9 anos demonstrou coragem ao procurar a sede do 14º Batalhão da Polícia Militar, no bairro da Cohab, em Serra Talhada, na noite de domingo (26). A menina buscou ajuda para denunciar o padrasto, que estava perturbando a ordem na residência e proferindo palavras de baixo calão contra a mãe. Próximo à sede do BPM, os policiais avistaram o casal se aproximando a pé. A mulher relatou que, após consumir bebidas alcoólicas e acordar, o homem começou a chutar e quebrar móveis da casa, além de ofendê-la verbalmente. As agressões verbais foram o fator que motivou a criança a buscar a Polícia Militar. Diante da situação de violência doméstica e perturbação, todas as partes envolvidas foram conduzidas à delegacia de polícia local para os procedimentos cabíveis. Informação na íntegra


Mulher morre eletrocutada ao limpar placas solares no Agreste
Uma tragédia ocorreu na manhã de domingo (26) em Panelas, no Agreste de Pernambuco, resultando na morte de uma mulher de 59 anos, identificada como Zilca Araújo da Silva, conhecida como “Zilca da Padaria”. O óbito foi causado por uma descarga elétrica enquanto a vítima limpava placas de energia solar na cobertura de um edifício. O acidente aconteceu por volta das 9h30, quando Zilca utilizava uma vara de inox que, segundo testemunhas, encostou acidentalmente em um fio de alta tensão que passava em frente ao imóvel. A forte descarga elétrica foi fatal, e a mulher morreu instantaneamente no local, ficando presa à parede. O Corpo de Bombeiros e a Polícia Militar foram acionados para isolar a área. Após a chegada do Instituto de Criminalística (IC) e da Polícia Civil, o corpo foi removido e encaminhado ao Instituto de Medicina Legal (IML) de Garanhuns. A Polícia Civil registrou o caso como “morte a esclarecer”, e a 18ª Delegacia Seccional de Garanhuns instaurou inquérito para apurar todos os fatos. Informação na íntegra


Jovem morre após acidente na madrugada deste domingo em Serra Talhada
Um jovem de 28 anos, identificado como Fabrício, não resistiu aos ferimentos e morreu após ser vítima de um grave acidente na madrugada deste domingo (26) em Serra Talhada. O acidente ocorreu na rua Inocêncio Gomes de Andrade. O jovem foi prontamente socorrido e encaminhado ao Hospital Eduardo Campos (HEC), mas veio a óbito em decorrência da gravidade dos ferimentos. De acordo com o relato do Corpo de Bombeiros, a vítima sofreu lesões severas nas regiões da face e do crânio, e foi encontrada inconsciente, apresentando dificuldades respiratórias. A tragédia causou grande comoção, com amigos e familiares lamentando a perda precoce de Fabrício nas redes sociais. A Polícia Civil foi acionada e está encarregada de apurar as causas e circunstâncias que levaram ao acidente fatal. Informação na íntegra


Jovem morre em Belmonte após colisão entre moto e cavalo
A madrugada de sábado (25) foi palco de uma tragédia na rodovia PE-430, próximo à Baixa do Pedrinho, na zona rural de São José do Belmonte, no Sertão Central. O jovem Iago Nogueira perdeu a vida após uma colisão fatal entre sua motocicleta e um cavalo que atravessava a pista. Iago, natural do Sítio Tamboril, mas residente em Verdejante com sua família e esposa, faleceu no local em decorrência do forte impacto. A Polícia Militar foi imediatamente acionada e realizou o isolamento da área. A perícia foi chamada para os procedimentos de praxe. A morte precoce do jovem trabalhador, conhecido por ser alegre e querido em ambas as cidades, causou profunda comoção entre amigos, familiares e moradores das regiões de São José do Belmonte e Verdejante. Informação na íntegra


Homem é encontrado morto em via pública em Serra Talhada
Um homem identificado como Daniel Charles de Lima Melo, de 33 anos, foi encontrado morto em via pública no bairro Ipsep, em Serra Talhada, por volta das 18h30 deste domingo (26). O corpo foi localizado na Rua Quirino Cordeiro Magalhães. Profissionais do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foram acionados após um solicitante informar que um homem estava caído e, aparentemente, sem respirar. Ao chegarem ao local, a equipe do SAMU apenas pôde constatar o óbito de Daniel Charles. As causas da morte ainda não foram esclarecidas pelas autoridades. A área foi isolada para que a Polícia Civil realizasse os procedimentos periciais necessários. Após a perícia, o corpo foi recolhido e encaminhado ao Instituto de Medicina Legal (IML) para a determinação da causa da morte. Informação na íntegra


Após repercussão, governo Raquel retoma prova de admissão para Escolas Técnicas
O Governo de Raquel Lyra reverteu a decisão inicial de substituir a prova de admissão por sorteio eletrônico no processo seletivo das Escolas Técnicas Estaduais (ETEs). A Secretaria de Educação e Esportes (SEE-PE) confirmou que o modelo tradicional de prova será retomado após forte repercussão negativa e críticas nas redes sociais por parte de estudantes, pais e educadores. Os críticos classificaram a ideia do sorteio como um retrocesso e um ataque ao mérito estudantil, visto o alto desempenho e a qualidade de ensino das ETEs. O novo edital será publicado no sábado (25) no Diário Oficial do Estado para restabelecer a seleção por exame. Lideranças educacionais e internautas criticaram a falta de planejamento e diálogo do governo na área da educação. A SEE-PE garantiu que as etapas serão readequadas para que o ingresso dos novos alunos ocorra regularmente no início do próximo ano letivo, embora o calendário original ainda seja incerto. Informação na íntegra


Marca lança a menor garrafa de cerveja do mundo e o porquê vai te surpreender
A marca Carlsberg Suécia lançou a "menor garrafa de cerveja do mundo", uma miniatura de vidro verde com cerca de 12 milímetros de altura e capacidade para apenas 0,005 centilitros de bebida sem álcool. A criação, em parceria com a artista Åsa Strand, exigiu a reprodução microscópica fiel de rótulo e tampa. A justificativa inusitada da Carlsberg é usar a miniatura como um símbolo de moderação e uma ferramenta para a reflexão sobre o consumo de álcool. A garrafinha foi exibida em Estocolmo como parte de uma instalação que convida ao debate sobre o consumo consciente. A iniciativa faz parte de um movimento maior de marcas que buscam ampliar as categorias de produtos sem álcool ou de baixo teor alcoólico. O lançamento viralizou, gerando curiosidade e elogios de especialistas em consumo consciente e em bebidas. Informação na íntegra

Giro de Notícias com o resumo das principais informações do momento

Madrugada de terror em Serra Talhada: mulher e filhos vivem momentos de pânico durante agressões
Uma guarnição da Polícia Militar foi acionada na madrugada de segunda-feira (27) para atender a uma grave denúncia de violência doméstica no bairro Alto do Bom Jesus, em Serra Talhada. Os policiais encontraram a filha do lado de fora, abalada, que relatou que o pai agredia a mãe frequentemente e a mantinha trancada na residência com quatro crianças. O suspeito seria usuário de drogas e permitia a entrada de outros dependentes químicos no local. Após insistência policial, a mulher abriu a porta com marcas de agressão no rosto e corpo, mas recusou-se a registrar queixa. As crianças, contudo, confirmaram as agressões e relataram que o homem fugiu pulando o muro com a chegada da viatura. O agressor possui diversas passagens pela polícia e, apesar das buscas, não foi localizado. O caso foi registrado como violência doméstica e cárcere privado, e a Polícia Civil instaurou um inquérito para investigar o ocorrido. Informação na íntegra


Blogueiro é encontrado morto com mãos e pés amarrados às margens do Rio Piancó, no Sertão da PB
O blogueiro José Carlos Alves, conhecido como “Zeca Alves”, de 61 anos, foi encontrado morto na manhã de sábado (25) na zona rural de Piancó, no Sertão da Paraíba. O corpo do profissional, que mantinha um blog de notícias local e era figura conhecida na comunidade, estava ao lado de seu veículo e apresentava aproximadamente 17 perfurações de faca, além de estar com as mãos amarradas. No local, foram encontrados também um aparelho celular e um relógio. A polícia confirmou que o corpo passará por perícia e um inquérito será instaurado para identificar, localizar os suspeitos e determinar as motivações por trás do assassinato. Informação na íntegra


Polícia Civil prende homem suspeito de invadir residência, furtar bicicleta e tentar roubar carro em Princesa Isabel
A Polícia Civil da Paraíba, através do Grupo Tático Especial (GTE) de Princesa Isabel, prendeu na manhã de sexta-feira (24) um homem de 31 anos suspeito de furto qualificado e violação de domicílio. O suspeito invadiu uma residência no bairro Ibiapina durante a madrugada e tentou roubar um carro utilizando uma "chave micha". Não obtendo sucesso na tentativa de roubo do veículo, ele furtou uma bicicleta. A vítima, uma mulher de 43 anos, relatou que sua filha ouviu o barulho, mas não saiu do quarto. Durante a ação, o invasor deixou cair um celular, um cartão bancário e sua CNH, o que facilitou a rápida identificação e prisão em flagrante pela equipe policial. A bicicleta furtada foi recuperada e devolvida à vítima. O homem permanece detido na Delegacia de Princesa Isabel, aguardando audiência de custódia, e pode responder por crimes cujas penas somadas podem chegar a cinco anos de prisão. Informação na íntegra


Morre Vanessa Rios, ex-vocalista da banda Capim com Mel
A cantora Vanessa Rios, ex-vocalista da banda Capim com Mel, morreu no Recife no sábado (25), aos 42 anos, após lutar contra um câncer, doença diagnosticada em 2023. A artista também integrou outras bandas de forró, como Forró do Muído, Boa Toda e Kitara. Em suas redes sociais, a banda Capim com Mel lamentou profundamente o falecimento, agradecendo o profissionalismo e o legado deixados pela cantora. O velório de Vanessa Rios, que deixa uma filha de 16 anos, será aberto ao público na terça-feira (28), às 10h, no Memorial Guararapes, em Jaboatão dos Guararapes. A cerimônia de cremação, por sua vez, será reservada apenas para a família. Informação na íntegra


Cantor João Gomes diz que teve alucinações por abstinência de álcool: ‘Foram dias tensos’
O cantor João Gomes, de 23 anos, revelou em entrevista que reduziu drasticamente o consumo de álcool após um diagnóstico de gordura no fígado e com a chegada de seu segundo filho, Joaquim. O artista destacou a importância de dar um bom exemplo aos filhos, mencionando que o álcool o fazia agir de forma impulsiva. Ele não parou de beber totalmente, mas adotou uma relação mais cautelosa com a bebida, ingerindo-a apenas em exceções. João Gomes relatou que começou a beber muito cedo e teve dificuldades para diminuir o consumo, chegando a ter alucinações nos primeiros dias de abstinência. Ele descreveu os sonhos de estar bebendo como "filme de terror", mas se sente orgulhoso da mudança e do ganho na sua qualidade de vida e saúde. Informação na íntegra


Trem-bala brasileiro promete revolucionar o transporte entre estados
O projeto do primeiro trem-bala brasileiro promete conectar São Paulo e Rio de Janeiro, com paradas em Volta Redonda e São José dos Campos, reduzindo a viagem para apenas 105 minutos. O Trem de Alta Velocidade (TAV) terá 420 km de extensão, com velocidades de até 320 km/h e um investimento previsto de R$ 60 bilhões. A TAV Brasil, empresa autorizada a construir e explorar o projeto por 99 anos, estima que a passagem custe R$ 500 por trecho para cada passageiro. A ideia do TAV existe desde os anos 2000, mas foi atrasada por questões financeiras; em 2023, a ANTT autorizou a obra, com previsão de início em 2027 e inauguração em 2032. O projeto, impulsionado pelo Marco Legal das Ferrovias (2021), está em busca de investidores e deve adicionar até R$ 168 bilhões ao PIB nacional, gerando R$ 36 bilhões em arrecadação até 2055. Informação na íntegra


Covid-19 deixou 149 mil crianças e adolescentes órfãos em 2020 e 2021
Um estudo de pesquisadores brasileiros, ingleses e americanos estima que 284 mil crianças e adolescentes se tornaram vítimas indiretas da covid-19 no Brasil durante 2020 e 2021, os anos mais críticos da pandemia. Destes, 149 mil perderam o pai, a mãe ou ambos, sendo 70,5% órfãos de pai e 29,4% de mãe, com 160 casos de orfandade dupla. A pesquisa, que utilizou modelos estatísticos e dados de mortalidade e natalidade, destaca a magnitude e a desigualdade da orfandade entre os estados. Os autores enfatizam a importância de olhar a vulnerabilidade daqueles que dependem de quem faleceu, lembrando o papel decisivo de cuidadores, muitas vezes idosos, na estrutura familiar. No total, 2,8 a cada mil crianças ou adolescentes perderam um ou ambos os pais ou um cuidador por causa da covid-19. Informação na íntegra


Jovem descobre que passou em medicina após acordar de coma e ficar paraplégico
Heberth Vinícius Santana, de 19 anos, descobriu que foi aprovado em medicina na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) após acordar de um coma de 15 dias. O estudante, que sonhava em ser médico, sofreu um acidente de carro, que capotou durante uma tentativa de assalto em dezembro de 2023, dias após realizar o ENEM. Ele teve traumatismo craniano, lesões na coluna e ficou paraplégico. Devido às sequelas e à necessidade de reabilitação e cirurgia, Heberth enviou a documentação à UFPE e conseguiu a reserva de sua vaga por um ano e nove meses, um procedimento incomum. Agora, como aluno do primeiro período, ele se dedica ao curso e também à luta por melhorias na acessibilidade do campus. Informação na íntegra


Preso e inelegível, Bolsonaro segue sonhando com presidência em 2026
O ex-presidente Jair Bolsonaro, atualmente em prisão domiciliar e inelegível após condenação pelo TSE e STF, segue alheio à sua situação jurídica e mantém a crença de que será candidato à presidência em 2026. A informação, veiculada pela revista VEJA, aponta que ele tem feito essa promessa a aliados, parlamentares e amigos em suas visitas. Bolsonaro tem mencionado uma melhora em seu estado de saúde, que há meses é afetado por crises de soluço e vômito causadas pelo atentado de 2018. Recentemente, em encontros com ex-auxiliares e um parente, o ex-presidente discutiu projetos para um "próximo governo", incluindo propostas como o impeachment de ministros do STF, a privatização de estatais (especialmente os Correios) e o controle das contas públicas. Informação na íntegra

Vereadora Bruna Torres solicita construção de Academia da Saúde no Bairro Santa Ana

A vereadora Bruna Torres apresentou o Requerimento nº 041/2025, solicitando ao prefeito Dr. Pedro Alves a construção de uma Academia da Saúde no Bairro Santa Ana, também conhecido como Bairro do Campo. A parlamentar destacou que a comunidade, uma das mais populosas de Iguaracy, é afastada do centro e, por isso, tem dificuldade de acesso a espaços públicos como o Parque Municipal, a Academia da Saúde e a Academia das Cidades.

Bruna ressaltou que a instalação de um equipamento desse tipo representaria mais saúde, bem-estar e qualidade de vida para os moradores, fortalecendo as ações de promoção da saúde e lazer que têm sido oferecidos pela atual gestão.

A vereadora reconheceu as dificuldades financeiras enfrentadas pelos municípios, mas reforçou o pedido para que, assim que possível, a gestão municipal avalie com atenção e sensibilidade a proposta e que a instalação de um equipamento desse tipo seria motivo de grande alegria e valorização para os moradores.

Prefeitura de Iguaracy antecipa feriado do Dia do Servidor Público para segunda-feira (27)

A Prefeitura de Iguaracy informou que o ponto facultativo em comemoração ao Dia do Servidor Público, tradicionalmente celebrado em 28 de outubro, será antecipado para a segunda-feira, dia 27 de outubro de 2025. A decisão acompanha a determinação do Governo do Estado de Pernambuco, que também fará a alteração em âmbito estadual.

Com a mudança, as repartições públicas municipais não terão expediente na segunda-feira (27), retomando as atividades normalmente na terça-feira (28). A medida tem como objetivo otimizar o funcionamento dos serviços públicos e proporcionar um fim de semana prolongado aos servidores municipais.

A Prefeitura destacou ainda que os serviços essenciais, como os de saúde e limpeza urbana, continuarão em pleno funcionamento durante todo o período, garantindo que a população não seja prejudicada.

Prefeito Dr. Pedro Alves discute restauração da Estação Ferroviária de Iguaracy em reunião no Recife

Na manhã desta sexta-feira, 24 de outubro, o prefeito de Iguaracy, Dr. Pedro Alves, participou de uma importante reunião administrativa na capital pernambucana com foco no projeto de modernização da Estação Ferroviária de Iguaracy.

O encontro contou com a presença do secretário estadual de Turismo e Lazer, Kaio Maniçoba, que também é deputado estadual licenciado; do secretário municipal de Administração e Desenvolvimento Econômico de Iguaracy, Carlinhos Valadares; além da presidente da Fundarpe (Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco), Renata Borba.

A reunião teve como objetivo alinhar ações conjuntas para revitalização da estação ferroviária, um dos marcos históricos do município, visando integrá-la ao calendário turístico e cultural da região. A proposta busca não apenas preservar o patrimônio arquitetônico e histórico, mas também impulsionar o turismo local e criar novas oportunidades de desenvolvimento econômico.

O prefeito Dr. Pedro Alves destacou a relevância do projeto: “Modernizar a estação é respeitar nossa história e, ao mesmo tempo, investir em um futuro com mais cultura, turismo e renda para o povo de Iguaracy”, afirmou.

Pedro Alves, destaca também que o projeto de reforma busca contar com o apoio do Governo do Estado de Pernambuco, através da governadora do Estado de Pernambuco, Raquel Lyra.

Giro de Notícias com o resumo das principais informações do momento

“Traficantes são vítimas”, diz Lula sobre os usuários de drogas e depois volta atrás
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se manifestou após ser criticado por uma declaração polêmica em Jacarta, na Indonésia, na qual afirmou que traficantes de drogas seriam "vítimas de usuários". Nesta sexta-feira (24), o presidente utilizou sua conta no X para esclarecer que a frase foi "mal colocada", reiterando, no entanto, que sua posição é "muito clara contra os traficantes e o crime organizado". O episódio ocorreu durante uma coletiva de imprensa onde Lula comentava as recentes propostas do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, sobre ações militares letais contra o narcotráfico. O mandatário brasileiro defendeu que o objetivo deve ser prender e julgar, não matar, e ressaltou a importância de respeitar a soberania territorial e a Constituição. Ele destacou, ainda, que as ações do seu governo, como a maior operação da história contra o crime organizado, o envio da PEC da Segurança Pública ao Congresso e os recordes de apreensão de drogas, são mais importantes do que as palavras. Matéria na íntegra


ETE de Sertânia abre processo seletivo para novos estudantes; o acesso será por sorteio
A Escola Técnica Estadual (ETE) Arlindo Ferreira dos Santos, em Sertânia, abriu processo seletivo para os cursos técnicos de Agropecuária e Redes de Computadores, ofertando 90 vagas para cada. No total, Pernambuco disponibilizará 9.891 vagas em 29 cursos técnicos na modalidade Ensino Médio Integrado à Educação Profissional, em jornada integral, distribuídas em 56 ETEs. As inscrições para os interessados devem ser realizadas entre 28 de outubro e 7 de novembro pelo site oficial da Secretaria de Educação. Pela primeira vez, a seleção dos estudantes será feita por meio de sorteio público eletrônico, visando garantir maior equidade na distribuição das vagas. O edital prioriza que 80% das vagas sejam destinadas a alunos que cursaram integralmente o Ensino Fundamental em escolas públicas, e metade dessas vagas com prioridade para estudantes de famílias com renda per capita de até 1,5 salário-mínimo. O sorteio está programado para 17 de novembro, e o resultado definitivo será divulgado em 24 de novembro. Matéria na íntegra


Homem cai e morre no hall de hotel em Serra Talhada; causa da morte será investigada
Um homem de 43 anos de idade veio a óbito no fim da tarde desta sexta-feira (24) em Serra Talhada, no Sertão de Pernambuco. A morte ocorreu após ele passar mal e desmaiar no hall de um hotel localizado na área central da cidade. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionado por volta das 16h40, sendo informado por testemunhas que o homem teve um mal-estar repentino e perdeu a consciência. Ao chegar ao local, a equipe de socorristas constatou o óbito do paciente. Devido à natureza do falecimento, o Samu acionou a Polícia Civil para realizar os procedimentos legais cabíveis no local. A causa exata da morte será determinada por meio de investigação do Serviço de Verificação de Óbito (SVO). Matéria na íntegra


Enterro de mais de 2 mil anos relacionado à Bíblia é encontrado na Turquia
Uma equipe de arqueólogos descobriu uma necrópole com mais de 60 sepulturas datadas de aproximadamente 2.200 anos, no sopé do Monte Honaz, na província de Denizli, Turquia. O achado, que remonta ao período helenístico tardio (cerca de 200 a.C.), inclui cerâmicas e artefatos, e está sendo associado a possíveis correlações com passagens bíblicas. Embora não haja confirmação de que os túmulos sejam de personagens bíblicos, a descoberta é considerada relevante por contribuir para o panorama funerário da região e para narrativas históricas contextuais das Escrituras. A escavação reforça que zonas menos estudadas da Turquia ocidental ainda guardam segredos da transição helenística-romana. Contudo, os especialistas alertam para a necessidade de cautela, já que a ligação com a Bíblia é baseada em potencial correlação temporal e espacial. A confirmação da vinculação exige estudos mais aprofundados, como datação radiocarbônica e análises de DNA, que ainda não foram divulgados. Matéria na íntegra


Homem é preso com artesanal durante ação policial em Imaculada-PB
Um homem foragido da Justiça foi detido na noite desta quarta-feira (22) em Imaculada, Paraíba, durante uma operação de rotina da Polícia Militar na zona rural do município. A prisão ocorreu no Sítio Garra, após equipes da Patrulha Rural e do Destacamento local receberem denúncias sobre a presença do suspeito na área. Após montarem uma campana e interceptarem um veículo, os policiais confirmaram que o homem era o procurado pela Justiça. Durante a abordagem, foi encontrado em posse do suspeito uma arma de fogo de fabricação artesanal e uma balaclava. O indivíduo apresentava um ferimento na mão esquerda, que a polícia suspeita ter sido causado por um disparo acidental. Após a detenção, o homem foi conduzido à Delegacia de Polícia Civil de Princesa Isabel, junto com o material apreendido, e recebeu atendimento médico no Hospital Regional antes de ser apresentado à autoridade policial. Matéria na íntegra


Nova ferramenta promete bloquear automaticamente conteúdo adulto e proteger crianças na internet; Saiba qual
A Associação Brasileira da Indústria e Profissionais do Entretenimento Adulto (ABIPEA) lançou uma nova tecnologia chamada TAG RTA ABIPEA, com o objetivo de proteger crianças e adolescentes do acesso a sites com conteúdo adulto. A ferramenta funciona como uma "etiqueta digital" que, inserida no código das páginas, é detectada por filtros de controle parental e mecanismos de busca, bloqueando automaticamente o acesso a menores de idade. A iniciativa antecipa a Lei 15.211/2025, que entrará em vigor em 2026, obrigando sites adultos a fazerem verificação ativa de idade, incluindo checagem de documentos. A ABIPEA afirmou que o sistema é gratuito e está disponível para implementação por qualquer empresa ou profissional da área, destacando que a proteção infantil é uma "prioridade absoluta" do setor. A medida chega em um momento de atenção crescente, com relatórios indicando aumento no acesso de menores a conteúdos pornográficos. Matéria na íntegra


Coveiro é preso suspeito de usar cemitério para tráfico de drogas em Arcoverde
Um coveiro de 27 anos foi preso em flagrante na tarde desta quinta-feira (23) sob a suspeita de utilizar seu local de trabalho, o Cemitério São Miguel, em Arcoverde, no Sertão de Pernambuco, para o tráfico de drogas. A prisão, realizada pelo 3º Batalhão de Polícia Militar (BPM), ocorreu após denúncias anônimas indicarem que o funcionário escondia e comercializava entorpecentes nas dependências do cemitério. Durante a ação policial, os militares encontraram com o suspeito uma bolsa contendo maconha e uma balança de precisão. Além disso, foram descobertos quatro pés de maconha plantados em uma das covas. A polícia apreendeu ainda um celular e uma quantia em dinheiro trocado, que reforçavam a suspeita de comércio ilícito. O homem foi encaminhado à Delegacia de Polícia Civil de Arcoverde, e a Polícia Civil informou que as investigações continuarão para determinar há quanto tempo o esquema funcionava e se havia mais pessoas envolvidas. Matéria na íntegra


Donos e instrutores de autoescolas realizam carreata no Recife contra mudanças na CNH
Donos e instrutores de autoescolas realizaram uma carreata no centro do Recife na manhã desta quinta-feira (23) em protesto contra a proposta do Ministério dos Transportes de acabar com a obrigatoriedade das aulas em Centros de Formação de Condutores (CFCs) para a obtenção da CNH. A manifestação, organizada pelo SindCFC-PE e Sintrainstru-PE, ocorreu simultaneamente em outras capitais brasileiras, como São Paulo e Rio de Janeiro. A proposta do governo federal, divulgada na semana passada, prevê a atuação de instrutores autônomos, desvinculados das autoescolas, no processo de formação de novos condutores de carro, moto e transporte de carga e passageiros. Os manifestantes solicitam a criação de um grupo de trabalho junto ao governo para discutir a modernização e desburocratização do setor, sem, contudo, comprometer a segurança no trânsito. O setor alega que a medida poderá provocar demissões em massa, o fechamento de empresas e uma queda na qualidade da formação dos motoristas. Matéria na íntegra

Giro de Notícias com o resumo das principais informações do momento

STF julgará se homem em união homoafetiva pode ter licença-maternidade
O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu, por unanimidade, que irá julgar a validade da concessão de licença-maternidade a homens que vivem em união homoafetiva. A Corte reconheceu a repercussão geral da questão, o que significa que a decisão final deverá ser seguida por todos os ramos da Justiça e aplicada em âmbito nacional. O caso chegou ao Supremo através de um recurso de um servidor público de São Paulo que teve negado o pedido de 120 dias de licença (equivalente à licença-maternidade) após a adoção de uma criança com seu companheiro. O Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP) havia negado o direito, alegando ausência de previsão legal. O STF entendeu que o tema possui relevância jurídica e social e que deve ser analisado pelo plenário. Ministros citaram precedentes similares da Corte, como a concessão de licença-maternidade a pais solo e a mulheres não gestantes em uniões homoafetivas, reforçando a necessidade de estabilidade dos pronunciamentos e aplicação uniforme da Constituição. Informação na íntegra


EUA: O maior porta-aviões do mundo está vindo combater o tráfico na América Latina
O Pentágono confirmou o deslocamento do porta-aviões nuclear USS Gerald R. Ford e navios de escolta para a área do Caribe, oficialmente para intensificar as operações contra redes de tráfico na região. O envio, que inclui destróieres, aeronaves de patrulha e drones, reforça a crescente presença militar dos EUA e a capacidade de interdição marítima do Comando Sul, cuja área de atuação abrange grande parte da América Latina. O Ford, que é o maior porta-aviões do mundo, funciona como uma base flutuante com grande poder de projeção aérea e logística, alterando o cálculo de risco das redes criminosas. O contexto da mobilização também envolve tensões políticas, como as sanções impostas pelos EUA ao presidente da Colômbia, e a caracterização, pela Casa Branca, dos cartéis como "narcoterrorismo", sinalizando uma postura de tolerância zero. A ação levanta sensibilidades diplomáticas e discussões sobre soberania, transparência e as regras de engajamento na região. Informação na íntegra


Ministério Público nomeia novos Promotores de Justiça para Afogados e Tabira
O Ministério Público de Pernambuco (MPPE) nomeará 16 novos Promotores de Justiça, que irão reforçar os quadros em diversas regiões do Estado. Os empossados fazem parte do terceiro grupo de aprovados no último concurso, realizado em 2023, e a nomeação será publicada no Diário Oficial de terça-feira (28). Os novos promotores, sendo quatro mulheres, já escolheram as Promotorias onde atuarão inicialmente, incluindo cidades como Afogados da Ingazeira, Tabira, Salgueiro, Lajedo e Floresta. A posse pelo Colégio de Procuradores do Ministério Público está agendada para o dia 3 de novembro no Recife, e eles iniciarão um curso preparatório, com previsão de atuação plena em dezembro. O Procurador-Geral de Justiça destacou que o reforço é crucial para oferecer um melhor atendimento à sociedade e garantir o acesso a direitos fundamentais pelo povo pernambucano, seguindo o ingresso de 31 membros em 2024. Informação na íntegra


Jovem morre após tomar remédio para disfunção erétil e ir jogar bola
Um jovem de 23 anos morreu na manhã da última segunda-feira (20/10) em Feira de Santana, Bahia, após passar mal depois de ingerir um medicamento para disfunção erétil antes de uma partida de futebol. A vítima deu entrada em uma policlínica no distrito de Maria Quitéria levado pelos pais. Ele relatou ter tomado um remédio similar ao tadalafila. O jovem começou a sentir-se mal na tarde de domingo (19/10), sendo atendido na unidade de saúde com fortes dores de cabeça e na região atrás dos olhos. O caso, que resultou na morte do rapaz, está sendo investigado para apurar a exata causa e as circunstâncias do uso do medicamento. Informação na íntegra


Pernambuco tem a terceira morte por intoxicação por metanol confirmada
A Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco (SES-PE) confirmou a terceira morte no Estado provocada pela intoxicação por metanol, relacionada à ingestão de bebidas alcoólicas adulteradas. A vítima mais recente é uma mulher residente na cidade de Salgueiro. As outras duas mortes haviam sido registradas em Lajedo. Os primeiros casos foram notificados em setembro, quando pessoas deram entrada em unidades de saúde com sintomas neurológicos e visuais graves após consumirem um uísque suspeito, comprado em um caminhão vindo de São Paulo. Desde 30 de setembro, o Estado contabiliza 83 notificações de suspeita de intoxicação. Com o caso de Salgueiro, o total de confirmações de intoxicação por metanol subiu para cinco, sendo três em Lajedo e dois no Sertão. Sessenta casos foram descartados, mas 18 ainda permanecem em investigação pelas autoridades de saúde. Informação na íntegra


Quatro milhões de pessoas terão de fazer prova de vida no INSS
Quatro milhões de beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) foram notificados e precisam realizar a prova de vida para evitar o bloqueio de seus benefícios. O INSS informou que a comunicação foi enviada apenas para os segurados cuja comprovação de vida não pôde ser feita automaticamente pelo sistema. Os notificados têm um prazo de 30 dias, a partir da data do aviso, para regularizar a situação. O procedimento pode ser realizado por meio do aplicativo ou site Meu INSS, com a opção de reconhecimento facial, pelo aplicativo do banco pagador ou presencialmente na agência bancária. O INSS reforça que a prova de vida é crucial para prevenir fraudes, assegurar a continuidade dos pagamentos e proteger o sistema previdenciário. O Instituto alertou os beneficiários para ficarem atentos a golpistas, pois não realiza contatos diretos por WhatsApp, SMS ou telefone nem envia servidores a domicílio para este procedimento. Informação na íntegra


6 cidades do Pajeú na nova Rota Turística do Cangaço
A Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) aprovou o Projeto de Lei nº 2690/2025, que estabelece oficialmente a Rota Turística do Cangaço no Estado. A iniciativa visa valorizar o patrimônio cultural de diversos municípios do Sertão que possuem ligações históricas com o movimento do cangaço. Entre os objetivos da Rota estão a promoção do turismo, o fomento a eventos culturais e gastronômicos, e o incentivo à capacitação de profissionais do setor. Seis cidades da região do Pajeú serão incluídas neste roteiro: Afogados da Ingazeira, Calumbi, Flores, Santa Cruz da Baixa Verde, Serra Talhada e Triunfo. O projeto aprovado busca fortalecer a cadeia produtiva do turismo e da cultura, com foco na geração de empregos, aumento da renda e desenvolvimento sustentável das comunidades locais.  Informação na íntegra


BOMBA: Ex-servidor do Tesouro afirma que 'dinheiro sujo' da Venezuela financiou campanhas de esquerda no Brasil
Marshall Billingslea, ex-secretário assistente do Departamento do Tesouro dos EUA, alegou que o governo da Venezuela utilizou recursos obtidos de forma ilegal para financiar campanhas políticas de esquerda na América Latina, incluindo no Brasil. A declaração foi feita durante uma audiência no Comitê do Senado dos EUA sobre Controle Internacional de Narcóticos. Billingslea, que atuou em segurança e finanças internacionais, afirmou que o regime de Nicolás Maduro transformou a Venezuela em um centro de coordenação política na região. O ex-secretário mencionou que o "dinheiro sujo e corrupto da Venezuela" financiou campanhas no Brasil, México e Colômbia. As declarações se somam a denúncias recentes de Hugo "El Pollo" Carvajal, ex-chefe de inteligência venezuelana, que teria dito ao Departamento de Justiça dos EUA que a estatal PDVSA foi usada para canalizar dinheiro a líderes de esquerda da região, incluindo o atual presidente brasileiro. Informação na íntegra


PCC alugou casa a 900 metros de onde mora promotor e usou drones para vigiá-lo, aponta investigação
O promotor de Justiça Lincoln Gakiya revelou que membros do PCC, que planejavam matá-lo, alugaram uma residência a cerca de 900 metros de seu condomínio e utilizaram drones para monitorar sua rotina. A investigação descobriu que a facção usou a casa como base para o monitoramento, tirando prints de tela do trajeto diário do promotor ao Ministério Público e de outras rotinas, como a academia. Tais informações eram repassadas ao setor da facção denominado "Sintonia Restrita", responsável por planejar atentados contra autoridades e resgates de líderes presos. Segundo Gakiya, a morte do ex-delegado-geral Ruy Ferraz Fontes, executado em uma emboscada, fazia parte do mesmo plano que também mirava o promotor e o diretor de presídios Roberto Medina. O MP indicou que a célula é altamente disciplinada e compartimentada, com integrantes mapeando detalhadamente a vida de alvos para preparar os ataques. Informação na íntegra

A Força do Pajeú: Marconi Santana conquista Serra Talhada e consolida base forte rumo à ALEPE

Mesmo com Serra Talhada contando com outros nomes na disputa por uma vaga na Assembleia Legislativa de Pernambuco, o ex-prefeito de Flores, Marconi Santana, rompeu as barreiras políticas e conquistou corações na Capital do Xaxado.

No último dia 22 de outubro, Marconi promoveu mais um encontro “Conversando com o povo, ouvindo Pernambuco”, que se transformou em uma das maiores demonstrações de apoio político da região. O evento reuniu líderes comunitários, empresários, políticos de diferentes correntes, profissionais liberais e centenas de cidadãos, mostrando que sua pré-candidatura a deputado estadual cresce sobre uma base ampla e diversificada.

Foi impressionante perceber que um simples encontro de pré-campanha teve a força de marcar a história política de Serra Talhada, revelando que o povo serratalhadense é livre e consciente na hora de escolher o melhor para o Pajeú e para Pernambuco.

Com um discurso firme e voltado ao diálogo, Marconi destacou que o momento é de ouvir o povo e construir um projeto coletivo para o Sertão. “A força dessa união mostra que estamos no caminho certo, ouvindo as pessoas e trabalhando juntos por um Pernambuco melhor”, afirmou.

O encontro em Serra Talhada foi interpretado como um divisor de águas na pré-campanha, reforçando Marconi Santana como um dos nomes mais articulados e com maior poder de mobilização do Sertão do Pajeú. Sua liderança rompe fronteiras municipais e avança com consistência e energia rumo à ALEPE.
Veja outras imagens do evento abaixo:

BLOG TV WEB SERTÃO
A MELHOR SELEÇÃO DE NOTÍCIAS!

As matérias e os textos que não são de nossa autoria, nem sempre expressam, necessariamente, a opinião, o pensamento ou orientação ideológica da Web Sertão.

SOBRE FONTE E AUTORIA DAS INFORMAÇÕES

Boa parte das matérias que são de interesse publico acabam viralizando nos meios de comunicação sem a devida fonte e autoria do conteúdo. Em caso de ausência ou divergências relacionada aos créditos de alguma informação aqui republicada, texto ou imagem, pedimos que entre em contato com a nossa redação pelo - (87) 98821-5232 - para ratificações.