BLOG TV WEB SERTÃO - PUBLICIDADE E PROPAGANDA / NOTÍCIAS DE IGUARACY E REGIÃO


Giro de Notícias com o resumo das principais informações até o momento

Com a saída de Adelmo Moura, Pajeú fica com Luciano Duque e Marconi Santana na disputa pela Alepe
O ex-prefeito de Itapetim, Adelmo Moura (PSB), formalizou sua desistência da disputa por uma vaga na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe). Com essa decisão, o Sertão do Pajeú concentra, por enquanto, dois nomes na corrida eleitoral: o deputado estadual Luciano Duque e o ex-prefeito de Flores, Marconi Santana. Existe ainda a possibilidade de o odontólogo Breno Araújo, esposo da prefeita de Serra Talhada, Márcia Conrado (PT), também se candidatar, embora sem confirmação oficial até o momento. A provável desistência de Adelmo, antecipada por um blog local, era esperada devido à sua baixa movimentação política e à limitação de apoios na região. Figura histórica do PSB, Adelmo Moura, que teve papel importante na eleição do ex-prefeito José Patriota em 2022, deverá agora assumir a coordenação da campanha de João Campos no Sertão do Pajeú. Informação na íntegra


Mulher antes de ser morta em fogo cruzado entre o CV e o TCP: “É caro perder o que não tem preço”
Bárbara Elisa Yabeta Borges, de 28 anos, foi tragicamente morta após ser atingida por uma bala perdida em um intenso tiroteio entre facções criminosas (Comando Vermelho e Terceiro Comando Puro) na Linha Amarela, próximo ao Complexo da Maré, no Rio de Janeiro. Horas antes de sua morte, a vítima compartilhou uma mensagem em suas redes sociais sobre a perda do que não tem preço, em um doloroso presságio. Bárbara estava em um carro de aplicativo a caminho de casa quando foi surpreendida pelo fogo cruzado. O motorista tentou levá-la às pressas para o Hospital Geral de Bonsucesso, mas ela não resistiu aos ferimentos. O tiroteio, segundo a Polícia Militar, ocorreu devido à disputa pelo controle do tráfico na região. O confronto causou caos na via expressa, com motoristas tentando fugir, e resultou na interdição da Linha Amarela, que só foi liberada horas depois. Informação na íntegra


"Traficantes vítimas": Lula é orientado a evitar improviso em falas sobre segurança pública
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) recebeu a recomendação de aliados para evitar declarações de improviso sobre o tema segurança pública. O principal objetivo é impedir que falas inesperadas do presidente sejam usadas pela oposição para ataques políticos. Um dos exemplos citados é a declaração anterior de Lula, na Indonésia, de que "traficantes são vítimas de usuários", que, apesar de retratada, ainda é utilizada pela direita para reforçar a ideia de que a esquerda é indulgente com o crime organizado. A avaliação nos bastidores é que o presidente deve ser mais cauteloso para não cair nas provocações da oposição. Após uma megaoperação policial no Rio de Janeiro que resultou em 121 mortes, o presidente tem se manifestado sobre o assunto apenas por meio de suas redes sociais. Informação na íntegra


Quem são os chefões baianos do CV mortos na megaoperação do RJ? Lista completa é divulgada
A megaoperação policial ocorrida nos complexos do Alemão e da Penha, no Rio de Janeiro, resultou na morte de pelo menos três chefes do Comando Vermelho (CV) com atuação na Bahia, entre os 99 criminosos identificados. Os líderes criminosos baianos são: Danilo Ferreira do Amor Divino, conhecido como "Mazola" e chefe do tráfico em Feira de Santana; Diogo Garcez Santos Silva, o "DG", também atuante em Feira de Santana e com passagens por associação para o tráfico; e Fábio Francisco Santana Sales, apelidado de "FB", com registro de queixa por ameaça em Alagoinhas. Os dados divulgados pelo Governo do Rio de Janeiro mostram que os complexos abrigavam lideranças criminosas de diversas regiões do país. Entre os 99 corpos identificados, uma parcela significativa era oriunda de outros estados, indicando a atuação nacional do crime organizado. Informação na íntegra


Delegado atingido em megaoperação tem perna amputada; outros 3 policiais seguem em estado grave
Um delegado que participou da megaoperação policial realizada na zona norte do Rio de Janeiro teve a perna amputada após ser atingido por um tiro durante a ofensiva. A situação do agente, identificado como Bernardo Leal Annes Dias, foi confirmada por secretários de Polícia Civil e de Segurança do estado. Além do delegado, que recebeu apoio e homenagens de colegas nas redes sociais, outros três policiais envolvidos na ação seguem internados em estado grave ou crítico. Colegas de Bernardo Leal iniciaram uma campanha de doação de sangue para auxiliar no seu tratamento médico, prestando solidariedade e destacando sua coragem. A megaoperação, chamada de "Contenção", ocorreu nos complexos da Penha e do Alemão com o objetivo de atingir lideranças do Comando Vermelho e deixou um saldo de pelo menos 121 mortes, incluindo quatro policiais. Informação na íntegra


Possibilidade de Marília Arraes na chapa de Raquel Lyra não é maluquice, afirmam fontes políticas
A ex-deputada Marília Arraes (SD) sondou a governadora Raquel Lyra (PSD) sobre a possibilidade de disputar uma vaga ao Senado na chapa de reeleição, embora a abordagem inicial tenha sido rejeitada devido às rusgas da campanha de 2022. Contudo, fontes políticas indicam que as portas não estão totalmente fechadas, especialmente no cenário em que o deputado Eduardo da Fonte (PP) se aproxime do prefeito João Campos (PSB). A possível ida de Dudu da Fonte, líder da Federação União Progressista, para a chapa de Campos, formaria a "chapa dos sonhos" do PSB. Nesse contexto, Marília Arraes poderia se tornar uma opção para Raquel Lyra, que ganharia uma aliada de esquerda ligada à imagem do presidente Lula e com alta intenção de votos ao Senado. A superação das tensões passadas é o maior obstáculo para essa união, que seria vista como um contraponto a um possível candidato bolsonarista na outra vaga ao Senado de Lyra. Informação na íntegra


CNH sem autoescola vai começar a valer ainda em 2025, afirma ministro Renan Filho
O ministro dos Transportes, Renan Filho, confirmou que o projeto que permite a obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) sem a obrigatoriedade da autoescola deve entrar em vigor "ainda em 2025". A medida, que está em fase final de consulta pública, será implementada por meio de uma resolução, não necessitando de votação no Congresso Nacional, o que, segundo o ministro, garante maior celeridade. A principal motivação do Governo Federal para a proposta é a redução do custo para o cidadão, visto que os valores para tirar a CNH atualmente variam de R$ 2 mil a quase R$ 5 mil. Renan Filho enfatizou que a rapidez na implementação é crucial para a credibilidade do projeto e para atender a grande demanda de pessoas que aguardam para tirar a carteira de motorista. O passo a passo de como funcionará o novo processo já foi divulgado pelo Governo. Informação na íntegra


Chefes do Comando Vermelho planejavam comprar drone com câmera noturna para vigiar comunidade: 'Tem que se adaptar'
Uma denúncia do Ministério Público do Rio de Janeiro (MPRJ), que desencadeou a megaoperação nos complexos do Alemão e da Penha, revelou que chefes do Comando Vermelho (CV) planejavam adquirir um drone com câmera noturna. O objetivo era reforçar o monitoramento da comunidade e auxiliar na identificação da presença policial durante a noite. Em conversas interceptadas, Carlos Costa Neves, o "Gadernal", gerente geral do tráfico na Penha, e Washington César Braga da Silva, o "Grandão", discutiram a compra e a necessidade de "se adaptar à tecnologia". Grandão, responsável pela escala de plantão dos soldados, chegou a relatar que o drone em uso não possuía câmera noturna. A investigação aponta que Gadernal, que orientava sobre a aquisição de armas e acessórios, e Grandão utilizam a tecnologia para aprimorar a vigilância e a defesa da facção nas comunidades. Informação na íntegra
 

Operação da PF destrói plantações que poderiam produzir cerca de 100 toneladas de maconha
A Polícia Federal (PF), em conjunto com outras forças de segurança, erradicou cerca de 286 mil pés de maconha, distribuídos em 49 plantios, durante a "Operação Carcará, Fase IX", realizada entre setembro e outubro em diversos municípios do Sertão. A ação ocorreu após levantamentos de inteligência que identificaram as áreas de cultivo. De acordo com a PF, a quantidade destruída poderia produzir aproximadamente 95 toneladas da droga caso fosse colhida e processada. As operações contínuas têm como meta interromper o ciclo produtivo e a comercialização da maconha, impactando diretamente os índices de violência e o desabastecimento de pontos de venda, conforme destacado pela corporação. A PF ressaltou que as ações no Sertão têm provocado a redução da produção local e, consequentemente, o aumento do tráfico interestadual e da importação de maconha do Paraguai. Informação na íntegra

Personal trainer iguaraciense morre vítima de acidente de moto na estrada de Ibitiranga

Faleceu na noite de sexta-feira (31), por volta das 22h, o personal trainer Ailson da Silva Melo, de 41 anos, natural do sítio Passagem Funda, município de Iguaracy-PE. Atualmente, Ailson residia no bairro Sobreira, em Afogados da Ingazeira, onde trabalhava com dedicação na Academia Impacto Fitness e em outros estabelecimentos do município, sendo amplamente reconhecido pelo profissionalismo, carisma e atenção com seus alunos.

O trágico acidente aconteceu na tarde da última quinta-feira (30), na rodovia que liga Afogados da Ingazeira ao distrito de Ibitiranga. Segundo informações, Ailson seguia de moto com destino a um jogo quando perdeu o controle em uma curva e sofreu uma queda. Ele foi socorrido com fraturas nas costelas e no maxilar, sendo levado inicialmente ao Hospital Regional Emília Câmara, em Afogados, e depois transferido para Caruaru, onde chegou entubado.

Devido à gravidade dos ferimentos, o personal foi encaminhado para o Hospital da Restauração, em Recife. Após um dia internado, lutando pela vida, infelizmente não resistiu e veio a óbito.

A morte de Ailson causou grande comoção em Iguaracy e Afogados da Ingazeira, cidades onde era muito querido e admirado. Familiares e amigos aguardam a definição do local do velório e do horário do sepultamento. Sua partida deixa um profundo sentimento de tristeza, mas também o legado de um profissional exemplar, alegre e comprometido com o bem-estar das pessoas.

Inauguração do Bloco Cirúrgico da Oftalmo PE marca um novo capítulo na saúde de Arcoverde

Arcoverde viveu um momento histórico com a Inauguração do Bloco Cirúrgico da Oftalmo PE, instalada no antigo prédio da Unimed. A nova estrutura simboliza um grande avanço para a saúde ocular do Sertão, oferecendo agora cirurgias oftalmológicas completas e modernas, sem que os pacientes precisem se deslocar para outras cidades.

Durante a inauguração, foram realizados mais de 25 procedimentos, a maioria cirurgias de catarata e casos de pterígio, popularmente conhecido como carnosidade. O oftalmologista Dr. Bruno Vilaça, responsável pela unidade, destacou a emoção de viver este marco:

Restabelecemos a visão de diversos pacientes. É um dia de muita gratidão e alegria. Agora Arcoverde conta com um serviço oftalmológico completo, com exames e cirurgias em um centro moderno, equipado com tecnologia de ponta e uma equipe experiente vinda de Garanhuns e Recife”, afirmou.

A inauguração também contou com o entusiasmo de João Carlos Vilaça, que celebrou a realização de um sonho planejado há três anos.

Este é um marco para Arcoverde. O povo não vai mais precisar viajar para Recife ou Garanhuns para fazer uma cirurgia. Tudo será feito aqui, com conforto e qualidade. E em breve, teremos também procedimentos pelo SUS, com capacidade para até 70 cirurgias por dia”, ressaltou.

Nas redes sociais, a população comemorou o feito. Moradores como Joseane Aleixo expressaram gratidão e orgulho pela conquista, reforçando o impacto positivo que o novo serviço trará à região.

Eu estava lá acompanhando minha tia e meu irmão, que fizeram cirurgia no dia da inauguração do bloco cirúrgico! Parabéns ao doutor Bruno e a todos que compõem a Oftalmo PE Arcoverde”, escreveu emocionada.

Com esta iniciativa, a Oftalmo PE reafirma seu compromisso com a saúde e o bem-estar da população, consolidando Arcoverde como referência em atendimento e cirurgias oftalmológicas de alta qualidade no Sertão pernambucano.

Prefeito Dr. Pedro Alves participa de encontro promovido pela ASSERPE

O prefeito de Iguaracy, Dr. Pedro Alves, participa nesta quinta-feira (30), na capital pernambucana, de um importante encontro promovido pela ASSERPE (Associação das Empresas de Rádio e Televisão de Pernambuco).

Na ocasião, o gestor aparece ao lado do presidente da ASSERPE, o comunicador Nill Júnior, que conduziu a abertura do evento reunindo autoridades, comunicadores e gestores públicos de várias regiões do Estado.

O encontro aborda temas voltados ao fortalecimento da comunicação, à valorização do rádio e da televisão como instrumentos de cidadania e ao papel da mídia no apoio às políticas públicas.

Para o prefeito Dr. Pedro Alves, a participação em eventos dessa natureza representa uma oportunidade de aprendizado e troca de experiências. O encontro acontece entre os dias 30 e 31 de outubro no Recife Expo Center.

Giro de Notícias com o resumo das principais informações até o momento

Violência contra a mulher em Serra Talhada chega a 488 casos em 2025; feminicídio brutal registrado em agosto
Apesar dos esforços da Secretaria da Mulher de Serra Talhada, a violência doméstica e familiar contra a mulher continua em níveis alarmantes no município. Entre janeiro e setembro de 2025, foram registrados 488 vítimas em Serra Talhada, resultando em uma alta taxa de 494,69 casos por 100 mil habitantes, a maior no Sertão do Pajeú e entre as mais altas do estado. As vítimas são majoritariamente mulheres, com a faixa etária mais atingida entre 35 e 64 anos. Os meses de maio e junho lideraram os registros de violência. O período também foi marcado por um crime de feminicídio brutal em agosto, no qual uma agricultora de 42 anos foi assassinada a facadas, tendo o ex-companheiro como principal suspeito. No panorama estadual, Pernambuco registrou mais de 31 mil vítimas no mesmo período, com cidades como Salgueiro e Arcoverde apresentando as maiores taxas proporcionais. Matéria na íntegra


Em Serra Talhada, homem é procurado pela polícia após denúncia de estupr0 de vulnerável
Um homem de 42 anos está foragido e sendo procurado pela polícia na zona rural de Serra Talhada, após ser denunciado pelo crime de estupro de vulnerável. A vítima é uma adolescente de 13 anos que reside na mesma localidade. Segundo o relato da mãe à Polícia Militar, a filha vinha sofrendo comportamentos inapropriados por parte do suspeito, que também a ameaçava para que mantivesse o ocorrido em segredo. A denúncia foi feita imediatamente após a mãe tomar conhecimento da situação. Apesar das diligências policiais, o suspeito não foi encontrado e é considerado foragido. A vítima e a mãe foram conduzidas à Delegacia de Polícia Civil para as medidas legais cabíveis e a instauração de inquérito para investigar o grave crime. Matéria na íntegra


Conheça Doca: Alvo de megaoperação no RJ e maior nome do CV nas ruas está atrás apenas de Beira-Mar e de Marcinho VP na facção
Edgar Alves de Andrade, conhecido como Doca ou Urso, de 55 anos, foi o principal alvo da recente megaoperação das forças de segurança do Rio de Janeiro nos complexos do Alemão e da Penha, que resultou em mais de 100 mortes. Nascido na Paraíba e criado no Rio, o criminoso possui 32 mandados de prisão em aberto e é investigado por mais de 100 homicídios, incluindo execuções de crianças. Devido ao seu alto grau de periculosidade, o Disque Denúncia igualou o valor de sua recompensa ao oferecido por Fernandinho Beira-Mar nos anos 90. Doca é apontado como um dos principais chefes do Comando Vermelho (CV), estando na hierarquia imediatamente abaixo de Beira-Mar e Marcinho VP, ambos presos. Ele é, portanto, o líder de maior destaque da facção criminosa em liberdade nas ruas. Matéria na íntegra


Homem morre após desentendimento familiar na noite desta quarta-feira (29), em Patos
Um desentendimento familiar na noite desta quarta-feira, em Patos, Sertão da Paraíba, resultou na morte de Marcello Lacerda de Araújo. A Polícia Militar, o SAMU e a perícia foram mobilizados para a residência onde ocorreu o fato. Ao chegar, a polícia encontrou o suspeito, primo da vítima, imobilizando Marcello, que já estava sem sinais vitais. O suspeito alegou que não tinha intenção de matar e que apenas tentou contê-lo, pois a vítima estava agressiva e tentava agredir a própria mãe, que é tia do acusado. Testemunhas confirmaram ter havido luta corporal entre os dois. O caso está sendo tratado pelo delegado de Homicídios como homicídio culposo, onde não há intenção de matar. O corpo foi encaminhado ao Numol e o suspeito e as testemunhas levados à Delegacia de Polícia Civil para as medidas cabíveis. Matéria na íntegra


Mais de 1 milhão de usuários do ChatGPT apresentam sinais de sofrimento mental, diz OpenAI
A OpenAI revelou em um relatório que aproximadamente 1 milhão de usuários semanais do ChatGPT têm conversas com a IA que indicam ideações suicidas. Estima-se que cerca de 0,15% dos usuários ativos semanalmente e 0,05% das mensagens contenham indicadores explícitos ou implícitos de ideação ou intenção suicida. Além disso, cerca de 560 mil usuários por semana demonstram sinais de emergência em saúde mental, como psicose ou mania. Apesar dos números, a empresa classifica o fenômeno como "extremamente raro". Em resposta, a OpenAI está trabalhando com 170 especialistas em saúde mental para aprimorar a capacidade do ChatGPT de reconhecer sinais de sofrimento, responder com cuidado e orientar os usuários a buscar apoio real. A empresa acredita que a IA pode oferecer um espaço de suporte, e o novo modelo do ChatGPT já demonstrou uma redução significativa nas respostas indesejadas nessas categorias. Matéria na íntegra


Pastor que estuprava as filhas obrigava vítimas a lerem a bíblia e assistir irmãs sendo abusadas
O pastor preso na Operação Falso Profeta, em Recanto das Emas (DF), é suspeito de estuprar e torturar as filhas e enteados, crianças de 6 e 7 anos. As investigações revelaram um padrão de abuso e controle extremo, em que o religioso obrigava as filhas a assistirem às violências sexuais praticadas contra as irmãs. Além disso, o pastor impunha torturas físicas, como ficar de joelhos sobre grãos de milho e tampas de garrafa, e as forçava a assistir a filmes pornográficos. Em um ato de manipulação, ele ainda ordenava que as vítimas colocassem as mãos sobre a Bíblia e orassem com ele após os estupros. Outros dois enteados também foram vítimas de abusos e ameaças. O pastor tentou suicídio ao saber da prisão, mas foi socorrido e detido em seguida pelas autoridades. Matéria na íntegra


O que é o “muro do Bope” falado pelo governo do Rio como “eficiente”
Autoridades de segurança do Rio de Janeiro detalharam a megaoperação nos complexos do Alemão e da Penha, que resultou em 121 mortes, sendo 117 de suspeitos e quatro de policiais. A ação, planejada por dois meses, utilizou uma tática específica apelidada de "muro do Bope", uma barreira humana formada pelo Batalhão de Operações Policiais Especiais na Serra da Misericórdia. A estratégia consistiu em forçar criminosos para a área de mata com o avanço de outros batalhões, impedindo rotas de fuga e concentrando os confrontos longe das residências. Os secretários de segurança afirmaram que a manobra foi uma escolha deliberada para minimizar riscos a civis, sendo a alta letalidade previsível, mas não desejada. Eles justificaram a classificação dos 117 mortos como criminosos pela ausência de civis na mata fechada no horário da operação. O governo classificou a ação como o golpe mais significativo contra o Comando Vermelho. Matéria na íntegra


Tortura com banheiras de gelo contra mulheres choca em investigação sobre o CV
Investigações que culminaram na megaoperação policial nos complexos do Alemão e da Penha, no Rio de Janeiro, revelaram métodos de punição brutais impostos por integrantes do Comando Vermelho (CV) a moradores. Um novo e chocante castigo imposto a mulheres envolvidas em brigas durante bailes funk consiste em colocá-las em banheiras de gelo. Mensagens interceptadas mostraram que os chefes da facção utilizam grupos de mensagens para ordenar punições que incluem espancamentos, homicídios e torturas cruéis. As ações são realizadas sob as ordens de Edgar Alves de Andrade, o Doca ou Urso, apontado como o comandante da quadrilha na região. As investigações expõem a violência e o controle extremo exercido pelo tráfico, embora o paradeiro de Doca ainda fosse incerto após a operação que resultou em mais de 130 mortes. Matéria na íntegra


FPM mais gordo nas contas dos municípios hoje(30)
Nesta quinta-feira, 30 de outubro, as prefeituras brasileiras receberam o repasse referente ao 3º decêndio do Fundo de Participação dos Municípios (FPM). O valor líquido, após a retenção do Fundeb, totalizou mais de R$ 4,7 bilhões. Em termos brutos, o montante atingiu quase R$ 6 bilhões. Este decêndio específico apresentou um crescimento de 14,54% em termos nominais, em comparação com o mesmo período do ano anterior. Com esse resultado, o FPM fechou o mês de outubro com um aumento de 5,28% em relação a outubro de 2024. A Confederação Nacional de Municípios (CNM) orientou os gestores municipais a manterem um rigoroso controle das finanças, em função da instabilidade econômica. Matéria na íntegra


Governo oferecerá cursos gratuitos para obtenção de CNH
O governo federal está planejando medidas para simplificar e reduzir o custo da obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), que podem entrar em vigor ainda este ano por meio de resolução do Contran. As mudanças incluem a desobrigatoriedade de aulas exclusivas em autoescolas e a permissão para negociações diretas entre alunos e instrutores credenciados. O Ministro dos Transportes, Renan Filho, anunciou que o governo oferecerá cursos gratuitos para a obtenção da CNH, que poderão ser online ou em escolas públicas. O objetivo é combater o alto custo, que chega a R$ 5 mil em algumas regiões, e a burocracia, que levam cerca de 20 milhões de brasileiros a dirigir sem habilitação. O ministro defendeu que a medida criará um "novo mercado", tornando o processo mais acessível, rápido e desburocratizado para o cidadão. Matéria na íntegra

Secretário de Polícia Civil diz que megaoperação foi o “maior baque do Comando Vermelho desde sua fundação”

O secretário de Polícia Civil do Rio de Janeiro, Felipe Curi, afirmou nesta quarta-feira (29) que a megaoperação realizada nos complexos do Alemão e da Penha representou o “maior baque que o Comando Vermelho já tomou desde os anos 1970”. Segundo ele, a ação — que resultou em 132 mortes, incluindo quatro policiais — foi marcada por intensa troca de tiros e perda significativa de armas, drogas e lideranças do grupo criminoso.

Curi classificou o cenário como uma “guerra irregular”, destacando que o enfrentamento ao tráfico nas áreas dominadas é uma questão de defesa nacional, não apenas de segurança pública. A operação mobilizou cerca de 2.500 agentes e foi fruto de mais de um ano de investigação da Delegacia de Repressão a Entorpecentes (DRE), com foco em desarticular o Comando Vermelho.

Durante os confrontos, morreram os policiais civis Marcus Vinícius Cardoso de Carvalho e Rodrigo Veloso Cabral, e os sargentos do Bope Cleiton Serafim Gonçalves e Heber Carvalho da Fonseca. O delegado Bernardo Leal, da DRE, foi baleado e segue em estado grave. Três civis também foram atingidos e socorridos. A operação, a mais letal da história do estado, reacendeu o debate sobre os limites da ação policial em territórios dominados pelo crime organizado.

Moraes cobra explicações de Cláudio Castro e dá 24h para PGR se manifestar sobre operação mais letal do Rio

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), assumiu a relatoria da chamada ADPF das Favelas e determinou uma série de medidas após a operação policial mais letal da história do Rio de Janeiro, que resultou em mais de 100 mortes — entre elas quatro policiais — e mais de 100 prisões nos complexos do Alemão e da Penha. A ação, parte da chamada “Operação Contenção”, reacendeu o debate sobre o uso da força e o cumprimento das determinações da Corte quanto à letalidade policial.

Inicialmente, Moraes deu prazo de 24 horas para que a Procuradoria-Geral da República (PGR) se manifestasse sobre pedido do Conselho Nacional dos Direitos Humanos (CNDH), que solicitou a adoção de diligências complementares e a requisição de informações detalhadas ao governo fluminense. Atendendo ao pedido, o ministro determinou que o governador Cláudio Castro (PL) apresente um relatório completo sobre a operação e marcou uma série de audiências para o dia 3 de novembro, com a presença do governador, do secretário de Segurança Pública, dos comandantes da PM e da Polícia Civil, além de representantes do Judiciário e da Defensoria Pública.

Entre as informações exigidas estão: a justificativa formal para a realização da operação; o número de agentes e forças envolvidas; os armamentos utilizados; o total oficial de mortos, feridos e detidos; e as medidas adotadas para garantir a responsabilização em caso de abusos ou violações de direitos humanos. Moraes também quer detalhes sobre o atendimento às vítimas, o uso de câmeras corporais e as providências tomadas para evitar a repetição de tragédias semelhantes.

A ADPF das Favelas, instaurada para monitorar a letalidade policial no Rio, já havia sido objeto de decisão unânime do STF em abril deste ano, quando os ministros aprovaram medidas estruturais para reduzir mortes em ações policiais e reforçar a transparência nas investigações. Entre elas, a obrigatoriedade de câmeras nas fardas e viaturas, preservação imediata dos locais de crime e conclusão das apurações pelas corregedorias em até 60 dias.

Com a aposentadoria do ministro Luís Roberto Barroso, Moraes passa a conduzir temporariamente o processo até a nomeação de um novo integrante para o Supremo. A decisão reforça o papel do STF no acompanhamento das políticas de segurança pública e no controle da letalidade policial, diante do episódio que já é considerado um dos mais trágicos da história recente do país.

Raquel Lyra é aprovada por 57%. Avaliação do Governo tem 36% de bom/ótimo e 24% de ruim/péssimo

Apesar de o Datafolha mostrar a governadora Raquel Lyra (PSD) em segundo lugar na disputa pelo Palácio do Campo das Princesas, na casa dos 30% das intenções de votos, a forma como ela governa é aprovada por 57% dos pernambucanos. Outros 39% reprovam, enquanto 4% não deram opinião. A pesquisa divulgada nesta quarta-feira (29) foi encomendada pela Rádio CNB.

Por outro lado, seu governo é considerado bom/ótimo por 36%. Para 37% é regular e 24% dos pernambucanos avaliam como ruim/péssimo.

A pesquisa do Datafolha estratificou a avaliação do Governo Raquel por regiões de Pernambuco. O melhor cenário está no interior do Estado, pois 62% aprovam e 33% reprovam.

A situação inverte na Região Metropolitana, onde o principal adversário na corrida eleitoral, o prefeito do Recife, João Campos (PSB), tem base. O governo de Raquel Lyra é reprovado por 55% e é aprovado por 41%.

A pesquisa foi realizada entre os dias 21 e 23 de outubro, com 1.022 entrevistas. A margem de erro é de três pontos percentuais e o nível de confiança é de 95%. 
- PE Notícias

Bruna Torres é reconhecida com o Troféu Ouro 2025 como Vereadora Revelação de Iguaracy e Região

A vereadora Bruna Torres foi destaque no Troféu Ouro 2025, ao ser eleita Vereadora Revelação na Política de Iguaracy e Região. A premiação, considerada uma das mais prestigiadas do Nordeste, ocorreu no último sábado, dia 25 de outubro, em Caruaru, durante o evento idealizado pelo empresário Wellington Wagner, que homenageia lideranças políticas e empresariais com base em pesquisas e levantamentos reais realizados em diversos municípios.

Com 791 votos, Bruna foi a mais votada nas últimas eleições e entrou para a história ao conquistar a maior votação já registrada para o Legislativo de Iguaracy. Jovem, determinada e atuante, vem se destacando por sua postura ética, compromisso com as comunidades e atenção às demandas populares. Sua trajetória demonstra que é possível fazer política com sensibilidade, coragem e resultados concretos.

O reconhecimento estadual reforça o protagonismo da nova geração de líderes de Iguaracy e evidencia que o trabalho da vereadora ultrapassa fronteiras, projetando o município de forma positiva.

“Com muita gratidão, recebo o Troféu Ouro, entregue em Caruaru no último sábado. Por motivos pessoais, não pude estar presente no evento, mas fico imensamente feliz em receber este reconhecimento que simboliza nosso compromisso e dedicação ao trabalho pelo povo”, afirmou Bruna Torres.

A conquista consolida o nome da vereadora como um exemplo de renovação e representatividade feminina na política sertaneja, reafirmando sua dedicação em servir com responsabilidade e amor à população de Iguaracy.

Giro de Notícias com o resumo das principais informações até o momento



Planilha do Comando Vermelho vaza, mostra gasto milionário com fuzis e munições e revela quem é o fornecedor da facção
Uma planilha extraída pela Polícia Civil da conta de WhatsApp de um traficante do Comando Vermelho (CV), apelidado de "Da Roça", revelou o poder bélico e os gastos milionários da facção criminosa com armamentos. O documento divulgado por um jornal mostra que o CV gastou mais de R$ 5 milhões em apenas um mês, sendo R$ 1,6 milhão destinado à compra de cartuchos de diversos calibres, além de 14 fuzis. O maior valor registrado na planilha é de R$ 240 mil para a aquisição ilegal de um armamento calibre .50, conhecido por seu alto poder de fogo. Com base nas informações do documento, a polícia identificou o fornecedor como "Bazzana", que recebeu diversos pagamentos via PIX feitos por laranjas do tráfico, coincidindo com os valores e datas da planilha. Trata-se de Eduardo Bazzana, um atirador esportivo certificado pelo Exército e ex-presidente de um clube de tiro. Ele, que era visto como empresário respeitado, foi preso em maio do ano passado e agora responde na Justiça sob acusação de fornecer armamento e munição diretamente à cúpula do Comando Vermelho. Da Roça, por sua vez, é apontado pela polícia como um dos principais arrecadadores do "fundo de guerra" do CV. Informação na íntegra

Megaoperação no Rio de Janeiro: Número de mortos passa de 130, diz defensoria
O número de vítimas fatais na megaoperação das forças de segurança nos Complexos da Penha e do Alemão, no Rio de Janeiro, subiu para 132, de acordo com informações da Defensoria Pública do Estado divulgadas nesta quarta-feira (29). O total inclui 128 civis e quatro policiais. A Defensoria informou que moradores e ativistas relataram a retirada de mais de 60 corpos por populares de uma área de mata no Complexo da Penha durante a madrugada, um dado significativamente maior que os 64 óbitos divulgados oficialmente pelo Governo do Rio na terça-feira (28). A operação, que foi resultado de mais de um ano de investigação, foi realizada em conjunto pelas polícias Civil e Militar, mobilizando cerca de 2.500 agentes das forças estaduais de segurança. Segundo as autoridades, o objetivo principal da ação era conter a expansão territorial da facção criminosa Comando Vermelho (CV) e cumprir cerca de 100 mandados de prisão contra lideranças e integrantes do grupo. Informação na íntegra


Governador do Rio diz que megaoperação foi um sucesso: “De vítimas, só policiais”
O governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, defendeu a megaoperação policial nos Complexos da Penha e do Alemão em coletiva de imprensa nesta quinta-feira (29), classificando a ação como um sucesso. O governador se recusou a entrar no debate político sobre a operação, direcionando uma mensagem clara a quem tentasse transformar a situação em "batalha política", com a frase "Soma ou suma". Em sua declaração, Cláudio Castro afirmou categoricamente que as únicas vítimas do confronto foram os policiais mortos. Ele enfatizou que "Aquelas foram as verdadeiras quatro vítimas. De vítimas, ontem, só tivemos os quatro policiais", ignorando os relatos da Defensoria Pública e de moradores que apontam um número significativamente maior de mortes de civis. A posição do governador surge em meio à crescente controvérsia e ao aumento do número de mortos divulgado por instituições independentes. Informação na íntegra


Deputada critica operação policial no Rio de Janeiro e enfrenta repercussão negativa nas redes sociais
A deputada estadual pernambucana Dani Portela (PSOL) manifestou críticas contundentes à operação policial no Rio de Janeiro que resultou em diversas mortes, incluindo quatro policiais. Em vídeo publicado em seu perfil no Instagram, a parlamentar de direitos humanos repudiou a ação, classificando-a como uma forma de execução sumária, na qual a mídia já apresentaria os mortos como "bandidos" antes mesmo de qualquer julgamento. A deputada questionou a forma de atuação da segurança pública no Rio de Janeiro, criticando a desproporcionalidade do número de mortes de civis e destacando que muitas das vítimas são jovens, negros e periféricos. Dani Portela afirmou que a segurança pública "já entra com o julgamento pronto e com a execução preparada." Sua fala, no entanto, gerou forte repercussão negativa nas redes sociais, onde a deputada foi alvo de diversos comentários de internautas contrários à sua posição. Informação na íntegra

Idoso suspeito de importunação sexual é detido dentro ônibus pela PRF na cidade de Sertânia
Um idoso de 64 anos foi detido pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) na BR-232, em Sertânia, Sertão de Pernambuco, suspeito de importunação sexual dentro de um ônibus. O caso ocorreu nesta terça-feira, 28 de outubro. A vítima, uma mulher de 26 anos, relatou que estava sentada com uma criança no colo e pediu para trocar de lugar por desconforto com a presença do homem. Sem encontrar assentos vagos, ela permaneceu no local. Em seguida, a mulher ouviu gemidos e se deparou com o suspeito de calças abaixadas, tocando suas partes íntimas. Ela gritou e acionou o motorista, que conduziu o veículo imediatamente ao posto mais próximo da PRF para registrar a ocorrência. Outras testemunhas confirmaram a ação do suspeito, e em consulta, a equipe policial descobriu que ele já possuía passagem anterior pela polícia por homicídio. O idoso foi encaminhado à Delegacia de Polícia Civil em Sertânia, onde poderá responder pelo crime de importunação sexual, que prevê pena de um a cinco anos de reclusão. Informação na íntegra


Compesa e PM cortam 47 ligações clandestinas na Adutora do Pajeú
Uma grande operação de combate a ligações clandestinas foi deflagrada no Sistema Adutor do Pajeú, em Serra Talhada, por uma Companhia de Saneamento em parceria com as forças de segurança. Nos primeiros quatro dias de trabalho, as equipes percorreram cerca de 26 quilômetros da adutora e identificaram e removeram 47 ligações ilegais, resultando no recolhimento de aproximadamente seis quilômetros de tubulações irregulares. Durante a ação, um responsável por ligação clandestina foi preso em flagrante e conduzido à delegacia local. Com a remoção das irregularidades, a Companhia conseguiu recuperar um volume de cerca de 30 litros por segundo na vazão, o que representa um aumento de 20% no transporte de água pelo sistema. Esse ganho é suficiente para garantir o abastecimento de mais de 16 mil pessoas diariamente, reforçando a regularidade na distribuição de água na cidade, especialmente durante o atual período de altas temperaturas. A Companhia reforça que a manutenção desse resultado depende da conscientização e do compromisso da população em evitar novas irregularidades. Todos os casos identificados estão sendo formalizados por meio de boletins de ocorrência para apuração e aplicação das medidas legais cabíveis. Informação na íntegra

IA já consegue identificar mulheres com risco elevado de câncer
Pesquisadores do Reino Unido desenvolveram e testaram um algoritmo de deep learning chamado Mirai, capaz de identificar mulheres com alto risco de desenvolver câncer de mama intervalado. Esse tipo de tumor é diagnosticado entre as mamografias de rotina e costuma ser mais agressivo. A equipe analisou mais de 134 mil mamografias de rastreamento e identificou 524 casos desse câncer para validar a ferramenta. O Mirai processa as imagens, percebendo padrões sutis de textura e distribuição do tecido mamário que o olho humano não capta, e gera uma pontuação de risco individual. Nos testes, o algoritmo demonstrou ser mais eficaz na previsão de tumores diagnosticados em até um ano após o exame. A aplicação prática dessa tecnologia promete um rastreamento mamográfico mais personalizado, permitindo que mulheres de alto risco sejam chamadas mais cedo ou submetidas a exames complementares, como ressonância magnética. Embora promissor, o estudo aponta limitações, como o desempenho reduzido em mamas extremamente densas, e ressalta a necessidade de validação do modelo em populações diversas para evitar vieses. O objetivo final é tornar os programas de rastreamento mais precisos, eficientes e customizados, reduzindo a incidência de tumores agressivos descobertos tardiamente. Informação na íntegra


Novo edital: ETE de Sertânia oferece vagas para Redes de Computadores e Agropecuária
A Escola Técnica Estadual Arlindo Ferreira dos Santos, em Sertânia, abriu vagas para os cursos de técnico em Agropecuária e técnico em Redes de Computadores, com 90 vagas disponíveis para cada. Essas oportunidades fazem parte de um total de 9.891 vagas ofertadas em 29 cursos técnicos por todo o estado de Pernambuco, na forma de Ensino Médio Integrado à Educação Profissional em jornada integral. As inscrições para o processo seletivo devem ser realizadas entre 31 de outubro e 7 de novembro pelo site oficial da Secretaria de Educação. O processo seletivo consistirá em uma etapa única de prova objetiva, de caráter eliminatório e classificatório, a ser realizada entre os dias 11 e 21 de novembro. A avaliação será composta por 20 questões de múltipla escolha de Língua Portuguesa e Matemática. Podem participar estudantes que irão cursar o primeiro ano do Ensino Médio, e o edital estabelece a prioridade de ocupação de 80% das vagas para alunos que cursaram o Ensino Fundamental em escolas públicas. O resultado definitivo da primeira classificação está previsto para ser divulgado em 2 de dezembro, com matrículas iniciando no dia seguinte. Informação na íntegra

Gratidão e reconhecimento marcam nossa homenagem ao aniversariante do dia: Dr. Pedro Alves.


Hoje é dia de agradecer a Deus pela vida de um homem que tem sido instrumento do bem e da esperança: Dr. Pedro Alves.

Em nome da minha esposa Lúcia Cordeiro, dos meus filhos e de toda a nossa família, expresso nossa profunda gratidão e carinho por este ser humano extraordinário, que tanto faz pelas pessoas, muitas vezes em silêncio, mas sempre com o coração cheio de amor.

Há pouco tempo, enfrentamos um dos momentos mais difíceis de nossas vidas. Lúcia foi diagnosticada com um tumor no pâncreas, e a incerteza tomou conta de nós. Depois de recebermos uma indicação médica com custos altíssimos em Campina Grande, surgiu a possibilidade de outro profissional no Recife, mas precisávamos de referências. Foi então que procurei Dr. Pedro, e sua resposta me marcou profundamente:

Talvez eu o conheça Sérgio, são muitos médicos novos, mas se você confiar em mim, colocarei Lucinha nas mãos de um dos melhores médicos do Brasil, porque ela merece.

E assim ele fez. Com prontidão, assumiu o caso, providenciou o encaminhamento, e senti que Deus estava agindo através dele. O tratamento foi um sucesso, realizado de uma maneira moderna e inovadora, e hoje Lúcia está bem, retomando aos poucos o atendimento aos seus clientes.

Vivenciei o que tantos relataram no documentário “Mãos que Salvam”, que tive a honra de produzir: Dr. Pedro é um instrumento de Deus na vida das pessoas. Presenciei de perto que o nome, "Dr. Pedro Alves", realmente abre portas nos grandes centros médicos, e agora sou mais uma testemunha viva disso. 

Comemorar o seu aniversário é celebrar também a vida de todos que foram salvos e tocados por sua generosidade e compromisso com o próximo, sem distinção política ou pessoal.

Que Deus continue abençoando seus caminhos, concedendo saúde, sabedoria e muitos anos de vida.
Parabéns, Dr. Pedro Alves!
O mundo precisa de mais pessoas como o senhor.

Com gratidão e admiração,
Sérgio Coelho, Lúcia Cordeiro e família.

Operação contra o Comando Vermelho deixa 64 mortos no Rio e provoca reação política da direita no Brasil

Uma megaoperação conjunta das polícias Civil e Militar do Rio de Janeiro, realizada nesta terça-feira (28), deixou pelo menos 64 mortos, incluindo quatro policiais. A ação, considerada a mais letal da história do estado, teve como alvo o Comando Vermelho (CV) e ocorreu nos Complexos do Alemão e da Penha. Segundo a Polícia Civil, 52 mortos eram suspeitos de envolvimento com o grupo criminoso, dois deles oriundos da Bahia.

Com o objetivo de cumprir mais de 100 mandados de prisão no âmbito da Operação Contenção, mais de 2.500 agentes participaram da ofensiva, que começou ainda na madrugada e enfrentou forte resistência dos criminosos, incluindo ataques com drones e barricadas em chamas. Até o fim da manhã, 81 pessoas haviam sido presas e 42 fuzis apreendidos.

Em entrevista, o governador Cláudio Castro (PL) classificou a ação como uma “operação de Estado de Defesa”, afirmando que o Rio “está sozinho nessa guerra” e que o combate ao crime organizado já extrapolou os limites da segurança pública, defendendo o apoio das Forças Armadas.

A tragédia repercutiu no cenário político nacional. Parlamentares bolsonaristas culparam o presidente Lula (PT) pela escalada da violência. O deputado Nikolas Ferreira (PL-MG) publicou um vídeo com sons de tiros e ironizou: “Brasil soberano da esquerda aí”. Já Gustavo Gayer (PL-GO) debochou dizendo que “essa deveria ser a nova imagem da propaganda do governo Lula”. O senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) elogiou a atuação do governador e dos policiais, afirmando que o governo federal “não deu absolutamente nenhum apoio”.

Os quatro policiais mortos foram identificados como Marcus Vinícius Cardoso de Carvalho, conhecido como Máskara, Rodrigo Velloso Cabral, Cleiton Serafim Gonçalves e Herbert, todos reconhecidos por sua dedicação no combate ao crime.

A operação reacendeu o debate sobre segurança pública, militarização e responsabilidade federativa, enquanto o Rio de Janeiro volta a enfrentar uma das fases mais violentas de sua história recente.

Marconi Santana arrasta multidão em Sítio dos Nunes e mostra força no Sertão rumo à Assembleia Legislativa

O Sertão está falando alto: e o nome é Marconi Santana. O projeto “Conversando com o Povo, Ouvindo Pernambuco” segue crescendo e firmando raízes por onde passa. No último domingo (26), o líder sertanejo mostrou mais uma vez sua força ao reunir uma verdadeira multidão no Distrito de Sítio dos Nunes, em um encontro marcado por emoção, energia popular e compromisso com as causas do povo.

Com o carisma e a experiência de quem conhece a realidade sertaneja de perto, Marconi Santana passou a tarde ouvindo a comunidade, trocando ideias e apresentando caminhos concretos para o desenvolvimento de Pernambuco. Em cada fala, reafirmou seu propósito de lutar por um Sertão mais forte, mais valorizado e com voz ativa nas decisões do Estado.

O evento foi marcado por um clima de confiança e entusiasmo. Mesmo em pleno domingo, a população compareceu em peso, transformando o encontro em uma grande demonstração de apoio e esperança. O anfitrião Celso, que abriu as portas de sua casa para o evento, recebeu agradecimentos especiais do líder político, que destacou o gesto como símbolo da hospitalidade sertaneja e da união que move o projeto.

A cada edição, o “Conversando com o Povo” confirma que Marconi Santana não está apenas construindo uma pré-candidatura — está consolidando um movimento popular autêntico, enraizado na escuta, no respeito e no compromisso com quem mais precisa.

A recepção calorosa em Sítio dos Nunes deixou claro: o Sertão já escolheu o seu representante. Alguém que vai levantar a voz em defesa deste povo, que só precisa de apoio e de uma liderança firme e atuante para, enfim, ocupar o lugar que merece, o centro das decisões do Estado.
Veja mais imagens abaixo:

Giro de Notícias com o resumo das principais informações do momento

Grave acidente entre carro e moto termina com mulher morta em Serra Talhada
Um grave acidente de trânsito foi registrado por volta das 8h de uma terça-feira (28) no Km 410 da BR-232, em Serra Talhada, envolvendo um carro e uma motocicleta. O sinistro ocorreu quando um carro acessava a rodovia e colidiu com a moto, que já trafegava na pista. A condutora da motocicleta, Priscila Rodrigues Farias do Nascimento, de 40 anos, ficou gravemente ferida. Ela foi encontrada inconsciente com fortes indícios de traumatismo craniano e hemorragia. A vítima foi socorrida pelo Corpo de Bombeiros e encaminhada ao Hospital Eduardo Campos, mas não resistiu aos ferimentos e faleceu no início da tarde do mesmo dia. O motorista do carro envolvido na colisão saiu ileso e o teste do bafômetro apresentou resultado normal. Informação na íntegra


Homem é preso suspeito de estuprar e matar a própria tia de 62 anos na zona rural de Triunfo-PB
Um crime brutal chocou o município de Triunfo, no Sertão da Paraíba, na manhã de uma segunda-feira (27). Um homem foi preso em flagrante suspeito de estuprar e assassinar a própria tia, Neci Benedita de Sousa, de 63 anos, na zona rural da cidade. O suspeito deu entrada em uma UPA com ferimento de arma branca, alegando ter sido atacado, mas a versão levantou suspeitas policiais. Horas depois, familiares encontraram a vítima morta dentro de casa, no Sítio Desengano, e apontaram o sobrinho como principal suspeito. O corpo da vítima apresentava sinais de abuso sexual e ferimentos de faca. A casa estava revirada, indicando uma luta corporal. O suspeito permanece internado sob custódia da Polícia Militar e será ouvido pela Polícia Civil, que segue investigando o caso. Informação na íntegra


Criança afogadense morre após ser enforcada
Um crime familiar em São Gonçalo, no Rio de Janeiro, resultou na morte do menino Felipe Levi Martin de Lima, de apenas quatro anos, após ser estrangulado dentro de casa em uma segunda-feira (27). Equipes de resgate do Corpo de Bombeiros foram acionadas e socorreram a criança em estado grave para o Hospital Estadual Alberto Torres. No entanto, o menino não resistiu aos ferimentos e teve o óbito confirmado no início da tarde. A Polícia Militar confirmou no hospital que o menino havia sido estrangulado por um parente. A mãe da vítima, Madalena Lima, moradora anterior de Afogados da Ingazeira, recebeu atendimento psicológico e foi conduzida à delegacia para prestar depoimento. O principal suspeito é o seu atual marido, Evangelista Tairone. A Divisão de Homicídios de Niterói e São Gonçalo (DHNSG) investiga as circunstâncias e a motivação do crime. Informação na íntegra


Traficantes do Comando Vermelho usam drones para jogar granadas em policiais durante operação
Traficantes da facção Comando Vermelho (CV) utilizaram drones para lançar granadas contra agentes de segurança durante uma megaoperação das polícias Civil e Militar do Rio de Janeiro em complexos como o Alemão e a Penha. A ação, que mobiliza 2,5 mil agentes, tem como objetivo prender cerca de cem integrantes da facção e impedir sua expansão. Vídeos que circulam nas redes sociais mostram o momento em que um drone solta uma bomba, além do intenso tiroteio e barricadas montadas pelos criminosos. Até o momento, a operação resultou na morte de quatro suspeitos e na prisão de 22, incluindo um operador financeiro de um membro da cúpula do CV. Um policial do BOPE e três civis foram baleados e socorridos durante os confrontos. Informação na íntegra


Prefeitos que recebiam Bolsa Família tinham carros, terras e gados; 1,1 mil vereadores também foram excluídos do programa
Um levantamento identificou que prefeitos e vice-prefeitos eleitos em 2024, que foram excluídos do Bolsa Família, haviam declarado bens à Justiça Eleitoral incompatíveis com o perfil de baixa renda do programa. O Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social (MDS) suspendeu o benefício de famílias que tinham em sua composição prefeitos, vices ou vereadores, por ultrapassarem o limite de renda mensal de R$ 218 por pessoa. Foram excluídos 1.100 vereadores, 19 vice-prefeitos e sete prefeitos. Os bens declarados incluíam propriedades rurais, veículos de alto valor e grandes rebanhos de gado. Casos como o da vice-prefeita de Senhora dos Remédios (MG) e o do prefeito de Cordeiros (BA) ilustram as irregularidades. Especialistas destacam a necessidade de fortalecer os mecanismos de fiscalização para evitar fraudes no programa. Informação na íntegra


Novas regras de trânsito para ciclomotores começa a valer em 2026, entenda
Novas regras de trânsito para condutores de ciclomotores, veículos de duas ou três rodas com baixa potência e velocidade máxima de 50 km/h, entrarão em vigor a partir de 1º de janeiro de 2026. A medida, definida pela Resolução 996/2023 do Contran, visa ordenar o uso desses veículos, cujo crescimento de vendas tem gerado uso inadequado em ciclovias e calçadas. As principais mudanças obrigatórias serão o emplacamento dos ciclomotores e a exigência de habilitação específica (ACC) ou CNH categoria A para os condutores. Além disso, os ciclomotores deverão trafegar apenas em ruas com limite de velocidade de até 40 km/h, sendo proibida a circulação em ciclovias, ciclofaixas, calçadas ou vias expressas. A população deve se adequar às novas regras até 31 de dezembro de 2025. Informação na íntegra


Rodovia de acesso a Triunfo terá nome de José Patriota
O ex-prefeito de Serra Talhada e atual deputado estadual Luciano Duque anunciou que apresentou na Assembleia Legislativa de Pernambuco (ALEPE) um projeto de lei para denominar a Rodovia PE-350 como "Rodovia José Coimbra Patriota". A PE-350, popularmente conhecida como Estrada do Brocotó, é uma importante via de ligação entre a PE-320, em Serra Talhada, e os municípios de Santa Cruz da Baixa Verde e Triunfo, sendo fundamental para o turismo e o escoamento econômico do Alto Sertão do Pajeú. Segundo o deputado, a iniciativa visa homenagear a figura de José Patriota. O projeto já foi aprovado nas comissões temáticas da ALEPE e deve seguir em breve para votação no plenário, consolidando a homenagem. Informação na íntegra


Brasil está entre os oito países mais famintos da América do Sul, aponta Índice Global da Fome
O Índice Global da Fome (GHI) 2025, divulgado por organizações internacionais, aponta que o Brasil está entre os oito países com maior índice de fome na América do Sul, ocupando a oitava posição com 6,4 pontos, classificado na categoria de "fome baixa". O ranking regional é liderado pela Bolívia (14,6 pontos). O GHI avalia a situação alimentar com base em desnutrição calórica, atraso no crescimento infantil, baixo peso e mortalidade infantil. Em perspectiva histórica, o Brasil melhorou significativamente, saindo recentemente do Mapa da Fome da ONU. No entanto, o relatório alerta que o progresso da América Latina estagnou globalmente. Apesar dos avanços atribuídos a políticas públicas, desigualdades regionais e a vulnerabilidade a mudanças climáticas permanecem como desafios estruturais para a segurança alimentar do país. Informação na íntegra


Só 22% dos municípios brasileiros contam com Guarda Municipal, aponta estudo
Um Diagnóstico Nacional das Guardas Municipais, lançado pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, revelou que apenas 22,22% dos municípios brasileiros possuem Guarda Municipal, indicando que a maioria não conta com o apoio desse efetivo na segurança pública. O estudo mapeou 1.238 instituições, destacando o papel fundamental das Guardas na prevenção à violência, na proteção do patrimônio e na garantia da ordem social, devido à sua proximidade com a comunidade. Desse total, menos da metade (41,15%) utiliza armas de fogo. A região Nordeste concentra a maior parte dessas instituições. O diagnóstico subsidia o Programa Município Mais Seguro, que destinará R$ 171 milhões para fortalecer as estruturas de segurança municipal, incluindo capacitação de agentes e aquisição de equipamentos. Informação na íntegra

Dr. Bruno Vilaça e Oftalmo PE apoiam a 3ª Corrida da Amizade em Arcoverde, unindo esporte, solidariedade e amor pelos animais

A cidade de Arcoverde viveu uma manhã especial neste domingo, 26 de outubro, com a realização da 3ª edição da Corrida da Amizade, promovida pelo grupo Corre Arcoverde. O evento reuniu atletas amadores e profissionais na Praça da Bandeira, celebrando o espírito esportivo, a união e a solidariedade.

Entre os grandes apoiadores da iniciativa estiveram o médico Dr. Bruno Vilaça, ao lado de João Vilaça, familiares e da equipe da Oftalmo PE, que mais uma vez mostraram compromisso com a promoção da saúde e do bem-estar da comunidade. O patrocínio reforça o incentivo da clínica e dos profissionais da saúde ocular ao esporte como ferramenta de qualidade de vida e integração social.

A Corrida da Amizade se destacou também pela ação social em prol dos animais, com a entrega dos kits dos participantes mediante a doação de 1kg de alimento para cães. Um gesto simples, mas que irá fazer grande diferença na vida de muitos animais em situação de vulnerabilidade.

Com organização impecável e um clima de alegria contagiante, o evento superou as expectativas e se consolidou como um dos mais queridos do calendário esportivo de Arcoverde. A presença e o apoio de parceiros comprometidos, como o Dr. Bruno Vilaça e a Oftalmo PE, reforçam que quando esporte, solidariedade e amor ao próximo se unem, o resultado é sempre inspirador.

BLOG TV WEB SERTÃO
A MELHOR SELEÇÃO DE NOTÍCIAS!

As matérias e os textos que não são de nossa autoria, nem sempre expressam, necessariamente, a opinião, o pensamento ou orientação ideológica da Web Sertão.

SOBRE FONTE E AUTORIA DAS INFORMAÇÕES

Boa parte das matérias que são de interesse publico acabam viralizando nos meios de comunicação sem a devida fonte e autoria do conteúdo. Em caso de ausência ou divergências relacionada aos créditos de alguma informação aqui republicada, texto ou imagem, pedimos que entre em contato com a nossa redação pelo - (87) 98821-5232 - para ratificações.