BLOG TV WEB SERTÃO - A MELHOR SELEÇÃO DE NOTÍCIAS - IGUARACY E REGIÃO


Mostrando postagens de novembro 9, 2012Mostrar tudo

Você só tem até amanhã para concorrer a 100 MIL REAIS em prêmios!

A amiga Nina Pé Quente informa a todos que a venda de cartelas só é até amanhã para quem deseja concorrer a 100 mil reais em prêmios! Não perca, o ganhador pode ser você, vai saber?

Procure NINA PÉ QUENTE em sua residência próximo a Escola Dr. Diomedes Gomes, até as duas horas da tarde.

Coisas do Interior

Nos grotões nordestinos, outdoor se improvisa cravado nos espinhos do Mandacaru, como mostra este flagrante em Serrita, capital mundial da pega de boi. Já em Exu, a matutada tem humor e gostos os mais estranhos.
O nome do bar aí acima, claro, deve ser uma provocação ou um protesto pela falta de clientela. Fica no centro de Exu, que se prepara para festejar o centenário de Luiz Gonzaga, seu filho mais ilustre. Certamente, não deve atrair as atenções dos turistas!
Escrito por Magno Martins

PAU NA AMUPE E EM DILMA

Se preparando para assumir a gestão em janeiro, o prefeito eleito de Afogados da Ingazeira, José Patriota, externou sua insatisfação com a Presidente Dilma pela política de bondades com redução do IPI prejudicando o FPM.
“Não é porque apoiei Dilma que vou concordar com a política de apoio ao setor automobilístico em São Paulo em detrimento da falta de apoio às prefeituras do Nordeste”.
Patriota também não poupou críticas à Amupe. “Não tem atuação, compreensão dos problemas, mobilização nem liderança. Estamos sub representados”, reclama.

Secretarias serão criadas na gestão de José Patriota

O prefeito eleito José Patriota (PSB) ainda não comentou a imprensa sobre a formação da sua equipe de governo, mas alguns nomes começam a ser ventilados na cidade. Acredita-se que o seu secretariado não será meramente técnico, haja vista algumas lideranças políticas importantes terem contribuído com a vitória do socialista nas urnas. Há rumores de que Augusto Martins poderá ser convidado para assumir uma pasta, isso porque secretarias deverão ser criadas, como a Secretaria da Mulher, Secretaria do Meio Ambiente e Secretaria da Juventude.

OS REFÉNS DA SECA POR MAGNO MARTINS

No romance Os Sertões, Euclides da Cunha descreveu que o sol é o inimigo que é forçoso evitar, iludir ou combater. Fala que o sol fadiga, provoca um desapego à vida e o arremesso fatalista para a morte. Mas também cravou a celebre frase de que o sertanejo é antes de tudo um forte.

Do sol causticante euclidiano, o adolescente Cícero Janílson, de 17 anos, o Dinho, se protege com chapéu de palha, mas não tem dinheiro para comprar um protetor. O chão batido da terra seca de Serrita, emblemática e afamada pela Missa do Vaqueiro, que Luiz Gonzaga imortalizou numa canção, é roteiro da sua cruzada pela sobrevivência no dia a dia.
Dinho cursa a 7ª série do segundo grau, anda de sandálias havaianas e não sente a terra quente arder nos pés. Com o seu jumentinho de estimação, entrega água numa casa no sítio Carnaúba retirada de um açude enlameado, que lhe rende uns trocados para ajudar o pai nas despesas de casa.

“Vou fazer cinco carradas hoje por R$ 35”, diz, apontando para as ancoretas sobre o animal. Ali próximo, já no sítio Milha, Fábio Luis Soares, de 19 anos, transporta mandacaru tostado para duas novilhas e um jumento do pai, que estão esfomeados e abatidos pela mais longa estiagem dos últimos 50 anos.

Fábio é um garoto esperto e educado. Trabalhador, principalmente. Acorda ao raiar do sol, carrega mandacaru, o que restou de pastagem para o gado, a manhã inteira, mas pela tarde, já está na escola, porque deseja sair do mundo das trevas e da escuridão.

“Eu pretendo um dia sair daqui, ter uma vida decente, mas para isso tenho que estudar. Não falto a uma só aula”, conta, orgulhoso.

Enquanto Fábio sonha em deixar de ser refém da seca que mata, humilha e mutila, Heleno Coelho, aos 40 anos, não faz mais planos para a vida. A morte incessante do gado que cuida com tanto carinho, pertencente ao lote do fazendeiro Djalma Cidrim, na localidade do Barro Vermelho, a 42 km do centro de Serrita, mexeu com a cabeça dele.

“Perdi a batalha contra a seca. Minha vida hoje é arrastar os bichinhos mortos para aquele cemitério acolá”, diz Heleno, apontando para o pátio da propriedade de Cidrim, o seu patrão, onde encontramos, mais de 40 reses mortas e uma tulha de urubus fazendo festa. O ofício de Heleno, de levantar gado sem força do chão, é um drama diário de horror, que choca e comove.


Numa casa de taipa, 500 metros dali, Rosa Maria Soares, a Rosinha, que nos recebeu desconfiada, espiando por uma janela, tem ouvido falar do sofrimento do gado do seu vizinho, que só conhece pela fama de maior criador da região. Ao contemplar Rosinha pela fresta da janela a sensação imediata é de que está isolada do mundo, completamente abandonada.

É quase isso. A seca já levou o seu pai para a eternidade, a mãe vive da pensão e até o seu cachorrinho de estimação, o Bezouro, anda triste, procurando um encosto à sombra de um juazeiro ali próximo. Rosinha reclama que não consegue nenhum tipo de ajuda dos programas sociais do governo e lava roupa na cidade para tocar a vida em frente.
Moreilândia é uma cidade bem próxima a Serrita e vizinha de Exu, terra de Luiz Gonzaga. Tal como as cidades irmãs, virou deserto. Até aonde a vista alcança, a sua paisagem é um retrato de desolação. Ali, até os pássaros bateram asas e sumiram. Mas dona Terezinha Angélica dos Santos, 53 anos, só sai no último pau-de-arara.
Sua via-crúcis quotidiana é encontrar o que todo mundo ali procura: água de beber. De tanto persistir acabou incluída no programa de caixas de água portáteis do Governo do Estado. Ontem, sol a pino, ela foi receber a sua tábua de salvação na entrada do sítio Tamboril, onde a encontramos em meio a dezenas de homens e mulheres clamando pelo benefício.

“Consegui o suporte, falta agora água. Eles dizem que vai chegar no carro-pipa”, conta Terezinha, alegre e feliz por ter ganho um baldão. Instalados nas casas de famílias carentes, os reservatórios portáteis do programa de acompanhamento da seca do Governo do Estado são distribuídos mediante uma seleção na qual o conselho de moradores da localidade tem voz ativa.
Salgueiro, Serrita, Bodocó e a própria Exu se projetaram nacionalmente nas canções do rei do baião, que está sendo festejado no próximo mês. Se estivesse vivo, completaria 100 anos. O centenário será festejado na seca, triste sina. A terra de Gonzagão, onde passei à tarde de ontem, também tem milhares de deserdados, órfãos do poder central e reféns da seca.
Dona Joana Maria, 82 anos, tem autoridade para falar de seca. Sobreviveu a todas elas na sua Exu, vindo de João Pessoa, onde nasceu. Trocou o mar pelo torrão de vidas secas arrebatada pelo amor. O marido José, ainda vivo, é de Tamboril, distrito de Exu. “Seca maior do que essa só a de 30”, lembra, adiantando que nem toda a família ficou por lá, resistindo.
Tem filho e netos espalhados pelo País afora. Dos irmãos quem ainda lhe fazem companhia ainda resiste por lá o divertido José Gomes dos Santos, chegado a uma prosa regada a água que passarinho não bebe. É daqueles que tem humor para tudo, até para revelar a idade. “Numa perna só, 78”, diz, dando gargalhadas.
É assim a gente do mundo euclidiano, de vidas secas.

Queda da arrecadação pode complicar a vida dos prefeitos em fim de mandato

As penalidades previstas para os prefeitos que não enquadrarem suas contas no final de mandato como manda a Lei de Responsabilidade fiscal vão de multa a prisão.
E este ano as contas não fecham em praticamente todos os municípios brasileiros. O motivo está na redução do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados), medida do governo federal para aquecer a economia, que acabou penalizando os municípios com o efeito colateral da redução do FPM (Fundo de Participação dos Municípios), que responde por boa parte da arrecadação das prefeituras.
Pela Lei de Responsabilidade Fiscal o prefeito que entregar o cargo em 31 de dezembro próximo não pode deixar nenhum débito para o sucessor, sendo obrigado a quitar suas contas, mas a receita não fecha.
O governo Dilma está debruçado na busca de uma solução. Enquanto as cidades penam com as prefeituras sem dinheiro para investir no apagar das luzes.
Matéria do Blog do Itamar França

Serra Talhada adere ao protesto e prefeitura vai fechar por uma semana

O prefeito Carlos Evandro decidiu engrossar o caldo dos prefeitos insatisfeitos com o Governo Federal. Após conversar com gestores da região, na tarde dessa quinta-feira (8), o prefeito de Serra Talhada vai manter a prefeitura fechada no período de 12 a 16 de novembro. Esta é a estratégia utilizada pelos prefeitos pernambucanos em protesto às sucessivas quedas no Fundo de Participação dos Municípios (FPM) e a falta de ações estruturadoras no combate a seca.

“Vamos manter os serviços essenciais como saúde, educação e limpeza urbana funcionando, pois a população não pode ser prejudicada. Entretanto, vamos parar toda a parte administrativa da prefeitura. Chega. Os municípios não suportam mais este tratamento do Governo Federal”, disse Evandro, informando ainda que uma enorme faixa preta será colocada na fachada do prédio da prefeitura. “Estamos de luto. A situação é muito difícil e complicada”, confirmou.

No próximo dia 13 de novembro, Carlos Evandro estará em Brasília (DF) em mais uma marcha de prefeitos, para cobrar providências e mudanças na política econômica, que segundo ele, penaliza as cidades. Ele lamenta que a maioria dos deputados pernambucanos se esquivam num momento tão grave como este. “Quero fazer justiça ao deputado Silvio Costa (PTB). Este nos acompanha, briga pelos municípios e mostra a sua insatisfação”, revelou o prefeito.
Farol

Réu é condenado a 14 anos de prisão em sessão do Júri realizado em Afogados da Ingazeira

Aconteceu nesta quinta (8) na Câmara de Vereadores de Afogados da Ingazeira, mais uma sessão do Tribunal do Júri. Sentou no banco dos réus Antônio Bezerra Fernandes que vitimou João Eudes no ano de 2.000.
Antônio foi condenado a 14 de reclusão em regime fechado a ser cumprido no presídio Brito Alves em Arcoverde. De acordo com o advogado do réu, como Antônio já está há mais de um ano preso, ele precisa cumpri mais um ano e três meses para chegar ao regime semi-aberto, já que ele é réu primário. O advogado disse que irá conversar com o seu cliente (Antônio) para saber se recorre ou espera mais um ano e três meses para entrar no semi-aberto.
AOnline

A PIOR EM CEM ANOS

Agricultores com mais tempo de estrada são categóricos em afirmar que esta é a pior seca nos últimos 100 anos. É o caso do Sr Tadeu José, da Ingazeira, que em um bilhete emitido à Rádio Pajeú relacionou as piores secas dos últimos 100 anos (1915, 1932, 1958, 1970, 1983, 1993, 1998 e esta de 2012).
"É a pior seca de todas, pois falta água, o rebanho bovino está desaparecendo bem como outros animais. Não tem palma". Ele diz que pelo clima, as previsões para os próximos meses "não são boas".
Por Nill Júnior

FAMÍLIA PROCURA ENGENHEIRA AGRÔNOMA QUE DESAPARECEU EM SANTA LUZIA-PB

Encontra-se desaparecida deste a tarde de ontem, (08),  a Engenheira Agrônoma, Joana D’Arc Nobrega Dantas,  32 anos,  residente em Santa Luzia – PB.

Segundo informações, Joana apresenta um quadro depressivo e saiu de casa provavelmente em direção à Patos e posteriormente para o estado do Ceará.

Joana D’Arq saiu de casa trajando um vestido longo, de cor preta, bolsa e sandália preta, tem características físicas do tipo:  estatura baixa (aproximadamente 1.55cm), magra (cerca de 45kg), cor branca, cabelo e olhos pretos, fala mansa e educada.

A família acredita que ela poderia estar na cidade de Patos,  em Campina Grande onde mora o seu ex-marido ou até mesmo no estado de Ceará, local onde ela residiu por alguns anos.

A família pede a todos que tiverem informação da situação acima descrita que entre em contato com a 3° CIA de Policia Militar de Santa Luzia (9161-6375), Delegacia de Policia de Santa Luzia (3461-2950) 3° Batalhão de Policia de Patos (190) ou diretamente com os familiares, Nita (9649-1802 tim/ 93613607 claro), Deusa (96542593 tim), Romário (9654-7234 tim), respectivamente irmãs e sobrinho. Junior Finfa

Você só tem até amanhã para você concorrer a 100 MIL REAIS em prêmios!

A amiga Nina Pé Quente informa a todos que a venda de cartelas só é até amanhã para quem deseja concorrer a 100 mil reais em prêmios! Não perca, o ganhador pode ser você, vai saber?

Procure NINA PÉ QUENTE em sua residência próximo a Escola Dr. Diomedes Gomes, até as duas horas da tarde.

VELHINHO SENSUAL – ANÚNCIO NOS CLASSIFICADOS

Como tenho algumas horas livres, com insônia pela madrugada,
e precisando ganhar uns extras, resolvi ser, também, um "velhinho de programa".
Idoso charmoso, com lindos olhos meio verdes (cobertos com cataratas);

loiro (só dos lados);
Atlético (sou torcedor);
corpo malhado (pela psoríase);
e sarado (das doenças que já tive); e
um metro e noventa (sendo mais ou menos um de altura e noventa de largura).
Atendo em motéis, residências, elevadores panorâmicos, etc.
Só não atendo em drive - in por causa das dores na coluna
Alegro festa de Bodas de Ouro, convenções e excursões da Terceira Idade.
Meço pressão, aplico injeções e troco fraldas geriátricas, tudo com o maior charme.

Atendo no atacado e no varejo.
Traga suas amigas – maiores de sessenta e cinco, por força de lei, não pagam,
mas só terão direito à horário recomendável para a saúde.
Serão concedidos descontos para grupos: quanto mais nova, maior o desconto.
Por questões de vaidade, não serão permitidas filmagens, pois,
no momento, estou precisando operar uma hérnia inguinal, meio antiestética.

Na cama, dou sempre três...
Três opções sexuais para a parceira: mole, dobrado ou enroladinho.
Como fetiche, posso usar touca de lã, pantufas e cachecóis coloridos.
Outra GRAAAAAAANDE vantagem: já tenho Parkinson, o que ajuda muito nas preliminares.

TOTAL DISCRIÇÃO, pois o Alzheimer me faz esquecer tudo que fiz na noite anterior...


Por Professora Sheila Coelho

Jovem de Petrolina foi flagrado vendendo rifa falsa em Iguaracy.

 
O Policiamento de Iguaracy foi solicitado por populares, para comparecer ao centro da cidade onde, J. L. de Souza, de 18 anos, estava oferecendo uma rifa de uma moto e um veículo em prol da Associação dos Servidores de Segurança Pública e Militares. O dinheiro arrecadado seria para comprar uma ambulância para a referida associação. Quando a Políci encontou o suspeito, constatou que o mesmo morava em Petrolina-PE e não possuia nenhuma documentação que o identificasse como credenciado da referida associação, então foi encaminhado à Delegacia, juntamente com R$ 1.163,10 (Mil cento e sessenta e três reais e dez centavos), R$ 700,00 (Setecentos reais) em cheques que estava em posse do mesmo para esclarecimentos.
Informações do 23º BPM para o Jornal Tabira. 

EM AFOGADOS DA INGAZEIRA, PATRIOTA REÚNE PREFEITOS ELEITOS DO PAJEÚ

Buscar soluções conjuntas para problemas que são comuns aos municípios do Sertão do Pajeú, sobretudo neste período de redução na arrecadação dos municípios com os cortes dos repasses do FPM, e com a população sofrendo com os efeitos da mais grave seca que atinge a região nos últimos anos.

Com esse objetivo, os Prefeitos eleitos da região reúnem-se nesta Sexta (09), em Afogados da Ingazeira, na sede do Instituto Tecnológico Federal, às 15 horas. A reunião foi articulada pelo Prefeito eleito de Afogados da Ingazeira, José Patriota, durante recente visita do Governador Eduardo Campos ao Pajeú.

Além de Patriota, confirmaram presença os Prefeitos eleitos dos municípios de Serra Talhada (Luciano Duque), Iguaracy (Dessoles), Ingazeira (Luciano Torres), Tabira (Sebastião Dias), Solidão (Cida Oliveira), São José do Egito (Romério Guimarães), Quixaba (Zé Pretinho), Carnaíba (Zé Mário), Tuparetama (Deva Pessoa), Triunfo (Luciano Bonfim), Brejinho (José Vanderlei) e Calumbi (Joelson).

“Para resolver os graves problemas que os municípios enfrentam, só com articulação regional e união dos Prefeitos. Precisamos buscar soluções que sejam comuns a todos os municípios. Juntos, organizados, fica mais fácil aprovar projetos, buscar recursos e minimizar o sofrimento da população,” afirmou José Patriota.

Abastecimento d’água, saneamento, gerenciamento dos resíduos sólidos e o fortalecimento do Consórcio de Municípios do Pajeú são outros temas a serem discutidos durante a reunião, que deverá resultar em uma agenda comum de trabalho.
Informações do Jornal Tabira.

Motociclista fica ferida após acidente de trânsito em Serra Talhada

Uma pessoa ficoi ferida em acidente de transito envolvendo um carro e uma motocicleta na Rua Florino Peixoto, AABB, Serra Talhada – PE, às 09h20 de ontem. Persiana Bezerra Cabral Lima, 32 anos, e
Elizangela Maria Bezerra da Silva Lima, residentes na  AABB, Serra Talhada – PE foram socorridas para o HOSPAM. Elizangela, que pilotava uma  Honda/CG 125, Azul, 2003, KLO 5604, ficou com escoriações e a outra envolvida nada sofreu. Na ocasião as partes entraram em acordo. Persiana Bezerra, motorista do VW/Polo Sedam, 12/13, Prata, PEG 1035 ficou responsável por arcar com as despesas decorrentes do acidente. Por Luiz Carlos

ROCAM apreende arma de fogo em São José do Egito.

Imagem ilustrativa
Ao efetuar rondas nos bairros, a equipe da ROCAM, abordou um veículo no bairro Planalto e pediu que o proprietário do veículo, S. Dantas, de 29 anos, os acompanhassem em sua busca, e durante a revista foi encontrado um revólver calibre 32, desmuniciado, com o número de série ilegível, localizada dentro do porta luva do veículo. Ao persistir com a busca, foram encontradas ainda 05 munições calibre 32 no bolso direito da calça do imputado. A ocorrência foi passada a disposição da Delegacia local para que sejam tomadas as medidas legais cabíveis.

Informações do 23º BPM para o Jornal Tabira.  

Comandante do 23º BPM alerta comerciantes que tem alguém utilizando o nome da PM

Aos Comerciantes e população da região do Pajeú
Assunto: Nota de informação
Cumprimentando V. S.ª cordialmente, valho-me do presente expediente para informar que chegou ao conhecimento do Comandante do 23°BPM, que pessoas utilizando o nome da Instituição Polícia Militar de Pernambuco, estão visitando estabelecimentos comerciais em toda região do Pajeú, com intuito arrecadar recursos financeiros para adquirir uma ambulância destinada a esta Corporação.
Outrossim, este Comandante esclarece que essa prática não possui autorização da Policia Militar, pois o procedimento utilizado para aquisição dos veículos da instituição decorre exclusivamente do Governo do Estado, seguindo legislação especifica.
                        Atenciosamente,
 Welington Alves Cruz – Maj PM
Comandante Interino do 23° BPM

BLOG TV WEB SERTÃO
A MELHOR SELEÇÃO DE NOTÍCIAS!

As matérias e os textos que não são de nossa autoria, nem sempre expressam, necessariamente, a opinião, o pensamento ou orientação ideológica da Web Sertão.

SOBRE FONTE E AUTORIA DAS INFORMAÇÕES

Boa parte das matérias que são de interesse publico acabam viralizando nos meios de comunicação sem a devida fonte e autoria do conteúdo. Em caso de ausência ou divergências relacionada aos créditos de alguma informação aqui republicada, texto ou imagem, pedimos que entre em contato com a nossa redação pelo - (87) 98821-5232 - para ratificações.

CLIQUE NOS BANNERS PARA ACESSAR AS LOJAS DE VEÍCULOS