BLOG TV WEB SERTÃO - A MELHOR SELEÇÃO DE NOTÍCIAS COM SÉRGIO COELHO


Mostrando postagens de dezembro 20, 2012Mostrar tudo

Parabéns Iguaracy por 49 anos de Emancipação Política

As terras que hoje formam o município de Iguaraci, compunham primitivamente o de Afogados da Ingaseira e eram denominadas como "Logrador", em virtude de para lá, os moradores da região levarem seus animais para pastar. O "Logrador", pertencia ao senhor Antônio Rabelo Sonzzone, onde por volta da ano de 1911, lá foi construída uma casa de taipa pelo senhor Manoel Bezerra de Melo, tendo aí fixado residência. Esta área no ano de 1912, foi doada à Igreja, para a formação do Patrimônio de São Sebastião, pelo senhor Antônio Rabelo, tendo, logo em seguida, o Padre Carlos Cottart, vigário de Afogados da Ingazeira, construído uma casa, onde era celebrada a Missa. Atraídos pelo culto religioso, várias pessoas para lá se deslocaram, e logo foi erguida uma latada perto da "casa do Padre", para vender carne, e no ano de 1913, já um pequeno aglomerado, o senhor João Barbosa inaugurou uma casa comercial.
Com a ajuda dos moradores, o Padre Carlos Cottat construiu a atual Igreja, dedicada ao culto de São sebastião, no ano de 1914, surgindo assim, o povoado, que recebeu o nome de "MACACOS" , em homenagem a uma família com esses nome, que residia nas imediações do povoado.
Temendo problemas futuros, o senhor Sebastião Alves da Silva, que era representante da Vila de Macacos junto à Camara Municipal de Afogados da Ingazeira, consegui que o seu nome fosse mudado para IGUARACÍ, nome que permanece até os dias atuais.

Formação Administrativa
Distrito criado com a denominação de Macaco, pela lei municipal nº 22, de 25-11-1916, subordinado ao município de Afogados da Ingazeira.
Em divisão administrativa referente ao ano de 1933, o distrito de Macaco figura no município de Afogados da Ingazeira.
Assim permanecendo em divisões territoriais datadas de 31-XII-1936 e 31-XII-1937.
Pela lei estadual nº 421, de 31-12-1948, o distrito de Macaco passou a denominar-se Iguaraci.
Em divisão territorial datada de I-VII-1950, o distrito de Iguaraci ex-Macaco. Permanece no município de Afogados da Ingazeira.
Assim permanecendo em divisão territorial datada de I-VII-1960.
Elevado à categoria de município com a denominação de Iguaraci, pela lei estadual nº 4954, de 20-12-1963, desmembrado de Afogados da Ingazeira. Sede no antigo distrito de Iguaraci. Constituído de 3 distritos: Iguaraci, Irajaí e Jabitacá, ambos desmembrado do município de Afogados da Ingazeira. Instalado em 30-03-1964.
Em divisão territorial datada de 31-XII-1963, o município é constituído de 3 distritos: Iguaraci, Irajaí e Jabitacá.
Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2005.
Alteração toponímica distrital
Macaco para Iguaraci alterado, pela lei estadual nº 421, de 31-12-1948.
Gentílico: iguaraciense
Fonte: Biblioteca IBGE

CLIC AQUI E VEJA A PROGRAMAÇÃO DA FESTA

Manoel Olímpio é diplomado Vereador por Iguaracy, com propostas de muito trabalho em prol do município.


Manoel Olimpio foi diplomado nesta quarta 19.12.2012, Vereador pela cidade de Iguaracy, com mandato que vai de 2013 a 2016, e vem através deste, agradecer o apoio dos amigos e eleitores e no ensejo desejar a todos um Feliz Natal e um Ano Novo de muito trabalho, conquistas e realizações.

CONTINUA O MISTERIO DO POSSIVEL SEQUESTRO DA ADOLESCENTE DA QUIXABA

 O taxista ''Zé de Januário'', citado no caso do desaparecimento da adolescente de Quixaba, Juliana Henrique, de 14 anos, que sumiu quando voltava da escola por volta das 18:00 horas da ultima terça-feira (18), procurou a Rádio Pajeú na manhã desta quinta para contar a sua versão do caso.
Segundo ele, a acusada Késsia Moreira dos Santos contratou o seu veículo para uma corrida até Teixeira de Freitas (BA), porém decidiu interromper a viajem em Feira de Santana, onde permaneceu.
O taxista desmente a informação de que a menor teria viajado junto com a acusada para a Bahia. Confira no vídeo acima a entrevista concedida a Nill Júnior
 POSSIVEL SEQUESTRO DA ADOLESCENTE DA QUIXABA CONTINUA MISTERIOSO 
QUÉZIA MOREIRA- SUPOSTA SEQUESTRADORA
Na noite da ultima terça feira 18, a menor JULIANA HENRIQUE PEREIRA, de 14 anos, filha dos casal de agricultores Luiz Pereira de Moraes e Maria do Socorro Pereira, moradores da rua Maria das Dores - 563 - Centro da Quixaba, desapareceu por volta das 18:00 horas da companhia de QUÉZIA MOREIRA DOS SANTOS, supostamente do Rio de Janeiro. As informações preliminares dão conta de que as duas começaram um relacionamento através do site Facebook, Quézia, a possível sequestradora, chegou à Quixaba na tarde do ultimo sábado 15, ficando hospedada em uma pousada da cidade. Durante este período as duas estavam se encontrando, ora na Pousada, ora na rua. A suposta sequestradora chegou à ir por duas vezes na casa de Juliana solicitando à dona Maria do Socorro a guarda da menor.
Juliana era aluna do 1º ano da Escola de Referência Solidônio Pereira de Carvalho, escola que fica na mesma rua em que mora. Era a segunda filha do terceiro relacionamento de seu Luiz Pereira, sua irmã mais velha é casada e mora em São Paulo a alguns anos. Tinha como melhor amiga a jovem Maria de Fátima Alves da Silva, de 18 anos, conhecida na cidade como Preta, também filha única do casal Maria do Socorro Silva e Venceslau Alves da Silva. As informações de Dona Socorro é que a amizade das duas amigas já vinha abalada è pelo menos dois (02) meses, e que dificilmente Juliana estava frequentando a casa de Preta, que também acabou dando depoimento na Delegacia de Policia de Carnaíba na tarde de ontem.


Seu Luiz Pereira que falou com exclusividade ao blogueiro Cauê Rodrigues, revelou que afilha era uma pessoa pacata, silenciosa, educada e que não curtia nenhum tipo de festa. Era caseira.
- Sou católico e toda noite rezo o terço. Nunca levei minha filha na roça porque queria vê-la sempre estudando. Todos os meus outros filhos foram criados na roça, já ela nunca plantou um grão de milho. Disse comovido o seu Luiz que ainda afirmou que a garota levou de casa apenas o documento CPF e a roupa do corpo.
Indagado o que faria se a filha voltasse, seu Luiz respirou fundo e falou que jamais chamaria sua atenção, apenas o amor ia aumentar e que daria mais atenção a filha.
- Ela me pediu que arrumasse o quarto dela. Comprei cama nova, armário, tapetes, Tv tela plana e deixei o quarto dela do jeito que ela pediu. Concluiu seu Luiz que não se alimenta desde o sumiço da garota.
Enquanto conversávamos com seu Luiz, um grupo de crianças estiveram do meu lado me informaram que um deles tinha acesso á fotografia da suposta sequestradora Quézia. Solicitei que o garoto conseguisse a foto pra mim e assim o grupo de crianças me cederam a foto. Segundo elas, há conversas das duas pelo Facebook. Outro mistério é que na página de Juliana, ela se declara como se morasse no Rio de Janeiro e não na Quixaba.
Fomos até a pousada onde a suposta sequestradora estava hospedada e gentilmente fomos atendidos pela funcionário que nos mostrou a ficha da cliente com o nome de QUÉZIA MOREIRA DOS SANTOS, do Rio de Janeiro, que deu entrada na pousada no dia 15 e saída do dia 18. As contas foram pagas no cartão no valor de R$ 75,00 (setenta e cinco reais). A pousada já cedeu á policia as imagens do circuito interno de tv com a imagem da mesma. Não há informações se ela estava de carro, moto ou taxi, mas nos últimos dias um Gol de cor verde circulava pela cidade.

A mãe de Juliana e outras pessoas prestaram depoimentos à Policia Civil de Carnaíba na tarde desta quarta feira 19 e registrarão o Boletim de Ocorrência nesta quinta. Para a policia, uma funcionária da pousada informou que a acusada fretou um táxi com destino ao aeroporto dos Guararapes em Recife, de onde elas seguiriam para Ilhéus na Bahia, mas foram para Afogados da Ingazeira, onde fretaram um taxista de nome Zé de Januário até a cidade de Ilhéus.
POSTADO POR CAUÊ RODRIGUES

DESSOLES É DIPLOMADO EM IGUARACY

 
Ocorreu, na tarde desta quarta-feira (19), a solenidade de diplomação do Prefeito eleito Francisco Dessoles Monteiro (PTC), de seu vice, Luiz da Sucam (PR), dos 9 Vereadores e demais suplentes.
A cerimônia aconteceu no Centro de Múltiplo Uso de Iguaracy -CEMUPI,  e foi presidida pela juíza eleitoral Maria da Conceição Godhoi Bertolini , juntamente com a Promotora de Justiça Ana Clésia Ferreira Lins.
 
 
O Prefeito Dessoles depois de diplomado pela Meritíssima Juíza, entre outras palavras em seu discurso disse a população:  
 
“Tenho a coragem de olhar nos olhos da população pelo trabalho que fiz, atravessei uma campanha muito difícil, e todos sabem o que aconteceu comigo, mas que sempre tive a coragem e a hombridade de olhar nos olhos de cada cidadão de Iguaracy, principalmente pela minha conduta de 30 anos aqui vividos, pelos dois mandatos que aqui desenvolvi, e pela honra de estar aqui chegando pela terceira vez, que é um reconhecimento deste meu trabalho, e não foi por outra coisa, porque jamais este homem que está aqui chegou à casa de nenhum cidadão de Iguaracy, para oferecer qualquer vantagem pelo seu voto, pela sua preferencia. Isso eu digo de cabeça erguida e de olhos nos olhos, posso ter mil pecados, mas este eu não tenho, tenho orgulho de olhar para vocês, que são meus eleitores e que votaram em mim nas três campanhas em que eu sai vitorioso, porque foram de escolhas livres que os senhores fizeram."
 
"Sei que muitas pessoas já me disseram, você não dá pra ser político, porque você é muito honesto, você é muito duro, e mesmo assim sofri o que o cão não queria sofrer nesta campanha, por algumas falhas técnicas que foram cometidas pela minha equipe, fui chamado de ficha suja, fui execrado na imprensa, fui jogado aos leões na cova, mas sobrevivi pelo meu nome, pelo meu caráter e pelo que meu povo sabe de mim, e vou entrar neste terceiro mandato com esta disposição, de enfrentar os desafios e de cumprir a lei, e de sobretudo, não entregar Iguaracy como uma terra arrasada.  
Nas minhas gestões, cumpri o meu mandato até o último dia, zelando pelo patrimônio público, que foi construído por mim ou por qualquer outro antecessor,  porque todos os homens e mulheres de Iguaracy, sabem como nós pegamos este município e como nós entregamos, e nós iremos de fazer, do jeito que fizemos ou melhor do que fizemos."
 
"Os tempos exigem novas posturas, mais modernidade, os tempos exigem mais abertura, e nós vamos buscar neste mandato, fazer um pouco mais do que fizemos nos dois primeiros. Não sabemos como nós vamos encontrar as contas municipais, mas desejamos encontra-las, pelo menos como nós entregamos. E assim com a ajuda de Deus, que é quem mais me ajuda na vida, e com a ajuda do povo, nós haveremos de fazer Iguaracy, um lugar melhor pra todos nós. Muito Obrigado..."
 


BLOG TV WEB SERTÃO
A MELHOR SELEÇÃO DE NOTÍCIAS!

As matérias e os textos que não são de nossa autoria, nem sempre expressam, necessariamente, a opinião, o pensamento ou orientação ideológica da Web Sertão.

SOBRE FONTE E AUTORIA DAS INFORMAÇÕES

Boa parte das matérias que são de interesse publico acabam viralizando nos meios de comunicação sem a devida fonte e autoria do conteúdo. Em caso de ausência ou divergências relacionada aos créditos de alguma informação aqui republicada, texto ou imagem, pedimos que entre em contato com a nossa redação pelo - (87) 98821-5232 - para ratificações.

CLIQUE NOS BANNERS PARA ACESSAR AS LOJAS DE VEÍCULOS