BLOG TV WEB SERTÃO - A MELHOR SELEÇÃO DE NOTÍCIAS COM SÉRGIO COELHO


Mostrando postagens de janeiro 11, 2013Mostrar tudo

Afogados da Ingazeira é pauta de programa de televisão

Toda boa ideia ou toda boa história merece ser registrada. É o que vem fazendo o programa de televisão Pé na Rua em várias regiões do Estado. Na última quinta-feira (11), a equipe aportou em Afogados da Ingazeira para conhecer a experiência do beneficiamento de castanhas na comunidade rural de Umbuzeiro, das manifestações da figura carnavalesca do Tabaqueiro e a trajetória do escritor Gonzaga Barbosa.
Afogados da Ingazeira está entre as cinco cidades escolhidas para a temporada de gravações no Sertão, por ser um município pólo na região. A equipe já gravou na Zona da Mata e no Agreste. O programa é dirigido e apresentado pelo jornalista Ivan Moraes Filho.
Na comunidade de Umbuzeiro, a equipe visitou a Unidade de Beneficiamento de Castanhas. A experiência mostra a participação da agricultura familiar com a castanha do caju, gerando emprego e renda para os moradores.
Depois a equipe reportagem entrevistou o artista plástico Beijamin Almeida, que há 30 anos sai de Tabaqueiro nas folias de momo da cidade. Através de oficinas e participações em eventos fora do município, Beijamin tem levado essa tradição da figura do Carnaval afogadense a outras gerações de moradores.
Em seguida, a equipe conheceu a história de vida e superação do escritor Gonzaga Barbosa, que já lançou quatro livros. Ainda jovem, Gonzaga perdeu os movimentos dos membros inferiores após cair de um jumento. A limitação física não foi obstáculo para estudar e tomar gosto pela literatura.
Para Ivan Moraes a ideia do programa é apresentar histórias e iniciativas sucedidas de pessoas simples. “Vimos que Afogados da Ingazeira apresentava esse perfil para as gravações. Gostamos muito da cidade, é organizada e limpa. A nossa percepção é que Afogados está preparada para o futuro”, enfatizou.
O programa é transmitido pela TV Pernambuco e TV Universitária. A edição gravada em Afogados da Ingazeira vai ao ar no mês de abril deste ano.
(ASCOM)

MÃE E CRIANÇAS ASSASSINADAS A PAULADAS EM BUIQUE SÃO SEPULTADAS


Muitas lágrimas e sofrimento durante o sepultamento de Maria Betânia da Silva Caetano, de 23 anos, e seus dois filhos - Thaysson, de 5 anos, e Thifane, de 2 anos. Eles foram assassinados a pauladas na própria residência na noite de terça-feira, na cidade de Buíque, interior de Pernambuco. Muitas pessoas, entre parentes, amigos e vizinhos estiveram no sepultamento, que, aconteceu após a chegada dos corpos vindos do Instituto Médico Legal - IML de Caruaru. O pai de uma das crianças desolado com o acontecido estava muito emocionado com a situação. O sepultamento aconteceu por volta das 17:30hs desta quinta feira 10 no Cemitério Padre Vigário João Inácio.


O principal acusado de matar a família a pauladas, foi preso na manhã desta quinta-feira (10), pela Polícia Militar. Jordelino da Silva Lima (Jojó), de 18 anos, estava foragido desde o dia do crime e foi encontrado em Arcoverde-PE. A essas horas ele deve ter encontrado com o pai da outra criança no Presídio Advogado Brito Alves, naquela cidade. Da redação: Blog Buíque & Cia
 
Os acusados do triplo homicídio em Buíque foram presos em flagrante numa ação conjunta da polícia
Os acusados após prestarem esclarecimentos na Delegacia de Buíque foram todos conduzidos ao Presídio Advogado Brito Alves em Arcoverde onde permanecem à disposição da Justiça.

Oposição entra com recurso contra a expedição de diplomas de prefeito, vice e vereador em Afogados da Ingazeira

O PSDB de Afogados da Ingazeira entrou com Recurso Contra Expedição de Diploma (RCED) de José Patriota e de Lúcia Moura com fundamentos nas provas materiais da Polícia Federal em que são denunciados por compra de votos: Segundo o blog afogados online, o partido entrou no dia 07 de janeiro de 2013 com esse Recurso, devido ao recesso da Justiça Eleitoral que foi do dia 20 de dezembro ao dia 06 de janeiro de 2013, este último, sendo no domingo.

José Patriota, Lúcia Moura, o presidente da câmara de vereadores, Augusto Martins, Janaina Sá e Luzinete Xavier. Essa Ação corre em segredo de Justiça, tendo acesso aos autos e a obtenção de certidões restringe-se às partes e seus procuradores, mas o julgamento é público.Veja a determinação do CNJ:

Asteroide que passou perto da Terra é maior do que se pensava

O asteroide Apophis, que deve se aproximar da Terra entre 2029 e 2036, tem um diâmetro 20% superior às estimativas precedentes, segundo dados obtidos através do telescópio Herschel, da Agência Espacial Europeia (ESA), durante o fim de semana passado.
Batizado com o nome da divindade egípcia do mal e da escuridão, Apophis (nome em grego do deus que os egípcios chamavam Apep) passou nessa quarta-feira (9) a 14,4 milhões de quilômetros da Terra, dando aos astrônomos a possibilidade de estudá-lo melhor.
Quando foi observado pela primeira vez, em 2004, os cientistas calcularam em 2,7% a probabilidade de uma colisão catastrófica com a Terra em abril de 2009, mas novas estimativas afastaram o risco, ao prever que nesta data passará a 36 mil quilômetros.
O asteroide voltará a se aproximar do planeta em 2036, mas por enquanto é difícil estimar a que distância, visto que a primeira visita, em 2029, deverá modificar substancialmente sua órbita, razão pela qual é muito importante obter informação sobre seus parâmetros físicos para estimar melhor sua trajetória futura.
O telescópio Herschel pôde avistá-lo no fim de semana passado durante duas horas em sua aproximação da Terra, informou a ESA em um comunicado difundido esta quarta-feira. Segundo estes novos dados, o diâmetro de Apophis é de 325 metros, 20% a mais do que o cálculo anterior (270 metros).
Com diâmetro de 270 metros, a energia liberada caso Aphis batesse na Terra seria equivalente a 25 mil explosões atômicas como a de Hiroshima. "O aumento de 20% no diâmetro, de 270 a 325 metros, significaria uma intensificação de 75% em nossas estimativas do volume do asteroide ou de sua massa", explicou Thomas Mueller, do Instituto Planck de Física Extraterrestre em Garching (Alemanha).
"Estes números são as primeiras estimativas sobre a base das medições de Herschel", afirmou Mueller. "Outra série de medições que está sendo realizada atualmente poderia nos dar novos elementos que nos permitiriam melhorar nossos resultados", acrescentou.
"No começo, o interesse por Apophis se deveu a uma potencial ameaça de colisão com a Terra, o que agora é considerado como altamente improvável no futuro previsível", argumentou Goran Pilbratt, encarregado científico do projeto Herschel da ESA, embora o asteroide "em si continue sendo de um interesse considerável", acrescentou.
Em 15 de fevereiro próximo receberemos a visita do asteroide 2012 DA14. Menor do que Apophis, com 57 metros de diâmetro, passará a 'apenas' 34.500 km, o que significa que atravessará a órbita dos satélites geoestacionários.
Fonte: AFP

NOMEADOS NOVOS PROMOTORES DAS COMARCAS DE AFOGADOS, TABIRA E SÃO JOSÉ DO EGITO

O Diário Oficial do Estado publicou hoje (11.01) as portarias PGJ n°  0081/2013, 0092/2013 e 0093/2013, as quais trazem as nomeações dos novos promotores que assumiram as Comarcas de São José do Egito, Tabira e Afogados da Ingazeira.
O Dr. Aurinilton Leão Carlos Sobrinho, assumirá suas funções à  frente da Promotoria de São José do Egito, o Dr. Bruno da Silva Ramos, assumirá a Comarca de Tabira, e a Dra. Fabiana de Souza Silva Albuquerque, exercerá suas funções como segunda Promotora de Justiça de Afogados da Ingazeira. 
 Estes dois últimos substituiram os Doutores Leôncio Tavares Dias e Ana Clézia Ferreira Nunes, respectivamente, que foram promovidos para as Comarcas de Poção e Belo Jardim. Os referidos promotores entraram em exercício a partir do dia 14.01.2013. A informação é do Afogados Web.

BLOG TV WEB SERTÃO
A MELHOR SELEÇÃO DE NOTÍCIAS!

As matérias e os textos que não são de nossa autoria, nem sempre expressam, necessariamente, a opinião, o pensamento ou orientação ideológica da Web Sertão.

SOBRE FONTE E AUTORIA DAS INFORMAÇÕES

Boa parte das matérias que são de interesse publico acabam viralizando nos meios de comunicação sem a devida fonte e autoria do conteúdo. Em caso de ausência ou divergências relacionada aos créditos de alguma informação aqui republicada, texto ou imagem, pedimos que entre em contato com a nossa redação pelo - (87) 98821-5232 - para ratificações.

CLIQUE NOS BANNERS PARA ACESSAR AS LOJAS DE VEÍCULOS