Mostrando postagens de Fevereiro 18, 2013Mostrar tudo

Conta de água vai subir acima dos 7% em Pernambuco

O consumidor pernambucano deve preparar o bolso para o reajuste da conta de água. A Agência de Regulação de Pernambuco (Arpe) homologou um pedido de reajuste de 7,98%. O valor foi publicado no Diário Oficial do Estado, informa o JC Online. Entretanto, o aumento não deve chegar a 7,98%, mas, de acordo com as primeiras contas, vai ficar acima dos 7%. O número real ainda não foi definido. O reajuste começa a valer a partir do dia 20 de março.
“Ao calcular esse reajuste, levamos em consideração os gastos da Compesa (80,79%), os aumentos com energia (19,21%), o IPCA no período entre novembro de 2011 e janeiro de 2013, que foi de 7,84%, e o IGMP do mesmo período, que foi de 8,59%”, informou Hélio Lopes Carvalho, diretor de representação econômico-financeira da Arpe. Ele explica que a recuperação tarifária é feita de 4 em 4 anos, diferentemente do reajuste anual. Nos anos em que há reajuste de recuperação tarifária, não há aumento anual.
Esse número de 7,98% deve baixar sobretudo por conta da baixa de 18% anunciada pela presidente Dilma Roussef na conta de energia elétrica. Mas não deve ficar abaixo dos 7%.

Tv Web Sertão e Vice prefeito de Iguaracy escutam lamentações dos moradores em relação a má prestação de serviço realizado pela COMPESA em Jabitacá!

A Tv Web Sertão esteve no último domingo (17), visitando o distrito de Jabitacá, município de Iguaracy e juntamente com o Vice-Prefeito Luiz Ferreira, colheu informações dos moradores sobre a atual situação do descaso da COMPESA com relação a prestação de serviços realizado naquela comunidade. Veja trecho do que os moradores falaram:
 
O Senhor Pedro Rabêlo, muito revoltado e indignado disse que quinta feira fez oito dias que tiveram água nas torneiras, e que esta buscando água nos poços tomando baldes emprestado aos comerciantes para dar um banho nas crianças, cozinhar um feijão, e disse não ter água para dar uma descarga num banheiro, é uma falta de respeito para com a comunidade de Jabitacá. Quero dizer a vocês que alguém tem que tomar as providências, se agente não pagasse, agente ficava calado, mas agente paga certinho, todo mês vem a continha, é 50, é 60, é 70, até 100 reais veio este mês lá na casa de meu pai! Agora meu irmão que chegou de São Paulo comprou um pipa de água por 150 reais para não ficar na dificuldade que o povo tá por água aqui em Jabitacá!

Complementando, o Senhor Pedro disse ainda “Agora se nós tem água da barragem do rosário para vir para Jabitacá, ela tá sendo encanada para São José do Egito, ela tá sendo encanada para Tuparetama, ela tá sendo encanada para Ingazeira, para Tabira, para tudo quanto é canto, então a nossa barragem vai secar racionando a água para o nosso município e soltando água para outras cidades, então tem uma falha ai e agente tem que correr atrás para saber onde é que tá! Um dia de domingo e uma hora dessa não tem feijão no fogo por falta de água!
Segundo o morador Catuaba, ele que já prestou serviços a COMPESA durante 11 anos, entende o que tá realmente acontecendo, e disse que a população está recebendo respostas vazias. No meio da semana o problema era com a bomba e agora é com CELPE! Disse: Eu quero saber porque estão transferindo as responsabilidades, porque ainda esta semana a funcionária local da COMPESA, a Sr.ª Maria José informou que o problema era a falta de funcionário de Afogados para vir ligar o sistema no Rosário. Então quer dizer que são três respostas diferentes, eu por já ter trabalhado aqui e conhecer tudo, não culpo funcionários, eu culpo a gerencia! Eu não quero nem saber se a COMPESA deve a CELPE ou se a CELPE deve a COMPESA, eu quero saber é que eu tô pagando e quero o serviço!
O Vice-Prefeito o Sr. Luiz Ferreira que acompanhou todas as nossas entrevistas, disse que a COMPESA terá que tomar as providências, porque está muito precária e muito triste a situação de Jabitacá! O Sr. Luiz também nos acompanhou até a sede da COMPESA do referido distrito e que em conversa com o mecânico da companhia que não quis gravar entrevista, este disse que até o meio da semana o problema era na bomba, e que da última sexta para cá o problema é com a CELPE, pois a energia que era para ser tri-fase, só está com duas fazes.
Veja a matéria na integra
Bem, por enquanto é isto, pela matéria dá para sentir muito bem a gravidade da situação, agora a palavra é com a gerencia da COMPESA!

Clic em veja mais para ler mais depoimentos dos moradores

OS NÚMEROS DA CHUVA NA REGIÃO DO PAJEÚ

O sertanejo amanheceu com uma pontinha de esperança hoje na região do Pajeú devido as chuvas que caíram neste domingo.
De acordo com informações do IPA (Instituto Agronômico de Pernambuco) repassadas a Celso Brandão para a Rádio Pajeú, foram registrados em Afogados da Ingazeira (9,0 milímetros), Carnaíba (10), Flores (2,8), Iguaraci (29), Ingazeira (5,0), Itapetim (5,0), Quixaba (2,2), São José do Egito (30) na sede e 60 em outras localidades do município, Santa Terezinha (16), Solidão (10,5) e Tuparetama (10).
A chuva também caiu nos demais municípios do Pajeú, porém os números ainda não foram divulgados pelo IPA nem pela Compesa.
Radio Pajeú
Maritaca se refresca e até cochila vendo a gostosa chuva que caia em Iguaracy
Quem mais apreciou a chuva de ontem foi a nossa “Maritaca” que não teve dedo que a fizesse sair da posição privilegiada que se encontrava na varanda de casa, onde curtiu, se refrescou e apreciou toda a chuva, coisa um tanto quanto rara em nosso sertão sofrido.

MARATONISTA AFOGADENSE PREPARA-SE PARA INGRESSAR EQUIPE DO SPORT RECIFE

Com apenas 17 anos, o jovem Hebert Thomaz de Souza Brito, ex aluno da Escola Estadual Padre Carlos Cottart, morador do Bairro Pitombeira em Afogados da Ingazeira, sertão de Pernambuco, está engajado nos treinos para ingressar o elenco de Maratonistas do Sport Clube Recife a partir de 2014. O atleta tem como ídolo a também afogadense Yane Marques, que a considera como a “sertaneja Guerreira”.
Hebert começou a correr no ano de 2011 quando o atleta Geys Maurilio chegou em sua escola a procura de novos maratonistas. De imediato Hebert aceitou o convite acreditando no seu potencial e no projeto do atleta que até hoje é seu treinador. Com o incentivo dos pais, o jovem treina diariamente no Centro Desportivo e Afogados da Ingazeira, sempre se empenhando o máximo. Já participou de maratonas em cidades como a Quixaba e Triunfo.
O afogadense chegou até a equipe do Sport Recife, após participar do Escolar Pernambucano onde se encontrava Daniel Gonçalves, treinador do Sport que avaliou alguns atletas, entre eles Hebert Thomaz. A partir de 2014, o atleta passará a residir no Recife onde dividirá alojamento com outros atletas e aproveitará para fazer faculdade.
Hebert já participou de algumas competições pelo Sport. Sempre que é necessário vai até o Recife. Tem como objetivo, se tornar um atleta consagrado. Apesar de já ter o apoio do Soprt, o garoto ainda procura patrocínio.
Por Cauê Rodrigues

Af. da Ingazeira: nomeados novos assessores parlamentares da Câmara Municipal

O Presidente da Câmara, Augusto Martins, nomeou no último dia 02/01/2013 os novos assessores parlamentares, mas só no dia 08/02/2013 foi publicado o nome dos referidos assessores no site da câmara, segundo o presidente, são dezenove cargos comissionados que existem na câmara, no entanto só foram nomeados até o momento dez destes cargos. Cada assessor parlamentar ganha a quantia de R$ 960.00. Confira abaixo o nome dos novos assessores parlamentares:
- Olga Lima dos Santos - Assessor Parlamentar
- Jackson de Sena Lopes - Assessor Parlamentar
- Donizete Gomes dos Santos - Assessor Parlamentar
- Tarciana Carla Ramos de Souza Lopes - Assessor Parlamentar
- Líbio Pereira Maciel Filho - Assessor Parlamentar
- Rosana Waleria Mendes Brito - Assessor Parlamentar
- Gilberto de Souza Costa - Assessor Jurídico
- Alexandre Rodrigues Maciel - Tesoureiro
Afogados Web

PREFEITOS DO PAJEÚ PARTICIPAM DA VOTAÇÃO DA AMUPE

Patriota ladeado dos prefeitos de Solidão e São José do Egito
Os Prefeitos do Sertão do Pajeú estão prestigiando a eleição de José Patriota, Prefeito de Afogados da Ingazeira, à Presidência da AMUPE.
Até o momento, mais de 60 Prefeitos e Prefeitas já votaram na eleição da nova diretoria da AMUPE. A votação foi aberta às 8h e transcorre durante todo o dia de hoje. Do Pajeú, já votaram os Prefeitos de São José do Egito, Dr. Romério Guimarães; Brejinho, José Vanderlei; Solidão, Cida Oliveira; e Arquimedes, de Itapetim. O Prefeito de Serra Talhada, Luciano Duque (foto), foi um dos primeiros a chegar à sede da AMUPE para votar em Patriota para Presidente.


A composição da nova diretoria da AMUPE ficou assim: (Clic em VEJA MAIS)

PETRONIO PRETO VEÍCULOS – Entre, seja bem vindo e fique a vontade para olhar os carros e conferir os preços, qualquer dúvida é só ligar (87) 3838-2788

Blog Tv Web Sertão e Comercial Web Sertão fecham mais uma parceria: PETRONIO PRETO VEÍCULOS, Agora você já pode entrar na loja e ver todos os automóveis a disposição e o que é melhor: NO CONFORTO DE SUA CASA, seja bem vindo, entre e fique a vontade.
Todo final de semana os automóveis da loja serão atualizados pela equipe da Comercial Web Sertão, onde o cliente terá sempre a certeza que os automóveis apresentados estarão realmente disponíveis para negociações.


Acidente em Monteiro envolvendo carreta de São José do Egito deixa um morto e dois feridos

Um acidente na BR-412, próximo a Monteiro, envolvendo dois caminhões, uma caminhonete e uma moto deixou duas pessoas feridas e um morto. No momento do acidente, o trecho da rodovia interditada para obras do DNIT tinha vários veículos parados aguardando a liberação do trânsito.
Segundo informações, o motorista da carreta de placa HHQ-1073, de São José do Egito (PE), Vagner Siqueira, 32, teria cochilado ao volante. A carreta que transportava cana de açúcar chocou-se com a traseira de outro caminhão com placas de Sergipe, que estava estacionado no final da fila.
Vagner ficou preso às ferragens e morreu no local. Com a unidade de Corpo de Bombeiros funcionando, em Campina Grande, o resgate demorou e muitos motoristas que aguardavam a liberação do trânsito ficaram desesperados por não conseguir ajudar a retirar o motorista das ferragens.
Um turista de férias estava no local do acidente e disse que houve demora no resgate. Leonardo Figueiredo, de São Paulo, considerou um absurdo a região não ter um atendimento de resgate na área. “ Vi o motorista ficar preso nas ferragens e não pudemos fazer nada, pois a unidade de Bombeiros ainda iria sair de Campina Grande. Foi chocante”, disse.
Com o impacto, os veículos atingiram uma camionete S-10 e uma moto com um casal. O motorista da S-10, Carlos Henrique, não teve ferimentos. O casal da moto, Leandro Júnior da Silva e sua companheira, ambos residentes no sítio São Francisco, do município da Prata, foram resgatados por uma unidade do SAMU pra o Hospital Regional de Trauma de Campina Grande. Eles já foram liberados e passam bem. O proprietário do caminhão com placas de Sergipe foi identificado como José Iram da Silva sofreu apenas ferimentos leves e foi atendido no local por uma equipe do SAMU.
O acidente interrompeu o trânsito por várias horas e unidades da Polícia Rodoviária Federal e do Corpo de Bombeiros estiveram no local durante todo o período da manhã e tarde deste sábado. O laudo das causas do acidente só deverá ser divulgado dentro de 30 dias.
Afogados Online

Jovem de 21 anos sofre tentativa de estupro no centro de Afogados da Ingazeira

Uma tentativa de estupro contra uma jovem de 21 anos foi registrada na noite deste domingo, 17, na Avenida Manoel Borba, Centro de Afogados da Ingazeira. A Polícia Militar fazia rondas nas proximidades da Agência Bradesco, quando ouviram gritos de uma mulher pedindo socorro por trás da Valério Construções.
Quando chegaram ao local, encontraram a vendedora Gleiciane Lima de Souza, moradora da Travessa 01, bairro Sobreira, deitada no chão. Na ocasião a jovem informou aos policiais que o agricultor, Auriclendes Pereira dos Santos, 24 anos, teria tentado estuprá-la e que ao perceber a presença da PM empreendeu fuga em uma bicicleta, vindo a cair a poucos metros. Ele foi detido e encaminhado a Delegacia de Polícia juntamente com a vítima para as medidas cabíveis.
Itamar França

Agricultor perde a vida após capotamento de veículo em Calumbí

 Um acidente de trânsito deixou uma vítima fatal na PE 320, após entrada do Sitio Cajazeiras, Calumbi – PE, às 18h40 desse domingo (17). O corpo de Roberto Freitas Nunes da Silva, 36 anos, casado, agricultor, residente no Sitio Barra, Zona Rural, Calumbi – PE estava estendido no meio da pista.
A vítima encontrava-se com um ferimento na cabeça e o veículo marca Fiat Uno Mille Way Economy, de cor verde, ano 2009/2010, de placa KKV-4829, que segundo informações foi visto sendo dirigido pela vítima, emborcado na faixa da direita da rodovia após capotamento. Foram tomadas as medidas necessárias até a chegada da viatura do Corpo de Bombeiros a qual conduziu a vítima ao HOSPAM em Serra Talhada – PE onde já deu entrada em óbito com traumatismo craniano cerebral.
A Central do 14º BPM entrou em contato com o Corpo de Bombeiro e logo após foi mantido o contato com a Agente Civil de plantão a qual acompanhou os PPMM até o local onde foi constatado o fato. O B.O. foi confeccionado e entregue à Agente de Plantão da DP local.
Luiz Carlos

Concurso da PM, BM e PC do Estado de Pernambuco

Segundo informações da Gerência de Capacitação da Secretaria de Defesa Social de Pernambuco (SDS-PE), os detalhes para a realização dos concursos do Corpo de Bombeiros Militar (CBMPE), Polícia Militar (PMPE) e Polícia Civil (PCPE) devem ser finalizados até 31 de março. O processo encontra-se em fase de licitação para a escolha da organizadora, que será comum às três seleções. Ao todo, devem ser abertas 760 vagas, sendo 560 para o CBMPE (500 soldados e 60 oficiais), 100 para a PMPE (oficiais) e 100 para a PCPE (delegados).

O concurso para soldado do CBMPE, que provavelmente será o mais disputado, pede nível médio completo e Carteira Nacional de Habilitação, da categoria "B". A seleção, que deve ser para ambos os gêneros, também exige questões relativas à estatura.

Para homens, é necessário ter, no mínimo, 1,65m, e para as mulheres, 1,60m. Atualmente, o vencimento inicial da função está em torno de R$ 2.276,40. Para oficial da mesma corporação, é exigida formação superior. A remuneração é de aproximadamente R$ 5.257,40. Já no caso das seleções para as polícias Militar e Civil, também há necessidade de 3º grau completo. No entanto, no caso da PCPE, cujo cargo oferecido é o de delegado, a formação deve ser específica em Direito. Atualmente, os salários para oficial da PMPE e delegado da PCPE estão acima de R$ 5 mil e R$ 7 mil, respectivamente.

Os candidatos também devem atentar-se para a questão do limite de idade nos concursos militares. Neste caso, a margem é de 28 anos completos no momento da posse. Vale ressaltar, que não há esta exigência no concurso civil. A contratação destes profissionais visa atender as exigências do "Pacto Pela Vida", a política pública de Segurança do estado. Os novos servidores serão nomeados no regime estatutário, ou seja, que garante estabilidade. (Força e Honra/Facebook)

MAIS INFORMAÇÕES: Agricultor embriagado perde as chaves da casa, tenta entrar pelo telhado e acaba morrendo enforcado na zona rural de Carnaíba

 
O agricultor Ademir Leite Filho, 36 anos, casado, foi encontrado morto por parentes pendurado pelo pescoço no telhado de sua residência, na Sítio Santo Antonio III, Zona Rural, Carnaíba – PE, na manhã desse domingo (17).
Testemunhas informaram que a vítima era usuário de bebida alcoólica e quando estava embriagado costumava entrar em sua residência pelo telhado, que na madrugada de ontem, quando tentou tal ato, ficou com o pescoço enganchado entre os caibros e ripas de sua residência vinda a óbito por enforcamento, já que não teve forças para sair do telhado devido o estado de embriaguês. O local foi isolado e repassado a disposição da Polícia Civil.
Por Luiz Carlos

Delegacia de SP registra ocorrência de estupro “por pensamento”

 
Um boletim de ocorrência inusitado consta nos arquivos da Polícia Civil de São Paulo: uma mulher afirmou ter sido estuprada “por pensamento” por dois homens. A ocorrência foi registrada na 3a Delegacia de Defesa da Mulher, na Zona Oeste da capital paulista. O caso ocorreu em 18 de maio de 2011 e vazou na Internet, repercutindo nas redes sociais (foto).

Segundo a denunciante, os dois homens “a forçavam a manter ato sexual com eles por pensamento”. A mulher havia procurado a Polícia Federal, mas foi aconselhada a procurar o departamento de polícia especializado em crimes contra a mulher.

Na queixa, ela relata que os dois homens a forçam a manter relações sexuais contra a vontade dela. Segundo o depoimento, “nenhum deles é carinhoso” e a mulher afirmou sempre tomar anticoncepcionais “para não engravidar”.

Os policiais registraram a queixa e encaminharam a mulher para realizar exames psicológicos. Não se sabe do resultado dos exames e onde a mulher se encontra atualmente. O boletim não gerou nenhum efeito e provavelmente foi registrado para preservar os acusados.
(Facebook e no G1 - Blog do Ranilson Clebson)

SERTÂNIA TERÁ MELHORIA NO ABASTECIMENTO DE ÁGUA

Operando em rodízio, o sistema de abastecimento de água da área urbana de Sertânia ganhará um importante reforço. A Compesa está perfurando poços artesianos com o objetivo de aumentar a demanda de água na cidade que sofre muito com a seca. Serão perfurados poços na Fazenda Sussuarana, na Cacimba da Mata e na Prainha.

A reivindicação foi do vereador Fiapo (PSB) com o apoio do deputado estadual Ângelo Ferreira (PSB) que estiveram visitando os trabalhos de perfuração na manhã deste domingo (17), acompanhados dos vereadores Mundico e Fabiano do Ônibus, ambos também socialistas.
Segundo Fiapo, a ideia é fazer a ligação da tubulação dos poços (Suassuna e Cacimba da Mata) com o sistema da Prainha e da Fazenda Cachoeira reforçando toda a rede. “Desde o ano passado quando conseguimos, através da Compesa, substituir a tubulação da Adutora do Moxotó, que também solicitamos um estudo para a perfuração de poços que reforçariam a rede de abastecimento, pois com a seca, os açudes deixariam, em breve, de abastecer a população. O que já vem ocorrendo.”, disse o parlamentar.
O sistema de abastecimento do Açude de Barra já foi desativado devido a pequena quantidade de água no reservatório. Resta aos sertanienses a água do sistema da Prainha, do Açude Cachoeira (que se não chover também será desativado) e da Adutora do Moxotó através de uma ramificação da Adutora do Jatobá que também abastece Cruzeiro do Nordeste, Algodões e Arcoverde.
(ASCOM)

Univasf divulga a 1ª Relação de candidatos convocados da Lista de Espera do Sisu

A Secretaria de Registro e Controle Acadêmico – (SRCA) da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) convoca, da Lista de Espera do SiSU, os candidatos relacionados no ANEXO I do Edital nº 07/2013, de 15/02/2013, para participarem das Reuniões de Chamada Pública que ocorrerão nos campi Petrolina Sede, Juazeiro-BA, Senhor do Bonfim-BA e Serra da Capivara (S. R. Nonato-PI), conforme opção de curso/modalidade de concorrência/campus e cronograma do ANEXO I do referido edital.
Os procedimentos de cadastramento de candidatos das reuniões serão iniciados às 09h:00min horas da manhã (horário local). Sendo assim, é importante que os candidatos compareçam com ANTECEDÊNCIA MÍNIMA DE UMA HORA, uma vez que não será permitido o acesso de nenhum candidato após o início das reuniões, conforme o Edital nº 07/2013.
Por meio desse instrumento, fica convocado da Lista de Espera um NÚMERO IGUAL A TRÊS VEZES à quantidade de vagas remanescentes de cada curso, separado por modalidade de concorrência (Grupos Ampla Concorrência, L1, L2, L3 e L4), para participar das reuniões.
As reuniões ocorrerão conforme a opção das modalidades de concorrência/curso/campus, descritas no ANEXO I do Edital nº 07/2013. Os candidatos convocados para os Grupos L1 e L2 (renda inferior a 1,5 salário mínimo) devem preencher o questionário socioeconômico e postar os documentos comprobatórios ATÉ DIA 21/02/2013, conforme nota oficial em anexo. NÃO DEIXE PARA O ÚLTIMO DIA, JUNTE TODA A DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA E PREENCHA O QUESTIONÁRIO SOCIOECONÔMICO.
Os candidatos presentes às reuniões serão classificados pela ordem decrescente da nota obtida no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2012, até que todas as vagas disponíveis pelo SiSU sejam completadas ou que não haja mais candidatos aptos presentes. Os convocados que não comparecerem às reuniões ou que não apresentarem toda a documentação exigida no EDITAL DE MATRÍCULA DO PS-ICG 2013, serão excluídos da lista de espera e perderão o direito de concorrer às vagas remanescentes.
Os candidatos que comparecerem à reunião e não forem classificados no número de vagas disponíveis permanecerão na lista de espera e poderão ser convocados para realizar a matrícula, caso ocorra alguma desistência.
O candidato menor de idade deve estar acompanhado dos pais ou um procurador designado pelos pais para participar da reunião e realizar a matrícula. O procurador deve apresentar os originais e cópias da procuração e da identidade dele. A procuração deve conter os dados do candidato, dos pais e do procurador e deve ser reconhecida firma em cartório.
Após a chamada e a classificação dos candidatos presentes, os que forem classificados dentro do número de vagas realização as matrículas, devendo apresentar toda a documentação exigida no EDITAL DE MATRÍCULA DO PS-ICG 2013, conforme cronograma do ANEXO I do Edital nº 07/2013.
As demais informações, quadro de vagas e convocações serão divulgados no site do http://www.srca.univasf.edu.br/?pg=paginas|psicg2013-html.
Luis Carlos

DUQUE ELEGE PRIORIDADES NO CIMPAJEÚ E ESTABELECE METAS PARA OS GESTORES

Assim como estabeleceu metas aos secretários do seu governo, o prefeito de Serra Talhada, Luciano Duque (PT), também elegeu prioridades como presidente do Consórcio de Integração dos Municípios do Pajeú (Cimpajeú). Em conversa com o FAROL, neste domingo (17), o prefeito declarou que os municípios terão que resolver os problemas dos lixões espalhados na região, bem como solucionar o destino dos animais que são apreendidos pelas prefeituras.

“Já tem uma reunião marcada para o dia 1º de março, em Afogados da Ingazeira, para se discutir um plano regional de  resíduos sólidos. Temos que buscar uma solução conjunta até o mês de abril. Em 2014, não pode mais existir aterros sanitários em funcionamento”, declarou Duque, citando também o problema dos animais. “Hoje, as prefeituras apreendem os animais, mas não sabem o que fazer com eles”, reforçou.

Satisfeito por estar presidindo o consórcio, Luciano garantiu que Serra Talhada vai sair ganhando com esta a postura dentro do Cimpajeú. “O Governo Federal tem um olhar diferente para as relações consorciadas e teremos uma relação diferente com o Governo do Estado. A reivindicação conjunta fortalece os municípios e renderá frutos para Serra Talhada”, finalizou o prefeito.
(Foto: Júnior Finfa)

Inscrições para concurso da Polícia Civil da Bahia terminam na próxima terça-feira

 Termina nessa terça-feira (19) o prazo para os interessados em ingressar na Polícia Civil da Bahia se inscreverem no concurso que oferece 600 vagas de nível superior. São 100 vagas para delegado, 100 para escrivão e 400 para investigador. A taxa é de R$ 150, para o cargo de delegado, e de R$ 120, para as funções de investigador e escrivão.
O Centro de Seleção e de Promoção de Eventos da Universidade de Brasília (Cespe/UnB) é o responsável pelo processo seletivo. Os interessados na vaga de delegado devem ter bacharelado em Direito. Os candidatos aos cargos de escrivão ou investigador precisam ter diploma de nível superior. Para a função de investigador também é exigida Carteira Nacional de Habilitação (CNH), no mínimo na categoria ‘B’.
O salário para delegado pode chegar a R$ 9.155,28, com vencimentos básicos, gratificação e vantagens relativas à jornada de trabalho de 40 horas já inclusas. A carga horária mínima para todas as funções é de 30 horas.
As provas serão realizadas em Salvador, Barreiras, Itabuna, Juazeiro e Vitória da Conquista. Ainda há outras três etapas eliminatórias: teste de aptidão física, exame biomédico e exame psicotécnico, além da avaliação de títulos, de caráter classificatório. Os candidatos que passarem por essas etapas ainda serão submetidos à investigação social e de conduta. (Carlos Britto)

ALERTA CARNAIBA, ESTAMOS SEM ÁGUA !!!

A tragédia que os carnaibanos não queriam que acontecesse, chegou!

Estamos sem água! A Barragem do Chinelo que até então abastecia a cidade de Carnaiba já não abastece mais! Autoridades de braços cruzados, Compesa articulando projetos para que a cidade seja abastecida por caminhão pipa! Animais morrendo de fome e de sede! Carnaibanos novamente voltando à vida de retirantes para sobreviver no sul do pais!
Localizada a 6 Km da cidade, a Barragem do Chinelo não suportou! Secou! Ainda tentou ajudar salvar habitantes de São José do Egito, zona rural de Flores e zona rural de Carnaiba e Quixaba através de caminhão pipa! O tempo passou, a chuva não chegou! CALAMIDADE!!!
E agora?
Segundo informações de Erks Alves, gerente da Compesa de Carnaiba, informou ao blogueiro Cauê Rodrigues na ultima quinta feira que a água da barragem não suportaria por mais 08 dias!
Estive na Barragem do Chinelo na tarde do ultimo sábado 16, fui ver de perto a situação da Barragem do Chinelo.
- Nunca vi nada igual em todos estes anos de minha vida! Sentei. Lamentei!
Dentre os muitos aspectos apresentados pela Região Nordeste o que mais se destaca é a seca, causada pela escassez de chuvas, proporcionando pobreza e fome.
A partir dessa temática é importante entender quais são os fatores que determinam o clima da região, especialmente na sub-região do sertão, região que mais sofre com a seca.
O Sertão nordestino apresenta as menores incidências de chuvas, isso em âmbito nacional. A restrita presença de chuva nessa área é causada basicamente pelo tipo de massa de ar aliado ao relevo, esse muitas vezes impede que massas de ar quentes e úmidas ajam sobre o local causando chuvas.
No sul do Sertão ocorrem, raramente, chuvas entre outubro e março, essas são provenientes da ação de frentes frias com característica polar que se apresentam e agem no sudeste. As outras áreas do Sertão têm suas chuvas provocadas pelos ventos alísios vindos do hemisfério norte.
No Sertão, as chuvas se apresentam entre dezembro e abril, no entanto, em determinados anos isso não acontece, ocasionando um longo período sem chuvas, originando assim, a seca. As secas prolongadas no Sertão Nordestino são oriundas, muitas vezes, da elevação da temperatura das águas do Oceano Pacífico, esse aquecimento é denominado pela classe cientifica de El Niño, nos anos em que esse fenômeno ocorre o Sertão sofre com a intensa seca.
A longa estiagem provoca uma série de prejuízos aos agricultores, como perda de plantações e animais, a falta de produtividade causada pela seca provoca a fome.
Lugares que antes eram dominados pelo mundo dágua, hoje está vazio, seco. rachado...peixes morrendo na lama, tartarugas não conseguiram sobreviver... Lamentável.
A bóia que antes suportava o motor para puxar água para a caixa dágua localizada no Bairro Santa Luzia em Carnaiba já não funciona mais. A Compesa teve que retirar o motor para não ser danificado pela lama que ainda resta no local.
Agricultores vizinhos da barragem ainda tentam de alguma forma conseguir água para uso doméstico, perfurando poços em pontos estratégicos da barragem. Estão tendo mais atitude do que as autoridades que continuam sem dá nenhum tipo de pronunciamento sobre o assunto aos carnaibanos que já estão desesperados com a falta dágua!A pouca água que ainda chega à Carnaiba vem da região do Caroá, a caixa dágua que leva 12 horas para ser abastecida, leva apenas 30 minutos para ser esvaziada devido a grande demanda de carnaibanos em busca do líquido precioso.
Por sorte e tomara que continue assim, moradores do Povoado de Roça de Dentro, Sitio Riacho do Peixe, Leitão, Capim Grosso e até da cidade de Carnaiba, descobriram um vazamento na adutora do Caroá, tornando o local a salvação dos carnaibanos que encostam no local com carroças de burro, carrinhos de mão, camionetes lotadas de tambores. Pegam a água pra consumo, principalmente para beber.
A lata dágua na cabeça é tipico da região sertaneja. Lugar que na maioria não tem água encanada, sendo assim, os moradores obrigados a carregar a lata na cabeça, procurando água em lugares distantes de suas residências na zona rural de Carnaiba, sertão de Pernambuco.
O verde que aparece na foto, é graças ao vazamento no cano da adutora, que não vamos nem informar onde está localizada para que não seja fechada e continue ajudando na sobrevivência dos carnaibanos, principalmente aos moradores da zona rural.
A primeira seca de que se tem notícia no Nordeste aconteceu entre 1580 e 1583, sendo que o estado mais atingido foi Pernambuco. Naquela ocasião, os engenhos da Província não moeram, as fazendas ficaram sem água e cerca de cinco mil índios desceram o Sertão em busca de comida. Até hoje, a seca considerada mais arrasadora foi a ocorrida em 1877, que durou três anos e atingiu todos os estados do Nordeste. Durante essa estiagem, calcula-se que morreram 500 mil pessoas, o equivalente à metade da população do semi-árido. Foi nessa época que o problema das secas no Nordeste passou a ser considerado de âmbito nacional.
PEDIMOS SOCORRO!
Por Cauê Rodrigues

Cocaína, maconha, cachimbo para crack e muitos celulares são localizados nas celas da cadeia de Serra Talhada

 
Vários materiais ilícitos forma apreendidos pela polícia na Cadeia Pública de Serra Talhada, Borborema, Serra Talhada-PE, na noite desse sábado (16). Policiais Militares do 14º BPM, após levantamentos minuciosos, foram acionados para realizarem a revista nas dependências das celas da cadeia Pública da cidade, onde, após o procedimento devido, foram apreendidos os seguintes materiais:

Treze Trouxinhas de Maconha; dois papelotes de cocaína, de propriedade do Edivaldo Alves da Silva, solteiro, agricultor; um Celular Sansung sem bateria, de propriedade do detento Romário de Sá, 24 anos, casado, agricultor; um Celular Mobile, com Carregador, de propriedade dom detento Geovane Bernardo da Silva, 21 anos, solteiro, desocupado; um Celular Nokia, de propriedade do detento Elânio Gonzaga de Souza, 22 anos, solteiro, agricultor; um Celular Nokia, de propriedade do detento Ernando José dos santos, 28anos, solteiro, agricultor; um Celular Motorola e outro de Marca LG, com carregador, de propriedade do detento Gildivan Sampaio Alves, vulgo “Pitô”, 36 anos, separado, chapeado; um Celular Super Mídia, sem proprietário identificado; um cachimbo para uso de crack; uma Trouxinha de Sementes de Maconha, de propriedade do detento Felipe Antonio dos santos, 19 anos, solteiro, agricultor; um celular Hauwei com Bateria e Carregador, de propriedade do detento Carlos Alberto de Magalhães, 22 anos, casado, estudante e um Celular LG, com carregador e bateria, de propriedade do detento José Leandro dos santos, 21 anos, amasiado, gesseiro.

O detento Edivaldo Alves, por ser o proprietário das drogas apreendidas e demais envolvidos relacionados foram conduzido à DPC local para as devidas providências. Todo o material ilícito, também, foi conduzido à DPC e entregue à autoridade policial.
Luiz Carlos

Homem quebra vidro e xadrez da viatura em Tabira.

Aconteceu na bairro João Cordeiro, a Guarnição Tática da Polícia foi solicitada pelo agente de plantão, informando que Cicero Santana de 45 anos, teria ido até a Delegacia registrar uma queixa contra o imputado Edvam Pinheiro de 27 anos, o qual teria agredido a vítima com pedradas na cabeça e que eles entraram em vias de fato trocando socos e pontapés. A Polícia foi até o local da ocorrência, onde o acusado ao perceber a presença da polícia empreendeu fuga, tendo sido capturado mais adiante. Ao ser colocado na Viatura Paraty, Edvam quebrou o xadrez e o vidro traseiro com chutes, tendo ele ainda ameaçado Gilmar Gerônimo de 47 anos, achando que ele havia sido o denunciante. Diante dos fatos expostos o imputado foi conduzido a DP local para as medidas cabíveis.
Informações do 23º BPM para o Jornal Tabira.

PREFEITOS ELEGEM LÍDER HOJE

Um colégio eleitoral de aproximadamente 170 prefeitos deverá ir às urnas hoje para eleger o novo presidente da Associação Municipalista de Pernambuco (Amu­pe). O pleito será realizado na sede da entidade, no Recife, no horário das 8h às 17h. Porém a votação não deve trazer surpresas já que existe apenas uma chapa, encabeçada pelo prefeito de Afogados da Ingazeira, José Patriota (PSB). De acordo com ele, o grupo foi formado com base no critério da proporcionalidade. “O PSB, que tem o maior número de prefeitos em Pernambuco, indicou o presidente, que serei eu. A vice ficou com o PTB, que está em segundo lugar em número de prefeituras e indicou o gestor de Garanhuns, Izaías Régis”, exemplificou o socialista.

Ainda fazem parte da chapa, que conta com 30 integrantes, o prefeito de Petrolândia, Lourival Simões (PR), que ficou com a primeira secretaria; Jorge Alexandre (PSDB), que governa Camaragibe, na segunda secretaria; o gestor de Cumaru, Eduardo Tabosa (PSD), que será o primeiro tesoureiro; e, completando a diretoria executiva, o segundo tesoureiro Genivaldo Menezes (PT), prefeito de Águas Belas”, enumerou Patriota. Ainda de acordo com ele, nomes como Junior Matuto (PSB), de Paulista; Adilson Gomes Filho (PSB), de Moreno; Edson Vieira (PSDB), de Santa Cruz do Capibaribe; Elias Lira (PSD), de Vitória de Santo Antão;Fred Gadelha (PTB), de Goiana; entre outros, também incrementam a chapa.

Como não podia deixar de ser, já que os municípios de todo o Brasil, em especial os do Nordeste divido a seca, vem vivendo um momento financeiro dramático, uma das principais propostas de Patriota é exatamente rediscutir o Pacto Federativo. “Isso é indispensável para a sustentabilidade dos municípios. Hoje nós temos todas as obrigações e nenhuma receita, só aumentam as nossas responsabilidades, mas o repasse financeiro não. A União desenha programas para os municípios aderirem, aí eles dão um incentivo inicial e depois as prefeituras têm que assumir os custos do programa federal, nós ficamos com todas as obrigações e a União fica com a arrecadação que ela distribui como bem quer. Isso não pode continuar assim, os municípios ficam sobrecarregados e quem mais sofre são os pequenos do interior que mal têm condições de pagar a folha de funcionários”, denunciou.
Junior Finfa

Facebook foi alvo de ataque de hacker's, diz empresa

O Facebook disse nesta sexta-feira que havia sido alvo de uma série de ataques realizados por um grupo não identificado de hackers, mas não encontrou provas de que dados de usuários foram comprometidos.

"No mês passado, a segurança do Facebook descobriu que nossos sistemas haviam sido alvo de um sofisticado ataque", disse a empresa em seu blog. "O ataque ocorreu quando alguns funcionários visitaram um website de desenvolvedores de tecnologias móveis que estava comprometido".

A rede social, que afirma ter mais de um bilhão de usuários ativos no mundo todo, acrescentou: "o Facebook não estava sozinho neste ataque. Ainda é incerto que outros foram atacados e infiltrados recentemente também".