BLOG TV WEB SERTÃO - A MELHOR SELEÇÃO DE NOTÍCIAS COM SÉRGIO COELHO


Mostrando postagens de agosto 31, 2013Mostrar tudo

Pajeú, um belo exemplo de uma região politizada

Por Magno Martins / Fotos: Blog Tv Web Sertão
Terceira etapa dos seminários regionais sobre a temática “Revolução digital”, o encontro de ontem (29) em Afogados da Ingazeira, como polo do Sertão do Pajeú, foi um tremendo sucesso não apenas de público, mas especialmente de interação. O evento atraiu quatro prefeitos da região, vereadores, empresários, blogueiros e formadores de opinião.
Além do prefeito José Patriota (PSB), o anfitrião, estiveram presentes Francisco Dessoles (PR), de Iguaracy; Luciano Torres (PSB), de Ingazeira; José Mário Cassiano, de Carnaíba; e a vice-prefeita de Serra Talhada, Tatiana Duarte.

Entre os vereadores, o presidente da Câmara Municipal de Afogados da Ingazeira, Augusto Martins. O Ministério Público esteve representado pelo promotor Lúcio Almeida.
Convidado por este blogueiro, o jornalista Ivan Maurício, do portal recifense Nordeste.com, teve uma participação importante na mediação dos debates. Falando em nome dos prefeitos do Pajeú, José Patriota destacou o papel crescente que o jornalismo online vem exercendo no país, ressaltando que sua terra é um exemplo disso.
“Afogados da Ingazeira é, hoje, a cidade que tem, proporcionalmente, o maior número de blogueiros do Estado”, disse Patriota. Para ele, o mundo sofreu uma profunda mudança com o advento da internet, facilitando as comunicações entre as pessoas no mundo inteiro. Patriota disse que na Amupe (Associação Municipalista de Pernambuco), instituição que preside, a internet vem servindo de grande suporte para tomada de decisões.

O promotor Lúcio Almeida, que falou em nome do Ministério Público, considerou um grande avanço Pernambuco já ter, hoje, 42% da população inserida na internet. “Em se tratando de um Estado pobre e numa região carente com o Nordeste, os números são indicadores de em pouco tempo grande parte da população está usando todos os serviços da net”, disse.

Entrevista com Magno Martins, confira:

1 - O que mais o motiva a usar os meios de comunicações, em favor dos interesses do Pajeú?
Somente as causas sociais. Essas causas são o que mais me estimula, porque temos que defender bandeiras que estejam em sintonia com a população. Eu citei na minha palestra hoje, o exemplo de Garanhuns, lá eu encontrei uma faculdade de medicina fechada há sete anos e nós fizemos um movimento pelo nosso blog, uma campanha pela reabertura da faculdade e finalmente conseguimos. A faculdade reabriu com três cursos e provavelmente o de medicina também será reaberto, isso é muito importante, eu acho que um jornalista deve ter essa consciência social.

2 - Com que força está chegando às informações sobre a violência no Pajeú, tanto na imprensa como na política?
R - O governo diz que tem um controle sobre a violência, mas os números na realidade não batem com os índices apresentados pelo governo. A violência tem crescido muito no interior, especialmente no Sertão. Acho que falta uma presença mais efetiva do governo com mais policiais, viaturas, mais apoio e redirecionamento para essa situação que está se agravando. Há um componente muito forte de drogas, sabemos disso, e principalmente o Crack. O governo tem que se voltar para a região, porque esses números que nos passam sobre a violência não batem com a realidade.

3 - Para quem está começando um blog, que conselhos o senhor dar?

Deve dar a notícia da forma que ela é. A notícia em tempo real, dos fatos que estão acontecendo e dar a notícia sem tomar partido. Uma notícia neutra, informativa; daquilo que realmente interessa a população, porque o jornalismo é isso, você informar o que está acontecendo, o que interessa. A notícia é poder, a informação é poder. E você tem que ter cuidado para não ser objeto de manipulação dessa informação.

Um abraço e parabéns pelo trabalho de vocês! (TV WEB SERTÃO)

ENTREVISTA COM O PREFEITO DESSOLES DURANTE ENCONTRO COM MAGNO MARTINS

1- O que Magno Martins representa, e o que o senhor pensa do trabalho dele através dos meios de comunicação?
R - Magno Martins é de fato um pioneiro nessa área de comunicação, começou no radio, passou por jornais, fundou o primeiro blog de Pernambuco e tem servido de exemplo a toda essa juventude que hoje espalhou a “cultura do blog” por todo o Brasil. Magno é um marco dessa expansão da comunicação, acho muito importante ouvir a experiência que Magno traz , não só de Pernambuco, de sertanejo que ele é, mas também de Brasil. Um jornalista experiente, principalmente no campo político, é muito informado e acho que ele é uma referência para o jornalismo de Pernambuco, como podemos presenciar esta noite.
2- Com relação ao uso dos capacetes em Iguaracy, o que o senhor Já pode nos dizer?
R - Esse é um assunto que surgiu em Iguaracy. Criou uma dimensão a nível estadual, está sendo debatido pela imprensa aqui no Pajeú. Nós temos recebido telefonemas e opiniões de pessoas da capital e até de outros estados. Eu acho muito importante esse debate, não sei se estamos corretos, mas precisamos levar esse assunto para ser discutido, porque eu tenho uma convicção de que o uso do capacete em cidades do porte de Iguaracy traz mais insegurança do que benefício à população. Estamos lançando esse debate, ouvindo pessoas favoráveis e contrárias, enfim, nós vamos tirar uma conclusão a partir do que a sociedade pensa sobre o tema. Acho que a lei tem que refletir a necessidade da sociedade e não pode ser imposta de “cima para baixo”.

Entrevista com o Prefeito de Afogados José Patriota

 
1-O trabalho do Magno Martins contribui para nossa região?

R- Sem dúvida. Quando Magno sistematiza, tem velocidade na publicação das notícias; ele está democratizando a informação, democratizar a informação, é democratizar o poder. O poder de comunicação, de influência na formação, na conduta e nas decisões políticas administrativas é muito grande. Então Magno é uma referência para nós do Pajeú, Pernambuco e por que não do Brasil.

2-Os blogs podem contribuir no combate a violência no Pajeú? 

R- A ferramenta do blog faz com que a informação chegue em tempo real para a população e para as autoridades. Com a boa informação, sadia o cidadão pode se orientar ajudando-o a se prevenir contra a violência.

Fotógrafo recupera câmera que foi arrastado por jacaré

O fotógrafo Mario Aldecoa recuperou oito meses depois sua câmera que um aligátor (jacaré americano) havia arrastado para dentro d'água enquanto ele fotografava os répteis em uma fazenda de aligátores em Everglades, no estado da Flórida.ldecoa contou que estava fotografando quando um jacaré agressivo mordeu o tripé em que estava a câmera e o arrastou para água.

O que é pior: um deputado preso ou um preso deputado? é o destaque da Revista Veja

MINISTRO MARCO AURÉLIO MELLO APONTA LEITURA EQUIVOCADA DA CONSTITUIÇÃO NO CASO DONADON
O ministro do Supremo Tribunal Federal (SFT) Marco Aurélio Mello apontou em entrevista exclusiva ao Jornal da Manhã, da JOVEM PAN, que houve uma leitura equivocada da Constituição na não-cassação do mandato do deputado Natan Donadan. “Nós temos de início uma perplexidade muito grande. Os cidadãos não compreendem o que ocorreu. Para mim, houve uma leitura equivocada da Constituição Federal porque em três hipóteses não há deliberação do colegiado prevista no artigo 55 - parágrafo 3º da Constituição Federal”, disse.

CRONOGRAMA OFICIAL DO DNOCs PREVÊ INAUGURAÇÃO DE ADUTORA EM AFOGADOS DIA 15 DE NOVEMBRO COM PRESENÇA DE DILMA

Dilma inaugurou etapa de Serra Talhada e pode voltar ao Pajeú, dia 15/11, em Afogados
O DNOCs informou o cronograma oficial de entrega da segunda etapa da Adutora do Pajeú, que abastecerá cidades da área média da região. Segundo o calendário, na próxima segunda, o Ministro Fernando Bezerra Coelho e o governador Eduardo Campos estarão entregando o trecho da Adutora até Calumbi nesta segunda, dia 02/09.
Dia 15 de setembro está prevista a inauguração do trecho até Flores. Um mês depois, dia 15 de outubro, a etapa de Carnaíba será entregue à comunidade.
No dia 30 de setembro, será feita a licitação da terceira etapa da obra, que vai de Afogados da Ingazeira passando pelo Alto Pajeú e chegando até Taperoá-PB.
A data oficial de entrega da Adutora em Afogados da Ingazeira é 15 de novembro, com a perspectiva da vinda da Presidenta Dilma na inauguração. O cronograma oficial foi passado pelo DNOCs Pernambuco ao Ministério Público.
Por Nill Júnior

Quer seios mais firmes? É melhor não usar sutiã!! Confira.

De acordo com um estudo feito na França, está na hora das mulheres queimarem os sutiãs de novo, só que dessa vez podem jogá-los fora.
Isto porque, segundo o estudo conduzido durante 15 anos, usar sutiã não previne e pode ainda aumentar a queda dos seios.“Os nossos primeiros resultados confirmam a hipótese de que o sutiã é uma necessidade falsa” afirmou o diretor da pesquisa, Jean-Denis Rouillon.

WILSON DAMÁSIO PROMETE MAIS ATENÇÃO NO COMBATE A CRIMES NO SERTÃO

O Secretário de Defesa Wilson Damásio esteve conversando com o blogueiro Nill Junior no Programa Manhã Total (Rádio Pajeú) sobre os temas que tem norteado o debate sobre segurança no Estado e região.

Há uma reclamação de que faltam policiais no Pajeú. O que pode ser feito ?
Fizemos a contratação de PMs no início do ano e o sertão recebeu 150 PMs. Estamos investindo muito, construindo área integrada de segurança. Para fazer novas contratações temos dificuldades financeiras e a questão fiscal que impede governante a aumentar despesa de pessoal. Temos que investir em um trabalho operacional de grande envergadura. Os homicídio ano no Pajeú caíram de 13 para 9, com redução de 30,8%. Realmente aumentaram os crimes contra o patrimônio. Recomendei ao Diretor Integrado do Sertão que dê atenção especial a esta área.


POPULAÇÃO DE IGUARACY ESTÁ INSATISFEITA COM A POSSÍVEL RETIRADA DA DOUTORA CRISTINA DE SEUS ATENDIMENTOS NA SEDE E PEDEM PROVIDÊNCIAS PARA QUE ISTO NÃO OCORRA.

A população de Iguaracy encontra-se ressentida com a retirada da Defensora Pública Isbela Cristina C. B. Apolinário dos atendimentos que a mesma vinha realizando na sede do Conselho Tutelar do município. Veja abaixo as entrevistas que foram dadas por populares, conselheiros e vereadores durante o seu talvez último atendimento que foi realizado nesta sexta-feira dia 29.08.2013

A Drª Cristina como é conhecida popularmente em nosso meio, tem realizado um trabalho bastante significativo em nosso município, auxiliando as pessoas carentes e que não tem condições financeiras de constituir advogados particulares para resolução de seus problemas.
Encaminhando, representando, intercedendo e solucionando os mais diversos problemas de nossa população tão carente e desprezada, a Drª Cristina também fazia às vezes de conselheira junto conosco, suprindo por muitos momentos inclusive, a ausência da promotoria e do juizado da infância e da juventude em nossa sede.

A sensação que temos é de abandono e desprezo por parte das autoridades competentes. Nos últimos tempos o Estado só vem retirando do pouco que ainda temos em questão de segurança e de justiça. Se já não bastasse o nosso município não possuir uma comarca, umas das grandes percas que sofremos anteriormente foi a retirada do policiamento e da viatura do destacamento de Jabitacá, que inclusive já possui porte de cidade, ficando apenas uma só guarnição na sede para dar conta deste nosso tão grande município.
Tem momentos que acho até que é perseguição! A única pessoa que tínhamos presente em nosso meio que representava a esfera do poder judiciário está sendo retirada e nossos munícipes passam a serem penalizados com uma decisão brusca e impensada por parte de autoridades que talvez até desconheçam a nossa realidade!
O município de Iguaracy, possui uma área territorial enorme e que chega a fazer divisa com o Estado da Paraíba. A cidade é constituída pelos distritos de Jabitacá e Irajaí, e ainda possui dois povoados que são o de Picos e o povoado da Caatingueira, distante a cerca de 40 quilômetros da sede, existindo ainda setores muito mais distantes que este. Agora imaginem o esforço que estas pessoas vão ter que fazer para se dirigirem até o FORUM da cidade de Afogados da Ingazeira e ainda terem que concorrerem na fila de atendimento com os moradores da citada localidade?

BLOG TV WEB SERTÃO
A MELHOR SELEÇÃO DE NOTÍCIAS!

As matérias e os textos que não são de nossa autoria, nem sempre expressam, necessariamente, a opinião, o pensamento ou orientação ideológica da Web Sertão.

SOBRE FONTE E AUTORIA DAS INFORMAÇÕES

Boa parte das matérias que são de interesse publico acabam viralizando nos meios de comunicação sem a devida fonte e autoria do conteúdo. Em caso de ausência ou divergências relacionada aos créditos de alguma informação aqui republicada, texto ou imagem, pedimos que entre em contato com a nossa redação pelo - (87) 98821-5232 - para ratificações.

CLIQUE NOS BANNERS PARA ACESSAR AS LOJAS DE VEÍCULOS