BLOG TV WEB SERTÃO - A MELHOR SELEÇÃO DE NOTÍCIAS COM SÉRGIO COELHO


Mostrando postagens de setembro 30, 2014Mostrar tudo

DIREITO DE RESPOSTA: APÓS POLÊMICO COMENTÁRIO, ENFERMEIRAS OFENDIDAS POR VEREADOR DE IGUARACY COBRARAM ESCLARECIMENTOS

O caso deu início na última quinta (25), quando o vereador José Torres Lopes Filho, popularmente conhecido como Zeinha, fez um breve comentário durante a audiência pública da Secretaria de Saúde no prédio da Câmara Legislativa. De acordo uma das enfermeiras do Município, que estava presente na referida audiência, o vereador, no uso da palavra, referiu-se ao trabalho prestado pelas enfermeiras da seguinte forma: “quando esse Município tiver enfermeiras capacitadas, não precisaremos de médicos nos PSFs”. O comentário motivou a reação imediata das enfermeiras, fazendo com que houvesse uma mobilização para esclarecer e questionar o vereador citado.
 
Na manhã desta terça (30), as profissionais estiveram presentes na sessão ordinária da Câmara. Os vereadores discutiram o tema e constataram o motivo da revolta.
 Vereador José Torres (Foto)
O vereador José Torres Lopes Filho (Zeinha), negou que tenha direcionado o comentário as profissionais de Iguaracy, em todos os momentos, ele reforçou que fez tal afirmação pensando na situação dos PSF´S de todo o país. Segundo ele, as profissionais entenderam errado e o mesmo não teve a oportunidade de esclarecer no mesmo dia em que fez tal afirmação, porque precisou se retirar da audiência pública a fim de cumprir compromissos de sua agenda.
Os vereadores Manoel Olímpio, Odete Soares, Amaury Torres, José Jorge e Leonardo Magalhães, se puseram a favor das enfermeiras. Todos compartilharam do mesmo entendimento, apenas o vereador Fábio Torres manifestou apoio a Zeinha, entendendo de forma positiva o polêmico comentário. O vereador Simão Rafael não se manifestou sobre o caso.
Na ocasião, poucas pessoas acompanharam a sessão
Em solidariedade as nossas atuantes e competentes enfermeiras da atenção básica de Saúde do Município de Iguaracy, abrimos aqui o espaço para o direito de resposta, acompanhe:

“Em resposta a colocação feita pelo vereador desta casa,o Sr José Torres Filho, no dia 25 de setembro do corrente ano, em Audiência Pública da Saúde, viemos através desse texto usar o nosso direito de resposta e esclarecer e informar aos demais membros da casa sobre o ocorrido. O Sr José Torres Filho.”.” Tal afirmação, além de não condizer com a verdade, ainda provoca uma ofensa moral as enfermeiras do município que possuem formação profissional e qualificação suficiente para exercerem a enfermagem, não fosse assim, não estariam ocupando tal função.

É relevante considerarmos alguns trechos do código de ética que rege a nossa categoria, dos princípios fundamentais: “A enfermagem é uma profissão comprometida com a saúde e a qualidade de vida da pessoa, família e coletividade.
atua na promoção, prevenção, recuperação e reabilitação da saúde, com autonomia e em consonância com os preceitos éticos e legais.

O profissional de enfermagem participa, como integrante da equipe de saúde, das ações que visem satisfazer as necessidades de saúde da população e da defesa dos princípios das políticas públicas de saúde e ambientais, que garantam a universalidade de acesso aos serviços de saúde, integralidade da assistência, resolutividade, preservação da autonomia das pessoas, participação da comunidade, hierarquização e descentralização político-administrativa dos serviços de saúde.
O profissional de enfermagem respeita a vida, a dignidade e os direitos humanos, em todas as suas dimensões.
O profissional de enfermagem exerce suas atividades com competência para a promoção do ser humano na sua integralidade, de acordo com os princípios da ética e da bioética.” (Continua...)

Adolescente de 14 anos estupra menina de 10 após assistir filmes com conteúdo para adultos na internet

Um juiz condenou vídeos da internet voltados para o público adulto como causadores de problemas devastadores, depois que um estudante que visitou alguns sites raptou e estuprou uma menina de dez anos.
O menino, que tinha 14 anos na época, parou sua vítima enquanto ela caminhava da escola para casa, alegando que precisava de ajuda para procurar de algo que havia perdido.
Uma vez sozinhos, ele a agarrou pela boca e disse-lhe para não gritar, quando violentamente a agrediu usando métodos que tinha visto em sites na internet.
Um juiz disse que ele usou, abusou e então abandonou a vítima, depois de assistir repetidamente ao conteúdo, tratando as mulheres como objetos, e não pessoas.
Menino de 14 anos raptou e abusou intimamente de menina de 10 anos após assistir vídeos com conteúdo voltado para adultos na internet. (continua...)

AUDIÊNCIA PÚBLICA: GOVERNO DE IGUARACY APRESENTA PROJETO DA LOA 2015

O Governo Municipal de Iguaracy, por meio da Secretaria de Administração, realizou na tarde desta segunda (29) a audiência pública para apresentação e discussão do orçamento anual para 2015, LOA, revisão e atualizações do Plano Plurianual (PPA). O evento aconteceu no prédio do Cemupi.
A audiência conduzida pelo contador do Município, Fabrício Martins, atraiu dezenas de participantes, dentre eles, o prefeito Francisco Dessoles, os vereadores Manoel Olímpio, Amaury Torres e Leonardo Magalhães, Secretários de Governo, representantes de órgãos municipais e pessoas da sociedade civil. Na ocasião, os interessados puderam fazer perguntas. É direito de todo cidadão se manifestar e também conhecer o orçamento, além de fazer perguntas, o cidadão pode contribuir dando a sua sugestão. Após as audiências, dúvidas remanescentes podem ser encaminhadas ao Governo, que serão sempre bem esclarecidas.
 
No orçamento municipal já está definido os recursos financeiros necessários às políticas sociais públicas. O orçamento transforma esses recursos financeiros para atender as necessidades e objetivos da administração pública, suprindo todas as áreas de gestão Municipal, sem deixar de cumprir com as normas estabelecidas pela Lei. Sendo assim, o orçamento público é utilizado para gerenciar e controlar a aplicação dos recursos públicos e monitorar os gastos do governo. Para que sua finalidade seja atingida, o orçamento 2015 foi elaborado com a colaboração de todas as secretarias municipais, um árduo trabalho, fazendo muito com pouco, uma das marcas do Governo Municipal de Iguaracy, trabalhando em conjunto pelo bem da população.
De acordo com a Constituição, a elaboração do contrato orçamentário deve ser feita com base em três instrumentos legais: Plano Plurianual (PPA), Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e Lei Orçamentária Anual (LOA). A Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) estabelece metas, prioridades, metas fiscais e orienta a elaboração da proposta orçamentária. É uma lei de periodicidade anual, que faz o enlaçamento do PPA com a LOA, ou seja, conecta os objetivos e políticas de médio prazo para as de curto prazo, pois é nela que constam as metas e prioridades da administração municipal para o exercício subsequente (2015).
Na ocasião desta segunda, foi discutida a Lei Orçamentária Anual (LOA), que é uma lei de caráter anual, que deverá discriminar a origem e o montante dos recursos a serem obtidos, ou seja, a estimativa das receitas, além de fixar a natureza e o total das despesas para o período.
Posteriormente à audiência, o documento será encaminhado à Câmara Municipal de Vereadores, até o dia 30 de setembro, quando deverá ser feita nova audiência pública. O orçamento final deve ser votado e aprovado pelos parlamentares até o dia 31 de dezembro. Para que seja aprovado, o orçamento poderá ser modificado pelos vereadores, por meio de emendas parlamentares.

No final, o Prefeito Francisco Dessoles reforçou a explanação do contador Fabrício Martins. O prefeito também lembrou a dificuldade que se tem para montar o orçamento dos Municípios, um verdadeiro quebra-cabeça, onde a demanda é maior que a receita.
Opnião do Jornalista: São inúmeras as situações em que o gestor se vê com o "cinto apertado", mas mesmo assim tem que "segurar as calças" e seguir cuidando das necessidades da população. Iguaracy está de parabéns por fazer muito com pouco, por que esse é também o dilema de muitos municípios. Frequentemente relatamos em nossa página os fatos que ocorrem na região, especialmente na área da saúde, onde o Município tem que arcar com despesas extras e pesadas, que na maioria das vezes são de responsabilidade do estado ou do Governo Federal. Ou seja, "o pneu em baixo do caminhão, é o que sustenta o peso da carroceria".
(Por Bruno Júnior)

IGUARACY: Caminhão pipa passa por cima de pé de estudante


Uma estudante foi vítima de um acidente de transito na Rua João Alves dos Passos, centro de Iguaracy – PE, por volta das 17h15 dessa segunda-feira (29). G. V. D.; 13 anos, residente no Sitio Barro Branco, zona rural de Iguaracy – PE. Segundo populares, a adolescente teria sofrido um ferimento no pé direito, após o motorista de um caminhão pipa sinalizar para entrar a direita e a vitima, distraída, não se afastou da via e o veículo passou por cima do pé da mesma.
De acordo com a polícia, ela foi socorrida por populares para o hospital de Iguaracy e em seguida encaminhada para o Hospital Regional de Afogados da Ingazeira. O motorista, Francisco Edson Rodrigues dos Santos,40 anos, casado, Guarda Municipal, residente na Rua Antônio Caboclo de Lima, Quixaba – PE se apresentou na DP local por livre e espontânea vontade, juntamente com o veiculo para presta depoimento e ser tomadas às medidas cabíveis.

VEREADOR MANOEL OLÍMPIO DEFENDE MAIS INVESTIMENTOS NA AGRICULTURA

Durante a discussão da LDO, o vereador Manoel Olímpio defendeu mais investimentos para a Agricultura. Em entrevista, Manoel explicou que sente a necessidade de reforçar a pasta municipal com mais investimentos, para que se desenvolva e se resgate tudo aquilo que dá sustentabilidade ao pequenos produtores. O vereador falou ainda sobre a apreciação do projeto de lei na Câmara, onde os vereadores deverão fazer a avaliação e se assim for necessário, acrescentar pontos para melhorar o projeto ou sugerir mudanças ao executivo.

Governo Municipal de Iguaracy através da Casa das Juventudes, realiza Cine Clube educativo sobre Agricultura na Ramada da Quixabeira

O Governo Municipal de Iguaracy “Construindo o Futuro sem se Descuidar do Povo”, através da Casa das Juventudes, realizou no Sítio Ramada da Quixabeira o Cine Clube com o tema “O Incentivo e a Importância da Agroecologia dentro da Agricultura Familiar”.
Este trabalho que está sendo realizado com as comunidades, tem por objetivo trazer informações importantes que vão auxiliar diretamente os pequenos produtores que lidam com a agricultura familiar no município de Iguaracy.
Em conversa com o Diretor da Casa das Juventudes Adriano Freitas, este disse que o Cine Clube é uma ação da casa das juventudes do município e que é realizado em parceria com jovens nas comunidades quilombolas, assentamentos, distritos e com jovens das escolas de Jabitacá, e tem como objetivo exibir um filme com um tema que aborde a realidade da comunidade ou até mesmo um tema educativo ou social, após a exibição do filme tem um roda de dialogo com uma discussão e reflexão do filme. Segundo Adriano, o projete já vem sendo realizado com sucesso desde o ano de 2013.

Ladrão arromba cofre e leva mais de R$ 17 mil de posto de combustíveis em Brejinho

Um funcionário do Posto Serrotão, localizado na Rua Manoel Marques, Centro de Brejinho, informou que quando ia abrir a porta do escritório para pegar as chaves das bombas de combustíveis e o troco do dia anterior, percebeu que a chave e o troco, na quantia de R$ 80,00, não estavam na gaveta, por volta das 06h38dessa segunda-feira (29).
Segundo outro funcionário o cofre foi arrombado, onde tinha a quantia de R$ 17.690,00 em espécie e um cheque no valor de R$ 1.250,00, de propriedade do empresário David Leite de Almeida, 57 anos. A ocorrência foi passada a disposição da DP local para serem tomadas as medidas cabíveis.

Bancários de Pernambuco aderem à greve nacional

Em assembleia na noite desta segunda-feira (29), na sede do Sindicato dos Bancários de Pernambuco, em Santo Amaro, na área central do Recife, a categoria rejeitou mais uma proposta de reajuste salarial e aprovou para esta terça-feira (30) o início de greve por tempo indeterminado. A parada afeta os clientes dos bancos públicos e privados. Em Pernambuco, são mais de 12 mil funcionários que atuam em cerca de 600 agências bancárias. Segundo a classe trabalhadora, a greve é uma resposta para as instituições financeiras, que não atenderam nenhuma reivindicação da Campanha 2014.
Com a paralisação, os clientes não poderão acessar o interior das agências que estarão fechadas, com isso, serviços como debitar cheques, receber cartões, retirar empréstimos ficam suspensos. Poderão ser realizadas apenas tarefas oferecidas nos terminais de autoatendimento,como saques, pagamentos e transferências. De acordo com a presidente do Sindicato dos Bancários de Pernambuco, Jaqueline Mello, as agências contarão apenas com a presença dos gerentes, que poderão resolver questões especiais. (continua...)

Mulher é esfaqueada pelo ex marido em Itapetim.

O policiamento foi informado por um funcionário do Hospital de Itapetim que havia a vítima Lilia Fábia Pereira Ferreira de 28 anos, havia dado entrada no local esfaqueada, apresentando perfurações de faca no antebraço, cotovelo, ombro, axila, pescoço e maxilar. A mesma recebeu os primeiros socorros e em seguida foi encaminhada para o Hospital regional de Afogados da ingazeira.
A Guarnição Tática ordinária juntamente com o GATI realizou diligências no intuito de prender o acusado Emanuel Vitor de Araújo de 27 anos, morador da COHAB, o qual é ex marido da vítima, porém não obtiveram êxito.

Foram apreendidos na residência de Lilia, uma bicicleta marca Monark de verde, utilizada pelo imputado para chegar na residência, e 02 facas peixeiras, sendo uma de 8 polegadas e outra de 12 polegadas, as mesmas foram utilizadas por ele no crime. Todo material foi repassado a Delegacia local para adoção das medidas cabíveis. (Jornal Tabira)

Enfermeira grávida de 9 meses é agredida em Serra Talhada

A enfermeira Maria da Conceição Pereira de Souza, 31 anos, informou que seu companheiro, Valderi de Carvalho Ramos, 33 anos, tomou seu capacete, além de ter sido ameaçada de morte pelo mesmo, na Avenida João Gomes de Lucena, São Cristóvão, Serra Talhada-PE, por volta das 19h30 dessa segunda-feira (29).
De acordo com a polícia, a vítima apresenta várias escoriações pelo corpo. Ainda segundo ela, tais ameaças são frequentes e o acusado vive lhe agredindo fisicamente, mesmo esta estando grávida (9º Mês de Gestação).
No momento que foi dada voz de prisão ao seu cônjuge, o Deusdete Gomes de Amorim, 22 anos, amasiado, agricultor residente no Sítio Pau Branco, Zona Rural, Serra Talhada-PE
tentou obstruir a ação policial dizendo que ninguém levaria o seu amigo preso. Também lhe foi dada voz de prisão e, todos os envolvidos foram conduzidos à DPC local para a adoção das providências pertinentes ao fato. (Imagem ilustrativa/Blog do Luiz Carlos)

Colisão envolvendo carro e moto deixa um casal morto na PE-280 em Sertânia

Uma colisão envolvendo uma motocicleta e um carro de passeio deixou duas pessoas mortas nesse domingo (28) na PE-280, em Sertânia, no Sertânia, no Sertão de Pernambuco. De acordo com informações da Polícia Militar, as vítimas, Maria José de Melo Evangelista, de 43 anos, e Israel Rodrigues de Morais, de 35, estavam em uma moto que foi atingida por um carro. A mulher não resistiu aos ferimentos e morreu no local.

Ainda segundo a polícia, o homem chegou a ser socorrido, mas morreu a caminho do Hospital Regional do Agreste (HRA), em Caruaru. O condutor do carro fugiu sem prestar socorro às vítimas e ainda não foi identificado. Os corpos forame encaminhados ao Instituto de Medicina Legal (IML), em Caruaru, no Agreste.

Outro acidente foi registrado na Av. José Bonifácio, São Cristóvão, Arcoverde – PE, na noite desse domingo (28).

O condutor da motocicleta Honda de cor vermelha e placa PGL-9907, relatou que trafegava defronte ao terminal rodoviário, sentido BR 232, quando ao frear a referida moto num quebra molas, foi atingido por uma motocicleta Honda de placa KKD-8911, que trafegava na sua retaguarda.

Após o acidente, o condutor da moto de KKD-8911, abandou o referido veículo no local e se evadiu tomando destino ignorado. A vítima, Petrônio Teles de Souza, 26 anos, operador de máquina, residente na Av. José Bonifácio, São Cristóvão, Arcoverde – PE foi socorrida para o Hospital Regional de Arcoverde com dores e escoriações. A ocorrência entregue a DP para as devidas providências
Foto: Divulgação/Tribuna do Moxotó

Umbu entra na lista de alimentos que podem ser extintos, segundo fundação

Um fruto típico do semiárido nordestino pode estar com os dias contados: o umbu.
A prolongada e dura estiagem – uma das piores registradas nas últimas quatro décadas – tem sido um dos fatores que colocaram o umbu (ou imbu, como também é conhecido) na lista de alimentos ameaçados de extinção, segundo a fundação Slow Food.
Mas não é apenas a seca o único algoz do umbu. A produção do fruto no sertão esbarra na criação de caprinos, que vem ganhando força. E bode adora umbu.
Tanto é que em Uauá, no norte da Bahia, por exemplo, onde a produção de umbu é uma das maiores do país, o rebanho caprino – pasmem – é seis vezes maior que a população do município. Foi preciso inclusive cercar os umbuzeiros para evitar a aproximação dos animais, que comem inclusive os brotos da árvore. Mas ficam as expectativas de que um dos frutos mais emblemáticos da região se perpetue para continuar brindando o sertanejo com o seu sabor indefectível – além dos produtos que tem gerado bons negócios para os pequenos produtores.

Estudiosos da Europa visitam Sertão de Pernambuco para discutir preservação de jumentos

 
Alternativas de preservação dos asininos, animais popularmente conhecidos como jumentos, serão discutidas durante encontro promovido na Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF) em Petrolina, Sertão pernambucano. A reunião, que esta sendo realizada nesta segunda (29) e nesta terça-feira (30) conta com a participação de estudiosos de instituições da Inglaterra e de Portugal.

Segundo a professora da Univasf, Adriana Gradela, o objetivo do encontro é desenvolver atividades conjuntas de extensão e pesquisa, visando a preservação desses animais. A programação começou às 8h30 da segunda com uma reunião com o Dr. João Rodrigues da 'Faculty of Veterinary Medicine' e da 'University Lusofona de Humanidades e Tecnologias' em Lisboa, Portugal; Dr. Kevin Brown do 'The Donkey Sanctuary' na Inglaterra; o Dr. Hélio Cordeiro Manso Filho da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE); além de representantes da Agência de Defesa e Fiscalização Agropecuária (ADAGRO-PE).

O grupo também fará uma visita ao campus de Ciências Agrárias da Univasf e ao Parque dos Jumentos, local criado em Petrolina para preservação dos jumentos. “Vamos discutir as alternativas para preservar esses animais que embora a gente veja com muita frequência, é um patrimônio da nossa região. Além disso, pouco se conhece do patrimônio genético”, justificou Adriana Gradela. (G1)

BLOG TV WEB SERTÃO
A MELHOR SELEÇÃO DE NOTÍCIAS!

As matérias e os textos que não são de nossa autoria, nem sempre expressam, necessariamente, a opinião, o pensamento ou orientação ideológica da Web Sertão.

SOBRE FONTE E AUTORIA DAS INFORMAÇÕES

Boa parte das matérias que são de interesse publico acabam viralizando nos meios de comunicação sem a devida fonte e autoria do conteúdo. Em caso de ausência ou divergências relacionada aos créditos de alguma informação aqui republicada, texto ou imagem, pedimos que entre em contato com a nossa redação pelo - (87) 98821-5232 - para ratificações.

CLIQUE NOS BANNERS PARA ACESSAR AS LOJAS DE VEÍCULOS