BLOG TV WEB SERTÃO - A MELHOR SELEÇÃO DE NOTÍCIAS COM SÉRGIO COELHO


Mostrando postagens de novembro 6, 2014Mostrar tudo

Escolas técnicas estaduais abrem processo seletivo 2015.

ETE Sertânia
Escolas Técnicas do Estado de Pernambuco abrem mais de 9 mil oportunidades em formação profissional.

A Secretaria de Educação de Pernambuco está com inscrições abertas em processo seletivo que visa preencher 9.135 vagas em cursos técnicos oferecidos pelas Escolas técnicas de ensino do Estado de Pernambuco. As inscrições seguem até o próximo dia 20, exclusivamente pelo endereço eletrônico www.educacao.pe.gov.br. Pela primeira vez, a seleção é simultânea para cursos integrados ao ensino médio e subsequentes.

Esse é o maior número de vagas já oferecidas pelas escolas técnicas estaduais (ETE) de Pernambuco. São 4.545 só no médio integrado, para estudantes com até 17 anos (no ato da matrícula) que tenham concluído o ensino fundamental em 2013 ou 2014. Para o subsequente, modalidade em que o candidato já deverá ter concluído o ensino médio, serão abertas 4.590 vagas.

As oportunidades estão distribuídas em 29 cursos técnicos, como Mecânica, Mecatrônica, Jogos Digitais, Administração, Informática, Agropecuária, Análises Clínicas, Segurança do Trabalho, Enfermagem, Hospedagem, Edificações e Design de Interiores. Do total de 27 escolas técnicas estaduais, 26 abrirão vagas – apenas a ETE de Criatividade Musical, que realiza um processo seletivo específico, não participa da seleção. As escolas técnicas estão localizadas em 22 diferentes municípios de Pernambuco, da capital ao sertão. A relação completa de cursos e escolas pode ser visualizada nos editais.

A data das provas deve ser agendada pelo próprio estudante, no ato da inscrição, para o período entre 24 de novembro e 12 de dezembro. O resultado preliminar será divulgado no dia 17 de dezembro, também no site www.educacao.pe.gov.br, com o dia seguinte reservado para os recursos. O resultado definitivo será divulgado no dia 19 de dezembro. As matrículas acontecem entre 12 e 23 de janeiro. As aulas têm início em 4 de fevereiro. Informações pelos telefones 3183 9850 ou 3183 9860.

Faça sua inscrição clicando aqui no link. http://sisacad.educacao.pe.gov.br/sissel/

Prefeito Dessoles de Iguaracy critica paralisação das obras de recapeamento da PE-292

Durante o programa institucional da Prefeitura de Iguaracy desta quinta-feira (6) que é veiculado nas emissoras de rádio, Pajeú e Transertaneja, o prefeito do município, Francisco Dessoles, criticou os serviços de recapeamento da PE-292 que tiveram início antes das eleições e que foram paralisados.
Dessoles disse que é preciso banir de uma vez por todas esse tipo de política de véspera de eleição, onde o mesmo já combate essa prática de não construir obras pela metade nos meses de setembro e outubro. “Nós temos que ter um calendário de obras continuado para que não aconteça o que está acontecendo agora com a PE-292. 
 
Se fez essa pressão pré-eleitoral no município de Iguaracy, deixou-se os buracos lá pro lado de Afogados da Ingazeira e para o lado dos Fundões e retirou-se o asfalto onde tinha uma melhor qualidade que era exatamente na região de Iguaracy”, disse o prefeito.
O prefeito também informou que todas as lombadas do município de Iguaracy foram retiradas com os serviços de recuperação da referida PE e a população está apavorada com a velocidade com que os veículos estão trafegando na zona urbana do município.(Afogados Online)

Revelado nome do militar norte-americano que matou Osama bin Laden

Não é mais mantido sob sigilo o nome do militar norte-americano que atirou em Osama bin Laden, matando o líder da Al Qaeda durante uma ação especial em 2011, no Paquistão. Rob O´Neill foi o responsável por colocar fim à vida do terrorista mais procurado do mundo, de acordo com site de notícias militares e vários jornais internacionais.
Os nomes dos integrantes da operação especial são mantidos em altíssimo segredo, mas o militar de 38 anos, altamente condecorado pelos serviços prestados ao Exército dos Estados Unidos, afirma ter sido o autor dos disparos contra Bin Laden. O´Neill deixou recentemente a unidade em que trabalhou por 16 anos.
A identidade foi revelada depois que o canal Fox anunciou que veicularia uma entrevista exclusiva com o militar nos dias 11 e 12 de novembro. (continua...)

Polícia Militar age rápido e prende dupla de assaltantes em Afogados da Ingazeira

A Polícia Militar agiu rápido e conseguiu prender dois elementos na manhã desta quinta-feira (6) após praticarem um assalto a mão armada em Afogados da Ingazeira. Os dois informaram à polícia que estavam na cidade desde a semana passada vendendo Cds e que eram da cidade de Patos na Paraíba. Um dos acusados disse que chegaram na casa de Ivanildo (conhecido por Galeguinho do Posto), adentraram na residência, anunciaram o assalto e depois fugiram utilizando a motocicleta de Galeguinho onde foram interceptados por policiais militares da Rocam nas proximidades do bairro da Ponte.
Com eles, os policiais apreenderam uma quantidade de dinheiro, uma máquina fotográfica e um revólver calibre 32.
Os dois elementos foram ouvidos e serão encaminhados a Cadeia Pública de Afogados da Ingazeira. De acordo com a polícia, os mesmos já têm passagem pela polícia por roubo. (Afogados Online/Foto Blog do Cauê)

Iguaracy: Prefeito promete apurar denúncia e resolver problemas em transporte escolar e convoca vereadores da oposição a prestarem atenção nas obras da PE 292

Em nota enviada ao Blog, o prefeito de Iguaracy, Francisco Dessoles, falou sobre a denúncia feita pelo o vereador Fábio Torres, de que um ônibus em péssimas condições estaria transportando alunos.
Leia a nota na integra:
Agradecemos a oportunidade e afirmamos que desde ontem pedimos providências à empresa transportadora. Não admitimos falhas dessa natureza. Pedimos desculpas à população e reafirmamos a nossa preocupação com a vida das pessoas.
Os casos irregulares de Iguaracy são poucos, mas queremos e devemos corrigi-los. Sempre procuramos está à frente na melhoria desses transportes e das estradas que servem aos estudantes, mas reconhecemos que ainda existem problemas a corrigir, até mesmo pelas dificuldades regionais, como a oferta insuficiente de veículos apropriados.
Esses mesmos transportes passaram por vistoria do Detran a menos de seis meses, e deverão passar por nova vistoria agora no final do ano, quando serão verificados e corrigidos os eventuais casos em desacordo com a legislação.
Empresa abandona obra pelo meio
Aproveitamos para conclamar a todos, inclusive aos senhores vereadores de oposição, a se engajarem na luta pela retomada das obras da PE-292, cuja paralisação da forma abrupta e desordenada como ocorreu, expõe a sérios riscos a vida dos alunos e da população do Pajeú e especialmente a de Iguaracy.(Nill Júnior)

Assédio moral contra servidor pode se tornar crime de improbidade administrativa

http://www.blogdoitamar.com.br/administracao/t/fotos/201411061711371415301457.jpg
A prática de assédio moral contra o servidor público poderá ser enquadrada como crime de improbidade administrativa. Pela proposta aprovada nessa quarta-feira (5) na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado, o assédio moral passa a ser mais uma conduta contrária aos princípios do serviço público prevista na Lei de Improbidade Administrativa (Lei 8.429/1992).

Essa, inclusive, foi a principal mudança trazida no substitutivo do senador Pedro Taques (PDT-MT) ao projeto de lei (PLS 121/2009) do senador Inácio Arruda (PCdoB-CE). No texto original a conduta era inserida no rol de proibições da Lei 8.112/1990, que instituiu o regime jurídico dos servidores públicos civis da União, das autarquias e das ­fundações públicas federais.

“O assédio moral é execrável em qualquer ambiente de trabalho, mas torna-se ainda mais reprovável quando se trata do serviço público, em que o eventual exercício de cargos de chefia se dá em nome do interesse público e deve ser pautado pelos princípios constitucionais da impessoalidade e da moralidade”, destacou Inácio Arruda.

Homem é preso suspeito de abusar sexualmente de duas crianças filhas da esposa (enteadas) em Custódia

Um homem foi preso na tarde dessa quarta-feira (5) suspeito de abusar sexualmente de duas crianças em Custódia, no Sertão de Pernambuco. De acordo com informações da Polícia Militar, a prisão de Juliano Gomes Gerônimo, de 29 anos, ocorreu após a expedição de um mandado pela comarca do município. Ele teria abusado das duas enteadas, uma de sete anos e outra de nove.
Ainda segundo a polícia, Ana Paula Leite, de 46 anos, mãe das crianças, teria permitido o crime sexual e não denunciado o suspeito. Ela também foi presa. O casal foi conduzido à delegacia do município. Após serem ouvidos, os dois estão à disposição da Justiça. (Luiz Carlos)

Homem é preso suspeito de tentar estuprar a mãe em Buíque

Um homem foi preso suspeito de tentar estuprar a própria mãe nessa quarta-feira (5) em Buíque, no Agreste de Pernambuco. De acordo com informações da Polícia Militar, Renato da Silva Monteiro, de 23 anos, estava com uma faca ameaçando a mãe, Maria do Socorro da Silva, de 60 anos, ostrando os órgãos sexuais e exigindo ter relações sexuais com ela.
Ainda segundo a polícia, a mulher acionou o efetivo e o filho foi preso. Ele foi levado para a Delegacia Regional de Arcoverde, no Sertão, e ouvido. Após prestar depoimento, o homem foi autuado em flagrante por tentativa de estupro e ameaça. O suspeito foi levado para o Presídio Advgado Brito Alves, também em Arcoverde.

Iguaracy mantém controle da Dengue, enquanto Serra Talhada, Afogados da Ingazeira, Carnaíba, Ingazeira e São José do Egito estão na lista de alerta ou risco de surto da doença

 
O Levantamento Rápido do Índice de Infestação pelo Aedes aegypti (LIRAa) de outubro deste ano revela que 117 municípios brasileiros estão em situação de risco para a ocorrência de epidemias de dengue, outros 533 em alerta e 813 cidades com índice satisfatório.
A pesquisa, que identifica os bairros onde estão concentrados os focos de reprodução do mosquito transmissor da doença, foi apresentada nesta terça-feira (4), pelo ministro da Saúde, Arthur Chioro, e pelo secretário de Vigilância em Saúde, Jarbas Barbosa. Na ocasião, também foi apresentado novo boletim da doença, que mostrou redução de casos e óbitos neste ano em comparação com 2013.
Elaborado pelo Ministério da Saúde em conjunto com estados e municípios, o LIRAa foi realizado em outubro deste ano em 1.463 cidades. A pesquisa é considerada um instrumento fundamental para orientar as ações de controle da dengue, o que possibilita aos gestores locais de saúde anteciparem as ações de prevenção.
Os municípios classificados como de risco apresentam larvas do mosquito em mais de 3,9% dos imóveis pesquisados. É considerado estado de alerta quando menos de 3,9% dos imóveis pesquisados têm larvas do mosquito, e satisfatório quando o índice está abaixo de 1% de larvas do Aedes aegypti.
Veja levantamento da realidade no Pajeú e parte do Moxotó feita pelo Afogados On Line:

Municípios da região com índices satisfatórios – Brejinho, Solidão, Triunfo, Santa Terezinha e Iguaracy.

Municípios em estado de alerta – Afogados da Ingazeira, Tuparetama, Quixaba, Serra Talhada, Flores, Carnaíba, Santa Cruz da Baixa Verde, Itapetim,Tabira e São José do Belmonte.

Municípios em risco – Ingazeira, Calumbi, São José do Egito, Sertânia, Custódia e Betânia.

HOJE EM IGUARACY: CHICO PEDROSA PARTICIPA DE SARAU CULTURAL NO CALÇADÃO DA IGREJA

 
Uma quinta-feira cheia de poesia, causos engraçados e musicalidade. Esta é a proposta que o Sarau Cultural reservou para a noite deste dia 6 de novembro próximo, quando recebe a partir das 18h, o poeta popular e declamador Chico Pedrosa.
Autor de três livros (Pilão de Pedra I I e II, Raízes da Terra, Raízes do Chão Caboclo – Retalhos da Minha Vida) e vários cordéis, este poeta paraibano que tem músicas gravadas por nomes como Moacir Laurentino, Sebastião da Silva e Lirinha, promete um show bem movimentado e divertido em Iguaracy-PE. Ele adiantou a este blogueiro (Roberto Murilo) que vai recitar poemas conhecidos do grande público, a exemplo da Briga na Procissão, Minha Infância com meus pais, Cabeça de Matuto e o Vendedor de Berimbau.
 
Apontado pela crítica como um dos dez maiores poetas populares do Brasil, esse “vendedor de sonhos”, como gosta de ser chamado, também vai apresentar sucessos de três CDs lançados (Sertão Caboclo, Paisagem Sertaneja e No meu sertão é assim). O evento é uma promoção do Governo municipal de Iguaracy e Secretaria de Cultura, Esportes e Turismo. Bom lembrar que o show com o poeta será realizado no calçadão da matriz em Iguaracy.

DE MAL A PIOR: Bebê deixado embaixo de mesa de bar em Juzeiro causa indignação pelas redes sociais

Um fato ocorrido no último domingo (2) na Orla de Juazeiro, na Bahia, extremo com petrolina, estado de Pernambuco, tem gerado repercussão negativa nas redes sociais.
Um bebê ‘jogado’ embaixo de uma mesa e em meio a várias garrafas de bebidas durante a tarde, chocou os internautas.
Segundo testemunhas, o fato ocorreu em frente à Companha da Polícia Militar em Juazeiro. Algumas pessoas que presenciaram o fato contaram ter tentado acionar a polícia, mas nenhuma autoridade foi encontrada no local. Até o momento, os pais da criança não foram identificadas.

Gonzaga Patriota destaca participação de estudante de Iguaraci no projeto Plenarinho

 
O projeto “Plenarinho” – Portal Infantil da Câmara dos Deputados foi destaque no discurso, na manhã desta sexta-feira (31), do deputado Gonzaga Patriota.
O parlamentar, evidenciou a participação de Francisco Alves Quirino, 13 anos, aluno da rede municipal de ensino de Iguaraci no Projeto “Plenarinho”.
A iniciativa do projeto “Plenarinho” – Portal Infantil da Câmara dos Deputados tem por objetivo estimular os jovens a debater e apresentar sugestões para os problemas de sua comunidade e de seu país.
Patriota, leu o Projeto de Lei apresentado por Francisco Alves Quirino que propõe a realização de uma “Conferência Nacional Infanto-juvenil dos Estudantes dos Ensinos Fundamental e Médio”. Caso seja aprovado, a proposta pode virar Lei.
Aluno do 9º ano da Escola Municipal Dom Mota, Francisco adora matemática e pretende ser um engenheiro civil quando crescer. Ele também gosta de ler e escrever poemas em seu tempo livre. Francisco concorreu com mais 781 alunos de todo o Brasil, número superior a edição do “Deputado Mirim” de 2013, quando as inscrições chegaram a 411.
Blog Gonzaga Patriota

Previsão macabra diz que 820 motoqueiros morrerão em Pernambuco

A falta de educação dos condutores e de fiscalização dos governos municipais são apontados como as causas principais para o aumento de mortes por acidente de moto em Pernambuco. A estimativa do comitê de prevenção aos acidentes de moto no estado, o Cepam, indica que até dezembro 820 mortes podem acontecer devido a esta situação.
Na Região Metropolitana do Recife, Jaboatão lidera os números de acidentes com 17 mortes para cada 100 mil habitantes, seguido de Olinda com 15 mortos para cada 100 mil habitantes.
A região onde o cenário é mais critico é no sertão do Araripe. No local, são 60 mortes para cada 100 mil habitantes. Para tentar minimizar a situação, o Cepam, que foi criado em 2011, em parceria com o Moto Amiga, vai realizar neste mês, em Ouricuri, ações educativas junto aos motociclistas.

Acidente: Caminhão vindo do Sertão tomba na Serra das Russas e motorista morre no local

Um caminhão tombou e deixou um morto e um ferido no km 64 BR-232, na descida da Serra das Russas, na cidade de Pombos, Mata Sul de Pernambuco, na manhã desta quarta-feira (5). A carga vinha de Trindade, cidade do Sertão do Estado, para Recife.
O acidente ocorreu por volta das 6h15min, quando o caminhão carregado de gesso perdeu o controle em uma curva e virou na faixa esquerda da via. As duas vítimas ficaram presas às ferragens e o motorista, identificado como José Antônio Silva de Arruda, de 34 anos, morreu no local. O passageiro, João Pedro da Silva Fiel, de 27 anos, foi encaminhado para o Hospital João Murilo de Oliveira, no município de Vitória. Ele sofreu ferimentos leves, ficou em observação e foi liberado.
A Polícia Rodoviária Federal organiza o trânsito na via.
(Do NE 10)

Miséria no Brasil volta a aumentar após 10 anos

 
Dados apurados pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e divulgados nesta quarta-feira (05) mostram que a miséria voltou a subir no país em 2013. Os números que constam do banco de dados Ipeadata mostram que houve um aumento de 3,68% no número de indivíduos considerados abaixo da linha da pobreza, ou indigentes, entre 2012 e 2013 — passaram de 10.081.225 em 2012 para 10.452.383 no ano. Este foi o primeiro aumento desde 2003, quando o indicador passou a cair ano a ano. A linha de extrema pobreza levada em conta pelo Ipea é uma estimativa do valor de uma cesta de alimentos com o mínimo de calorias necessárias para suprir adequadamente uma pessoa, com base em recomendações da FAO - órgão da ONU para a agricultura e alimentação - e da Organização Mundial da Saúde (OMS).
Os números foram apurados pelo Ipea com base nos microdados da Pesquisa Nacional por Amostragem Domiciliar (Pnad), divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em outubro último. A análise social da Pnad é feita anualmente pelo Ipea. Contudo, neste ano, o Instituto optou por adiar a divulgação do levantamento alegando seu impacto no cenário eleitoral. Coincidentemente, em 2010, quando a análise mostrava melhora nos indicadores sociais, o Instituto fez a divulgação entre o 1º e o 2º turno. Os dados sobre o aumento da miséria foram publicados no Ipeadata no dia 30 de outubro.

Mulher é assassinada a tiros em Serra Talhada. Vizinhos acusam companheiro da vítima

Um jovem foi assassinada na Travessa Bela Vista, 320, Alto do Bom Jesus, Serra Talhada – PE, por volta das 21h15 dessa quarta-feira (05).
Segundo relatos de vizinhos a Polícia Militar, a vítima Jovinalda Adriely Trajino de Souza, 18 anos, doméstica foi alvejada por dois disparos de arma de fogo na região da cabeça, tendo como autor dos disparos o seu companheiro (Joel), que logo em seguida evadiu-se do local tomando destino ignorado.
Policiais civis compareceram ao local, isolando a área. Que logo em seguida o corpo da vítima foi removido pelo BM ao HOSPAM, para as devidas providencias. Foram feitas diligências com o intuito de localizar o imputado, porem sem êxito. Ela deixou dois filhos órgão.
Foto: Nayn Netto

BLOG TV WEB SERTÃO
A MELHOR SELEÇÃO DE NOTÍCIAS!

As matérias e os textos que não são de nossa autoria, nem sempre expressam, necessariamente, a opinião, o pensamento ou orientação ideológica da Web Sertão.

SOBRE FONTE E AUTORIA DAS INFORMAÇÕES

Boa parte das matérias que são de interesse publico acabam viralizando nos meios de comunicação sem a devida fonte e autoria do conteúdo. Em caso de ausência ou divergências relacionada aos créditos de alguma informação aqui republicada, texto ou imagem, pedimos que entre em contato com a nossa redação pelo - (87) 98821-5232 - para ratificações.

CLIQUE NOS BANNERS PARA ACESSAR AS LOJAS DE VEÍCULOS