BLOG TV WEB SERTÃO - A MELHOR SELEÇÃO DE NOTÍCIAS COM SÉRGIO COELHO


Mostrando postagens de novembro 19, 2014Mostrar tudo

GOVERNO DE IGUARACY REALIZA A 1ª SEMANA DO BEBÊ E MOBILIZA TODO O MUNICÍPIO PELOS DIREITOS DA PRIMEIRA INFÂNCIA

Mobilizar os municípios para melhorar a situação de vida de cada criança desde seus primeiros anos de vida. Esse é o objetivo da Semana do Bebê, iniciativa apoiada pelo UNICEF que vem contribuindo para a garantia do direito de cada bebê a sobreviver e se desenvolver, aprender, brincar, conviver com sua família e comunidade, crescer sem violência e ser protegido do HIV/aids e de outras doenças.
A iniciativa é realizada anualmente, há 12 anos, no município de Canela (RS) e já vinha sendo adotada por outros municípios do Rio Grande do Sul, além de cidades em Portugal, na Argentina e no Uruguai. Com o apoio do UNICEF, a experiência foi sistematizada em 2010 na publicação “Como realizar a Semana do Bebê em seu município”.
Representantes das Secretarias de Educação e Saúde participaram da celebração
Em Iguaracy, a 1ª Semana do Bebê começou no último domingo, 16 de novembro, com atividades na escola dominical da Igreja Presbiteriana e realização de uma missa em ação de graças na Igreja Matriz de São Sebastião.
 O Pároco, Pe. Erinaldo Sultério, foi presenteado com uma camiseta da campanha
A abertura oficial aconteceu na segunda-feira (17) com a realização da solenidade na Câmara Municipal de Vereadores. Na ocasião, o Prefeito Francisco Dessoles; o vereador Manoel Olímpio, representando a Poder Legislativo;o Secretário de Educação, Williams Siqueira; a Secretária de Sáude, Laura Véras, e seu adjunto, Rosildo Nunes; a Presidente do COMDICA, Cledileusa Roma; Mariana Ferreira, representando a Secretaria de Desenvolvimento; e a Assistente Social do Programa Mãe Coruja; participaram ativamente do evento. 
O Prefeito foi presenteado com a camiseta da campanha
A Cia iguaraciense de dança, Filhos do Sol, fez uma belíssima apresentação cultural. O grupo formado por crianças e adolescentes da cidade, é coordenado pelo coreógrafo Rodrigo Faustino. Rodrigo é o grande idealizador da Cia, que há anos é modelo cultural na cidade e se destaca em todo o estado de Pernambuco.
No encerramento, uma mesa redonda pra discutir o desenvolvimento infantil foi organizada no plenário. A mesa composta por uma pedagoga, assistente social, enfermeiras da atenção básica e mediada pelo Sr. Verandilson Zuza, coordenador do NASF; discutiu junto ao público as propostas e apresentou fatores que contribuem para o desenvolvimento infantil.
Ainda na tarde da segunda, a Secretaria de Educação realizou o ENCONTRO PEDAGÓGICO: TRABALHANDO A PRIMEIRA INFÂNCIA. Já a Secretaria de Saúde realizou a PALESTRA: VIOLÊNCIA INFANTIL. 
Na terça-feira, dia 18, as atividades se “ramificaram” ainda mais. Palestras com pais e alunos sobre SAÚDE NA ESCOLA e ALIMENTAÇÃO NA PRIMEIRA INFÂNCIA foram ministradas pelas equipes das Secretarias de Educação e Saúde. Ações de SAÚDE BUCAL, com o exercício da escovação para os alunos da educação infantil estão sendo realizadas nas escolas.
Oficinas sobre: PREPARAÇÃO DE ALIMENTOS PARA BEBÊS, DESENHOS e PALESTRAS, são realizadas simultaneamente em diversos locais, a exemplo da oficina com o nutricionista Dr Johnson realizada no prédio da Câmara de Vereadores. Já nas oficinas com estudantes, a Secretaria de Educação tem promovido: brincadeiras, show com palhaços, leitura, contação de histórias, teatro, música, dança, e artes plásticas.
Com o tema “Todos juntos pela primeira infância”, a 1ª Semana de Bebê de Iguaracy terá oficinas e palestras para técnicos e profissionais que trabalham com as crianças pequenas, como também para as mães, gestantes e adolescentes. Outro destaque é o CINE CRIANÇA, com exibição de filmes infantis na sede e nos distritos.
Continue acompanhando a cobertura da 1ª SEMANA DO BEBÊ EM IGUARACY. Nossa equipe segue registrando as melhores imagens e trazendo sempre todas as informações. Os seis primeiros anos de vida são fundamentais para o desenvolvimento integral de meninas e meninos. Nessa fase da vida, a criança desenvolve grande parte do potencial cognitivo que terá quando adulto. Por isso, representa uma janela de oportunidades. A atenção integral nessa faixa etária tem impacto decisivo nos processos de aprendizagem e de construção de relações sociais, fatores que influenciarão a vida afetiva, profissional e social. 
(Por Brunno Júnior)
 
Veja todas as imagens, CLIQUE EM LEIA MAIS

PARABÉNS CONSELHEIRO TUTELAR - Mensagem ao dia do Conselheiro Tutelar

Introdução: Esta matéria era para ter sido postada no dia de ontem (18), mas devido o acontecimento que muito nos entristeceu, não tive mais condições psicológicas para produzi-la. Mas hoje, um pouco mais recuperado, me senti no dever de como Conselheiro Tutelar, fazer uma coletânea das fotos de algumas de nossas ocorrências e ações, porque muitos que não conhecem de perto o nosso dia a dia, pode até imaginar ser um trabalho simples e fácil e de pouca movimentação, coisa que não é, pois o futuro e vidas de muitas crianças e adolescentes de nosso município estão em nossas mãos. Como é sabido por todos que acompanham meu blog, antigamente eu realizava muitas matérias com as principais ocorrências do CONTI, porém sem divulgar fotos e nem nomes dos envolvidos, porém, graças a insistência de um pequeno grupo de profissionais vindos de fora, psicólogas e assistentes sociais, que vieram "mandar" em nossa cidade, ou querer pelo menos, de tanto pressionarem a promotoria, fui "orientado" pela promotora, não que fosse impedido pela lei, a não fazer mais este tipo de postagem, onde acredito que quem perdeu foi a democracia, a liberdade de imprensa e a população que ficou sem ter mais notícias de um órgão tão importante como o nosso. (Sérgio Coelho)
A Importância dos Conselheiros Tutelares:
Comemorar o dia do Conselheiro Tutelar, configurado como sendo a data de 18 de novembro, tem um significado que transcende uma simples homenagem a uma categoria profissional. Celebra-se, de fato, uma devoção, uma doação para com uma das mais nobres causas da vida humana. O Conselheiro tem como uma das características mais marcantes, a disponibilidade permanente, a assunção de um sentimento paternal e maternal, a disposição para tutelar e zelar por crianças e adolescentes que foram ameaçados ou que tiveram seus direitos violados.
 
O Conselheiro, por mais que possa ser considerado como um profissional, na realidade ele não se pertence integralmente, porquanto está disponível a qualquer hora e em qualquer circunstância para proteger crianças e adolescentes que estejam, eventualmente, sob a ameaça de risco. Ele se pertence sim e de forma integral, quando abraça uma causa tão relevante e tão indispensável para a comunidade, sobretudo para o extrato menos favorecido e vulnerável da sociedade.
No desempenho de sua nobre função o Conselheiro, quase sempre, passa por situações de riscos, porque onde existe uma suspeita ou uma confirmação de maus tratos, à criança ou ao adolescente, ele deve está presente e atuando segundo os postulados legais, enfrentando descontentamentos, conflitos e divergências.
Por outro lado, é um dever de todas as pessoas socialmente responsáveis, comunicarem ao Conselho Tutelar, situações claras de violação dos direitos das crianças e dos adolescentes. O Conselho Tutelar e os seus componentes (Conselheiros) não substituem outros serviços públicos e só deve ser acionado se houver recusa de atendimento a criança e ao adolescente. Portanto, o Conselho e os Conselheiros têm uma missão complementar, embora de grande relevância.
 
Atender crianças e adolescentes ameaçados ou que tiveram seus direitos violados e, quando for o caso, aplicar medidas de proteção, atender e aconselhar pais ou responsável são as principais missões do Conselheiro. Quando as situações transcendem os limites de suas atribuições é dever do Conselheiro levar ao conhecimento do Ministério Público fatos que o estatuto caracterize como infração administrativa ou penal.
 
O Conselheiro tem que ser portador de grande sensibilidade humana, grande capacidade para discernir posto que, lhe cabe, também, de forma discreta e complementar fiscalizar as entidades governamentais e não governamentais que executam programas de proteção e socioeducativos. Portanto, ao comemoramos esse dia, dia do Conselheiro Tutelar, devemos elevar nossa compreensão para a importância desse personagem, meio profissional, meio sacerdote, que dedicam parte de suas vidas à proteção de cidadãos e cidadãs do futuro.
Um abraço a todos os meus colegas Conselheiros Tutelares de Iguaracy e do Brasil.

SEMANA DO BEBÊ EM IGUARACY: Atenção para a programação desta quarta-feira:


Dia 19/11/2014 Quarta- feira
I – SEMINÁRIO DE QUALIFICAÇÃO DA ATUAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DE SAÚDE NA PRIMEIRA INFÂNCIA
Público Alvo: Profissionais da Saúde.
Local: CEMUPI
- 8:00 às 8:30hs Acolhimento dos Participantes – Entrega do Material
 - 8:30 às 9:00hs Vídeo de Boas Vindas e Momento Institucional
 - 9:00 às 9:30hs Apresentação da dinâmica das oficinas e divisão dos grupos
Intervalo
 - 9:45 às 13:00hs OFICINAS
Grupo 1 – DIREITOS DA GESTÂNTE E DO BEBÊ (Dra. Socorro Martins – Assistente Social do Programa Mãe Coruja Pernambucana)
Grupo 2 – IMPORTÂNCIA DOS TESTES NEO-NATAIS (Dra. Vanessa Oliveira – Fonoaudióloga)
Grupo 3 – ALIMENTAÇÃO NA PRIMEIRA INFÂNCIA (Dr. Jhonson – Nutricionista)
Grupo 4 - PREVENÇÃO DAS DST’s e HIV’s NA GESTAÇÃO (Dra. Paloma Araújo – Psicóloga do CTA)
 13:00hs Encerramento

- 09:00hs APRESENTAÇÕES CULTURAIS E TEATRO DE FANTOCHES
Local: Salão Paroquial
Moderador: Rodrigo
Responsável: Secretaria de Assistência Social
Público Alvo: Crianças e adolescentes

- 10:00hs PROMOÇÃO DE OFICINAS PARA OS ESTUDANTES DA EDUCAÇÃO INFANTIL NO AMBIENTE ESCOLAR OU EXTERNO.
(Brincadeiras, show com palhaços, leitura e contação de histórias, teatro, música, dança e artes plásticas)
Local: Grupo Escolar Nações Unidas
Responsável: Secretaria de Educação.
Público Alvo: Estudantes da educação infantil

- 17:00hs ESPAÇO RECREATIVO
(Momento de utilização orientada do espaço da academia das cidades)
Local: Academia das Cidades
Responsável: Coordenação da Academia e Sec. de Saúde - NPS
Publico Alvo: Crianças e Adolescentes
- 18:00hs CINE CRIANÇA – Filme Infantil
Local: Praça de Irajaí
Coordenação: Organização do Evento (Secretarias de Educação, Assistência e Saúde)
Público alvo: Comunidade em Geral

Tragédia: Dois mortos eletrocutados em criatório de peixe no sertão de Pernambuco

Dois agricultores residentes no Sítio Olho d 'água dos Crentes, zona rural de Bom Conselho, sertão de Pernambuco, identificados pelos nomes de Carlos André e Percival Tavares. Os criatórios de peixes estão na propriedade do senhor Valter Xavier. Os pescadores entraram na propriedade na noite de desta segunda feira 17, mas, somente na manhã desta terça feira 18 os corpos foram encontrados.
A propriedade onde ficam os criatórios pertencem ao senhor Valter Xavier, cunhado do senhor João Barros, no Sitio Olho D' Água dos Crentes. A comunidade foi pega de surpresa com a triste notícia. Os corpos foram levados para o Instituto de Medicina Legal da cidade de Caruaru.
Segundo informações, os agricultores, Carlos André e Percival Tavares, deixaram anoitecer para entrarem na propriedade e pegarem peixes escondidos do dono, que já tinha feito a cerca elétrica para evitar os roubos e furtos dos peixes do criatório. Por azar, enquanto um pegava os peixes dentro do tanque, o outro estava na beira e acabou escorregando, daí, o contato com a rede elétrica e os dois receberam a descarga, deixando-os mortos dentro do lago. Carlos André Oliveira Menezes e Percival Tavares de Goes, eram vizinhos da propriedade onde existe os criatórios, onde eles morreram eletrocutados.
Com informações: Blog Claudio André

Efeitos colaterais do bolsa família

Entre os programas de inclusão social do Governo Federal, sem dúvida alguma se destaca o Bolsa Família. É inegável o benefício que o Programa trouxe para muitos brasileiros. Segundo a própria Presidente, 14 milhões de famílias, o que corresponde a 56 milhões de pessoas estão sendo assistidas pelo Bolsa. É uma ajuda considerável. Para quem não tinha nada, R$100,00; R$200,00 reais ou coisa que o valha, fazem uma grande diferença. Com o auxílio, as pessoas estão podendo adquirir alguns bens, estão podendo se alimentar melhor, já podem até comprar alguma vestimenta, e podem conseguir coisas que sem a ajuda governamental, nem sonhar com elas podiam. Entretanto, como qualquer medicamento, o Bolsa Família tem seus efeitos colaterais.
Efeito colateral é aquele efeito diferente daquele considerado principal por um fármaco. Por exemplo, medicamentos indicados no tratamento de portadores do HIV, proporcionam uma melhor qualidade de vida ao paciente (efeito principal), porém, podem causar alguns efeitos colaterais, como: diarreia, vômitos, náuseas, entre outros.
O bolsa família tem efeitos colaterais devastadores. A própria presidente, em sua campanha eleitoral, semeou o terror no meio dos bolsistas, insinuando que se outro candidato que não ela fosse eleito, o Programa seria extinto. Com esse discurso, a presidente golpeou mortalmente a candidatura de Marina Silva. E ao espalhar o pânico, a candidata à reeleição conquistou o voto dos bolsistas, não como resultado de uma escolha consciente, mas como fruto do medo de perder o benefício. Quer dizer, ofereceu-lhes 100, 200 reais, mas tomou-lhes o brio, a dignidade, a alma. Que ânimo terão os bolsistas para clamar por educação, mais saúde, segurança, decência na gestão pública, se estão com medo de perder o benefício? Que importa que a corrupção reine, se seu benefício está garantido?
Sonhamos com o dia quando, ao invés de alardear que 14 milhões de famílias são beneficiadas pelo Bolsa, o Governo possa dizer que esse número foi reduzido porque muitos, antes dependentes, hoje estão empregados, ganhando o seu sustento com o suor do próprio rosto. E só então esses brasileiros serão livres. (Colunista: Pr. Ely Lourenço da Silva/Pastor da Igreja Batista Betânia e Psicanalista/Voz da Bahia)

WhatsApp ganha força como 'vilão' de casamento

A Itália já acusou o golpe. De acordo com relatório de uma associação de advogados matrimoniais locais, nada menos do que 40% dos casos de divórcio têm envolvimento com o WhatsApp. Mensagens não lidas e outras de teor duvidoso são causa pra boa parte das separações de casais no país europeu.
"As mídias sociais tem impulsionado a traição na Itália, tornando-a mais fácil, primeiro através de mensagens de texto. Antes o Facebook e agora o WhatsApp está sendo amplamente utilizado e tem incentivado o retorno do amante latino", afirma Gian Ettore Gassani, presidente da associação, ao Times.
Pela facilidade de comunicação e a possibilidade do envio de mídias como fotos e vídeos, o WhatsApp deixou para trás o Facebook como "ferramenta preferida de quem traí". Em 2012, em pesquisa feita no Reino Unido, um terço dos divorciados no ano listava como motivo pela separação problemas em redes sociais.

Jovem morre e irmã fica ferida após acidente de moto em José do Belmonte

Foto: Portal Belmonte
Um jovem perdeu a vida em um acidente de trânsito na PE 497, Sítio Malhada Fria, Zona Rural, São José do Belmonte-PE, na tarde desse sábado (16).
Segundo a esposa, José Leonardo Pereira de Lima, 25 anos, casado, agricultor e a irmã do mesmo, Franciene Pereira de Lima, do lar, estavam no trajeto do Carmo para a sua residência, quando após realizar uma ultrapassagem em sua motocicleta CG 150 Honda, vermelha, placa KGI 9195, ele perdeu o controle e sofreu o acidente no Km 22, falecendo ainda no local.
O corpo foi encaminhado ao hospital local, onde irmã estava em observação. O B.O foi entregue na DPC local para serem tomadas as medidas cabíveis. (Luiz Carlos)

Casal fica com órgãos ‘colados’ após fazerem sexo no mar

Uma cena curiosa, preocupante e um tanto engraçada chamou a atenção dos banhistas que estavam no balneário de Porto San Giorgio, na Itália. Um casal ficou com os órgão genitais ‘colados’ enquanto faziam sexo no mar por conta de uma espécie de ‘sucção’ e chamaram a atenção das pessoas que estavam no local.
De acordo com o jornal alemão Bild, sem conseguirem se desgrudar, o casal recebeu ajuda de uma banhista, que enrolou um casal em uma toalha para que pudessem sair da água. Ainda ‘colados’, o casal foi encaminhado para o centro médico, onde a mulher recebeu uma injeção para dilatação do útero e só assim os órgãos descolaram. (Correio da Bahia)

BLOG TV WEB SERTÃO
A MELHOR SELEÇÃO DE NOTÍCIAS!

As matérias e os textos que não são de nossa autoria, nem sempre expressam, necessariamente, a opinião, o pensamento ou orientação ideológica da Web Sertão.

SOBRE FONTE E AUTORIA DAS INFORMAÇÕES

Boa parte das matérias que são de interesse publico acabam viralizando nos meios de comunicação sem a devida fonte e autoria do conteúdo. Em caso de ausência ou divergências relacionada aos créditos de alguma informação aqui republicada, texto ou imagem, pedimos que entre em contato com a nossa redação pelo - (87) 98821-5232 - para ratificações.

CLIQUE NOS BANNERS PARA ACESSAR AS LOJAS DE VEÍCULOS