BLOG TV WEB SERTÃO - A MELHOR SELEÇÃO DE NOTÍCIAS COM SÉRGIO COELHO


Mostrando postagens de novembro 23, 2014Mostrar tudo

Arca de Noé em escala reduzida é construída a partir de “instruções” de tabuletas de 4 mil anos da Mesopotâmia

A história sobre a Arca de Noé, contada no livro Gênesis, é uma das mais populares e curiosas da Bíblia. O que para alguns soa mais como uma fábula repleta de metáforas que não podem ser levadas ao pé da letra, para outros, de fato, trata-se de um projeto de engenharia da época. E se esse projeto da arca fosse executado, como ela seria?
A ARCA FOI CONSTRUÍDA EM KERALA, NO SUDOESTE DA ÍNDIA, APENAS COM BAMBU, MADEIRAS DE ÁRVORES VARIADAS COMO PALMEIRAS, JUNCO E BETUME INDIANO PARA IMPERMEABILIZAÇÃO. Para o pesquisador Irving Finkel, curador do Museu Britânico, a resposta para esta pergunta está em tabuletas de 4 mil da antiga Mesopotâmia, no atual Iraque. Ele levou 20 anos para traduzir as tabuletas que contam como a arca de Noé teria sido construída. No final, chegou a uma conclusão que gerou polêmicas: a arca seria redonda e feita com juncos. Com o projeto em mãos, ele e uma equipe construíram, recentemente, uma réplica da arca em escala reduzida – estima-se que a embarcação original deveria pesar em torno de 35 toneladas. A construção seguiu métodos artesanais, iguais aos que, teoricamente, teriam sido usados há 4 mil anos.
A arca foi construída em Kerala, no sudoeste da Índia, apenas com bambu, madeiras de árvores variadas como palmeiras, junco e betume indiano para impermeabilização. A embarcação tinha dois níveis: a casa no piso superior e área para animais no inferior. Contudo, quando a réplica da arca ficou pronta, nem tudo correu como o esperado: após o lançamento, a água começou a entrar e foi necessário o uso de uma bomba para fazê-la flutuar. Apesar do problema, o Irving acredita que a culpa é da má qualidade do betume indiano em comparação com o que era usado na época na Mesopotâmia. Na opinião dele, os babilônios eram perfeitamente capazes de projetar um arca "extremamente eficaz" e estável.
Tradição bíblica
De acordo com a história da Bíblia, Deus ordenou um dilúvio para acabar com o mundo por causa da maldade humana. Apenas Noé, considerado o único homem justo sobre a face da Terra, foi poupado da ira de Deus. Para tanto, ele recebeu a ordem divina para construir uma arca para salvar seus familiares e espécies de todos os animais da Terra. Em um determinado momento, Deus encerrou o Dilúvio e fez recuar as águas e as terras secarem. No fim, Deus e Noé fazem um pacto.
Fontes:
RT, DailyMail

BLOG TV WEB SERTÃO
A MELHOR SELEÇÃO DE NOTÍCIAS!

As matérias e os textos que não são de nossa autoria, nem sempre expressam, necessariamente, a opinião, o pensamento ou orientação ideológica da Web Sertão.

SOBRE FONTE E AUTORIA DAS INFORMAÇÕES

Boa parte das matérias que são de interesse publico acabam viralizando nos meios de comunicação sem a devida fonte e autoria do conteúdo. Em caso de ausência ou divergências relacionada aos créditos de alguma informação aqui republicada, texto ou imagem, pedimos que entre em contato com a nossa redação pelo - (87) 98821-5232 - para ratificações.

CLIQUE NOS BANNERS PARA ACESSAR AS LOJAS DE VEÍCULOS