Mostrando postagens de Dezembro 18, 2014Mostrar tudo

DETRAN inicia operação em ST; cerca de 25 veículos já foram multados e rebocados

Robson Melo, iguaraciense e Agente Municipal de Transito em Serra Talha, em contato com a redação de nosso blog, orienta os motoristas de Iguaracy e da região que viajam a Serra, que procurem observar as  leis para evitarem multas e constrangimentos diversos, segundo nos informou o Robson, umas das maiores infrações cometidas são o de estacionamento em local proibido.

Cerca de 25 veículos já foram multados e, alguns deles, rebocados no centro de Serra Talhada durante operação de fiscalização deflagrada neste mês de dezembro pelo Detran. Em conversa com o FAROL, o coordenador de uma das equipes de controle de trânsito, Júlio César, revelou que já foram apreendidos, em média, 15 motos e dez carros. Ele alerta que várias equipes estão espalhadas na cidade e que a ordem é agir de surpresa.
“Estamos com várias equipes agindo sem horários prévios, justamente para tentar flagrar as falhas dos condutores”, disse Júlio César. Além de expedição de multas, carros estão sendo rebocados. O coordenador do Detran adianta que o trabalho vai se intensificar nos próximos meses. A expectativa é que a fiscalização continue nos próximos 90 dias,.
“O Detran está instalando na cidade blitz para apreender e advertir os veículos que apresentam irregularidades ou que estão cometendo infrações ao código brasileiro de trânsito. Estamos priorizando tirar os veículos de lugares proibidos em praças, ponto de ônibus, de táxis, fazendo a melhora na fluidez da cidade”, disse Júlio César, detalhando:
“O horário das blitzes é flutuante justamente para pegar o motorista desavisado. Acredito que realizaremos essa operação nos próximos 90 dias ou mais, eu acredito que já apreendemos em torno de 15 motos e 8 a 10 carros”. A operação também conta com o apoio de agentes municipais de trânsito.
Com informações da repórter Emmanuelle Silva
Fotos: Alejandro García/Farol

A BÍBLIA NÃO MENTE: Achado arqueológico confirma existência do Rei Davi

Especialistas questionavam a falta de “evidências arqueológicas”; agora isso mudou
Uma rocha encontrada em Israel e que está em exposição no Metropolitan Museum of Art de Nova York, oferece novas evidências sobre a descrição bíblica sobre o reinado de Davi, afirmam especialistas em arqueologia. A peça mede 13 por 16 centímetros e tem 13 linhas de texto que ainda podem ser lidas.

Eles acreditam que o texto mencionando o rei Davi descreveu a dinastia davídica como “extraordinária”, sendo uma das raras peças que substanciam uma das narrativas bíblicas mais questionadas justamente pela falta de registro fora das Escrituras. Estima-se que ela foi talhada cerca perto de 830 a.C., uns 150 anos depois do período em que reinou Davi.

A inscrição vem de Tel Dan, região norte de Israel e comemora as conquistas de Hazael, rei da Síria, inimigo dos antigos reinos de Israel e Judá. Hazael afirma ter matado Jorão, rei de Israel, e Ahaziahu, rei da “Casa de Davi” (ou Judá). O fato de Judá ser reconhecida por uma fonte não judaica como “Casa de Davi” é importante porque seria a única evidência arqueológica do gênero, acabando com uma disputa que dura séculos sobre a existência de um rei chamado Davi. (continua...)

Prêmio Brasil Olímpico: dona de 10 títulos, Yane lidera a fila dos mais premiados

Ao olhar leigo, a primeira impressão pode ser de que a lista não foi atualizada. Entra ano, sai ano, e alguns esportes permanecem com os mesmos nomes como destaques no Prêmio Brasil Olímpico. Seja devido a um talento muito acima da média ou à falta de renovação, atletas de modalidades como levantamento de peso, saltos ornamentais, esgrima e remo tornaram-se “figurinhas repetidas” na cerimônia organizada pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB). Nenhum esportista, no entanto, tem uma coleção tão grande quanto a de Yane Marques. Neste ano, a medalhista olímpica completou 10 anos seguidos como a melhor atleta do pentatlo moderno brasileiro. Desde 2005 só da ela na modalidade.
- É a décima vez que ganho o individual. Já fui duas vezes indicada ao prêmio de Melhor Atleta e não ganhei. Acho que levar o troféu por todos estes anos me dá ao fim de cada temporada a resposta de que eu estou treinando. É um reconhecimento e algo muito motivador para mim. Tive uma temporada boa, que não foi a minha melhor, mas mesmo sem muitos pódios, estou aqui mais uma vez. (Globo Esporte)

ELOINA, UM IGUARACIENSE DE RESPEITO

Qual o iguaraciense que nunca ouviu falar de Eloina? Pessoa querida e conhecida em toda a cidade, na realidade, Eloina através de seu comportamento excêntrico, tornou-se uma figura pública e faz parte da cultura de nosso município, uma cidadã histórica que não será esquecida tão facilmente, mais conhecida do que muitos prefeitos e cidadãos importantes que por aqui já viveram.

Mas calma, isso não é homenagem póstuma, a conterrânea não partiu dessa pra outra, continua vivinha da silva, e esta simples matéria, é apenas um reconhecimento de nosso blog a pessoa que ela é, pois nunca deixou que sua opção sexual lhe subisse a cabeça ou criasse uma barreira entre ela e a sociedade, isso mesmo enfrentando os preconceitos de uma época em que ser "gay" ainda não era moda e nem havia a influência do governo e o incentivo da mídia como é hoje em dia.

Eloina apesar de se travestir, nunca escandalizou ou se portou de forma vulgar pelas ruas da cidade, muito valente, já saiu no braço com muitos marmanjos que vieram se meter a besta, inclusive a própria polícia, rsrsrs, a buzinada em sua bicicleta “trin-trin” virou uma marca registrada, muito limpa e trabalhadeira, tem o reconhecimento de todos por onde realizou suas famosas faxinas. Discreta quanto a relacionamentos, através de um comportamento ético e respeitável, respeitando alguns momentos humanos de fraqueza, Eloina conquistou o respeito e a consideração de todos.

Lembro das brincadeiras de menino, onde nas disputas de corridas, quem chegasse por último ou seria "a mulher do padre" ou iria "casar com Eloína",  apesar do teor um pouco preconceituoso, não havia maldade nas citações, isso marcou a infância de muita gente e não somente a minha.
 
Nosso respeito e considerações ao cidadão iguaraciense Elias Rodrigues (Eloína), um Feliz Natal e um Ano Novo repleto de realizações...
Por Sérgio Coelho de Freitas

Contra o PT, Aécio Neves obtém vitória em projeto que transforma Bolsa Família em programa de Estado

O presidente da Câmara dos Deputados, Renan Calheiros (PMDB), acatou pedido do senador mineiro Aécio Neves e anulou os efeitos da votação de quatro requerimentos apresentados por parlamentares petistas para atrasar a tramitação do projeto.
De autoria de Aécio, o PLS 448 torna o programa Bolsa Família um benefício garantido aos brasileiros pela Lei Orgânica de Assistência Social (LOAS). O projeto tramita desde 2013 e sempre contou com a oposição do PT.
A decisão de Renan anulou os efeitos dos requerimentos 592, 593, 594 e 595 de 2014. Os dispositivos atrelavam o PLS 448 a outro projeto e o colocava para ser apreciado por mais duas comissões, a de Direitos Humanos e Legislação Participativa e a de Assuntos Econômicos.
Segundo o presidente do Senado, a votação dos requerimentos, realizada no dia 20 de novembro deste ano, ocorreu sem o acordo da liderança do PSDB para que a matéria fosse apreciada.
“Com referência a questão de ordem levantada pelo senador Aécio Neves, e deferida por esta presidência, torna sem efeito a votação dos requerimentos 592, 593, 594, 595, de 2014, ocorrida na sessão do dia 20 de novembro passado, à respeito dos projetos de lei do Senado nº 448 e nº 458 de 2013, em virtude de ausência de acordo da liderança do PSDB para que aquela a matéria fosse apreciada”, anunciou Renan Calheiros.
Para Aécio, a decisão do presidente do Senado faz valer o Regimento Interno da Casa.
“Agradeço e cumprimento vossa excelência por cumprir o regimento desta casa. Esperamos discutir esta matéria com a presença dos parlamentares no horário previsto no regimento. É uma demonstração de Justiça e de respeito à lei maior que rege as nossas relações”, afirmou Aécio Neves.

Assaltantes roubam motocicletas em Brejinho e Santa Terezinha. Já em Serra Talhada fusca é furtado em frente de residência

Felipe Pedro Alves Nóbrega, 26 anos, solteiro, agricultor relatou que durante esta madrugada de ontem (17), transitava com sua motocicleta Honda NXR Bros, ano 2011, cor Preta, Placa PFB 7466, Sítio José Antônio, quando um veículo se aproximou com alguns indivíduos, não identificados, e mandaram que o mesmo parasse a moto.
Os assaltantes deixaram a vítima em outro sitio, e seguiram destino ignorado. Felipe informou ainda que a referida motocicleta é de propriedade do pai dele. A ocorrência foi registrada na D.P local para serem tomadas as medidas cabíveis.
Maria Betânia Batista de Sousa, idade 34, casada, agricultora, do Sítio Logradouro, Zona Rural, Brejinho - PE informou que transitava em sua moto na Rua Tereza de Jesus Campos, Centro, São José do Egito - PE, quando foi abordada por dois indivíduos, não identificados, na noite dessa quarta-feira (17).
Segundo a vítima, após roubem a motocicleta Honda CG 125 Fan, placa PGS 7278, cor vermelha, ano 2013, os assaltantes tomaram destino ignorado.
Ela informou ainda que os envolvidos estavam em uma moto e que um deles portava uma arma de fogo. O policiamento realizou diligências, no intuito de localizar os imputados, porém não obteve êxito. A ocorrência foi registrada na DP local para serem tomadas as medidas cabíveis
Um fusca foi furtado na Rua José Alves da Silveira, no Centro, por trás do bar do Téa, por volta das 01h30 dessa quinta-feira (18).
Segundo Mano do INSS, que é irmão do proprietário, o fusca bege, placa KH0 4549 foi levado de frente de casa. Ele ainda informa que já é o quarto fusca levado esse ano em Serra Talhada. O veículo pertence ao clube do fusca da cidade. (Por Luiz Carlos)

Passageira morre e motorista fica ferido após capotamento de veículo em Santa Terezinha

Uma mulher perdeu a vida em um acidente de trânsito numa estrada vicinal, próximo ao sitio Mulungu, Zona Rural, Santa Terezinha-PE, na tarde dessa quarta-feira (17).
Uma testemunha relatou ao policiamento que o Reinaldo João de Lima, 61 anos, agricultor, residente no Sítio Alves, Zona Rural, Santa Terezinha-PE conduzia o veiculo Fiat Strada, cor vermelha, placa ERO 2700-SP, quando perdeu o controle em uma curva e capotou o automóvel.
A passageira do veículo, Maria José da Costa Pereira, 56 anos, agricultora, foi socorrida para o Hospital local, porém não resistiu aos ferimentos e faleceu. O motorista sofreu alguns ferimentos e ficou sob cuidados médicos. Diante dos fatos a ocorrência foi repassada a D.P local para serem tomadas as providências cabíveis.

Chuvas de dezembro abrem caminho para recuperação da caatinga no Projeto São Francisco

Biólogos do Núcleo de Ecologia e Monitoramento Ambiental (Nema) da Universidade do Vale do São Francisco (Univasf) implantam experimentos para os trabalhos de recuperação da caatinga nos trechos afetados pelas obras do Projeto de Integração do Rio São Francisco. Com a chegada da temporada de chuvas, a equipe coloca em prática modelos experimentais de recuperação no município de Cabrobó (PE).
Dois canteiros de obras já receberam viveiros de mudas, que servirão de base para os trabalhos de recuperação. O objetivo é criar um sistema eficiente, de baixo custo e simples, que possa ser replicado ao longo da construção.
Cabrobó é o local ideal para iniciar o processo em razão do cronograma de conclusão do projeto – no município, a construção já se encontra em fase final de testes. O trabalho servirá de base para recuperações da caatinga em direção ao interior de Pernambuco, Ceará, Paraíba e Rio Grande do Norte.
O trabalho dos biólogos do Nema começou em 2008, com o monitoramento da flora local e o resgate de germoplasmas (sementes, estacas e plantas vivas que formam um banco genético da vegetação nativa). Os pesquisadores registravam as espécies, a interação entre elas e marcavam árvores adultas saudáveis capazes de se tornarem matrizes dessa fonte de variabilidade genética. (continua...)

Virou moda: Grupo tenta furtar trilhos da Linha Férrea na zona rural de Mirandiba no Sertão de PE

Após denuncias de que estariam furtando trilhos no Sitio Curral Queimado, nessa terça-feira (16), Policiais Militares do 8º BPM foram ao local e durante o trajeto encontraram três pessoas que ao avistarem a viatura evadiram-se pela caatinga abandonando o material que levavam, que possivelmente seria usado para cortar os trilhos.
Após realizar rondas no local, só conseguiram apreender o menor de 16 anos, o qual relatou que todo o material pertence ao irmão, Marcelo Alencar Cruz, 25 anos, residente no Sitio Firmiano, zona rural de Salgueiro-PE, e ao seu primo, Gerlandio Alencar da Cruz, do Sitio Juá, zona rural de Mirandiba-PE.
Foram apreendidos: uma moto YAMAHA YBR 125, placa KJE 7223, preta, 01 (um) botijão de gás, 02 (dois) cilindros de oxigênio, mangueira e bico de maçarico, duas foices, uma fita métrica e duas chaves inglesas, 20 cartuchos cal. 12, intactos, duas munições cal. 38, intactas e 01 um papelote de maconha. Todo material apreendido, juntamente com o menor, foi entregue na Delegacia de Polícia Civil de Salgueiro, para providencias cabíveis. (Jornalista Luiz Carlos)
No dia 05 de dezembro, a Polícia Militar prendeu um grupo que estava furtando trilhos da Linha Férrea no Sertão de PE, 8 são presos.

FBC x Paulo Câmara: primeira rusga pública expõe fragilidade no reconhecimento da liderança

Unidos por Eduardo Campos, Paulo Câmara e Fernando Bezerra Coelho aparentavam nos palaques uma amizade que parecia inabalável. Mas nos bastidores sempre houve uma pulga atrás da orelha. Quem não lembra das especulações que antecederam a indicação do sucessor de Campos e como FBC se mostrava otimista em ser o escolhido do presidente do seu partido para concretizar seu sonho de ser governador? E quando Eduardo apresentou e afirmou “asseverar” por Câmara, quem foi apontado como insatisfeito, juntamente com João Lyra Neto? Mas aí veio a campanha para o Senador e o slogan “Barba, cabelo e bigode” e todo mundo se convenceu que Bezerra Coelho estava conformado.
Com a morte de Eduardo Campos, veio a urgência de apresentar um novo líder e Geraldo Júlio partiu para a linha de frente. Ataques inveterados ao Partido dos Trabalhadores e ao adversário de Câmara, Armando Monteiro (PTB). Bezerra Coelho seguiu o exemplo apertou nos discursos críticos contra a chapa adversária. A eleição passou, os integrantes da Frente Popular foram eleitos e a unidade aparente deu lugar as rusgas. Gonzaga Patriota diz que Geraldo Júlio não é o líder, Fernando Bezerra Coelho não indica nomes para o secretariado de Paulo Câmara… Qual seria o problema com as lideranças petrolinenses?
Em nota Bezerra Coelho relatou ter sido convidado para a reunião, indicou um nome que não foi divulgado, mas a lista do governador eleito não batia com a sua. Seria Fernando Filho o nome colocado para pasta de Desenvolvimento Econômico? Também corria à boca miúda que FBC queria indicar para a Secretaria das Cidades e Secretaria de Turismo. Nada feito. Visto com desconfiança desde sempre pelas lideranças socialistas, o senador eleito não escondeu as visitas que fez ao Ministério da Integração, sua antiga pasta, depois de eleito e garantiu fazer ponte com o Governo Federal para manter os investimentos em Pernambuco, mesmo com o PSB anunciando estar na oposição à presidente Dilma Rousseff.
Mas como diz o ditado: na política pode acontecer tudo, inclusive nada, não é possível saber como essa história da Frente Popular vai acabar. Os afagos do segundo escalão seriam suficiente para sanar essa rusga inicial? Só 2015 dirá. (Rádio Grande Rio FM – Karine Paixão)