NOVEMBRO AZUL: Secretaria de Saúde realizou ações de prevenção ao câncer de próstata durante toda a semana em Iguaracy

Teste de glicemia e aferição da pressão arterial - UBS de Irajaí
Como parte das atividades da campanha Novembro Azul, que teve a intenção de orientar os homens sobre o câncer de próstata e de pênis, o Governo Municipal de Iguaracy, através da Secretaria de Saúde, mobilizou equipes e profissionais em importantes ações nas Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) do Município.
Homens na UBS do Campo
Dezenas de homens, dentre jovens e idosos, foram recebidos nas UBS’s do bairro Santa Ana (Campo), do centro e do distrito de Irajaí. Todos participaram da programação, iniciada na noite da última terça (17) com palestras sobre os cuidados e prevenção do câncer de próstata, exames, avaliação médico-odontológica, testes rápidos, aferição de pressão arterial, dentre outros serviços.
Palestras e atividades físicas UBS Sede
A enfermeira Jamily Pereira Melo, explicou que o homem precisa deixar de lado o preconceito, fazer os exames como o toque e o PSA que permitem identificar lesões em fases precoces e diminuir a probabilidade de morrer por complicações da doença. “Ainda há muito preconceito por parte dos homens, principalmente quando o assunto se refere ao exame de detecção da doença, o toque. Já mudou muito, mas precisa conscientizar cada vez mais”, enfatizou.
Médica e especialistas estiveram atuando
Driblando o preconceito seu Pedro Mendes aproveitou a oportunidade da ação e foi cuidar da saúde. Ele passou pelas avaliações médicas e realizou os testes oferecidos na UBS Sede. “Essa ação é muito importante para orientar e alertar a gente sobre esse tratamento preventivo. Eu participei e convido todos os meus amigos a fazer parte. É muito importante ouvir as palestras e cuidar da nossa saúde” disse.
UBS Sede
A campanha Novembro Azul realizou atividades durante toda a semana e ainda segue até o encerramento oficial no próximo dia 26 de novembro, quinta-feira. Desta vez será no distrito de Jabitacá. Essa programação especial é dedicada aos homens. Procure a UBS mais próxima de você e faça parte dessa corrente contra o Câncer de Próstata e Pênis. Participe.
PROGRAMAÇÃO:
Quinta-feira (26 de Novembro) - JABITACÁ

*Atualização da situação vacinal;
*Atualização do hiperdia (Hipertensos e Diabéticos);
*Verificação da P.A e Glicemia Capilar;
*Avaliação de saúde bucal ( Dra Michelle Castro);
*Avaliação Clínica ( Dra Milagros Sotelo);
*Solicitação de PSA;
*Encaminhamento para especialista;
* Orientações sobre Câncer de Próstata e Pênis e sobre o Diabetes (NASF).
Veja todas as imagens CLIQUE ABAIXO