BLOG TV WEB SERTÃO - A MELHOR SELEÇÃO DE NOTÍCIAS - IGUARACY E REGIÃO


Mostrando postagens de março 10, 2015Mostrar tudo

Jovem de Afogados da Ingazeira continua desaparecida. Segundo a família ela foi vista em Serra Talhada

A jovem Gisele de Moura Santos, pouco mais de 20 anos de idade, está desaparecida desde o dia 26 de janeiro de 2015. A família está desesperada a procura da moça que desapareceu da Vila Pitombeira. Segundo a mãe da mesma, ela chegou a ser vista por um “amigo” do facebook na Praça Dr. Sérgio Magalhães, em Serra Talhada, mas acabou fugindo dele. (Blog do Luiz Carlos)
Quem tiver informações entrar em contato pelo telefone: (87) 9968-3445.


Opinião: O drama da água no Pajeú. De quem é a responsabilidade?

Algumas razões estão por trás do drama da água no Sertão do Pajeú. Certamente o clima, responsável pela seca mais severa dos últimos sessenta anos no semiárido, pode, quem sabe, responder pelo colapso dos principais reservatórios do território. Quem não se lembra da barragem de Brotas na lama em 2013? E não foi por falta de aviso…
Em agosto daquele ano as organizações não governamentais e os movimentos sociais realizaram audiência pública e alertaram: se não mudarmos a forma como usamos a água, a barragem vai secar! Além de não comparecer à audiência a população continuou a lavar calçadas, aguar a poeira das ruas, encher barragens particulares de sítios e clubes, enfim, comportou-se como se nem existisse seca.
E a COMPESA, uma das empresas de distribuição de água mais ineficientes do país, cujas perdas alcançam 53,8%, comparadas aos 45,1% de desperdício na região Nordeste e bem acima do Brasil, que é de 37%, segundo o Sistema Nacional de Informação sobre Saneamento SNIS (2013), continuou desperdiçando água em suas tubulações.

Estamos diante de uma nova tragédia anunciada? Brotas secará novamente? Só Deus poderá responder, mas se considerarmos que o reservatório está com apenas 17% da sua capacidade e as previsões pluviométricas para o período de março a maio são de chuvas abaixo da média histórica, em torno de 251 mm, segundo a Agência Pernambucana de Água e Clima – APAC, a possibilidade da barragem secar novamente é grande.
A APAC também estima que o reservatório de Rosário esteja com apenas 4% de sua capacidade para abastecer os municípios de Iguaracy, Ingazeira, Tuparetama e São José do Egito.
Afinal, se Rosário secar, de onde virá à água? As respostas são difíceis, sabemos. Mas que tal começarmos pela necessidade de mais investimentos públicos no setor, conclusão das obras da Adutora do Pajeú, modernização das instalações de distribuição de água da COMPESA, mudança de hábitos da população e repensar os empreendimentos demandadores de enormes quantidades de água? Seria um bom começo…
* Afonso Cavalcanti é Engenheiro Florestal da Diaconia

Consumidores saberão quanto gastam com internet móvel a partir desta terça (10)

As novas regras previstas no Regulamento Geral de Direitos do Consumidor de Serviços de Telecomunicações, aprovado pela Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações), começam a valer.
A partir desta terça-feira (10), as empresas de telecomunicações devem disponibilizar um espaço em sua página na internet para que o consumidor possa acessar livremente dados como o contrato e o plano de serviço, os documentos de cobrança dos últimos seis meses, o histórico de demandas, o perfil de consumo e os registros de reclamações, inclusive com a opção de solicitação de gravação de seus pedidos.
Nessa área reservada na internet, o consumidor poderá ter ainda um relatório detalhado, com informações como o número chamado, com a área de registro, data e horário das comunicações. O volume diário de dados trafegados e os limites de franquias também devem ser informados, assim como o valor da chamada, da conexão de dados ou da mensagem enviada.
De acordo com o regulamento, que vale para empresas de telefonias fixa e móvel, internet e TVs por assinatura, as prestadoras também deverão disponibilizar na internet um mecanismo de comparação de planos de serviços e ofertas promocionais. Nesse caso, o cliente poderá ter acesso ao seu perfil de consumo, o que permitirá ao consumidor saber como utilizar os serviços de telecomunicações contratados, os planos e promoções oferecidos e escolher de forma consciente aquele que lhe parecer mais interessante.
A prestadora será obrigada a elaborar uma conta, de forma clara e uniforme, para que o consumidor possa compreender o que está sendo cobrado. O documento deve conter, por exemplo, a identificação do período que compreende a cobrança e o valor total de cada serviço e as facilidades cobradas, bem como de promoções e descontos, além da identificação de multas, juros e tributos.
Outra determinação que passa a valer é a obrigação de a prestadora gravar todas as ligações entre ela e o consumidor, independentemente de quem tenha feito a ligação. Caso o consumidor solicite uma cópia da gravação, a prestadora deve disponibilizá-la em, no máximo, dez dias. O pedido pode ser feito em qualquer um dos canais de atendimento da prestadora.
O regulamento foi aprovado no início do ano passado pela Anatel e estabelecia prazos para que cada determinação começasse a valer. Já estão em vigor, por exemplo, regras que garantem o cancelamento do serviço por telefone ou pela internet sem falar com um atendente, o retorno da ligação em caso de descontinuidade do atendimento, a validade mínima de 30 dias para créditos de celulares pré-pagos e a oferta de promoções iguais tanto para novos clientes quanto para clientes antigos.
Para a Proteste Associação de Consumidores, as novas regras devem facilitar a vida do consumidor com acesso à internet, se forem cumpridas pelas operadoras de telecomunicações. No entanto, a entidade alerta que o consumidor deve ficar atento para cobrar os novos direitos e denunciar se eles não forem respeitados, lembrando que as operadoras se mantêm como campeãs de queixas nas entidades de defesa do consumidor por má prestação de serviços.
Os detalhes sobre os direitos do consumidor previstos no regulamento estão no site da Anatel

KIBE LOCO: PRACAS DO BRAZIU

abr/08/2015
0
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
Enviados por Evanildo, Rodrigo, Rômulo e Denise Dambros.

NOVO TEMPORAL VOLTOU A CAIR EM AFOGADOS DA INGAZEIRA

 Foto Sérgio Coelho
Voltou a chover forte na tarde desta segunda-feira (09) na cidade de Afogados da Ingazeira, região do Pajeú, em Pernambuco, e, novamente o nível das águas nas ruas voltaram a causar transtornos aos motoristas e transeuntes, como mostram as fotos da Avenida Manoel Borba, feitas pela leitora Bruna.
Deste a manhã que os sites de meteorologia indicavam chuvas para a cidade e região.
Foto Sérgio Coelho
O receio de uma nova chuva forte é que a água volte a inundar o comércio como aconteceu nesta tarde, quando as ruas transbordaram levando lixo e entulhos para as principais vias da cidade. A Avenida Manoel Borba é a principal rua Afogadense, sem acesso à ela o comércio da cidade está prejudicado pela diminuição do fluxo de pessoas.
O temporal começou por volta das 16h com duração de mais de 40 minutos. Há previsão de mais chuvas para a noite e dia desta terça feira 10. 
Foto de Bruna e matéria do Blog do Cauê Rodrigues
Houve ainda pancadas de chuvas em cidades como Tabira ao leste de Afogados e Carnaiba, localizada ao Oeste Afogadense.
Os moradores do Centro, já se acostumaram com os pontos de alagamentos. A Avenida Manoel Borba e Antonio Rafael de Freitas praticamente ficam intransitáveis em dias de chuvas por causa do acúmulo de água. O problema já é antigo e gera revolta dos moradores. Na ocasião, a Prefeitura de Afogados da Ingazeira ficou de vistoriar novamente o local para verificar as causas do problema.

A BÍBLIA É FIEL: Encontrada Libna, cidade ancestral mencionada inúmeras vezes na Bíblia

Arqueólogos israelenses estão cada vez mais convencidos de ter encontrado os restos de Libna, uma cidade ancestral que é mencionada inúmeras vezes na Bíblia.
Uma equipe que trabalhava em Tel Burna, uma antiga aldeia localizada a 30 km de Jerusalém, descobriu ruínas correspondentes a essa suposta cidade, datada de 7 a.C. A conclusão foi tirada a partir dos restos de fortificações encontrados e analisados pelos especialistas, o que comprova que as ruínas são de uma cidade fronteiriça, pertencente à Segunda Idade do Ferro, período histórico que coincide com o bíblico.
Ao se tratar de uma fortificação, Libna foi, provavelmente, uma cidade estratégica, de onde os antigos israelenses repeliam qualquer tipo de ataque. A princípio, elementos de culto pagão, como placas e vasos em forma de animais, encontrados nas ruínas, confundiram os arqueólogos. No entanto, foi estabelecido que esses artigos pagãos não pertenciam ao período judaico.

BLOG TV WEB SERTÃO
A MELHOR SELEÇÃO DE NOTÍCIAS!

As matérias e os textos que não são de nossa autoria, nem sempre expressam, necessariamente, a opinião, o pensamento ou orientação ideológica da Web Sertão.

SOBRE FONTE E AUTORIA DAS INFORMAÇÕES

Boa parte das matérias que são de interesse publico acabam viralizando nos meios de comunicação sem a devida fonte e autoria do conteúdo. Em caso de ausência ou divergências relacionada aos créditos de alguma informação aqui republicada, texto ou imagem, pedimos que entre em contato com a nossa redação pelo - (87) 98821-5232 - para ratificações.

CLIQUE NOS BANNERS PARA ACESSAR AS LOJAS DE VEÍCULOS