Mostrando postagens de Abril 18, 2015Mostrar tudo

CÂMARA MUNICIPAL DE IGUARACY REALIZA 9ª SESSÃO ORDINÁRIA DE 2015

Na manhã desta quinta-feira (16), a Câmara Municipal de Vereadores de Iguaracy, realizou mais uma sessão ordinária com todos os vereadores presentes. As sessões do legislativo de Iguaracy acontecem todas as terças-feiras às 9h, mas havendo a necessidade da presidente da casa, Odete soares, se ausentar da cidade no dia em questão, ficou acordado com todos vereadores o cumprimento da sessão na última quinta, assim como ocorre em diversas situações.
A chefe do legislativo abriu a sessão e determinou que fosse lida pelo 1º secretário, a ata da sessão anterior conforme determina o regimento interno. Em seguida foi realizada a leitura dos requerimentos do dia, passando em votação e sendo aprovados sem nenhuma manifestação contrária. Todos os vereadores fizeram uso da palavra, com exceção do 2º secretário, José Jorge e do vereador Leonardo Magalhães. Apenas o vereador Simão Rafael de Vasconcelos necessitou se ausentar da sessão e teve a permissão da senhora presidente. Estiveram na sessão ordinária, os vereadores Amaury de Oliveira Torres (1º Secretário), José Jorge da Silva (2º Secretário), Leonardo Lopes Magalhães, Simão Rafael de Vasconcelos, José Torres Lopes Filho, Fábio Alves Torres, Manoel Olímpio de Siqueira, Francisco de Sales Galindo Filho e Odete Soares Pereira– presidente da casa.
Em pauta, diversos temas importantes foram abordados pelos ilustres vereadores, dentre eles: A Copa Pajeú, implantação de quebra molas no perímetro urbano, andamento das obras de recapeamento da PE-292, atual situação do manancial barragem do Rosário, adutora de São José do Egito e casas de taipa. Como é devido no âmbito da legislatura, os membros da casa discutiram a cerca de cada tema.
A presidente Odete Soares apresentou o convite da UVP (União dos Vereadores de Pernambuco) para participar da solenidade de posse da nova mesa diretora da UVP, onde também, a Câmara de Iguaracy deverá reforçar a parceria com a união. O convite foi apreciado de maneira positiva e todos os vereadores poderão participar da solenidade na próxima segunda-feira (20) em Timbaúba-PE. No término das atividades e cumprimento das formalidades regimentais, a presidente da casa encerrou a 9ª sessão ordinária. (Assessoria de Imprensa)

PREOCUPADOS COM A SECA: Prefeito de Iguaracy se reúne com outros gestores na sede da CODEVASF em busca de soluções para amenizar escassez de água que se aproxima.

Prefeitos do Pajeú se reuniram na sede da CODEVASF na manhã deste dia 16 de abril, na cidade de Petrolina para buscar soluções e trocar idéias para o enfrentamento da seca e da situação de colapso hídrico que se aproxima. 
Os prefeitos se reuniram para esclarecer duvidas, pedir apoio, providências e agilização nas obras da adutora do São Francisco e do Esgotamento Sanitário. 
O Prefeito de Iguaracy Francisco Dessoles Monteiro, na oportunidade entregou pessoalmente um oficio solicitando da CODEVASF doação de caixas d'água de fibra para as Escolas da rede publica municipal. A reunião foi importante para concentrar todos os esforços para melhorar a qualidade de vida dos munícipes.

IGUARACY É NOTÍCIA: Acompanhe de perto as novidades da cidade a qualquer momento.

Agora você já pode acompanhar o programa institucional do Governo Municipal de Iguaracy, "Cuidando do Futuro sem descuidar do Povo" aqui em nosso blog de notícias.

Para ouvir, basta localizar o vídeo ao lado direito do blog Tv Web Sertão como na arte ao lado e clicar no cento do vídeo.

Os videos com o programa na íntegra serão postados semanalmente, se você não pôde assistir em primeira mão pelo rádio, agora não terá como ficar desapercebido do que anda rolando de novidades na cidade dos grandes artistas.

Programa Iguaracy é Notícia, é dirigido pelo radialista Roberto Murilo, e vai ao ar todas as quintas-feiras, a partir das 11:30 da manhã nas rádios Pajeú e Transertaneja Fm.

PRESIDENTE DA CÂMARA DE VEREADORES DE IGUARACY, ODETE BAIÃO, PRESTIGIA EVENTO DA BIOMETRIA

Vereadora diz que levou muitos eleitores iguaracieses para realizarem o cadastramento na cidade de Afogados da Ingazeira, e agora com o serviço sendo prestado em praça pública na cidade, vai ficar muito mais fácil conduzir as pessoas para que estas regularizem a situação perante a justiça eleitoral.

Filha do prestigiado e conhecido chefe político Sebastião Baião do Logrador, Odete Soares, se destaca entre os demais parlamentares através de sua figura carismática de mulher guerreira, sertaneja nata, seu sotaque não nega suas origens e nem também faz questão de esconder a sua ardente fé em Deus. 

Odete Baião como assim é conhecida, foi eleita vereadora pela primeira vez no atual mandato (2012-2016), e com o apoio da maioria dos seus colegas, acabou tornam-se então a primeira mulher presidente da casa legislativa da cidade de Iguaracy, e consequentemente está sendo uma das mais atuantes no município, principalmente na luta em defesa do homem do campo e dos menos favorecidos.

CADEIA NELES: Polícia conclui inquérito de chacina em Poção

Pouco mais de dois meses após uma chacina deixar três conselheiros tutelares e uma idosa mortos em Poção, no Agreste de Pernambuco, a Polícia Civil concluiu o inquérito sobre o caso. Bernadete Siqueira de Britto Rocha é apontada como mandante do crime, um advogado e um preso teriam sido os intermediadores e outras quatro pessoas constam como executores. Seis dos envolvidos já estão presos.
O crime teria sido motivado por conflitos familiares. José Cláudio de Britto Siqueira Filho, 32, filho da suposta mandante, é pai da criança resgatada pelo Conselho Tutelar horas antes da chacina. Ele também foi preso.
De acordo com o chefe da Polícia Civil de Pernambuco, Antônio Barros, três das vítimas foram alvejadas na cabeça e outra, cujo corpo foi encontrado fora do veículo utilizado pelo Conselho Tutelar de Poção, recebeu um tiro no tórax, o que carateriza uma tentativa de fuga e defesa.
Os detalhes do caso e a foto dos presos e foragidos serão divulgados na próxima segunda-feira (20), às 9h, na sede da Polícia Civil de Pernambuco, na Rua da Aurora.

GOVERNO DE IGUARACY: SECRETARIA DE ADMINISTRAÇÃO PROMOVE CAPACITAÇÃO PARA CONDUTORES DE ÔNIBUS ESCOLARES

Aconteceu no último domingo, 12 de abril, no prédio da Escola Mun. Dr. Diomedes Gomes Lopes, a conclusão do curso de capacitação para os motoristas dos ônibus escolares do município. A iniciativa é do Governo Municipal de Iguaracy, através da Secretaria de Administração, em parceria com a empresa LL Serviços e o SESST/SENAT. De acordo com Edilberto, instrutor do SESST/SENAT, a resolução 168/2004 do código de trânsito brasileiro (CONTRAN) determina que o transporte de escolares seja realizado por condutores qualificados neste curso. A Lei estabelece Normas e Procedimentos para a formação de condutores de veículos automotores e elétricos, a realização dos exames, a expedição de documentos de habilitação, os cursos de formação, especializados, de reciclagem e dá outras providências. Ao todo são 60 horas aula, sendo: 15 horas de relacionamento interpessoal, 15 horas de direção defensiva, 15 horas de legislação de trânsito, e 15 horas de primeiros socorros.
A partir de agora, o SESST / SENAT fará a apuração das avaliações teóricas e posteriormente a confecção entrega dos certificados de conclusão de curso. A certificação é válida até 5 anos e constará no prontuário de cada condutor.

FRANCISCO DESSOLES E DEMAIS PREFEITOS DA REGIÃO SE REÚNEM EM TUPARETAMA PARA MAIS UM ENCONTRO DO CIMPAJEÚ, NA PAUTA FEM 2015

Na manhã deste sábado (11) os prefeitos do Consórcio de integração dos Municípios do Pajeú – CIMPAJEÚ se reuniram no auditório da Escola Cônego Olímpio Torres em Tuparetama. O objetivo do encontro foi discutir vários temas importantes para região, em destaque a aplicação do FEM 2015. Na pauta, a Prestação de contas do exercício financeiro dos meses de Fevereiro e Março, a criação da agência reguladora do CIMPAJEÚ, a evolução do leite de cabra no Pajeú e a aplicação do FEM.
Estiveram presentes os prefeitos: Dêva Pessoa (Tuparetama); Luciano Torres (Ingazeira); Luciano Duque (Serra Talhada); José Vanderley (Custódia); Francisco Dessoles( Iguaracy); José Patriota (Afogados da Ingazeira); Guga Lins (Sertânia), Zé Mário (Carnaíba), Zé Pretinho (Quixaba) e Luiz Carlos (Custódia). Representando o Ministério Público, o Promotor de Justiça de Afogados da Ingazeira, Dr. Lúcio Luiz de Almeida, o presidente da Cooperativa de Jabitacá (CODJA) Demócrito Elias,vereadores, secretários municipais, entre outros.
A Gerente do FEM, Andréa Chaves, fez uma apresentação detalhada sobre os critérios da nova edição do Fundo, sobre o FEM Mulher (que destina 5% do valor para políticas públicas voltadas às mulheres), lançado pelo governador Paulo Câmara em março, e sobre o Escritório de Projetos.
Prefeito de Tuparetama, Dêva Pessoa
No Seminário promovido pela Prefeitura de Tuparetama os municípios e os prefeitos do Sertão do Pajeú puderão tirar suas dúvidas sobre o Fundo Estadual de Apoio ao Desenvolvimento dos Municípios (FEM) de 2015. O Governo do Estado, através do FEM, investirá R$ 263 milhões para a realização de obras no estado neste ano. Todas as cidades pernambucanas podem apresentar projetos, que serão analisados pela equipe técnica da Secretaria de Planejamento e Gestão do Estado, pasta responsável gerência do Fundo. O Fundo visa apoiar os municípios pernambucanos na implantação de projetos que contribuam para o desenvolvimento municipal e permitam a retomada da realização de investimentos cuja execução foi comprometida pelo atual momento de fragilidade das finanças municipais.
O Prefeito de Iguaracy e Secretário do consórcio, Francisco Dessoles Monteiro, informou ao demais prefeitos sobre o andamento da transição da iluminação pública, veja o que disse o prefeito: “A celpe colocou no call center da compania que daqui pra frente é com os prefeitos e a gente negociou a retirada dessa expressão, para que fosse dito realmente que só a partir da transição seria de responsabilidade dos prefeitos. A Amupe fez um apelo aos prefeitos para que eles massificassem essa informação, porque somente 60 dias depois, contando a partir de 22 de abril, a iluminação pública passará efetivamente para o controle dos Municípios pernambucanos. É importante que cada prefeito difunda em sua localidade o que é iluminação pública. Resumidamente compreende-se no “braço”, lâmpada e o reator. É preciso que a população entenda o que é verdadeiramente de responsabilidade das prefeituras. Expansão de rede, controle de energia, fornecimento, queda de tensão, dentre outros serviços, continuarão na responsabilidade da Celpe. Passada essa primeira batalha, ainda será preciso setar outras lutas em favor dos municípios, para corrigir outros prejuízos em torno desse mesmo assunto.”

Em nota, AMUPE felicita gestor municipal pelo "Dia do Prefeito‏".

PARABÉNS PREFEITO!!!! 
A diretoria da AMUPE parabeniza o Sr. FRANCISCO DESSOLES MONTEIRO e todos os prefeitos e prefeitas de Pernambuco pelo seu dia, destacando os esforços heróicos para assegurar políticas públicas de qualidade para a população. 
A data de 11 de Abril é data em que em 1835 foi criada a função de prefeito pela Assembléia Provincial Paulista, que via a necessidade de estabelecer um equilíbrio na administração de municípios, após a aprovação em 1832 do Código de Processo Criminal, que previa um grande poder para as câmaras municipais. Posteriormente vários estados aderiram a idéia e criaram a função de prefeito, e atualmente a data é lembrada como o Dia Nacional do Prefeito. 

Desejamos igualmente ao Sr. Francisco Dessoles, nossas felicitações por dirigir tão bem o passado, o presente e certamente o futuro de nosso município. Iguaracy está em boas mãos. Parabéns...

SECRETÁRIA ALERTA SOBRE A IMPORTÂNCIA DO CADASTRAMENTO BIOMÉTRICO, QUEM NÃO COMPARECER PODERÁ SAIR PREJUDICADO

 Shirley Coelho ao lado do Presidente do TRE, Des. Fausto Campos
Segundo informado pela secretária de administração de Iguaracy Shirley Coelho, principal organizadora do evento, quem não atender ao chamado da Justiça Eleitoral terá seu título cancelado, o que impede a solicitação de passaporte ou cartão do CPF, bem como inscrever-se em concurso público, renovar a matrícula em estabelecimentos oficiais de ensino e obter empréstimos em caixas econômicas federais e estaduais.
Prefeito Dessoles, Desembargador Fausto Campos, Ex-vereador Ruy Laet e Shirley
A Constituição Federal prevê que o alistamento eleitoral e o voto são obrigatórios a partir dos 18 anos completos e para os menores de 70 anos. Fora dessa faixa etária o voto é facultativo, disse a secretária.

Vereador Jorge Soldado ao lado de Rita em pose para o blog

Eleitor de Iguaracy, fique atento aos documentos necessários para o seu recadastramento Biométrico

O atendimento Biométrico em Iguaracy foi iniciado nesta sexta-feira (10) no ônibus do cartório eleitoral móvel adaptado com quatro kits biométricos. O sistema que conta com quatro atendentes está localizado na Praça Antônio Rabelo, onde deverá ficar por um mês. Após essa data será instalado em um posto fixo de atendimento que será informado posteriormente neste blog de notícias.
Um dos problemas mais comuns na hora de realizar o recadastramento eleitoral é a falta de documentação exigida. Para evitar empecilhos na hora do atendimento, pegamos algumas informações com Bianca Simões que é uma das atendentes: Ao comparecer ao recadastramento, os eleitores deverão apresentar o Título de Eleitor e, obrigatoriamente, um documento de identificação com foto e um comprovante de domicílio.
 Além da foto tirada na hora e impressões digitais, a assinatura também é digital
Não é necessário xérox, basta comparecer com os originais dos documentos.
 
Portadores de deficiência e cadeirantes não precisam se preocupar com acessibilidade
Para a comprovação de domicílio, os documentos mais comuns são: Contas de água, luz, telefone, correspondência oficial, além de outros contidos na lei, desde que em nome do requerente ou parente até o segundo grau ou qualquer outro documento contendo o endereço de residência do eleitor.

EM PARCERIA COM O GOVERNO MUNICIPAL TRE-PE INAUGURA BIOMETRIA EM IGUARACY

Nesta sexta-feira (10), o Presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE), Desembargador Fausto Campos, e sua comitiva estiveram em Iguaracy para inauguração da Biometria na cidade. A solenidade foi realizada na Praça Antônio Rabelo e contou com o apoio do Governo Municipal.
Presidente do TRE, Des. Fausto Campos
Segundo a assessoria do TRE-PE, o atendimento será, inicialmente, feito no cartório eleitoral móvel, um ônibus adaptado, onde é feita a atualização cadastral com coleta das digitais. A estrutura de atendimento, que contém quatro kits biométricos, tem a capacidade de atender cerca de 100 eleitores, em seis horas. O eleitor que não fizer a Biometria, não poderá votar nas eleições seguintes, incluindo 2016, e deixará de ter acesso a alguns benefícios.
Na solenidade, estiveram presentes as seguintes autoridades: Presidente - Des. Fausto Campos, Vice-Presidente - Des. Alberto Nogueira, Corregedor Regional Eleitoral - Des. Alfredo Hermes, Ouvidor Eleitoral - Des. Paulo Victor, Diretor-Geral - Robson Rodrigues, Juíza Eleitoral - Dra. Daniela Rocha e o Prefeito Francisco Dessoles Monteiro. Além destes, o promotor de justiça Lúcio Luiz Almeida Neto, o Comandante do 23º BPM – Cel. Flávio Moraes, Vereadores, a imprensa regional, Secretários e representantes da Justiça Eleitoral local marcaram presença.
Esse projeto, em parceria com o Governo Municipal de Iguaracy, tem como missão atingir os 9.594 eleitores locais. O ônibus está localizado na Praça Antônio Rabelo, onde deve ficar por um mês. Após essa data será instalado um posto fixo de atendimento com endereço a ser informado posteriormente.
Na ocasião, o Prefeito Dessoles foi o primeiro a realizar a biometria, celebrando a chegada do cartório móvel. Em seguida, autoridades locais e a população participaram do primeiro dia de atendimento.
Prefeito recebendo seu novo Título Eleitoral
Fique atento. O serviço prestado pela Justiça Eleitoral vai funcionar de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. No cartório eleitoral móvel só será feito recadastramento biométrico. Para outros serviços, o eleitor deve seguir para a 66ª Zona Eleitoral, localizada em Afogados da Ingazeira.
Momentos antes da solenidade, o Prefeito Dessoles recebeu a comitiva em seu gabinete