Mostrando postagens de Agosto 20, 2015Mostrar tudo

IGUARACY: Vandalismo põe em risco abastecimento d’água no Sertão do Pajeú

O vandalismo vem prejudicando o fornecimento de água para as cidades de São José do Egito, Tuparetama, Iguaracy e Ingazeira, no Sertão do Pajeú. Na última terça (18) o serviço precisou ser interrompido porque o sistema adutor que capta água na Barragem do Rosário para distribuí-la para essa localidade foi danificado.
Segundo o gerente regional da Compesa do Alto Pajeú, Sérgio Bruno, o mangote que interliga a balsa flutuante que faz a captação no manancial à adutora foi incendiado. O equipamento foi adquirido em São Paulo, tem 50 metros de comprimento e custou à Companhia cerca de R$ 16 mil. Pouco mais de meio metro dessa tubulação foi totalmente destruído por um incêndio criminoso, o suficiente para interromper o fluxo da água.
Agora, técnicos da Compesa estão trabalhando para recuperar o mangote, confeccionando peças de forma emergencial, a fim de restabelecer o funcionamento do sistema o mais rápido possível. A previsão é que o serviço seja concluído ainda nesta quinta-feira (20).
Segundo a assessoria, a Compesa registrou um boletim de ocorrência na delegacia de Iguaracy e solicitou à promotoria de Justiça de São José do Egito e Afogados da Ingazeira e às Autoridades Policiais que deem apoio para que fatos como este não se repitam, pois tem prejudicado diretamente a população. Quem tiver informações sobre possíveis suspeitos deve informar à autoridade policial. A Barragem do Rosário está em pré-colapso e é hoje a única fonte de abastecimento dos quatro municípios.

Compesa garante abastecimento no Alto Pajeú

A Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) já começou a executar um plano emergencial para garantir o abastecimento nas cidades de São José do Egito, Tuparetama, Iguaracy e Ingazeira, localizadas no Sertão do Pajeú. Os municípios deveriam estar recebendo água através da Adutora do Pajeú desde junho, mas o trecho que faria esse fornecimento ainda não foi concluído pelo Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs), do Governo Federal. Agora, a Compesa trabalha para que essas cidades não entrem em colapso total de abastecimento, uma vez que o principal manancial que atende a localidade, a Barragem do Rosário, pode ficar completamente seco nos próximos dias.
Atualmente, as quatro cidades passam por um rigoroso rodízio no abastecimento porque a Adutora do Pajeú, que capta água no Rio São Francisco, em Floresta, ainda não conseguiu chegar a São José do Egito e Tuparetama, conforme previa o cronograma inicial da obra, devido a atrasos no repasse dos recursos empenhados para a execução pelo DNOCS. Além disso, houve o prolongamento da estiagem, que já é a maior dos últimos 50 anos, deixando os mananciais da região praticamente secos. “Desde o início do ano, apertamos o rodízio para tentar preservar o restante da água da barragem do Rosário até que a adutora ficasse pronta. Só que, como a obra não terminou e a barragem está quase vazia, não poderíamos deixar que a população pagasse essa conta. É por isso que adotamos um conjunto de medidas, para tentar amenizar os prejuízos que os moradores dessas quatro cidades já vêm amargando devido à estiagem”, explicou o gerente regional do Alto Pajeú, Sérgio Bruno.
Dentre as ações emergenciais adotadas, estão a construção de reservatórios para armazenar água em diversos pontos das quatro cidades, um sistema que levaria água da adutora até a barragem de Rosário e a readequação do rodízio.
A Compesa já começou a instalar os reservatórios nos municípios. São cerca de 100 caixas que irão armazenar a água dos carros-pipa e, a partir delas, distribuí-la para a população. Já o novo sistema vai aproveitar o sistema adutor existente entre a barragem do Rosário, que fica em Iguaracy e tem capacidade para acumular 32 milhões de metros cúbicos, até Tuparetama, invertendo o fluxo da água e, assim, levá-la até Ingazeira e Iguaracy. Para isso, será necessário construir uma estação elevatória de água, além de energizar o sistema, interligá-lo a outros e ainda adquirir novas bombas. A Compesa já elaborou o projeto, orçado em R$ 500 mil.
A primeira etapa da Adutora do Pajeú, que vai de Floresta a Afogados da Ingazeira, foi entregue no final de 2013 e atende as cidades de Serra Talhada, Calumbi, Flores, Carnaíba, Afogados, Quixaba e Tabira, além dos povoados de Nazaré e Canaã, no Pajeú, e Santo Antônio II, no Alto Pajeú. O trecho que vai beneficiar São José do Egito, Tuparetama, Iguaracy e Ingazeira faz parte da segunda etapa e está previsto para ser entregue pelo DNOCS à Compesa, que será responsável pela sua operação, em outubro de 2015. Também deverão ser feitos ramais que vão derivar da primeira etapa a fim de atender as cidades de Carnaubeira da Penha, Santa Cruz da Baixa Verde e Triunfo. (Via: Magno Martins)

CÂMARA FEDERAL APROVA EM SEGUNDO TURNO A REDUÇÃO DA MAIOR IDADE PENAL

O Plenário aprovou, em segundo turno, a Proposta de Emenda à Constituição 171/93, que diminui a maioridade penal de 18 para 16 anos. A proposta obteve 320 votos a favor e 152 contra. A matéria será enviada ao Senado.
De acordo com o texto aprovado, a maioridade será reduzida nos casos de crimes hediondos – como estupro e latrocínio – e também para homicídio doloso e lesão corporal seguida de morte.
Em julho, o texto foi aprovado com o voto de 323 deputados na forma de uma emenda apresentada pelos deputados Rogério Rosso (PSD-DF) e André Moura (PSC-SE). Houve 155 votos contra.
A PEC excluiu da proposta inicialmente rejeitada pelo Plenário na mesma semana os crimes de tráfico de drogas, tortura, terrorismo, lesão corporal grave e roubo qualificado entre aqueles que justificariam a redução da maioridade.
Pela emenda aprovada, os jovens de 16 e 17 anos deverão cumprir a pena em estabelecimento separado dos adolescentes que cumprem medidas socioeducativas e dos maiores de 18 anos.

Enquanto isso... Só para fazer fotos!

A presidente Dilma vai apenas fazer fotos em Cabrobó, porque o trecho da Transposição que acionará as bombas não vai levar água para ninguém. O que Dilma fará lá já foi feito por técnicos da obra na campanha do ano passado: testes com as bombas do sistema de captação da EB 1, Eixo Norte, em Cabrobó.
Ali, há quase um ano, funcionários da empresa Mendes Junior ligaram as bombas, depois desligaram, porque o sistema de transferência da água para os demais municípios está inacabado e sendo assim nada funciona. “Eu queria saber o que nós vamos ganhar com a visita da presidente?” A indagação é do prefeito de Cabrobó, Auricélio Torres (PSB), que vai acompanhar a visita da presidente sem acreditar nos efeitos da obra.

Baleia pede ajuda a pescadores para tirar lixo preso em sua cabeça

Michael Rigio e Ivan Iskenderian estavam pescando em uma região próxima à Sidney, na Austrália, quando uma baleia franca-austral - que pode chegar a 18 metros de comprimento - aproximou-se do barco com uma sacola plástica e linhas emaranhadas em sua cara.
O animal chegou perto da embarcação diversas vezes, sempre colocando acima do nível da água seus olhos, como se estivesse realmente pedindo ajuda.
Então, os garotos tiraram o lixo da baleia que pareceu agradecer o ato, já que segundos depois continuou ao redor deles batendo suas nadadeiras na superfície da água.
De acordo com o especialista Geoff Ross o comportamento foi "inesperado e único para um animal selvagem, principalmente devido ao seu tamanho. Porém, elas são bastante inteligentes".

Madrugada do terror em Betânia, homens explodem caixas eletrônicos do Bradesco, Correios e CEF

Fortemente armados bandidos agiram na madrugada de hoje contra duas agencias bancarias na cidade de Betânia, no sertão.
Usando armas de grosso calibre, os bandidos que a polícia não conseguiu identificar quantos, após as explosões dispararam contra residências, estabelecimentos comerciais e até mesmo contra a viatura da PM.
As gerências dos bancos e Correios não revelaram até o momento quanto foi levado pelos bandidos.
Segundo o ST Mais, homens fortemente armados com armas de grosso calibre, explodiram por volta da 2h30, os caixas eletrônicos das agências da Caixa Econômica Federal, Bradesco e Correios.
“Cravejaram de tiros a cidade de Betânia, as pessoas saíram gritando nas ruas. Foram muito tiros, muitas explosões”, contou uma testemunha.
Durante a fuga os homens dispararam contra várias casas, estabelecimentos comerciais da cidade, e ainda contra uma viatura da PM.

MP comemora percentual de pedidos atendidos pelo Judiciário no Pajeú: chegam a mais de 90%

O Coordenador Regional da 3ª Circunscrição do MP, promotor Lúcio Luiz de Almeida Neto (foto ao lado com o prefeito Dessoles), comemorou em entrevista o percentual de sentenças proferidas a partir de ações do MP, que chegam a mais de 90% de pedidos atendidos. “Isso mostra o grau de responsabilidade, com os promotores não ingressando com ações sem fundamento”.
O MP na região tem tido várias pautas de enfrentamento. Na pauta, ações nas áreas de meio ambiente, patrimônio público, saúde, educação, combate a homicídios e trafico de drogas, direitos da mulher, idoso, criança e adolescente e planos de gestão estratégica de enfrentamento à saúde.
Dentre os destaques no enfrentamento do MP, a luta para acabar com a ambulancioterapia e falta de medicamentos no HR Emília Câmara.
Também avaliação dos cargos comissionados e contratos temporários que burlam princípio do concurso público.
Outra questão é ligada ao meio ambiente. Há luta pelo tratamento dos resíduos sólidos. “A grande maioria das prefeituras assinaram termo de compromisso ambiental para erradicar os lixões. Estamos acompanhando”, disse Lúcio Almeida.
Também na lista s demandas, fiscalização de loteamentos botando freio na ocupação desenfreada de loteamentos irregulares, fim do abate irregular da carne, tratamento integral da água despejada no Rio Pajeú e engajamento no Pernambuco contra o crack.
Tem chamado a atenção a luta pela estruturação das obras hídricas da região. O MP tem lutado para acelerar a segunda etapa da Adutora do Pajeú, transposição do São Francisco e Barragem da Ingazeira. “Dr Jackson do Dnocs chegou a dizer que tem a obra da segunda etapa da Adutora é a única que ainda está tendo fluxo regular de recursos fruto dessa pressão”, disse o promotor.

Operadoras se unem e preparam documento contra uso do WhatsApp no Brasil

O WhatsApp, mais do que nunca, está na mira das operadoras de telecomunicações do Brasil. De acordo com a agência Reuters, em dois meses elas pretendem entregar às autoridades locais um documento com embasamentos jurídicos e econômicos contra o funcionamento do aplicativo.
O alvo das operadoras no relatório que deverá ser entregue à Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) diz respeito principalmente ao serviço de voz do WhatsApp. O sistema de troca de mensagens não será citado no documento.
As operadoras esperam questionar o modo como a oferta de serviço chega ao usuário. No WhatsApp, ele se dá por meio do número de telefone móvel do usuário, enquanto em outros serviços, como Skype, ele acontece por login específico.
O argumento que as operadoras tem e esperam ser aceito pela Anatel é de que o número do celular é outorgado pela própria agência e as empresas pagam tributos para cada linha autorizado, coisa que o WhatsApp não faz. Além dessa questão, a fiscalização pela qual passam as operadoras não é repetida com o aplicativo.

Vídeo mostra planos do Irã para a invasão de Israel

Animação revela como grupos militares e organizações terroristas cooperam
Como seria uma invasão islâmica de Israel? Um vídeo de animação está sendo compartilhado pela internet e fazendo sucesso entre os muçulmanos. Em menos de dois minutos, o material defende a união de todos os seguidores de Maomé para a “destruição inevitável” de Israel.
O vídeo produzido por uma organização extremista iraniana mostra a união dos exércitos do Irã e grupos terroristas como o Hamas e o Hezbollah, se preparando para marchar sobre Jerusalém.
As imagens revelam soldados e agentes da Guarda Revolucionária Iraniana, da organização Shia Badr e das Brigadas Kassam totalmente armados e preparados para a guerra. Cada um deles pode ser identificado pelas suas vestes características e faixas usadas na cabeça. A mensagem em árabe avisa: “A juventude definitivamente verá esse dia” em que Israel deve ser “apagado dos anais da história.”

Correios confirma novo concurso para cerca de 2 mil vagas de nível médio

Os Correios estão finalizando os ajustes para a publicação do edital de abertura de concurso público para preenchimento de cerca de 2 mil vagas e oportunidades em cadastro reserva para o cargo de agente de Correios, nos cargos de carteiro e operador de triagem e transbordo (OTT), que exigem somente nível médio de escolaridade.
Lotação
A lotação será feita em vários Estados (AM, BA, MG, MS, MT, PE, PR, RJ, RS, SC, SP) e no DF. A seleção será feita por meio de provas de conhecimento e teste de esforço. Nos demais Estados, a empresa possui cadastro reserva do concurso de 2011, ainda vigente.

Motoristas de ambulâncias do HR de Afogados são demitidos

Seis motoristas que dirigiam as ambulâncias do Hospital Regional Emília Câmara aqui em Afogados da Ingazeira foram demitidos. A situação que já não era boa na questão de transportar pacientes do Regional para outras cidades ficou pior com a demissão dos motoristas. A informação foi passada na manhã desta quarta (19) pelo médico Roberto Vicente que fez um apelo para os outros municípios sobre em encaminhar pacientes para Afogados. “Pedimos que façam uma triagem para saber se realmente é necessário deslocar o paciente para o Emília Câmara, pois com a demissão dos motoristas, pode acontecer de precisar encaminhar um paciente para outra cidade e a ambulância estar em viagem”, disse Roberto.
Isso demonstra a situação em que se encontra a Saúde no Estado de Pernambuco. (Afogados Online)

IGUARACY: Vereadores e prefeito se reúnem com promotor para definir encaminhamentos sobre a ocupação das terras da extinta Rede Ferroviária Federal

Na última quarta-feira (19) vereadores de Iguaracy, juntamente com o prefeito do Município, Francisco Dessoles, e representantes das famílias ocupantes da rede, tiveram reunião com o promotor de justiça Dr. Lúcio Luiz de Almida Neto, no prédio do ministério público em Afogados da Ingazeira. Na pauta da reunião, a ocupação por cerce de 65 famílias de área urbana no centro de Iguaracy pertencente à Rede Ferroviária. A reunião é resultado de encaminhamento definido na audiência pública, realizada na última terça (18), na Câmara Municipal de Vereadores. O ministério público, o prefeito e os vereadores, buscam construir uma solução dentro da legalidade que atenda aos interesses das referidas famílias. Após os debates foram tomados alguns encaminhamentos.
Como resultado da intervenção do Ministério Público ficou definido que: As famílias se organizarem em uma Associação, que buscará legalizar a entidade o mais rápido possível; O MPPE agirá no sentido de agilizar o processo de repasse da área da rede ferroviária para o município de Iguaracy; A prefeitura encaminhará ao MPPE o projeto do pátio de eventos e demais destinações que pretenda da à área da rede; Os ocupantes apresentarão uma planta indicando a localização das construções das pessoas que não têm casa, uma vez foi reconhecida a existência de construções de pessoas que já tem outra moradia ou melhor condição financeira; O Município deverá fazer um levantamento topográfico na fazenda experimental do IPA, propriedade do Estado, para situar área possível de destinação para construção de residências, separando a área de construção de 50 casas para as famílias integrantes da Associação dos moradores da COHAB, mais 50 casas para a terceira etapa do projeto “Minha Casa Minha Vida” (CEHAB) em Iguaracy e da área proposta para a construção das casas das famílias ocupantes do terreno da rede ferroviária. Ainda dentro das discussões, foi informado pelos vereadores que na área da fazenda experimental, se pretende construir a sede e o centro de apoio e lazer da Associação das pessoas com deficiência, a sede da Associação dos Proprietários de Transportes Altenativos e a sede da Associação de Idosos com o lar da Pessoa Idosa e área de lazer.
Do Poder Legislativo participaram os vereadores: Odete Soares Pereira – presidente, Amaury de Oliveira Torres, Fábio Alves Torres e Manoel Olímpio de Siqueira. Para mais informações, acesse nosso site oficial: http://camaraiguaracy.pe.gov.br/ (Assessoria de Comunicação)