Mostrando postagens de Setembro 8, 2015Mostrar tudo

RETROSPECTIVA - PORQUE SOU CANDIDATO AO CONSELHO TUTELAR

Sou novamente candidato ao cargo de conselheiro tutelar em Iguaracy, porque vejo que ainda tenho muito a contribuir com este órgão tão importante para a nossa comunidade e principalmente para as nossas crianças e adolescentes. Meu primeiro mandato começou a no ano de 2000 quando passou a funcionar pela primeira vez o órgão em nosso município e de lá para cá, neste ano de 2015, já se completam 16 anos de sua implantação e funcionamento, aos quais, 10 destes anos, estive a serviço do CONTI (Conselho Tutelar de Iguaracy) e pela capacidade de liderança, durante todo este tempo estive a frente dos trabalhos do órgão como coordenador.
Veja abaixo uma pequena retrospectiva das ações deste último mandato 2012-2015, a serviço do CONTI :
Um dos principais parceiros de qualquer conselho tutelar são as Polícias Militar e Civil. Nestes últimos anos foram muitas ações e aventuras em companhia destes dois órgãos. Infelizmente, não faltou inúmeros casos de violência e todo tipo de abusos em nosso município. Como coordenador do CONTI, sempre busquei primar para que a justiça fosse feita e que os direitos violados fossem restabelecidos com a máxima urgência e seriedade, mesmo que para isso, tenha precisado usar da força policial em alguns momentos quando foi necessário.
Um bom conselheiro tutelar é antes de tudo um educador, tem que estar preparado e apto para desempenhar este papel de instrutor e formador de opinião. Tenho buscado cada vez mais me especializar na área da infância e da juventude e de como trabalhar as famílias em situações de risco e com direitos negados, ameaçados ou violados. Além de gostar de pesquisar sobre o assunto,  tenho em meu histórico a participação em várias conferências, cursos e capacitações, e todo este conhecimento aprendido e que foi também conquistado através de inúmeras experiências, tenho procurado repassar aos órgãos através de palestras e orientações sempre que convidado.
Durante este mandato, juntamente com meus colegas conselheiros, visitamos praticamente todas as localidades do município. Foram centenas de casos atendidos, resolvidos, representados e acompanhados. Como não possuímos veículo próprio, recorremos ao poder público para locação dos veículos na hora das necessidades, porém, em várias situações de urgência, principalmente a noite e fora de hora, sempre estive de prontidão e também nunca recusei de usar meu próprio meio de locomoção a serviço do CONTI.
Presente e atuante, sempre que convidado, fiz questão de participar da maioria dos movimentos sociais e das campanhas educativas ocorridas no município e que são de interesse do público infantojuvenil.
Acredito que a prevenção ainda é o melhor remédio para coibir a violação de direitos, infelizmente, devido a grande demanda de casos registrados e que necessitam de atenção e acompanhamento, um conselho tutelar estar mais para delegacia de polícia do que para órgão de prevenção. Mesmo assim, para nós é um imenso prazer participar das palestras nas escolas e nas comunidades. Espero neste novo mandato, se for eleito, poder desempenhar este papel com mais frequência nas unidades escolares juntamente com professores, pais e alunos. 
Todos os eventos municipais tenho feito questão de estar prestigiando juntamente com os demais colegas conselheiros. Geralmente, ficamos em um local reservado a disposição da população e da polícia quando necessário.
Parcerias foram e estão sendo feitas com órgãos municipais, regionais e estaduais para uma melhor garantia dos direitos das crianças e adolescentes de nosso município. Um dos maiores parceiros que temos é o Ministério Público e que tem nos auxiliado nos momentos mais difíceis. Sempre que necessário, mantemos contato com conselhos de outras localidades para a resolução dos casos.
Sempre que possível, como representante do CONTI, tenho participado dos eventos e conferências municipais, porém, não é algo que faço com frequência, mas não é porque não gosto, é pela falta de tempo mesmo. Infelizmente, um conselho tutelar requer outras atenções mais imediatas.
A sede do conselho tutelar em Iguaracy é bastante movimentada, principalmente, nos dias de atendimento da Defensora Pública Drª Cristina, que geralmente ocorre às quintas-feiras. Graças a prática de digitação e longa experiência fazendo relatórios e ofícios como presidente do CONTI,  tenho sido muito utilizado na elaboração dos documentos e relatórios que são necessários para instruir os processos conduzidos pela defensoria.
Buscando constar no calendário municipal, o “DIA MUNICIPAL DE COMBATE A VIOLÊNCIA SEXUAL DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES”, foi encaminhado por minha autoria ao prefeito do município, Francisco Dessoles Monteiro, uma sugestão para criação de uma lei municipal com o dia 06 de OUTUBRO de 2002, data que ocorreu o cruel estupro seguido de morte ao qual foi vítima uma adolescente iguaraciense, de 14 anos de idade, por nome SILENE SOUZA GOMES. Considerando a importância de se trabalhar o tema conforme a nossa realidade e de uma forma mais abrangente dentro das escolas e das comunidades, a data terá como objetivo principal sensibilizar, mobilizar, informar e convocar a população e órgão públicos de nosso município para assumir o compromisso de participar desta luta, realçando principalmente o dever de denunciar fatos quando estes ocorrerem.
Tendo em vista que a detecção de vítimas de abusos e violência sexual na infância é algo que na maioria das vezes passa despercebido aos pais e responsáveis, o CONTI inovou na verificação de crianças vitimadas por abuso sexual. A ideia partiu de minha autoria com a elaboração de um passo a passo para ajudar a desvendar este tipo de violência que na minha concepção é a pior entre todas. A estratégia consta de primeiramente apresentar em cada sala de aula um vídeo que foi minuciosamente elaborado com teor educativo e atrativo para as crianças, onde se tem todas as informações necessárias sobre o que é abuso sexual. O vídeo que tem cerca de 20 minutos é envolvente e conta pequenas histórias de crianças que passam por diversos tipos de situações, e tem como um dos principais objetivos conquistar a confiança da criança abusada e incentivar a prática da denuncia. Logo após o vídeo, os conselheiros fazem uma breve explanação sobre o conselho como órgão protetor e amigo e como ápice final distribui a cada aluno uma espécie de “provinha”, que é um questionário elaborado a partir de desenhos e perguntas simples de responder, mas que pode ajudar a identificar crianças vítimas de abusos e violência sexual.
Está em fase de implantação uma importante inovação que mudará toda a estrutura de atendimento do CONTI. Trata-se de um sistema que veio melhorar em 100% a maneira de arquivar, acompanhar e atender os casos registrados no órgão. Com a implantação do novo sistema pioneiro em nossa região e que foi elaborado e desenvolvido por minha pessoa a cerca de pouco mais de um mês, agora os casos podem ser classificados por níveis de atendimento, por localidade, por direito violado, por agente violador, etc. Agora ficou bem mais fácil traçar estatísticas de atendimento (algo praticamente impossível antes) localizar um caso em meio a tantos outros, ou verificar apenas aqueles que ainda estão sem resolver ou os que estão em fase de acompanhamento. O sistema ainda dispõe de modelos para encaminhamentos, formulários e termos de conduta diversos, além de links para o Estatuto e informações para facilitar o atendimento. Para quem é ou já foi conselheiro, sabe muito bem o avanço que isto significa, além disso, todo sistema é online, e o conselheiro pode acompanhar de sua casa os casos que estão sendo registrados fora de seus plantões ou participar interagindo com os conselheiros de plantão. Todo o sistema é sigiloso e de acesso restrito. 
Este e outros motivos, fazem com que, coloque meu nome mais uma vez para a disputa de uma vaga no conselho tutelar de Iguaracy.

Morte em parque aquático no Pajeú alerta para normas de segurança

Episódio de Triunfo chama atenção da necessidade de mais guarda-vidas em parques aquáticos.
Monitores e guarda-vidas são figuras obrigatórias, mas falta cumprimento e fiscalização
A morte de um jovem no clube Águas Parque, em Triunfo, no último domingo (6), alerta para a necessidade de maior fiscalização das autoridades sobre as condições de seguranças dos estabelecimentos bem como da necessidade de manutenção de equipes de prontidão nestes locais com monitores e guarda-vidas.
Esta os falando do Águas Parque, um dos mais importantes clubes do gênero no Pajeú, de um grupo sério e conhecido, em dia onde sabia-se, havia grande movimentação acrescida pelo feriadão, em horário de pico (15h). A vítima, identificada apenas como Xandinho, provavelmente passou o dia bebendo e por volta das 15h, apareceu morto boiando numa piscina.
O corpo foi encaminhado para o IML por se tratar de morte não natural. O caso será investigado pela Polícia Civil. Se confirmada a suspeita de que o adolescente sofreu um mal súbito e se afogou, maior a constatação de que seria determinante a presença de profissionais especializados. Fica a recomendação para parques similares. (Nill Júnior)

Dupla furta ovelha e é detida com motocicleta roubada em Afogados da Ingazeira

No inicio da tarde de ontem, a Patrulha do Bairro realizava a Operação Blitz/Bloqueio quando foi informada pela equipe do NIS do 23º BPM, de que os suspeitos M A S, casado, 23 anos, pedreiro e C S G, solteiro, 21 anos, servente de pedreiro, ambos moradores da rua Izidio Ferreira, Bairro Padre Pedro Pereira, Afogados da Ingazeira, foram vistos por populares andando com uma motocicleta Bros, placa KKV 4269, ano 2009 a qual estava com queixa de furto. Os suspeitos foram localizados, porém o suspeito M.A.S confessou ter roubado uma ovelha de sua genitora, que reside no sitio Vaca Morta, zona rural de Afogados, juntamente com suspeito C.S.G, e venderam na feira de Afogados da Ingazeira. Quanto à motocicleta afirmaram que não sabiam de nada. Os envolvidos foram passados a disposição da Delegacia de Policia de Afogados da Ingazeira para a adoção das medidas legais cabíveis.

Divórcio no catolicismo fica mais fácil: Papa reformula procedimentos para simplificar anulação de casamento na Igreja

O papa Francisco reformulou os complicados procedimentos de anulação de casamento da Igreja Católica, uma decisão ansiosamente esperada por muitos casais de todo o mundo que se divorciaram e voltaram a se casar fora da Igreja.
O Vaticano declarou nesta segunda-feira que o papa redigiu um documento conhecido como Motu Proprio -- de sua própria iniciativa, em latim -- que altera a maneira como os católicos obtêm anulações.
Os detalhes do documento, que deve aperfeiçoar e simplificar o procedimento, serão divulgados nesta terça-feira durante uma entrevista coletiva no Vaticano.
Uma anulação, conhecida formalmente como "decreto de nulidade", é o veredicto de que um casamento não é válido nos termos da lei da Igreja porque certos pré-requisitos, como livre arbítrio, maturidade psicológica e disposição de ter filhos, não foram cumpridos.
A Igreja de 1,2 bilhão de fiéis não reconhece o divórcio. Os católicos que se divorciam e se casam novamente em cerimônias civis são considerados ainda casados com seu primeiro cônjuge e vivendo em pecado, o que os impede de receber sacramentos como a comunhão.

Cientistas criam pintinhos fluorescentes para combater epidemia

Estes pintinhos fluorescentes parecem algo nuclear, mas na verdade são pioneiros em pesquisas científicas. Uma proteína que brilha foi injetada neles para facilitar os estudiosos na hora de distinguí-los.
Desde dezembro mais de 48 milhões de frangos, galinhas e perus morreram devido à gripe aviária, nos Estados Unidos. Para marcar diferenciar os animais durante estudos, a professora Helen Sang, do The Roslin Institute, na Universidade de Edinburgo, aplicou esta proteína especial nas gemas de ovos recém postos.
Juntamente com isso, foi genes dos anumais foram modificados para apresentar resistência à doença. Desta forma, aqueles filhotes que carregam a possível solução para a epidemia entre os animais, podem ser enxergados facilmente na luz negra.
Quando os pintinhos modificados entram em contato com o vírus, o novo código genético dribla a doença e inibe sua capacidade de reproduzir-se.
Em um estudo, cientistas colocaram 16 frangos infectados, 16 normais e 16 geneticamente modificados. Estes últimos foram menos susceptíveis à infecção se comparados com os outros.

Plantão Policial: Ocorrências em Afogados, Brejinho, Iguaracy e Ingazeira

Ameaça em Afogados: Durante a realização da operação Risco Zero a GT ordinária foi acionada pela Central do 23º BPM para verificar uma possível ocorrência de agressão no bairro São Brás. No local, a vítima informou que seu marido estava embriagado e havia a ameaçado de morte, bem como tentado lhe agredir com socos. Como o imputado estava muito exaltado, fez-se necessário o uso de algema para conte-lo e fazer sua condução à DP local, para serem adotadas as medidas cabíveis.
Posse ilegal de arma de fogo em Brejinho: Ao realizar Operação Blitz/Bloqueio, na PE 275, a equipe de serviço no ponto de fiscalização da Adagro do Ambó, ao abordar D. J. P., 41 anos, verificou-se que o mesmo estava de portando um certificado de registro federal de uma arma de fogo SR/DPF/PB. Ao ser indagado o imputado informou que a referida arma encontrava-se em sua residência. Chegando ao local, foi apreendida uma espingarda, marca Rossi, cal. 32, nº de série 3675, bem como 03 (três) cartuchos, marca CBC, cal. 32, sendo 02 carregados e 01 descarregado. Foi feita a apreensão da arma devido o registro está vencido desde 14/07/2012. A ocorrência foi encaminhada á DP de Afogados de Ingazeira, onde foi instaurado um Inquérito.
Posse de entorpecente em Iguaracy: Durante a realização da operação Risco Zero a GT local realizava rondas e abordagens nas proximidades da Academia das Cidades, ao abordar José R. P. B., 25 anos, e fazer a busca pessoal, foi encontrada com o mesmo uma pequena quantidade de maconha pesando aproximadamente 04g (quatro gramas), o mesmo afirmou ao policiamento ser usuário da referida droga. Diante dos fatos, o imputado foi detido e conduzido à DP de Afogados da Ingazeira juntamente com a droga apreendida.
Violência doméstica em Ingazeira: A vitima M. A., 18 anos (irmã do imputado) informou que o imputado E. da S. Pereira, 20 anos, estaria agredindo sua genitora com empurrões, além de ter quebrado tudo dentro de casa. Chegando ao local constatou-se que o imputado agrediu M. A. com um soco na boca. Como também foi verificado pelos policiais que a televisão, geladeira, armário, duas mesas entre outros objetos estavam quebrados. Foi necessário o uso de algemas para conter a fúria do imputado. Todos os envolvidos foram conduzidos à DP de Afogados da Ingazeira-PE, para serem adotadas as medidas cabíveis. (Mais Pajeú)

“Dilma, Lula, Zé Dirceu, PMDB, vocês não tem mais o que fazer, não, p…?", protesta Fábio Jr

Com uma bandeira do Brasil enrolada em seus ombros e no palco do maior evento produzido para brasileiros em Nova York (EUA), o Brazilian Day, o cantor Fábio Júnior protestou. Focado em críticas ao governo e à corrupção, usou até termos chulos para se expressar.
Tudo começou no meio de sua apresentação, quando o cantor se enrolou com a bandeira e questionou sobre os dizeres dela — Ordem e Progresso. Afirmou, então, que a situação do Brasil havia transformado o lema nacional em “Desordem e roubalheira”. Ainda completou afirmando que “é uma quadrilha”, em referência ao governo.
“Tenho o maior orgulho de vestir essa bandeira, mas às vezes eu tenho vergonha alheia, sabe? De ver nossos governantes lá… Todo mundo roubando, todo mundo metendo a mão e eu querendo ser brasileiro, querendo agradecer onde eu nasci, o país que eu acredito”, completou ele aos gritos de “sou brasileiro com muito orgulho e com muito amor" que vinham da plateia.

Arqueólogos descobrem 'Super-henge', a Stonehenge cinco vezes maior

Simulação mostra como pode ser o novo monumento, com pedras enfileiradas de até 5m. Se Stonehenge, o mítico monumento pré-histórico do Reino Unido, já é extremamente misterioso, o que dizer de outro cinco vezes maior do que o original? É essa a dúvida que passa na cabeça de arqueólogos e curiosos após a descoberta do “Super-henge”.
O novo monumento, encontrado por um grupo de arqueólogos britânicos da Universidade de Bradford, também fica no Reino Unido e é estruturado totalmente em cima da organização de pedras. Estas, porém, são bem maiores que as originais. No total, são 90 delas, sendo algumas de até cinco metros de altura.
“Não acredito que haja nada comparável a isso [Super-henge] em qualquer outro lugar do mundo. É extraordinário e também é completamente novo. Acreditamos que era um espaço para rituais, montado para impressionar forasteiros ao mesmo tempo em que transmitia a ideia de autoridade a vivos e mortos”, explica o arqueólogo Vince Gaffney, um dos coordenadores da pesquisa.

Usar muito o celular pode te deixar mais triste, segundo estudo

Se você está se sentindo meio para baixo, é melhor deixar o celular longe. Um novo estudo publicado na revista científica Computers in Human Behavior afirma que pessoas deprimidas regularmente usam o celular para aliviar a negatividade.
Porém, de acordo com o autor do estudo, Jung-Hyun Kim, isso pode piorar mais o problema do que ajudar.
Os autores do estudo se referem ao ato de usar o celular como apoio com o uso da sigla PUMP ("uso problemático de celular", em tradução livre).
Mesmo se as pessoas deprimidas usarem o celular para se comunicar com outras, a atividade pode causar mais problemas que isolam o usuário de interações sociais. Com isso, a pessoa fica mais sozinha e mais triste.
A solução de acordo com Kim é sair mais, se comunicar com outros pessoalmente diminui a dependência de celulares e a espiral de depressão. Ou seja, ter interações sociais pode ser um antídoto para tristeza. Se você decidir usar o celular enquanto estiver se sentindo mal, certifique-se que vai ligar para um amigo que irá lhe tirar de casa.

Criança brincava quando animal a atacou! Égua morde e arranca pênis de menino de 6 anos de idade

Um menino que estava passeando em sua bicicleta teve o pênis arrancado por uma égua que o mordeu de forma brutal.
A criança começou a gritar após o ataque, e seu pai, chocado, chamou uma ambulância enquanto procurava o pedaço do membro que foi decepado.
O ataque surpreendente aconteceu na região de Zhytomyr Oblast, na Ucrânia. A égua era um animal de estimação da família.
O pai – que pediu para não ser identificado – disse: “Eu estava cuidando dos cavalos quando ouvi meu filho gritando: ‘Ela o mordeu, o mordeu fora!’”
“Eu coloquei minhas mãos em sua virilha para conter o sangramento e chamei os serviços de emergência,” completou o pai.
O menino foi levado às pressas para o hospital mais próximo, para uma cirurgia de emergência.

Garoto encontrado morto em geladeira teria pedido para morar em abrigo. Vítima foi encontrada após vizinhos reclamarem do mau cheiro; corpo ainda está no IML

O garoto encontrado morto dentro de uma geladeira em um apartamento teria pedido para morar em um abrigo, após sofrer diversas agressões. A vítima de oito anos foi encontrada por volta das 18h30, da última sexta-feira (4), na República, região central de SP.
O corpo do menino está há três dias no IML (Instituto Médico Legal), aguardando reconhecimento
Eles moravam no Brasil há anos e as duas filhas do casal nasceram no País. O menino já tinha sido retirado de casa e levado para abrigo.
A professora do menino afirma que ele sofria agressões físicas.
A docente disse que já tinha visto marcas de agressão nas costas da criança. Na época, ela foi levada para um abrigo. Um mês depois, voltou para a casa e sofreu novas agressões. Mais uma vez, o conselho tutelar definiu que a vítima ficaria com a mãe e o padrasto, embora tenha pedido para ficar no abrigo

10 piores prisões do mundo

Quando uma pessoa comete um ato considerado criminoso, esta necessita de uma punição pela ação executada. Tal punição, na maioria das vezes, se configura através da prisão, cuja função é a readaptação do indivíduo para sua reinserção no coletivo.
No entanto, nem sempre essa readaptação acontece, visto que a realidade dos sistemas prisionais, dificilmente, está apropriada para atingir determinado fim.
Infelizmente, o que encontramos por aí são prisões que marginalizam ainda mais seus internos, tornando-os vítimas do descaso do governo, da ação policial e até mesmo da violência dos próprios presos, impossibilitando qualquer tipo de readaptação. Pensando nisso, trazemos algumas imagens dos piores sistemas carcerários do mundo. Você conhecerá uma realidade cruel e desumana em que muitas pessoas se encontram. Veja:

NUNCA LAVE O FRANGO! FAZER ISSO PODE TE MATAR, SEGUNDO AGÊNCIA BRITÂNICA

O apelo é feito porque existem novos dados que mostram que 44% das pessoas sempre lavam o frango antes de cozinhá-lo, uma prática que pode espalhar a bactéria campylobacter em mãos, superfícies, roupas e equipamentos de cozinha devido aos respingos da água”, foi o comunicado divulgado pela agência.
Ou seja, a bactéria que está no frango (ou qualquer outra carne), será cozida e morta, mas na pia pode espirrar no prato da comida, ou nos outros alimentos, e isso vai acabar contaminando. A bactéria campylobacter, encontrada no frango, é o motivo mais comum para intoxicação alimentar na Inglaterra, podendo causar vômitos e diarreia e, em seus casos mais graves, síndrome do intestino irritável, síndrome de Guillain-Barré – uma grave doença do sistema nervoso – e inclusive a morte.
Uma alternativa para quem mesmo assim prefere lavar o rango antes de prepará-lo, é usar água ozonizada (um poderoso sanificante, muito eficaz na lavagem de carnes, aves, peixes e legumes).
Pois é, vivendo, aprendendo e ficando neurótico.

Mãe e filha morrem agarradas eletrocutadas na zona rural de bom conselho

Uma tragédia foi registrada na manhã desta segunda-feira (07) em Bom Conselho no Agreste do Estado, Danila Barros Rufino, de 27 anos, lavava roupas no quintal de sua residência no Sitio Queimadas, quando o arame que estava amarrado na linha de madeira da coberta da varanda, teria entrado em contato com a corrente elétrica, Danila ao estender uma peça de roupa recebeu uma violenta descarga elétrica ficando presa ao arame, a vítima ao cair quebrou outro arame que também ficou energizado. 
A filha de 6 anos identificada pelas iniciais, L. B. R. R, viu a mãe no chão e se aproximou recebendo também descarga elétrica, os corpos ficaram colados um ao outro, o local onde o fato aconteceu fica distante da sede do município, o Corpo de Bombeiros foi acionado por um popular que foi até a cidade para comunicar o ocorrido. Os corpos foram removidos pelo serviço funerário, sendo encaminhados ao IML de Caruaru. (Via: Blog Agreste Violento)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO GOVERNO DE IGUARACY