O Governo Municipal de Iguaracy, através das Secretarias de Educação e Cultura, promoveu, no ultimo dia 07 (sete) as comemorações alusivas ao tradicional 07 de setembro. No início da manhã a programação aconteceu em frente ao prédio da Prefeitura, tendo como atração o desfile cívico, com a participação de escolas da rede Municipal e Estadual.
Inicialmente, sob os acordes do Hino Nacional Brasileiro, todos se voltaram para o hasteamento dos pavilhões. Bandeira do Município, Estado e País, tremularam na Praça Antônio Rabelo. Mesmo debaixo de sol forte, um grande público compareceu ao evento.
Centenas de alunos participaram desse evento histórico e se engajaram, juntamente com os diretores e professores, na confecção de fantasias, cartazes e adereços, que tornou possível representar várias personalidades que fizeram e fazem parte da história do nosso Brasil. Além disso, foram apresentados temas discutidos na sociedade, como: meio ambiente, esporte, educação, saúde, violência etc.
Autoridades do Município prestigiaram o desfile. O Prefeito Francisco Dessoles juntamente com a Primeira Dama Verônica Véras, o vice-prefeito Luíz Ferreira ao lado de sua esposa, a presidente da Câmara Odete Soares, todo secretariado municipal, Vereadores, representantes das igrejas locais e autoridades do município, estiveram presentes.
Prefeito discursou ao público
Durante toda a manhã, a área central esteve fechada para tráfego de veículos No local, segurança reforçada pela Polícia Militar e apoio médico de uma das ambulâncias da Unidade Mista.
O Clube de Desbravadores apresentou comandos de ordem unida. O pelotão formado por jovens, com idade entre 10 e 15 anos, e sua lideranças, pertence ao departamento jovem da Igreja Adventista do Sétimo Dia. Na ocasião, o diretor local do clube, José Carlos, presenteou o prefeito com uma revista dos desbravadores.
Alunos da Escola Rosete encenaram o conhecido ataque ao bando de Lampião
O tema deste ano foi “A Pátria é Nossa Nós Fazemos a História”. A Pátria é esse povo brasileiro, que, apesar de tanto sofrer, não desiste nunca. Pátria (do latim "patriota", terra paterna) indica a terra natal ou adotiva de um ser humano, que se sente ligado por vínculos afetivos, culturais, valores e história.
A Pátria é, em poucas palavras, o “ser brasileiro”, é morar neste país, e olhem, muita gente lá fora sonha em conhecê-lo. Parabéns a todos os organizadores. A mensagem que ficou marcada na mente de cada espectador revela a importância de preservarmos nossa história.