Mostrando postagens de Novembro 25, 2015Mostrar tudo

Acidente mata adolescente e idosa e deixa 20 pessoas feridas em Serra Talhada nesta 4ª

Após 24 horas do acidente que vitimou um estudante de 22 anos nas proximidades da Avenida Saco, em Serra Talhada, mais um grave acidente aconteceu nesta quarta-feira (25) no km 4 da Avenida Conselheiro Oliveira Neto, no bairro Caxixola, nas proximidades do Aeroporto Santa Magalhães, envolvendo um caminhão F4000, deixa pelo menos 20 vítimas, sendo uma delas fatal. Segundo informações da Polícia Militar um dos pneus do caminhão ‘pau de arara’ teria estourado provocando a tragédia. Duas mortes já foram confirmadas pelo Hospam.
A reportagem do FAROL esteve no Hospital Regional Agamenon Magalhães (Hospam) e conversou com o vereador Pinheiro do São Miguel, que ajudou a socorrer algumas vítimas. Segundo ele, o transporte estava saindo de Serra Talhada, por volta das 12h30. “Estava voltando do São Miguel e passei na hora do acidente, tinha muito sangue e muita gente ferida, crianças, adolescentes, idosos. Ajudei a transportar dois feridos, não estavam tão graves quanto os outros”, relatou o vereador.
Pinheiro informou que a F4000 transportava alunos do Estado e passageiros que iam em direção as comunidades Bode, Arara e Malhada Grande. “Tinham alunos da rede estadual e adultos que vinham fazer compras aqui na cidade, pelo que eu vi tem pelo menos 20 feridos”. A Polícia Militar confirmou a morte de um adolescente de 16 anos, estudante da Escola Solidônio Leite, que não resistiu aos ferimentos e foi a óbito no local do ocorrido. Após ser socorrida para o hospital regional, mais uma vítima faleceu, segundo o Hospam, de hemorragia.
Pneu de F4000 estoura provocando acidente grave, pelo menos 20 feridos e um óbito confirmado 
Veja Fotos:

Rabino afirma que chegou a hora de todos os judeus retornarem a Israel

Devido os recentes ataques ocorridos em Paris, a polícia da Bélgica tem intensificado as buscas no país depois que investigações apontaram que o atentado a França foi elaborado na cidade de Bruxelas.
Os ataques dos terroristas membros do Estado Islâmico, visaram principalmente alvos judeus, pois a casa de eventos Bataclan onde aconteceu o maior números de vítimas dos ataques, tem como proprietários judeus.
Devido aos ataques, o rabino chefe de Bruxelas, Avraham Gigi deu um depoimento para a rádio israelense 103 FM onde disse que não há mais lugares seguros para os judeus na Europa. De acordo com o rabino, “há uma sensação de medo nas ruas, os belgas tem medo por se sentirem-se alvos do terror e os judeus agora realizam suas orações em suas casas orientados a virarem em posição as sinagogas e muitos estão se preparando para retornarem a Israel” afirmou Gigi.
le ainda relatou que o principal culto, chamado de Shabat pelos judeus, a cidade foi paralisada e as sinagogas foram fechadas por medo de ataques terroristas. Ainda relatou que isso levou os judeus presentes em toda a Europa a se reunirem em pequenos grupos familiares nas casas particulares, pois as sinagogas são os alvos preferidos dos terroristas islâmicos.
De acordo com o Rabino, cerca de 50 mil judeus que vivem na Bélgica pretende retornarem a Israel ou emigrar para os Estados Unidos por sentirem que não há mais segurança na Europa.
Avraham Gigi ainda disse que todos os judeus devem fazer a aliá (retornarem a Israel) e que esse é o destino de Deus para o povo judeu, “algo que os judeus sempre ansiou em cada geração, mas os judeus devem fazer a aliá não por medo, mas por amor a terra que o Senhor nos deu” afirmou o rabino.
De acordo com informações do jornal israelense Jerusalem Post, cerca de 25 mil judeus estão pretendendo regressar a Israel.
André Santos
Portal Padom

DE NOVO: Petrobras quer novo aumento nos combustíveis

Com uma dívida total de R$ 506,6 bilhões e reduzindo seus investimentos, a Petrobras tem pressionado o governo federal por um novo reajuste dos combustíveis, informa o jornal O Globo.
Embora os preços do petróleo estejam em baixa desde o segundo semestre do ano passado, essa seria uma forma de ajudar a estatal a reequilibrar suas finanças, que foram abaladas, entre outros fatores, pelo escândalo da Operação Lava-Jato.
A ideia não tem, por enquanto, o aval da equipe econômica. Um dos motivos é que um novo aumento dos combustíveis teria impacto na inflação, que este ano deve fechar em dois dígitos – 10,33%, segundo a última estimativa do Banco Central.
Em setembro, a Petrobras reajustou os preços de venda da gasolina em 6% e do diesel em 4% nas refinarias.
Com O Globo

Alunos da rede pública de SP recebem apostila que associa PT à corrupção

Imagens que circulam na internet mostram que alunos do 9º ano da escola municipal Antônia Antunes Arouca, em Caraguatatuba (SP), receberam em aula neste mês uma apostila com “apologia contra o PT e a presidente Dilma Rousseff”. A prefeitura local irá instaurar um processo para apurar a conduta.
A apostila em questão tem diversos exercícios, sendo alguns deles sobre a utilização correta do uso da vírgula. Nesses exercícios que aparecem as menções ao PT e à presidente. Nos exemplos, são usadas frases como “O PT é ladrão, traidor e enganador (vírgula separando predicativos)”.
A denúncia da utilização da apostila com conteúdo ideológico foi feita pelo pai de um dos alunos dos 9º ano. O jornalista Antonio Santiago afirmou que o filho chegou em casa com o material, indicado para estudo após o menino passar por uma cirurgia e ter que ficar em casa alguns dias.

IBGE anuncia edital com 600 vagas para dezembro

Está confirmado. O edital de abertura do concurso com 600 vagas para o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) vai ser publicado em dezembro. A informação foi divulgada pela assessoria de imprensa, que ainda adiantou que haverá vagas para lotação em todo Brasil – as chances de nível superior, porém, devem se concentrar no Rio de Janeiro, onde fica a sede do instituto. Como noticiou o Correio, a banca examinadora da seleção já foi escolhida, será a Fundação Getúlio Vargas (FGV).
Segundo a autorização do Ministério do Planejamento, publicada em julho deste ano, poderão concorrer candidatos com nível médio e superior. Do total de oportunidades, 460 são para o cargo de técnico em informações geográficas e estatística; 90 para analistas de planejamento, gestão e infraestrutura em informações geográficas e estatística; e 50 para tecnologista em informações geográficas e estatística.

Sobe para 487 o número de casos notificados de microcefalia em Pernambuco

O número de notificações de microcefalia em Pernambuco subiu para 487. Na última semana, eram 268 bebês investigados. A atualização dos dados foi feita, na manhã desta terça-feira (24), pelo Ministério da Saúde. No País, o número chegou aos 739 casos suspeitos, com nascimentos em 160 municípios, distribuídos em nove estados. Pernambuco continua com o maior índice por ter largado na frente no quesito notificações. Em seguida, estão Paraíba (96), Sergipe (54), Rio Grande do Norte (47), Piauí (27), Alagoas (10), Ceará (9), Bahia (8) e Goiás (01). Foi notificado um óbito suspeito no estado do Rio Grande do Norte.

Paulo pede audiência a Dilma para discutir os casos de microcefalia‏

O governador Paulo Câmara enviou, nesta quarta-feira (25.11), ofício à presidente Dilma Rousseff solicitando uma audiência “em caráter de urgência” para discutir o aumento no número de casos de microcefalia no Estado, “doença que tem acometido bebês nascidos em Pernambuco – já com 487 notificações entre os dias 27 de outubro e 22 de novembro”, explicou o governador no texto que foi encaminhado ao Palácio do Planalto na manhã de hoje. O gestor classificou a questão como uma “gravíssima situação”.
Paulo Câmara relatou para a presidente da República o aumento das notificações de dengue em 580% este ano, em comparação como o mesmo período de 2014, resultando em 117.250 notificações em 2015, com 61 municípios pernambucanos em situação de risco de epidemia de dengue e 78 em situação de alerta para a epidemia.
“Preocupa-nos, ainda, senhora presidente, o fato de que, tendo isolado o vírus chikungunya no Estado de Pernambuco, em agosto de 2015, já temos – hoje – 785 casos notificados, fato que nos aponta a urgente necessidade de discutimos a bases de um Plano Estadual de Enfrentamento às Arboviroses, para cuja implantação é imprescindível o apoio de Vossa Excelência”, defendeu o governador de Pernambuco. Arbovírus é um vírus transmitido por artrópodes, como os mosquitos, caso da dengue, chikungunya e zika.
Ao final do ofício, Paulo Câmara diz que está certo de contar com o “costumeiro apoio” da presidente da República, “na expectativa de que logo possamos dar consequência às soluções de que tanto necessita o povo pernambucano, neste momento”.

Rede estadual reforça esquema contra microcefalia no interior. Três centrais serão montadas, uma será em Serra Talhada

Pernambuco adotará nova estratégia para lidar com o aumento dos casos de microcefalia, já presentes em quatro a cada 10 municípios do estado. Além do Recife, hospitais nas cidades de Caruaru (Agreste), Serra Talhada e Petrolina (Sertão) começarão a atender os pacientes das respectivas Gerências Regionais de Saúde. A medida visa dar celeridade aos diagnósticos e desafogar os centros de referência da capital. O anúncio oficial da força-tarefa conjunta com o interior deverá ser feito hoje, mesmo dia em que serão atualizados os boletins de ocorrências de casos pelo Ministério da Saúde e Secretaria Estadual de Saúde (SES).
O ministério já calcula mais de 500 casos de microcefalia. Até o fim do ano, a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) estima que serão cerca de 2 mil. Em Pernambuco, são 268 casos notificados e 102 confirmados, de acordo com o último boletim. Até então, os pacientes – inclusive do interior – estavam se deslocando para o Hospital Universitário Oswaldo Cruz (Huoc), o Centro Integrado Amaury de Medeiros, o Imip e a AACD.
Metade dos atendimentos da infectologia infantil do Huoc, atualmente, é apenas de microcefalia. “É uma demanda muito grande, que a gente não comporta. Não temos pacientes só de microcefalia”, ressaltou a infectologista do Huoc Regina Coeli. Ontem, pelo menos oito mães procuraram a unidade, incluindo uma de Exu, cidade no Sertão, a 628 km do Recife.

Homem é estuprado por vingança no Paraná

Agressores gravaram a violência e imagens foram compartilhadas pelas redes sociais

Um pintor de 31 anos foi estuprado em outubro deste ano na divisa dos municípios de Chopinzinho e Coronel Vivida, no Paraná. Toda a ação dos dois estupradores foi gravada e a polícia só teve conhecimento do caso após as imagens serem compartilhadas no WhatsApp.

A violência foi gravada em duas partes. Na primeira aparece Rudimar André Sangaletti (foto), de 21 anos, agredindo a vítima e a acusando de trocar mensagens com sua namorada pelas redes sociais. Entre tapas e humilhações, Sangaletti ameaça a vítima de morte caso volte a "mexer" com sua companheira.

No segundo vídeo aparece Patrick Fenili, de 24 anos, obrigando a vítima a fazer sexo anal e oral com ele. As imagens foram gravadas por Sangaletti, que ameaçava o pintor a todo o momento supostamente com uma arma.

Terror! Cerca de 20 bandidos cercam cidade da Paraíba, assaltam bancos e fogem trocando tiros; veja

Uma noite de terror foi vivida pelos moradores da cidade de Serra Branca, no Cariri do Estado, quando cerca de 20 bandidos fortemente armados invadiram a cidade no início da madrugada desta quarta-feira (25). Por volta de 1h a cidade foi tomada por uma quadrilha de assaltantes, que tinha como alvo os banco do Brasil e Bradesco, localizados no Centro.
Além dos bancos, os bandidos invadiram mercadinhos e outros estabelecimentos comerciais, promovendo um verdadeiro arrastão na cidade.
Por quase uma hora, os serra-branquenses relataram ter ouvido disparos contínuos de armas de fogo. Alguns citaram, inclusive, que os sons se assemelhavam a tiros de metralhadora.
As informações que circularam apontam que os criminosos espalharam grampos em pontos estratégicos para dificultar a chegada dos policiais da região.

Operação prende 14 pessoas por tráfico, homicídios e assaltos no Sertão

Uma operação das polícias Civil e Militar no Sertão do estado prendeu 14 pessoas suspeitas de integrar uma organização criminosa com envolvimento no tráfico de drogas, homicídios e assaltos, na cidade de Pombal, a 371 km de João Pessoa. Cinco mandados foram cumpridos dentro de presídios da Capital e Patos. A operação denominada ‘Altas Horas’ ocorreu na madrugada desta quarta-feira (25).
De acordo com o delegado Glauber Fontes, que comandou a ação, durante quatro meses, os policiais iniciaram as investigações depois do aumento de crimes em Pombal. “Só na cidade, foram seis mortes. O grupo bem articulado estava há anos comandando o tráfico de drogas em Pombal. Começamos a investigar e conseguimos prender ‘os cabeças’ da organização”, disse.
O delegado informou que foram cumpridos cinco mandados de prisão em penitenciárias da Paraíba. “Em João Pessoa, foram três presos do PB1 e um do Silvio Porto. Além de um do presídio de Patos e outro de Pombal. Os cinco apenados foram presos em outras operações, mas durante o processo investigativo eles também participaram dos crimes”, falou.
Conforme Fontes, seis armas de fogos foram apreendidas com o grupo. Os presos vão responder por homicídios, tráfico de drogas, comércio ilegal de arma de fogo e assaltos. Eles foram levados para a Delegacia Seccional de Patos e serão transferidos para presídios locais. Cerca de 80 policiais participaram da ‘Operação Altas Horas’.
Portal do litoral

Após descobrir traição homem mata a própria mulher, esconde corpo no freezer e em seguida mata o amante que era vice-prefeito de cidade no Ceará

No fim da manhã desta última terça-feira (24) um homem matou a própria mulher, escondeu o corpo em um freezer e em seguida manteve o vice-prefeito de Choró (188 km de Fortaleza) como refém antes de matá-lo após descobrir que os dois tinham um caso. De acordo com a Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), o homem identificado como Francisco Roberto Oliveira de 46 anos que reside em Fortaleza descobriu que o vice-prefeito de Choró Sidney Cavalcante mantinha um caso com sua mulher Maria Elisângela Gomes Lemos.
Francisco informou à polícia que antes de ir matar o vice-prefeito ele matou sua mulher, escondeu o corpo em um freezer em um apartamento onde o casal morava no bairro Parangaba em Fortaleza e seguiu para Choró onde manteve Sidney refém por mais de 02 horas na sede da prefeitura. Durante a negociação Francisco disse aos policiais que estava cometendo os crimes por vingança e após a confissão o homem matou o vice-prefeito e em seguida atirou na própria cabeça. Francisco foi socorrido e encaminhado a um hospital da região onde permanece internado em estado grave. O corpo de Maria Elisângela foi encontrado pela Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP).

Jovem natural de Tabira comete suicídio por ser albino e se sentir rejeitado

Um vigilante cometeu suicídio na madrugada desta segunda-feira (23), na concessionária da Ford em Garanhuns, no Agreste. Rosivaldo Leite Costa, 29 anos, trabalhava no local como vigilante e era natural de Tabira no Sertão.
A vítima amarrou uma corda no telhado e enforcou-se, segundo informações ele teria feito pesquisas na internet de como fazer laços de forca. Rosivaldo era albino e teria deixado uma carta onde dizia que se achava diferente das demais pessoas, achava-se feio, e acreditava que nenhuma mulher aceitava se relacionar com ele por conta da cor da pele, ainda segundo a carta ele não tinha amigos e estava com a auto-estima baixa.
O corpo foi encontrado na manhã de hoje por funcionários da loja quando chegaram para trabalhar, o cadáver após o levantamento cadavérico foi encaminhado para o IML de Caruaru.

Emissoras AM terão que pagar até R$ 4,4 milhões para migrar para FM

As emissoras de rádio AM que desejam migrar para a frequência FM deverão pagar entre R$ 8,6 mil e R$ 4,4 milhões pela adaptação da outorga. Os valores foram apresentados hoje (24) pelo governo, no Palácio do Planalto, e levaram em conta fatores como abrangência, potência das emissoras e indicadores econômicos e sociais dos municípios onde estão instaladas.
O valor mais alto, R$ 4,4 milhões, será cobrado para migração de rádios de grande potência (acima de 100 kilowatts) na região metropolitana de São Paulo. O custo mais baixo de migração será de R$ 8,6 mil e valerá para antenas de menor capacidade (até 0,5 kilowatt) instaladas em municípios com menos de 10 mil habitantes. A migração não é obrigatória. A lista com todos os valores será divulgada pelo Ministério das Comunicações esta tarde e publicada amanhã (25) no Diário Oficial.

Postos registram queda de 5,5% nas vendas de gasolina em Pernambuco

Os postos de combustível de Pernambuco registraram queda de 5,5% nas vendas de gasolina de janeiro a setembro deste ano, em comparação com o mesmo período do ano passado. O levantamento feito pelas distribuidoras de combustível no estado mostra que apenas em janeiro houve uma procura maior em comparação com 2014.
O reajuste no combustível foi de 27% de janeiro a novembro. No Recife, o litro da gasolina varia entre R$ 3,37 e R$ 3,77, segundo a Agência Nacional de Petróleo (ANP). Para lidar com a alta no combustível e subida de preços em geral, as famílias pernambucanas tem buscado alternativas para economizar, como trocar o carro pelo coletivo, optar por carros compartilhados e caronas.
Em Afogados da Ingazeira o litro custa R$ 3,75 e ainda é considerada como uma das mais caras do estado.

ROUBALHEIRA: Empréstimos em favor do PT foram pagos com dinheiro da Petrobras, diz Ministério Público Federal

O Ministério Público Federal (MPF) afirmou que o pecuarista José Carlos Bumlai, preso nesta terça-feira (24), em meio à 21ª fase da Operação Lava Jato, utilizou contratos firmados na Petrobras para quitar empréstimos junto ao Banco Schahin. O dinheiro destes financiamentos era destinado ao Partido dos Trabalhadores (PT), de acordo com o procurador do Ministério Público Federal (MPF) Diogo Castor de Mattos.
O principal empréstimo em investigação nesta fase era de R$ 12 milhões e teve o valor elevado para R$ 21 milhões devido aos acréscimos. A dívida, de acordo com o Ministério Público Federal, foi perdoada, e a irregularidade foi mascarada com uma falsa quitação no valor inicial do empréstimo.
Em troca deste financiamento, empresas do grupo Schahin conquistaram o contrato de operação do navio-sonda Vitória 10.000, sem licitação, ainda conforme o Ministério Público Federal. O G1 entrou em contato com o PT, e o partido ainda não se posicionou sobre as acusações.
A prisão de Bumlai é preventiva, ou seja, não tem data para vencer. A defesa do pecuarista preferiu não se manifestar nesta manhã. “Por enquanto a defesa não vai se manifestar. estamos tomando conhecimento das alegações do juiz Sérgio Moro”, afirmou o advogado Arnaldo Malheiros.
A fraude:

ÁGUA: Primeiro teste em Estação Elevatória da segunda etapa da Adutora do Pajeú ocorreu sem problemas

Uma boa notícia para os moradores dos municípios do Alto Pajeú que se encontram em colapso no tocante ao abastecimento de água foi dada em tempo real pelo vereador Augusto Martins ao programa Manhã Total (Rádio Pajeú).
Esta manhã aconteceram a os testes na Estação Elevatória 6, a primeira da segunda etapa da Adutora do Pajeú, que promete ser a redenção dos municípios de Iguaracy, Ingazeira, Tuparetama, São José do Egito e o Distrito de Jabitacá em um primeiro momento. A estação é a primeira de uma série e fica na saída de Afogados a Tabira, na PE 320.
“A vazão com a operação foi muito boa”, disse o Presidente da Copap - Comissão Parlamentar do Pajeú. A visita ao teste foi um dos encaminhamentos da ação dos legisladores da região na última sexta. Esta elevatória bombeará água da Adutora até a unidade 7, que em Tabira. “Os testes deram certo, mas ainda é uma operação provisória”.
De lá, a água segue a Riacho do Meio. Chegando em São José do Egito, vai poder ser ligada a Adutora feita a partir da rede de Rosário. A luta é para haver a entrega do sistema até 20 de dezembro.
Fotos: Augusto Martins / blog Nill Júnior

IGUARACY NA GUERRA CONTRA O MOSQUITO: Secretaria de Saúde reforça ações de prevenção e combate à dengue e a febre chikungunya

No bairro Cohab também teve ações de prevenção e combate
A Secretaria Municipal de Saúde está montando estratégias para reforçar as ações de combate aos transmissores da dengue e da febre chikungunya – Os mosquitos Aedes aegypti e Aedes albopictus, respectivamente. Preocupado com a saúde e o bem estar da população, o Governo de Iguaracy trabalha para prevenir as doenças em todo o Município. Uma delas é a orientação da população sobre o tema, utilizando os meios de comunicação e propaganda de rua nos espaços públicos.
Na manhã desta segunda-feira (23), uma equipe da Secretaria de Saúde esteve na Praça Antônio Rabelo para orientar a população. Os profissionais distribuíram panfletos, cartazes e falaram sobre os principais cuidados para prevenir a proliferação do mosquito. Além das informações, quem passou pela praça levou pra casa alguns frascos de hipoclorito de sódio. O hipoclorito de sódio é utilizado como desinfetante, sendo também utilizado para purificar a água para uso e consumo humano. O líquido conhecido popularmente como água sanitária, é distribuído em solução de 2,0 a 2,5% da substância.
A programação da manhã contou com stand para distribuição de hipoclorito de sódio, exposição de Banners, panfletagem, entre outras atividades voltadas a data.
A Secretaria Municipal da Saúde realiza um trabalho contínuo de combate ao mosquito, que inclui visitas domiciliares, monitoramento de pontos considerados estratégicos – como empresas de materiais recicláveis, ferros velhos, depósitos e borracharias e também as residências, para que todos cumpram as adequações exigidas. Entretanto, mesmo com essas ações, entre os meses de janeiro e novembro deste ano foram notificados 260 casos, dentre as variações do vírus. Esse número representa apenas casos suspeitos, a confirmação dos pacientes infectados é feita em laboratório.
Durante esta terça (24) agentes de endemias estiveram atuando no bairro da Cohab. Além das ações rotineiras de combate, como o fumacê, visitas aos imóveis e monitoramento das armadilhas, a Prefeitura ajuda a população para eliminar os focos. São medidas simples e que geram bons resultados.
Mesmo com dificuldade auditiva, idoso procura orientações no stand
Para conter o índice de infestação, os agentes atuam nos mais diversos lugares, aplicando nos locais de risco um produto químico próprio para o combate à larva do mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença. Esse trabalho constante traz um reflexo bastante positivo. Mas não é apenas o setor público responsável pelo combate ao mosquito. Atitudes muito simples em parceria com a sociedade podem colaborar para reduzir a infestação.
A prevenção é a única arma contra a doença
É o que explica a coordenadora da Atenção Básica no Município, Jamily Pereira. “A melhor forma de se evitar a dengue é combater os focos de acúmulo de água, locais propícios para a criação do mosquito transmissor da doença. Para isso, é importante não acumular água em latas, embalagens, copos plásticos, tampinhas de refrigerantes, pneus velhos, vasinhos de plantas, jarros de flores, garrafas, caixas d´água, tambores, latões, cisternas, sacos plásticos e lixeiras, entre outros. Além disso, é muito importante a colaboração de cada cidadão com o trabalho dos agentes de endemias, que visitam periodicamente as residências para fazer o tratamento”, informou.