Mostrando postagens de Dezembro 13, 2015Mostrar tudo

Já tem data prevista para chegada de água da Adutora do Pajeú em São José, Tuparetama, Iguaracy, Jabitacá e Ingazeira

A Comissão Parlamentar do Pajeú – Copap – avaliou positivamente a última reunião do ano, que aconteceu e São José do Egito. “Debatemos e tiramos encaminhamentos sobre o andamento das obras da Adutora do Pajeú, avanço do Aedes Aegypti, entre outros”, diz o Presidente Augusto Martins. Ao todo, dez Câmaras de Vereadores estiveram representadas.

Presentes na reunião, representantes do Dnoc’s e Compesa deram a boa notícia do dia, que no dia 17 e 23 a água chegará em Tuparetama e São José Egito e em janeiro teremos água em Iguaracy, Jabitacá e Ingazeira.

Os testes já aconteceram no trecho entre Afogados e Tabira, onde foi detectado alguns vazamentos que já foram concertados. Os testes também aconteceram com o bombeamento para estação elevatória em Riacho do Meio, também apareceram alguns vazamentos que já estão sendo concertados. Se as promessas se cumprirem vários pajeuzeiros entrarão o novo ano com água nas torneiras. (Mais Pajeú)

Pajeú Bonito: Serra do Monte Alegre, o paraíso das pedras

A Serra ou Laje do Monte Alegre localiza-se na Comunidade do Monte Alegre (pertencente a Iguaracy), há aproximadamente 20km de Jabitacá e 40km da sede do município de Iguaracy, tem altitude aproximada de 789m e faz divisa com as cidades de Tuparetama e Monteiro-PB. O local possui mais de 8 piscinas naturais (atualmente secas), uma bela vista do horizonte em 360° graus, do pôr-do-sol e possui um belo céu estrelado e limpo.
Atualmente existem duas páginas para a divulgação do local no Facebook, as páginas são: "Serra do Monte Alegre" - de Hugo Marques (https://www.facebook.com/serradomontealegre/?hc_location=ufi ) e "Monte Alegre O Paraíso das pedras" - de Bruna Araújo ( https://pt-br.facebook.com/montealegrelage/ ).
Hugo Marques, Bruna Araújo e mais alguns amigos estão batalhando para preservar o local e torná-lo mais conhecido e visitado, além de futuramente o local se tornar um ponto de observação astronômica, já que Hugo é astrônomo amador a aproximadamente 6 anos e quer levar pessoas para conhecer o local e ao mesmo tempo conhecer a astronomia, além de buscar parcerias para a prática de esportes como, ciclismo, rapel e outros, além de realizar acampamentos e passeios ecológicos.
O local precisa de um olhar maior para torná-lo um ponto turístico, atualmente a parte de limpeza e divulgação fica por conta do grupo, pois não existe nenhum apoio ainda. A maior preocupação e com ação de vândalos, o local possui muito resíduos sólidos e gravuras nas rochas como "nomes, datas e desenhos" deixados pelos visitantes, causando poluição ambiental e visual no local.
Hoje a Serra do Monte Alegre está disponível no Google Maps com fotos para que visitantes possam chegar no local sem problemas de qualquer lugar do Brasil. Enfim, o local precisa de uma ajuda maior para torna-se um lugar mais conhecido (já que nem todos de Iguaracy conhecem o local) e preservado.  (Matéria do Mais Pajeú)