"Quase todos os dias tem dor de cabeça com a Progresso. As vezes tem sete pacientes que estão numa calçada em Recife, tiram foto e mandam para mim. É angustiante. Infelizmente só tem ela aqui para nos servir, e a gente tem que depender desses atropelos.", disse a secretária. Ainda de acordo com Laura, nos feriados e períodos de festa a situação piora.
Conforme o que a secretária contou aos vereadores, a problemática se dá quando os usuários passam a usar o serviço da Progresso. O processo de retirada da passagem na cidade acontece dentro da normalidade, cumpre-se as determinações da empresa e a prefeitura mantém a população informada por meio de carro de som e das rádios. Mas é na hora de voltar do Recife que a coisa se complica.
Reféns
Não é a primeira vez que acontece isso. De acordo com relatos do usuários, a situação humilhante ocorre quase que semanalmente. Muitas vezes eles são obrigados a aguardar várias horas para embarcar, e quando não conseguem chegar no horário, devido o congestionamento nos hospitais, perdem o ônibus e a passagem. O paciente tem que ficar na rodoviária aguardando o socorro da Secretaria de Saúde para aquisição de outro bilhete.
A principal dificuldade é o diálogo com a gerência da Progresso, que não se posiciona e nem resolve o problema. São muitas as notificações enviadas a empresa por parte de diversos setores do Governo Municipal, inclusive do jurídico, mas sem nenhuma resposta quanto as reclamações dos pacientes. Medidas judiciais foram tomadas mediante a situação e a prefeitura cogita acionar também o Ministério Público para tentar resolver a questão. (Assessoria de Comunicação)