Grupo Fé e Política e Ong Diaconia, levam propostas de responsabilidade ambiental aos candidatos de Iguaracy: Candidato a reeleição, Francisco Dessoles, participou de reunião com as entidades na sexta (16)

Adelmo Santos
N manhã da última sexta-feira (16), o Grupo Fé e Política, e a ONG Diaconia, realizaram reunião com entidades, associações e o candidato a prefeito de Iguaracy, Francisco Dessoles (PTB). O objetivo foi de apresentar ao candidato, através de documento, algumas propostas para preservação e sustentação do meio ambiente. É um conjunto de ações ordenadas e práticas que podem ser tomadas por empresas e governos com o propósito de preservar o meio ambiente e garantir o desenvolvimento sustentável. Esta política ambiental é norteada por princípios e valores ambientais que levem em consideração a sustentabilidade.
A reunião aconteceu no prédio da Cooperativa em Iguaracy
Participaram representantes de diversas entidades, associações e órgãos públicos. Secretários municipais e vereadores também estiveram presentes a reunião.
Dessoles é o atual prefeito do município, e candidato a reeleição.
De acordo com Dessoles, algumas das propostas do documento já fazem parte do seu programa de governo, principalmente no setor da agricultura. Como exemplo, ele citou os poços artesianos mantidos pelo poder público, que tem beneficiado a população rural com a manutenção de hortas comunitárias, bem como, garantido a subsistência das comunidades.
O município de Iguaracy já apoia e compra alimentos orgânicos da agricultura familiar, para compor a merenda escolar da rede de ensino. Outro ponto destacado pelo gestor foi a produção de sementes, mudas de palmas, e outros. Ele também alertou para os devidos cuidados com poços artesianos, quanto a qualidade de suas águas. É fundamental que seja feita a análise periódica da água dos mananciais de abastecimento humano.
O candidato também citou a usina de beneficiamento de leite de cabra do distrito de Jabitacá. A usina é referência na região na produção de leite e derivados, e tem o suporte da prefeitura municipal. Também disse apoiar as demais propostas colocadas no documento, destacando a importância de cuidar dos rios, muitas vezes explorados de forma indiscriminada, e o controle do desmatamento.
Demais participantes fizeram perguntas e externaram opniões
Um fator que chamou a atenção de nossa equipe na ocasião foi o relato de uma senhora que se apresentou como esposa de um catador de materiais recicláveis. Emocionada, ela disse que seu companheiro é, por muitas vezes, humilhado em função do trabalho que desenvolve.
É importante dizer que esse trabalho é muito bonito, importante e que merece ser respeitado. Os catadores de matérias reutilizáveis e recicláveis desempenham papel fundamental na implementação da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS). De modo geral, atuam nas atividades da coleta seletiva, triagem, classificação, processamento e comercialização dos resíduos reutilizáveis e recicláveis, contribuindo de forma significativa para a cadeia produtiva da reciclagem. São um dos maiores cuidadores do meio ambiente.
Ações práticas de uma política ambiental (exemplos):
- Adoção de processos de reciclagem.
- Ações que visem à redução do consumo de energia.
- Ações práticas para evitar o desperdício de água, incentivando o seu consumo racional.
- Planejamento urbano adequado por parte dos governos. Nestas ações são importantes a preservação de áreas verdes e projetos de arborização urbana.
- Uso, sempre que possível, de fontes de energia limpa como, por exemplo, eólica e solar.
- As empresas que geram qualquer tipo de poluição em seu processo produtivo devem adotar medidas eficazes para que estes poluentes não sejam despejados no meio ambiente (ar, rios, lagos, oceanos e solo).
- As empresas devem criar produtos com baixo consumo de energia e, sempre que possível, usar materiais recicláveis.
- Criação de projetos governamentais voltados para a educação ambiental, principalmente em escolas.

Importância
Atualmente, quase todos os governos e grandes empresas possuem políticas ambientais. Além de mostrar para os cidadãos e consumidores quais são os princípios ambientais seguidos, as políticas ambientais servem para minimizar os impactos ambientais gerados pelo crescimento econômico e urbano.
Estas políticas são, portanto, importantes instrumentos para a garantia de um futuro com desenvolvimento e preservação ambiental. São também fundamentais para o combate ao aquecimento global do planeta (verificado nas últimas décadas), redução significativa da poluição ambiental (ar, rios, solo e oceanos) e melhoria na qualidade de vida das pessoas (principalmente centros urbanos).

Share/Bookmark

0 comentários: