BLOG TV WEB SERTÃO - A MELHOR SELEÇÃO DE NOTÍCIAS COM SÉRGIO COELHO


Mostrando postagens de janeiro 25, 2016Mostrar tudo

Zika vírus pode ser transmitido via contato sexual

A Organização Mundial da Saúde (OMS) afirmou nesta segunda-feira (25) que está investigando um caso de transmissão do zika vírus por contato sexual. O anúncio ocorreu após patógeno ter sido encontrado em sêmen.
Apesar da divulgação, a OMS não deu detalhes de onde e quando o caso teria ocorrido. O relato foi divulgado durante o encontro do painel executivo da entidade, em Genebra, que discute epidemias em escala global. A única via de transmissão confirmada para o vírus é o mosquito Aedes aegypti, mas outras estão sendo investigadas, informa o G1. Não há nenhuma evidência ainda de transmissão pelo leite materno.

Programa CNH Social 2016

A CNH social 2016 é um projeto instituído pelo governo de vários estados brasileiros e o projeto leva o nome de Projeto Social de Formação, Qualificação e Habilitação profissional de condutores de veículos automotores e tem como principal objetivo possibilitar gratuitamente as pessoas de baixo poder aquisitivo, o acesso à carteira nacional de habilitação aos novos motoristas ou aqueles que já tendo a carteira desejam adicionar outra categoria. Neste último caso, se deseja, por exemplo, ingressar no mercado de trabalho motoboy, motorista de ônibus, caminhoneiro, frentista, etc., pode fazer seu ingresso na CNH Social 2016 e ter a chance de se reposicionar no mercado de trabalho, tanto para quem está desempregado.
Quer se inscrever na CNH Social 2016? Para isso, primeiramente precisa saber se o DETRAN da sua cidade que é o órgão responsável pelo trânsito no seu Estado abriu inscrições para este programa da CNH Social, se positivo, o próprio site do DETRAN disponibilizará um link para inscrição online e até link para acompanhar a inscrição. Como é o caso do DETRAN Espírito Santo (ver linkwww.cnhsocial.es.gov.br/Default.aspx?Inscrever=1) que possibilita a inscrição online assim como também consultar o resultado de seleções anteriores e de futuros resultados.
publicidade
Depois, antes mesmo de fazer a inscrição da CNH Social 2016 é necessário verificar se você tem o perfil dos candidatos aptos a concorrer a esta oportunidade são as seguintes: estar desempregado há mais de um ano, candidatos que nunca tiveram experiência profissional, mas que não tenham carteira de trabalho expedida a pelo menos um ano; beneficiário do Bolsa Família, alunos matriculados na rede pública de ensino com bom desempenho escolar; empregados que recebam até 2 salários mínimos; ex-presidiários e pequeno agricultor que receba receita bruta de até dois salários mínimos; outros requisitos são aqueles relacionados a CNH (necessários para se tirar a CNH que são: saber ler e escrever, possuir CPF, carteira de identidade ou equivalente; ser penalmente responsável pelos seus atos; não estar administrativamente ou judicialmente impedido para ter a carteira de habilitação). Através da CNH Social é possível tirar a habilitação para várias categorias como A (motos), B (carros), adição de categoria A ou B (para já quem tem CNH), D (vans, micro-ônibus e ônibus) e E (caminhões e carretas).

Jovens levam surra de assombração chamada Cumade Fulozinha em PE

Grupo de quatro jovens estavam acampando na zona rural quando foram surpreendidos pela assombração 
Quatro jovens que acampavam na zona rural de Gravatá, interior de Pernambuco, foram vítimas de um ataque furioso no meio do mato, durante a noite. Segundo os adolescentes, quem atacou o grupo foi a Comadre Fulozinha, ou Florzinha, uma assombração muito comum nas cidades do nordeste. Algumas pessoas a confundem com Caipora (ou Caapora) ou Curupira.
"A Fulozinha veio em busca de fumo, mas como não tínhamos cigarro, ela quase matou o grupo todo, bateu forte com os cabelos dela que parecia ter chamas de fogo", disse Erenildo, uma das vítimas. Na cidade de Gravatá, algumas pessoas afirmaram que ataques da Cumade Fulozinha é comum nas matas. "Ela usa o cabelo para bater nas pessoas e também fazem nó nos cabelos dos cavalos", disse o agricultor José Antonio.
Os quatro jovens que sofreram o ataque foram conduzidos ao hospital e passam bem. Traumatizados, eles não querem mais acampar. A Secretaria de Segurança Pública não acredita que os jovens tenham sido vitimas de uma assombração, mas afirmaram que vão investigar o caso.

NÃO TEM GRAÇA! ENTENDA PORQUE GATOS SE ASSUSTAM COM PEPINO

Um gato comendo, um pepino e uma das reações mais hilárias da internet.
Alguns felinos voaram metros ao se depararem com o cilíndrico legume verde. Até os amantes de gatos riram e depois disseram: “Que maldade”.
Apesar de nos divertir, essa situação não é nada engraçada para os animais. Afinal, quem gosta de levar um tremendo susto?
A revista National Geographic publicou uma matéria relatando os motivos da reação dos gatos e as implicações que a situação pode causar ao animal.
O especialista em comportamento de gatos da Universidade de Bristol, John Bradshaw, conta que esse tipo de vídeo são convites para outras pessoas fazerem o mesmo com seus gatos e que essa situação causa um grande estresse ao animal.
Gatos domésticos ainda mantêm seus extintos selvagens, tanto que sempre caçam insetos ou até deixam algum bicho morto em camas ou chinelos, caso realmente gostem do seu dono.
Sendo assim, quando se coloca um pepino atrás do animal e o pega desprevenido, ele se assusta por manter esse instinto. Na maioria dos vídeos, os animais estavam comendo, um momento em que está relaxado e se sentindo seguro.
Provavelmente, o invasor verde no chão, uma coisa incomum, é associado pelo gato a uma cobra, um predador. Logo, o salto espalhafatoso é uma reação natural para buscar uma distância segura e avaliar a situação.
OU SEJA…
O ideal é evitar esse tipo de “brincadeira” com seu animalzinho, já que ele pode se machucar, quebrar coisas ou até entrar em estado de estresse prolongado.
Gatos assustados podem soltar um cheiro horrível, produzido por uma glândula próxima do ânus, que indica que ele sente perigo, segundo o site PEA (Projeto Esperança Animal). Há relatos na web de gatos que morreram ao levarem um grande susto, porém isso não foi confirmado por especialistas.
Bradshaw afirma que é interessante estimular a mente do animal com objetos, mas ao introduzir algo novo na vida felino, por favor, seja sensato, trate de deixá-lo entender a situação em sua zona de segurança.
Fontes: National Geographic | PEA | Yahoo

A descoberta do selo do rei Ezequias em Jerusalém comprova relatos bíblicos

A cada escavação arqueológica em Jerusalém, mais evidências sobre os relatos bíblicos são descobertas, reforçando a veracidade histórica do Livro Sagrado. A recente descoberta do selo do rei Ezequias por arqueólogos da Universidade Hebraica de Jerusalém é um exemplo disso.
Ezequias governo o reino de Judá por volta do ano 700 a.C. e ficou conhecido como um grande defensor da cultura judaica em tempos de apostasia, eliminando a idolatria e estabelecendo a justiça no reino, segundo relatos do livro de 2 Reis.
Segundo os historiadores o selo traz uma inscrição que teria sido feita pelo próprio rei. “Essa é a primeira vez que a impressão de um selo de um rei israelita ou da Judéia é revelada em uma escavação arqueológica científica”, afirma Eilat Mazar, da Universidade Hebraica de Jerusalém.
As escavações que descobriram o selo de Ezequias estão sendo feitas na parte sul de um muro que cerca a Cidade Velha de Jerusalém, onde ficava uma área de descarte de dejetos nos tempos de Ezequias. Isso reforça a hipótese de que o achado pode ter sido descartado juntamente com utensílios de um edifício real.
O achado que traz uma forma de impressão chamada de bula, possui o desenho de um sol com duas asas, além de escritos em hebraico antigo. Segundo os arqueólogos, o sul com as asas era uma representação da proteção divina sobre seu povo.
O selo só foi reconhecido como sendo parte de uma achado milenar após cinco anos desde que foi escavada juntamente com 33 outras peças. Ao examinar melhor essas peças, um membro da equipe constatou que no selo em especial havia a inscrição que diz: “Pertencente a Ezequias (filho de) Acaz, rei de Judá”.

MÉDICA PARAIBANA DE CAMPINA GRANDE FOI QUEM DESCOBRIU A CAUSA DA MICROCEFALIA

A médica Adriana Melo tem 45 anos e trabalha há 16 no setor de medicina fetal do Isea, a principal maternidade pública de Campina Grande. Entre outubro e novembro do ano passado, compartilhou a angústia de duas pacientes grávidas de bebês que nasceriam com microcefalia. A ela a medicina deve o estabelecimento da relação entre o vírus zika e a má formação do cérebro de milhares de crianças. Não é pouca coisa, nem foi fácil.
Desde agosto, médicos do Nordeste quebravam a cabeça para saber o que estava acontecendo, e a rede pública de Pernambuco alertou para a suspeita da conexão entre o vírus e a anomalia nos bebês. Adriana Melo suspeitou que se estava diante de um novo padrão de microcefalia: “Eu nunca tinha visto casos de destruição do cérebro dos fetos com tamanha virulência”.
Havia uma pista: todas as pacientes tiveram manchas vermelhas na pele e coceiras durante as primeiras semanas da gravidez. Quando a doutora Adriana começou sua caminhada, havia no mundo apenas a suspeita da relação entre casos de microcefalia e o zika. O vírus se tornara epidêmico na Polinésia em 2014. No Brasil, sabia-se apenas que o número de bebês que nasciam com essa anomalia vinha aumentando, sobretudo no Nordeste. O zika era visto ainda como uma modalidade branda de dengue.
O governo da Paraíba custeou a viagem das duas mulheres para serem examinadas em São Paulo, e em novembro, por iniciativa de Adriana Melo, a Fiocruz recebeu material colhido nas pacientes. Em poucos dias, bateu o martelo. Duas semanas depois, o Ministério da Saúde decretou uma emergência sanitária. Haviam-se passado três meses desde o aparecimento das primeiras suspeitas.
O sistema de vigilância epidemiológica nacional dormiu no ponto. Nada de novo. Quando Oswaldo Cruz, baseado em pesquisas americanas feitas em Cuba, quis combater a febre amarela atacando o Aedes aegypti, a burocracia da Saúde e alguns marqueses da medicina duvidaram dele. A febre era coisa do clima, logo, culpa do Padre Eterno. No caso da doutora Adriana Melo sucedia algo semelhante. Ela dizia algo novo, o zika tinha relação com casos de microcefalia, portanto o problema estaria no maldito do mosquito, nada a ver com a alimentação da mãe ou até mesmo com consumo de drogas.
Apesar da tonitruância da decretação de emergência (sem que se saiba o que isso significa na vida real), o Ministério da Saúde procura tranquilizar a população: nem todas as mulheres que tiveram zika terão bebês microcéfalos, assim como nem todos os Aedes aegypti que andam por aí transmitem zika. Tudo bem, mas em 2014 o Brasil teve 147 casos de microcefalia. Admita-se que esse número esteja contaminado por uma subnotificação, Fique-se com o dobro, seriam 294. Em apenas quatro meses, os casos suspeitos já chegaram a 3.893. Segundo a Fiocruz, os registros poderão chegar a 16 mil neste ano. A última desgraça envolvendo mulheres grávidas deu-se no século passado, quando gestantes que tomaram o remédio talidomida pariram bebês defeituosos. Em todo o mundo, afetou 10 mil nascituros num período de cerca de cinco anos.
Dentro do Plano Nacional de Enfrentamento à Microcefalia, o Ministério da Saúde baixou uma Diretriz para Estimulação Precoce para crianças que nascem com microcefalia. Ele relaciona-se com o Plano Viver Sem Limite e com a Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência, que por sua vez são contemporâneos do Programa de Aceleração do Crescimento. Fica combinado assim.
A doutora Adriana tem doutorado pela Unicamp, seu salário é de R$ 3.800 mensais por 20 horas de trabalho semanais. Com bonificações de produtividade pode chegar a R$ 6 mil. Mantém uma clínica privada onde ganha mais trabalhando menos. A maternidade do Isea só atende pelo SUS (sem segunda porta), e na equipe de medicina fetal há quatro médicos. Desde que ela saiu por aí para confirmar a relação entre o zika e a microcefalia, recebeu críticas, muxoxos e silêncios. Ajuda, só da prefeitura da cidade e do fabricante de equipamentos Samsung, que doou um aparelho de ultrassonografia à maternidade. A rede pública de Campina Grande (680 mil habitantes) não tem máquina de ressonância magnética. Quando lhe perguntam o que precisa para facilitar seu serviço no Isea, responde: “Recursos para pesquisas”.
Por Elio Gaspari

Tempo chuvoso prosseguirá no Sertão pernambucano

Rio Pontal em Arizona - Afrânio-PE
O tempo chuvoso prosseguirá em boa parte desta semana no Sertão de Pernambuco. De acordo com os principais institutos de meteorologia, o clima deve variar entre parcialmente nublado até a possibilidade de novos temporais.
O Rio Pontal está cheio e já sangrou (Fotos: Adalberto Filho)
A temperatura mínima deverá variar entre 20°C e 23ºC, enquanto a máxima entre 30°C e 33°C.

Surto de Zika deve se espalhar por toda América, diz OMS

GENEBRA (Reuters) - O vírus Zika, transmitido por meio do mosquito Aedes aegypti e que é suspeito de causar danos aos cérebros de bebês no Brasil, deve se espalhar por todos os países das Américas, com a exceção de Canadá e Chile, disse a Organização Mundial da Saúde (OMS) nesta segunda-feira.
A ocorrência do Zika ainda não foi registrada na parte continental dos Estados Unidos, embora uma mulher que contraiu o Zika no Brasil tenha dado à luz um bebê com microcefalia no Havaí.
O Ministério da Saúde brasileiro confirmou a relação entre o vírus Zika e a microcefalia, má formação na qual os bebês nascem com cérebros menores do que o normal.
O Brasil registrou 3.893 casos suspeitos de microcefalia, divulgou a OMS na sexta-feira, mais de 30 vezes o que foi registrado em qualquer ano desde 2010.
A ligeira disseminação da doença, que rapidamente atingiu 21 países e territórios da região desde maio de 2015, deve-se à baixa imunidade da população e à prevalência do mosquito Aedes aegypti, hospedeiro do vírus, disse a OMS em um comunicado.
As evidências sobre outros modos de transmissão são limitadas.
“O Zika foi isolado no sêmen humano e um caso de possível transmissão sexual de pessoa para pessoa foi descrito. No entanto, mais evidências são necessárias para confirmar se o contágio sexual é um meio de transmissão do Zika”, disse a OMS.
Atualmente, não há evidências de que o Zika esteja sendo transmitido aos bebês por meio do leite materno, de acordo com a OMS.
A OMS aconselhou as mulheres grávidas que planejam ir para as áreas de incidência do Zika a consultarem seus médicos antes da viagem e após o retorno.
O Zika tem ocorrido historicamente em partes da África, do Sudoeste Asiático e em ilhas do Pacífico. Mas trata-se de uma doença com sintomas moderados e há poucos dados científicos sobre o vírus, razão pela qual não está claro por que ele pode estar causando os casos de microcefalia no Brasil, acrescentou a OMS.
Fonte: Reuters

Natureza contraria supercomputadores e chuva cai em demasia no Nordeste brasileiro

As projeções numéricas de todos os modelos numéricos nacionais e internacionais enfatizavam que o mês de janeiro seria de muita chuva na Região Sul e pouca umidade no Nordeste, basicamente devido ao enfático fenômeno El Niño, que tem como principal impacto no território brasileiro justamente o que foi previsto.
Só que não! Perturbações em altos níveis da coluna troposférica trouxeram mais umidade com sistemas sinóticos como o Vórtice Ciclônico em Altos Níveis (VCAN), a Alta da Bolívia (AB) e a Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) e a chuva caiu com gosto no Nordeste do país nos últimos dias.
De todo o território nacional, o noroeste da Bahia, uma das áreas com menos precipitação ao longo de todo o ano, acumulou até este domingo (24), quase 700 milímetros de chuva.
Fato histórico para mais de 30 municípios baianos e outros do Maranhão e Piauí, que acumularam no período mais que o dobro da média climatológica (1961-1990) proposta para todo o mês de janeiro.
Oposto do previsto pelos modelos e sacramentado pelos meteorologistas na mídia, a chuva literalmente desapareceu da Região Sul contrariando previsões pessimistas de muita água e até enchentes ainda no final de 2015. Vários municípios do Rio Grande do Sul sequer acumularam água em janeiro.
O De Olho No Tempo Meteorologia pesquisou os maiores volumes de chuva cujo acumulado entre 01 e 23 de janeiro e em estações meteorológicas automáticas do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) foi o maior de cada estado.
Vale ressaltar que outro tipo de estação, a convencional, também operada pelo Inmet, pode ter somado mais chuva do que a rede automática, mas que não entra na contagem por se tratar de outra metodologia de aferição de dados (manualmente).

AC: 279,8 mm em Cruzeiro do Sul.
AL: 144,6 mm em São Luís do Quitunde.
AM: 294,0 mm em Lábrea.
AP: 64,8 mm em Oiapoque.
BA: 660,6 mm em Santa Rita de Cássia.
CE: 203,2 mm em Tauá.
DF: 319,2 mm em Águas Emendadas.
ES: 273,8 mm em Santa Teresa.
GO: 427,6 mm em Caiapônia.
MA: 427,6 mm em Carolina.
MG:493,2 mm em Florestal.
MS: 303,6 mm em Campo Grande.
MT: 461,6 mm em Querência.
PA: 518,2 mm em Santana do Araguaia.
PB: 169,2 mm em Areia.
PE: 198,6 mm em Cabrobó.
PI: 384,2 mm em Canto do Buriti.
PR: 306,0 mm em Joaquim Távora.
RJ: 568,4 mm em Teresópolis.
RN: 197,8 mm em Mossoró.
RO: 245,8 mm em Ariquemes.
RR: 0,0 mm em Boa Vista.
RS: 103,0 mm em Cruz Alta.
SC: 248,2 mm em Rio do Campo.
SE: 176,4 mm em Itabaianinha.
SP: 459,8 mm em Votuporanga.
TO: 526,2 mm em Pedro Afonso.

Os mapas de precipitação acumulada e anomalia de precipitação gerados pelo Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Cptec/Inpe) deixa nítido o erro que os supercomputadores tiveram diante da natureza.
Jamais haverá inteligência criada pelo homem que supere a natureza. Isso é questão de ordem natural da vida, não de tecnologia ou sabedoria. Somos um grão de areia no universo e mesmo assim nos consideramos melhores ou superiores que os outros! Sendo que o final é o mesmo para toda a espécie!
(Crédito das imagens: Reprodução/Cptec/Inpe)
(Fonte da informação: De Olho No Tempo Meteorologia)

Israel pode ganhar um novo inimigo: a China

Governo chinês apoia criação de Estado independente da Palestina
Apesar o bom relacionamento econômico entre Israel e a maior potência emergente do mundo, a China, no campo das relações exteriores os países estão em ritmo de colisão.
O presidente chinês, Xi Jinping fez uma declaração bombástica em um discurso na sede da Liga Árabe na capital egípcia, Cairo, na quinta (21). Essa foi a primeira visita de um líder chinês ao país islâmico em 14 anos.
Na ocasião, afirmou que os palestinos deveriam desfrutar de plena soberania sobre o território estabelecido após a Guerra dos Seis Dias, de 1967. Isso significa dividir Jerusalém, deixando a porção oriental como capital da Palestina.
Os comentários de Xi foi comemorado pelas nações árabes que defendem a criação de um estado independente que una os territórios da Cisjordânia e a Faixa de Gaza. O chefe de Estado chinês considerou a questão da Palestina como “crucial para a paz no Médio Oriente”.
Pediu que a comunidade internacional contribua para a retomada das negociações entre Israel e a Autoridade Palestina. Anunciou ainda a doação de 7,5 milhões de dólares em ajuda aos palestinos.
O governo chinês divulgou durante o encontro o seu primeiro documento sobre a política árabe. Nele, reforça o desejo de uma maior cooperação política, econômica e de segurança com a região que é o principal fornecedor de petróleo e o sétimo maior parceiro comercial de Pequim.
“A China está pronta para fortalecer o intercâmbio de combate ao terrorismo e cooperação com os países árabes para estabelecer um mecanismo de cooperação para a segurança a longo prazo, reforçar o diálogo político e o intercâmbio de informações de inteligência, e realizar a cooperação técnica e treinamento de pessoal para abordar conjuntamente a ameaça do terrorismo internacional e regional”, afirma o documento chinês.
No sábado (23), Xi Jinping iniciou uma visita ao Irã, o país que mais faz ameaças a Israel. Após reunião com o presidente iraniano, Hassan Rohani, Jinping afirmou: “A China está pronta para elevar o nível das relações bilaterais e da cooperação, para que um novo capítulo comece”.
Com o fim do embargo contra o Irã, capitaneado pelos EUA, a China quer reforçar seu papel como o maior parceiro comercial do regime de Teerã. O comércio entre os dois países foi de cerca de US$ 52 bilhões em 2014.
“A China sempre ficou ao lado da nação iraniana durante os dias difíceis”, lembrou Rouhani. O líder supremo do Irã, aiatolá Ali Khamenei, afirmou que o Irã não vai esquecer do apoio da China na época das sanções.
Detentora de um assento no Conselho de Segurança da ONU, o apoio da China à Palestina e a proximidade com o Irã pode ser decisivo em votações contra Israel no futuro.
Além disso, há um acordo estratégico com o Paquistão que permitiria às forças militares chinesas utilizarem a nova rodovia que atravessa a cordilheira do Karakoram. Revitalizando o antigo trecho terrestre da “Rota da Seda”, estariam ligados por terra ao Oriente Médio via Irã chegando até a Turquia.
O objetivo declarado seria “proteger seus interesses” na região. Com informações de Sputnik e RT

HOMEM ENCONTRA R$ 500 MIL NO QUINTAL DE CASA E ENTREGA À POLÍCIA

 
Um morador da Zona Norte de Natal encontrou neste domingo (24) R$ 500 mil dentro de um balde escondido no quintal de casa. Quatro revólveres estavam junto ao dinheiro. O homem fez a denúncia na Delegacia de Plantão Zona Norte, que apreendeu a quantia e as armas.
De acordo com a Polícia Civil, o homem encontrou o material e fez uma denúncia na delegacia. A polícia identificou que o dinheiro foi roubado de uma agência da Caixa Econômica Federal, na avenida João Medeiros Filho, no dia 11 de janeiro.
O delegado Ernani Leite encaminhou o dinheiro e armas para a Polícia Federal, que investiga o caso. (Via: G1)

Filme Os 10 Mandamentos estará em cartaz na quinta (28) no Cine São José

O número expressivo do filme, que conta a saída do povo hebreu do Egito rumo à Terra Prometida, superou na pré-venda bilheterias como a do ‘Tropa de Elite 2 - O Inimigo Agora é Outro’, que conseguiu vender 300 mil ingressos antecipadamente, enquanto ‘Crepúsculo: Amanhecer - Parte 2’ somou 645 mil antes da estreia. A novela homônima — um fenômeno da TV, de março a novembro do ano passado — atraiu cerca de 144 milhões de telespectadores no Brasil e alavancou em 139% os índices da Record, segundo a emissora.
Uma grande articulação foi realizada pelos membros do Cine São José de Afogados da Ingazeira e conseguiram uma cópia para o dia da estreia no Brasil que será na próxima quinta (28) também ser apresentado na tela do Cine São José. Os ingressos já podem ser comprados de forma antecipada na Farmácia São Francisco, no Bairro São Francisco. (Afogados Online)

Carnaval de Triunfo: terra dos 'Caretas' tem várias opções de turismo; confira

Com temperatura fria e localizado a 1.004 metros de altitude, o município de Triunfo, no Sertão pernambucano, é mais um destino para quem deseja conhecer a tradição carnavalesca do estado. No lugar, quem domina a folia de momo são os Caretas, personagens mascarados. Eles fazem parte da festa há mais de 90 anos, segundo a assessoria de imprensa da prefeitura.
O visitante pode ir aos pontos turísticos naturais, como o Pico de Papagaio, e também apreciar as belezas arquitetônicas, a exemplo do edifício do Theatro Cinema Guarany. Os licores de frutas feitos artesanalmente são sugestões para o paladar.
O Lago João Barbosa Sitônio, localizado no Centro da cidade, é ponto de encontro de várias opções de lazer. Além do Theatro Cinema Guarany, que é construído às margens dele, ainda há passeios de pedalinhos - que oferecem uma vista panorâmica - e o teleférico. Este último permite que os turistas sejam levados até o alto da serra.
Além das casas antigas, outro destaque arquitetônico é o Museu do Cangaço e Cidade de Triunfo. Lá estão peças quem fazem parte da história do município, além de objetos dos tempos dos cangaceiros e de Lampião.
Com 1.260 metros de altitude, o Pico de Papagaio tem um mirante com vista para o Vale do Pajeú. Seis quedas d' água compõem o cenário da Cachoeira dos Pingas. Na primeira queda, é formada uma piscina natural. Para os mais aventureiros que tiverem disposição após a folia, há também ações de trilhas naturais.
Os engenhos do período colonial se destacam na produção de rapadura e de cachaça à base da cana-de-açúcar.
 
(Fotos: Verner Brenan/ Ascom Triunfo)

Polícia recaptura 36 dos 40 que fugiram do Curado

A Secretaria Executiva de Ressocialização (Seres) informou que 40 presos fugiram após a explosão que destruiu parte do muro do Presídio FreiDamião de Bozanno (PFDB), no Complexo Prisional do Curado, na Zona Oeste do Recife, na tarde de sábado (23). O balanço oficial, divulgado neste domingo (24), aponta que a 36 já foram recapturados pela Polícia Militar e dois morreram.
Ainda segundo o balanço, apenas um preso permanece internado no Hospital Otávio de Freitas (HOF), também na capital pernambucana. Dos 40 que fugiram, um continua foragido na manhã deste domingo (24). A fuga em massa do Complexo do Curado aconteceu três dias após 53 presos escaparem da Penitenciária Professor Barreto Campelo, em Itamaracá, no Grande Recife. (Clique aqui leia a matéria na íntegra do G1 PE)

Insegurança: explosão e fuga em massa no Complexo Prisional do Curado

Três dias após 53 presos escaparem da Penitenciária Professor Barreto Campelo, em Itamaracá, no Grande Recife, uma nova tentativa de fuga em massa ocorre em uma das unidades prisionais do estado. No início da tarde deste sábado (23), um pedaço de um dos muros do Complexo Prisional do Curado foi destruído com explosivos, segundo policiais militares que estão no local. Alguns presos conseguiram escapar pela cratera formada, mas até o momento não informações oficiais da Secretaria de Ressocialização sobre o número de detentos foragidos. A polícia já recapturou alguns dos presos.
Pela manhã, a PM anunciou a prisão de 13 dos 53 foragidos da fuga em massa realizada na quarta-feira (20) na Barreto Campelo, em Itamaracá. A operação foi realizada na madrugada deste sábado. A Polícia Militar (PM) prendeu 14 pessoas na praia do Pilar, em Itamaracá, no Grande Recife. Onze deles fazem parte do grupo de 53 presos.
Horas depois, já na entrevista coletiva realizada na sede da Secretaria de Justiça e Direitos Humanos, o secretário Pedro Eurico e a cúpula da Secretaria de Defesa Social (SDS) informaram que outros dois detentos foram recapturados em um barraco, na beira do mangue, no bairro de Rio Doce, em Olinda. Com isso, já são 13 os fugitivos sob custódia da polícia.
Outros dois homens capturados trocaram tiros com a Polícia Militar em uma região de mangue em Itamaracá, durante a madrugada. Eles fugiram, mas deixaram duas armas para trás. "A Polícia Militar vai permanecer na ilha o tempo que for necessário para recapturarmos o máximo de elementos que fugiram", afirmou o comandante-geral da corporação, coronel Carlos D'Albuquerque.
As inteligências da Polícia Militar, Civil e da Secretaria Executiva de Ressocialização estão trabalhando em conjunto para localizar os foragidos e identificar os organizadores do esquema. As pessoas que tiverem informações podem repassá-las, sem precisar se identificar, pelo Disque-denúncia, no telefone (81) 3421.9595. (G1)

HOMEM É PRESO ABATENDO JUMENTO PARA VENDER COMO CARNE DE GADO

Um homem que não teve o nome revelado, foi pego em flagrante por Fiscais da Vigilância Sanitária do município de Caxias-MA quando tirava o couro de um jumento, que seria vendido como carne de gado. O fato aconteceu na localidade Caxirimbu, na zona rural, onde o homem tem um abatedouro de animais.
O homem foi preso e levado para a Distrito Policial para esclarecer o caso. Os fiscais não divulgaram se o homem já tinha o hábito de vender carne de jumento como sendo de gado, mas a própria comunidade pode ajudar, já que os fiscais chegaram ao local depois de uma denúncia anônima.
Consumo da carne de jumento
A prática de vender carne de jumento para o consumo humano é mais comum que parece. Em 2013 um homem de 58 anos foi preso na cidade de Limoeiro, no Agreste pernambucano. Ele transportava em uma kombi 1,3 tonelada de carne de jumento misturada a outras carnes.
Em 2014 o Promotor Silvio Brito causou polêmica ao oferecer um almoço com direito a picanha na brasa e filé ao molho madeira a autoridades de Apodi (341 km de Natal). Tudo com carne de jumento. A ideia, segundo ele, era solucionar uma problemática de jumentos nas rodovias do estado.
Em 2015, quatorze jumentos morreram dentro da carroceria de uma carreta antes de serem desembarcados em um frigorífico, em Araguari (568 km a oeste de Belo Horizonte). Os animais saíram do Piauí e seriam abatidos na cidade mineira.

Processo Seletivo Prefeitura de Quixaba – PE

 
O objetivo é contratar temporariamente 33 profissionais e formar cadastro de reserva. Os ganhos chegam até R$ 5.500,00.
Com o intuito de recompor seu quadro de trabalhadores com profissionais de todos os níveis de escolaridade, a Prefeitura de Quixaba, situada em Pernambuco, anunciou abertura de um novoprocesso seletivo.
Conforme descrito no edital n° 01/2016, que será conduzido pela Secretaria de Administração, com o apoio da Comissão de Organização do Processo Seletivo da PMQ, além das 33 vagas imediatas, também haverá classificação de candidatos para formar cadastro de reserva.
Os novos trabalhadores temporários vão atender as demandas existentes na área da saúde e educação do município, em prol de salários que variam de R$ 880,00 e R$ 5.500,00.
As oportunidades são para as funções de Auxiliar de Saúde Bucal, Farmacêutico, Médico ESF, Médico, Enfermeira, Eletricista,Técnico de Enfermagem, Nutricionista, Psicólogo CRAS, Professor de Ciências/Biologia, Professor de Séries Iniciais, Professor de Educação Física, Professor de Português, Professor de Matemática e Professor de Geografia.

Comece a estudar agora mesmo, apostilas a partir de R$ 10,00
Apostila de Raciocínio Lógico
Apostila de Língua Portuguesa
Apostila Informática
Apostila de Matemática
Apostila de Direito Administrativo
Apostila de Direito Constitucional

Os interessados em participar poderão se inscrever pelo www.quixaba.pe.gov.br ou ainda na Secretaria Municipal de Administração da Prefeitura Municipal de Quixaba, das 08h às 12h. Os pedidos serão aceitos apenas no período de 19 de janeiro a 12 de fevereiro de 2016.
Haverá prova objetiva para avaliar os inscritos, bem como análise de títulos. O primeiro teste do concurso está previsto para ocorrer na Escola Veríssima D’arc dos Santos, que fica na Praça Antonio Marinho, centro de Quixaba – PE. O horário é das 13h, do dia 21 de fevereiro de 2016.
Estima-se que no dia 21de fevereiro de 2016, às 23h, seja liberado o gabarito preliminar na prova objetiva, no portal da Prefeitura.
A validade do processo seletivo será de 12 meses, contados a partir da divulgação do resultado final, sendo que poderá haver prorrogação.
Não deixe de ver o Concurso INSS – 950 vagas e também o do IBGE – 600 vagas.

COMBATE AO MOSQUITO NÃO EVITARÁ QUE BRASIL TENHA EPIDEMIA DE DENGUE E ZIKA

Apesar da intensificação de campanhas de combate ao mosquito Aedes Aegypti desde novembro, o Brasil deve enfrentar uma epidemia de contaminações por dengue, zika vírus e chikungunya nos próximos meses. Essa é a percepção de especialistas consultados pelo UOL, que reafirmam a importância do combate para minimizar danos, mas não como solução única para o problema.
O último boletim epidemiológico aponta que houve aumento de 36% no número de casos de dengue entre novembro e dezembro de 2015 –subindo de 22,3 casos por 100 mil habitantes para 30,4.
No final de novembro, o ministro da Saúde, Marcelo Castro, disse que o país tinha dois meses para combater e destruir os focos do mosquito e assim evitar uma nova epidemia. A meta do ministério era visitar todas as casas do país até o final de janeiro, mas apenas 15% dos imóveis recebeu visita até o momento.
Para o presidente da Sociedade Brasileira de Dengue e Arboviroses, Artur Timerman, imaginar o fim da epidemia em curto espaço de tempo é fruto de uma “pessoa ignorante” no assunto.
“Ninguém nunca na história da humanidade vai acabar uma epidemia de arbovirose em dois meses combatendo foco de mosquito”, afirma. “Podemos reduzir os danos, diminuir os focos, fazer a vigilância dentro dos domicílios, mas a epidemia vai persistir.”
A lista de medidas anunciadas e adotadas pelo Ministério da Saúde é grande: são 13 itens que envolvem repasse de recursos, campanhas de combate ao mosquito, maior eficiência na notificação dos casos. O Exército também está nas ruas ajudando os agentes de endemias nas visitas domiciliares.
Mas nada disso terá um grande efeito. “Onde as estações não são tão evidentes, os casos se mantém estáveis durante o ano, como Norte e Nordeste. Nas regiões Sul e Sudeste há uma sazonalidade: aumenta o número de casos no final do ano com explosão entre março, abril e maio. É essa curva a epidêmica: de dezembro até março é a parte ascendente. O perfil da epidemia tem sido constante há anos”, diz.
A professora de doenças infecciosas da UFPE (Universidade Federal de Pernambuco), Vera Magalhães, ressalta, de toda maneira, a importância do esforço de toda sociedade. “É o que podemos fazer agora, do ponto de vista emergencial. Acredito que sem essas ações que estão sendo feitas o número cresceria mais.”(UOL.COM)

Nível de reservatórios sobe, mas não há previsão de desligar térmicas

Apesar de uma melhora no nível dos reservatórios das hidrelétricas neste ano em relação ao ano passado, ainda não há uma definição do governo sobre a possibilidade de desligar as termelétricas que foram acionadas para garantir a oferta de energia para o país. O uso das usinas térmicas aumenta o preço da energia, refletido na aplicação da bandeira tarifária vermelha nas contas de luz de todos os consumidores.
Em agosto do ano passado, o Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico (CMSE) determinou o desligamento de usinas térmicas com maior custo de geração. A medida foi proposta pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), devido à recuperação de parte dos níveis de armazenamento dos reservatórios das usinas hidrelétricas. Segundo o Ministério de Minas e Energia, isso gerou uma economia de R$ 5,5 bilhões no segundo semestre de 2015 e permitiu que a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) reduzisse o valor da bandeira tarifária vermelha de R$ 5,50 para R$ 4,50 por quilowatt-hora consumidos.
A situação mais preocupante é a da Região Nordeste, onde os reservatórios estão com 8,1% de sua capacidade máxima. Mas, neste caso, a demanda de energia na região é suprida pelo uso de termelétricas e usinas eólicas e também pela energia recebida de outras regiões pelo Sistema Interligado Nacional.
Segundo o Ministério de Minas e Energia, não há previsão de religar as termelétricas mais caras no Nordeste por causa da falta de água nos reservatórios. “Essas térmicas mais caras continuarão sendo usadas apenas para os seus objetivos originais: de fortalecer o sistema eventualmente, em horários de pico; de substituir outras térmicas em manutenção; ou compensar alguma restrição elétrica que dificulte o abastecimento de outras fontes”, informou a pasta.

Filha do ex-prefeito de Itapetim João Passos morre em acidente de trânsito

Por André Luis – Com informações do blog do Marcelo Patriota
Na manhã deste sábado (23) faleceu Telma Ocione (51), filha do ex-prefeito de Itapetim João Passos, em um acidente de trânsito próximo ao Distrito de Nazaré do Pico, município de Floresta. Telma vinha de Paulo Afonso-BA onde fora visitar sua irmã.
Segundo relatos da Polícia Militar, Telma perdeu o controle do carro em uma curva, o air-bag não funcionou e ela morreu no local presa as ferragens. Mais três pessoas estavam no carro com Telma; Tânia Passos, Teresa Passos e sua neta, que sofreram apenas escoriações leves, foram atendidas no Hospital Álvaro Ferraz em Floresta e passam bem.
Segundo informações do blog do Marcelo Patriota, Telminha, como era carinhosamente chamada, era empresária do ramo de farmácias, tinha 51 anos e era a filha mais nova do ex-prefeito de Itapetim João Passos, que comandou o executivo da cidade de 1972 a 1976.

BLOG TV WEB SERTÃO
A MELHOR SELEÇÃO DE NOTÍCIAS!

As matérias e os textos que não são de nossa autoria, nem sempre expressam, necessariamente, a opinião, o pensamento ou orientação ideológica da Web Sertão.

SOBRE FONTE E AUTORIA DAS INFORMAÇÕES

Boa parte das matérias que são de interesse publico acabam viralizando nos meios de comunicação sem a devida fonte e autoria do conteúdo. Em caso de ausência ou divergências relacionada aos créditos de alguma informação aqui republicada, texto ou imagem, pedimos que entre em contato com a nossa redação pelo - (87) 98821-5232 - para ratificações.

CLIQUE NOS BANNERS PARA ACESSAR AS LOJAS DE VEÍCULOS