BLOG TV WEB SERTÃO - A MELHOR SELEÇÃO DE NOTÍCIAS COM SÉRGIO COELHO


Mostrando postagens de março 23, 2016Mostrar tudo

Desemprego atinge 8,2% e tem maior taxa para fevereiro desde 2009

Resultado é maior do que o registrado em janeiro, de 7,6%, e também superior ao visto em fevereiro de 2015, de 5,8%, segundo dados da PME
Em fevereiro, a população desocupada cresceu 7,2% em relação a janeiro e alcançou 2 milhões de pessoas(Camila Domingues/Palácio Piratini/Fotos Públicas)
O desemprego no Brasil atingiu 8,2% em fevereiro, índice maior do que o registrado em janeiro, de 7,6%, e também superior ao visto em fevereiro de 2015, de 5,8%, segundo informou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), nesta quarta-feira. O resultado foi o maior para o segundo mês do ano desde 2009, quando chegou a 8,5%. Considerando todos os meses, é a mais elevada desde maio de 2009, quando ficou em 8,8%.
A Pesquisa Mensal de Emprego (PME) abrange o mercado de trabalho nas seis principais regiões metropolitanas do país. A expectativa em pesquisa da Reuters era de que a taxa chegaria a 8,1% por cento no mês na mediana das previsões.
Em fevereiro, a população desocupada cresceu 7,2% em relação a janeiro e alcançou 2 milhões de pessoas. Já na comparação com o mesmo mês de 2015, o aumento foi de 39%. Já a a população ocupada foi estimada em 22,6 milhões, uma queda de 1,9% em relação ao mês anterior e de 3,6% sobre fevereiro do ano passado.
Já o rendimento médio real dos trabalhadores foi estimado em 2.227 reais. Este resultado ficou 1,5% menor do que o estimado em janeiro (2.262 reais) e 7,5% abaixo do apurado em fevereiro de 2015 (2.407 reais).
Entre os setores, o comércio foi a atividade que mais dispensou, com queda de 3,9% no número de trabalhadores em relação a janeiro, ou 177 mil pessoas demitidas.
"A notícia desfavorável que ficou evidente foi a queda na ocupação. São cortes mesmo. Além daqueles setores que já vinham dispensando, como construção e indústria, vimos agora dispensas no comércio", destacou a técnica da pesquisa no IBGE, Adriana Beringuy.
O mercado de trabalho sofre desde o ano passado com a forte recessão na qual o Brasil está mergulhado, sem perspectiva de melhora em breve já que a pesquisa Focus do Banco Central aponta expectativa de contração econômica de 3,60% este ano.
Esta foi a última divulgação da PME, que agora será substituída pela Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) Contínua, mais abrangente. Pela Pnad Contínua, o país chegou ao fim de 2015 com 9,1 milhões de desempregados e taxa de desemprego de 9% no quarto trimestre.

Programa que oferece CNH de graça tem inscrições abertas

Consta no Edital que o sistema informatizado de gestão de inscrições organizará aleatoriamente a listagem dos candidatos aptos. Serão considerados os requisitos de idade e renda. O ordenamento aleatório resultante será obedecido para convocação dos candidatos.
Inscrições
Para verificar as unidades do SEST SENAT que possuem vagas remanescentes, o candidato deve acessar o link de cada projeto:
Edital Primeira Habilitação para o Transporte – CNH Social
Edital Habilitação Profissional para o Transporte – Inserção de Novos Motoristas
Para fazer a inscrição, o candidato deve preencher o formulário de inscrição de acordo com seu perfil:
Primeira Habilitação para o Transporte – CNH Social
Habilitação Profissional para o Transporte – Inserção de Novos Motoristas

HISTÓRIA EM FOTOS: Todas as posses de Gandhi.


Operação Integração apura tráfico de drogas e homicídios em Itapetim

O Delegado Edson Augusto
No dia de hoje foi desencadeada em Itapetim a Operação Integração, que buscou coibir o tráfico de entorpecentes no município, bem como a elucidação de dois homicídios ocorridos no ano na cidade.
A Operação foi Coordenada pelo Delegado de Polícia Titular da 170ª Circunscrição Policial de Itapetim, Dr. Edson Augusto, com apoio da 20 Delegacia Seccional e foi integrada entre as Policias Civil e Militar, esta última com a supervisão direta do Major Robério, Sub Comandante do 23º BPM.
Foram cumpridos 12 Mandados de Busca e Apreensão expedidos pelo Juiz de Itapetim, que resultou na autuação em flagrante delito de Genildo Ferreira da Silva, o Branco de Arlindo, com base no Art. 12 da Lei n. 10.826/2003. Na residência dele, foi localizado um revólver calibre 38, marca Rossi, oxidado, cabo de borracha, número de série E003530, seis munições de igual calibre intactas e a quantia de R$ 4.000,00 em espécie.

Foto: Polícia Civil
Também foi autuado em flagrante delito nas penas do Art. 33 da Lei n 11.343/2006, Auriclenes Alexandre de Brito, o Cozita, já que na casa do mencionado foi encontrado uma sacola plástica com cerca de 45 gramas de maconha. Igualmente, foi autuado em flagrante nas penas previstas nos Art. 311 do Código Penal, Magaiva Pereira Nunes. Com ele, uma moto Honda Bross, 150, cor preta, chassi adulterado, placa MNT 0802 de Sertania.
Também, foi autuado em flagrante delito no crime previsto no Art. 12 da Lei n 10.826/2003, Flávio Junior Ferreira da Silva, conhecido como Pablo Escobar. Na residência dele, foram encontradas duas munições intactas calibre 36, Marca CBC, 14 munições deflagradas calibre 28, e a quantia de R$ 1.379,00.
Também foram apreendidos aparelhos celulares, casacos com capuz, botinas tipo coturno e chips de aparelhos celulares, que irão subsidiar as investigações dos homicídios registrados no município no ano que segue.

Cartas revelam amizade "íntima" de João Paulo II com mulher durante 30 anos

Por mais de 30 anos, o papa João Paulo II se relacionou com uma mulher casada, por cartas inicialmente formais e, à medida que a amizade foi crescendo, mais íntimas.
Um documento histórico, composto por centenas de cartas e fotos, revelou a história de uma relação estreita entre o papa João Paulo II e a filósofa americana de origem polonesa Anna-Teresa Tymieniecka. Ela era casada desde 1956 e mãe de três filhos. A amiga do Papa morreu em 7 de junho de 2014, na cidade de Hanover, New Hampshire, nos Estados Unidos, aos 91 anos.
Embora em nenhum momento existam evidências de que o Papa tenha quebrado seus votos de celibato, as cartas que ele trocou por 30 anos com a filósofa ficaram em segredo durante anos, longe do conhecimento público, na Biblioteca Nacional da Polônia.
A amizade começou em 1973, quando a mulher entrou em contato com o então cardeal Karol Wojtyla, arcebispo da Cracóvia, para consultá-lo sobre um livro de filosofia que ele teria escrito. Na época, Wojtyla tinha 50 anos e viajou para conhecer Anna-Teresa e discutir seu trabalho.
A partir de então, os dois começaram a trocar uma série de cartas que se prolongaria até a morte de João Paulo II. De acordo com uma reportagem da BBC, “a princípio, as cartas do cardeal eram formais, mas, conforme a amizade foi crescendo, tornaram-se mais íntimas”. Além disso, desde que aceitaram trabalhar juntos em uma versão ampliada da obra do Sumo Pontífice, Wojtyla e Anna-Teresa se reuniram em várias ocasiões, às vezes com a presença de suas respectivas secretárias, às vezes, sozinhos.
Após a leitura das cartas, conclui-se que, provavelmente, ela nutria sentimentos intensos por ele, e o Papa lutava para dar sentido à amizade em termos cristãos. Em uma das cartas, datada de setembro de 1976, o Papa escreveu: “Minha querida Teresa, recebi todas as três cartas. Você diz estar dilacerada, mas eu não consegui achar uma resposta às suas palavras”.
Em outra carta, datada de dezembro de 1976, lê-se que, enquanto ainda era cardeal, Wojtyla deu um escapulário a Anna-Teresa, talvez um de seus bens mais preciosos: “Desde o ano passado, estou buscando uma resposta para as suas palavras: ‘Te pertenço’. Finalmente, antes de deixar a Polônia, encontrei um caminho, um escapulário: a dimensão na qual te aceito e te sinto em todos os lugares e em todos os momentos, quando estás perto e quando estás distante”.- 
http://seuhistory.com/noticias

Grave seca no sertão e redução de chuvas no estado é o que preve a Apac

O Sertão pernambucano deverá sofrer com uma grave seca nos próximos três meses, de abril a junho, deste ano. O clima também vai castigar o Agreste, a Zona da Mata e a Região Metropolitana do Recife. Tudo indica, no entanto, que o quadro poderá ter uma melhora no fim de julho. O fenômeno El Niño é um dos motivos para a redução das chuvas.
"Para complicar, o Oceano Atlântico Sul está esfriando. Isso quer dizer que teremos menos evaporação, menos núvens e menos chuvas na nossa região", adiantou o gerente de meteorologia da Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac), Patrice Oliveira. Os dados foram divulgados durante um encontro de meteorologistas na sede da Apac, no Recife, na manhã desta terça-feira (22).
O Sertão pernambucano deverá sofrer com uma grave seca nos próximos três meses, de abril a junho, deste ano. O clima também vai castigar o Agreste, a Zona da Mata e a Região Metropolitana do Recife. Tudo indica, no entanto, que o quadro poderá ter uma melhora no fim de julho. O fenômeno El Niño é um dos motivos para a redução das chuvas.
"Para complicar, o Oceano Atlântico Sul está esfriando. Isso quer dizer que teremos menos evaporação, menos núvens e menos chuvas na nossa região", adiantou o gerente de meteorologia da Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac), Patrice Oliveira. Os dados foram divulgados durante um encontro de meteorologistas na sede da Apac, no Recife, na manhã desta terça-feira (22).
Com previsão de poucas chuvas no estado, as temperaturas também deverão se elevar, sobretudo, no período da tarde no Sertão e Agreste. No entanto, a Apac alerta para a possibilidade de precipitações, de moderadas a fortes, concentradas em poucas horas, principalmente no Litoral e na Zona da Mata.[Veja vídeo acima]
A climatologia das chuvas no Sertão será de 290,1 milímetros no trimestre. Já no Sertão do São Francisco, é esperado um índice de 249 milímetros nesse período. O Agreste terá uma média de 302,5 milímetros e a Zona da Mata, de 593,1 milímetros.
Na Região Metropolitana do Recife, as chuvas poderão ultrapassar os 830,3 milímetros.Por causa da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), abril será o mês com o maior volume de chuva no Sertão do Pajeú e no Sertão do Araripe.

Reservatórios
Desde que começou a ser acompanhada, em 2000, a barragem de Jucazinho, no Agreste, opera com o nível mais baixo.
Com 1,3% e atuando com seu nível morto, é necessário que chova significamente para que ela saia do estado de alerta. No entanto, parece que não será desta vez que a situação será resolvida.
"Para a barragem 'pegar' água, é preciso que chova na sua bacia hidrográfica. A previsão é que teremos pouca chuva nessa região", comenta Oliveira. (G1 PE)

Em menos de 1 mês, notificações de chikungunya mais que dobram em PE

Casos notificados de chikungunya chegaram a 12.269; dengue, 41.531. Pela primeira vez, estado confirma quatro casos de zika este ano.
Aedes aegypti, mosquito transmissor de zika, dengue, chikungunya e febre amarela (Foto: Luis Robayo/AFP)
Em menos de um mês, o número de casos notificados de febre chikungunya em Pernambuco mais que dobrou. De acordo com o boletim da Secretaria Estadual de Saúde divulgado nesta terça-feira (22), há 12.269 pacientes com suspeita de ter a doença. No dia 1º de março, esse número era de 6.076. Além disso, pela primeira vez, o estado confirmou quatro casos de vírus da zika.
Até agora, foram confirmados 288 casos de chikungunya e 408, descartados. Desde o dia 3 de janeiro, houve duas mortes confirmadas no município do Recife. Ao todo, 116 óbitos podem ter sido causados por arboviroses -- doenças transmitidas por mosquitos.
Transmitida pelo mosquito Aedes aegypti, a chikungunya provoca dores fortes nas articulações e inflamações nas mãos, joelhos, punhos e tornozelos. Em geral, mesmo depois de curado, o paciente pode sentir esses sintomas por meses. O problema tem gerado longos afastamentos do trabalho. Com isso, um novo protocolo do manejo da dor na doença vai ser lançado no Recife nesta quarta (23).
Zika
Pela primeira vez, o boletim confirma casos de zika no estado este ano. São quatro, um em Camaragibe e três em Sanharó, no Agreste. Desde o dia 3 de janeiro, foram 6.843 notificações. Seis foram descartados. No ano passado, 1.386 casos foram notificados e 46 confirmados em 20 municípios.
Dengue
Há um total de 41.531 casos de dengue que estão sendo investigados. O dado representa um aumento de 70,26% em comparação com o ano passado, quando houve 24.431 notificações. Ainda segundo o poder público, 5.844 pacientes tiveram diagnóstico confirmado da doença em 182 municípios e no distrito de Fernando de Noronha. As cidades que registraram o maior número de notificações por 100 mil habitantes foram Itambé, Camutanga, Goiana e Brejo da Madre de Deus.
FONTE G1

Uso da pílula do câncer é aprovado no Senado mesmo sem registro da Anvisa

Um acordo entre os líderes partidários no Senado permitiu a votação nessa terça-feira (22) do projeto de lei que garante aos pacientes de câncer o direito de usar a fosfoetanolamina, mesmo antes de ela ser registrada e regulamentada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
A substância ficou conhecida como pílula do câncer e está em fase de pesquisas e testes pelo Instituto de Química de São Carlos, da Universidade de São Paulo (USP). Por isso, ainda não recebeu o registro da agência. A pílula atua no organismo auxiliando no combate às células cancerosas. No entanto, embora o medicamento tenha sido distribuído gratuitamente aos pacientes durante anos, uma portaria da USP determinou que substâncias em fase experimental deveriam ter todos os registros antes de ser distribuídas à população.
A suspensão da distribuição da fosfoetanolamina provocou uma "guerra" de liminares na Justiça por parte dos pacientes que dizem se beneficiar do uso da pílula do câncer. O projeto aprovado hoje busca solucionar o problema, liberando o uso da substância mesmo sem o registro da Anvisa.
Para isso, os pacientes deverão apresentar laudo médico comprovando o diagnóstico de câncer e assinar um termo de responsabilidade pelo uso do remédio experimental. Mas, para produzir, prescrever, importar e distribuir a substância, os agentes deverão ser regularmente autorizados e licenciados pela autoridade sanitária competente.
O texto é originário da Câmara dos Deputados e não recebeu alterações no Senado. Antes de sua votação no Senado foi aprovado um requerimento de urgência e um acordo de líderes permitiu a quebra dos interstícios regimentais para a aprovação em plenário ainda hoje. O texto segue agora para sanção da presidenta Dilma Rousseff.

27 toneladas de feijão serão distribuídos em Afogados, no sertão

A Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB), vinculada ao Governo Federal, irá distribuir a partir de amanhã, numa parceria com a Prefeitura de Afogados da Ingazeira, 27 toneladas de feijão a famílias em situação de vulnerabilidade no município.
Uma reunião realizada nesta terça (22) entre Prefeitura e lideranças comunitárias definiu a logística de distribuição. A reunião ocorreu no auditório da Secretaria Municipal de Assistência Social. Serão beneficiadas 7.525 pessoas que integram a rede socioassistencial do município.
A distribuição está regulada pelo decreto federal nº 8.481/2005. A qualidade do feijão a ser distribuído é de responsabilidade da CONAB, ficando a Prefeitura encarregada da seleção das famílias e da logística de distribuição.
A entrega começa nesta quarta (23) e será coordenada pela Secretaria de Assistência Social, em parceria com os conselhos de bairro, no horário das 8h às 12h e das 14h às 17h. Confira os locais:
· Salão paroquial da Igreja de São Sebastião (famílias dos bairros São Sebastião e Costa)
· Associação Comunitária do Borges – antiga creche (famílias de Brotas, Vila Macambira, Vila Pitombeira, Vila da Estação)
· Centro Comunitário Multiuso do bairro Padre Pedro Pereira – Saída para Carnaíba (famílias dos bairros Padre Pedro Pereira, São Francisco, Res. Miguel Arraes, Alto da Bela Vista, Vila Bom Jesus)
· Antigo posto de saúde do São Braz (famílias do bairro)
· Escola Municipal Petronila de Siqueira (famílias do Sobreira, Res. Dom Francisco e COHAB)
· Conjunto Residencial Laura Ramos - Quadra E / nº 130
· São Cristóvão - residência dos representantes do bairro, Erinalda e Fernando

BLOG TV WEB SERTÃO
A MELHOR SELEÇÃO DE NOTÍCIAS!

As matérias e os textos que não são de nossa autoria, nem sempre expressam, necessariamente, a opinião, o pensamento ou orientação ideológica da Web Sertão.

SOBRE FONTE E AUTORIA DAS INFORMAÇÕES

Boa parte das matérias que são de interesse publico acabam viralizando nos meios de comunicação sem a devida fonte e autoria do conteúdo. Em caso de ausência ou divergências relacionada aos créditos de alguma informação aqui republicada, texto ou imagem, pedimos que entre em contato com a nossa redação pelo - (87) 98821-5232 - para ratificações.

CLIQUE NOS BANNERS PARA ACESSAR AS LOJAS DE VEÍCULOS