Mostrando postagens de Abril 6, 2016Mostrar tudo

Feras de Serra Talhada tem até quinta-feira para se matricular na UPE. Confira a 5ª lista do SSA e Sisu

A Universidade de Pernambuco (UPE) divulgou, nesta terça-feira (5), o quinto remanejamento do Processo de Ingresso 2016 – SSA 3 – para as primeira e segunda entradas, além da quinta relação a partir da lista de espera do Sistema de Seleção Simplificada (Sisu). A lista de remanejados da UPE conta com 100 candidatos convocados, já a do Sisu tem 333 nomes.
Os estudantes devem realizar suas matriculas até à próxima quinta-feira (07), caso o contrario, serão eliminados automaticamente. De acordo com UPE, o sexto remanejamento está previsto para ocorrer em junho. Os candidatos que vão ingressar nos cursos oferecidos nas unidades do Recife e em Camaragibe devem se matricular, no horário das 8h às 13h, na Reitoria da UPE, localizada na Avenida Agamenon Magalhães, sem número, no bairro de Santo Amaro, área central do Recife. Confira os endereços dos locais de matrículas para os estudantes classificados para graduações oferecidas no interior do Estado e quais documentos são necessários para realizar matrícula:

LOCAIS DE MATRÍCULA – As matrículas dos cursos oferecidos em Recife e em Camaragibe deverão ser feitas, das 8h às 13h, na Reitoria da UPE, que fica na Av. Agamenon Magalhães, s/n – Santo Amaro.
Os candidatos classificados nos cursos oferecidos no Interior deverão se dirigir às unidades correspondentes aos cursos ao qual se inscreveram.

•Campus de Caruaru, Rodovia 104 – Km 62 – Nova Caruaru, Fone: (81) 3719-9444;
•Campus Nazaré da Mata, Rua Amaro Maltez, 201 – Bairro Novo – Nazaré da Mata, Fone: (81) 3633-4615;
•Campus Garanhuns, Rua Capitão Pedro Rodrigues, 105 – São José – Garanhuns – Fone: (87) 3761-8210;
•Campus Arcoverde, Rua Gumercindo Cavalcanti, s/n – São Cristovão – Arcoverde – Fone: (87) 3822-6626;
•Campus Salgueiro, Av. Verimundo Soares, s/n, Km 511, BR 232 – Salgueiro, Fone: (87) 3871-8707;
•Campus Petrolina, BR 203, Km 2 – Vila Eduardo – Petrolina, Fone: (87) 3866-6470;
•Campus Palmares, BR 101, Km 117 – Campus Universitário – Palmares, Fone: (81) 3661-0625;
•Campus Serra Talhada, Av. Afonso Magalhães, s/n – Nossa Senhora da Conceição – Serra Talhada, Fone: (87) 3831-2311.

O candidato deverá apresentar no ato da matrícula 2 (duas) fotos 3×4 atualizadas, e ainda, original e fotocópia ou, apenas, fotocópia autenticada dos seguintes documentos:
•Cédula de identidade;
•CPF;
•Certificado de conclusão do ensino médio com respectivo histórico escolar. Para cotista, o histórico escolar deve comprovar que estudou os três anos do ensino médio e os anos finais do 6o ao 9o (antiga 5a a 8a serie) do ensino fundamental em escola pública estadual ou municipal;
•Certidão de nascimento ou de casamento;
•Título de eleitor e comprovante de votação;
•Para homens, prova de quitação do Serviço Militar, se maior de 18 (dezoito) anos.
(Âncora do Sertão)

Você lê, mas esquece rápido? Esta dica fará sua memória funcionar melhor

Sempre foi importante ter uma comunicação cativante e envolvente. Hoje, com a presença da tecnologia atuando nos contatos pessoais, essa habilidade se tornou ainda mais necessária. Pessoas articuladas, simpáticas e espirituosas são recebidas com alegria em qualquer roda de conversa. Com esse comportamento, sobressaem de maneira positiva nas reuniões corporativas e no relacionamento social.
Para isso é preciso que tenham voz firme, com bom ritmo. Vocabulário amplo, pronto e adequado a todas as circunstâncias. Domínio da expressão corporal, para que os gestos sejam elegantes e harmoniosos. Expressão facial arejada. Pensamento bem ordenado, com raciocínio lógico e concatenado.
Para que todos esses aspectos possam efetivamente contribuir com o sucesso da comunicação é fundamental que a pessoa tenha conteúdo. Se não tiver o que dizer, o indivíduo será repetitivo, vazio, prolixo e apenas um falador chato. Quem possui informações, naturalmente associa e complementa as ideias com facilidade, e torna seu discurso mais atraente.

AUMENTO DA VIOLÊNCIA AMEAÇA PACTO PELA VIDA

Programa de segurança pública de Pernambuco, o Pacto pela Vida, que foi uma das principais vitrines do PSB em Pernambuco nos,últimos naos parece estar sucumbindo ao aumento da violência; somente no primeiro trimestre deste ano, os homicídios cresceram 9,5% sobre o mesmo período do ano passado; em todo o ano passado, o total dos chamados crimes violentos letais intencionais (CVLI) cresceu 13,3% sobre 2014, chegando a 3.891 assassinatos; para tentar retomar a queda nos assassinatos, que durante os primeiros anos de funcionamento do Pacto Pela Vida tornaram o programa uma vitirine da gestão do PSB, o governador Paulo Câmara (PSB) anunciou a abertura de concurso público com 966 vagas para a Polícia Civil e Científica.

O tempo está chegando: MP proíbe Pai Nosso em escolas de Campo Grande

A determinação do Ministério Público exigiu o fim das orações realizadas antes das aulas
As escolas municipais de Campo Grande que normalmente iniciavam as aulas orando o Pai Nosso, não poderão mais seguir essa rotina por recomendação do Ministério Público Estadual em Mato Grosso do Sul (MPE-MS).
Segundo a Secretaria Municipal de Educação, o MP, através da Promotoria de Direitos Humanos, ameaçou entrar com ação civil pública para impedir que as orações continuem acontecendo, assim como as demais manifestações de cunho religioso.
“A recomendação tem dois fundamentos: pela Constituição Federal o estado é laico, ou seja, um estado que não tem religião e o segundo é pela liberdade de religião. Não foi uma decisão imposta às escolas católicas ou evangélicas, mas uma decisão para escolas públicas que são pagas pelos impostos de todos”, comentou o promotor de Justiça Luciano Loubet em entrevista ao Bom Dia MS, da Rede Globo.
Já para o promotor da Infância, Juventude e Educação, Sérgio Harfouche, resolveu contestar a recomendação do MPE dizendo que os alunos que não quiserem participar, podem recusar orar o Pai Nosso.
“Se é interesse de alguém não participar, que assim o faça. Mas, eu tenho uma esmagadora maioria de pais nas escolas querendo que seus filhos tenham essa liberdade de expressão”, disse.
Para ele a oração não obriga os alunos a crerem em uma determinada religião. “Ninguém vai ser obrigado a crer ou não crer. Ninguém vai ser beneficiado por crer e nem punido por não crer. Impedir que as pessoas, assim tenham, como se tradicionalmente se tem na escola, me parece que isso é uma violação maior do que a que se pretende proteger”, afirma.
Alguns pais de alunos não gostaram da decisão, para a agente de saúde Elaine Martinez Brito, a oração não deve ser proibida por oferecer uma palavra boa para as crianças. “A oração não deve ser proibida”, diz Elaine ao G1.
Fonte: GP

Após colapso de um ano sem água, cidades do Sertão do Pajeú se recuperam da estiagem

Barragem de Brotas após as últimas chuvas. Foto: Internet / Reprodução
Após uma semana de chuva forte no Sertão do Pajeú, cidades que há meses estavam sem distribuição de água devido o racionamento podem comemorar, é o caso do município de Brejinho que há um ano e três meses estava sem água nas torneiras. A cidade de Itapetim ficou dois anos e 6 meses sem água também.
A Compesa anunciou esta semana que os respectivos municípios saíram do racionamento após chuvas que tiraram os mananciais da região do colapso da estiagem.
Segundo o chefe de Distribuição da Compesa, Washington Jordão, os dois municípios possuem volume de água para passarem dois anos sem haver chuva. Ainda informou que o prazo para restabelecimento de distribuição de água nas duas localidades irá acontecer entre 15 e 30 dias, tempo que será destinado a manutenção e revisão de tubulações.

BARRAGEM – Em Afogados da Ingazeira, a Barragem de Brotas, com as chuvas, saiu de 1% da sua capacidade para aproximadamente 15% – porcentagem que representa 4 m e 15 centímetros da parede da barragem.
Âncora do Sertão

Afogadense Yane Marques termina Copa do Mundo entre as melhores

A brasileira Yane Marques melhorou sua classificação em uma etapa de Copa do Mundo de Pentatlo Moderno da temporada. A pernambucana terminou a terceira qualificação do torneio, realizada neste fim de semana em Roma, na Itália, em quinto lugar, somando 1.351 pontos. Ela começou o ano na primeira etapa, em fevereiro, no Cairo, em 21º, e na edição seguinte, no mês passado, no Brasil, foi a 9ª. Com a marca de agora, Yane ficou entre as campeãs da competição, estando no pódio do Top 6 da disputa.
Na capital italiana, o Brasil também esteve representado por outra competidora na Final do torneio: Larissa Lellys ficou em 33º dentre todas as 36 finalistas dos 21 países presentes, somando 976 pontos. A brasileira não conseguiu pontuar no hipismo, dentre as prova realizadas no Parco Foro Italico (esgrima tradicional e natação) e no Tor di Quinto (esgrima bônus, hipismo e evento combinado de tiro a laser e corrida).
A grande campeã da disputa foi a medalhista de ouro de Londres 2012, a lituana Laura Asadauskaite, que conquistou 1.417 pontos. Ela cruzou a linha de chegada do combinado com uma larga vantagem de um minuto sobre a segunda colocada, a medalhista de ouro de Pequim 2008, a alemã Lena Schoneborn, que somou 1.383. O bronze foi para a bielorrussa Anastasiya Prokopenko (1.369).
“Gostei de estar no pódio porque ganhei aqui em Roma no ano passado e estou muito feliz voltar ao topo do pódio”, a campeã relembra o título da mesma etapa da Copa do Mundo no mesmo local há aproximadamente um ano. “A preparação olímpica está ficando melhor e vou manter o ritmo”, Asadauskaite fala sobre a expectativa para os Jogos Olímpicos Rio 2016, para o qual se garantiu ao vencer a Final da Copa do Mundo do ano passado.
Na disputa na capital italiana, Yane Marques ficou a um passo de conquistar alguma medalha. Depois de largar no combinado em terceiro, a pernambucana cruzou a linha de chegada da prova apenas cinco segundos depois da medalhista de bronze.
Ela, Larissa e as demais competidoras começaram a Final da competição pela esgrima, onde Yane venceu 21 duelos ao todo e conquistou 229 pontos. Larissa teve 19 vitórias na luta com a espada, somando 203 pontos.
Na natação, Yane cravou o sétimo tempo dentre todas as competidoras, 2min14s93, assegurando 287 pontos. Larissa nadou os 200 metros estilo livre em 2min20s71 (278).
No hipismo, Yane foi uma das oito pentatletas que completaram o percurso sem cometer nenhuma falta e ganhar a pontuação máxima de 300 pontos. Na prova dos saltos com o cavalo, Larissa não conseguiu pontuar.
No combinado, Yane terminou as quatro séries de cinco acertos no alvo, intercaladas com 800 metros de corrida no 19º tempo, 12min54, faturando 526 pontos. Larissa fez a 27ª marca da última prova, 13min25s (495).
“A disputa feminina em Roma foi um grande sucesso. A parte mais importante foi ter nossas campeãs olímpicas de 2008 e 2012 no pódio, assim como nossa brasileira Yane Marques no quinto lugar. Tivemos nossos melhores atletas no pódio e isso mostra que os preparativos para os Jogos Olímpicos do Rio estão em curso”, destacou o presidente da União Internacional de Pentatlo Moderno (UIPM), o alemão Klaus Schormann.

Celpe negocia débitos em cidades do Interior de Pernambuco

A vantagem de aproveitar essas ocasiões, é que companhia oferece condições diferenciadas, como a retirada de juros e multas no consumo das faturas de energia.
Foto: Edvaldo Rodrigues/DP
A Companhia Energética de Pernambuco (Celpe) anunciou, neste domingo, que retorna ao Interior de Pernambuco com mutirões de negociação de débitos para os clientes que se encontram com contas de energia em aberto e não conseguiram aproveitar os acordos oferecidos no ano passado.
Segundo a companhia, o objetivo é facilitar o acesso às condições de negociação especiais oferecidas nessas ocasiões, permitindo que os clientes voltem a situação de regularidade com a empresa. Ao longo do ano passado, a Celpe fechou mais de 5 mil acordos com propostas diferenciadas, recuperando quase R$ 11 milhões de dívidas com a concessionária.
A vantagem de aproveitar essas ocasiões, é que companhia oferece condições diferenciadas, como a retirada de juros e multas no consumo das faturas de energia negociadas. Além disso, a Celpe flexibiliza o número de parcelas para pagamento. Cada caso é avaliado individualmente, levando em consideração o valor da dívida e o histórico do cliente.
A partir de amanhã, até o dia 8 de abril, as ações acontecem na cidade de Goiana, na Mata Norte, em parceria com o Procon. O gerente de recuperação de crédito da Celpe, Luiz Paulo Marinho, explica que algumas ações acontecerão integrando a proposta do Procon, que reúne diversas empresas e promove mutirões. “São verdadeiros feirões que permitem ao consumidor negociar dívidas com mais de um credor”, observa.
Em outras situações, a iniciativa é exclusiva da concessionária. Nesse modelo, acontecerá o mutirão que a Celpe promoverá em Caruaru, na semana seguinte, de 11 a 15 de abril. De acordo com Marinho, outros mutirões de negociação devem acontecer. “Iremos anunciar o calendário em cada cidade, à medida em que os feirões se aproximem”, garantiu.
Os interessados em negociar débito com a concessionária devem ficar atentos à documentação que deve ser levada ao local. Apenas o titular da conta, munido de identidade e CPF, pode realizar a negociação. Quem não for o titular, mas residir na unidade consumidora que possui débito, deve apresentar o contrato de locação ou compra do imóvel, além dos dois documentos de identificação. Neste caso, a equipe da Celpe promove a mudança de titularidade antes de iniciar a negociação.
Com informações da Celpe

Estado contabiliza 1.031 homicídios até 28 de março

O número de homicídios aumentou no estado do ano passado para cá de acordo. De 1º de janeiro até 28 de março de 2016, foram registrados 1.031 assassinatos no Estado, enquanto no mesmo período de 2015, o número foi de 942. Os dados foram informados durante reunião de monitoramento do Pacto pela Vida, divulgado nesta segunda-feira (04) pelo governador Paulo Câmara.
Secretário estadual de Defesa Social, Alessandro de Carvalho, só no último fim de semana foram 35 homicídios em Pernambuco. A situação de violência no Estado foi criticada pela bancada de oposição da Assembleia Legislativa (Alepe).
“Além das mortes violentas, crescem também os registros de roubos, furtos, sequestros-relâmpago, além do consumo de drogas”, comentou o deputado estadual. Sílvio lembrou das cenas de violência registradas no último final de semana no Bairro do Recife, na Área Central, e no Parque Dona Lindu, Zona Sul.
Paulo Câmara anunciou, ainda, que os editais dos concursos públicos das Polícias Civil e Científica saem nesta quarta-feira (05). “Segurança pública é um tema que exige presença e dedicação de todos. E nós temos que nos dedicar a servir à população, buscando ter um Estado mais seguro, em que tenhamos a cultura da paz no dia a dia. A recomposição dos quadros das polícias Militar, Civil e Científica é apenas uma vertente do nosso trabalho, que inclui prevenção e repressão”, afirmou Alessandro de Carvalho.
O presidente do Sindicato dos Policiais Civis do Estado (Sinpol), Áureo Cisneiros criticou o número de vagas oferecidas no certame. “Só este ano, há 600 profissionais com idade para se aposentar na Polícia Civil. Atualmente, o efetivo da instituição está com um déficit de 40% no número de servidores. As delegacias estão fechadas e o acúmulo de inquéritos policiais sem conclusão é grande”, afirma o sindicalista. Para ele, tudo isso aumenta a impunidade e incentiva os criminosos a continuarem cometendo delitos. 

Mobilização: No próximo dia 19 de abril, o Sinpol vai realizar uma passeata pelas ruas do Centro do Recife. A concentração será na Praça Oswaldo Cruz, às 9h. De lá, os policiais seguem até a Corregedoria da Polícia, na Rua da Aurora.
“O corregedor, Servilho Paiva, já abriu mais de 400 processos administrativos contra policiais por conta das manifestações por melhores condições de trabalho e por mais qualidade na instituição”, afirmou Áureo. O presidente do Sinpol e outros seis diretores da entidade estão ameaçados de demissão, conforme denunciou Cisneiros. Da Corregedoria, os manifestantes devem seguir até o Palácio do Campo das Princesas, onde pretendem falar com representante do Estado. (Via: Folha PE)

WhatsApp agora tem criptografia de mensagens

O anúncio veio após polêmicas envolvendo a justiça e até o caso internacional entre a Apple e o FBI.
Foto: Reprodução. 
Após meses seguidos de polêmica da Apple com o FBI pela defesa de criptografia dos iPhones, o WhatsApp anúnciou hoje aos usuários a encriptação de seus dados. Em definição simples, a criptografia permite que as mensagens ou informações trocadas nos dispositivos móveis se tornem ilegíveis por terceiros.
O próprio mensageiro já se envolveu em polêmicas com a justiça brasileira por não colaborar com investigações. A informação enviada pelo WhatsApp a partir desta terça-feira informa que as conversas são protegidas "de ponta-a-ponta". Ou seja, nem a própria companhia tem acesso ao conteúdo transmitido pelos usuários. A encriptação serve para todo tipo de mensagem, tanto em imagem, texto, áudio e vídeo.
"De agora em diante, quando você e seus contatos usarem a versão mais recente do aplicativo, cada chamada que você faz, e cada mensagem, foto, vídeo, arquivo e mensagem de voz que você envia, são criptografados por padrão, incluindo conversas em grupo", explica a empresa, que já tem mais de um bilhão de usuários ativos.
Ainda de acordo com o WhatsApp, não é preciso ativar outras configurações ou estabelecer conversas secretas e especiais para garantir a segurança de suas mensagens. "A ideia é simples: quando você envia uma mensagem, a única pessoa que pode ler é a pessoa ou grupo de chat que você enviar essa mensagem. Ninguém pode ver. Nem os cibercriminosos. Nem hackers. Os regimes opressivos. Nem mesmo nós. A encriptação de ponta-a-ponta ajuda a tornar a comunicação via WhatsApp privada - como uma espécie de conversa cara-a-cara", garante.
Em relação aos casos que envolvem a Lei, o WhatsApp fio claro em seu comunicado. "Recentemente, tem havido muita discussão sobre os serviços cifrados e a aplicação da lei. Embora reconheçamos o importante trabalho de aplicação da lei em manter as pessoas seguras, nos esforçamos para enfraquecer o risco de exposição das informações das pessoas por cibercriminosos, hackers e Estados".

Obras da Ferrovia Transnordestina se arrastam

Trecho da Ferrovia Transnordestina que deveria ligar a cidade de Eliseu Martins, no Piauí, aos portos de Suape e Pecém, próximo à Fortaleza
Ricardo B. Labastier/JC Imagem
Da Editoria de Economia
As obras da Ferrovia Transnordestina continuam devagar quase 10 anos depois do começo da sua construção, iniciada em junho de 2006, 159 anos depois de Dom Pedro II ter determinando, em 1847, que fosse realizado um estudo de uma ferrovia ligando o Sertão ao litoral do Nordeste. A obra foi iniciada no primeiro governo Luiz Inácio Lula da Silva e deveria estar pronta, pelo primeiro cronograma, em 2010.
Em setembro do ano passado, as obras estavam com percentual de 52% de realização. Esse percentual subiu para 56% em fevereiro último. A ferrovia vai ligar a cidade de Eliseu Martins (PI) aos portos de Suape e Pecém (CE).
Os órgãos públicos já liberaram R$ 6,1 bilhões empregados no empreendimento. Desse total, R$ 3,065 bilhões foram aportados pela Sudene. A última expectativa é de que o empreendimento demande um investimento de R$ 11 bilhões.
Segundo informações da Sudene, os aditivos aos acordos de investimento e acionistas estabelecem que os valores que ultrapassem o orçamento aprovado de R$ 7,52 bilhões deverão ser aportados integralmente pela Transnordestina Logística S.A.(TLSA), empresa privada responsável pela execução da obra.
O fato da empresa ter que fazer um aporte de R$ 3,5 bilhões pode explicar o motivo da obra estar se arrastando.
No ano passado, o plano da TLSA era captar R$ 3 bilhões para concluir o empreendimento. “O capital privado brasileiro não está em condições de investir R$ 3 bilhões. É uma pena. É um empreendimento que poderia abrir fronteiras para outros investimentos se instalarem no interior do Nordeste”, lamenta o prefeito de Salgueiro, Marcones Libório. Salgueiro recebeu uma fábrica que iria produzir os dormentes para a ferrovia.