Mostrando postagens de Abril 7, 2016Mostrar tudo

Atenção: Em Monteiro tem pelo menos duas suspeitas da gripe H1N1

A gripe H1N1 vem atingindo vários estados brasileiros e já causou mais de 71 mortes, sendo a maioria em São Paulo. O surto da doença também causa preocupação no município de Monteiro no cariri, que já registrou duas suspeitas da gripe H1N1, até o momento, nenhum caso confirmado.
Na terça-feira (05), foi confirmada a primeira morte na Paraíba por causa da gripe. A vítima foi Mirla Farias Pereira, de 25 anos, no Hospital Antônio Targino em Campina Grande.
O vírus H1N1 já é responsável por metade dos casos de gripe registrados no país, afirmou o diretor de Vigilância de Doenças Transmissíveis do Ministério da Saúde, Cláudio Maierovitch. Do total comprovado para influenza em análises laboratoriais, 50% apresentam a infecção por essa variação do vírus, responsável por uma pandemia em 2009.
Boletim divulgado na segunda-feira, 4, mostra que o subtipo influenza A já provocou, apenas nos primeiros três meses deste ano, 71 mortes – quase o dobro do que foi registrado no ano de 2015 (36). Os casos também subiram de forma expressiva. Até agora, foram 444 notificações de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) – o triplo de todo 2015.
Além do aumento de pacientes atingidos, a doença se espalha pelo País – 15 Estados registram infecções provocadas pelo vírus, dois a mais do que há duas semanas. “O nosso maior temor é que a epidemia, tendo início precoce, atinja um número maior de pessoas, a exemplo do que aconteceu em 2013”, disse Maierovitch. Naquele ano, foram 3.733 registros de H1N1. “Os casos foram registrados a partir de abril. Agora, começaram ainda em março”, afirmou.
O PIPOCO

Gripe ou resfriado? – Como saber se você está com gripe ou apenas um resfriado? Segundo Estela, os sintomas são mais amenos no caso do resfriado, normalmente sem febre ou com temperaturas que não sobem tanto. “Os dois são causados por vírus, mas o do resfriado chama parainfluenza e o da gripe chama influenza. Caso seja gripe, existem vários tipos, entre eles o H1N1, que pode chegar ao óbito”, afirma.
Na dúvida, sempre procure um médico e não se automedique. Para quem está em algum grupo de risco, o cuidado deve ser ainda maior. “Idosos, crianças, gestantes e quem tem alguma doença crônica podem sofrer mais caso peguem gripe, então é preciso ficar atento e não deixar para procurar orientação médica só quando o quadro evolui”, finaliza.
Além da vacina como método de prevenção, é indicado lavar as mãos sempre, usar álcool em gel, evitar aglomerações, sempre usar lenços descartáveis quando for tossir ou espirrar e não compartilhar copos e talheres.

Pernambucana desenvolve chip que detecta 18 tipos de câncer em estágio inicial

Exame dura 15 minutos, não libera radiação e permite o diagnóstico precoce da doença
Deborah (à esquerda) apresenta o chip amanhã em competição internacional na California
Foto: Divulgação / Da Rádio Jornal
A biomédica e professora universitária Deborah Zanforlin, natural de Caruaru, no Agreste de Pernambuco, é a responsável por desenvolver um dispositivo que promete avanços significativos no diagnóstico precoce e tratamento efetivo do câncer. O projeto de Zanforlin é um chip que detecta 18 tipos da doença em estágio inicial, através de um teste sanguíneo, e dá o resultado ao paciente em apenas 15 minutos.

Ouça a reportagem de Núbia Silva, da Rádio Jornal Caruaru:
Deborah viaja nesta quarta-feira (6) para Stanford, na California (EUA), onde vai apresentar o chip na competição internacional BioSciKin, na categoria Life Science. Ela conta que o biosensor mapeia marcadores sanguíneos liberados por células cancerígenas nos estágios iniciais da doença. Isso permite o diagnóstico precoce do paciente, o que aumenta as chances de cura para 70%.
Outra vantagem do chip é que ele não libera radiação. Além disso, todo o sistema do exame é portátil e pode ser levado com facilidade para cidades do interior, onde o acesso ao diagnóstico e tratamento do câncer é difícil. O equipamento, que alia rapidez e portabilidade, também permite que os testes sejam realizados com maior frequência, já que o intervalo entre as sessões deve ser de, no mínimo, seis meses.
Deborah não descarta que o chip possa ser utilizado para outros diagnósticos. "O chip pode ser utilizado para outras doenças no futuro, mas eu estou há cerca de dois anos focada no diagnóstico e no tratamento do câncer", ressalta. Um dos principais objetivos do projeto, que vai ser apresentado na Califórnia nesta quinta-feira (7), é permitir que as pessoas deixem de ver o câncer como uma sentença de morte.

Convocatória do II Encontro Regional de Conselheiros e ex-Conselheiros Tutelares do Sertão de Pernambuco.

 
Segue no link abaixo a convocatória para participação no II Encontro Regional do Sertão de Pernambuco, voltado aos conselheiros e ex conselheiros a ser realizado na cidade de Serra Talhada. Segundo consta no convite acima, haverá capacitação, Assembleia e Fundação da Associação de Conselheiros e Ex Conselheiros Tutelares do Sertão de Pernambuco, segue link da convocatória: (Click Aqui)

DETRAN ABRE 15 MIL VAGAS PARA PRIMEIRA HABILITAÇÃO EM TODO BRASIL DE GRAÇA!

Detran Abre 15 Mil Vagas Para Primeira Habilitação Em Todo Brasil De Graça!
Inscrição para CNH Social 2016
O projeto CNH Social foi criado pelo Governo Federal em 2011, por meio da Lei 9.665, esse programa tem o objetivo de disponibilizar a pessoas de baixa renda a possibilidade de obter a CNH gratuitamente, podendo ser a primeira habilitação, para os que desejam adicionar mais uma categoria á sua carteira ou até mesmo realizar a renovação da sua CNH. Essa atitude contribui aumentando chances para os profissionais envolvidos possam ingressar no mercado de trabalho, pois muitas vagas de emprego tem como exigência habilitação, os beneficiados pelo projeto poderão trabalhar como motoboy, motorista de caminhão ou de ônibus. Nesse artigo trazemos algumas informações necessárias e importantes para quem vai se inscrever na CNH Social 2016.
Quem pode se inscrever na CNH Social 2016
Essas vagas são destinadas a pessoas com baixa renda que não tem condições financeiras de tirar a habilitação ou mudar a categoria da mesma. Essas vagas são para pessoas com renda de até 02 salários mínimos e que estejam desempregados a mais de 01 ano, candidatos que não tenham nenhum registro na carteira de trabalho, que participam do programa Bolsa Família, alunos que estudem na rede pública que tenham um bom rendimento escolar, ex presidiários, candidatos portadores de necessidades especiais e candidatos que atuam como pequeno agricultor rural. No ato da inscrição os candidatos deverão escolher apenas um dos seguimentos citados a cima mesmo que o mesmo se enquadre em mais de um. Além dos requisitos mencionados acima tem mais alguns fatos importantes é necessário que o candidato saiba ler e escrever, possuir carteira de trabalho, CPF e carteira de identidade, ser responsável pelos seus atos para assim não oferecer risco a vida de terceiros e não estar por algum motivo judicial impedido de obter a carteira de habilitação. O Programa disponibiliza um número grande de vagas para pessoas que se enquadram nos requisitos para assim conseguir tirar a sua habilitação, já ajudou a muitas pessoas a conseguir um emprego com ajuda da habilitação.
Inscrição no CNH Social 2016

Mais uma barragem sangrando no Pajeú e Brejinho volta a receber água nas torneiras

Barragem Mãe D'água em Itapetim amanheceu sangrando (Foto:Marcelo Patriota)
Na manhã desta quarta uma das principais barragens que fica situada em Itapetim sangrou. A Barragem de Mãe d’água que durante vários anos esteve completamente seca por conta da forte estiagem, começou a verter nesta manhã para alegria da população de Itapetim.
ÁGUA NAS TORNEIRAS:
O município de Brejinho, no Alto Pajeú, após um longo período sem receber água nas torneiras por conta do colapso que se encontrava, festejou na manhã desta quarta (6) a chegada do líquido nas torneiras. É que após as últimas chuvas que caíram na região, os reservatórios que abastecem a cidade e que estavam secos, encheram que chegaram a verter (sangrar). Para os moradores que já estavam utilizando a lata d’água, isso foi motivo de alegria, abrir a torneira e receber água tratada e pronta para o consumo.

SERRA TALHADA RECEBE UM DOS PRIMEIROS ‘CONSELHO TUTELAR MODELO – MEU LUGAR NA CIDADE’ DE PERNAMBUCO

Serra Talhada foi contemplada com um espaço seguro, acessível, confortável e adequado ao atendimento de crianças, adolescentes e seus familiares.
A conquista do equipamento ‘Conselho Tutelar Modelo – Meu Lugar na Cidade’ é fruto do resultado da união de esforços do Senador Humberto Costa, junto ao Governo Federal, através da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República e a Prefeitura Municipal.

O projeto do ‘Conselho Tutelar Modelo – Meu Lugar na Cidade’, além de um ambiente seguro e adequado, foi desenvolvido com o objetivo de protagonizar uma nova maneira de assegurar o cumprimento do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), ao provocar melhorias nos serviços públicos oferecidos a esse público nas áreas de saúde, educação, cultura e esportes.

Além de Serra Talhada, a Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH/PR) formalizou convênios com mais dois municípios: São José do Egito e Porção.

Instituto Tiradentes aponta os três vereadores mais atuantes de Iguaracy

Odete Soares, Simão Rafael e Amaury Torres (Amaury da Ração)
O Instituto Tiradentes realizou pesquisas em todo País, por telefone, sobre a atuação dos parlamentares nos municípios. Em Iguaracy, o instituto apontou a vereadora e presidente da Câmara de Vereadores Odete Soares Pereira (PRB) como a mais atuante do legislativo municipal, junto com o vereador Simão Rafael de Vasconcelos em segundo e o vereador Amaury de Oliveira Torres (PTN), mais conhecido como Amaury da Raçãoem terceiro.
Devido ao destaque obtido na pesquisa, os parlamentares foram convidados para receber a honraria denominada “medalha Tiradentes”, que deveria ter sido entregue no dia 01 de Abril, após a realização do congresso da entidade no Nordeste, mas não puderam comparecer.
Esta é a segunda vez consecutiva que a vereadora Odete Soares foi escolhida a mais atuante.
 A vereadora “medalha de ouro” agradeceu a população pelo reconhecimento de seu trabalho. “Foi com muita alegria que recebi esta notícia, por ter sido apontada pelo povo como uma dos mais atuantes da cidade. Só tenho a agradecer ao povo, o qual dedico esta conquista e digo que ela só mostra o sentimento positivo da população que reconhece o nosso trabalho e o nosso compromisso”, disse.
Instituída pelo Instituto Tiradentes, a “Medalha Tiradentes” é conferida apenas aos políticos que obtiveram aprovação na pesquisa realizada pela entidade e que possuam ilibada idoneidade moral, além de relevantes serviços públicos em prol da comunidade.

Metodologia - Sistema SENTIO de pesquisa
O sistema realiza pesquisas por telefone, onde é elaborada uma pergunta em todos os municípios com os nomes de todos os vereadores. O cidadão escolhe pelo próprio telefone o parlamentar mais atuante.
Para garantir a lisura do processo, o Instituto Tiradentes possui um banco de dados com mais de 120 milhões de telefones de todo Brasil. Dependendo da quantidade de habitantes de cada cidade – Probabilidade Proporcional ao Tamanho-IBGE, são sorteados pelo computador entre setenta a mil e quinhentos números de telefones para fazer parte da pesquisa, objetivando sempre que os resultados representem a situação da população dos municípios. (Assessoria de Comunicação)

Veja como foi a 8ª Sessão Ordinária da Câmara de Vereadores de Iguaracy

A Câmara Municipal de Vereadores de Iguaracy realizou na manhã da última terça-feira, dia 05, mais uma Sessão Ordinária do Primeiro Período Legislativo de 2016. A reunião teve início às 9h, e foi conduzida pela Presidente Odete Soares Pereira. Estiveram presentes, além da Presidente da Casa, os Vereadores Amaury de Oliveira torres - 1º Secretário, José Jorge da Silva - 2º Secretário (Jorge Soldado), Leonardo Lopes Magalhães (Neguinho de Irajaí), Simão Rafael de Vasconcelos, José Torres Lopes Filho (Zeinha), Fábio Alves Torres, Manoel Olímpio de Siqueira e Francisco de Sales Galindo Filho.

Foram apresentadas as seguintes matérias:
* Leitura e votação do Projeto de Resolução n° 001/2016 de autoria do legislativo, que dispõe de regulamentar o tempo e uso da palavra em plenário e dá outras providências; (Aprovado com ressalvas)
O projeto em questão objetiva preencher as lacunas existentes no ordenamento jurídico municipal, devido à necessidade de organização e melhoramento do andamento das reuniões da Casa. Todos os vereadores puderam elaborar sugestões para designação do tempo de fala durante as sessões ordinárias, extraordinárias, solenes e audiências públicas, bem como, nas demais questões colocadas no projeto. O objetivo é melhorar o rendimento das reuniões semanais, pois visa organizar e aplicar o princípio constitucional.

* Leitura e votação do Requerimento de n° 017/2016 de autoria da vereadora Odete Soares Pereira, que dispõe do pedido de construção de duas lombadas na Trav. José Bezerra Câmara, mais precisamente nas esquinas próximas a Escola Municipal Dr. Diomedes Gomes Lopes. Na justificativa a vereadora coloca que o pedido tem como a base a segurança dos transeuntes que passam diariamente pela via, especialmente os estudantes. (Aprovado)

No espaço destinado aos requerimentos verbais, o vereador José Torres (Zeinha) pediu a Gerência Regional da Compesa, em nome dos vereadores Simão Rafael, Francisco de Sales e Fábio Torres, que seja feito uma obra de melhoramento na estrutura do escritório local da companhia no distrito de Jabitacá. (Aprovado)
Pelo vereador Fábio Torres, pedido de construção de lombada na Rua Né Santana, no trecho entre a Escola Mun. Dr. Diomedes e o Posto São Gabriel. O vereador também usou do espaço para solicitar a construção de redutores de velocidade na Avenida José Bezerra Câmara, no trecho ao lado da Escola Mun. Dr. Diomedes. (Aprovado)

Excepcionalmente essa Sessão foi bastante curta e com poucas falas. Durante a tribuna livre os vereadores reduziram o tempo de suas colocações pessoais, em função da necessidade da maioria se ausentar. Para acesso a todos os detalhes e a fala de cada vereador, abaixo você pode ouvir a gravação completa.
A próxima sessão será realizada no dia 12 de Abril, terça-feira, a partir das 9h. Toda a comunidade está convidada a participar. Fique a vontade para curtir e acompanhar nossa página no Facebook: https://www.facebook.com/camaramunicipaldevereadoresdeiguaracy/?fref=ts
Mais informações sobre o Legislativo podem ser encontradas no portal eletrônico da Casa no endereço: http://camaraiguaracy.pe.gov.br/ (Assessoria de Comunicação)

Extinta há 100 anos, "prima" da zebra está de volta à vida

Uma equipe de cientistas da Cidade do Cabo, na África do Sul, conseguiu reviver o quaga, um parente próximo da zebra, que estava extinto há mais de cem anos.
Como a zebra, o quaga também possui o pelo listrado, embora somente na parte frontal do seu corpo. Sua traseira não é branca, mas de cor café. Essa espécie animal vagava em grandes rebanhos pelo território sul-africano, até que os colonizadores europeus dizimaram sua população. O último espécime conhecido morreu por volta de 1880. Mas hoje, graças à tecnologia do DNA e à criação seletiva, os cientistas conseguiram ressuscitar a espécie.
O milagre científico foi realizado por especialistas do chamado Projeto Quagga, liderado por Eric Harley, professor da Universidade da Cidade do Cabo. Sobre o assunto, o cientista afirmou que a chave foi a genética do animal, cujo estudo através das peles de quaga ainda existentes permitiu hibridizá-lo com uma subespécie da zebra-da-planície.
Essa informação também permitiu a conclusão de que os genes característicos dos quaga certamente estavam presentes na zebra, de modo que, por meio da criação seletiva, seria possível obter novos espécimes por engenharia reversa. E foi assim que aconteceu: a cada novo grupo de potros, as características da espécie extinta começaram a se manifestar.
“O desenvolvimento do projeto seguiu essa previsão. E, de fato, no decorrer de 4 ou 5 gerações, vimos uma redução progressiva das listras e, recentemente, um aumento na cor café da traseira, o que mostra que nossa ideia original era, na verdade, correta”, afirma Harley.
http://seuhistory.com/noticias

I.C.A.R e suas idolatrias: Igreja exibe suposta túnica usada por Cristo antes da crucificação

A peça foi restaurada por uma das especialistas em antiguidades responsáveis pela restauração das peças do museu do Louvre
A basílica Saint-Denys de Argenteuil, nos arredores de Paris, está exibindo uma túnica que supostamente foi usada por Jesus Cristo antes de ser crucificado.
A peça foi recentemente restaurada na França e agora tem atraído milhares de visitantes que desejam ver de perto uma das maiores relíquias do cristianismo, ao lado do sudário de Oviedo e do lençol de Turim.
O reparo realizado recosturou a peça original em um tecido mais escuro e mais grosso. “Constatamos que, com um fundo mais escuro, os buracos da roupa ficam menos visíveis. Dessa maneira, foi possível dar maior coerência, em termos visuais, à túnica”, afirma a restauradora de antiguidades Claire Beugnot.
Chamada pela Igreja Católica de a Santa Túnica, o objeto pertence a França há 1,2 mil anos. Segundo a história, a peça foi dada de presente ao rei francês Carlos Magno pela imperatriz Irene de Constantinopla (atual Istambul, na Turquia). O rei então doou a túnica ao clero de Argenteuil.
A tradição da igreja da França é mostrar a túnica a cada 50 anos, a última vez que ela foi exibida foi em 1984 e só seria exposta novamente em 2034, mas por conta do restauro a igreja resolveu antecipar o evento. Com informações G1
De Gospel Prime

Estado Islâmico ameaça derrubar Torre Eiffel e invadir Roma

O grupo fez um vídeo utilizando imagens do videogame 'Call of Duty' para mostrar a Torre Eiffel caindo
Por meio de um novo vídeo, os terroristas do Estado Islâmico (EI) ameaçam derrubar a Torre Eiffel, em Paris, e também prometem invadir Roma, chamada por eles de a “nação da Cruz”.
A gravação dos jihadistas foi divulgada em fóruns do grupo, meios utilizados para recrutar e orientar os integrantes do grupo terrorista que já estão presentes em diversos países.
No vídeo eles utilizam os gráficos do jogo de videogame ‘Call of Duty’, que mostra a destruição do principal ponto turístico da capital francesa.
Os líderes pedem para que os defensores da jihad lutem para punir os infiéis, fazendo vingança em nome de Alá. “Alá vai puni-los [os infiéis] através de suas mãos”, diz a primeira mensagem do vídeo. Ao falar sobre Roma, na Itália, os terroristas afirmam: “Convertam-se ao Islã ou paguem o preço”.
Os ataques em Bruxelas, que aconteceram no dia 22 de março, também foram citados no vídeo onde os terroristas são chamados de “soldados do Califado”, afirmando que as próximas cidades a serem atacadas serão Londres, Berlim ou Roma. Com informações Veja

Perito diz poder ajudar no Caso Beatriz

Garota foi morta com 42 facadas / Do JC Online
Um dos peritos criminais mais famosos do País está oferecendo ajuda para atuar nas investigações do assassinato de Beatriz Mota, ocorrido no dia de 10 de dezembro de 2015, em Petrolina, no Sertão do Estado. Trata-se do alagoano George Sanguinetti, que participou das perícias nas mortes de PC Farias, ex-tesoureiro de campanha do então candidato a presidente Fernando Collor de Melo, em 1996, em Maceió (AL), e da menina Isabella Nardoni, em 2008, em São Paulo.

O perito – que também é professor da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) – chegou a enviar ofício à sede do Ministério Público de Pernambuco (MPPE) em Petrolina, no início de março, oferecendo ajuda, segundo ele “sem custos” às autoridades locais. No próximo dia 10, completam-se quatro meses do homicídio, que segue sem solução.
Por telefone, de Maceió, Sanguinetti afirma que o caso Beatriz lhe tira o sono. “É um crime complexo e que só vai ser solucionado com um trabalho eficiente da perícia técnica”, afirma, acrescentando que confia na competência da polícia de Pernambuco.
O professor teve acesso a 12 fotos da cena do crime, o depósito de materiais esportivos do Colégio Nossa Senhora Auxiliadora, em Petrolina, e se mostrou intrigado com o que viu. “Havia manchas de sangue compatíveis com pegadas. Não se sabe se eram de sapatos, sandálias, que tipo de material ou o tamanho do pé”. Ainda de acordo com Sanguinetti, a mão direita de Beatriz apresentava um ângulo de noventa graus com relação ao antebraço. Ele questiona se foi resultado de pancadas ou da disposição do corpo após o homicídio.
Para o perito, a tese de que Beatriz possa ter sido morta em um ritual de magia negra é carta praticamente fora do baralho. “Nesse tipo de crime há uma preocupação dos assassinos em recolher o sangue da vítima, então o corte é realizado na região da artéria carótida”, diz. Beatriz apresentava ferimentos localizados, em sua maioria, na região do abdômen.
O professor da UFAL não crê na tese de que várias pessoas teriam se juntado para premeditar o assassinato. Também discorda da eficácia de medidas como a divulgação do retrato falado do suspeito. “As pessoas se parecem umas com as outras”, alega. Ainda sem receber respostas das autoridades pernambucanas, Sanguinetti segue acompanhando o caso à distância.
A assessoria de Comunicação do Ministério Público de Pernambuco afirma que só poderá se pronunciar sobre o caso quando o inquérito for concluído e remetido à instituição. A Polícia Civil de Pernambuco alega que só dará declarações sobre o assassinato no dia apresentação do inquérito.

Primeiro caso confirmado: Morre jovem formada em Letras vítima de ‘Gripe Suína’

A jovem Mirla Farias de Pereira, 25 anos, morreu nesta terça-feira (5), com o primeiro caso de H1N1 confirmado em Campina Grande, no Agreste paraibano. A Secretaria de Saúde do Município confirmou que esta é a primeira morte provocada pela gripe na 3ª região de saúde.
A vítima estava internada no Hospital Antônio Targino, em Campina Grande, desde o dia 7 de março, apesar do tratamento, não resistiu.
A jovem morava em Campina Grande e era graduada do curso de Letras da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)
Ainda segundo a 3ª região de saúde, dos 12 casos notificados na região de Campina Grande, dois foram confirmados – entre eles o da paciente que morreu nesta terça-feira – e outros 10 aguardam o resultado de exames.
Conforme a Secretaria de Estado de Saúde (SES), até a manhã desta terça-feira, havia sido notificados oito óbitos com suspeita de H1N1 na Paraíba. Um deles já foi descartado (João Pessoa) e os demais seguiam em investigação (um em Puxinanã, outro em Campina Grande, um em Camalaú e quatro em João Pessoa) com amostras no Instituto Evandro Chagas.
Até o último dia 29, a Paraíba havia contabilizado sete casos confirmados da gripe H1N1. De acordo com a SES, a campanha de vacinação deste ano só deve começar no dia 30 deste mês. A informação é do Diário do Sertão.

Concurso em Arcoverde inscreve para 18 vagas com salários de até R$ 2.400

A Câmara Municipal de Arcoverde, inscreve para 18 vagas. As oportunidades são para todos os níveis de escolaridade, desde o Ensino Fundamental até o Ensino Superior. Os salários variam de R$ 940 a R$ 2,4 mil.
A carga horária é de 30 horas.O edital está disponível no site da instituição organizadora. Os interessados devem se inscrever exclusivamente pela internet até o dia 8 de maio.
Há vagas disponíveis para os cargos de auxiliar de serviços gerais, motorista, recepcionista, agente administrativo, técnico em administração, técnico em controle interno, técnico em contabilidade.
O processo seletivo é composto por provas objetivas, que devem ocorrer nos dias 4 e 5 de junho. De acordo com o edital, o gabarito preliminar deve ser divulgado em 6 de junho.
A taxa de inscrição tem três valores, a depender da escolaridade. Custam R$ 40 (para nível Fundamental) e R$ 60 (níveis Médio e Superior). O resultado final do concurso deve ser divulgado até o dia 23 de junho.

Estudante do IF Sertão-PE morre após sofrer queda no corredor da instituição em Petrolina

Uma estudante do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IF Sertão-PE) em Petrolina, morreu nesta quarta-feira dia (06). Segundo informações, a jovem, identificada como Samara Andrade Bezerra, de 18 anos, morreu após levar um tombo no corredor da instituição e bater a cabeça em uma caqueira. A estudante teria desmaiado e vindo a óbito após duas paradas cardíacas.
Segundo informações repassadas ao Blog pela assessoria de comunicação do IF Sertão-PE, Samara passou mal por volta das 15h no corredor do instituto. A ascom disse ainda que ela foi socorrida pelo enfermeiro da instituição, e que o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi chamado e tentou reanimá-la, mas ela veio a óbito.
O corpo de Samara está no Instituto Médico Legal (IML) de Petrolina, onde será feita a perícia e investigação da causa da morte. A instituição decretou Luto Oficial de três dias e as aulas no campus Petrolina foram suspensas pelo falecimento da aluna.

Mulher é presa portando pistola .40 em Serra Talhada, no Sertão do Pajeú

No início da noite desta quarta-feira, dia (06), por volta das 18:00, próximo à Faculdade de Formação de Professores de Serra Talhada (FAFOPST), na Av. Afonso Magalhães, uma mulher foi presa portando uma pistola Cal. .40, com numeração raspada.
Segundo informações, após denúncia anônima, que davam conta de que uma mulher, embarcaria em um micro-ônibus que sairia da cidade de Flores para Serra Talhada onde a mesma estaria portando uma arma de fogo. As equipes do BEPI, efetuaram diligências e já em Serra Talhada, próxima à FAFOPST, avistaram uma mulher com as características descritas na denúncia.
Ao perceber a presença dos policiais, a suspeita tentou se evadir, porém não houve êxito e ao ser realizado a abordagem, foi encontrado, dentro da bolsa de mão da pessoa identificada como Josefa Gomes Arcoverde, uma pistola Cal. .40, modelo 24/7, com numeração raspada, com dois carregadores e oito munições intactas do mesmo calibre. Diante do flagrante a imputada foi conduzida e entregue na Delegacia de Polícia Civil de Serra Talhada para as providências cabíveis.

Homem é assassinado a tiros na zona rural de Serra Talhada, no Sertão do Pajeú

No final da tarde quarta-feira, dia (06), por volta das 16:30, um homem identificada Cláudio Moraes da Silva, de 36 anos, foi assassinado a tiros, próximo ao Sítio Pitombeira, na estrada que dá acesso ao distrito de Bernardo Vieira, zona rural do município de Serra Talhada, Sertão do Pajeú.
Segundo informações do nosso parceiro do Portal NN, por volta das 18:30, a Central de Operações do 14º BPM tomou conhecimento que havia ocorrido um homicídio no Sítio Pitombeira, próximo ao distrito de Bernardo Vieira, zona rural de Serra Talhada.
De imediato, uma equipe do GATI foi enviada ao local, onde constatou a veracidade do fato e lá encontrou o corpo da vítima, deitado no banco dianteiro de um veículo Fiat Uno Mille, de cor branca, e placas KLQ-5080, de sua propriedade, com várias perfurações de balas, na cabeça e na região do tórax, provavelmente de uma arma cal. 12.
Populares relataram à PM que não viram ninguém estranho na redondeza, porém ouviram os estampidos de tiros, por volta das 16:30. A polícia ainda não sabe qual a motivação do crime e nem quem foi o algoz de Cláudio Moraes, que era pessoa de bem e bastante considerada na localidade. O caso será investigado pela Delegacia de Polícia Civil de Serra Talhada.