Mostrando postagens de Abril 12, 2016Mostrar tudo

IGUARACY: Secretaria De Saúde dá início a "Semana Contra a Tuberculose"

Teve início na manhã desta segunda (11) a Semana Contra a Tuberculose no município de Iguaracy. Na programação do dia, profissionais da Secretaria de Saúde realizaram palestra e orientação sobre o tema com as puérperas e mães do distrito de Irajaí.
A tuberculose (TB) é uma doença infecciosa e transmissível que afeta prioritariamente os pulmões. A doença é curável. Anualmente são notificados cerca de seis milhões de novos casos em todo o mundo, levando mais de um milhão de pessoas a óbito.
Aos esforços municipais estão as atividades educativas de rotina e a investigação e busca ativa de casos suspeitos. No município de Iguaracy, todos os meses são realizadas ações nas Unidades Básicas de Saúde, o que envolve de forma direta a população e os profissionais da área.
No Brasil, a tuberculose é um sério problema de saúde pública, com profundas raízes sociais. A cada ano, são notificados aproximadamente 70 mil casos novos e ocorrem 4,6 mil mortes em decorrência da doença. O Brasil ocupa o 17º lugar entre os 22 países responsáveis por 80% do total de casos de tuberculose no mundo.
É fundamental que a população busque as UBS’s para maiores informações. A Tuberculose tem cura e o tratamento é gratuito pelo SUS. Não deixe de fazer a sua parte. Participe da Semana Contra a Tuberculose, Iguaracy apoia esta causa.
PROGRAMAÇÃO DA SEMANA:

12/ 04 (TERÇA) - UBS SANTA ANA E JABITACÁ
15/04 (SEXTA) - UBS SEDE


Veja como você pode identificar possíveis sinais e sintomas desta doença:
A apresentação da tuberculose na forma pulmonar, além de ser mais frequente, é também a mais relevante para a saúde pública, pois é essa forma, especialmente a positiva à baciloscopia, a principal responsável pela transmissão da doença que se dá por via aérea.
Populações vulneráveis
Tempo de tosse
Indígenas

Duas semanas ou mais

Pessoas privadas de liberdade
Pessoas que vivem com o HIV/aids
Pessoas em situação de rua
Independentemente do tempo de sintoma

Mãe procura esclarecer confusão que está envolvendo imagem de seu filho

Mãe procura esclarecer confusão que está envolvendo imagem de seu filho 
Mãe do rapaz chamado Welliton dos Santos, está procurando uma forma de esclarecer a toda a população de Conceição do Coité e outros municípios, toda a confusão que está sendo feita com seu filho, pois o mesmo está sendo acusado de ser procurado pela justiça e de ser o rasta que segundo informações esteja atacando as mulheres.
A mãe do jovem disse que o filho não está nem podendo sair de casa, por conta dos boatos que estão sendo compartilhados via WhatsApp, com a foto dele e está colocando a vida do mesmo em perigo.
Ela (a mãe do jovem), pede que por favor parem de compartilhar essa informação que está errada.

Via Blog Noticias em Destaque

Orientação sexual em formulário de projeto social para crianças gera polêmica em Vitória

Um dos campos a serem preenchidos refere-se à orientação sexual da pessoa inscrita no projeto Caminhando Juntos, voltado para crianças e adolescentes
Uma questão no formulário de inscrição para um projeto social da Prefeitura deVitória tem causado polêmica e muita discussão nas redes sociais. No documento, um dos campos a serem preenchidos refere-se à orientação sexual da pessoa inscrita no projeto Caminhando Juntos (Cajun), que é voltado para crianças e adolescentes, de 6 a 15 anos.
A mãe de uma das crianças inscritas no projeto estranhou a pergunta e postou no Facebook um questionamento sobre a necessidade de tal informação. No campo onde deveria informar a orientação sexual do filho, de 7 anos, ela pôs um ponto de interrogação e escreveu "ele só tem 7 anos". Em seguida, ela fotografou o formulário e publicou na internet. "Alguém pode me explicar qual a finalidade disso?", questionou.
A postagem gerou uma grande discussão e centenas de pessoas opinaram sobre o tema. As opiniões foram bastante divididas: enquanto alguns criticaram o procedimento, outros reconheceram que a questão pode sinalizar uma preocupação da prefeitura em lidar com a diversidade.
Por meio de nota, a Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) de Vitória informou que trata-se de um formulário padrão, que se destina a crianças e adolescentes atendidos pelo projeto Caminhando Juntos. A Semas ressaltou ainda que, nesse tipo de caso, a mãe deve desconsiderar a informação, uma vez que seu filho tem 7 anos.
Fonte: Folha Vitória

Presos homens que explodiram e roubaram caixas eletrônicos do BB em Triunfo

Assaltantes explodiram pelo menos três caixas eletrônicos do Banco do Brasil em Triunfo-PE, no contro comercial urbano do município, na madrugada desta terça-feira (12) e foram presos horas depois.
Os homens conseguiram fugir após levar uma quantia não revelada, mas foram presos pouco depois. Com o local do crime isolado, a Polícia Civil deve realizar perícia no local nesta manhã.
Os assaltantes foram presos na cidade de Custódia. A Polícia Militar daquele município apreendeu a quantia de R$ 15 mil com quatro indivíduos que estavam em um veículo Citroen preto.
A última ação similar aconteceu em maio do ano passado, em Flores, quando caixas eletrônicos foram explodidos na agência do Banco do Brasil. De 10 a 12 pessoas participaram da ação. A quantia roubada não foi divulgada. (Nill/Júnior Campos)

Mulher é encontra morta na rodovia PE-365 em Serra Talhada

Na noite dessa segunda-feira (11), por volta das 19h, uma mulher de 24 anos foi encontrada morta às margens da rodovia PE-365, entre Serra Talhada e Triunfo, próximo ao ‘Bar da Galinha’, no Sertão de Pernambuco.
De acordo com a Polícia Militar, a vítima Carla Natália estava com escoriações pelo corpo e ao lado dela foi encontrada uma criança de apenas 7 anos, a qual foi entregue a Delegacia de Polícia Civil (DPC).
O Corpo de Bombeiros ainda foi acionado, mas ao chegar no l0cal a vítima já estava sem vida. O caso foi repassado para a Polícia Civil que abrirá inquérito para investigar a causa da morte.
Âncora do Sertão / Imagem Ilustrativa.

GOVERNO MUNICIPAL DE IGUARACY REALIZOU ATIVIDADES EDUCATIVAS NO DIA MUNDIAL DA SAÚDE

Centro de Convivência de Crianças e Adolescentes – Bairro da Cohab
Com o objetivo de comemorar o Dia Mundial da Saúde o Governo Municipal de Iguaracy, através da Secretaria Municipal de Saúde, promoveu ações importantes na última quinta-feira (07) em todos os Centros de Convivência. Foram realizadas atividades em parceria com os profissionais da Secretaria de Desenvolvimento e Assistência Social, com uma programação dinâmica e lúdica, desenvolvida em grupo pelos profissionais das Unidades Básicas de Saúde, equipe NASF, NPS e Vigilância em Saúde.
Atividade desenvolvida na comunidade dos Quilombolas.
A proposta é que no Dia Mundial da Saúde as ações tenham como ênfase a educação em saúde ambiental e a mobilização de diferentes segmentos da sociedade para contribuir com a promoção de ambientes saudáveis e com a divulgação e adoção de comportamentos sustentáveis. É fundamental que, além de cuidarmos da nossa saúde, participemos da luta por melhorias em nosso país. O principal objetivo desta data é conscientizar as pessoas sobre a importância da preservação da saúde para ter uma melhor qualidade de vida.
Atividade na UBS de Irajaí com as crianças do Centro de Convivência.
O Dia
No dia 07 de abril comemora-se o Dia Mundial da Saúde, data criada em 1948 pela Assembleia Mundial da Saúde que tem como objetivo conscientizar a população a respeito da qualidade de vida e dos diferentes fatores que afetam a saúde populacional. Essa data foi estabelecida para coincidir com a data de fundação da Organização Mundial da Saúde.

Lula acusa congressistas e ‘brasileiros’ de insanidade mental

Não só uma, como duas vezes; entrevista reveladora do ex-presidente a site americano
Como todos os demais humanos que emitem opiniões, jornalistas são sujeitos à lei das consequências indesejadas: fazer uma coisa com um objetivo e conseguir um efeito exatamente contrário ao planejado.
Foi isso que aconteceu com a entrevista do jornalista americano Glenn Greenwald com o ex-presidente. Apesar da simpatia pelo entrevistado, declarada na abertura do vídeo, e perguntas feitas para “levantar a bola”, como se diz no jargão do jornalismo sobre perguntas feitas por entrevistadores amigos, Greenwald conseguiu tirar do ex-presidente interessantes respostas.
Quais seriam, por exemplo, os motivos que levam parlamentares a favorecer o impeachment da presidente? “Insanidade mental”, responde ele. Mais adiante, repete que “alguns brasileiros” estão sofrendo de insanidade mental, a explicação mais evidente para um ato de loucura como defender a abertura do processo de impedimento contra uma chefe de governo que, evidentemente, “não cometeu nenhum crime”.
Mas há outras, claro. Greenwald, que mora no Rio de Janeiro, se declara “chocado” com a imprensa brasileira e desfia uma série de acusações. Surpresa, surpresa, o ex-presidente concorda. E explica como ele pretendia colocar a imprensa para fazer só coisas boas e belas, mas foi impedido. Deve ter sido por aqueles mesmos que hoje reincidem na insanidade mental.
Greenwald é o mais conhecido jornalista que divulgou o levantamento feito por Edward Snowden, ex-funcionário da CIA e ex-prestador de serviços como especialista em monitoramento digital radicado no Havaí, sobre os métodos de vigilância eletrônica da NSA, a agência americana que, como uma divindade internética, tudo ouve e tudo vê.
A entrevista dele com o ex-presidente foi para o site The Intercept, do qual ele é o principal colaborador. A publicação online é financiada por Pierre Omidyar, criador do eBay, o genial negócio de vendas particulares pela internet, com valor de mercado na faixa de 69 bilhões de dólares.
Omidyar nasceu na França, filho de pais iranianos, e depois acompanhou a família que mudou para os Estados Unidos. Começou a entrar para o ramo de bilionários aos 31 anos. Hoje está na faixa dos 7,1 bilhões de dólares. Sua base de operações na área de imprensa é no Havaí.
Em princípio, todos os jornalistas podem escorregar no “retorno do recalcado” ou do reprimido, um dos pilares clássicos da psicanálise que versa sobre o mecanismo de reaflomento de material enterrado nas profundezas do inconsciente. Por exemplo, uma correspondente estrangeira se sente magoada por críticas a seu trabalho na cobertura da crise no Brasil.
Para se vingar, a correspondente publica em seu jornal trechos de um artigo de quem a criticou totalmente não relacionado com o fato gerador inicial. Os leitores do jornal a surpreendem, elogiando de maneira consistente o artigo, ainda que revelado apenas em parte. Talvez, inconscientemente, fosse isso que ela desejasse.
Em outros trechos da entrevista a Greenwald, o ex-presidente diz que os problemas econômicos atuais do Brasil decorrem da crise de 2008, a da “marolinha”. Também responde “lógico, lógico, lógico” quando perguntado sobre o direito ao aborto. “Sou pela descriminalização”, declara ele em relação a drogas.
Mas é contra a lei anti-terrorismo recentemente aprovada. “Esse é um país em que as pessoas não têm o hábito do terrorismo”, diz. Poderia ser mais uma forma inconsciente de criticar sua sucessora? Parece que o retorno do recalcado anda solto por aí.

Comandante do 23º BPM fala sobre os desafios no novo posto

Na semana passada, o 23º Batalhão da Polícia Militar, sediado na cidade de Afogados da Ingazeira ganhou um novo comandante, o Tenente Coronel FÁBIO CÉSAR DE SOUZA LINS. Em entrevista exclusiva ao Repórter do Pajeú, Itamar França, o novo Comandante falou sobre os desafios no novo posto.
CONTINUIDADE DA GESTÃO DO CEL FLÁVIO MORAES
Nosso objetivo é dar continuidade a forma de gestão que o Coronel Flávio Moraes implantou no 23º BPM, não podia ser diferente disso, ou seja, não podemos mexer no que está dando certo, o 23º BPM e a AIS-20, no Estado de Pernambuco é destaque pela atuação em 2015, inclusive conseguindo bater metas internacionais, como a meta da ONU, então isso é uma atributo relevante para que nós possamos dar continuidade, algumas melhorias nós vamos tentar fazer no que for possível.

MÉTODO DE TRABALHO
Temos um método de trabalho bem parecido com aproximação com a comunidade, nós gostamos de trabalhar junto com a comunidade ouvindo sugestão, denúncias, das pessoas que têm compromisso com a segurança pública, isso na realidade é uma forma de trabalhar, atacando os focos de criminalidade, onde existe algumas situações de drogas, armas de fogo e de pessoas que esteja a margem da sociedade, esse é nosso objetivo, apesar de a população do Pajeú ser ordeira.

Abastecimento em São José do Egito será ampliado, diz Compesa

Em São José do Egito o abastecimento d'água será ampliado até maio. Com as últimas chuvas que caíram no Pajeú, a recuperação dos mananciais São José I e São José II, com volumes acumulados de 50% e 37,6%, respectivamente, vai permitir que até 80% da cidade fiquem fora do rodízio a partir de maio - informou a assessoria da Compesa.
No distrito de Borborema, em Tabira, o uso de carros-pipa para abastecimento está sendo dispensado, segundo informou a Compesa. A barragem Travessão, que estava em colapso desde fevereiro, acumulou 30% de água. Segundo a assessoria da Companhia, o abastecimento deverá voltar ao distrito até o próximo fim de semana, seguindo o esquema de três dias com água para cinco sem água.

Vazou áudio em que Temer fala como se impeachment já tivesse sido aprovado

Em mensagem de quase 15 minutos enviada a parlamentares do PMDB, o vice-presidente da República, Michel Temer, disse que, "aconteça o que acontecer", é preciso se construir um governo de "salvação nacional" e alertou que haverá "sacrifícios" para retomar o crescimento.
"Aconteça o que acontecer no futuro, é preciso um governo de salvação nacional e, portanto, de União nacional. É preciso que se reúna todos os partidos políticos e todos os partidos políticos estejam dispostos à colaboração para tirar o País da crise", afirmou Temer no áudio ao qual a reportagem teve acesso.
Temer diz no áudio que, "sem essa unidade nacional, penso que será difícil tirar o País da crise em que nos encontramos".
O atual vice-presidente da República diz, como "substituto constitucional da presidente da República", que o País terá que se submeter a sacrifícios. "Vamos ter muitos sacrifícios pela frente. Sem sacrifícios, não conseguiremos avançar para retomar o crescimento e o desenvolvimento que pautaram a atividade do nosso País nos últimos tempos antes desta última gestão", afirmou Temer, que também é presidente nacional licenciado do PMDB.

Concursos do DETRAN para nível médio e superior! Até R$ 6.053,01!

O Departamento Estadual de Trânsito (DETRAN)foi criado como órgão (havendo alguns estados que o tornaram autarquias) do Poder Executivo Estadual que fiscaliza o trânsito de veículos terrestres em suas respectivas jurisdições, no território Brasileiro. Entre suas atribuições está a determinação das normas para formação e fiscalização de condutores.
No território Brasileiro, os DETRANs são responsáveis pela avaliação da capacidade física, mental e psicológica dos candidatos à obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). A avaliação é feita pelos serviços médicos e psicológicos existentes nos DETRANs (ou pelos seus credenciados).
Os DETRANs também são responsáveis pelo credenciamento de fabricantes de placas e tarjetas na jurisdição de cada estado. Para o credenciamento as empresas devem demonstrar capacidade jurídica e técnica, além de regularidade fiscal e idoneidade financeira para a produção das placas e tarjetas em conformidade com as normas do Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN) e do Departamento Nacional de Trânsito (DENATRAN).
Outra responsabilidade dos DETRANs, em vários Estados, é o credenciamento de Despachante de Trânsito para a área de documentação de veículos.E já é tradição. Para ingresso no DETRAN, em cargos efetivos, somente através de concurso público. E a boa notícia é que esses concursos costumam ser divulgados em quase todos os Estados. Fazendo um levantamento desde o ano passado (2015), o DETRAN já publicou 4 editais (Bahia, Mato Grosso, Acre e Maranhão), tendo um muito próximo de divulgação no Estado de Sergipe.
O destaque fica por conta das oportunidades e também dos salários oferecidos. No Mato Grosso, por exemplo, o último edital contou com 452 vagas para Analista, Agente e Auxiliar do Serviço de Trânsito. Os salários oferecidos foram de até R$ 6.053,01.
As inscrições no concurso do DETRAN são realizadas no site da organizadora. A taxa de inscrição gira em torno de R$50,00. Após o término das inscrições, os candidatos costumam ser avaliados por provas objetivas.
Alguns concursos, como o publicado pelo Estado do Maranhão, costumam exigir idade superior a 21 anos e dois anos de habilitação compatível com a categoria a ser examinada. Além disso, ter concluído o curso de examinador de trânsito com carga horária de 208 horas aula e respectivo certificado expedido pela Instituição que o realizou, validado pelo Detran Estadual.