A tuberculose (TB) é uma doença infecciosa e transmissível que afeta prioritariamente os pulmões. A doença é curável. Anualmente são notificados cerca de seis milhões de novos casos em todo o mundo, levando mais de um milhão de pessoas a óbito.
Aos esforços municipais estão as atividades educativas de rotina e a investigação e busca ativa de casos suspeitos. No município de Iguaracy, todos os meses são realizadas ações nas Unidades Básicas de Saúde, o que envolve de forma direta a população e os profissionais da área.
No Brasil, a tuberculose é um sério problema de saúde pública, com profundas raízes sociais. A cada ano, são notificados aproximadamente 70 mil casos novos e ocorrem 4,6 mil mortes em decorrência da doença. O Brasil ocupa o 17º lugar entre os 22 países responsáveis por 80% do total de casos de tuberculose no mundo.
É fundamental que a população busque as UBS’s para maiores informações. A Tuberculose tem cura e o tratamento é gratuito pelo SUS. Não deixe de fazer a sua parte. Participe da Semana Contra a Tuberculose, Iguaracy apoia esta causa.
PROGRAMAÇÃO DA SEMANA:
12/ 04 (TERÇA) - UBS SANTA ANA E JABITACÁ
15/04 (SEXTA) - UBS SEDE
Veja como você pode identificar possíveis sinais e sintomas desta doença:
A apresentação da tuberculose na forma pulmonar, além de ser mais frequente, é também a mais relevante para a saúde pública, pois é essa forma, especialmente a positiva à baciloscopia, a principal responsável pela transmissão da doença que se dá por via aérea.
Populações vulneráveis
|
Tempo de tosse
|
Indígenas
|
Duas semanas ou mais
|
Pessoas privadas de liberdade
|
|
Pessoas que vivem com o HIV/aids
|
|
Pessoas em situação de rua
|
Independentemente do tempo de
sintoma
|