Mostrando postagens de Abril 20, 2016Mostrar tudo

LUTO: Iguaracy lamenta a morte de uma de suas principais educadoras

O município de Iguaracy amanheceu de luto nesta quarta-feira (20). Por volta das 7 horas da manhã, a comunidade recebeu a triste notícia da morte da professora e ex-diretora Elizabeth de Souza Morais. Aos 67 anos, uma das baluartes da educação iguaraciense, deixa enlutada a cidade onde exerceu com amor e denodo o ofício do magistério, principalmente na língua portuguesa onde era uma exímia docente.
A professora “Beta de Auristelo”, assim chamada carinhosamente, era solteira e filha de Auristélo e Ducarmo, ambos já falecidos e irmã de personalidades importantes do município como Lúcia Auriany (Aurinha) e Thadeu, além de dezenas de familiares, alguns residentes em nossa cidade, e outros espalhados pelo país.
O corpo da professora Elizabeth, que está sendo velado em sua residência, na Rua Né Santana, centro de Iguaracy, será sepultado nesta quinta-feira (21), as 9 horas da manhã, no cemitério local.
Como educando que fui por muitos anos da professora Elizabeth Moraes, desde os meus primeiros passos estudantis na “Escola Reunidas”, onde atualmente se localiza a Escola Professora Rosete Bezerra de Souza, até o ginásio na Escola Dr. Diomedes Gomes Lopes, esta deixou em mim parte de seu ser e de sua existência, hora não fosse, não teria como redigir com razoável facilidade este texto em sua homenagem.
Beta prestou relevantes serviços ao nosso município e deixou um legado importante não só como professora das principais escolas do município, mas também como diretora da Escola Dr. Diomedes Gomes Lopes. Seu trabalho sempre foi pautado na dignidade, no respeito e compromisso com a educação de nossa cidade. Certamente deixará enorme saudade em nosso meio social. 
Encerro por aqui porque meditando na sua pessoa as palavras me fogem, e mesmo se eu as tivesse em mente, elas seriam insuficientes. Logo, só me resta dizer: OBRIGADO POR TUDO QUERIDA PROFESSORA! 
(Foto/texto: Sérgio Coelho)

Governo do Estado retoma recapeamento da PE 292

Depois de ficar por vários meses paralisada a obra de recapeamento da PE-292, estrada que liga os municípios de Afogados da Ingazeira, Iguaracy e Sertânia, foi retomada pelo Governo de Pernambuco através da Secretaria de Transportes.
A Empresa Esse Engenharia com canteiro de obras localizado na área urbana de Iguaracy, reiniciou a estrada fazendo colocação de massa asfáltica e sinalização da via.
Já na PE-320, trecho entre Afogados da Ingazeira e Tabira, a mesma Esse Engenharia iniciou esta semana o trabalho de recuperação da rodovia, através da clássica operação tapa buraco. A informação é de Anchieta Santos ao blog.

Sete grandes terremotos no pacífico em 96 horas - Sismólogo adverte sobre uma mega catástrofe

Pelo menos 500 pessoas morreram no maior terremoto do Equador em Décadas!
Terremoto de Magnitude 7,8 atingiu a costa do Pacífico no Sábado e foi sentido em todo o País Andino de 16 Milhões de pessoas causando pânico em todo o país.
"Porquanto se levantará nação contra nação, e reino contra reino, e haverá fomes, e pestes, e terremotos, em vários lugares."Mateus 24: 7 (NVI)O último terremoto registrado no Japão na semana passada medindo 7,3 na escala de Richter, feriu mais de 1.000 pessoas em edifícios desmoronados de apenas um dia depois de um terremoto matou nove pessoas na mesma região.
Equipes de resgate procuram por sobreviventes de um terremoto de magnitude 7,3 que atingiu o Japão, Kyushu Island, na mesma região abalada por um terremoto de 6,2 dois dias antes.
Estradas foram danificadas e grandes deslizamentos de terra têm sido relatados, também existem 200.000 domicílios sem energia. O número de mortos no último terremoto Kyushu é de 16 pessoas e um terremoto anterior que atingiu a região na quinta-feira morreram nove pessoas.
Houve outros terremotos grandes registrados nos últimos dias , incluindo uma das mais importantes regiões no sul do Japão, que destruiu prédios e deixou pelo menos 45 pessoas feridas, depois de Myanmar foi atingido na quarta-feira.
Os tremores também foram há mais 800 kilometros de distância no parque nacional na Índia, onde o casal real Kate e William estavam visitando.

SURREAL: Hoverboard com querosene atinge 30 metros de altura e voa a 150 km/h

Um vídeo de um hoverboard está causando furor na internet. O motivo é simples, o produto é extremamente diferente do que já se viu no mercado. A Flyboard Air é uma prancha voadora equipada com um tanque de querosone que consegue fazer com seu usuário alcance alturas de até 30 metros em voos de 150 km/h.
Produzido pela Zapata Racing, o produto demorou quatro anos para sair do papel e tem o projeto composto com três partes fundamentais: uma prancha, um tanque de querosene (que fica posicionado nas costas do usuário) e um sistema de controle.
Em entrevista o The Verge, o inventor Franky Zapata afirma que a novidade conta com 250 cavalos em cada um dos quatro motores. Para a estabilização, a prancha ainda tem mecanismos que são utilizados  para manter o equilíbrio de drones.
Para quem não vê a hora de testar o produto, Zapata deu uma má notícia. Segundo ele, a novidade é extremamente difícil de ser pilotada e necessita de mais de 100 horas de treinos em uma versão do produto que utiliza jatos de água para a propulsão, chamada de Flyboard Water.

Ainda não há previsão de lançamento.

Dilma comete 'gravíssimo equívoco' ao tratar impeachment como golpe, diz Celso de Mello

Decano do STF afirmou ainda estranhar as declarações da presidente a jornalistas estrangeiros de que é vítima de um processo sem base legal
Ministro e decano do STF, Celso de Mello(Carlos Humberto/SCO/STF/Divulgação)
O ministro Celso de Mello, decano do Supremo Tribunal Federal (STF), afirmou nesta quarta-feira que a presidente Dilma Rousseff e a sua defesa cometem um "gravíssimo equívoco" ao tratar o processo de impeachment como um golpe.
"Ainda que a presidente veja a partir de uma perspectiva pessoal a existência de um golpe, na verdade há um gravíssimo equívoco, porque o Congresso Nacional e o Supremo Tribunal Federal já deixaram muito claro o procedimento de apurar a responsabilidade política da presidente", disse o ministro ao chegar à corte para a sessão que iria deliberar sobre a posse do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva na Casa Civil. Segundo o magistrado, o processo de impedimento está respeitando, até o presente momento, todo o itinerário estabelecido na Constituição e tem transcorrido em um clima de "absoluta normalidade jurídica".
Questionado sobre as declarações de Dilma a jornalistas estrangeiros, entre as quais a de que o país tem um "veio golpista adormecido", Mello respondeu que é "no mínimo estranho" esse posicionamento, "ainda que a presidente da República possa, em sua defesa, fazer aquilo que lhe aprouver". "A questão é ver se ela tem razão", completou.
"Quadro de normalidade" - O ministro do STF Gilmar Mendes reforçou a opinião de Celso de Mello, dizendo que as decisões tomadas pelo Supremo sobre o rito do processo indicam que as regras do Estado de Direito estão sendo observadas. "Trata-se de um procedimento absolutamente normal dentro de um quadro de normalidade", afirmou o ministro.
Encabeçadas pelo presidente do PMDB, Romero Jucá, lideranças pró-impeachment fizeram uma nota de repúdio à fala da presidente Dilma à imprensa internacional. Segundo o texto, Dilma tenta passar ao exterior a ideia de que é vítima em um processo no qual responde por crime de responsabilidade.
Por: Eduardo Gonçalves e Laryssa Borges, de Brasília

Para garantir programas, Temer escala um dos criadores do Bolsa Família

Constantemente acusado pela presidente Dilma Rousseff (PT) de querer acabar com os programas sociais caso assuma a Presidência da República, o vice Michel Temer (PMDB) escalou o economista Ricardo Paes de Barros, referência em desigualdade e pobreza, para formular um conjunto de propostas para a área. Segundo informações de O Globo, Paes de Barros, um dos criadores do programa Bolsa Família, trabalha há alguns meses na plataforma que deverá ser apresentada à sociedade em um prazo de sete a dez dias, antes que o Senado vote o afastamento da petista.
Entre as principais propostas que devem ser incluídas está o aumento do valor do benefício mensal do Bolsa-Família, a retomada do Fundo de Financiamento estudantil (Fies) e dos investimentos no Programa Nacional de Acesso ao Ensino técnico e Emprego (Pronatec), além do reforço no programa Minha Casa Minha Vida, que pode voltar às metas originais antes do ajuste fiscal.
O tamanho do incremento do Bolsa Família, no entanto, ainda está em discussão entre o grupo de Temer, que, além do próprio vice e de Paes de Barros, inclui ainda o ex-ministro Moreira Franco e o analista político Gaudêncio Torquato. O aumento, no entanto, seria uma medida de impacto a curto prazo, de acordo com o plano. O foco central estará em promover portas de saída para que os beneficiários possam obter renda suficiente para não dependerem do benefício. A aposta, nesse caso, seria na educação.
Aliados do peemedebista afirmam que o programa servirá como uma poderosa contra-ofensiva ao discurso do PT de que Temer submeterá os brasileiros a sacrifícios em nome da adoção de um ajuste fiscal.
Os formuladores do programa garantem que o conteúdo do plano social deve surpreender pelo teor progressista. O Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), drasticamente cortado nos últimos dois anos pela gestão Dilma, deverá ser retomado, junto com investimentos no ensino técnico, por meio do Pronatec.
Os dois programas terão, no entanto, metas reformuladas, e um novo sistema de métricas mediria a qualidade e eficácia das ações. Raciocínio parecido servirá também para o Minha Casa Minha Vida.

Transmissão de doenças do ‘Aedes’ começa a cair

Dados preliminares do novo boletim de dengue, zika e chikungunya mostram que o ritmo de transmissão dessas doenças começou a apresentar uma discreta queda no País. “Os indicadores levam a crer que a curva de transmissão começa a baixar”, afirmou o diretor de Vigilância de Doenças Transmissíveis do Ministério da Saúde, Cláudio Maierovitch. Isso significa que as taxas das doenças continuam a aumentar, mas em um ritmo menor do que nas últimas semanas.
Balanço também preliminar de microcefalia indica que no Nordeste o número de nascimento de bebês com a má-formação começa a cair. “Se isso de fato se concretizar, podemos ter efeito benéfico a médio prazo. Talvez consigamos evitar a grande epidemia de nascimento de bebês com microcefalia esperada para a Região Sudeste.” (Via: JC)

PSDB quer investigação para ato da Anatel sobre acesso à internet

O Líder do PSDB na Câmara, Antônio Imbassahy (BA), os deputados Caio Nárcio (MG) e Pedro Cunha Lima (PB), protocolaram nesta quarta (20), representação junto à Procuradoria da República no Distrito Federal solicitando que seja investigada possível prática de ato lesivo aos direitos dos consumidores de serviços de internet pela ANATEL (Agência Nacional de Telecomunicações) e, configurados tais abusos, sejam adotadas medidas judiciais para impedir que o regime de franquias, com penalizações para os consumidores, seja imposto pela Anatel sem previsão legal.
Segundo os parlamentares, atualmente não há previsão legal para a instituição do regime de franquia e, muito menos, para a suspensão do serviço e a diminuição do tráfego de dados. O que o despacho da Anatel fez, a pretexto de proibir esses atos, foi permiti-los, fixando condições para a aplicação de medidas que restringem e violam os direitos dos usuários.
“Esse ato, na verdade, autoriza os prestadores de serviço a praticarem a ‘redução de velocidade, a suspensão do serviço e a cobrança de tráfego excedente após o esgotamento da franquia’ dentro de 90 dias, sem que nenhuma dessas práticas esteja prevista em lei”, afirmam os autores da representação, ao apontar a ilegalidade do despacho.
Eles alertam que as únicas hipóteses legais previstas de redução de tráfego de dados são limitações relacionadas aos requisitos técnicos necessários para a prestação dos serviços e a priorização de serviços de emergência. “Não existe base legal para autorizar concessionárias a reduzir o tráfego em razão de atingimento da franquia, que foi criada em ato da ANATEL – e não por lei”, descrevem na ação.
Os deputados lamentam ainda que a ANATEL, que deveria prezar pela defesa dos usuários do serviço, além de reafirmar a possibilidade de redução de tráfego sem previsão legal, inova ainda ao criar uma prática ainda mais nociva: a suspensão pura e simples dos serviços. As únicas previsões legais para esse tipo de ação são a inadimplência e violação ao contrato. O Marco Civil, lei específica do setor, é ainda mais rigoroso ao prever a suspensão do serviço apenas por “débito diretamente decorrente de sua utilização”.
Na tarde de ontem, Caio Nárcio (MG) também protocolou na própria ANATEL representação sobre a mesma questão. Além do deputado mineiro, esta outra ação foi apresentada em conjunta com as deputadas Sheridan (PSDB-RR) e Mariana Carvalho (PSDB-RO).

Projeto de lei – Para impedir a aplicação de atos sem previsão legal e que ferem o direito dos consumidores, Imbassahy, Caio Nárcio e Pedro Cunha Lima protocolaram, na tarde de ontem, o projeto de lei 5050/2016, que proíbe a instituição e a inclusão, nos contratos de prestação de serviços de comunicação multimídia, de franquia de consumo.
O projeto dispõe ainda sobre a não incidência do pagamento adicional pelo consumo excedente ou da redução da velocidade da navegação nos contratos em vigor em que a franquia de consumo não tenha sido aplicada até a presidente data.

Pastores são enterrados vivos na China

Morte foi consequência de protesto contra ação do governo
Um casal pastoral da Igreja Beitou acabou sendo enterrado vivos na cidade de Zhumadian, na província de Henan, região central da China. Eles estavam protestando contra a demolição de sua igreja, que foi condenada pelo Partido Comunista que comanda o país. A denúncia é da organização China Aid.
Segundo testemunhas, as autoridades ordenaram a destruição do templo onde o pastor Li Jiangong e sua esposa, Ding Cuimei, reuniam sua congregação. Em negociações políticas, o terreno onde estava a igreja foi entregue a um investidor local.
Escavadeiras e tratores de esteira se dirigiam para o prédio enquanto Li e Ding tentavam impedir seu avanço. Eles ficaram de frente às máquinas, mas foram propositadamente jogados em uma vala. Em seguida, uma escavadora cobriu seus corpos com terra.
O relatório da China Aid afirma: “Pedindo ajuda, Li conseguiu cavar e fugir, mas Ding morreu sufocada, antes que pudessem resgatá-la”. Foi divulgado que os dois oficiais responsáveis pelo crime estavam detidos e responderiam pelo crime.
Ainda segundo a organização, um dos membros da equipe de demolição deu a ordem claramente: “Enterre-os vivos para mim. Assumo a responsabilidade por suas vidas”. Bob Fu, que é o presidente da China Aid, lamentou o crime brutal: “Atropelar e enterrar viva Ding Cuimei, uma mulher cristã pacífica e fiel, foi um assassinato cruel”. Ele voltou a pedir que os governos mundiais condenem a falta de liberdade religiosa em solo chinês.
A demolição de templos é apenas parte da grande onda anticristã que tomou a China nos últimos anos. Já foi anunciada que existe uma tentativa de acabar com os cristãos no país.

Policiais civis protestam e acusam Governo de PE de perseguir quem critica Pacto pela Vida

Policiais civis de Pernambuco realizaram no fim da manhã desta terça-feira (19) uma caminhada na Avenida Conde da Boa Vista, na área Central do Recife, em direção ao Palácio do Campo das Princesas. De acordo com os manifestantes, o Governo do Estado tem instaurado processos administrativos disciplinares contra participantes das mobilizações do Sindicato dos Policiais Civis (Sinpol), no ano passado.
Ainda segundo os manifestantes, servidores também estão sendo processados por criticar o programa estadual Pacto Pela Vida e denunciar más condições de três unidades do IML, como a de Caruaru, no Agreste. Eles também denunciam ameaças de demissão dos quadros da Polícia Civil.
Após chegarem ao Palácio do Campo das Princesas, uma comitiva de policiais encabeçada pelo presidente do Sinpol, Áureo Cisneiros, se reuniu com o Secretário Executivo da Casa Civil do Governo de Pernambuco, Marcelo Canuto. Na reunião, os representantes entregaram um ofício que continha um resumo das pautas defendidas na manifestação, além de pedir a exoneração do corregedor geral, Servilho Paiva.
Além dos policiais civis, também participaram do protesto Francisco Lucas, representante da Federação dos Policiais Civis do Brasil, Fepol, e o deputado estadual Joel da Harpa.
NE10

Acidentes com motos custaram mais de R$ 917 milhões para PE em 2015

A Secretaria Estadual de Saúde apresentou nesta terça-feira (19) números relacionados a acidentes de trânsito em Pernambuco. Mesmo com a diminuição no número de acidentes envolvendo motos, o custo com esse tipo de acidentado ainda é muito alto. Apesar da queda de 12,9% na taxa de mortalidade, de 2014 para 2015, o atendimento de equipes multidisciplinares e o acompanhamento de médicos e fisioterapeutas aos motociclistas envolvidos em acidentes gerou, no ano de 2015, um gasto de mais de R$ 917 milhões para as esferas municipal, estadual e federal em Pernambuco.
Para se ter uma ideia do que significa o montante, de acordo com a Secretaria de Saúde, o valor significa quatro anos de funcionamento do Hospital de Restauração, maior emergência do estado. Ou 11 anos de funcionamento do Hospital do Câncer.
Ainda de acordo com a Secretaria de Saúde do Estado (SES), todas as despesas com zika, dengue e chikungunya em 2016 devem corresponder a não mais de 12% do que foi gasto com acidentes envolvendo motos no ano passado. O orçamento previsto para as arboviroses, que estão listadas entre as principais preocupações da pasta atualmente, é de R$ 135 milhões.

Radialista é sequestrada e tem boca e partes do corpo coladas com super bonder

A radialista Elaine Trezena, da cidade de Sumé (PB), foi sequestrada perto de um campo de futebol da cidade por voltas das 19h40, da segunda-feira (18).
Relatos de populares dão conta que Elaine, que trabalha em uma rádio local, foi levada a força para uma estrada onde teve a boca, mãos e joelhos colados com um líquido conhecido como cola super bonder. Após o ato de violência, ela foi solta e buscou ajuda no Hospital local, Alice Almeida.
A polícia ainda não elucidou o caso. A radialista promete uma entrevista reveladora para está quarta-feira (20), onde deve contar o que houve.
Marcello Patriota

Avançam obras de construção da creche de Jabitacá

Em breve o distrito de Jabitacá, município de Iguaracy, será agraciado com a entrega de sua mais nova creche, tipo “C”, que atenderá as crianças de 0 a 5 anos residentes na comunidade. O Projeto Padrão Tipo C desenvolvido para o Programa Proinfância, tem capacidade de atendimento de até 120 crianças, em dois turnos (matutino e vespertino), e 60 crianças em período integral.
O novo prédio localizado na Rua Judite Bezerra, próximo ao CAE (Centro de Atividades Econômicas), abrigará um amplo espaço de cuidado e recreação dos pequenos, dispondo de várias salas e cômodos necessários para o conforto e educação.
A construção se aproxima da etapa final e segue avançando em sua normalidade.
Nos momentos em que as obras estiveram paralisadas, o Governo Municipal cobrou firmemente a continuidade do trabalho pela empresa responsável, chegando ao ponto de brigar na justiça para que fosse retomado, o que já pode ser constatado no local.
As famílias poderão contar com uma nova e moderna estrutura de ensino para o desenvolvimento educacional de seus filhos. Após a conclusão da obra, a creche proporcionará educação de qualidade às crianças, como também possibilitará que os pais possam se dedicar a uma atividade profissional.
A continuidade de realizações como essa, e de demais que estão sendo concluídas no município, reforçarão ainda mais o compromisso assumido na elaboração do Plano Municipal de Educação 2015 – 2025. Uma das metas estabelecidas no plano trata exatamente da universalização da Educação Infantil na Pré-Escola e da ampliação da oferta de Educação Infantil em creches, de forma a atender no mínimo 40% (quarenta por cento) das crianças de até 3 anos, até o final da vigência do PME.

ESTRUTURA COMPLETA
O projeto adota os seguintes critérios: Facilidade de acesso entre os blocos; Segurança física que restringem o acesso das crianças desacompanhadas em áreas como cozinha, lavanderia, castelo d’água, central de gás, luz e telefonia; Circulação entre os blocos com no mínimo de 80 cm, com piso contínuo, sem degraus, rampas ou juntas; Ambientes de integração e convívio entre crianças de diferentes faixas etárias como: pátios, solários e áreas externas; Interação visual por meio de elementos de transparência como instalação de vidros nas partes inferiores das portas, esquadrias a partir de 50 cm do piso e paredes vazadas entre os solários; Equipamentos destinados ao uso e escala infantil, respeitando as dimensões de instalações adequadas, como vasos sanitários, pias, bancadas e acessórios em geral. Tais critérios destinam-se a assegurar o conforto, saúde e segurança dos usuários na edificação.