BLOG TV WEB SERTÃO - A MELHOR SELEÇÃO DE NOTÍCIAS COM SÉRGIO COELHO


Mostrando postagens de junho 13, 2016Mostrar tudo

Terrorista tinha "sorriso sórdido" enquanto atirava, diz sobrevivente

"Ele tinha um sorriso sórdido no rosto", diz Marcus Godden sobre o autor do atentado que deixou pelo menos 50 mortos na boate gay Pulse, em Orlando, na Flórida (EUA).
Sobrevivente do pior ataque a tiros da história americana recente, ele se sentia "aterrorizado" mais de 48 horas depois.
Marcus Godden, sobrevivente da boate Pulse, em Orlando só escapou porque fingiu que estava morto.
"Eu vi tudo, pessoas caindo, balas voando. Ele parecia mau, o tipo de pessoa que você não quer encontrar pela frente. Me fingi de morto e depois pulei um muro para fugir", contou Marcus.
Três quarteirões em torno da Pulse continuam isoladas por um cerco policial, enquanto dezenas de jornalistas de várias partes do mundo acampam nas proximidades à espera de novidades sobre a investigação.
Cercado de repórteres, Chris Hansen, outro sobrevivente do massacre, perdeu a conta das vezes que contou como conseguiu escapar da Pulse quando os tiros começaram.
"Pum, pum, pum!", relembrou. "No começo achei que era parte da batida da música, até perceber o que estava acontecendo".
Gritos gerais e todos se jogaram no chão. Chris conta que chegou a ser pisoteado por frequentadores desesperados na rota de fuga, até se levantar e sair da boate.
Fora da Pulse, ele diz que continuou a ouvir tiros sendo disparados dentro da casa noturna. Questionado sobre o tempo que tudo durou, diz que foi "o tempo de uma música". Depois de se certificar que não havia sido atingido, Chris passou a ajudar as vítimas. Carregou vários feridos para longe da cena do crime.
"Quando eu percebi que o sangue não era meu e eu estava bem, senti que era obrigação ajudar", disse. "Tenho certeza de que essa tragédia vai fortalecer e unir a nossa comunidade."
Marcelo Ninio/Folhapress 

INCRÍVEL: A lente de contato que grava o que se vê e reproduz vídeos

A tecnologia do futuro, até pouco tempo vista somente em filmes de ficção científica, é cada vez mais real e já é parte do nosso mundo.
A Sony criou uma lente de contato capaz de gravar e reproduzir imagens e vídeos – tudo isso ao ser colocada no olho humano.
Os usuários serão capazes de passar rapidamente através de diferentes comandos com o piscar de um olho, como o comando para tirar fotos. Serão capazes de diferenciar entre o consciente e inconsciente piscando por meio de diferenças na duração da piscada. Você pode não estar esperando muito da câmara em termos de qualidade, mas a Sony diz que ela será capaz de ajustar o zoom, foco e abertura, da mesma maneira que a tecnologia da câmera de um smartphone atual. Graças à sua conexão sem fio, é possível também enviar e receber documentos, além de carregar o aparelho.
Talvez a promessa mais excitante e ambiciosa da lente é a capacidade de gravar e reproduzir vídeos. Uma vez que a lente possui armazenamento interno e sua própria tela, você vai efetivamente ser capaz de voltar a ver momentos de sua vida, simplesmente fechando os olhos.
O pedido de patente da Sony em relação a essa ideia ainda tem de ser revisto, de modo que é necessário considerar se essa invenção vai resultar em algo que fucione ou não, especialmente porque não está provado o quanto a tecnologia existe atualmente. No entanto, há alguns indícios de que a tecnologia das lentes de contato está rapidamente se tornando parte da corrida "armamentista" entre as empresas de tecnologia. Foi revelado no mês passado que a Samsung registrou uma patente para lentes de contato inteligentes e que a Google também tem uma patente semelhante na manga.
Fonte: IFLScience
Imagem: Shutterstock.com

Concursos públicos têm 24,2 mil vagas com salários de até R$ 19,6 mil

 
Os concursos públicos oferecem 24.211 vagas em várias regiões do país. Existem oportunidades em diversos cargos, destinadas a candidatos de todos os níveis escolares. As remunerações iniciais podem chegar a R$ 19.564,11, dependendo da função desejada.
Para ver a lista completa de concursos disponíveis nesta semana, com todas as opções, acesse o endereço http://zip.net/bkqyRC (link encurtado e seguro).

Principais concursos públicos
(Click Leia Mais)

PRISÕES POR CORRUPÇÃO CRESCEM 438% EM 4 ANOS

Em 2010, o censo nacional da população carcerária, feito pelo Ministério da Justiça, indicava 93 delitos por corrupção passiva; o número saltou para 501 registros na última contagem do governo federal, referente a dezembro de 2014 e concluída recentemente; a corrupção ativa também aumentou no período: de 575 para 942 ocorrências, alta de 63,8%; no entanto, apesar do aumento de prisões, os dois crimes respondem por apenas 0,2% do total contabilizado nas cadeias brasileiras.

Pai de suspeito de ato terrorista nos EUA diz que ele ficou transtornado ao ver ‘beijo gay’

O FBI confirmou na tarde deste domingo (12) que Omar Saddiqui Mateen, de 29 anos, é o suspeito de matar 50 pessoas na boate gay Pulse em Orlando, nos Estados Unidos. Ele morreu em troca de tiros com policiais, segundo a agência federal.
De acordo com as autoridades, ele comprou legalmente duas armas de fogo na última semana, uma pistola e um rifle de assalto.
“Foi reportado que Mateen fez ligações ao 911 (número de emergência) esta manhã nas quais ele afirmou sua lealdade ao líder do Estado Islâmico”, disse o agente do FBI Ronald Hopper em coletiva de imprensa nesta tarde.
O suspeito já havia sido investigado porque havia citado possíveis ligações com terroristas a colegas de trabalho. Ele foi interrogado pelo FBI em pelo menos três ocasiões.
Em 2013 ele fez “comentários incendiários a seus companheiros de trabalho que deram a entender seus possíveis laços com terroristas”, disse Hopper, o que levou as autoridades a fazerem um registro de seus antecedentes, revisar imagens de câmeras de segurança e interrogá-lo em duas ocasiões.
As investigações foram fechadas por falta de provas e a impossibilidade de confirmar a veracidade desses comentários.
Beijo Gay
Mateen é americano, filho de pais estrangeiros e morava na cidade de Port St. Lucie, também na Flórida. Segundo a mídia local, Mateen é de família afegã.
Segundo o jornal “Washington Post”, o pai do suspeito chama-se Seddique Mateen. De origem afegã, ele apresentava um programa sobre política e apoiava o regime talibã. Ainda segundo o jornal, Seddique chegou a se declarar candidato a presidente do Afeganistão.
Em entrevista ao canal de TV “NBC”, o pai do suspeito descartou motivações religiosas para o ataque e apontou para homofobia. “Isto não tem nada a ver com a religião”, disse, acrescentando que seu filho ficou transtornado, há mais ou menos dois meses, quando viu dois homens se beijando durante uma viagem a Miami. “Peço desculpas pelo incidente. Não éramos conscientes de que estivesse premeditando algum tipo de ação. Estamos em estado de choque da mesma forma que todo o país”, disse.
Instável
A ex-mulher de Mateen disse ao “Washington Post” que ele era violento, mentalmente instável e batia nela constantemente enquanto eles eram casados. “Ele era uma pessoa normal no começo, mas algumas meses depois do casamento, ele começou a me assustar, ter um comportamento bipolar. Comecei a ter medo pela minha integridade física. Alguns meses depois ele começou a abusar de mim fisicamente, me impedir de falar com a minha família”, disse Sitora Yusufiy. Os dois não se falavam há mais de 7 anos, e ficaram juntos por 4 meses.
Do G 1

Caminhonete S10 invade festa na zona rural de Tavares, entre as vítimas, um jovem de 23 anos teve morte imediata

Caminhonete S10 guiada pelo motorista José Rodrigues da Silva (Guiga), veículo envolvido no acidente que matou José Rinaldo Nicácio (Nino Nicácio), residente no Sítio Domingo Ferreira
A tragédia aconteceu no momento em que o tavarense José Rodrigues da Silva, conhecido como Guiga, teria perdido o controle da direção de uma caminhonete S10 e atropelado várias pessoas que participavam da festa, deixando saldo de uma vítima fatal.
Teve morte imediata em consequência do trágico atropelamento, o jovem José Rinaldo Nicácio (Nino Nicácio), de 23 anos, que residia no Sítio Domingo Ferreira, também no município de Tavares.
Segundo informações, José Rodrigues da Silva (Guiga) estava embriagado e teria se evadido do local sem prestar socorro as vítimas. Ele é irmão de Dão de João de Cosme, vereador da bancada governista em Tavares.
Numa cidade como Tavares, onde se respira política vinte e quatro horas por dia, após o acontecimento dessa tragédia em outro assunto não se fala, não faltando inclusive comentários que o acidente teria ocorrido por motivação política, pelo fato de ter atingido as pessoas nas mesas onde se encontravam o candidato a prefeito Coco de Odalho acompanhado de sua esposa e seguidores políticos.
Ainda segundo informações, coincidentemente o fato se deu logo que se retiraram da festa o prefeito Aílton Suassuna e o ex-prefeito Dr. Severiano, ambos adversários políticos de Coco de Odalho.
O jovem José Rinaldo Nicácio (Nino Nicácio), 23 anos, teve morte imediata após ser atingido por caminhonete S10 guiada por José Rodrigues da Silva (Guiga) durante festa na zona rural de Tavares
 Márcia Severina Marques, esposa do empresário Coco de Odalho, foi uma das vítimas atingidas pela caminhonete guiada por motorista responsável pelo acidente durante festa realizada na zona rural de Tavares
Dentre as vítimas feridas no acidente ocorrido na madrugada deste domingo (12) durante uma festa realizada em homenagem a Santo Antônio, no Sítio Serrinha dos Bezerra, na zona rural do município de Tavares – PB, está a senhora Márcia Severina Marques da Silva, esposa do candidato a prefeito pela oposição, Coco de Odalho.
De acordo com informações repassadas ao blog Juru em Destaque, Márcia foi socorrida para Unidade de Pronto Atendimento (UPA) em Princesa Isabel, onde ficou em observação e foi liberada na manhã do mesmo dia, tendo sofrido alguns ferimentos sem maior gravidade.
Água Branca em Foco

ATENÇÃO: Carro é furtado no Bairro Borges na madrugada desta segunda em Afogados da Ingazeira

O pescador Biza do peixe teve seu veículo furtado na madrugada de hoje, uma Fiorino vermelha placa MMT 1779 de Princesa Isabel. o veículo estava estacionado defronte da casa de Baé pescador, na avenida Central, bairro Borges, os ladrões seguiram sentido Iguaracy, nosso blog repassou as informações para o Capitão Vieira e o mesmo iria acionar a CIOSAC de Custódia. Qualquer informação podem ligar para (87) 999302603 (Via Mário Martins a pedido de familiar da vítima - vamos divulgar)

Brasil leva gol de mão, perde do Peru e é eliminado da Copa América

O Brasil foi eliminado na primeira fase da Copa América Centenário ao perder para o Peru por 1 a 0, neste domingo (12), em Foxborough, ao lado de Boston. O time não caía na primeira fase da competição desde 1987. 
O resultado é ainda mais significativo pela fragilidade do grupo, o B, com Peru, Equador e Haiti, um dos mais fracos da competição, e deve significar o fim da segunda era Dunga na seleção brasileira.
O presidente da CBF, Marco Polo Del Nero, já havia avisado aliados que usaria a competição para analisar o trabalho do técnico, que não agradava. O Brasil caiu nas quartas de final da Copa América 2015 e está apenas em sexto nas eliminatórias para a Copa-2018, o que o deixaria fora do Mundial.
A decisão deve ser tomada por Del Nero nos próximos dias, seria necessário definir como ficará a questão da seleção olímpica, também sob comando de Dunga neste momento, e que tem convocação dia 29 de junho para a Rio-2016. Tite é o preferido de parte da cúpula da entidade.
O resultado foi polêmico. O gol marcado por Ruidíaz, aos 29 minutos do segundo tempo, foi com o braço. Os brasileiros reclamaram, o árbitro uruguaio Andres Cunha demorou para o confirmar o gol, e, aparentemente, consultou alguém fora de campo para confirmar a jogada.
Depois de mais de um minuto falando em um fone, e ao lado do auxiliar Nicolas Taran, que não havia corrido ao meio de campo, ele acabou confirmando.
O Peru já havia tido um pênalti, não marcado, no primeiro tempo, quando Renato Augusto derrubou Flores.
Após o gol, Dunga, que havia feito apenas uma alteração, Hulk por Gabriel, não trocou mais. uma das críticas internas a ele é que demorava para mexer no time, e quando fazia não surtia efeito

NO INÍCIO: Dunga fez uma mudança ousada para iniciar a partida, escalando a seleção brasileira sem um primeiro volante característico.
Para a vaga de Casemiro, suspenso por dois cartões amarelos, Lucas Lima, meia armador, foi o escolhido e mudou totalmente o esquema da seleção.
Com o santista, Renato Augusto, também meia, foi para primeiro volante, com Elias o auxiliando na marcação. Lucas Lima, mais centralizado, deveria ser o distribuidor para o trio ofensivo.
No ataque, a novidade foi Gabriel como centroavante, no lugar de Jonas. Willian, pela direita, e Philippe Coutinho, jogavam abertos, como sempre.
O Brasil teve a posse de bola, finalizou ao menos três vezes com perigo na primeira etapa, mas um problema aparecia: a distância entre os quatro homens da frente. Lucas Lima, cerebral no Santos, neste domingo, não rendeu.
A ponto de no segundo tempo Renato Augusto se adiantar, com Elias mais recuado, para ajudar na armação com passes mais longos. Foram ao menos dois, com precisão, mas sem boa conclusão de Willian e Lucas Lima.
O gol peruano saiu em um contra-ataque, fragilidade do time na competição. Elias, no finalzinho, ainda perdeu gol feito, na cara do goleiro rival.

Lâmpadas incandescentes não serão mais vendidas no país a partir do fim deste mês

As lâmpadas incandescentes não vão mais ser vendidas no Brasil a partir do dia 30 de junho. Os estabelecimentos, importadores e fabricantes serão fiscalizados pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), e quem não atender à legislação poderá ser multado.
A restrição foi estabelecida em uma portaria interministerial de 2010, que tem como objetivo minimizar o desperdício no consumo de energia elétrica. Uma lâmpada fluorescente compacta economiza 75% em comparação a uma lâmpada incandescente de luminosidade equivalente. Se a opção for por uma lâmpada de LED, essa economia sobe para 85%.
A venda de lâmpadas incandescentes começou a ser proibida no Brasil em junho 2012, com a exclusão do mercado de lâmpadas com potência acima de 150 watts (W). Depois, foi a vez das lâmpadas entre 60W e 100W, em 2013. Em dezembro de 2014, foram substituídas as lâmpadas de 40W a 60W. O processo de substituição terminará em 30 junho deste ano, com a participação de unidades com potência inferior a 40W.
“A proibição da venda das lâmpadas incandescentes no país ajuda a estimular a adoção de opções mais econômicas e duráveis, como o LED, já adotado amplamente em outros países como China, Índia, Reino Unido, Estados Unidos, Canadá, Cuba, Austrália, Argentina, Venezuela, na União Europeia”, informa o Ministério de Minas e Energia.

VEM AÍ A IV PEGA DE BOI DO TANCHO ZÉ TORRES EM JABITACÁ

APOIO:
DESSOLES PREFEITO DE IGUARACY / LUCIANO TORRES – PREFEITO DA INGAZEIRA / LUIZ ROCHA – VICE PREFEITO / ZEINHA – VEREADOR / MANOEL OLIMPIO – VEREADOR / JORGE SOLDADO – VEREADOR / AMAURY DA RAÇÃO – VEREADOR / NEGUINHO DE IRAJAÍ – VEREADOR / SIMÃO – VEREADOR / SARGENTO MOREIRA – SÃO PAULO / FRIGORIFICO SILVA – ORG. MILTON – JABITACÁ / MOTO PEÇAS SILVA – ORG. VALMIR – JABITACÁ / ÁGUA MINERAL E GÁS – ORG. HELENO JACINTO – JABITACÁ / HARAS ALG – PROP. ANCHIETA RABELO / MG3 TRANSPORTE & LOGÍSTICA / POSTO JABITACÁ – PROP. JOSÉ CORDEIRO / PARQUE UNIÃO, HARAS RANCH – ORG. GRUPO RABELO / PANIFICADORA TRADIÇÃO – ORG. JÚNIOR E GUILHERMINA / CRISTIANO BARBOSA – FAZENDA CASA NOVA / ANTÔNIO CONSTRUÇÕES – JABITACÁ / MERCADINHO N. SRA. DE FÁTIMA – ORG. MANOELZINHO / MAGAZINE NUNES – ORG. HELENO E JOSÉLIA / CAVALCANTE CONSTRUÇÕES – ORG. PETINHA E ANGELA / LUIZ PINHEIRO – RANCHO ANGICO TORTO / LOJAS VE – ORG. EDILENE E FAMÍLIA / CASA DO FAZENDEIRO – SERTÂNIA E JABITACÁ / PANIFICADORA DOIS IRMÃOS – ORG. CESÁRIO E FAMÍLIA / JOSÉ IVANILDO (CASSETADA) – MARCAÇÃO DE POÇOS ARTESIANOS – MERCADINHO SANTO ANTÔNIO – ORG. ZI E FAMÍLIA / CHÁCARA SANTO INÁCIO – PROP. LAÉRCIO / JAILSON BEZERRA – FAZENDA CARRO QUEBRADO / GONÇALO ALVES TORRES – JABITACÁ / BLOG TV WEB SERTÃO – SERGIO COELHO / SECRETARIA DE CULTURA (ROBERTO MURILO) / SECRETARIA DE ADMINISTRAÇÃO (SHIRLEY COELHO).

‘Ele está vindo, vou morrer’, disse vítima de Orlando

Em última troca de mensagens com a mãe, Eddie Justice relatou atentado
Mãe troca mensagens com filho, vítima em Orlando
A mãe de Eddie Justice, uma das pessoas que estavam dentro da boate Pulse em Orlando, nos Estados Unidos, relatou como foi a última conversa que teve com o filho.
Na madrugada deste domingo, 50 pessoas morreram em um atentado no local.
Mina Justice estava do lado de fora da boate quando soube do tiroteio. Ela conseguiu trocar algumas mensagens com o filho, que procurou refugio dentro do banheiro feminino da boate.
"Mãe, eu te amo. Estão atirando no clube", escreveu. Mina perguntou então onde ele estava, e ele respondeu "preso no banheiro". "Ligue para a polícia, vou morrer", chegou a escrever ainda.
A mãe viveu momentos de desespero do lado de fora da boate Pulse, sem saber o que acontecia com o seu filho no interior do estabelecimento. "Mãe, eu te amo. Estão atirando no clube"/"Você está bem?"/"[Estou] preso no banheiro"/"Que clube?"/"Pulse, centro da cidade"/"Eu disse, estou no banheiro, ele está vindo, eu vou morrer"/"Eles [polícia] disseram fique e ninguém sairá ferido. Em qual banheiro você está?"/"Ele está no banheiro conosco, banheiro feminino"/"O homem está aí no banheiro com você?"/"Ele é um terrorista"
Em certo momento, Justice recebeu a seguinte mensagem: "Ele está vindo, eu vou morrer". Logo na sequência, Eddie relatou que era refém pelo atirador. "Ele está no banheiro com a gente, ele está aqui para nos matar", escreveu a vítima, referindo-se ao atirador. Estas foram as últimas mensagens recebidas.
Mina exibiu a conversa que teve com o filho pelo telefone para a emissora local WFTV. Ainda não há notícia sobre o paradeiro de Eddie Justice.

ACREDITE, CACAU EM PÓ É A NOVA “DROGA” DO MOMENTO NAS BALADAS DA EUROPA

Cheirá-lo causaria uma forte onda de euforia. Mas os médicos não aprovam.
Acredite, a última moda das baladas na Europa é cheirar cacau em pó!
Em diversas casas noturnas estão servindo cacau em pó para os clientes cheirarem. O mais interessante é que em algumas boates não tem álcool, ou drogas, apenas o cacau é servido como “combustível” pra night.
O pó normalmente é ingerido puro, ou com algumas misturas, como, por exemplo, de gengibre, para ficar um pouco mais forte. Além da versão para cheirar da mesma forma que a cocaína, algumas baladas oferecem opções em pílulas e bebidas.
A balada Lucid, em Berlim, é uma das responsáveis por popularizar a prática, como uma forma “legal” de deixar acordados aqueles que gostam de dançar freneticamente durante festas raves.
Cacau dá mesmo alguma brisa?
Os efeitos de cheirar o pó do cacau ainda estão sendo estudados, mas há quem diga que o uso causa uma onda de euforia, ainda mais quando misturado com música.
Um estudo da Universidade de Kingston, de Londres, realizou teste com ciclistas, e descobriu que ao ingerir chocolate eles aumentaram suas performances, ficando relativamente mais rápidos.
O responsável por este efeito é a epicatequina, elemento abundante no chocolate preto, que oferece ao corpo um impulso de energia dilatando os vasos sanguíneos. Ou seja, realmente pode existir algo por trás da “carreirinha de chocolate”.
Apesar de não ser realmente considerado uma droga, um estudo publicado no site Plos One afirma que o chocolate é um daqueles alimentos difíceis de deixar de consumir, ou seja, cientificamente o alimento recebeu o carimbo de viciante.
Ashley Gearhardt, da Universidade de Michigan, supõe que esse vício possa ser causado por uma região no cérebro, a mesma que é parte importante para o vício em drogas pesadas.
Há consequências para a saúde?

Sites pornográficos brasileiros exibem imagens roubadas de menores

"Legal, legal não é, né? Mas não dá problema, não", disse o dono do site Só Novinhas. "Conheço muita gente que vive disso. Com o site, dá para tirar 5.000 reais por mês".
Sites brasileiros lucram exibindo imagens pornográficas de menores(Márcia Zoet/Divulgação)
Imagens de nudez de garotas e mulheres têm aparecido sem que elas saibam em sites amadores de pornografia brasileiros. Fotos e vídeos chamados de "nudes", feitos por amigos ou ex-namorados, divulgados sem consentimento, resultam em lucro na internet. São jovens com idade entre 14 e 25 anos, de todas as classes sociais, com sua intimidade exposta. No país, entre os 30 maiores sites identificados pelo Estado que não checam a procedência do conteúdo publicado, a audiência mensal chega a até 3,5 milhões de visualizações e pode render 95.000 reais por ano para cada administrador.
As fotos das vítimas se espalham na web, em um movimento conhecido como "viralização", e as levam ao constrangimento e à humilhação, disseram as mulheres à reportagem. Nas publicações, deixam de ser meninas e viram "novinhas" ou "ninfetas", termo que remete a adolescentes ou mulheres infantilizadas. Quando uma novinha tem sua foto viralizada, diz-se que ela "caiu na net". Uma universitária do interior de São Paulo, de 19 anos, foi vítima de um rapaz que conheceu pelas redes sociais quando tinha 15. "A gente começou a conversar e ele sempre dava em cima de mim, mas nunca dei trela. Só que uma vez terminei com meu namorado e acabei cedendo ao pedido dele para aparecer na webcam. Pedi para não gravar, mas ele gravou", disse.
Três anos depois, ela soube por um amigo que o vídeo estava em sites de pornografia. "Na hora, gelei. Peguei todas as provas de que era ele quem tinha divulgado e minha mãe levou para a Polícia Federal. Não sei o que aconteceu, porque não quis mais saber do assunto". Sem produzir conteúdo próprio, os sites divulgam fotos e vídeos como os da jovem paulista. Além de replicar imagens já divulgadas, põem à disposição de qualquer internauta formulários nos quais podem ser enviadas fotos. O usuário deve informar o nome da vítima e enviar ao menos um nude.
Os proprietários reconhecem não fazer nenhum filtro das imagens. "Em muitos casos, em 90%, é impossível identificar se realmente as fotos ou os vídeos são de quem envia", disse, por e-mail, o site Brasil Tudo Liberado, um dos maiores e mais conhecidos, com 2,3 milhões de acessos ao mês. A reportagem, sem se identificar, questionou sobre como proceder para fazer um anúncio e sobre a legalidade das divulgações. "Legal, legal não é, né? Mas não dá problema, não", disse o dono do site Só Novinhas, por e-mail. Ele cobra 120 reais por um banner de 300x250 pixels. "Conheço muita gente que vive disso. Com o site, dá para tirar 5.000 reais por mês".

TRAMITA NA CÂMARA DE IGUARACY PROJETO DE LEI QUE PODERÁ CRIAR O DIA MUNICIPAL DO VAQUEIRO

Imagem da internet
Está em tramitação na Câmara de Vereadores de Iguaracy um projeto de lei que poderá instituir o Dia Municipal do Vaqueiro no Município, a ser comemorado no dia 01 de Maio, anualmente. O Projeto de Lei Nº 002/2016 é de autoria do vereador Manoel Olímpio de Siqueira (PDT) e foi apresentado a Casa na 15ª Sessão Ordinária deste ano, realizada em 24 de Abril.
A data sugerida pelo vereador para que seja instituído o dia no calendário oficial, está relacionada à morte do vaqueiro iguaraciense JEAN ALVES FEITOSA, que faleceu vítima de uma acidente em seu cavalo, enquanto participava de uma pega de boi em 30 de abril deste ano, sendo sepultado em 02 de Maio.
Para Manoel, o objetivo dessa proposição é de homenagear os vaqueiros, que são figuras importantes para a cultura nordestina e local. Se aprovado na Câmara, passará pela sanção do chefe do Poder Executivo, que ficará encarregado de regulamentar as comemorações.
O vereador também sugere ao Executivo buscar apoio dos líderes religiosos e das representações dos vaqueiros, para que seja realizado ato ecumênico, atividades culturais, e que sejam oferecidas atrações para população em geral.
A nível federal, a Lei nº 12.870, de 15 de outubro de 2013, regulamentou sobre o exercício da atividade profissional de Vaqueiro, bem como a Lei nº 11.797, de 29 de outubro de 2008, que instituiu o Dia Nacional do Vaqueiro.
Sepultamento do Vaqueiro Jean -  VEJA HOMENAGEM DA TV WEB SERTÃO
Na justificativa apresentada, o vereador utilizou-se de algumas passagens para retratar o vaqueiro. “Aclamado por Euclides da Cunha, no clássico “Os Sertões”, o vaqueiro é, na sua forma forte de encarar as mazelas do sertão, os longos períodos de seca que culminam com as intensas as intensas movimentações de gado pelas regiões mais inóspitas da caatinga e do cerrado nordestino, a representação de um povo lutador, que vive pela superação das dificuldades que o clima e o solo oferecem”.
Em outro trecho destacou as características do ofício. “Sua veste, símbolo do artesanato brasileiro, composta do terno, conhecido por gibão, do chapéu e das sandálias/botas feitas de couro, é o retrato do homem do sertão, que enfrenta matas espinhosas a procura do gado perdido, muitas vezes única fonte de alimento do povo da região, que vive na terra castigada pela seca.” (Assessoria de Comunicação)

BLOG TV WEB SERTÃO
A MELHOR SELEÇÃO DE NOTÍCIAS!

As matérias e os textos que não são de nossa autoria, nem sempre expressam, necessariamente, a opinião, o pensamento ou orientação ideológica da Web Sertão.

SOBRE FONTE E AUTORIA DAS INFORMAÇÕES

Boa parte das matérias que são de interesse publico acabam viralizando nos meios de comunicação sem a devida fonte e autoria do conteúdo. Em caso de ausência ou divergências relacionada aos créditos de alguma informação aqui republicada, texto ou imagem, pedimos que entre em contato com a nossa redação pelo - (87) 98821-5232 - para ratificações.

CLIQUE NOS BANNERS PARA ACESSAR AS LOJAS DE VEÍCULOS