BLOG TV WEB SERTÃO - A MELHOR SELEÇÃO DE NOTÍCIAS COM SÉRGIO COELHO


Mostrando postagens de agosto 4, 2016Mostrar tudo

Rio 2016: Yane Marques, uma mente brilhante no Pentatlo Moderno

Quando o Barão Pierre de Coubertin criou o pentatlo moderno e o incluiu nas Olimpíadas, em Estocolmo-1912, sonhava vê-lo tão popular quanto o pentatlo original o fora nos jogos da Antiguidade. O sonho do pai das Olimpíadas modernas nunca se concretizou. Mas o esporte que já nasceu olímpico se notabiliza por exigir de seus atletas um controle mental que desafia o entendimento da neurociência.
O pentatlo moderno já trouxe para o Brasil o bronze de Yane Marques em Londres-2012. Hoje, ela é a quarta do ranking, vai levar a bandeira na abertura da Rio-2016 e é esperança de nova medalha. Yane sabe que para ser pentatleta olímpica é essencial possuir nervos de aço. Ter concentração e habilidade para entrar em estados mentais nos quais a ciência ainda engatinha, como os mecanismos da regulação do estresse, do controle da dor e dos fluxos mentais de atenção. Correr, nadar, atirar, montar a cavalo e esgrimir bem só não basta.
A disputa final, que combina tiros de corrida com tiros de pistola — no tempo do barão era tiro mesmo, hoje é laser — parece ter saído de um laboratório de neurociência. É um teste perfeito para misturar o aparentemente inconciliável. Uma das primeiras coisas que os tiros de corrida fazem é levar à exaustão. E exaustão reduz a concentração e a coordenação. Porém, ambas são condição indispensável para acertar tiros — estes disparados por pistola — em tempo limitado sob pressão máxima. Nasce aí quase uma impossibilidade. O técnico e descobridor de Yane, Alexandre França, frisa que a pressão quebra muita gente aí:
— A coordenação motora necessária para o tiro é absurda. O gatilho é mais sensível e leve que o botão do controle remoto da TV. Imagine agora ter que disparar a 10 metros de distância vindo exausto de um quilômetro de corrida, em que você dá tudo de si. É preciso ter sangue frio, equilíbrio emocional e estratégia. É para os de mente poderosa — afirmou.
CONTROLE MENTAL
O esforço mental exigido pelo esporte de Yane é reconhecido por especialistas como algo extremamente desgastante.
— Gasta-se muita energia mental. O atleta precisa alternar em frações ínfimas, sem perceber, estágios mentais diferentes. Passa do controle da dor ao foco o tempo todo. Liga e desliga sistemas de uma complexidade enorme. O domínio disso é para poucos — explica o neurocientista Jorge Moll, diretor de pesquisa do Instituto D’Or e autor de trabalhos em revistas internacionais sobre sistemas cerebrais complexos.
Segundo Moll, o controle mental pode ser treinado e perfeiçoado com certas técnicas, como mindfulness, que busca a chamada atenção focada. Mas há pessoas que realmente nascem com essas habilidades. O resultado desse domínio parece se materializar nos nervos de aço de Yane. Seu técnico, Alexandre França, afirma que a capacidade de concentração que praticamente a isola do mundo no dia da competição lhe dá vantagens.
A pernambucana de 32 anos natural de Afogados de Ingazeira começou na natação. Hoje está entre as mais bem colocadas na esgrima e na equitação. Mas corrida, sabidamente, não é o seu forte. Porém, os segundos que perde nos pés, recupera a tiros de pistola. Yane é boa de mira e, segundo Alexandre, jamais perde a calma e o foco.
— Ela tem uma força mental absurda. É uma das coisas que mais chama atenção nela. Todo atleta de alto rendimento é focado. Mas a Yane realmente se destaca. E é preciso porque o fim da prova não perdoa — destaca França.
A própria Yane está certa disso:
— Cada prova tem seu momento mais difícil. Mas, de todos, o pior momento é a terceira volta da corrida do combinado— diz ela ao fazer referência ao fim da disputa corrida-tiro.
OBJETO DE ESTUDO

Pernambuco registra cinco surtos de caxumba em 2016

De janeiro a julho deste ano, a Secretaria de Saúde de Pernambuco (SES) já registrou cinco surtos de caxumba no Estado. Ao todo, pelo menos 94 pessoas foram diagnosticadas com a doença que não tem notificação compulsória, ou seja, não é obrigatório o registro da mesma junto aos órgãos de saúde. No ano passado, no entanto, nenhum surto de caxumba foi contabilizado pela secretaria, por isso não há números para realizar comparativos.
Os surtos deste ano foram registrados na Região Metropolitana do Recife: duas vezes no Recife, com 58 pessoas contaminadas, outras duas em Olinda, com 27 afetadas, e uma vez em Jaboatão dos Guararapes, onde nove pessoas adoeceram.
A caxumba é uma doença viral aguda, caracterizada por febre, dor e aumento de volume de uma ou mais glândulas salivares, com predileção pelas parótidas e, às vezes, pelas sublinguais ou submandibulares. Ela ocorre primariamente na crianças em idade escolar e no adolescente. A doença também conhecida com parotidite ou papeira.
Geralmente com evolução benigna, pode se apresentar, eventualmente, na forma grave, chegando a determinar hospitalização do doente. A caxumba é doença de distribuição universal, de alta morbidade e baixa letalidade, aparecendo sob a forma endêmica ou surtos. Ela é transmitida pelo ar, através de tosse e espirros, ou por contato direto com saliva, causada por um vírus da família paramyxoviridae. O período de incubação do vírus varia entre 14 e 25 dias. Confira os sintomas:

Índice de assassinatos a mulheres crescem no Sertão de PE em 2016

De janeiro a julho deste ano, nove mulheres já foram assassinadas no Sertão do São Francisco, de acordo com dados da Secretaria de Defesa Social de Pernambuco. O índice é quase o dobro dos crimes ocorridos na região no mesmo período do ano passado, em que foram contabilizadas cinco mortes.
Em todo o ano de 2015, foram registrados 14 assassinatos a mulheres. A filha da aposentada, Maria Augusta Dias, entrou nas estatísticas. Ela foi assassinada no final de 2015. A mãe disse que espera que a justiça possa ser feita. “Para isso eu quero justiça. Para mim foi ontem. É uma dor que não tiro aqui de dentro”, disse a aposentada.
De acordo a delegada de homicídios de Petrolina, Sara Machado, uma das motivações para estes tipos de crime é a não aceitação do final do relacionamento. “Tanto em 2015, que se repetiu este ano, o que a gente tem como motivação são os relacionamentos em que os companheiros ou ex-companheiros matam por ciúme ou por não aceitarem a separação. Essa tem sido a principal causa dos homicídios na cidade”, destacou a delegada.
A delegada destaca ainda que as vítimas de violência precisam fazer as denúncias dos casos. “A gente faz um apelo para as famílias e para que as mulheres busquem a polícia e também as medidas de proteção, os procedimentos policiais quando se sentirem ameaçadas pelos seus companheiros ou ex-companheiros, porque, muitas vezes, elas não acreditam que eles possam vir a matar e eles acabam concretizando este crime”, disse a delegada.
No Sertão Central, nos seis primeiros meses do ano passado, nenhuma mulher foi assassinada. Já neste ano, a polícia já registrou dois casos. Em 2015, durante todo o ano foi registrado um caso. No Sertão do Araripe, sete mulheres foram assassinadas no primeiro semestre do ano passado. Em 2016 foram seis. Em todo o ano passado, nove mulheres foram vítimas de homicídio. (G1)

ESCRAVOS DA TECNOLOGIA: Pokémon Go é lançado no Brasil com alta popularidade

"Pokémon Go" já pode ser baixado nas lojas brasileiras de aplicativo da Apple e do Google. O game começou a funcionar no Brasil nesta quarta-feira (3). Em um primeiro momento, o jogo ficou disponível apenas em versões para quem tem contas na App Store dos EUA.
Desde que chegou aos Estados Unidos, Austrália e Nova Zelândia em 5 de julho, "Pokémon Go" se transformou em um fenômeno.
Nos dias 27 e 28 de julho de 2016, o PiniOn realizou uma pesquisa sobre o jogo Pokémon Go com 1770 pessoas de todo o país que compõem a base do PiniOn (usuários de smartphone com mais de 18 anos de idade).
Os principais resultados apontam para a alta popularidade do jogo e a confiança dos brasileiros para permitir acesso de aplicativos aos seus smartphones.

Clique abaixo e confira números:

Arrombamentos de caixas eletrônicos crescem 105% em Pernambuco.

 Banco do Brasil em Iguaracy
Após mais uma semana com explosões de caixas eletrônicos, a Polícia Civil de Pernambuco divulgou o balanço atualizado de ações contra terminais bancários. De acordo com levantamento da Delegacia de Repressão aos Roubos e Furtos, foram 77 ocorrências de janeiro a julho deste ano, sendo 39 arrombamentos de caixas eletrônicos e 38 explosões. Os números representam um aumento de 105% nos arrombamentos e de 35% nas explosões em relação ao mesmo período do ano passado. Nos primeiros sete meses do ano anterior, foram 19 caixas arrombados e 28 detonados com explosivos.
O delegado titular Paulo Berenguer, que participa de uma força-tarefa entre as Polícias Civil e Federal designada para investigar esse tipo de ocorrência, observa que, apesar do aumento nas ações criminosas, as prisões também cresceram. Foram 62 de janeiro a julho deste ano, contra 35 no mesmo período de 2015. Além disso, 61 inquéritos com autoria definida foram remetidos em 2016, enquanto no último ano esse número ficou em 24.
“No último fim de semana, prendemos uma quadrilha que somente ela foi responsável por 14 arrombamentos de caixas eletrônicos. Acreditamos que, com a desarticulação desse grupo, as estatísticas vão cair”, ressalta Berenguer. São seis equipes de polícia investigando esses casos.
Ainda segundo o balanço da delegacia especializada, os números gerais são de 110 assaltos a banco entre janeiro e julho deste ano, o que inclui o crime à mão armada, arrombamentos de caixas eletrônicos, arrombamentos de cofres, ações com uso de explosivos e sequestros de gerentes, o chamado sapatinho. Um dado superior aos 97 registrados no mesmo intervalo de tempo em 2015. Por outro lado, 27 armas de fogo foram apreendidas neste ano e apenas quatro no ano passado.

Casos frequentes
Uma ação ousada no prédio da Procuradoria Regional da Fazenda Nacional, na Avenida Agamenon Magalhães, no Espinheiro, Zona Norte do Recife, levou pânico a moradores das imediações na terça-feira (2). Bandidos especializados em explosão de caixas eletrônicos explodiram o caixa no prédio e trocaram tiros com a Polícia Militar. Na quarta (3), a investida aconteceu no Banco do Brasil de Bom Jardim, no Agreste, distante 104 quilômetros da capital pernambucana
No dia 12 de julho, o alvo foi uma agência doBanco do Brasil de Orobó. Os ladrões atiraram em prédios públicos, como destacamento da PM. Um dia antes, quatro assaltantes foram mortos depois de um confronto com a PM, em Buenos Aires. Eles tinham invadido uma agência, no Centro. Na fuga, os suspeitos usaram um táxi e acabaram surpreendidos pela polícia.
No dia 9 do mesmo mês, o alvo do o Banco do Brasil de Feira Nova. De acordo com a Polícia Militar, os ladrões estavam armados com fuzis e metralhadoras. A ação aconteceu pouco antes das 4h. Segundo a polícia, aproximadamente dez homens estavam num ponto estratégico no Centro da cidade e metralharam o carro da Polícia Militar.
No dia 5 de julho, a ação dos criminosos aconteceu em uma agência de João Alfredo. Na fuga, dispararam contra viatura da PM. A agência ficou bastante danificada. Em maio, uma quadrilha arrombou os caixas no Banco do Brasil em Limoeiro. (G1)

População de Iguaracy desde 16 de junho continua penalizada após assalto ao Banco do Brasil

Ainda não há previsão para instalação de novos caixas eletrônicos
Após o assalto ocorrido na agência no último dia 16 de Junho, o serviço de autoatendimento e caixa ficou paralisado, prejudicando o comércio e a economia local. A agência está funcionando apenas para quem quer receber um cartão, abrir uma conta, ou quem quer realizar qualquer operação que não seja em caixa. Infelizmente não há previsão para a normalização dos serviços.
O Comerciante Luiz Carlos do Restaurante Souza disse ao nosso Blog que Iguaracy vai acabar se tornando uma cidade fantasma se algo não for feito.
Como diz o ditado "quem cala consente", já está mais do que na hora da sociedade iguaraciense começar a se manifestar e cobrar para que o Banco do Brasil agilize a situação de atendimento em Iguaracy.
Se já não bastasse as taxas e os juros altos cobrados pelos serviços bancários, a população está tendo gastos com passagens e combustível para se deslocarem até Afogados da Ingazeira ocasionando um prejuízo sem precedentes para o comércio da cidade.

Em PE, bebê de 10 meses morre carbonizado após curto circuito em ventilador

Uma tragédia mobilizou os moradores da Rua Rio Branco, na comunidade Dom Helder Câmara, bairro de Piedade, Jaboatão dos Guararapes, na noite desta quarta-feira (3). Um bebê de 10 meses morreu carbonizado enquanto dormia, após o ventilador do quarto entrar em curto circuito.
Jeferson Ícaro estava sozinho em casa. A mãe do bebê, Shirlene Silva, participou da tentativa de socorro e entrou em estado de choque. “Eu não tinha nada ligado, só o ventilador. Eu vim correndo, mas a casa já tava pegando fogo. Não deu tempo de salvar”, relatou a mulher.
Vizinhos e membros de uma igreja tentaram salvar o bebê, mas não conseguiram retirá-lo com vida. O imóvel estava vazando corrente elétrica e com bastante fogo. Os bombeiros foram acionados e precisaram da ajuda da Companhia Energética de Pernambuco (Celpe) para controlar as chamas.
“Eu pensei logo no meu filho. Tentamos entrar, mas foi difícil. Fizemos o que podemos fazer”, relatou um vizinho da família. De acordo com o Corpo de Bombeiro, a principal hipótese é de curto circuito. “As informações apontam para o ventilador, mas não podemos precisar, só após a perícia”, contou o capitão José Honorato.
Da TV Jornal

Tranquilidade: Estados não vão poder obrigar operadoras a bloquear sinal de celular em prisões

O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu ontem (03) que os estados não podem obrigar as operadoras de celular a instalar bloqueadores de celular nas penitenciárias. Por 8 votos a 3, a Corte julgou procedentes ações protocoladas pela Associação Nacional das Operadoras Celulares (Acel) e entendeu que a matéria é privativa do Congresso Nacional, por tratar-se de telecomunicações.
O julgamento ocorreu em meio aos ataques criminosos no Rio Grande do Norte, que têm sido atribuídos a retaliações de presos pela decisão do governo, que instalou os bloqueadores em um presídio do estado.
Nas ações, foram contestadas as leis estaduais de Santa Catarina, do Paraná, de Mato Grosso do Sul e da Bahia que determinavam às operadoras a instalação dos bloqueadores ou a adoção de outras medidas tecnológicas para cortar o sinal dos celulares dentro dos presídios.

Primeira protagonista negra de Malhação será faxineira e nordestina

Após 21 anos no ar, a novela global Malhação: Seu lugar no mundofinalmente terá a primeira protagonista negra, interpretada pela mineira Aline Dias, a partir do dia 22 de agosto. O enredo da personagem, entretanto, gerou críticas entre os internautas, antes mesmo da estreia. Joana é uma cearense de 19 anos que, após uma briga familiar, sai da casa onde morava com o padrasto e a avó e se muda para o Rio de Janeiro.
No Ceará, ela é amiga de Sula (a pernambucana Malu Falangola). Na capital carioca, ela vai primeiramente à casa de Tânia (Deborah Secco), a melhor amiga da mãe dela. Joana nunca conheceu o pai biológico, quem passa a procurar na Cidade Maravilhosa, e consegue emprego como faxineira da academia Forma, de Ricardo (Marcos Pasquim). Ela se apaixonará por Gabriel, vivido pelo ator Felipe Roque. O rapaz forma, junto com Giovane (Ricardo Vianna), uma promissora dupla de vôlei de praia.
Após elogios devido a escolha de uma atriz negra para estrelar a trama, a Globo recebeu críticas devido aos detalhes da nova temporada. “Faxineira que se apaixona pelo dono da casa, lindo, branco e marrento! Por que esse estereótipo preto e pobre não acaba?”, questionou um internauta. “E será faxineira que provavelmente se apaixonará pelo branquinho riquinho. Ela sofrerá preconceito das branquinhas por ser empregada doméstica e vão fazer da vida dela um inferno, no fim ela ficará com o branquinho riquinho e conseguirá vencer na vida! Típico”, reforça outro.

Criança de seis anos é vítima de estupro no município de Parnamirim

 
A polícia está a procura de um homem acusado de estuprar uma criança de apenas seis anos no distrito de Matias, na zona rural de Parnamirim-PE. Segundo informações da Polícia Civil, o menor estava em uma padaria da cidade quando o homem apareceu e ofereceu dinheiro, para atrair a criança. O estupro teria acontecido em outra parte do distrito.
O crime foi presenciado por outro menor de idade, que contou aos pais da vítima o que havia ocorrido. A família prestou queixa na Delegacia de Polícia Civil da cidade, que já abriu um processo de investigação. O menor foi encaminhar o Instituto Médico Legal (IML), para passar por exame sexológico.

Convenção da Frente Popular em Afogados acontece nesta sexta

Acontece nesta sexta (5) no Cine São José, a partir das 17h, a convenção da Frente Popular a qual vai oficializar o nome do prefeito de Afogados da Ingazeira e candidato a reeleição, José Patriota. Também será apresentado o nome do candidato a vice na chapa encabeçada pelo gestor. Vários nomes estão na disputa, Eraldo Feijó, Totonho Valadares, Alessandro Palmeira, Augusto Martins e Igor Mariano. As informações que circulam na cidade é de que o nome de Alessandro Palmeira já teria sido escolhido pelo prefeito que somente vai anunciar no “apagar” das luzes.

VEM AÍ A SELETIVA REGIONAL BELEZA DO SERTÃO

A ex-modelo, Mônica Freitas e o empresário Euclides Alves, junto com a loja Donnabella b
Bellodonno, trará para Afogados da Ingazeira a Seletiva Regional Beleza do Sertão, da agência Individual Model de Recife, com a intenção de descobrir novos talentos para modelar e atuar na capital Pernambucana.
A agência Individual Model é a mesma que revelou a ex-modelo em 2001, em um concurso que teve seletiva em Afogados da Ingazeira. Após longos anos morando fora, Mônica está de volta à cidade trazendo sua loja Donnabella Bellodonno e promete ser referência na cidade por ter um trabalho diferenciado de personal stilyt, sendo hoje a única loja multimarca da região do Pajeú que tem um profissional de moda para ajudar os clientes na hora de se vestir.
A etapa do sertão está marcada para o dia 21 de agosto de 2016, e terá pontos de inscrições em várias cidades do Pajeú. Confira: Afogados da Ingazeira - futuras instalações da loja Donnabella Bellodonno (localizada na praça central, próximo ao boticário), Tabira - Loja Lune (ao lado da Farmácia Samed), São José do Egito – Loja Lune Modas (ao lado da Lotérica), Serra Talhada - Loja Três Marias (em frente à feira livre).

Faixa etária: A partir dos 4 anos de idade.
Valor da inscrição: R$ 50,00
Informações pelo Fone/Whatsapp: (87) 9 9199-4300 (81) 9 9520-5939 (87) 9 9682-1698
As informações sobre o evento são sempre atualizadas pelo instagram, @monicafvidal, @toprouducoes1.

DICA SAUDÁVEL: SAIBA COMO PREPARAR O SAL DE ERVAS CASEIRO E MELHORAR SUA ALIMENTAÇÃO

Uma ótima dica para as pessoas que sofrem com hipertensão arterial, diabetes mellitus, que estão em processo de emagrecimento ou que procuram uma alimentação saudável. Substitua o sal de cozinha (cloreto de sódio) e qualquer tempero industrializado pelo SAL DE ERVAS.

A recomendação de sal de cozinha por dia é de 6 gramas, o que equivale a 2.400 miligramas de sódio (lembrando que sódio e sal são coisas diferentes). Por isso, precisamos rever a quantidade de sal colocada em nossas refeições diariamente. Lembre-se que o excesso de sal pode causar retenção de líquidos e pressão alta. Então, a dica de hoje é para você que deseja (e precisa) reduzir a quantidade de sal ingerida.

RECEITA
- 1 colher de sopa de alecrim;
- 1 colher de sopa de salsinha seca;
- 1 colher de sopa de manjericão;
- 1 colher de sopa de orégano;
- 1 colher de sopa de pimenta do reino
- 1 xícara de sal light (possui menor teor de sódio e mais potássio)

MODO DE PREPARO
- Adicione todos os ingredientes no liquidificador ou mixer e bata até que fiquem misturados e mais finos. Conserve em um recipiente de vidro bem tampado.

Agora você pode temperar suas carnes, saladas, molhos e o mais legal, dá pra fazer vários tipos de sal, pra usar em cada tipo de preparo. Pode ser adicionada outras opções de ervas secas à seu gosto, basta usar sua criatividade. (Por Josicleibson Nunes – Nutricionista / CRN – 17187/P) 

BLOG TV WEB SERTÃO
A MELHOR SELEÇÃO DE NOTÍCIAS!

As matérias e os textos que não são de nossa autoria, nem sempre expressam, necessariamente, a opinião, o pensamento ou orientação ideológica da Web Sertão.

SOBRE FONTE E AUTORIA DAS INFORMAÇÕES

Boa parte das matérias que são de interesse publico acabam viralizando nos meios de comunicação sem a devida fonte e autoria do conteúdo. Em caso de ausência ou divergências relacionada aos créditos de alguma informação aqui republicada, texto ou imagem, pedimos que entre em contato com a nossa redação pelo - (87) 98821-5232 - para ratificações.

CLIQUE NOS BANNERS PARA ACESSAR AS LOJAS DE VEÍCULOS