BLOG TV WEB SERTÃO - A MELHOR SELEÇÃO DE NOTÍCIAS COM SÉRGIO COELHO


Mostrando postagens de novembro 30, 2016Mostrar tudo

ONU alerta para situação ‘insustentável’ do acesso à água potável no mundo

 
Líderes da ONU e de vários países insistiram nessa segunda-feira (28) que o mundo se encaminha para uma crise insustentável de desabastecimento de água potável devido a fatores como a mudança climática e o crescimento da população.
“O mundo avança por um caminho que segue em direção ao insustentável”, afirmou o presidente da Assembleia Geral da ONU, Peter Thomson, um dos participantes da Cúpula da Água, que acontece entre hoje e quarta-feira em Budapeste, a capital da Hungria.
Thomson se referiu ao sexto Objetivo de Desenvolvimento Sustentável, aprovado pela ONU em 2015, que adverte que a escassez de água, que já afeta mais de 40% da população mundial, crescerá com o aumento das temperaturas devido à mudança climática.
“A humanidade não entende, por enquanto, a importância disto”, acrescentou Thomson, que afirmou que ainda há esperanças se a meta do Acordo de Paris de manter o aumento da temperatura média abaixo de dois graus centígrados for cumprida.
O presidente húngaro, János Áder, acrescentou por sua vez que “é preciso repensar as estratégias relacionadas com a água” e encontrar uma solução para assegurar os recursos financeiros para que este bem esteja disponível para todos.
Na abertura da conferência, na qual participam representantes de 117 países, foi lida uma mensagem do secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, na qual o diplomata sul-coreano reivindicou mudanças para assegurar o acesso universal à água potável e limpa.
Os participantes da Cúpula de Água de Budapeste tratarão nos próximos dois dias de assuntos relacionados com esse recurso, como o fornecimento, os impactos da mudança climática e o financiamento das políticas relacionadas com o tema.
Espera-se a aprovação de uma declaração final sobre políticas relacionadas com a água, que será depois debatida na cúpula sobre os oceanos que será realizada em 2017 em Nova York, segundo antecipou Thomson. (G1)

Inscrições para o programa CNH Popular se encerra no próximo domingo (04)

Com as inscrições iniciadas nessa quarta-feira (16), o programa CNH Popular beneficia 4.504 cidadãos para o ano de 2017. O prazo para cadastro se estende até o dia 4 de dezembro. Para se candidatar a uma das vagas é preciso acessar o site do Departamento Estadual de Trânsito de Pernambuco (Detran-PE) e fazer o cadastro.
Interessados no serviço devem entrar no site www.detran.pe.gov.br e clicar em “Leia Mais” onde consta o banner da “CNH Popular 2017”. No momento da inscrição, cada candidato deve aceitar e concordar com os termos esabelecidos no edital. Depois, deve selecionar um dos grupos participantes do programa, preencher os dados pessoais e perguntas sobre escolaridade, situação empregatícia, valor da renda, dentre outros questionamentos.
Em seguida, o candidato espera até o dia 14 de dezembro, quando uma relação com os selecionados será divulgada de acordo com o segmento escolhido.
O passo seguinte é a convocação, que ocorre a partir do dia 10 de janeiro, em que os aprovados devem comparecer ao Detran-PE com a documentação exigida para comprovar as informações repassadas durante o cadastro. Caso tudo esteja correto, o contemplado aproveita o benefício de maneira gratuita.
Quem pode se candiatar às vagas
As vagas estão distribuídas entre a Região Metropolitana do Recife (RMR) e o interior do Estado, com 2.252 disponíveis para cada. Existem oito segmentos aptos a concorrer para primeira habilitação, adição de categoria ou renovação de Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Todas nas categorias A (veículo de duas rodas) ou B (automóvel). São eles: aluno do ensino público tradicional, alunos de programas como EJA (Educação para Jovens e Adultos), Travessia ou Supletivo, ex-aluno do ensino público, desempregado com renda familiar de até três salários mínimos, beneficiário do Programa Bolsa Família, beneficiário do Programa Chapéu de Palha, pessoa que nunca trabalhou e possui renda familiar de até 3 salários mínimos ou trabalhador com remuneração de até 2 salários mínimos.
O resultado com os contemplados pelo programa será divulgado no site do Detran-PE no dia 14 de dezembro. Para maiores informações, os interessados podem ligar para o número 3453-1514.
Do JC Online

Asteroide pode colidir com a Terra em fevereiro de 2019. Será?

O tema do momento é: Apocalipse. Isso mesmo! No post anterior, falei sobre a teoria do físico Stephen Hawking. Para o renomado cientista, os humanos tem apenas 1000 anos para escapar do apocalipse. Inclusive, este é um tema recorrente aqui no Momento Verdadeiro. Lembra daquela história de que uma vítima de ebola teria ressuscitado na África e a OMS tentou abafar o caso? Também teve muitos rumores depois que um vídeo com suposto som de trombetas em Jerusalémviralizou na web. O assunto ganhou mais atenção depois que vários sites começaram a anunciar que o presidente Michel Temer tinha aprovado a implantação de chips obrigatórios em todos os brasileiros. 
Tem mais ... Hoje vou falar sobre a história de que um asteroide vai se chocar com a Terra em 2019. Essa informação teria sido revelada pela agência espacial americana (Nasa). Será que é verdade? Sim! Porém, essa possibilidade do asteroide se chocar com a Terra em 2019 já foi descartada, pela própria Nasa, há tempo.
Esse texto que voltou a circular pela internet, tem o objetivo de criar um pânico desnecessário. Já que tudo foi devidamente esclarecido pela Nasa. Leia o que a agência espacial norte-americana disse que depois de processar mais observações do asteroide 2002 NT7: "Podemos agora descartar quaisquer possibilidades de impacto na Terra para 1º de fevereiro de 2019".
Conclusão: Essa história de asteroide se chocar com a Terra em fevereiro de 2019 já foi esclarecida. Sendo assim, continuar afirmando que ainda existe este risco é desnecessário.
Washington Luiz, repórter Momento Verdadeiro.

Chuvas evitam nova redução de vazão do São Francisco

O registro de chuvas na bacia do rio São Francisco nos últimos dias foi o motivo para a manutenção da vazão atual do chamado rio da integração nacional no reservatório de Sobradinho, na Bahia. A decisão foi anunciada nesta segunda-feira (28), durante reunião de avaliação dos efeitos da vazão reduzida, promovida em Brasília (DF), pela Agência Nacional de Águas (ANA), e transmitida por videoconferência para os estados da bacia. Há algumas semanas, quando foi autorizada a redução da defluência, a programação era para uma vazão de 750 metros cúbicos por segundo (m³/s) a partir do dia 21, na semana passada, chegando a 700m³/s a partir de ontem.
A equipe técnica da Companhia Hidrelétrica do São Francisco (Chesf) apresentou um relatório com fotos sobre a vistoria no Baixo São Francisco, para avaliar os efeitos da defluência de 750m³/s durante a primeira semana da medida. De acordo com a apresentação, houve o registro de banco arenoso emergindo nas proximidades da cidade de Juazeiro (BA) e presença de retroescavadeiras para garantir a captação de água para a Companhia de Abastecimento de Sergipe (Deso), entre outros reflexos.
TRÊS MARIAS
Por outro lado, também devido às chuvas, a defluência no reservatório de Três Marias, em Minas Gerais, será reduzida paulatinamente, até atingir o patamar de 165 m³/s. Durante a reunião, técnicos do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) contestaram a informação veiculada em órgãos de comunicação de que há previsão do fenômeno La Niña na bacia do São Francisco. De acordo com as informações passadas, a precipitação será muito pequena, motivo pelo qual não dá para classificar como o fenômeno.
Durante a reunião da ANA também houve apresentação dos cenários previstos para o ano de 2017. Conforme os técnicos da área, a expectativa é de que o nível de armazenamento no reservatório de Sobradinho varie entre 9% e 12% e em Três Marias, entre 20% e 28%. Com isso, o cenário aponta que, com a vazão variando entre 800m³/s e 700m³/s em 2017, em dezembro do próximo ano o nível de armazenamento representará 10% da capacidade do reservatório.
Nova reunião para discutir o tema está marcada para a segunda-feira (05), a partir das 10h, igualmente transmitida por videoconferência.

Grupo que arrombava caixas praticava dois crimes por mês em PE, diz polícia

A Polícia Civil de Pernambuco divulgou, nessa segunda-feira (28), o balanço da ‘Operação Chapa Quente‘, que desarticulou uma quadrilha suspeita de arrombar caixas eletrônicos usando maçaricos. De acordo com o delegado de Repressão aos Roubos e Furtos, Vinicius Notari, o grupo chegava a praticar dois assaltos por mês. Ao menos 14 investidas são relacionadas ao grupo.
Segundo a polícia, entre vas ações criminosas estão os assaltos ao Banco do Brasil de Vicência, na Zona da Mata Norte de Pernambuco, em 21 de março deste ano, e ao Banco do Brasil de Moreno, no Grande Recife, em outubro de 2015. A operação foi deflagrada na sexta-feira (25).
Ao todo, foram presas oito pessoas e outras três ainda estão foragidas, sendo que a polícia tem apenas a qualificação de uma delas é pediu ajuda à população para identificar as outras.Integrantes do grupo são de Santa Catarina, no Sul do País.
Segundo o delegado, eles é que tinham o conhecimento técnico. Para a polícia, Joinville, naquele estado, é uma cidade bastante industrial e, por isso, muita gente vem de lá pra treinar outros suspeitos em Pernambuco.
As investigações tiveram início há cerca de cinco meses. A polícia chegou a prender quatro suspeitos no dia 28 de julho deste ano, quando a quadrilha tentou roubar o caixa do banco Santander de Bezerros, no Agreste.
Em um táxi, logo após a investida, a polícia também encontrou dois homens, que davam suporte à ação e carregavam equipamentos utilizados na investida, como maçarico e furadeira de fixação magnética.
De acordo com Vinícius Notari, quando somadas, as penas referente aos 14 assaltos chegam a mais de 30 anos de prisão.
Balanço
De acordo com o delegado Paulo Berenguer, titular da Delegacia de Roubos e Furtos, foram presas 88 pessoas, apenas neste ano, suspeitas de envolvimento com investidas criminosas a instituições financeiras. Foram desarticuladas 13 quadrilhas e houve o indiciamento de mais de 270 pessoas, também suspeitas de praticar esse tipo de crime. (G1)

Avião de acidente foi usado pela seleção Argentina há três semanas

O avião que sofreu um acidente com o time da Chapecoense, na madrugada desta terça-feira (29), em voo com destino à Colômbia, foi utilizado por Lionel Messi e os demais jogadores argentinos na viagem para o Brasil, há menos de três semanas. Na ocasião, os hermanos foram derrotados por 3 a 0 para os comandados de Tite, em jogo válido pelas eliminatórias, no Mineirão.
O presidente do Atlético Nacional, Juan Carlos de la Cuesta, equipe que enfrentaria a Chapecoense, disse que o avião tinha tradição em transportar equipes de futebol e, há algumas semanas, havia sido utilizada pelo Nacional para uma viagem a La Paz, na Bolívia, e também pela própria Chapecoense, conforme o Zero Hora.

Esperança! Seca de cinco anos no Nordeste poderá estar perto do fim

A falta de chuva no Nordeste é responsável por 60% do prejuízo causado por problemas climáticos no Brasil. Não era para menos. Com cinco anos de estiagem, rios secaram na região, animais morreram e vários produtores desistiram de plantar.
Vivemos nesse período um dos El Niños mais fortes da história. Ele foi um dos grandes responsáveis pela estiagem. O fenômeno agora mudou. Com o La Niña em curso, o quadro é outro. As chuvas vão retornar para o Nordeste. Em algumas localidades isso já aconteceu.
Neste momento estamos com uma janela de tempo seco no Nordeste por causa de um sistema meteorológico chamado de vórtice ciclônico de altos níveis, o VCAN. Este sistema impedirá apenas momentaneamente a atuação das instabilidades.
Segundo Desirée Brandt, meteorologista da Somar, em dezembro as chuvas já retornam para o Matopiba e, no primeiro trimestre do ano que vem, serão intensas.
Em algumas cidades do Ceará, como é o caso de Morrinhos, a previsão indica mais de 700 milímetros em 30 dias. No oeste da Bahia, sul do Maranhão e do Piauí, a situação também será bem melhor.
Em algumas localidades, a umidade do solo já aumentou e apresenta índices de 60%. “Será um verão generoso para os produtores nordestinos, que já foram tão penalizados”, diz Desirée.
*Pryscilla Paiva, editora de Tempo do Canal Rural

Cinco são detidos no Sertão da PB suspeito de triplo homicídio em Santa Terezinha

Cinco homens foram presos na manhã desta terça-feira (29) na zona rural de Imaculada, no Sertão paraibano. Segundo informações do delegado Cristiano Jacques, eles são suspeitos de participação em um triplo homicídio no município de Santa Terezinha, em Pernambuco, no domingo (27). Imaculada fica a cinco quilômetros da cidade pernambucana.
Três jovens - dois de 18 e um de 24 anos - foram mortos a tiros e um, de 18, ficou ferido no caso. De acordo com a Polícia Militar de Pernambuco, os crimes ocorreram em lugares diferentes, mas podem ter ligação, motivadas por um acerto de contas de grupos envolvidos com o tráfico de drogas.
As prisões aconteceram durante uma ação das polícias dos dois estados. Ainda de acordo com Cristiano Jacques, outros dois suspeitos foram detidos na cidade onde ocorreram os homicídios. A polícia acredita que os cinco homens façam parte de uma organização criminosa que atua na Paraíba e em Pernambuco.
Em Imaculada, o trio foi encontrado dentro de uma casa abandonada com espingardas, revolveres e pistola. Os investigadores ainda apreenderam cocaína, maconha e crack. A dupla apreendida em Pernambuco foi levada para a Delegacia de Princesa Isabel, onde o grupo vai ficar detido até a audiência de custódia.

Cinegrafista vítima da tragédia esteve a pouco tempo no Pajeú

Ari de Araújo e Yane Marques. “Que Deus te receba amigo”, disse Yane em rede social.
O cinegrafista Ari de Araújo Júnior, da Rede Globo, uma das vítimas do que estava no acidente com o elenco da Chapecoense, esteve em solo sertanejo. E não faz muito tempo.
Foi ele o cinegrafista que esteve em Afogados da Ingazeira com Pedro Bassan fazendo a reportagem especial para o Jornal Nacional sobre potenciais olímpicos com a pentatleta Yanea Marques. A reportagem foi ao ar em 12 de julho deste ano.
As imagens de Ari tiveram imensa repercussão, Não falta quem credencie à bela história de Yane contada por Bassan e com imagens de Araújo o empurrão que faltava para que ela fosse escolhida como porta-bandeira do Brasil nas Olimpíadas do Rio.
O cinegrafista de 48 anos trabalhou na TV Anhanguera de fevereiro de 1996 a novembro de 1997. Desde então, trabalhava na TV Globo no Rio de Janeiro, onde integrava a equipe do programa Planeta Extremo e fazia também trabalhos para outros programas.
Em seu Instagram, Yane fez uma homenagem a Ari, com quem passou a trocar mensagens nas redes sociais. “Que Deus te receba, amigo. Descanse empaz. Ainda sem acreditar. Força para todos os familiares que sofrem com uma grande perda”.
O produtor culturl e poeta Alexandre Morais, que filmou passagem com Lindomar Souza para a reportagem, definiu Ari como um “gente boa”. (Nill Júnior)

Pernambucanos estavam no avião que caiu com time da Chapecoense

Dois jogadores pernambucanos estavam na lista oficial de passageiros do voo que transportava a delegação da Chapecoense para Medelin, na Colômbia. O capitão do time, Cleber Santana, e o atacante Kempes. O avião da LaMia, matrícula CP2933, sofreu um acidente na madrugada desta terça-feira (29).
Ele decolou de Santa Cruz de la Sierra, na Bolívia. Confirmados, eram 72 passageiros e nove tripulantes a bordo. Autoridades locais informaram que há 76 mortos e cinco sobreviventes.
Ainda com poucas informações, o cunhado da esposa de Cleber Santana Elton Victor adianta que viajará para Chapecó (SC) ainda nesta terça. Ele está falando pela família em Pernambuco. A esposa de Santana, Rosângela Loureiro, está sozinha com os filhos na cidade catarinense, mas pensa em seguir para Medelín.
“Pretendo pegar um voo e acompanhar o desenrolar com ela. Rosangela está sozinha lá porque os amigos em comum são os amigos de time e todos, infelizmente, estão na mesma situação e não podem confortar”, disse Elton Victor.
A família não havia contado para a mãe do capitão sobre o acidente até o começo da manhã desta terça. “Ninguém está tendo coragem para contar a ela o que aconteceu. Vamos esperar ela acordar e ver as notícias”, explicou.
O capitão do time tem 36 e é pai de dois filhos, um de 14 e outro de 11 anos. Nascido em Abreu e Lima, no Grande Recife, Cleber deu início a sua carreira no Sport Clube do Recife. Antes do Chepecoense, onde está há dois anos, ele jogou pelo Vitória, Santos, São Paulo, Atlêtico Paranaense, Avaí, Flamengo, Criciúma, o japonês Kashiwa Reysol, e os espanhóis Atlético de Madrid e Mallorca.
Ele coleciona títulos como Campeonato Pernambucano e Nordeste pelo Sport, Campeonato Baiano e Taça Estado da Bahia pelo Viória, Campeonato Paulista pelo Santos, Liga Europa e Copa Intertoto da EUFA pelo Atlético de Madrid, Campeonato Catarinense pelo Avaí e Chapecoense, além de Melhor jogador do Campeonato Catarinense em 2012.
Já Everton Kempes é natural de Carpina, na Mata Norte do estado. Com 31 anos, ele tem passagem pela Portuguesa, pelo Vitória, Ceará, América Mineiro, e pelos japoneses Cerezo Osaka e JEF United Ichihara Chiba. Ele disputaria a final da Copa Sul-americana com a camisa do Chapecoense.

O acidente
Segundo a imprensa local, a aeronave com o time catarinense perdeu contato com a torre de controle às 22h15 (local, 1h15 de Brasília) e caiu ao se aproximar do Aeroporto José Maria Córdova, em Rionegro, perto de Medellín.
O Comitê de Operação de Emergência (COE) e a gerência do aeroporto informaram que a aeronave se declarou em emergência por falha técnica às 22h (local) entre as cidades de Ceja e La Unión. Anteriormente, a imprensa colombiana informou possível falta de combustível como causa do acidente. Mas a mídia local informou que o piloto despejou combustível após perceber que o avião iria cair.
Segundo a rede de TV Caracol, da Colômbia, a aeronave sumiu do radar entre La Ceja e Abejorral.
Uma operação de emergência foi ativada para atender ao acidente. A Força Aérea Colombiana dispôs helicópteros para ajudar em trabalhos de resgate, mas missões de voos foram abortadas nesta madrugada por causa das condições climáticas. Choveu muito na região na noite de segunda, o que reduziu muito a visibilidade.
Equipes chegaram ao local do acidente por terra, mas o acesso à região montanhosa é difícil e a remoção é lenta. (G1)

BLOG TV WEB SERTÃO
A MELHOR SELEÇÃO DE NOTÍCIAS!

As matérias e os textos que não são de nossa autoria, nem sempre expressam, necessariamente, a opinião, o pensamento ou orientação ideológica da Web Sertão.

SOBRE FONTE E AUTORIA DAS INFORMAÇÕES

Boa parte das matérias que são de interesse publico acabam viralizando nos meios de comunicação sem a devida fonte e autoria do conteúdo. Em caso de ausência ou divergências relacionada aos créditos de alguma informação aqui republicada, texto ou imagem, pedimos que entre em contato com a nossa redação pelo - (87) 98821-5232 - para ratificações.

CLIQUE NOS BANNERS PARA ACESSAR AS LOJAS DE VEÍCULOS