BLOG TV WEB SERTÃO - A MELHOR SELEÇÃO DE NOTÍCIAS COM SÉRGIO COELHO


Mostrando postagens de dezembro 1, 2016Mostrar tudo

Lei que torna vaquejada manifestação e patrimônio cultural é sancionada pelo presidente Temer

O presidente Michel Temer sancionou sem vetos a lei que eleva rodeios, vaquejadas e outras expressões artístico-culturais à condição de manifestação cultural nacional e de patrimônio cultural imaterial.
Em julgamento feito em 6 de outubro, o Supremo Tribunal Federal (STF) considerou inconstitucional uma lei cearense que regulamentava eventos desse tipo. Desde então, a proposta que visava à sua legalização ganhou força no Congresso Nacional e foi aprovada no mesmo dia (1º de novembro) tanto na Comissão de Educação, Cultura e Esporte quanto no plenário do Senado. A decisão do STF resultou também em uma manifestação contrária a ela, feita por vaqueiros no dia 11 de outubro na Esplanada dos Ministérios.
A vaquejada é uma atividade competitiva bastante praticada no Nordeste brasileiro, na qual os vaqueiros têm como objetivo derrubar o boi, puxando-o pelo rabo. As pessoas contrárias à atividade argumentam ser comum o tratamento cruel de animais. Com a sanção presidencial publicada no Diário Oficial da União de hoje (30), a prática passa a ter respaldo legal.
Na defesa que fez de seu relatório aprovado em novembro, o senador Roberto Muniz (PP/BA) argumentou existir ações de aperfeiçoamento da atividade para proteção do animal. Segundo ele, é preciso discutir formas de cuidar bem dos animais sem que seja necessário negar a prática de manifestações culturais, e que a proibição da vaquejada representa “desprezo do que é a cultura nordestina”, em especial a cultura do interior do país.
Com a sanção da lei, além da vaquejada passam também a ser considerados patrimônio cultural imaterial do Brasil o rodeio e as expressões culturais decorrentes dela – caso de montarias, provas de laço, apartação, bulldog, paleteadas, Team Penning e Work Penning, e provas como as de rédeas, dos Três Tambores e Queima do Alho. Também se enquadram como patrimônio cultural imaterial os concursos de berrante, apresentações folclóricas e de músicas de raiz.
Wildemberg Sales foi um dos organizadores do Movimento Vaquejada Legal no Distrito Federal (DF), evento feito em outubro contrário à decisão do STF. Segundo ele, cerca de 700 mil famílias vivem de forma direta ou indireta da vaquejada em todo o país. Ele também alega não haver agressão aos animais durante os espetáculos e que essas suspeitas decorrem, em parte, do fato de a vaquejada ser confundida com outras atividades, como é o caso da farra do boi. (Agência Brasil)

LADRÃO APROVEITA DESCUIDO E FOGE COM BALDE DE OURO RETIRADO DE CARRO-FORTE

 
O ladrão foge com o balde de ouro | AP
A polícia de Nova York (EUA) está procurando um homem flagrado por câmera de vigilância levando um balde cheio de ouro de um carro-forte estacionadoem avenida de Manhattan.
O larápio se aproveitou de um descuido dos seguranças armados e com agilidade entrou no carro-forte da empresa Loomis e saiu com o ouro, avaliado em cerca de R$ 5,4 milhões.
De acordo com imagens, o ladrão percorreu durante uma hora um trajeto feito a pé em 10 minutos, segundo a rede NBC, levando os 39 quilos. As calçadas estavam repletas de pessoas. 
Autoridades policias acreditam que o homem esteja escondido em Miami ou Orlando (Flórida, EUA). Ele é descrito como hispânico e tem entre 50 e 60 anos.

Operação Lei Seca completa cinco anos e inaugura base em Serra Talhada

A Operação Lei Seca (OLS) em Pernambuco completa cinco anos nesta quinta-feira e comemora a data inaugurando uma base administrativa na cidade de Serra Talhada. A partir deste mês, a nova estrutura ficará responsável por planejar ações específicas para todo o Sertão do estado, nas seis Gerências Regionais de Saúde (Geres) - Arcoverde, Afogados da Ingazeira, Serra Talhada, Salgueiro, Ouricuri e Petrolina. A organização vai traçar cronogramas de blitz para cada região com base nos dados estatísticos dos números de acidentados e georreferenciamento dos locais das colisões.
De acordo com o secretário de Saúde, Iran Costa, o objetivo é otimizar a gestão dessas ações no interior e atuar de maneira mais incisiva e focada. "Com uma base física localizada no Sertão, vamos pensar em um calendário conjunto com as Regionais de Saúde, assim como elaborar ações educativas e de fiscalização que dialoguem cada vez mais com a necessidade e realidade de cada Regional, atendendo às diversas particularidades", acrescentou.
A estrutura terá como sede o prédio da Geres de Serra Talhada e contará com profissionais da Saúde e da Polícia Militar para garantir maior interação com gestores das Geres, hospitais, Polícia Civil, Polícia Rodoviária Federal, Bombeiros, Samu, Departamento Estadual de Estradas e Rodagens, Detran-PE e guardas municipais de trânsito. Cada Geres, desde o ano de 2012, já possui um Comitê Regional de Prevenção de Acidentes de Moto.

Ministro diz que água da Transposição chega a Sertânia e Monteiro no primeiro trimestre

 
O Ministro da Integração Nacional, Hélder Barbalho, prometeu que a água da Transposição do São Francisco chegará ao município de Monteiro (PB) no primeiro trimestre em 2017 e seguirá pelo Rio Paraíba até a Região Metropolitana de Campina Grande.
Para chegar até lá, o ramal passa pelo município pernambucano de Sertânia e alimenta o canal da segunda etapa da Adutora do Pajeú, que vai até Taperoá, passando pelo Alto da região pernambucana.
No Eixo Norte, a promessa é de que a água deve chegar ao reservatório Jati (CE) em agosto de 2017 e, em setembro, na Região Metropolitana de Fortaleza, e até dezembro no Rio Grande do Norte. O novo prazo é decorrente da substituição da Mendes Júnior na primeira etapa da obra no Eixo Norte.
A garantia foi dada na Audiência Pública da Comissão de Infraestrutura do Senado Federal, nesta quarta-feira (30/11). Além dos senadores, estavam presentes o governador do Rio Grande do Norte, Robinson Faria, e representantes dos governos estaduais da Paraíba e Pernambuco.
O ministro Helder informou aos parlamentares que R$ 6,23 bilhões é o valor de investimento do Governo Federal em empreendimentos de Infraestrutura Hídrica nos estados de Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe. O repasse mensal de recursos foi ampliado para obras importantes, como: Vertente Litorâneas (PB), Adutora do Agreste (PE), Cinturão das Águas (CE) e Canal do Sertão Alagoano (AL).
O Projeto São Francisco alcançou 90,85% de execução física, em outubro deste ano. A previsão é de que após a conclusão das estruturas físicas para passagem da água do Eixo Leste no final de dezembro deste ano, as estações de bombeamento serão liberadas para enchimento dos reservatórios.
Na apresentação foram destacadas outras ações que são executadas para ampliação do abastecimento de água nas regiões do semiárido, como a Operação Carro-Pipa. Atualmente, 3.669.940 pessoas em 827 municípios são atendidas por 6.926 caminhões em nove estados (AL, BA, CE, MG, PB, PE, PI, RN e SE).

NASA confirma tese Bíblica a Terra passará por 6 dias de escuridão. Será?

Circula pela internet uma notícia dizendo que a agencia espacial norte-americana confirmou que a Terra terá seis dias de escuridão em dezembro. Segundo o texto, que foi reproduzido por vários sites e compartilhado recentemente nas redes sociais e também no WhatsApp (alguns citando como fonte o blog CTN-News), a NASA confirmou que a Terra experimentará 6 dias de escuridão quase completa entre os dias 16 a 22 de Dezembro. "O mundo continuará a existir durante esses dias, sem luz solar, devido a uma tempestade, que fará com que poeira e detritos espaciais tornem-se abundantes ao ponto de bloquearem 90% da luz solar".
Será que realmente a NASA confirmou a tese Bíblica que a terra passará por 6 dias de escuridão em dezembro de 2016?
Vamos aos fatos:
❶ O texto diz que o chefe da NASA, Charles Bolden, fez o anúncio. Porém, é muito estranho que em nenhum de seus post recentes, o Major-General reformado do Corpo de Fuzileiros Navais dos Estados Unidos é atual administrador da NASA, Charles Frank "Charlie" Bolden, não tenha sequer publicado uma nota sobre essa história de que a Terra experimentará 6 dias de escuridão quase completa entre os dias 16 a 22 de dezembro. Então! Por que ele não postou nada? Porque não é verdade. Além disso, o site oficial da Nasa também não disse nada sobre essa história.
❷Outro detalhe que revela que está história de que a NASA confirmou que a Terra experimentará 6 dias de escuridão quase completa é FALSA. Podemos encontrar no próprio texto dizendo que o fenômeno está previsto para ocorrer em dezembro. De que ano? Basta uma simples pesquisa no Google para ver que essa história circula pela internet pelo menos desde 2014. E já foi desmentida ➜ "Isso é falso. Embora tempestades solares certamente são fenômenos reais, eles não são como tempestades terrestres que podem explodir poeira e sujeira", como podemos conferir no portal Independent .
❸ Por último, é bom ter muito cuidado ao acessar o link com a falsa notícia: "NASA confirmou que a Terra experimentará 6 dias de escuridão quase completa entre os dias 16 a 22 de Dezembro", pois pertence a um blog que segundo o sistema de navegação segura do Google foi detectado phishing. "Os invasores em ctn-news.blogspot.com.br podem induzir você a fazer algo perigoso", diz o aviso.
Conclusão: Essa história de que "NASA confirmou que a Terra experimentará 6 dias de escuridão quase completa entre os dias 16 a 22 de Dezembro" é FALSA.
Washington Luiz, repórter do Momento Verdadeiro.

BLOG TV WEB SERTÃO
A MELHOR SELEÇÃO DE NOTÍCIAS!

As matérias e os textos que não são de nossa autoria, nem sempre expressam, necessariamente, a opinião, o pensamento ou orientação ideológica da Web Sertão.

SOBRE FONTE E AUTORIA DAS INFORMAÇÕES

Boa parte das matérias que são de interesse publico acabam viralizando nos meios de comunicação sem a devida fonte e autoria do conteúdo. Em caso de ausência ou divergências relacionada aos créditos de alguma informação aqui republicada, texto ou imagem, pedimos que entre em contato com a nossa redação pelo - (87) 98821-5232 - para ratificações.

CLIQUE NOS BANNERS PARA ACESSAR AS LOJAS DE VEÍCULOS