BLOG TV WEB SERTÃO - A MELHOR SELEÇÃO DE NOTÍCIAS COM SÉRGIO COELHO


Mostrando postagens de dezembro 7, 2016Mostrar tudo

Sertão pernambucano terá mais juízes a partir de 2017

Os 46 novos juízes substitutos do Poder Judiciário de Pernambuco foram designados às comarcas onde passarão a atuar a partir de 2017. A escolha foi feita por cada um dos magistrados e respeitou a ordem de classificação do concurso. A ata da reunião, homologada durante encontro realizado no gabinete da Presidência do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), no Recife, na última segunda-feira (05), está disponível na edição 222/2016 do Diário de Justiça eletrônico (DJe) desta terça-feira (06).
Os magistrados foram designados paras as seguintes comarcas e unidades vinculadas às circunscrições judiciárias: Altinho, Cabrobó, Petrolândia, São Bento do Uma, Brejo da Madre de Deus, Lagoa do Ouro, Iati, Macaparana, Palmeirina, Itapissuma, Afrânio, Santa Maria do Cambucá, Tracunhaém, Rio Formoso, Exu, Betânia, Buíque, Tabira, Ipubi Itaíba, Belém do São Francisco, Trindade, Santa Maria da Boa Vista, Serrita, Toritama, Custódia, Bodocó,Ibimirim, Orocó, São José do Belmonte, Mirandiba, Tacaratu, Lajedo, Inajá, Floresta, Araripina, Arcoverde, Ouricuri, São José do Egito, Serra Talhada e Sertânia. 
Vinte e seis juízes iniciarão as atividades em janeiro de 2017; outros 20, a partir de março. Durante a reunião, o desembargador-presidente Leopoldo Raposo lembrou o início de carreira na magistratura e falou sobre a importância de o juiz ser um bom gestor e saber desenvolver um trabalho em equipe. “É fundamental o bom atendimento às partes e aos advogados. Desejo muito sucesso ao longo da vida profissional dos novos magistrados no Judiciário do Estado”, declarou. 

Vaquejada tem aprovação da maioria na Câmara dos Deputados

Aprovada nesta terça-feira por maioria esmagadora, na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara dos Deputados, a Proposta de Emenda à Constituição que preserva a vaquejada como patrimônio cultural brasileiro recebeu 59 votos favoráveis e apenas 4 contrários.
Em um dos argumentos de defesa da Vaquejada, o deputado Efraim Filho (DEM/PB), reforçou a evolução dessa prática secular, destacando os cuidados com o bem-estar do animal. “Assim como outros esportes, a Vaquejada também evoluiu. Temos o protetor de cauda, a cama de areia sobre a qual o animal é derrubado e veterinários para acompanhar os bichos”, ressaltou.
Os parlamentares que defendem a Vaquejada também chamaram a atenção para o caráter econômico dessa atividade. Eles entendem que além de ser um importante elemento da cultura brasileira, a Vaquejada representa é fonte de renda e geração de empregos para o país.
O mercado da equinocultura no Brasil gera mais de três milhões de empregos diretos, sendo que a vaquejada é responsável por 700 mil trabalhadores, segundo Estudo do Complexo do Agronegócio do Cavalo, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).
Na semana passada o presidente Michel Temer já havia sancionado projeto de lei que tratava do tema, que também está sendo discutido no Senado Federal. No último dia 30, a CCJ também aprovou uma PEC que torna a Vaquejada patrimônio brasileiro. Agora, a PEC segue para uma Comissão Especial que tem dez sessões para avaliar a proposta antes de enviá-la para o plenário da Casa.

GRUPO TÁTICO AÉREO FICARÁ NO SERTÃO DO PAJEÚ

O Grupo Tático Aéreo (GTA) da Polícia Militar de Pernambuco vai mesmo ficar em Serra Talhada, no Sertão do Pajeú. O grupo composto de cerca de dez homens tem como principal ferramenta um helicóptero para combater o crime na região.
Desde ontem que operários trabalham na construção de um heliponto nas proximidades do 14º BPM, num terreno doado pela prefeitura. A informação foi confirmada pelo Farol de Notícias.
O heliponto saiu do papel graças a intervenção do secretário de Transportes de Pernambuco, Sebastião Oliveira, que assumiu a responsabilidade após uma reunião com a cúpula da PM, em Recife.
“Na reunião que realizamos foi solicitado este heliponto e não pensei duas vezes em atender a demanda, pois quando convoquei a reunião, quando se tinha dúvidas com relação ao GTA em Serra Talhada, minha intenção foi de resolver o problema e assegurar o equipamento em nossa terra. A Secretaria de Transportes fez a sua parte”, disse Sebastião Oliveira, fazendo uma ponderação: “Quando o aeroporto Santa Magalhães tiver em atividade, o GTA vai utiliza-lo”.
Já o prefeito Luciano Duque recebeu com alegria a notícia da construção do heliponto em Serra Talhada, afirmando que a prefeitura não fugiu da sua responsabilidade. “Doamos o terreno e hoje, já assumimos a responsabilidade com a equipe composta por dez pessoas. Foi solicitado este apoio e não nos negamos”, assegurou Duque.

Plano contra Aedes prioriza ambulatório para chikungunya em Pernambuco

A Secretaria de Saúde de Pernambuco lançou, na manhã dessa terça-feira (06), o Plano Estadual de Enfrentamento das Doenças Transmitidas pelo Aedes aegypti. As ações contemplam o combate ao mosquito, compra de equipamentos e mobilização social. A novidade deste ano é o ambulatório para pacientes com chikungunya no Hospital Getúlio Vargas (HGV) e a realização de exames de confirmação da doença em todas as 12 Gerências Regionais de Saúde (Geres).
O plano foi divulgado durante um seminário promovido pela Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe), em Gravatá, no Agreste do estado. Na ocasião, houve ainda a prorrogação do decreto de situação de emergência por mais 180 dias. Em vigor desde o dia 1º de dezembro de 2015, a medida tem por objetivo destravar possíveis entraves burocráticos e agilizar processos de mobilização contra o Aedes.
“Ainda tem muito a ser feito. Esse número [de casos de dengue, febre chikungunya e vírus da zika] precisa baixar, mas já conseguimos baixar em 24% os números de casos notificados. Mesmo tendo duas doenças a mais [febre chikungunya e vírus da zika]. Então, isso já é um reflexo das ações que foram feitas em 2015”, pontua o secretário estadual de Saúde, Iran Costa.
Também foi adiantado no evento a estruturação da vigilância epidemiológica da febre amarela silvestre, também transmitida pelo Aedes aegypti. Até o final de 2017, cada uma das 12 Gerências Regionais de Saúde (Geres) irá contar com pelo menos uma referência em reabilitação em microcefalia. Hoje, já há referências em funcionamento em dez Geres.
Contando com dois reumatologistas no HGV, o ambulatório de problema articular da chikungunya está atendendo pacientes com dores crônicas provocadas pela febre. Segundo a pasta, cerca de 180 pessoas já são atendidas no local.
A partir do próximo ano, todas as 12 Geres também terão capacidade de realizar a sorologia para chikungunya. Entretanto, a sorologia para os casos do vírus da zika ainda são feitas apenas no Centro de Pesquisa Aggeu Magalhães, da Fiocruz PE.
Faltando pouco menos de um mês para terminar 2016, a secretaria ainda pretende capacitar 530 profissionais das unidades de alta complexidade e 75 das Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) para padronizar o atendimento aos pacientes infectados pelas arboviroses. A meta para 2017 é capacitar os profissionais das redes municipais e os coordenadores de arboviroses.
Arboviroses
De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde, até o dia 3 de dezembro deste ano, foram registrados 111.616 casos suspeitos de dengue. O dado, segundo a pasta, evidencia uma redução de 27,7% em relação ao mesmo período de 2015, quando foram notificados 154.467 casos suspeitos. Já chikungunya apresenta 58.097 casos notificados e o vírus da zika 11.347 casos.
Quando se trata de microcefalia, o estado notificou, entre 01 de agosto de 2015 e 26 de novembro de 2016, 2.204 casos. Deste, 1.467 foram descartados, 395 confirmados e 248 permanecem em investigação. Com 94 óbitos estão em investigação. (G1)

Agricultor morre vítima de descarga elétrica em barragem na zona rural de Itapetim

 
A GT Ordinária foi solicitada por familiares do senhor, A. A. de B. , 65 anos, casado, agricultor, os quais informaram que o mesmo havia sofrido uma possível descarga elétrica, uma vez que, foi encontrada caída nas águas da barragem do sítio Boa Vista quando realizava manutenção numa bomba d’água elétrica. O efetivo, juntamente com o agente plantonista, fizeram deslocamento ao Sítio Boa Vista, zona rural, Itapetim, onde constatou-se que a vítima não mais apresentava os sinais vitais. O corpo foi encaminhado ao IML de Caruaru para realização de exame cadavérico.

Bandidos assaltam comércio onde funciona correspondente do Banco do Brasil em Distrito de Flores-PE

Um estabelecimento comercial foi roubado na Rua Joaquim Nabuco, nº 22, Centro, Distrito de Fátima, Flores-PE, na manhã dessa segunda-feira (05).
Policiais militares da Gt de Flores foram até o “Armarinho Araújo” funcionava um banco postal correspondente ao Banco do Brasil, onde segundo relato da proprietária, I. J. de L. P., 41 anos, a e das imagens da câmera, dois indivíduos portando armas de fogo realizaram o assalto.
Um dos elementos obrigou a vítima a se ajoelhar e retirou o dinheiro em caixa no valor de R$ 20.000,00 (vinte mil reais), bem como 7(sete) colônias da marca Boticário que totalizavam um valor de aproximadamente R$ 910,00 (novecentos e dez reais). Após a prática ilícita, os imputados se evadiram do local em uma motocicleta CG 150 preta, tomando destino ignorado. Foi realizada diligência por parte do policiamento a fim de localizá-los, porém não logrou êxito. A ocorrência foi encaminhada a DPC local, para providências cabíveis.

BLOG TV WEB SERTÃO
A MELHOR SELEÇÃO DE NOTÍCIAS!

As matérias e os textos que não são de nossa autoria, nem sempre expressam, necessariamente, a opinião, o pensamento ou orientação ideológica da Web Sertão.

SOBRE FONTE E AUTORIA DAS INFORMAÇÕES

Boa parte das matérias que são de interesse publico acabam viralizando nos meios de comunicação sem a devida fonte e autoria do conteúdo. Em caso de ausência ou divergências relacionada aos créditos de alguma informação aqui republicada, texto ou imagem, pedimos que entre em contato com a nossa redação pelo - (87) 98821-5232 - para ratificações.

CLIQUE NOS BANNERS PARA ACESSAR AS LOJAS DE VEÍCULOS