BLOG TV WEB SERTÃO - A MELHOR SELEÇÃO DE NOTÍCIAS COM SÉRGIO COELHO


Mostrando postagens de janeiro 3, 2017Mostrar tudo

Policiais e bombeiros de Pernambuco sem férias até março

A Secretaria de Defesa Social de Pernambuco suspendeu as férias de todos os policiais militares e civis e também dos bombeiros que atuam no estado neste mês de janeiro. Os PMs tiveram o benefício suspenso entre 15 e 31 de dezembro do ano passado. Como no mês de fevereiro os policiais não saem de férias por causa do carnaval, só será possível retomá-las a partir de 2 de março.
A intenção é garantir o policiamento ostensivo durante a operação padrão deflagrada pelos policiais militares e bombeiros desde o dia 6 de dezembro, além de assegurar que as investigações para elucidar os crimes sejam cumpridas.
Esposas de PMs organizam ato em repúdio ao tratamento do governo com a categoria
Foi realizada nesta terça-feira, no Recife, a primeira “Caminhada da Família Policial e Bombeiro Militar em busca de Respeito e Dignidade”. O ato foi idealizado pelas esposas do presidente e vice da ACS/PE: Albérisson Carlos (Verônica Souza) e Nadelson Leite (Jane Leite) em conjunto com outras esposas de PMs. A concentração teve início na Praça do Derby, no centro do Recife, às 14h.
O objetivo da mobilização é mostrar à população e autoridades a insatisfação dos filhos, pais, mães, esposas e amigos dos PMs e BMs com "as constantes e desenfreadas perseguições impostas pelo Governo de Pernambuco a presidentes e diretores das Associações", segundo nota divulgada pelo grupo.

EM IGUARACY: Fotos 3x4 na HORA com qualidade profissional e durabilidade de até 100 anos.

Fotos 3x4, entregue na hora. Material profissional para fotos de documentos, com alta qualidade e durabilidade. Nossas impressões possuem um revestimento especial que protege as fotos contra salpicos, derramamentos e desgaste durante até 100 anos. As fotos são tratadas em Photoshop para melhor acabamento e apresentação.
Local: Salão de Lúcia Cabeleireira
Travessa Né Santana, próximo a Siqueira Móveis.

Governo homologa concursos com 3 mil vagas em educação

As secretarias de Administração e Educação de Pernambuco homologaram o resultado do concurso para professores da educação profissional. São 2.458 vagas vagas efetivas de nível superior para diversas disciplinas do ensino básico, outras 200 para ensino profissional e 342 de nível médio e superior para a educação especial.
Os docentes trabalharão nas Gerências Regionais de Educação (GRE) de áreas como Limoeiro, Arcoverde, Araripina, Afogados de Ingazeira, Salgueiro, Recife e Região Metropolitana.
As vagas para ensino básico são voltadas para todas as disciplinas, com exceção de biologia. Já para profissional, os cargos são para especialidades como enfermagem, segurança do trabalho, administração, eletroeletrônica e desenvolvimento de sistemas. Já para a educação especial, o certame visa preencher o quadro de professores intérpretes de língua brasileira de sinais (Libras) e professor brailista.
Clique aqui e confira a lista completa na Folha de PE:

Comitiva da Azul visita aeroporto de Serra Talhada, no Sertão do Pajeú

Nesta terça-feira dia (03), representantes da companhia aérea Azul farão uma inspeção na nova pista de pouso e decolagem do Aeroporto Santa Magalhães, em Serra Talhada, no Sertão do Pajeú.
A visita técnica vai verificar as condições para a implantação de voo comercial regular para o município, que é um dos principais polos de desenvolvimento de Pernambuco.
Na ocasião, os secretários estaduais de Transportes e de Turismo, Sebastião Oliveira e Felipe Cerraras, respectivamente, apresentarão o projeto do novo aeroporto, que receberá investimentos de R$ 35 milhões. Os recursos serão utilizados na construção de terminal de passageiros, de pátio de estacionamento de aeronaves, de serviço de proteção de incêndio, além de aquisição de equipamentos de inspeção de embarque, dentre outros.
A nova pista, que custou R$ 6,3 milhões aos cofres do Estado, possibilita que Santa Magalhães comporte aviões com capacidade para transportar 70 passageiros e suportar 33 toneladas. Anteriormente, apenas aviões de pequeno porte, com peso de até 10 toneladas, podiam utilizar o equipamento.
De acordo com o Sebastião Oliveira, o equipamento será de fundamental importância para o desenvolvimento da economia da região, já que atenderá todo o Sertão do Pajéu. “Essa obra vai integrar Serra Talhada ao Recife, ao Brasil e ao mundo. Com esses investimentos dos Governos Federal e Estadual vamos consolidar os polos médico, comercial, universitário e turístico daquela região”, explicou o gestor.
Programação da visita do Secretário Sebastião Oliveira a Serra Talhada:
Terça-feira 03/01/17:
10h20 – Chegada dos secretários estaduais Sebastião Oliveira (Transportes) e Felipe Carreras (Turismo) ao aeroporto Santa Magalhães, em Serra Talhada
11h – Entrega da chave da nova ambulância do HOSPAM. Local: HOSPAM
13h – Chegada da diretoria da Azul no aeroporto Santa Magalhães, em Serra Talhada
14h30 – Apresentação do projeto do novo aeroporto na Câmara dos Dirigentes Lojistas de Serra Talhada

Morre viúva do músico Zé Dantas, em nota Anchieta Patriota lamenta a morte

Faleceu nesta segunda-feira (2) aos 86 anos, Dona Iolanda, viúva do músico Zé Dantas. A confirmação foi dada pela neta Marina Elali, que contou ao portal G1 que a avó estava internada em um hospital privado no bairro da Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro, por conta de complicações de saúde provocadas pela idade.
Segunda Marina, o corpo será cremado e encaminhado para o cemitério de Santo Amaro, em Recife, para ser enterrada ao lado do corpo do marido, como era o desejo da mesma. Zé Dantas morreu aos 41 anos de idade, mas deixou sua marca na música brasileira como um dos principais parceiros de Luiz Gonzaga, com quem compôs canções como “A Volta da Asa Branca”, “O Xote das Meninas” e “Riacho do Navio”. O prefeito de Carnaíba, Anchieta Patriota lamentou em nota a morte de Dona Iolanda:
Com profunda tristeza recebemos a notícia do falecimento de Dona Iolanda Dantas na tarde de hoje (02/01). A eterna musa de Zé Dantas, com quem estive há aproximadamente 30 dias, sempre teve muita atenção conosco e com a terra natal do marido e já preparava material que seria doado para o Museu que homenageia a nossa maior referência na cultura. Fica aqui expressado nossos sentimentos e declaramos luto oficial por 3 dias em nosso município.

PERNAMBUCO REGISTRA 13% MAIS HOMICÍDIOS EM 2016

Cúpula da Polícia Civil de Pernambuco apresentou balanço das operações de 2016
(Foto: Thays Estarque/G1)
Indo na contramão da meta estabelecida pelo Pacto Pela Vida, que é reduzir, anualmente, em 12% o número de homicídios no estado, Pernambuco registou crescimento de mais de 13% de crimes contra a vida em 2016. Segundo a Secretaria de Defesa Social, de janeiro a novembro de 2015 foram 3.541 homicídios. Em 2016, esse número subiu para 4.007, levando em conta o mesmo período do ano.
Durante coletiva na manhã desta segunda-feira (02), a Polícia Civil divulgou um balanço das Operações de Repressão Qualificada. Dentro dessas investigações, 32% dos presos estavam ligados à crimes de homicídios. Para o chefe da corporação, Antônio Barros, 2016 passado foi um ano difícil que refletiu, também, numa crise na segurança publica no estado.
"São muitos fatores que levam a isso [ao aumento no número de homicídios]. É importante que a polícia sempre pegue o Pacto Pela Vida, fazendo recordes e reflexões, sempre procurando otimizar suas ações. Nós estamos sendo cobrados pelo governador e pelo secretário de Defesa Social semanalmente. É preciso rever o que estamos fazendo certo para fazer melhor e o que a gente fez de errado que podemos corrigir. Eu tenho certeza que em 2017 estaremos melhores", pontuou Barros.
Ainda no dia 22 de novembro de 2016 o número de homicídios já havia superado o total registrado em 2015. Foram 3.902 em contrapartida dos 3.888 em 2015. O ano de 2016 terminou, segundo o chefe da Polícia Civil, com um total de 2.579 inquéritos de homicídios e tentativas do crime concluídos. Um aumento de 9% em relação a 2015.
Balanço anual: O ano de 2016 também apresentou crescimento de Operações de Repressão Qualificada (ORQ). De acordo com a Polícia Civil, o dado de 44 operações é o maior desde 2014, quando Pernambuco registrou 37 ORQ. Com 580 prisões decorrentes dessas investigações, Antônio Barros garante que o número não tem ligação com o aumento no índice de violência no estado.
"Isso é reflexo de ações que a Polícia Civil tem incrementado com esse olhar voltado para a área de inteligência. Nós tivemos um aumento no número de atividade criminosa, mas a polícia não pode esmorecer diante disso", explicou ao comentar a autorização de um concurso público para acréscimo de efetivo.
"Teremos incremento de efetivo já no segundo semestre de 2017. Conseguimos aprovar, recentemente, uma Lei Complementar para a contratação de inativos [aposentados], no qual poderemos substituir polícias que hoje tomam conta de prédio, que fazem Boletins de Ocorrência e atendem ao público. Esses polícias serão substituídos por inativos e irão para a área de investigação", anunciou.
Levanto em consideração as pessoas presas durante as operações de repressão qualificadas, 32% estavam envolvidas em homicídios, 23% com tráfico, 14% com crimes contra a administração pública, 11% roubo, 9% furto e 11% com outros delitos como fraudes em concursos e intolerância esportiva. Desses presos, apenas 16% voltou para as ruas.
"A Polícia Civil teve um olhar especial para o crime contra a administração pública. É um dano muito grande social. É uma ação criminosa também e a Polícia Civil não pode perder o olhar para isso", destacou Barros ao mencionar as 10 operações contra corrupção no estado. Até então, a última operação do tipo ocorreu em 2013.
Quanto aos constantes assalto a bancos, o coordenador da força tarefa contra roubos a unidades bancárias, Darlison Macedo, adiantou que a corporação já monitora quadrilhas suspeitas de arquitetar e executar as ações. No entanto, preferiu não se aprofundar nas explicações.
"Muitas delas são interestaduais. O secretário de Defesa Social também chamou o Exército porque o Exército tem a responsabilidade de fazer a fiscalização desses produtos controlados. Principalmente, explosivos. A gente tem cobrado das instituições financeiras porque os bancos precisam investir em segurança orgânica porque percebemos que os bancos que investem mais em segurança orgânica, não vou citar quais, quase não têm ocorrências", apontou Macedo. (Via: G1 PE)

Homem é suspeito de matar mulher e filho em Triunfo, no Sertão

 
Um duplo homicídio chocou a população de Triunfo, no Sertão de Pernambuco. De acordo com a Polícia, uma aposentada de 58 anos foi encontrada morta dentro da própria residência, no sítio Mumbaça, na zona rural da cidade. O crime ocorreu na noite da véspera do ano novo.
A segunda vítima, de acordo com informações da Polícia Militar, foi encontrada nesta segunda-feira (02) próximo a casa onde morava, também no sítio. O corpo era do filho da aposentada e estava num buraco. Os policiais suspeitam do marido da vítima, um homem de 60 anos, que se encontra foragido. Ainda não se sabe o motivo dos crimes.
A PM trabalha com a hipótese da relação dos crimes. Os corpos de ambos foram encaminhados para o IML de Caruaru. O caso será investigado pela Delegacia de Triunfo.
PE noticias

Águas da Adutora do Agreste chegam esse ano a 23 cidades

A Adutora do Agreste, a maior obra hídrica em execução no Brasil, poderá fornecer água para Toritama, a partir de maio, e Santa Cruz do Capibaribe em setembro. Dos 420 km previstos, 300 km já foram executados. A Compesa já trabalha com a possibilidade de levar água neste ano a 23 municípios.
A expectativa é que, mediante a liberação de recursos no valor de R$ 42 milhões, no fim de 2016, se intensifique o ritmo das obras dos lotes 1,2,3,4 e 5. A companhia fechou o ano com o montante liberado de R$ 142 milhões. Pelo projeto, a Adutora do Agreste seria alimentada pelo Eixo Leste da Transposição do Rio São Francisco, quando fosse concluído o Ramal do Agreste (obra do governo federal prevista para ser finalizada só em 2022).
Uma das alternativas para antecipar a chegada da água será a Adutora do Moxotó, primeira ligação da Transposição com as regiões do Sertão e Agreste de Pernambuco. A Compesa vai “puxar” a adutora de 70 km de extensão, pela BR-232 até Arcoverde, e de lá segue por um trecho de 130 km da Adutora do Agreste até os municípios de Pesqueira, Belo Jardim e São Caetano.
Essa engenharia vai tornar possível levar água da transposição do Rio Francisco captada na Barragem do Moxotó, situada no distrito de Rio da Barra (Custódia), no Sertão, até a cidade de São Caetano, no Agreste, com uma vazão total de 450 litros por segundo. Além disso, os trechos da Adutora do Agreste que vão de Caruaru a Toritama, e de Toritama a Santa Cruz do Capibaribe serão finalizados para começar a receber água do Sistema do Pirangi, a partir dos meses de maio e setembro de 2017, respectivamente.
O Sistema do Pirangi já está na reta final de conclusão das obra, segundo o estado e vai levar água do município de Catende, na Mata Sul do estado, para a Barragem do Prata, situada em Bonito, beneficiando dez cidades do Agreste.
Outra obra que irá antecipar o uso da Adutora do Agreste será o sistema adutor executado a partir dos poços de Tupanatinga, composto de 20 poços - sendo quatro já perfurados. Do DP.

Cientistas identificam 7 proteínas do vírus da zika responsáveis por efeitos nocivos

O vírus da zika já foi associado a diversos problemas graves de saúde, como microcefalia, síndrome de Guillain-Barré e encefalomielite aguda disseminada. O que ainda não está claro é o mecanismo exato que faz com que o vírus tenha consequências neurológicas tão nocivas.
Para tentar desvendar que componentes do vírus têm essa ação, cientistas da Faculdade de Medicina da Universidade de Maryland, nos Estados Unidos, contou com a ajuda de uma levedura que já foi usada no passado para a produção de cerveja na África: a levedura de fissão, ou Schizosaccharomyces pombe.
A equipe liderada pelo professor de patologia Richard Zhao examinou a ação isolada de cada uma das 14 proteínas e peptídeos do vírus da zika sobre a levedura. O genoma do vírus da zika codifica a produção de uma única poliproteína que contém seis proteínas estruturais, sete proteínas não-estruturais e um peptídeo.
Separando cada um desses componentes do vírus e testando-os na levedura, foi possível constatar que 7 dessas 14 proteínas afetaram o crescimento e proliferação celular, morte celular e desregulação do ciclo celular na levedura. Os resultados do estudo foram publicados nesta segunda-feira (2) na revista “Proceedings of the National Academy of Sciences” (PNAS).
Zhao já tinha experiência no uso da levedura de fissão como modelo para estudo do HIV e decidiu usar sua expertise para contribuir com a força-tarefa científica para compreender o vírus da zika. “O mecanismo desse vírus tem sido um grande mistério”, disse Zhao. “Esses resultados nos dão informações cruciais para entender como o zika afeta as células. Agora temos algumas pistas valiosas para futuras pesquisas.”
Anteriormente, outro grupo de cientistas já tinha identificado duas proteínas do vírus da zika capazes de desregularem mecanismos celulares. A pesquisa publicada nesta segunda-feira representa um avanço em relação à descoberta anterior.
Do Bem Estar

Lago de Sobradinho mostra recuperação e inicia 2017 com quase 13% de sua capacidade

O ano começou com uma boa notícia. O Lago de Sobradinho, no norte da Bahia, vem se recuperando e o nível d’água chegou a 12,92% de seu volume útil, segundo o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS).
A previsão é de que o volume continue aumentando, já que foi autorizada a redução da vazão de 750 metros cúbicos por segundo (m³/s) para 700 (m³/s). A expectativa é de que a redução da defluência entre em vigor nesta terça-feira (03), como informou o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF) no final de dezembro.
A medida, solicitada pelo setor elétrico, com o argumento de que somente assim seria possível garantir os usos múltiplos das águas, recebeu o aval do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama), que analisou os possíveis impactos que a vazão poderá provocar ao ecossistema.
O órgão ambiental estabeleceu algumas condições à Companhia Hidrelétrica do São Francisco (Chesf), responsável pela administração dos reservatórios, a exemplo de estudos sobre o monitoramento das águas, antes de autorizar a diminuição da vazão. (Via: Blog do Carlos Britto)

Anvisa proíbe lote de arroz por encontrar fezes e pelo de roedor

 
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) proibiu nesta segunda-feira a venda de um lote de arroz da marca Favorito. A decisão foi publicada no Diário Oficial da União. O órgão aponta que análises em laboratório indicaram excremento e pelos de roedor, além de larvas e pedaços de insetos no lote 204 do produto. O lote tem validade até 25 de fevereiro de 2017 e é empacotado e distribuído pela empresa Total Cesta Básica de Alimentos Ltda, da cidade de Contagem (MG). A Anvisa considera que os elementos encontrados nas análises oferecem risco à saúde humana. Além de ser proibida de vender o lote do produto, a empresa deverá recolher os estoques do que estejam no mercado.

Polícia Civil de Pernambuco vai contratar inativo

A Polícia Civil de Pernambuco vai contratar agentes aposentados para possibilitar o aumento do efetivo de policiais atuando em investigações criminais. Os inativos vão assumir funções como atendimento ao público, segurança de prédios e realização de boletins de ocorrência, no lugar de 764 ativos que voltarão a apurar delitos. A medida, que deve ser implementada a partir de fevereiro, tem respaldo em lei aprovada na Assembleia Legislativa, que aguarda regulamentação. No momento, a Civil faz um levantamento do número de aposentados com os quais poderá contar.
Ontem, o delegado chefe Antônio Barros apresentou um balanço das Operações de Repressão Qualificada (ORQs) de 2016 e destacou as prioridades para este ano. Este tipo de operação está ligado ao combate às quadrilhas. O delegado ressaltou que o foco no ano passado foram os homicídios e o combate às organizações criminosas.
“Em 2017 vamos expandir este leque de investigações. Estamos nos organizando para combater os crimes de pedofilia e pornografia infantil. Recebemos recentemente um software do governo norte-americano, através do consulado, que vai possibilitar investigações dessa natureza de forma qualificada”, citou. Barros informou que ao longo do ano a Civil realizou 44 Operações de Repressão Qualificada, com 580 presos. Para efeito de comparação, em 2007 foram realizadas três ações, com 83 presos.

Fies: MEC abre prazo para renovação de aditamentos para o primeiro semestre de 2017

Para facilitar a vida dos estudantes beneficiados pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), o ministro da Educação, Mendonça Filho, decidiu abrir o Sistema Informatizado do Fies (SisFies) a partir de 9 de janeiro.
“A medida pretende evitar os velhos transtornos que os alunos enfrentam todos os semestres para concluir seu processo de aditamento. Dessa vez, já no início de janeiro, as instituições de ensino superior poderão iniciar os processos de renovação que, posteriormente, deverão ser validados pelos estudantes”, explica Mendonça. O prazo vale somente para renovação dos contratos formalizados até 31 de dezembro de 2016. As novas inscrições estão previstas para fevereiro, no curso do processo de seleção conduzido pela Secretaria de Educação Superior (SESU), do Ministério da Educação.
Outra boa notícia é que, mesmo tendo enfrentado problemas de orçamento e atrasos no processo de aditamento de contratos no segundo semestre de 2016, o Fies encerra o ano com saldo positivo. Com a dilatação dos prazos para a renovação dos financiamentos, quase a totalidade dos estudantes (98%), com contratos na fase de utilização, conseguiram fazer os aditamentos, envolvendo um investimento do governo federal da ordem de R$ 8,6 bilhões. Além disso, os pagamentos aos agentes financeiros e às instituições de ensino superior foram concluídos no último dia 27.
Até outubro de 2016, devido à falta de orçamento previsto para o fechamento de contrato com os agentes financeiros do Fies (Caixa e Banco do Brasil), os pagamentos estavam atrasados e o crédito suplementar para esse fim só foi aprovado pelo Congresso Nacional em sessão conjunta realizada no dia 18 do mesmo mês. A aprovação do crédito de R$ 702 milhões possibilitou o fechamento de contrato com as instituições financeiras e a realização dos aditamentos do segundo semestre. O calendário de pagamentos, que teve início em 18 de novembro, se encerrou em 27 de dezembro. Além disso, foram criadas 75 mil novas vagas para o segundo semestre de 2016.
“É importante ressaltar que, neste mês de dezembro, nós pagamos tudo que o Fies estava devendo em relação ao ano de 2016. O ministro da Educação, Mendonça Filho, realizou um trabalho impecável, conseguindo a aprovação do recurso que faltava no Congresso Nacional, por meio da aprovação de crédito suplementar e, por isso, estamos encerrando o ano com as contas do Fies fechadas”, conclui Silvio Pinheiro, presidente do FNDE, lembrando ainda que “o orçamento para o ano de 2017 já está garantido, com destinação de crédito ao Fies de R$ 21 bilhões, o que vai permitir a continuidade dos financiamentos, a manutenção dos contratos com os agentes financeiros e a abertura de novas vagas”.

BLOG TV WEB SERTÃO
A MELHOR SELEÇÃO DE NOTÍCIAS!

As matérias e os textos que não são de nossa autoria, nem sempre expressam, necessariamente, a opinião, o pensamento ou orientação ideológica da Web Sertão.

SOBRE FONTE E AUTORIA DAS INFORMAÇÕES

Boa parte das matérias que são de interesse publico acabam viralizando nos meios de comunicação sem a devida fonte e autoria do conteúdo. Em caso de ausência ou divergências relacionada aos créditos de alguma informação aqui republicada, texto ou imagem, pedimos que entre em contato com a nossa redação pelo - (87) 98821-5232 - para ratificações.

CLIQUE NOS BANNERS PARA ACESSAR AS LOJAS DE VEÍCULOS