BLOG TV WEB SERTÃO - A MELHOR SELEÇÃO DE NOTÍCIAS COM SÉRGIO COELHO


Mostrando postagens de janeiro 12, 2017Mostrar tudo

Dando continuidade a programação da Festa de São Sebastião em Iguaracy

12/01- Artistas Locais: Maciel Freitas,Trio Forró Pé de Serra e Os Veteranos do Forró
13/01- Dj Kleiton Motta, Zeca Bota Bom & Elson Vaqueiro
14/01- Genailson do Acordeon e Amigos Sertanejos
15/01- Nico Batista
16/01- Som Ambiente
17/01- Junior Mendes, Forró Esquenta e Gustavo Pinheiro
18/01- Junhinho e Forró Mió
19/01- Forró Blackout e Gabriel Diniz

Vacina contra caxumba será reforçada em todo o estado

Desde 2015, aumento de surtos de caxumba veem sendo observado em todo país,sendo o Sul e o Sudeste as regiões que apresentam maior número de caso. Em Pernambuco, o registro da doença teve início em maio do ano passado, totalizando, ao longo do último ano, 76 surtos que envolveram 836 casos. Como medida preventiva contra a doença, a Secretaria Estadual de Saúde (SES) reforça importância da vacinação e afirma que novos casos devem ser notificados obrigatoriamente ao Estado.
Segundo o diretor geral de Controle de Doenças e Agravos da SES, George Dimech, quanto mais rápida a comunicação, mais efetiva serão as medidas adotados pelos municípios. A principal forma de proteção é feita através da vacina tríplice viral, que fornece proteção também contra rubéola e sarampo. De acordo com o calendário de vacinação brasileiro, ela deve ser aplicada nas crianças aos 12 meses. Após essa dose, é feito um reforço aos 15 meses com a tetra viral (sarampo, caxumba, rubéola e varicela). Para as crianças acima de 2 anos que não foram vacinadas aos 12 meses e adultos entre 20 e 29 anos não imunizados é indicado aplicar a vacina em duas etapas, com intervalo de 30 dias entre elas.
Caxumba
A doença viral é caracterizada por febre e aumento das glândulas salivares, podendo oo não apresentar dores musculares, anorexia, dor de cabeça, mal-estar, dor à mastigação e dificuldade de engolir. Para seu tratamento não há nada específico, indica-se apenas repouso e observação para o surgimento de complicações. Havendo evolução da doença, ela pode provocar, no caso dos homens, inflamação nos testículos e nas mulheres inflamações do ovário e da glândula mamária.
A transmissão ocorre pelo contato com as secreções respiratórias (gotículas de saliva, espirro, tosse) com um indivíduo infectado, mesmo quando assintomático. O período de transmissibilidade da caxumba começa uma semana antes e vai até nove dias após o aparecimento da inflamação nas glândulas salivares.
Do Diário de Pernambuco

Em Pernambuco, adolescente encontra vídeo da irmã sendo estuprada e suspeito é preso

Um homem de 35 anos foi preso na terça-feira (10) em Caruaru, no Agreste de Pernambuco, suspeito de estuprar uma menina de 9 anos. De acordo com a Polícia Civil, ele é casado com a prima da vítima. Segundo a delegada Jimena Gouveia, o vídeo foi encontrado pelo irmão da garota, que tem 13 anos, no celular do suspeito.
O adolescente mexeu no celular do suspeito e mandou o vídeo para a mãe, que foi diretamente para a delegacia. No vídeo, a delegada disse que o homem pratica atos libidinosos contra a menina. Jimena Gouveia explicou que o vídeo foi gravado pelo suspeito, onde é possível ver ele “praticando atos libidinosos diversos de conjunção carnal com a criança”.
Segundo ela, não é possível ver o rosto dele. Ao ser preso, o homem negou que fosse ele no vídeo. Nas imagens, de acordo com a delegada, o homem tenta persuadir a criança para não denunciá-lo.
De acordo com Gouveia, ele dizia para a menina que se ela falasse algo, ele também abusaria da filha dele de 8 anos, que é prima da vítima. “Durante o ato, duas crianças – entre elas a própria filha dele – estavam no quintal brincando. A criança [vítima] considerava ele como padrinho”, afirmou a delegada.
A denúncia foi feita pela família da menina na semana passada e, após ter acesso ao vídeo, a delegada solicitou a prisão preventiva do suspeito. (G1)

Conselheiro tutelar é morto a tiros e outro sai ferido durante ocorrência no município de Itupiranga

O outro conselheiro que também foi atingido, passou por cirurgia e está internado.
Crime é investigado pela Divisão de Homicídios de Marabá.
Um conselheiro tutelar morreu e outro ficou ferido depois de uma ataque ocorrido nesta quarta-feira (11) no município de Itupiranga, na região sudeste do estado. As vítimas foram baleadas no momento em que iam atender uma ocorrência no centro da cidade.
Rondineli Maracaipe foi atingido por seis tiros e não resistiu aos ferimentos. O outro conselheiro, Jorge Ferreira foi baleado no abdome e levado para o Hospital Municipal de Itupiranga, onde passou por ciururgia e segue internado.
O corpo do conselheiro assassinado só deve ser liberado pelo IML de Marabá durante esta noite. O crime é investigado pela Unidade da Divisão de Homicídios da região. As primeiras testemunhas foram ouvidas hoje. Imagens de câmeras de segurança instaladas próximo ao local do crime também serão solicitadas para análise.

PRF confirma segunda morte em acidente entre carro e caminhões na BR-232

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) confirmou, na tarde desta quarta-feira (11), a segunda morte ocasionada pelo acidente envolvendo dois caminhões e um carro na BR-232, em Bonança, no município de Moreno, na Região Metropolitana do Recife. As duas vítimas que faleceram estavam em um carro que foi esmagado por dois caminhões na manhã desta quarta.
O condutor do carro, de 53 anos, e o passageiro, de 45 anos, não resistiram aos ferimentos. Os motoristas dos outros dois veículos não tiveram ferimentos. Segundo a PRF, um dos caminhões estava parado na pista. O carro reduziu a velocidade para não colidir contra ele, mas acabou sendo imprensado por outro caminhão que vinha logo atrás.
Devido ao impacto da colisão, o veículo foi praticamente dobrado ao meio. O acidente aconteceu por volta das 10h15 no Km 32, próximo a um parque aquático. Cerca de seis horas após a ocorrência, o tráfego nesse trecho da rodovia foi liberado.
Outros acidentes
Em outubro do ano passado, dois graves acidentes foram registrados na mesma região. Um deles ocorreu no dia 3, no quilômetro 31, e deixou quatro pessoas feridas. A batida envolveu três caminhões, quatro carros e uma moto.
Segundo a PRF, um caminhoneiro perdeu o controle do veículo e colidiu com o canteiro central. O condutor de um caminhão vermelho que vinha em seguida não conseguiu frear a tempo e precisou ser socorrido por um helicóptero da Secretaria de Defesa Social de Pernambuco (SDS-PE). Ele foi levado para o Hospital da Restauração (HR), na área central do Recife.
No dia 4, um carro capotou no quilômetro 28 e duas pessoas morreram. Uma delas ficou presa às ferragens. O acidente ocorreu às 6h50, nas proximidades do Parque Aquático. De acordo com a PRF, o motorista perdeu o controle do veículo e saiu da pista, no sentido Recife. O trânsito ficou complicado na área. (G1)

Morre 2ª pessoa com suspeita de doença que deixa urina preta na Bahia.

Morre segunda pessoa que estava com sintomas da doença misteriosa que provoca dor muscular intensa e deixa a urina preta. A informação foi divulgada pela Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab) na tarde desta quarta-feira (11/01).
A morte foi registrada no último sábado (07/01) em Salvador. Segundo o órgão, a segunda vítima foi também um homem, que não teve nome e idade divulgados. O óbito ocorreu no sábado (7), em Salvador. O primeiro caso ocorreu no município de Vera Cruz.
Ainda não há informações sobre as causas da doença. A Vigilância Epidemiológica da Bahia abriu uma investigação para apurar se realmente a morte foi provocada pela doença.
De acordo com a superintendente de vigilância à saúde da Sesab, Ita Cácia Aguiar, no momento, há quatro hipóteses: contaminação por bactérias, por vírus, por metais pesados e por toxina.
Com informações do G1.

Nenhum município de PE tem índice aceitável de clareza de informações contábeis e orçamentárias, diz TCE

Nenhuma cidade pernambucana apresenta um nível ‘desejado’ ou ‘aceitável’ de clareza de divulgação de informações contábeis e orçamentárias nas prestações de contas. É o que mostra o Índice de Convergência Contábil dos Municípios (ICCpe), estudo elaborado pelo Tribunal de Contas de Pernambuco (TCE-PE) e divulgado nesta terça-feira (10.
O Tribunal usou como base as prestações de contas de 2015. Das 184 prefeituras de Pernambuco, 77% foram enquadradas no nível ‘moderado’. O TCE-PE informou, ainda, que 19,57% dos municípios tiveram nota ‘insuficiente’ e 3,26% estão em situação ‘crítica’.
O líder do ranking de convergência e consistência contábil é Canhotinho, no Agreste. A prefeitura ficou com o índice de 89,95%, numa escala que vai até 100%. O nível de transparência das ações da cidade foi considerado ‘moderado’.
O último lugar ficou com Paudalho, na Zona da Mata Norte, que teve índice de convergência e consistência de 25,52%, enquanto o nível de transparência, de acordo com o TCE-PE, é ‘crítico’. O Recife, a capital e principal cidade do estado, teve índice de 62,37%. Jaboatão dos Guararapes, o segundo maior município pernambucano, ficou com 80,93%.
Para estabelecer esse ranking, o TCE-PE adotou alguns critérios. Entre os itens de convergência, estão: estrutura e forma de apresentar o balanço orçamentário, estrutura e apresentação do balanço financeiro, apresentação do balanço patrimonial, de variação patrimonial, de fluxo de caixa, além de estrutura e forma de notas explicativas.
Cada critério é subdividido em itens. O TCE-PE atribuiu a cada um deles um peso e uma pontuação máxima. No quesito ‘consistência’, há uma subdivisão entre informações prestadas ao Tribunal e ao Tesouro Nacional, bem como a consistência dos saldos dos balanços.
Segundo o TCE-PE, a ideia de estabelecer um padrão contábil uniforme é importante para elevar a qualidade da informação. Assim, é possível fazer avaliação e comparação do desenvolvimento das eficiências orçamentária, financeira e patrimonial de cada prefeitura. Isso também é relevante para assegurar a transparência da administração pública em benefício da população.
O presidente do TCE-PE, Carlos Porto, ressaltou que, a partir dessa publicação, o Tribunal zela pela qualidade dos dados orçamentários e disponibiliza informações para o controle da sociedade. “É uma relevante contribuição para a implementação das exigências normativas da contabilidade governamental e, consequentemente, para a melhoria da transparência”, apontou.

BLOG TV WEB SERTÃO
A MELHOR SELEÇÃO DE NOTÍCIAS!

As matérias e os textos que não são de nossa autoria, nem sempre expressam, necessariamente, a opinião, o pensamento ou orientação ideológica da Web Sertão.

SOBRE FONTE E AUTORIA DAS INFORMAÇÕES

Boa parte das matérias que são de interesse publico acabam viralizando nos meios de comunicação sem a devida fonte e autoria do conteúdo. Em caso de ausência ou divergências relacionada aos créditos de alguma informação aqui republicada, texto ou imagem, pedimos que entre em contato com a nossa redação pelo - (87) 98821-5232 - para ratificações.

CLIQUE NOS BANNERS PARA ACESSAR AS LOJAS DE VEÍCULOS