BLOG TV WEB SERTÃO - A MELHOR SELEÇÃO DE NOTÍCIAS COM SÉRGIO COELHO


Mostrando postagens de janeiro 17, 2017Mostrar tudo

Estudo alerta para risco de novo surto de zika. Médico chama a atenção para Pernambuco

Em Pernambuco, a primeira epidemia de zika foi tão intensa em 2015 que a impressão é que quase a totalidade das pessoas foi infectada pelo vírus naquela época e, por isso, os municípios dificilmente estariam sujeitos a vivenciar um segundo surto. Um novo estudo questiona essa sensação de proteção, mesmo em áreas onde foram registrados muitos casos de uma só vez. Ou seja, após um primeiro adoecimento coletivo, regiões continuam em risco para outra epidemia, pois uma grande fatia da população ainda não está imunizada. As conclusões foram antecipados na versão online da revista Emerging Infectious Diseases, do Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos e que será impressa em abril.
Os pesquisadores fizeram uma análise do primeiro surto que atingiu a Polinésia Francesa em 2013 e 2014. Exames realizados no fim da epidemia e após 18 meses mostraram prevalência da doença mais baixa do que as que já foram descritas. Segundo o estudo, a taxa de soroprevalência do zika é de 49% (frequência de indivíduos que têm anticorpo contra o vírus). A partir desse percentual, segundo o médico Carlos Brito, pode-se inferir que a taxa de ataque do zika (capacidade que o vírus tem de fazer vítimas, principalmente em comunidades vulneráveis ao adoecimento) não é tão alta como mostram as taxas anteriores, em torno de 80%.
“O artigo mostra que a taxa de ataque de zika é inferior a 50%. Portanto, esse estudo veio para quebrar a sensação de segurança. Não dá para baixar a guarda diante da possibilidade de uma nova epidemia no Estado. Pelo recorte desse estudo, metade de uma população estaria susceptível a um segundo surto”, diz Carlos Brito, membro do Comitê Técnico de Arboviroses do Ministério da Saúde. Outro detalhe é que, para o médico, a taxa de ataque do zika no Brasil, considerado um país com dimensões continentais, deve ser menor do que o percentual da Polinésia Francesa, o que leva a pensar numa população mais vulnerável a um segundo adoecimento pelo vírus.
Dessa maneira, Carlos Brito prevê que zika deve predominar este ano. “Como chicungunha atingiu várias cidades do Estado em 2016, e zika apenas em 2015, há chance de novo surto por zika ocorrer, já que as epidemias se alternam. Dengue não tem causado grandes surtos, provavelmente por termos tido casos demais e circulação (dos sorotipos) por muitos anos, com grande parte da população imunizada”, acredita. Para Brito, os municípios que tiveram ocorrência alta de chicungunha, no ano passado, devem ter zika este ano. “Os poucos que não tiveram chicungunha devem ter epidemia dessa arbovirose.”
O médico ainda destaca que o estudo mostra que, diferentemente de outras pesquisas, zika não é tão assintomática. “O artigo destaca que metade dos infectados apresenta algum sintoma”, finaliza o médico.
Do NE10

Pernambuco emite alerta para doença misteriosa que deixa a urina preta

Diante dos casos da doença misteriosa que atinge a Bahia e o Ceará, estados que fazem divisa com Pernambuco, a Secretaria Estadual de Saúde (SES) emitiu um alerta às unidades médicas. Elas deverão notificar e investigar, em até 24h, quaisquer casos que apresentem dor muscular extrema, insuficiência renal e urina de cor preta, assim como características clínicas semelhantes.
Até o momento, duas pessoas morreram com suspeita de ter contraído a doença, na Bahia. Outras 53, incluindo doentes do Ceará, registraram sintomas parecidos: dores musculares que começam no pescoço e irradiam para o resto do corpo, além da urina escura.
“A Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco informa que tem se mantido alerta em relação à ocorrência de casos suspeitos de mialgia aguda a esclarecer em alguns estados do Nordeste. Por meio da Rede de Centros de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (Rede CIEVS), a SES-PE acompanha e mantém toda rede de serviços de atenção e vigilância do Estado atualizada da evolução desses eventos”, diz em nota.
Pesquisadores brasileiros e americanos tentam desvendar o mistério. Porém, os quatro laboratórios do Brasil e um dos Estados Unidos ainda não têm previsão de quando terão as respostas. Eles não sabem quando irão concluir aa amostras de sangue que foram coletadas.
A suspeita de que a doença é provocada por uma toxina de peixes encontrados no Litoral Norte baiano já está descartada. Entretanto, uma das principais hipóteses é que a contaminação tenha origem em um vírus encontrado nas águas sujas dos esgotos, nas fezes. Um vírus da família da hepatite A.
O parechovírus foi encontrado nas últimas análises feitas no laboratório do Instituto de Ciências da Saúde da Universidade Federal da Bahia. Contudo, o que intriga os pesquisadores é que não há relatos de mortes relacionadas a este vírus. Geralmente, o paciente fica internado, mas sem risco de morte. (G1)

Número de mortes por intoxicação e ataques de animais peçonhentos sobe 62% em Pernambuco

Em 2016, o Centro de Assistência Toxicológica de Pernambuco (Ceatox-PE) registrou 83 mortes por intoxicação ou ataques de animais peçonhentos. O número é 62% maior em relação a 2015, quando a unidade notificou 51 óbitos. Os dados foram divulgados pela Secretaria de Saúde do estado nesta terça-feira (17).
No ranking das causas de morte, em primeiro lugar aparece o agrotóxico agrícola conhecido como “chumbinho”, com 49 casos. Em seguida, estão os óbitos provocados por medicamentos e picadas de serpente, com 10 casos cada.
A ingestão de medicamentos, com 1.015 casos, é líder entre as causas de intoxicações e corresponde a 45% das 2.211 ocorrências registradas pelo Ceatox. Em seguida, surgem os casos de intoxicação por “chumbinho”, com 355, o que representa 16% dos casos. O comércio desse agrotóxico como raticida doméstico é enquadrado como uma atividade ilícita e criminosa.
Em 2016, o Ceatox-PE também registrou aumento no número de atendimentos. Foram 4.109 ocorrências, sendo 1.898 acidentes com animais peçonhentos e 2.211 intoxicações. Esses números correspondem a um aumento de 50% em relação a 2015, quando ocorreram 2.735 notificações, sendo 1.213 acidentes e 1.522 intoxicações.
Dos 1.898 acidentes com animais peçonhentos registrados, 1.179 foram provocados por escorpião, o que representa 62,1% do total. A Secretaria de Saúde alerta que crianças de até 12 anos precisam procurar imediatamente uma unidade de saúde que tenha o soro em caso de picadas por escorpião, enquanto os adultos devem ser atendidos para tratar apenas da dor local.
Em segundo lugar, estão as picadas por serpentes, totalizando 424, ou 22,4% do total. A orientação da Saúde é lavar o local apenas com água e sabão, seguindo imediatamente para uma emergência. Não é indicado fazer torniquete, tomar qualquer tipo de remédio ou colocar álcool e querosene.
Ao todo, no ano passado, foram 22.726 atendimentos. Isso representa um aumento de 40% em relação ao mesmo período de 2015, quando ocorreram 16.172. O trabalho do Ceatox é feito pelo 0800.722.6001 (ligação gratuita), que funciona 24 horas por dia, sete dias da semana, para prestar informações para a população e profissionais de saúde.
Por meio da central de teleatendimento, é possível saber os procedimentos iniciais para a vítima e qual a unidade de saúde mais próxima para aquele tipo de caso. (G1)

Enem deste ano não servirá como certificação de Ensino Médio, diz ministro

Enem será usado apenas como instrumento de acesso ao ensino superior
Agência Brasil
O ministro da Educação, Mendonça Filho, confirmou nesta terça-feira (17) que o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) não servirá mais como meio para se obter uma certificação de conclusão do ensino médio.
"A notícia deve ser oficializada amanhã, a separação do Enem em relação ao Encceja [Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos]", disse Mendonça Filho após sair de uma reunião com a ministra Cármen Lúcia, presidente do Supremo Tribunal Federal (STF).
Segundo o ministro, o Encceja, que já é aplicado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) todos os anos como meio de certificação de conclusão do Ensino Fundamental, será ampliado para servir também como certificação do Ensino Médio já a partir do segundo semestre deste ano.
"O Enem não servirá como instrumento de certificação e conclusão de Ensino Médio e sim como instrumento de acesso ao ensino superior... [pois] termina exigindo de um jovem ou de adulto que queira a certificação no ensino médio mais do que seria necessário, é uma imposição de um ônus, de ter que ter um conhecimento a mais, para aqueles que só querem ter uma certificação no Ensino Médio", disse Mendonça Filho.
A provável exclusão do certificado de conclusão do ensino médio do Enem havia sido antecipada pela presidente do Inep, Maria Inês Fini, em novembro. Outra possível alteração seria a exclusão de treineiros, aqueles que fazem a prova só para testar conhecimentos.
Uma consulta pública será lançada na quarta-feira (18) a respeito de outras alterações no Enem, com o objetivo de adequar o exame à reforma no Ensino Médio, ainda em discussão no Congresso Nacional. Mendonça Filho dará entrevista coletiva sobre o assunto às 11h de quarta-feira.
O motivo da ida de Mendonça Filho ao STF foi para firmar com Cármen Lúcia um contrato que oficializa o fornecimento de 20 mil livros para a implantação de bibliotecas em 40 penitenciárias.
Segundo o ministro da Educação, a primeira unidade contemplada deverá ser uma penitenciária feminina em Minas Gerais, na próxima quinta-feira, em solenidade com a presença de Cármen Lúcia, embora a agenda não tenha sido confirmada pela assessoria do STF.
A parceria já vinha sendo discutida desde novembro, mas a oficialização da medida se deu somente nesta terça-feira, servindo também como um anúncio positivo em meio a uma das maiores crises já vividas pelo sistema carcerário nacional.
Desde o início do ano, ao menos 127 presos foram assassinados durante rebeliões em unidades prisionais do Amazonas, de Roraima e do Rio Grande do Norte, estados que convivem com uma disputa entre facções pelo controle das prisões.

PERNAMBUCO APURA FUGA DE PRESOS DE PENITENCIÁRIA DE SEGURANÇA MÁXIMA


Os quatro presos que fugiram da Penitenciária de Tacaimbó, de segurança máxima, no agreste pernambucano, já foram recapturados; o último foragido foi encontrado no sábado (14); os outros três presos foram encontrados por policiais do 22º Batalhão de Polícia Militar (BPM) um dia depois de escaparem, nas proximidades da cidade de Casinhas, também no agreste; nesta terça (17), o secretário de Justiça e Direitos Humanos de Pernambuco, Pedro Eurico, participa de reunião com o ministro da Justiça, Alexandre de Moraes, e outros secretários estaduais para falar sobre a situação do sistema penitenciário brasileiro.

JABITACÁ: Equipe de Vigilância Motorizada LLA, faz a vez de Polícia, persegue bandidos e recupera motos e objetos roubados na comunidade.

Nesta última segunda-feira (16), dois meliantes em uma moto transitaram por Jabitacá e armados com uma pistola rendiam as vitimas e tomavam os aparelhos eletrônicos que as mesmas portavam. Uma senhora da comunidade foi ainda ameaçada com um revolver em mira de sua cabeça.
O escritor da página de notícias na comunidade, o TVJ (TV Jabitacá), fez um desabafo: "A verdade é que nós estamos abandonados. Quem manda é o crime em nosso país e atualmente está ficando claro que o bem perdeu a guerra para a maldade, onde nós os cidadãos somos os reféns e vitimas dessa realidade".
Os meliantes só não contavam com a intervenção da Equipe de Vigilância LLA que atua na comunidade. Logo após o ocorrido, a equipe foi acionada e conseguiram interceptar os meliantes e recuperar o material roubado. Os bandidos conseguiram ainda fugir porém, deixaram para traz os celulares e duas motos roubadas que usaram para efetuar os crimes. Segundo informado pela TVJ, todos os objetos recuperados foram entregues hoje pela manhã a “polícia local”.

Confira as ocorrências registradas na área do 23º BPM, no dia 16 de Janeiro 2017.

B-04 (LESÃO CORPORAL) B-99 (VIOLÊNCIA DOMÉSTICA)
Município : São José do Egito – PE.
Local : Bairro Planalto, São José do Egito-PE.
Data/Hora : 160000JAN2017.
Imputado : R. A. dos S., 26 anos, amasiado, segurança.
Endereço : Bairro Planalto, São José do Egito-PE.
Vítima : G. D. A. de A., 22 anos, amasiada, desocupada.
Endereço : Bairro Planalto, São José do Egito-PE.
Resumo : A guarnição ordinária foi solicitada pela vítima a qual informou ter sido agredida pelo companheiro. Segundo a vítima, houve uma discussão entre eles por conta dos animais de estimação que tem na casa do casal, o imputado então ficou agressivo e quebrou alguns objetos e agrediu a vítima com um pedaço de madeira, ficando com uma lesão no braço direito. Em seguida se evadiu do local. Diante do exposto, a ocorrência foi passada à disposição da delegacia para as providências cabíveis.
__________________________________________________________________________________
B-03 (VIAS DE FATO)
Município : Afogados da Ingazeira-PE.
Local : Av. Rio Branco, Centro, Afogados da Ingazeira-PE.
Data/Hora : 160220JAN2017.
Imputado-1 : J. M. F., 20 anos, solteiro, desocupado.
Endereço : Centro, Afogados da Ingazeira-PE.
Imputado-2 : A. J. de A. N., 18 anos, solteiro, desocupado.
Endereço : Centro, Afogados da Ingazeira-PE.
Resumo : Durante o carnaval fora época “Afogareta”a equipe da ROCAM que estava na cobertura do evento flagrou os imputados supracitados em vias de fato, na ocasião o imputado-2 tentou se evadir, mas foi detido pelos policiais. Ambos foram conduzidos à delegacia local para adoção das medidas cabíveis.
_______________________________________________________________________________
B-10 (DESOBEDIÊNCIA) I -99 (PORTE DE ARMA BRANCA) B-07 (DESORDEM)
Município : Itapetim-PE.
Local : Centro, Itapetim-PE.
Data/Hora : 160300JAN2017.
Imputado : A. de F. F., 24 anos, solteiro, pedreiro.
Endereço : Centro, Itapetim-PE.
Resumo : A guarnição ordinária foi informada por populares que no endereço supracitado tinha um indivíduo causando desordem. Chegando ao local o policiamento entrou em contato com o genitor do imputado que confirmou o fato, porém o acusado já havia se evadido. Após diligências o imputado foi localizado, o qual ao avistar a viatura policial tirou duas facas da cintura e foi em direção à guarnição. O policiamento emanou ordens para que o imputado largasse as facas e colocasse as mãos na cabeça, no entanto o mesmo não obedeceu e afirmou que estava ali para matar um indivíduo. Após várias tentativas, o imputado continuava se aproximando dos policias com as facas na mão, sendo necessário efetuar um disparo de advertência para proteger a integridade física do policiamento, nesse momento ele soltou as armas brancas e foi detido, em seguida foi conduzido a delegacia local, onde foi lavrado um TCO em desfavor do envolvido.
_________________________________________________________________________________
B-04 (LESÃO CORPORAL)
Município : Santa Terezinha-PE.
Local : Centro, Santa Terezinha-PE.
Data/Hora : 161400JAN2017.
Imputado : N. S. V., 34 anos.
Endereço : Centro, Santa Terezinha-PE.
Vítima : V. S. da S., 33 anos.
Endereço : Centro, Santa Terezinha-PE.
Resenha : A guarnição ordinária foi solicitada pela proprietária do Bar dos Amigos informando sobre uma confusão em frente ao seu estabelecimento. Chegando local foi constatada a veracidade do fato, segundo relatos, o imputado agrediu a vítima com socos, desferiu golpes com uma pedra contra sua cabeça, além de torcer seu braço, a vítima foi socorrida para o hospital local e posteriormente transferida para o Hospital Regional em Afogados da Ingazeira, apresentando uma luxação no braço direito. O policiamento realizou diligências e localizou o imputado, o qual foi detido e conduzido a delegacia para adoção das medidas legais cabíveis.
_____________________________________________________________________________
C-99 (VEÍCULO ABANDONADO)
Município : Iguaracy-PE.
Local : Parque de Vaquejada, Bairro Cohab, Iguaracy-PE.
Data/Hora : 161640JAN2017.
Resumo : A guarnição ordinária ao realizar rondas e abordagens no bairro Cohab, nas proximidades do Parque de Vaquejada, encontrou uma motoneta Shineray abandonada, chassi LCYXCBL02D0525868, sem placa de identificação. O veículo foi entregue a delegacia local para as providências cabíveis.
________________________________________________________________________________
H-02 (ACIDENTE DE TRÂNSITO COM LESÃO CORPORAL)
Município : São José do Egito-PE.
Local : Bairro Planalto, São José do Egito-PE.
Data/Hora : 161800JAN2017.
Vítima : Â. M. P. F., 33 anos, amasiada, doméstica.
Endereço : Bairro Planalto, São José do Egito-PE.
Resumo : A equipe da ROCAM foi acionada pela permanência da 3ª CPM informando sobre um acidente de trânsito. Chegando ao local a vítima estava deitada no asfalto com uma fratura exposta na perna direita, populares relataram que a vítima conduzia uma motocicleta Honda/CG 150 Titan, vermelha, ano 2005, placa KGX 2852, quando colidiu na traseira de um caminhão que trafegava no mesmo sentido. O policiamento isolou a área até a chegada da ambulância que conduziu a vítima para o hospital local, e posteriormente transferido para o hospital Regional do Agreste, em Caruaru. A ocorrência foi passada à disposição da delegacia para serem tomadas as medidas legais cabíveis. O motorista do caminhão se evadiu do local do acidente.

Continuidade na programação da Festa de São Sebastião em Iguaracy

17/01- Junior Mendes, Forró Esquenta e Gustavo Pinheiro
18/01- Junhinho e Forró Mió
19/01- Forró Blackout e Gabriel Diniz

Lei prevê divulgação de custos de shows patrocinados pelo Poder Público

Deputado Estadual Rodrigo Novaes (PSD), autor do projeto que deu origem à lei
Shows e apresentações culturais públicas são parte do patrimônio cultural de Pernambuco, desde as grandes festas de Carnaval e São João até as celebrações dos padroeiros de pequenos municípios. Mas numa época em que a crise econômica deixa os recursos para Estados e municípios cada vez mais escassos, surge a pergunta: a alegria da festa vale o preço que é pago?
Com a entrada em vigor da Lei Estadual nº 15.818/2016, no mês de junho, ficou mais fácil para os cidadãos pernambucanos responderem a essa pergunta. A norma torna obrigatória a afixação de placas com os cachês e custos de produção de todos os shows que tenham recebido recursos públicos no Estado. As placas devem ficar em local visível durante a realização do evento.
A lei ganhou visibilidade pela primeira vez durante o Festival de Inverno de Garanhuns, realizado em julho passado. Banners informativos sobre a norma foram colocados em diversos polos do evento. A Secretaria de Cultura do Estado, responsável pelo festival, ressaltou que, “com a publicidade dos gastos no próprio local onde a ação está ocorrendo, fica garantido que todos tenham acesso a essas informações, que já eram rigorosamente publicadas no Diário Oficial do Estado”.

Serra Talhada está entre os quatro municípios do interior que o Ministério Público processa por trabalho infantil

O Ministério Público do Trabalho em Pernambuco ajuizou ações civis públicas nesta segunda-feira (16) contra os municípios de Serra Talhada, Caetés, Iati e Lajedo por não adotarem medidas de prevenção e erradicação do trabalho infantil. Nas ações, o MPT pede que a Justiça obrigue os respectivos prefeitos a tomarem providências, sob pena do pagamento de multa.
De acordo com o procurador autor das quatro ações, Ulisses Dias de Carvalho, o MPT recebeu do Ministério do Trabalho e Emprego relatórios que comprovam a situação irregular nas citadas cidades. Crianças e adolescentes são encontrados trabalhando em feiras, que deveriam ter as permissões públicas gerenciadas pelas prefeituras.
Nos quatro casos, disse ele, as ações civis públicas foram movidas após anos de tratativas com cada um dos municípios, os quais, muitas vezes, sequer responderam aos ofícios encaminhados pelo Ministério Público. Recomendações chegaram a ser expedidas pelo órgão, mas não foram acatadas pelos respectivos prefeitos.
Em caráter liminar, o Ministério Público do Trabalho fez a cada um dos municípios 25 pedidos, entre eles o de que garantam verba suficiente para a execução dos programas e ações para erradicação do trabalho infantil e que, no prazo de 120 dias, formulem diagnóstico de todas as crianças que trabalham.
O MPT solicitou também ao Poder Judiciário que determine a implantação de um plano de ação para enfrentamento e erradicação do trabalho infantil a partir do diagnóstico feito e que inserisse, em 30 dias, as crianças e adolescentes identificados em programas sociais adequados às situações de violação de direitos constatada.
Em caso de descumprimento de qualquer das 25 obrigações, o MPT requer que seja aplicada multa de R$ 50 mil por item, acrescido de cinco mil reais por criança ou adolescente prejudicado.
PE noticias

Prefeituras devem atualizar dados em Sistema do Bolsa Família

Com a alteração nos governos municipais por causa da posse dos prefeitos, as novas gestões precisam atualizar o cadastro das cidades no Sistema de Gestão do Programa Bolsa Família (SIGPBF). A renovação garante ainda um incentivo financeiro de 5% sobre o valor apurado do Índice de Gestão Descentralizada Municipal (IGD-M).
De acordo com o coordenador-geral de Apoio à Gestão Descentralizada da Secretaria Nacional de Renda de Cidadania (Senarc), Márcio Maurício, o cadastro do novo prefeito e sua equipe é fundamental para a execução das tarefas que integram o programa. “A partir destes dados é que vamos validar a troca de gestor e gerar a senha para ele entrar no SIGPBF e exercer suas atividades referentes à gestão do Bolsa Família no seu município”, explicou.
Ainda segundo o coordenador-geral, quem deixar de fazer a atualização não consegue acessar sistemas e informações disponíveis exclusivamente aos gestores. Além das novas equipes, administrações que não tiveram trocas de prefeitos ou gestores também precisam renovar os dados.
“É uma complementação que deve ser aplicada na gestão do Bolsa Família e do Cadastro Único. Por isso é importante todo ano entrar no sistema e conferir os dados para continuar recebendo este incentivo”, salientou.
Documentação
No primeiro momento, ao atualizar os dados no site, não é preciso enviar nenhum documento à Senarc. Quando as informações são cadastradas, o sistema salva os dados e gera um ofício com validação automática.
“Como o montante de troca de gestores é alto neste momento, abrimos uma exceção. Não vamos aguardar o envio para gerar a senha. A medida é para que os gestores tenham acesso imediato às informações do programa e aos sistemas e possam iniciar suas atividades”, afirmou.
O Formulário de Troca de Gestor e as cópias autenticadas de documentos do prefeito utilizados para validar a alteração do gestor municipal no SIGPBF deverão ser enviados para a Senarc somente em abril.

IFPE abre seleção para Especialização em Gestão Pública

Inscrições para pós-graduação gratuita podem ser feitas até o dia 26 de janeiro. São oferecidas 350 vagas 
Estão abertas as inscrições do processo seletivo para Especialização em Gestão Pública, ofertada na modalidade Educação a Distância pelo Instituto Federal de Pernambuco (IFPE). As inscrições poderão ser feitas até dia 26 de janeiro, através do endereço http://selecaoegp2017.dead.ifpe.edu.br . A divulgação do resultado preliminar acontece no dia 1º de fevereiro, sendo os dias 02 e 03 reservados para interposição de recursos e o dia 08, para divulgação de resultado definitivo.
Ao todo, são oferecidas 350 vagas, distribuídas entre os polos de apoio presencial localizados nas cidades de Águas Belas (60), Palmares (60), Pesqueira (60), Santa Cruz do Capibaribe (60), Sertânia (50) e Surubim (60). Do total de vagas disponibilizadas em cada polo, 15 são reservadas para servidores públicos federais (no caso do polo de Sertânia, são 12 vagas reservadas.
A seleção será feita por meio de análise do currículo e do Plano de Pesquisa do candidato. Para se inscrever, os interessados devem pagar uma taxa no valor de R$ 50, através do Guia de Recolhimento da União GRU), em qualquer agência do Banco do Brasil. Também é preciso encaminhar um envolope com a seguinte documentação: a) Formulário de inscrição efetivada, impressa por meio do endereço eletrônico http://selecaoegp2017.dead.ifpe.edu.br; b) Via original da GRU, com o comprovante de pagamento; c) Cópias de RG e CPF; d) Cópia do diploma de curso superior ou de declaração de conclusão de curso superior; e) Cópia de currículo Lattes atualizado (máximo de 60 dias) e impresso por meio da Plataforma Lattes do CNPq (http://lattes.cnpq.br); f) Cópias de comprovantes que possam ser pontuados conforme Tabela de Critérios de Avaliação Curricular (conferir Anexo I de edital); g) Plano de pesquisa – informações e procedimento para envio da proposta do Plano de Pesquisa a serem enviado pelo candidato (conferir Anexo III de edital).
Os documentos deverão ser entregues no polo de apoio presencial onde o candidato disputará a vaga ou na sede da Diretoria de Educação a Distância (DEaD) do IFPE, localizada na Praça Ministro João Gonçalvez, S/N, edifício Sudene (Anexo), Engenho do Meio, Recife-PE, CEP 50670-500. Também é possível encaminhar a documentação via SEDEX, tendo como destinatário a Diretoria de Educação a Distância/Comissão de Especializações.
ISENÇÃO – Os interessados em solicitar isenção do pagamento da taxa de inscrição deverão ficar atentos aos prazos e procedimentos necessários. Para obter o benefício, o candidato deve estar inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), além de ser membro de família de baixa renda, e solicitar a isenção da taxa de inscrição em seu formulário de inscrição, disponibilizado em http://selecaoegp2017.dead.ifpe.edu.br , Entre os dias 11 e 18. o resultado da solicitação de isenção da taxa de inscrição será divulgado no dia 20.
Acesse ifpe.edu.br para conferir o edital e outras informações sobre o processo seletivo.

PMs e bombeiros de Pernambuco vão "sepultar" o Pacto pela Vida em protesto nesta quarta

Para protestar contra o aumento de assaltos, arrombamentos, explosões bancárias e as condições de trabalho para policiais e bombeiros militares de Pernambuco, a Associação Pernambucana dos Cabos e Soldados (ACS/PE) realizará nesta quarta-feira (18), às 14h, na Praia de Boa Viagem, o “sepultamento” do Programa de Segurança Pública, Pacto Pela Vida. “Todos os dias assistimos aos índices de violência aumentar em Pernambuco, o que é inadmissível”, disse Albérisson Carlos, Presidente da ACS-PE.
“Tudo isso passa pelo despreparo e desrespeito das autoridades para com os policiais e bombeiros Militares de Pernambuco – nossas condições de trabalho são precárias, e não há valorização profissional. Os Policiais merecem respeito e melhores estruturas para poderem desempenhar seus serviços de forma digna e honrada”, completou Albérisson.

Prefeitura de São José do Belmonte abre inscrições para bolsas de incentivo estudantil

 
A partir desta sexta-feira (20), estão abertas as inscrições para o Programa de Incentivo Educacional da Prefeitura de São José do Belmonte. Interessados devem realizar as inscrições na Secretaria de Assistência Social e Cidadania até o dia 20 de fevereiro.
O programa consiste na concessão de bolsas para auxílio no custeio do deslocamento de universitários carentes, regularmente matriculados em cursos reconhecidos pelo MEC, com exceção da Educação a Distância (EAD), das instituições de ensino, públicas ou privadas, que estejam localizadas em um raio de 80 km.
Para ter direito, o estudante precisa comprovar que é residente e domiciliado no município de São José do Belmonte, há pelo menos dois anos, ter renda per capita igual ou inferior a três salários mínimos e não usufruir de subsídios financeiros educativos públicos da mesma natureza.
“É um compromisso de campanha e todo processo será baseado na Lei municipal nº 1151/2015, que cria o Programa de Incentivo Educacional. Devemos salientar que o valor da bolsa poderá sofrer reajuste nos próximos 90 dias, após a verificação das finanças do município”, ressaltou o prefeito Romonílson Mariano.

BLOG TV WEB SERTÃO
A MELHOR SELEÇÃO DE NOTÍCIAS!

As matérias e os textos que não são de nossa autoria, nem sempre expressam, necessariamente, a opinião, o pensamento ou orientação ideológica da Web Sertão.

SOBRE FONTE E AUTORIA DAS INFORMAÇÕES

Boa parte das matérias que são de interesse publico acabam viralizando nos meios de comunicação sem a devida fonte e autoria do conteúdo. Em caso de ausência ou divergências relacionada aos créditos de alguma informação aqui republicada, texto ou imagem, pedimos que entre em contato com a nossa redação pelo - (87) 98821-5232 - para ratificações.

CLIQUE NOS BANNERS PARA ACESSAR AS LOJAS DE VEÍCULOS