Mostrando postagens de Janeiro 23, 2017Mostrar tudo

Volume na nascente do Rio São Francisco sobe quase 200% e reflexo já vem sendo sentido na região

A imagem que enche o povo ribeirinho de esperança
Neste domingo dia (22), banhistas e moradores do balneário de Pedrinhas, zona ribeirinha de Petrolina, no Sertão do São Francisco, testemunharam o resultado das chuvas que caem na nascente do Rio São Francisco, no Estado de Minas Gerais. Segundo informações do Blog do Carlos Britto, parte do espaço onde os banhistas costumam aproveitar para apreciar as águas do Velho Chico já está quase totalmente tomado pelas águas. Um alento para quem vive na região banhada pelo rio.
Na última quinta-feira dia (20), o Instituto Chico Mendes de Conservação e Biodiversidade (ICMbio), revelou que na região da Serra da Canastra, onde nasce o São Francisco, o volume aumentou em cerca de 200%, comparado com o mesmo período de 2014 e 2015, quando o rio enfrentou seca drástica e histórica na nascente. Há oito anos a vazão da Cachoeira Casca D’anta, na Serra da Canastra, em São Roque de Minas, não era tão intensa.

Robô Curiosity encontra objeto estranho em Marte.

Tudo indica que o jeep-robô Curiosity descobriu o que pode ser um meteorito metálico na superfície de Marte. De acordo com informações da "BBC", se confirmado, seria o terceiro objeto deste tipo encontrado pelo robô desde agosto de 2012, quando pousou na superfície do planeta.
A NASA disponibilizou uma imagem do objeto, que foi "escaneado" pelo raio laser que o jeep-robô Curiosity usa para vaporizar parte da superfície de amostras, enquanto um espectômetro detecta sua composição através da análise da nuvem de plasma provocada pelo raio. O suposto meteorito poder ser feito de uma combinação entre ferro e níquel, e se isso for confirmado pela análise dos dados coletados pelo Curiosity, se saberá que ele foi formado a partir do núcleo de um asteroide. As imagens também revelam que o objeto tem sulcos compatíveis com o atrito de entrada na atmosfera de um planeta.
O jeep-robô Curiosity percorreu mais de 15 km desde que pousou no interior da Cratera Gale, há quatro anos e meio. Ainda de acordo com informações da "BBC", os cientistas americanos esperam tentar criar uma linha de tempo para as transformações ambientais sofridas pelo planeta - acredita-se, por exemplo, que a cratera, hoje um imenso deserto assolado por ventos, já foi um imenso lago que poderia ter abrigado algum tipo de vida.
Com informações da agência de notícias BBC.

Dengue, zika e chikungunya provocaram 794 mortes em 2016, segundo boletim

A soma de mortes por dengue, zika e chikungunya no Brasil em 2016, até o dia 24 de dezembro, chegou a 794: 629 por dengue, 159 por chikungunya e 6 por zika. No mesmo período de 2015, as três doenças haviam provocado 1.001 mortes: 984 por dengue, 14 por chikungunya e 3 por zika.
Até 24 de dezembro de 2016, o Brasil registrou 1.976.029 casos prováveis das três doenças, todas transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti: 1.496.282 de dengue, 265.554 de chikungunya e 214.193 de zika. Os dados são do novo boletim epidemiológico publicado no site do Ministério da Saúde.
Dengue
Mesmo antes da compilação dos casos da última semana do ano, o número de casos de dengue registrado em 2016 já é o segundo mais alto desde 1990, quando os dados começaram a ser registrados no Brasil. E se aproxima do ano recordista, que foi 2015, quando houve 1.649.008 casos.
A incidência em 2016 foi de 731,9 casos por 100 mil habitantes. A região com a maior incidência foi o Centro-Oeste, com 1.313,8 casos por 100 mil, seguida do Sudeste, com 999,5 casos por 100 mil.
Chikungunya
Os 265.554 casos de chikungunya registrados em 2016 representam um aumento de 589,7% em relação aos 38.499 casos registrados em 2015. O vírus foi identificado pela primeira vez no Brasil em 2014. O número de mortes pela doença aumentou em 1.035% de 2015 para 2016: de 14 para 159.
A incidência de chikungunya no país em 2016 foi de 129,9 casos por 100 mil habitantes. A região com maior incidência foi o Nordeste, com 407,7 casos por 100 mil habitantes.
Zika
A zika foi identificada no Brasil pela primeira vez em abril de 2015 e os casos só passaram a ser notificados a partir do final do ano, por isso não é possível comparar os dados de 2016 com os de anos anteriores.
Em 2016, os 214.193 casos registrados no país representaram uma incidência de 104,8 casos por 100 mil habitantes. A região Centro-Oeste teve a maior incidência do país?: 219,2 casos por 100 mil habitantes. (G1)

Polícia vai utilizar fuzis e metralhadoras para combater assaltos a banco em PE

Munidos com armamento pesado e material de efeito moral, o grupamento Rondas Ostensivas Coronel Roberto Pessoa (Rocrop) começa a atuar, nesta segunda-feira (23), no combate às quadrilhas envolvidas em assaltos e explosões de agência bancárias no Grande Recife. Para auxiliar no enfrentamento das investidas criminosas, o efetivo ainda recebeu o reforço de 15 novas viaturas.
O armamento inclui fuzis, metralhadoras, pistolas, escudos, capacetes, coletes à prova de bala, granadas de efeito moral, spray de pimenta e armas de choque. Com duas viaturas por área, o tenente-coronel Walter Benjamim, responsável pelo comando da Rocrop, afirma que a resposta será quase imediata as ações dos bandidos.
"Agora, nós estamos melhores que os bandidos. Hoje, nós temos uma capacidade de armamento mais qualificada e melhor em termo de quantitativo. Todo nosso efetivo tem algum curso técnico ou operacional com a Força Nacional", explicou.
Criado em 1990, o grupamento do Batalhão de Polícia de Radiopatrulha (BPRv) foi retomado com essa nova missão de combater crimes contra instituições financeiras na Região Metropolitana do Recife. O grupo de elite da radiopatrulha terá, ao todo, 20 viaturas à disposição e um efetivo de 80 homens.
Os carros, equipados com rádio digital, custarão R$ 2.666 por mês ao estado, que preferiu alugar as viaturas. Ao todo, o gasto mensal será de R$ 40 mil. "Viaturas para emprego específico nós até temos tombadas, mas esse é um caminho que nós não temos que retomar porque você trava o efetivo em atividade de manutenção dessas viaturas. E isso é tudo que não se espera hoje. O que se espera hoje é o efetivo policial na atividade fim", comentou o secretário de Defesa Social, Angelo Gioia.
Em relação ao interior, que retém mais investidas criminosas contra bancos, o secretário anunciou uma ampliação do GATI e do Batalhão Especial de Polícia do Interior (BEPI). "Teremos uma tropa bem selecionada, bem que qualificada e com estrutura. A manutenção será pelo interior, mas um emprego mais efetivo, que não estava ocorrendo".
A BEPI ficará localizada em Serra Talhada e com espaço para uma aeronave que ficará à disposição do batalhão. A previsão é que o interior contará com esse efetivo em até 60 dias. (Via: G1 PE)

GRUPO DE PREFEITOS DEFINEM CHAPA DO CIMPAJEÚ PARA O BIÊNIO 2017/2018

 
Em reunião na tarde desta segunda feira na sede do Cimpajeú em Afogados da Ingazeira, um grupo de prefeitos estiveram reunidos e definiram uma chapa que disputar a eleição que ocorrerá na próxima sexta-feira (27).
Estiveram presentes os prefeitos: Luciano Duque (Serra Talhada), Marcone Santana (Flores), Sávio Torres (Tuparetama), João Batista (Triunfo), Manuca (Custódia), Zeinha Torres (Iguaracy), Lino Morais (Ingazeira), Tássio Bezerra (Santa Cruz da Baixa Verde) e o vice-prefeito de Afogados da Ingazeira, Alesandro Palmeira.
No final da reunião defiram a composição da chapa: Presidente: Marcone Santana (Flores)
Vice-presidente: Sávio Torres (Tuparetama) e 1º Secretário: João Batista (Triunfo).
(Blog do Finfa)

Emoção na despedida de padre Erinaldo em Iguaracy

Muita emoção tomou conta dos que estiveram participando da missa de despedida do padre Erinaldo Sultério, em Iguaracy. A missa aconteceu na noite deste domingo (22) na Matriz de São Sebastião, naquele município. A missa contou com a participação dos familiares do padre, das pastorais e de vários movimentos. Muitas homenagens foram apresentadas e a maioria dos presentes não contiveram as lágrimas.
Padre Erinaldo está deixando a Paróquia de São Sebastião para assumir a Paróquia de São João Batista, em Mirandiba, no dia 23 de fevereiro. Quem estará assumindo a Paróquia deixada por Pe. Erinaldo, será o padre Antônio Rogério Veríssimo. Segundo informou ainda o amigo Tito Barbosa em seu blog Afogados Online, a posse do novo sacerdote está marcada para o próximo sábado (29), às 19h, na Matriz de São Sebastião aqui na cidade de Iguaracy.

Vem ai o primeiro SoundFest Verão em Iguaracy

Vem ai o primeiro SoundFest Verão em Iguaracy com Erick Véras, Robinho Farra, PADÚ FRAJOLAZ, Alex Ramos e Banda Doce Mistério. O evento ocorrerá na Quadra Poliesportiva no dia 11 de fevereiro (sábado). Ingressos antecipados no valor de 10,00. Ponto de vendas: Bar do Marcelo, Lan House de Allisson e Zeus Moda Masculina.

Iguaracy: EDITAL DE CITAÇÃO para ocupantes da área no pátio da Estação da Rede Ferroviária

 http://www.blogtvwebsertao.com.br/2017/01/iguaracy-edital-de-citacao-para.html
PROCESSO Nº: 0800351-56.2015.4.05.8303 - REINTEGRAÇÃO / MANUTENÇÃO DE POSSE
AUTOR: FTL - FERROVIA TRANSNORDESTINA LOGISTICA S.A 
ADVOGADO: PRISCILA FROTA CARNEIRO DA CUNHA (e outro) 
TERCEIRO INTERESSADO: AGENCIA NACIONAL DE TRANSPORTES TERRESTRES -ANTT (e outro) 
RÉU: DAMIÃO ROBERTO GOMES (e outros) 
38ª VARA FEDERAL - JUIZ FEDERAL SUBSTITUTO JUSTIÇA FEDERAL EM PERNAMBUCO - 38ª VARA 
Rua Vereador Silvino Cordeiro, s/n, AABB, Serra Talhada/PE
CEP: 56.912-110 - Telefone (87) 3831-9730 / Fax (87) 3831-9708
EDITAL DE CITAÇÃO
prazo: 20 (vinte) dias

O(A) MM Juiz(a) Federal da 38ª Vara, Seção Judiciária de Pernambuco, na forma da lei, etc...

Faz saber a todos quanto o presente edital virem, com prazo de 20 (vinte) dias, e dele conhecimento tiverem e a quem interessar possa, que por este CITA o(a) Sr(a). ANTÔNIO GOMES NOGUEIRA ("TOINHO"), nacionalidade, estado civil e profissão desconhecidos, JOSÉ NOGUEIRA LIRA DE
CARVALHO FILHO, nacionalidade, estado civil e profissão desconhecidos, MARIA THAIS SOUZA DE LIMA (RG nº 8.682.409), RODRIGO DOS SANTOS SILVA, nacionalidade, estado civil e profissão desconhecidos, MANASSEIA LIMA DE SOUZA (CPF nº 053.802.344.96), DAMIÃO ROBERTO GOMES (RG nº 20.983.674), MARIA VILMA QUINTINO DA SILVA (RG
nº 5.204.520) que se encontram em lugar incerto ou não conhecido, e quem mais estiver ocupando a área no pátio Estação Iguaraci, km 368 + 200, Iguaracy/PE para todos os termos e atos do processo
em epígrafe, na conformidade dos textos legais, a fim de, querendo, contestar no prazo de 15 dias, cientificando desde logo que não o fazendo presumir-se-ão aceitos como verdadeiros os fatos articulados pelo(s) autor(es), nos termos do art. 564, parágrafo único, do CPC/2015.

Dado e passado pela Secretaria da 38ª Vara Federal, com expediente externo de segunda-feira à sexta-feira das 09:00 às 18:00 horas, em 30 de novembro de 2016. Eu, Marcos Velloso da Silveira Junior, técnico judiciário, digitei, e Felipe César de A. Lyra Valença, Diretor de Secretaria da 38ª Vara, conferiu e subscreve.

Felipe Mota Pimentel de Oliveira
Juiz Federal Titular da 38ª Vara/PE

Processo: 0800351-56.2015.4.05.8303
Assinado eletronicamente por:
FELIPE MOTA PIMENTEL DE OLIVEIRA - Magistrado
Data e hora da assinatura: 09/01/2017 16:42:34
Identificador: 4058303.2643084
Para conferência da autenticidade do documento:
https://pje.jfpe.jus.br/pje/Processo/ConsultaDocumento/listView.seam
16113011415260000000002648996

Multas por falta de uso do farol em rodovias do Grande Recife voltam a ser aplicadas em fevereiro

O Departamento de Estradas de Rodagem (DER-PE) inicia uma ação educativa para alertar os motoristas sobre a obrigatoriedade do uso do farol aceso nas rodovias do Grande Recife durante o dia a partir desta segunda-feira (23). O órgão volta a multar os motoristas que circularem por rodovias com os faróis desligados no dia 1º de fevereiro. As multas haviam sido suspensas por falta de sinalização dos trechos de rodovias estaduais que cortam áreas urbanas.
Além da ação educativa, também foram instaladas placas indicativas nas vias estaduais, referentes à obrigatoriedade do uso do farol aceso nas rodovias. Ao todo, são 153 placas indicando a obrigatoriedade de utilizar faróis ligados durante o dia, distribuídas nas 25 rodovias que cruzam a Região Metropolitana do Recife.
A Lei Federal 13.290/2016, referente à obrigatoriedade do uso do farol nas rodovias, prevê multa de R$ 130,16. Além da penalidade financeira, o motorista infrator recebe quatro pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).
A ação de conscientização, realizada em parceria com o Batalhão de Polícia Rodoviária (BPRv), acontece nas principais rodovias estaduais da Região Metropolitana do Recife (RMR) até o dia 31 de janeiro. De acordo com o órgão, as abordagens não têm o objetivo de penalizar os motoristas nesse primeiro momento, mas sim de alertá-los para a necessidade do uso do farol nas rodovia. (Via: G1)

Jovens iguaracienses revelam Pinturas Rupestres localizadas na zona rural do município

Pela primeira vez, são reveladas fotos de pinturas rupestres localizadas na zona rural de Iguaracy, aproximadamente a 5 Km do centro da cidade as mesmas podem ter mais de 500 anos. Os registros são da dupla de jovens Hugo Marques e Samuel Nunes.
"O proprietário das terras onde se encontra-se as pinturas nos convidou a conhecer as mesmas. Ele tomou conhecimento de nossas atividades desenvolvidas na Serra do Monte Alegre e deu este presente para a gente, um achado histórico", cita Samuel Nunes.
 
"Agora iremos explorar mais o terreno afim de tentar localizar mais pinturas para mapear e traçar as rotas utilizadas pelos os índios em nossa cidade e nas demais circunvizinhas. Próximas semanas iremos a Jabitacá aonde há de 2 a 3 locais com pinturas, lá além de ter lindos paraísos naturais e ser rico de história, agora possui sítios arqueológicos tornando o local bem interessante." Hugo Marques.

Estudo aponta que dirigir de ressaca é tão perigoso quanto embriagado

Dor de cabeça, sonolência, cansaço: sintomas conhecidos da ressaca. Para chamar a atenção dos motoristas, uma marca de automóveis desenvolveu o chamado 'traje da ressaca', que simula os efeitos do 'pós-bebedeira' para mostrar como o desempenho do motorista pode ser afetado pelos sintomas provocados pelo consumo excessivo de álcool.
Pesando mais de 17 quilos, a 'Roupa da Ressaca' é composta por um colete especial, pesos nos pulsos e nos tornozelos, boné, óculos e fones de ouvido. Juntos, eles simulam os sintomas clássicos da ressaca: fadiga, tontura, latejamento na cabeça e dificuldade de concentração. O traje é a prova de que pegar o volante nessas condições é perigoso.
Motoristas que deixam para dirigir no dia seguinte ao de uma 'bebedeira' têm que ficar atentos. Depois que o álcool é metabolizado, ainda resta no organismo uma substância chamada aldeído, que não aparece no teste do bafômetro, mas que é igualmente perigosa para a direção.

Quatro comarcas do Sertão de PE recebem o Processo Judicial eletrônico, Afogados da Ingazeira está na lista

O Processo Judicial eletrônico (PJe), a partir desta segunda-feira (23), passa a funcionar em mais quatro comarcas de Pernambuco de forma facultativa. São elas: Afogados da Ingazeira, São José do Egito, Serra Talhada e Sertânia. A partir do dia 23 de fevereiro o protocolamento de novas ações será obrigatório nessas unidades.
As novas ações ajuizadas tramitarão em meio eletrônico em oito órgãos julgadores que integram o polo de Serra Talhada, no Sertão do Estado. As unidades judiciárias que passam a ter a tramitação eletrônica são: as 1ª e 2ª Varas Cíveis de Serra Talhada; as 1ª e 2ª Varas Cíveis de Afogados da Ingazeira; as 1ª e 2ª Varas de São José do Egito; e as 1ª e 2ª Varas de Sertânia. Com a implantação, o PJe passa a funcionar em 118 comarcas e 367 unidades judiciárias, no 1º e 2º graus de jurisdição do Poder Judiciário estadual.
Estão incluídas causas de competência cível, fazenda pública, família, acidentes do trabalho, sucessões, execuções de títulos extrajudiciais, executivos fiscais, cartas de ordem, precatórias e rogatórias. Não estão abrangidos os feitos de natureza criminal, atos infracionais, de infância e juventude e das câmaras de conciliação, mediação e arbitragem.
O PJe foi desenvolvido pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) em parceria com tribunais brasileiros a fim de garantir a automação do Poder Judiciário. Lançado em 2011, o sistema visa a permitir a prática de atos processuais em todos os ramos da Justiça, proporcionado mais segurança, transparência e celeridade à tramitação processual e contribuindo para a redução do uso do papel, já que as ações deixam de estar no meio físico.

Ocorrências registradas na área desta OME (23º BPM), no dia 22 de Janeiro 2017.

(PERTURBAÇÃO DO SOSSEGO / FORNECER BEBIDA ALCOÓLICA À MENOR)
Município : Afogados da Ingazeira-PE.
Local : Rua João Valeriano, Bairro São Sebastião, Afogados da Ingazeira-PE.
Data/Hora : 220020JAN2017.
Imputado : E. P. A. 41 anos, solteiro, motorista.
Endereço : Bairro São Sebastião, Afogados da Ingazeira-PE.
Infrator : H. D. R. A. 17 anos, solteiro, estudante.
Endereço : Bairro São Sebastião, Afogados da Ingazeira-PE.
Resumo : A Guarnição Ordinária realizava a Operação Sossego, quando acionada pela Central de Operações para atender uma ocorrência de perturbação de sossego. O policiamento chegando ao local constatou que o imputado e o menor infrator no veículo tipo: Gol VW, branca, 1996, placa KGE-6932, estavam ingerindo bebida alcoólica com o som do carro muito alto perturbando a vizinhança. O imputado foi detido e juntamente com o menor infrator apreendido e o veículo foram encaminhados a Depol local, para confecção do TCO e BOC.
__________________________________________________________________________________
(TENTATIVA DE HOMICÍDIO)
Município : Afogados da Ingazeira-PE.
Local : Av. Rio Branco (16º Encontro de Motociclistas) Centro, Afogados da Ingazeira-PE.
Data/Hora : 220200JAN2017.
Suspeito-I : A. G. da S. 39 anos, solteiro, autônomo.
Endereço : Bairro São Brás, Afogados da Ingazeira-PE.
Suspeito-II : Conhecido por W. de R.
Endereço : Desconhecido.
Vítima : H. J. M. 23 anos, estado civil e profissão – n/i.
Endereço : Bairro São Brás, Afogados da Ingazeira-PE.
Resumo : A Patrulha do Evento foi informada por populares que um individuo havia sido esfaqueado na Av. Rio Branco, Centro (16º Encontro de Motociclistas). O policiamento chegando ao local encontrou a vítima caída no chão alvejada nas costas com dois golpes de faca peixeira. A vítima foi socorrida para o Hospital Regional. Segundo informações depois de uma discussão os suspeitos esfaquearam a vítima. Após diligências o suspeito-I foi localizado e ao ser abordado não estava portando a faca peixeira, que não foi encontrada. O suspeito-I foi encaminhado a Depol local, para providências cabíveis.
__________________________________________________________________________________
(PORTE DE ARMA BRANCA E AMEAÇA)
Município : Carnaíba-PE.
Local : PE-320 (Posto do Vale) Bairro Bela Vista, Carnaíba-PE.
Data/Hora : 220200JAN2017.
Imputado : H. M. de Q. 19 anos, estado civil e profissão-n/i.
Endereço : Desconhecido.
Vítima : J. F. dos S. J. 26 anos, solteiro, carpinteiro.
Endereço : Bairro Zé Dantas, Carnaíba-PE.
Resumo : A Guarnição Ordinária realizava Rondas, quando foi solicitada pela vítima a qual informou que estava no Evento no Posto do Vale, quando depois de uma discussão o imputado armado com uma faca peixeira lhe ameaçou. Após diligência o imputado foi localizado e ao ser abordado foi apreendido 01 (uma) faca peixeira de 5 (cinco) polegadas. O imputado foi detido e juntamente com a vítima e a arma branca apreendida, encaminhados a Depol local, para confecção do TCO.
__________________________________________________________________________________
(PERTURBAÇÃO DO SOSSEGO)
Município : São José do Egito-PE.
Local : Rua Inácio Jacaré, Povoado do Mundo Novo, São José do Egito-PE.
Data/Hora : 220630JAN2017.
Imputado : I. C. de S. R. 49 anos, casado, autônomo.
Endereço : Povoado do Mundo Novo, São José do Egito-PE.
Vítima : H. L. G. 34 anos, amasiado, comerciante.
Endereço : Povoado do Mundo Novo, São José do Egito-PE.
Resumo : A Guarnição Ordinária foi acionada pela Central da 3ª CPM, para atender uma ocorrência de perturbação de sossego. O policiamento chegando ao local à vítima informou que o imputado estava com uma caixa de som ligado em alto volume perturbando a vizinhança, e que é de costume o imputado perturbar o sossego com o som em alto volume todos os dias durante a madrugada. O policiamento localizou o imputado, porém com a sua caixa de som desligada. O imputado juntamente com a vítima foram encaminhados a Depol local, para providências cabíveis.
__________________________________________________________________________________
(PERTURBAÇÃO DO SOSSEGO)
Município : São José do Egito-PE.
Local : Rua Inácio Jacaré, Povoado do Mundo Novo, São José do Egito-PE.
Data/Hora : 221200JAN2017.
Imputado : I. C. de S. R. 49 anos, casado, autônomo.
Endereço : Povoado do Mundo Novo, São José do Egito-PE.
Vítima : H. L. G. 34 anos, amasiado, comerciante.
Endereço : Povoado do Mundo Novo, São José do Egito-PE.
Resumo : A Guarnição Ordinária foi acionada pela Central da 3ª CPM, para atender uma ocorrência de perturbação de sossego. O policiamento chegando ao local à vítima que já havia denunciado o imputado no (B.O nº 136) informou que o mesmo após ingerir bebida alcoólica voltou a perturbar o sossego, desta vez ligou o som da sua Boate em volume muito alto perturbando a vizinhança. O policiamento chegando ao local constatou o fato, sendo o imputado detido com visíveis sinais de embriaguez alcoólica e juntamente com o aparelho de som da Boate apreendido, encaminhado a Depol local, para confecção do TCO.
__________________________________________________________________________________
(LESÃO CORPORAL E DISPARO DE ARMA DE FOGO)
Município : Quixaba-PE.
Local : Sítio Três Lagoas, Zona Rural, Quixaba-PE.
Data/Hora : 221430JAN2017.
Suspeito : R. D. M. A. 13 anos, solteiro, estudante.
Endereço : Sítio Lagoa da Cruz, Zona Rural, Quixaba-PE.
Vítima : J. F. L. dos S. 14 anos, solteiro, estudante.
Endereço : Zona Rural, Quixaba-PE.
Resumo : A Guarnição Ordinária foi informada pela 5ª CIA da cidade de Princesa Isabel - PB que havia dado entrada no Hospital de Princesa Isabel - PB a vítima com um ferimento de arma de fogo (Soca-Soca) na região do tórax. O policiamento chegando ao local, foi informada por populares que o suspeito foi visto com a vítima. Foram realizadas diligências até a casa do suspeito, porém o mesmo e os seus genitores não estavam em casa. A vítima e o suspeito tinham ido colocar ração para o gado, entretanto os dois adolescentes adentraram na casa de ração e encontraram 01 (uma) espingarda Soca-Soca, a qual foi disparada atingindo a vítima, que não corre risco de morte. A espingarda Soca-Soca foi entregue ao policiamento pela testemunha. A ocorrência foi registrada e juntamente com a arma de fogo apreendida, encaminhada a Depol de Carnaíba, para providências cabíveis.
__________________________________________________________________________________
(HOMICÍDIO)
Município : Tabira-PE.
Local : Rua 01, Bairro São Pedro, Tabira-PE.
Data/Hora : 221900JAN2017.
Imputados : Não identificados.
Endereço : Desconhecido.
Vítima : D. S. B. 19 anos, solteiro, desocupado.
Endereço : Bairro São Pedro, Tabira-PE.
Resumo : A Guarnição Ordinária e a equipe da ROCAM foram acionadas pela Central da 2ª CPM, para atender uma ocorrência de Homicídio. O policiamento chegando ao local encontrou a vítima caída dentro de sua residência na cozinha já em óbito com várias perfurações efetuadas por arma de fogo. As testemunhas informaram que dois meliantes encapuzados em uma motocicleta pararam em frente da casa da vítima que estava na calçada. A vítima ao perceber os meliantes correu para dentro da casa, sendo perseguida por um dos meliantes (o garupa) que estava armado com 01 (uma) Pistola 380, realizando vários disparos contra a vítima, alvejando-a nas costas, cabeça e braços. Em seguida o meliante evadiu-se na motocicleta tomando destino ignorado. O policiamento encontrou 07 (sete) cápsulas de Cal. 380 e 01(um) projeto do mesmo calibre. Foram realizadas diligências até o momento, sem êxito. Após a perícia o corpo da vítima foi encaminhado para o Hospital. Todo material apreendido foi passado à disposição da Depol local, para providências cabíveis. A vitima era ex-presidiário, cumpriu pena por roubo e também sofreu uma Tentativa de Homicídio no dia 20/06/2016, na cidade de Tabira-PE, sendo alvejado por 05 (cinco) disparos de arma de fogo nas costas e 01 (um) no rosto.
__________________________________________________________________________________
(AMEAÇA)
Município : São José do Egito-PE.
Local : Rua Adalberto Véras, Bairro Planalto, São José do Egito-PE.
Data/Hora : 222305JAN2017.
Imputado : E. G. de S. 36 anos, amasiado, autônomo.
Endereço : Bairro Planalto, São José do Egito-PE.
Vítima : E. P. F. dos S. 27 anos, amasiada, autônoma.
Endereço : Bairro Planalto, São José do Egito-PE.
Resumo : A Guarnição Ordinária foi acionada pela Central da 3ª CPM, para atender uma ocorrência de ameaça. O policiamento chegando ao local a vítima informou ao chegar em sua residência, o imputado (seu companheiro) começou a fazer perguntas, querendo saber onde a mesma estava, momento que iniciou uma discussão, sendo a mesma ameaçada pelo imputado. Após diligências o imputado foi detido e juntamente com a vítima foram encaminhados a Depol local, para providências cabíveis.

Em São José do Belmonte, criança é atropelada, motorista presta socorro e foge em seguida

Uma criança de oito anos morreu atropelada nesse domingo (22), na PE-430, em São José do Belmonte, no Sertão de Pernambuco. De acordo com a Polícia Militar, o motorista, de 26 anos, socorreu a vítima até o hospital local, mas fugiu após ser informado na unidade de saúde sobre o óbito da criança.
Ainda segundo informações da PM, testemunhas informaram que o motorista teria fugido por medo da família da criança. A polícia realizou rondas com o intuito de localizar o homem de 26 anos, mas até esta publicação ele não havia sido encontrado. (G1)

Trabalhadores já podem se inscrever no Chapéu de Palha no Sertão de PE

Começaram as inscrições para o programa Chapéu de Palha 2017 da fruticultura no Sertão de Pernambuco. São 14 polos de inscrição distribuídos nos municípios de Belém do São Francisco, Cabrobó, Lagoa Grande, Orocó, Petrolina, Santa Maria da Boa Vista e Petrolândia. As inscrições seguem até o dia 27 de janeiro.
O benefício é voltado a auxiliares de câmara fria e de casa de embalagem, embaladores, tratoristas e trabalhadores da fruticultura irrigada do Vale do São Francisco. É preciso maior de 18 anos e ter trabalhado com registro em carteira pelo período mínimo de 30 dias corridos entre 1º de junho e 31 de dezembro de 2016. Também é necessário ser morador de um dos sete municípios contemplados no programa.
Para se cadastrar, basta levar os originais e as cópias dos seguintes documentos: CPF, carteira de identidade, comprovante de residência, número do PIS ou NIS (cartão cidadão ou Bolsa Família), Carteira de Trabalho e contrato de trabalho rescindido. No ato do cadastro, os participantes recebem o cartão de frequência. Quem já possuir este documento, por ter participado do programa em anos anteriores, deve apresentá-lo no momento do cadastramento.

Rebelião em presídio no Agreste deixa 13 feridos e um morto

Um grupo de detentos iniciou uma rebelião na manhã deste sábado (21) no presídio de Santa Cruz do Capibaribe, no Agreste de Pernambuco. A informação foi confirmada pela Polícia Militar. Treze presos ficaram feridos e um morreu, de acordo com a Secretaria Executiva de Ressocialização (Seres).
Três presos conseguiram fugir, segundo a assessoria da Seres. Uma sindicância será aberta pelo governo do estado para investigar o caso.
A polícia ainda não sabe informar a causa da rebelião e disse que o motim já foi controlado. Parentes de presos fecharam parte da PE-160 em protesto. Os familiares estão na frente da unidade prisional aguardando informações sobre os detentos.

Inscrições para o Sisu começam na terça-feira; consulta já pode ser feita no site

 
Da Agência Brasil
As inscrições para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) começam esta semana, do dia 24 ao dia 27 de janeiro. As vagas já estão disponíveis e os estudantes podem aproveitar o final de semana para pesquisar as melhores opções.
A consulta pode ser feita no site do Sisu por curso, instituição e município. Ao todo, são 238.397 vagas 131 instituições públicas.
O Sisu seleciona os estudantes com base na nota no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Cabe a cada instituição definir o cálculo que utilizará para a seleção dos novos alunos. Para participar do processo, o estudante não pode ter tirado nota zero na redação do exame. Ao todo, mais de 6,1 milhões fizeram o Enem em 2016.
Nota de corte – Após a abertura das inscrições, uma vez por dia, são divulgadas ao notas de corte de cada um dos cursos, tanto pelo sistema universal quanto pelo sistema de cotas.
O candidato também pode consultar, em seu boletim, a sua classificação parcial na opção de curso escolhido. Ao final do período de inscrição, é divulgada a lista de selecionados. No boletim de acompanhamento, o candidato pode consultar sua classificação e o resultado final. Ao longo do período de inscrição, o candidato pode mudar as opções de curso.
O Ministério da Educação (MEC) ressalta que o tanto a classificação parcial quanto a nota de corte são calculadas a partir das notas dos candidatos inscritos na mesma opção. Portanto, são apenas uma referência, não sendo garantia de seleção para a vaga ofertada.
O resultado será divulgado no dia 30. O período de matrícula será de 3 a 7 de fevereiro. Os candidatos que não forem selecionados na chamada regular para as vagas poderão participar da lista de espera, entre 30 de janeiro e 10 de fevereiro. Esses candidatos serão convocados a partir do dia 16 de fevereiro, caso haja vagas remanescentes.