BLOG TV WEB SERTÃO - A MELHOR SELEÇÃO DE NOTÍCIAS COM SÉRGIO COELHO


Mostrando postagens de abril 12, 2017Mostrar tudo

Alerta aos pais: Desafio suicida ‘Baleia Azul’ chega ao Brasil

Um texto que circula nas redes sociais denuncia que adolescentes brasileiros estão sendo atraídos por um "jogo suicida", chamado Baleia Azul. O Desafio, aparentemente iniciado na Rússia, teria levado mais de 130 pessoas a tirarem a própria vida no país.
Na denúncia, o moderador de um grupo intitulado “Baleia”, voltado para o emponderamento de pessoas gordas, conta que começou a estranhar o interesse repentino de muitas meninas a participarem do grupo.
"Uma enxurrada de pessoas começou a tentar entrar no grupo, principalmente pessoas muito jovens, por volta dos 16 anos", diz o texto.
O estranho comportamento fez com que uma moderadora perguntasse se uma das adolescentes sabia sobre o que se tratava o grupo. Ela respondeu: "Quero participar. Tenho consciência do que quero e pronto. Quero participar e jogar. Não sou nem um pouco acanhada".
"Sem entender nada, nossa moderadora resolver voltar a perguntar se a menina sabia do que o grupo se tratava. 'De um jogo onde vocês dão as regras e eu faço'", continua o texto da denúncia.
Uma pesquisa no Google fez com que o moderador entendesse que a menina falava sobre um jogo suicida online, em que os participantes devem cumprir uma série de desafios e postar no grupo do Facebook. Os moderadores das páginas do 'Baleia Azul' ameaçam os participantes que pretendem desistir do desafio.
"Assistir a filmes de terror durante 24 horas”, "desenhar uma baleia no corpo com faca" e "se pendurar em um telhado por 22 minutos" são alguns dos desafios. Ao final das 50 missões, a última: "Tirar a própria vida".
Além desta denúncia, há outros indícios de que o jogo suicida chegou ao Brasil. De acordo com o 'Metrópoles', autores de vlogs têm incentivado jovens a participarem do desafio. Alguns dos vídeos chegam a 400 mil visualizações.
A psicóloga Stéphanie Sabarense, especialista em depressão e suicídio de adolescentes, diz que é muito importante que os pais tenham sempre controle do que seus filhos fazem na internet. Também é essencial prestar atenção ao comportamento e aos hábitos do adolescente.

Formigas podem ter inventado agricultura para combater a seca

Para lutar contra a seca, as formigas inventaram a agricultura, milhões de anos antes do homem, segundo um estudo publicado na revista científica britânica Proceedings of the Royal Society B.
“As formigas cortadeiras representam um dos raros grupos de animais que desenvolveram a agricultura”, disse à AFP Michael Branstetter, do Museu Nacional de História Natural Smithsonian nos Estados Unidos, coautor do estudo. Em seus formigueiros, criam campos subterrâneos onde cultivavam os cogumelos que formam a maior parte da sua dieta.
As capacidades precoces de algumas formigas na agricultura já eram conhecidas pelos pesquisadores. Mas continua sendo um mistério a forma como esses minúsculos insetos que não são “seres conscientes como os humanos” começaram a cultivar cogumelos milhões de anos antes do homem descobrir a agricultura.
Inicialmente, pensava-se que a uma primeira formiga, de forma fortuita, conseguiu uma colheita e seus descendentes perpetuaram sua técnica. Mas a realidade é mais complexa, dado o nível de conhecimento alcançado por esses insetos.
As formigas “agricultoras” são capazes de proteger seus cultivos das doenças, dos parasitas e da seca em uma escala e em um nível de eficácia que rivaliza com a agricultura humana. Elas inclusive criaram novas espécies de fungos que não poderiam sobreviver sem seus cuidados, em estado selvagem.
Ao analisar o DNA de 119 espécies de formigas, os pesquisadores americanos criaram “a primeira árvore completa da evolução das formigas cortadeiras” e identificaram o ancestral mais antigo dessas cultivadoras. “Descobrimos que as formigas provavelmente se iniciaram na agricultura nos habitats secos da América do Sul”, em áreas onde os fungos, que necessitam de umidade, não poderiam crescer em estado selvagem, disse Michael Branstetter.
“Também descobrimos que o cultivo de cogumelos começou há 30 milhões de anos, durante um período no qual o planeta estava esfriando e as zonas secas iam se estendendo”, acrescenta o pesquisador.
Do NE10

Senado aprova lei que cria documento único de identificação

O plenário do Senado aprovou nesta terça-feira (11) o projeto de lei que cria o Documento de Identificação Nacional, que reunirá dados biométricos e civis, como Registro Geral, Carteira Nacional de Habilitação, Cadastro de Pessoa Física (CPF) e título de eleitor em um único documento.
De acordo com o projeto, a Identificação Nacional dispensará a apresentação dos documentos que lhe deram origem ou nele mencionados e será emitida pela Justiça Eleitoral, ou por delegação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) a outros órgãos para aproveitar o cadastro biométrico nacional realizado para as eleições. O documento será impresso pela Casa da Moeda e usará como base de identificação o CPF.
Conforme o texto, o documento único será emitido com base na Identificação Civil Nacional, criada pelo projeto com o objetivo de juntar informações sobre o cidadão. A nova base de dados será gerida pelo TSE, que garantirá o acesso à União, aos estados, ao Distrito Federal, aos municípios e ao Poder Legislativo.
O relator do projeto, senador Antônio Anastasia (PSDB-MG) acatou apenas uma emenda de redação e, por isso, o texto não precisará retornar para revisão da Câmara dos Deputados. Com isso, a matéria segue para sanção do presidente Michel Temer. (Via: Agência Brasil)

Alerta aos pais: crianças estão sendo forçadas a entrar no jogo fatal "Baleia Azul"

Atomic Roderick/Shutterstock
“É um jogo mortal”, descreve um usuário do Youtube que publicou um vídeo sobre o Blue Whale Game, uma nova febre assustadora que promove o suicídio como a última etapa de um “desafio” aos seus participantes.
Aliando dor, mutilações físicas e provocações psicológicas e emocionais, o Blue Whale Game – em português, Jogo da Baleia Azul – ameaça principalmente adolescentes. Isto porque é este o público que tem se interessado pelo chamado “jogo do suicídio”, geralmente elaborado e divulgado na internet e nas redes sociais por um mentor desconhecido.
Este tipo de “brincadeira” já fez 130 vítimas na Rússia, onde a nova febre teria surgido. No Brasil, já existe um grupo no Facebook sobre o assunto, mas o acesso às informações compartilhadas entre os usuários é fechado.
O alerta é claro e chocante: influenciados por este tipo de interação, jovens estão se matando com o único objetivo de cumprir etapas de um game.
Em outubro de 2016, um garoto de 13 anos se matou, em São Vicente, litoral de São Paulo, participando de outro jogo mortal da internet, o “jogo do desmaio”.
As vítimas, muitas vezes sem saber os riscos e a gravidade do jogo, seguem um roteiro que leva à morte. Além de desconhecerem as complicações de entrar neste “desafio”, também não estão conscientes dos sintomas mais comuns da depressão, que podem levar ao suicídio. 

Sede do Conselho Tutelar de Iguaracy agora conta com segurança no local

Em reunião com o prefeito de Iguaracy, Zeinha Torres, o Conselho Tutelar havia apresentado a necessidade de um guarda municipal para o controle da entrada e segurança na sede do órgão que fica localizado na Travessa Né Santana, nº 08, no centro da cidade.
Nesta terça-feira (11), o órgão foi surpreendido com a chegada da pessoa que a partir de então fará a segurança do local, fazendo com que os agentes do CT tenham maior tranquilidade no desenvolvimento de seus trabalhos. 
Segundo o conselheiro Sérgio Coelho, ainda no ano que passou, o CT teve que passar alguns dias com o portão de entrada fechado por conta de ameaças que foram desferidas contra o órgão, o conselheiro disse que não poucas vezes se assustou com pessoas em pé na porta de sua sala sem nenhum aviso e que agora com a chegada deste servidor publico para recepcionar e ficar de olho em quem frequenta o local, a situação mudou bastante em questão de segurança.
O prefeito Zeinha em conversa com os conselheiros, adiantou ainda que assim que pudesse iria providenciar câmeras de segurança para o local, e que não entende porque ainda não foram feitas tais instalações, tendo em vista a importância do órgão e o tipo de atendimentos que são realizados no local.

MAR DE LAMA NA DELAÇÃO DO FIM DO MUNDO

 
O ministro Edson Fachin, relator da Operação Lava Jato no Supremo Tribunal Federal (STF), determinou nesta terça-feira o fim do sigilo de todos os inquéritos abertos para apurar irregularidades contra políticos a partir de delações de executivos e ex-executivos da Odebrecht.
No total, as investigações envolvem nove ministros do governo Michel Temer (PMDB), 28 senadores – incluindo o presidente da Casa, Eunício Oliveira (PMDB-CE) – e 42 deputados federais – incluindo o presidente, Rodrigo Maia (DEM-RJ). Os inquéritos foram pedidos pelo procurador-geral da República, Rodrigo Janot, e incluem governadores, ministros, senadores, deputados federais e outros políticos. A VEJA teve acesso aos pedidos de inquérito.
Confira abaixo os nomes dos políticos que serão investigados em inquéritos abertos pelo STF. A lista inclui ministros de Temer, senadores e deputados:

Enquanto isso... Por que Lula não xinga e processa Odebrecht?

Josias Souza
Lula precisa atualizar sua retórica. Em entrevista a uma rádio do Piauí, ele repetiu que duvida que tenha um empresário capaz de dizer que pediu “cinco, dez centavos”. Lula disse isso um dia depois de Marcelo Odebrecht ter confirmado ao juiz Sérgio Moro que ele é o “Amigo” mencionado nas planilhas de propinas da empreiteira. Segundo Odebrecht, Lula teria recebido não “dez centavos”, mas R$ 13 milhões em dinheiro vivo. Lula finge não perceber, mas sua situação penal está mudando de patamar.
Até aqui, a defesa de Lula parece priorizar mais a desqualificação dos investigadores e do que a qualificação do investigado. Essa tática revelou-se um fiasco. De figura imaculada, que nunca sabia de nada do que se passava sob suas barbas, Lula tornou-se um cliente de caderneta do Judiciário, um colecionador de ações penais. Já frequenta o banco dos réus em cinco processos.
Na entrevista desta terça-feira, Lula voltou a fazer pose de presidenciável. “Se for necessário”, está disposto a fazer ao país o favor de ser candidato à Presidência novamente. O problema é que sua candidatura já não depende só dele. Na hipótese de ser condenado na primeira e na segunda instância do Judiciário, Lula estará mais próximo da cadeia do que das urnas.
Lula chamou de “canalhas” os responsáveis pelos vazamentos “mentirosos” a seu respeito. Deixou no ar uma interrogação: por que não xinga Marcelo Odebrecht? Por que não anuncia a abertura de um processo contra o empresário por calúnia e difamação? Alguém precisa avisar a Lula que atacar a radiografia não cura a doença.
Assista o vídeo:

Iguaracy: vídeo institucional destaca cem dias da gestão Zeinha

 
O governo de Iguaracy recorreu a um vídeo institucional para prestar contas dos cem dias de gestão do prefeito Zeinha Torres (PSB). Destaque para imagens aéreas da sede, Jabitacá e Irajaí, usadas com drone.
Dentre as ações destacadas, saneamento da rua Sebastião Rodrigues, reforma da sede da Prefeitura, recuperação de estradas rurais, estrada de acesso à Serra do Povo, perfuração e manutenção de poços, sistemas simplificados de abastecimentos, reforma de escolas na zona rural e Diomedes Gomes, reajuste de servidores da educação.
Também ampliação do canil municipal, transporte escolar e universitário, limpeza no Rosário, biblioteca, esgoto e creche em Jabitacá, além de saneamento e festa de março em Irajai. A festa de janeiro na sede também foi evidenciada.
Ainda melhoria no abastecimento de água do Bairro Santana, em parceria com a Compesa, pedido de cedência da área do Estado para o município, elaboração da pavimentação da PE entre Iguaracy e Jabitacá e recursos para ponte sobre o Rio Macacos, além do reconhecimento da comunidade Quilombola Queimada dos Felipes, adesão ao programa Criança Feliz, reorganização da feira livre, dentre outras ações. 
Veja o Vídeo:

IBGE abre concurso para 1.038 vagas temporárias, com salários de até R$ 4 mil

Foram abertas nesta segunda-feira (10) as inscrições ao primeiro processo seletivo do Censo Agropecuário 2017, informou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Nessa etapa inicial, há 1.038 vagas temporárias, das quais 171 de nível superior e 867 para profissionais de nível médio em todos os estados.
Os salários oferecidos às funções de nível médio variam de R$ 1.500 para agente censitário administrativo, a R$ 2,5 mil para agente censitário regional. Os agentes censitários de informática serão remunerados com R$ 1.700.
Os vencimentos para analistas censitários de nível superior são de R$ 4 mil, para profissionais de 17 áreas de conhecimento, de agronomia a Recursos Humanos. As taxas de inscrição vão de R$ 27 a R$ 42,50 na seleção dos candidatos de nível médio e são de R$ 78 para aquelas com formação de nível superior.

Caruaru, Garanhuns, Arcoverde e Afogados da Ingazeira na rota da Operação Lei Seca

A partir desta quinta-feira (13.04), até o domingo (16.04), a Operação Lei Seca (OLS) intensificará suas atividades educativas e de fiscalização para o feriado da Semana Santa.
As equipes estarão espalhadas por cidades que terão programação para o período ou que terão um aumento no fluxo de pessoas. As blitze serão feitas nos municípios da RMR, nas praias do Litoral Norte e Sul; em Caruaru, Gravatá e Garanhuns, no Agreste; e Arcoverde e Afogados da Ingazeira, no Sertão.
“Como há um maior fluxo de turistas em algumas cidades do Agreste, por causa das encenações da Paixão de Cristo, em Brejo da Madre de Deus, vamos ter um olhar reforçado nessa área. Além das blitze de fiscalização, faremos atividades educativas em Caruaru e Brejo. Queremos relembrar a importância dos condutores seguirem todas as leis de trânsito e não misturar bebida e direção”, afirma o coordenador executivo da OLS em Pernambuco, Luciano Nunes. Ele lembra que no último fim de semana já ocorreram blitze na capital do Agreste.
Em Caruaru, as ações serão realizadas em parceria com a Polícia Rodoviária Federal (PRF) e a Autarquia Municipal de Defesa Social, Trânsito e Transportes (Destra) de Caruaru. Todas as blitze ainda contam com profissionais da Secretaria Estadual de Saúde (SES), Departamento Estadual de Trânsito de Pernambuco (Detran-PE), Polícia Militar de Pernambuco (PMPE) e Departamento de Estradas de Rodagem (DER/PE).
Em Garanhuns, além das ações durante a Semana Santa, a Lei Seca também já está com programação para o festival Viva Dominguinhos, que ocorre entre os dias 20 e 22 de abril.
As ações da Operação Lei Seca são realizadas todos os dias da semana, em horários variados e de forma itinerante com a instalação de tendas e o uso de vans informatizadas para realização dos testes de alcoolemia. Entre 2011, quando começou em Pernambuco, até 2016, a Operação Lei Seca realizou 1.773.843 de abordagens. Desse total, foram 6.986 constatações do uso de álcool ao volante e 1.592 crimes, além de 26.331 recusas. (Via Nill Júnior)

Estado Islâmico tentará matar o Papa no Egito, afirma especialista

Pontífice visitará país que está em “estado de emergência” por ataques contra cristãos
Gustavo Chacra, jornalista judeu que escreve sobre política internacional no Estadão e comenta o assunto em programas da Globo News, acredita que os jihadistas do Estado Islâmico tentarão matar o Papa Francisco este mês.
O possível atentado seria no Egito, onde o pontífice estará em viagem oficial em 28 e 29 de abril, a primeira dele ao país.
Guga, como prefere ser chamado, disse nesta segunda-feira (10) que Francisco deveria cancelar a viagem pois o “Estado Islâmico ou Daesh, e outras organizações radicais presentes no território egípcio certamente já têm planos para o ataque”.
O motivo para essa conclusão é que os atentados a bomba ocorridos neste domingo, que mataram mais de 40 cristãos e feriram outras dezenas, deram uma prova de como os jihadistas estão confiantes em seu poder de fogo diante de um governo egípcio que se mostra incapaz de defender sua população das ameaças que vêm se repetindo a meses no país.Ontem, o presidente Sissi decretou estado de emergência por três meses.

Paixão de Cristo será encenada em Sertânia com participação de 120 pessoas

Começa nesta quarta-feira (12) em Sertânia, a encenação da Paixão de Cristo do município. O espetáculo chega ao 19º ano consecutivo. As apresentações seguem até a próxima sexta-feira (14) e começam sempre às 20h, na quadra da Escola de Referência em Ensino Médio Olavo Bilac (EREMOB).
A entrada é gratuita. O espetáculo, que conta a história de Jesus Cristo, da Gênese à Ressurreição, coloca em cena 120 pessoas, entre atores e figurantes, com a direção de Flávio Magalhães, professor de artes no município. A expectativa é que pessoas de toda a região acompanhem a peça.
AFOGADOS DA INGAZEIRA - No município, o grupo teatral "Paixão de Cristo, Paixão de Todos" estará realizando a encenação "Paixão de Cristo, o Musical", na próxima sexta (14) no Centro Desportivo Municipal, a partir das 19h.

Alunos de medicina serão alvo de investigação após foto polêmica

Estudantes do último ano de medicina da Universidade de Vila Velha (UVV) causaram polêmica nas redes sociais ao publicarem uma foto em que aparecem de jaleco, com as calças arreadas, e formando com as mãos um símbolo que lembra a genitália feminina. O caso chegou às mãos do Sindicato dos Médicos do Espírito Santo (Simes), que acionou o Conselho Regional de Medicina (CRM) para que fossem tomadas as devidas providências contra os alunos.
A instituição, que é privada, abriu uma sindicância para apurar as circunstâncias em que as fotos foram tiradas. O procedimento pode resultar em advertência, suspensão ou afastamento dos alunos caso seja confirmado que o código de ética da universidade foi quebrado.
As imagens iriam para o álbum de formatura dos estudantes, que concluem o curso no fim deste ano. Segundo a assessoria de imprensa da faculdade, poses desse tipo são “praxe” nas turmas de medicina. Um dos alunos publicou a imagem em seu Instagram com a hashtag “#PintosNervosos”, o que provocou a revolta de internautas.
O presidente da Federação Nacional dos Médicos (Fenam) e do Simes, Otto Fernando Baptista, afirmou que, com essa atitude “irresponsável e inconsequente”, os estudantes mancharam a imagem dos médicos. “Essa foto enlameou a profissão médica. Não se deram ao respeito e faltaram com o respeito para a população. Isso nos preocupa. Parece que fizeram seis anos de medicina e não levaram consigo nem o básico dos preceitos mínimos para se tornarem um médico”, afirmou.
Procurada, a instituição informou que os coordenadores do curso se reuniram com os alunos nesta segunda-feira para saber o contexto em que foi feita a imagem. Em nota, a universidade ressaltou que “repudia qualquer tipo de ofensa” à atividade médica e que não concorda com a “conduta apresentada nas publicações”.
Confira a nota da Universidade de Vila Velha, na íntegra:

Profecias sobre a Síria estão se cumprindo em nossos dias?

Teólogos e estudiosos divergem que textos antigos referem-se ao cenário atual
O ataque mais recente das forças dos Estados Unidos voltaram os olhos do mundo para a Síria. Há quase sete anos em guerra, o país está sendo destroçado por uma guerra civil que transformou parte da nação em uma pilha de ruínas. Agora que o presidente Trump afirma que podem ocorrer mais ataques militares, o presidente Bashar Al Assad já admite que lhe restam poucas alternativas.
Alguns estudiosos das profecias lembram de Isaías 17: 1. Cerca de 750 anos antes de Cristo o profeta anunciou: “Eis que Damasco será tirada, e já não será cidade, antes será um montão de ruínas”.
Até o momento, a capital da Síria foi preservada de grandes ataques, pois os jihadistas do Estado Islâmico e grupos associados mantinham o controle apenas da porção norte do país, mas os conflitos se aproximam da cidade, sede do governo.
Uma das cidades continuamente habitada mais antigas do mundo, ela nunca viu uma destruição como a anunciada por Isaías. Até recentemente dizia-se que o cumprimento da profecias deu-se em 702 a. C., quando foi atacada pelo Império Assírio, mas não há registros que tenha se tornado totalmente em ruínas.
Mesmo assim, o teólogo Hank Hanegraaff, conhecido por seus livros de apologética, acredita que esse foi o cumprimento da profecia.

Grupo é preso com armas e animais silvestres em Imaculada no Sertão da Paraíba

Quatro pessoas foram detidas com armas e animais silvestres durante o fim de semana durante uma operação para localizar uma fábrica clandestina de armas que estaria fornecendo material bélico para prática de caça ilegal.
O caso aconteceu no Distrito de Palmeira, pertencente ao município de Imaculada, no Sertão paraibano.
O local não foi encontrado, mas os homens acabaram detidos. Um dos suspeitos foi flagrado com quatro armas e cinco pássaros e foi multado no valor de R$ 2.500. Ainda conforme a polícia, foram encontrados com os suspeitos armas de vários calibres como espingardas e revólveres calibre 38.
Os quatro homens foram autuados por crime ambiental e também por porte ilegal de arma e foram encaminhados para a 16ª Delegacia de Polícia Civil, na cidade de Princesa Isabel, também no Sertão do estado.

Documento da PM diz que só serão repassadas informações positivas para a imprensa

Polícia Militar diz que padronização das 'resenhas' não é censura à imprensa
A Polícia Militar confirmou por meio da assessoria de imprensa que as informações repassadas diariamente para os veículos de comunicação por meio das resenhas passarão por alterações. Um documento que circula pelas redes sociais, assinado pelo alto escalão da PM, determina que os fatos repassados devem ser apenas "positivos".
Atualmente as resenhas são enviadas com um pequeno histórico de cada caso registrado, por meio das ocorrências policiais. Numa ação envolvendo homicídio, por exemplo, nome, local, data e como foi o crime, são relatados nos documentos, o que não deve mais acontecer após essa determinação.
Segundo a assessoria, a Polícia Militar de Pernambuco, como qualquer instituição militar, possui normas e regras a serem cumpridas em função de seu bom funcionamento. "Esclarece, no entanto, que o documento produzido pela Dinter 1 tem com objetivo normatizar e alinhar a divulgação de notícias, como acontece em todas as instituições públicas e privadas", diz o texto.
Ainda segundo o documento, nenhuma informação, desde que consolidada e segura, seja negativa ou não, deixará de ser repassada para a imprensa por meio da assessoria de comunicação e de porta-vozes da PM. "Tal cuidado, como explica a própria circular, visa proteger vítimas, acusados e testemunhas, que têm constitucionalmente seus direitos garantidos, além de evitar que as investigações ou prisões sejam prejudicadas", relata o texto.
A nota diz ainda que "é importante ressaltar que a Polícia Militar rejeita qualquer tipo de censura e relação que não seja de transparência com a imprensa e a sociedade", finaliza.

Fim da violência? Governador deixa nota sobre rapaz que cobrava o fim de violência e que foi morto pela PM.

Por meio de nota, o governo do estado lamentou a morte: "O governo do estado de Pernambuco lamenta profundamente o falecimento de Edvaldo da Silva Alves. O governo reafirma o seu firme compromisso de desautorizar e impedir qualquer abuso de força por parte das polícias do estado. Toda ocorrência será tratada com a firmeza e responsabilidade necessárias. A apuração do ocorrido está em andamento, estando os policiais envolvidos no caso sendo devidamente investigados. Por meio da Secretaria de Saúde do Estado, foi prestada toda assistência médica qualificada a Edvaldo desde o momento do seu atendimento. O Governo do Estado se solidariza com os familiares e os amigos de Edvaldo. E fará o que estiver ao seu alcance para que todo o episódio seja esclarecido e que a Justiça seja feita".
Ainda na manhã desta terça-feira, durante solenidade de troca de comando de diretorias da Polícia Militar, o governador Paulo Câmara falou sobre a morte do jovem. "Primeiro, a gente lamenta profundamente o falecimento desse jovem. Já determinei que a Procuradoria Geral do Estado busque meios jurídicos para o mínimo de reparação junto à família desse jovem. Ao mesmo tempo, já cobrei no âmbito da Polícia Militar e da Secretaria de Defesa Social que a apuração desse episódio seja concluída, para que a gente possa apurar o que realmente aconteceu e punir as falhas que ocorreram essa questão. A gente não pode admitir que casos como esse voltem a e repetir no estado de Pernambuco", disse Câmara.

Atrocidade: Morreu jovem baleado por PM (veja vídeo) durante PROTESTO CONTRA VIOLÊNCIA em PE.

A assessoria de comunicação do Hospital Miguel Arraes, em Paulista, no Grande Recife, informou, na manhã desta terça-feira (11), a morte do jovem atingido por uma bala de borracha disparada por um policial militar durante um protesto, em Itambé, na Mata Norte de Pernambuco, em março deste ano. Edvaldo Alves, 19 anos, estava na unidade desde o dia 17 do mês passado, quando ocorreu a manifestação. Durante esse período, ele foi submetido a várias intervenções médicas.
De acordo com o hospital, Edvaldo sofreu ferimentos na coxa e passou a respirar com a ajuda de aparelhos. Também teve que se submeter a sessões de hemodiálise. Na segunda-feira (10), o último boletim sobre o estado de saúde informava que ele apresentava febre e um quadro de infecção.
Às lágrimas, o irmão da vítima, José Roberto Alves, disse que chegou a conversar com o irmão na segunda-feira. “Ele tinha melhorado. Até conversei com ele, só que aí acontece uma coisa dessas”, lamentou, acrescentando que recebeu a notícia de parentes. José Roberto voltou a criticar a polícia e exigiu justiça.
“Tiraram a vida do meu irmão. Acabou a alegria da minha família. Um menino tão bom. Acabou a alegria da minha família. Eu quero ver a cara desses policiais. Eles precisam pagar”, desabafou. Os parentes do jovem ainda não souberam informar horário e local do velório e do enterro.
Assista o vídeo:

BANDIDOS ESTOURAM MAIS UM CAIXA ELETRÔNICO EM PERNAMBUCO

 
JC Online
Por volta das 00h30 desta quarta-feira (12), um caixa eletrônico do Bradesco foi estourado no município de Riacho das Almas, agreste de Pernambuco. Oito pessoas teriam participado do roubo. Os bandidos teriam chegado em dois carros, uma Frontier prata e um Celta preto, e usado explosivos. Após o assalto, eles teriam espalhado grampos na PE 95, para dificultar perseguições.
O caixa eletrônico está localizado na Rua Coronel Joaquim Bezerra, na região central da cidade, que está a 21 Km de Caruaru. Segundo informações da gerente do banco, todo o conteúdo do caixa foi levado pelos assaltantes.
Explosivos
A modalidade de assalto a bancos com explosões tem acontecido com frequência em todo estado. Em fevereiro, bandidos levaram R$ 60 milhões de empresa de segurança na Avenida Recife, bairro da Estância, Zona Oeste do Recife. Os assaltantes usaram explosivos e armas de grosso calibre para praticar o crime.

Vídeo mostra detentos com armas de fogo e ameaçando facção rival em penitenciária de Pernambuco

 
A Secretaria Executiva de Ressocialização (Seres) identificou, nesta terça-feira (11), seis detentos que aparecem em um vídeo gravado na Penitenciária Barreto Campelo, em Itamaracá, no Grande Recife. Nas imagens, cuja data de gravação não foi informada pela pasta, os presos aparecem com os rostos cobertos por camisas e, enquanto seguram armas de fogo, facas e uma granada, ameaçam uma facção rival.
De acordo com a Seres, os detentos foram transferidos para outras unidades prisionais do estado por motivos de segurança. A secretaria continua a investigar a participação de presos na gravação, para que os envolvidos sejam punidos e para que as armas sejam apreendidas.
“Já identificamos seis desses detentos e eles vão responder a processos administrativos disciplinares. Durante a manhã, fizemos uma revista na penitenciária e encontramos vários materiais, como facões e celulares. Ainda não encontramos as armas de fogo, mas só vamos sair da unidade prisional quando encontrarmos”, garante o secretário de Justiça e Direitos Humanos, Pedro Eurico.
Assista o vídeo:

Batalhões e diretorias da Polícia Militar de Pernambuco têm novos comandantes

Durante cerimônia de troca de comando das Unidades e Diretorias Operacionais da Polícia Militar, 22 tenentes-coronéis foram empossados como comandantes. O governador de Pernambuco, Paulo Câmara, justificou a troca de comandos dentro da PM como parte da estratégia traçada para a diminuição da violência, e afirmou depositar sua confiança na Polícia Militar e na ação do comandante Vanildo Maranhão para aumentar a segurança do estado em um curto período de tempo.
“Os números são muito ruins, a sensação é de muita dificuldade, mas a gente tem plena confiança no nosso trabalho, no trabalho da Polícia Militar e do comandante, que a partir de hoje tem novos comandados, uma equipe que vai ajudá-lo para alcançarmos a diminuição dos índices e ao mesmo tempo voltarmos a ter uma sensação de segurança no nosso estado. A cobrança vai continuar muito grande e a gente espera ter resultados em um período muito curto”, afirmou Câmara.
O comandante da Polícia Militar de Pernambuco, coronel Vanildo Maranhão, disse que mudanças são naturais e têm o objetivo principal de otimizar a ação da PM. "Nós fechamos um ciclo, mudanças são necessárias e naturais na cúpula da corporação. Inicialmente, nós fizemos a mudança na parte administrativa, hoje nós estamos fechando um ciclo com a diretoria e os comandantes. Cada área da nossa corporação se completa”, frisou.

Agricultores familiares terão direito a financiamento de até R$ 250 mil para investir em suas propriedades

De acordo com o Sindicato dos Agricultores Familiares (Sintraf), os interessados em devem procurar a entidade para adquirir a Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP).
Da Assessoria / Foto: divulgação
Os pequenos agricultores beneficiados pelo Programa Nacional de Fortalecimento à Agricultura Familiar (Pronaf) em Petrolina terão uma linha de crédito facilitada para investirem em suas propriedades rurais.
De acordo com o Sindicato dos Agricultores Familiares (Sintraf), esse financiamento pode chegar até a R$ 250 mil. Os interessados em buscar a linha de crédito deve procurar a entidade para adquirir a Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP).
O financiamento é realizado por meio do Banco do Brasil (BB), com taxa de juros que varia entre 2,5% e 5,5% ao ano. Com média de um ano para o início do pagamento, o crédito é visto pela presidente do Sintraf, Isália Damacena, como “uma forma de o agricultor colocar a casa em ordem”. Segundo ela, além de liberar o DAP, o sindicato também disponibiliza gratuitamente, nas segundas e quartas-feiras, um projetista credenciado pelo BB.
“Ele analisa o que a agricultura ou o agricultor necessita para sua roça de modo a fazer uma proposta sólida, objetiva e bem estruturada para o banco”, explica.
O Pronaf financia projetos de infraestrutura e qualificação de produção, que gerem renda aos agricultores familiares e assentados da reforma agrária. Além de possuir baixas taxas de juros nos financiamentos rurais, tem também, segundo o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), as menores taxas de inadimplência entre os sistemas de crédito do país.
Sintraf
O Sintraf emite o DAP de acordo com a renda anual e as atividades exploradas pelo requerente. Para facilitar a vida do agricultor, a entidade ainda o direciona para linhas específicas de crédito a que tem direito no BB. O atendimento no Sintraf é realizado de segunda à sexta-feira, em horário comercial, no Centro de Petrolina. Outras informações através do telefone (87) 3862-1664.

Pernambucanos também protagonizam “Lista de Fachin”

Bruno, Roberto, Humberto, Fernando, Jarbas, Betinho e Vado: Pernambucanos com investigação autorizada por Fachin
Ministro autoriza inquérito para investigar 9 ministros, 29 Senadores e 42 Deputados Federais
G1
O Ministro Luiz Edson Fachin, relator da Operação Lava Jato no Supremo Tribunal Federal (STF), autorizou a Procuradoria Geral da República (PGR) a investigar 9 ministros, 29 senadores e 42 deputados federais que fazem parte da chamada “lista do Janot”, afirmou nesta terça-feira (11) reportagem do jornal “O Estado de S. Paulo”.
Entre os alvos dos novos inquéritos, segundo o site da publicação, estão os presidentes da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ) e do Senado, Eunício Oliveira (PMDB-CE).
O teor das decisões de Fachin não foi divulgado oficialmente. O texto da reportagem informa que o jornal teve acesso a despachos do ministro, assinados eletronicamente no último dia 4.
Os pedidos de investigação apresentados em 14 de março ao Supremo pelo procurador-geral da República, Rodrigo Janot, se basearam nos depoimentos de 40 dos 78 delatores da Odebrecht, segundo informou o jornal.
De acordo com o site da publicação, Fachin autorizou a retirada do sigilo das 83 investigações que ele mandou abrir a pedido do procurador-geral da República, Rodrigo Janot.
A chamada “lista do Janot” contém 83 pedidos de abertura de inquérito, 211 pedidos de remessa de trechos das delações que citam pessoas sem foro no STF para outras instâncias da Justiça, 7 pedidos de arquivamento e 19 outras providências.
Segundo o jornal, o relator da Lava Jato também autorizou a investigação, no próprio STF, de um ministro do Tribunal de Contas da União, de três governadores e de 24 outros políticos e autoridades que, embora não tenham foro no tribunal, estão relacionados aos fatos narrados pelos colaboradores.
Aécio, Jucá e Renan
A reportagem do jornal “O Estado de S. Paulo” informa que os senadores Aécio Neves (PSDB-MG) e Romero Jucá (PMDB-RR) são os alvos da “lista do Janot” com maior número de inquéritos abertos: 5 cada. Aécio é presidente nacional do PSDB. Jucá, além de presidir o PMDB, é o líder do governo Michel Temer no Senado.
Na sequência do ranking, vem o líder do PMDB no Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), que é alvo de 4 inquéritos do pacote de investigações solicitado pelo chefe do Ministério Público ao STF.
Governo Temer
Dos 28 ministros do governo Michel Temer, nove serão investigados no Supremo Tribunal Federal por ordem de Edson Fachin, afirma o jornal.
Janot pediu ao STF para investigar os ministros Eliseu Padilha (PMDB), da Casa Civil; Moreira Franco (PMDB), da Secretaria-Geral da Presidência; Gilberto Kassab (PSD), da Ciência e Tecnologia; Helder Barbalho (PMDB), da Integração Nacional; Aloysio Nunes (PSDB), das Relações Exteriores; Blairo Maggi (PP), da Agricultura; Bruno Araújo (PSDB), das Cidades; Roberto Freire (PPS), da Cultura; e Marcos Pereira (PRB), da Indústria, Comércio Exterior e Serviços.
De acordo com o “Estadão”, Padilha e Kassab serão alvo de dois inquéritos abertos na Corte para apurar as denúncias dos delatores da Odebrecht.
A reportagem ressalta que Michel Temer é citado nos pedidos de abertura de dois inquéritos, mas, em razão da “imunidade temporária” que ele possui como presidente da República, a PGR não o incluiu na “lista do Janot”.
No período em que estiver no comando do Palácio do Planalto, Temer não poderá ser investigado por crimes que não tenham relação com o exercício do mandato.

A lista

Odebrecht a Moro: “Lula recebeu em espécie”

O Globo – Cleide Carvalho, Gustavo Schmitt e Thiago Herdy
O empresário Marcelo Odebrecht confirmou nesta segunda-feira ao juiz Sérgio Moro que “Amigo” era o codinome do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva na planilha de propinas da empresa. Segundo ele, a entrega de valores a Lula era feita por Branislav Kontic, assessor do ex-ministro Antonio Palocci. O empresário confirmou ainda que Palocci intermediava as remessas de dinheiro para o PT e era o “Italiano” na planilha de pagamentos da empresa.
O ex-ministro Guido Mantega, que sucedeu Palocci no Ministério da Fazenda, também teria passado a ser responsável pela movimentação de recursos para o PT, tendo sido batizado com o codinome de “Pós-italiano” ou “Pós-itália”. O empresário confirmou todos os repasses anotados na planilha do Setor de Operações Estruturadas, que ficou conhecido como departamento de propinas.
O empreiteiro afirmou que as duas versões de planilhas do Setor de Operações Estruturadas, que registram repasses da empresa ao PT, são verídicas.
A primeira, datada de 31 de junho de 2012, traz a informação de que havia R$ 23 milhões à disposição de Lula, identificado pelo codinome “Amigo”. A segunda, de 31 de março de 2014, aponta um saldo de R$ 10 milhões para o mesmo destinatário.
A diferença de R$ 13 milhões teria sido sacada entre os 21 meses que separam as duas versões da planilha. Os saques para Lula teriam sido identificados na tabela “Programa B”. Marcelo Odebrecht explicou no depoimento prestado ontem que “B” é uma referência a Branislav Kontic, que retirava o dinheiro em espécie e entregava ao ex-presidente Lula.
Registrada com o nome “Programa Espacial Italiano”, a primeira versão da planilha foi apreendida pela Lava-Jato no e-mail de Fernando Migliaccio, um dos executivos do departamento de propinas da Odebrecht. Delator da Lava-Jato, ele entregou ao MPF outras versões do mesmo documento, com registro de saques feitos ao longo do tempo, o que permitiu aos investigadores da Lava-Jato conhecer, em detalhes, a movimentação.
A planilha “posição italiano” indica a movimentação de R$ 128 milhões que, segundo a força-tarefa da Lava-Jato, teriam sido destinados ao PT e movimentados por Palocci. O saldo da conta era de R$ 79,5 milhões em 2012.

Boletim na íntegra de ocorrências registradas no dia 11 de abril 2017.

( PERTURBAÇÃO DE SOSSEGO)
Município : Afogados da Ingazeira - PE
Local : Avenida Manoel Borba, Centro, Afogados da Ingazeira - PE
Data/Hora : 1103030ABR2017
Imputado : L. G. dos S.27 anos, solteiro, ajudante geral
Endereço : Sobreira, Afogados da Ingazeira - PE
Resumo : A GT local foi acionada pela central de operações para averiguar uma perturbação do sossego no endereço acima mencionado. Chegando ao local foi constatada a veracidade do fato, onde o imputado estava com o som do veículo ligado em alto volume, perturbando o sossego dos moradores. No momento, foi constatado pelo policiamento durante a abordagem, que o imputado não portava seus documentos pessoais. Diante dos fatos, o policiamento conduziu o imputado juntamente com os equipamentos sonoros até a DP local para serem tomadas as medidas cabíveis.

BLOG TV WEB SERTÃO
A MELHOR SELEÇÃO DE NOTÍCIAS!

As matérias e os textos que não são de nossa autoria, nem sempre expressam, necessariamente, a opinião, o pensamento ou orientação ideológica da Web Sertão.

SOBRE FONTE E AUTORIA DAS INFORMAÇÕES

Boa parte das matérias que são de interesse publico acabam viralizando nos meios de comunicação sem a devida fonte e autoria do conteúdo. Em caso de ausência ou divergências relacionada aos créditos de alguma informação aqui republicada, texto ou imagem, pedimos que entre em contato com a nossa redação pelo - (87) 98821-5232 - para ratificações.

CLIQUE NOS BANNERS PARA ACESSAR AS LOJAS DE VEÍCULOS