Mostrando postagens de Abril 13, 2017Mostrar tudo

Jovem iguaraciense surpreende em texto sobre a chuva da noite passada. Confira:

Vendo o Facebook, me deparei com fotos do resultado das chuvas da noite passada e um belo texto escrito na postagem da jovem Maria Luiza que mora na Zona Rural de Iguaracy. O texto transmite toda a alegria de uma jovem sertaneja e as transformações que acontecem na natureza após uma noite de chuva muito abençoada. Deixo aqui transcrito para que os leitores da Web Sertão possam também apreciar:
"Hoje acordei bem cedo somente para abrir a janela e olhar lá fora o resultado da chuva que nos trouxe à noite o nosso Deus. Muita chuva por aqui graças a Deus mas o prazer de ouvir os pingos grossos e os trovões e relâmpagos caindo foi muito bom!
Depois de meses sofrendo só com serenos, sol escaldante, muito calor, seca, poeira... Hoje nos alegramos com esse presente de Deus.
Há poucos dias as nuvens vem nos prometendo mudança quando preguiçosamente iam amontoando lá em cima, como se nos dissessem: Calma.Tá chegando!
E nessa noite aconteceu! Quanta alegria senti no meu coração quando dormindo ainda pude ouvir prazerosa melodia dos pingos caindo do lado de fora da janela.
Ela veio forte mas calma, me sinto prazerosa e feliz ao ver a chuva!
De manhã quando acordei, logo abri a janela. Queria ver a mudança que ela tinha trazido na paisagem lá fora.
Logo ao abrir a janela pude sentir aquele frescor, um cheiro de terra molhada e do verde que vinha das plantas. As flores também exalavam seu perfume agradecidas pelo banho.
Mas a grande festa veio mesmo dos pássaros que pareciam enlouquecidos, que voavam de uma árvore para outra de um telhado para o outro. Eles pareciam descontrolados como se aquele dia fosse a primeira vez que eles sentiam aquilo. Eles cantarolavam tão fortemente que descobri que naquele momento eles estavam louvando ao Rei da Glória agradecidos pela chuva maravilhosa!
Hoje só quero te agradecer meu Senhor!
Com tua mão tapou o sol e recolheu o calor, carregou as nuvens.
Com tua boca soprou o vento sobre elas e lhes ordenou que caíssem alegremente sobre a Terra seca!
Com teu poder fê-la cair graciosamente sobre nosso sítio sem transtornos algum, apenas por que nos ama e sabia da nossa necessidade.
Obrigada meu Deus! Só Tu podes fazer tantas maravilhas!Ainda que nada mereçamos de Ti. Toda honra, toda Glória e Toda Majestade somente para Ti meu Deus!"
Confira mais fotos diretamente do Faceboock da jovem Maria Luiza que reside no Sítio Baixa Grande, Zona Rural de Iguaracy.

Forte chuva em Triunfo faz transbordar riacho

Transbordou – O internauta, Nivaldo Souza, Gerente da Secretaria de Finanças, Planejamento e Gestão, da Prefeitura de Triunfo-PE, enviou ao blog do Finfa, a foto do Riacho da Velha, no Distrito de Jericó. “A chuva começou na noite de ontem (12) e foi até a madrugada, deve ter chovia mais de 80 mm, o riacho transbordou”, disse Nivaldo.

Apac emite alerta de chuva forte para as próximas 24 horas

A Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac) emitiu, no final da tarde desta quarta-feira (12), um alerta de mais precipitações para as próximas 24 horas, na Região Metropolitana do Recife e na Zona da Mata.
Na última segunda-feira (10), a Apac também lançou um alerta de chuva com intensidade moderada a forte para o Grande Recife.
Defesa Civil
Em caso de emergência, os moradores do Recife podem entrar em contato com a Defesa Civil pelo telefone 0800 081 3400. A ligação é gratuita e o serviço funciona 24h.
TV Jornal

Feriado da Semana Santa deve ser de chuva em Pernambuco

De acordo com o Inmet, os quatro dias do feriado devem ser de chuva em todo o estado
A Apac emitiu alerta de fortes chuvas para esta quinta-feira (13)
Se você pensou em ir à praia esse feriadão, pode começar a repensar. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o feriado da Semana Santa será de chuva em todo o estado. Com temperatura mínima de 18º e máxima de 34º, os próximos quatro dias devem ser de tempo nublado a parcialmente nublado com pancadas de chuva e possibilidade de trovões. 
Confira a previsão completa:
Quinta-feira (13/04)
Tempo nublado a parcialmente nublado, com pancadas de chuva e possibilidade de trovoadas
Mínima 18º e Máxima 34º
Sexta-feira (14/04)
Tempo nublado a parcialmente nublado, com pancadas de chuva e possibilidade de trovoadas
Mínima 18º e Máxima 34º
Sábado (15/04)
Tempo nublado a parcialmente nublado, com pancadas de chuva e possibilidade de trovoadas
Mínima 18º e Máxima 34º
Domingo (16/04)
Tempo nublado a parcialmente nublado, com pancadas de chuva e possibilidade de trovoadas
Mínima 18º e Máxima 34º
Margarida Azevedo/JC

Falta justificada em dia de chuva pode ser abonada pelo empregador

Para justificar a falta, o trabalhador pode utilizar as notícias publicadas na imprensa ou solicitar aos órgãos oficiaisFoto: Rafael Souza
Em dias de fortes chuvas como as que atingem o Recife, nesta quinta-feira (13), muita gente sofre para conseguir chegar ao trabalho, principalmente quem mora em áreas de morro ou em vias com problemas de drenagem. Apesar das dificuldades, os trabalhadores temem faltar ou chegar atrasado no emprego e sentir o desconto no contracheque no fim do mês. O que muitos não sabem é que a falta pode ser abonada pelo empregador.
De acordo com o advogado trabalhista e previdenciário, Ney Araújo, a situação requer compreensão por parte do empregador. “É preciso tolerância neste momento. Se a falta for justificada e comprovada deve ser abonada. Além disso, se o empregador exige a presença do funcionário em uma situação adversa do cotidiano, deveria ter o bom senso de oferecer alternativas, como meio de transporte fretado, por exemplo”, avalia o advogado.
NE10

Serra Talhada e Calumbi se destacam em volume de chuvas no Sertão do Pajeú

O sertanejo não tem motivos para reclamar de São José, o santo padroeiro dos agricultores. Esta primeira quinzena de abril foi de muita chuva no Sertão do Pajeú, com destaque para os municípios de Serra Talhada e Calumbi.
Assista o vídeo:
Até agora, choveu 139,1 mm na capital do xaxado, com destaque para o dia 1º quando choveu 41 milímetros e nessa terça-feira (11) 33 mm.
Mas o município de Calumbi já soma 252,8 milímetros acumulados. Só nessa terça-feira (11) choveu 57,4 mm e na madrugada da quarta (12), 51,8 mm. Mais de 100 milímetros em apenas dois dias. As pancadas provocaram o ‘sangramento’ de açudes e barragens, dando volume ao Rio Pajeú.
Em Triunfo choveu 140,2 mm, Mirandiba 104, mm e em Santa Cruz da Baixa Verde choveu apenas 66 mm em abril.
Via: Farol de Notícias

Governo de Pernambuco anuncia contratação de 4,5 mil policiais e concursos anuais para a PM

Buscando intensificar a segurança no estado, o governo de Pernambuco anunciou, nesta quarta-feira (12), o reforço de 4.500 policiais na Região Metropolitana do Recife (RMR) e no interior, que começam a atuar a partir de maio de 2017. A administração estadual também comunicou a instituição de um concurso anual com 500 vagas para a PM.
Confiante de que a medida irá impactar diretamente na diminuição da criminalidade no estado, o governador Paulo Câmara afirmou que esse é o início de uma série de investimentos para priorizar a segurança pública em sua gestão. “Esse cenário [atual] nos preocupa muito, mas essas ações vão nos dar respostas em breve para esse grave problema que aflige a população pernambucana”, afirmou o governador. Em março, o último balanço divulgado pela Secretaria de Defesa Social (SDS) registrou 977 homicídios em todo o estado nos dois primeiros meses de 2017.
O efetivo de 4,5 mil policiais é composto por 1.500 recrutas, que passam por treinamento e chegam às ruas no segundo semestre do ano, por 1.200 aprovados e não classificados no último concurso, por 600 agentes escrivães aprovados no certame de 2016, por 744 policiais aposentados que serão reintegrados à corporação através do setor administrativo, por 316 servidores na Polícia Científica e por 140 delegados.
“A ideia do estado é ter delegados em todos os municípios e interiorizar a segurança pública no estado”, comentou o secretário de Planejamento e Gestão, Márcio Stefanni. Somente em 2017, a ampliação do efetivo vai custar R$ 140 milhões aos cofres da administração estadual e, de acordo com o titular da secretaria, o estado tem condições financeiras de arcar com o incremento na folha, mesmo com a sanção do reajuste de 25% a 40% para os profissionais. “As contas do estado estão equilibradas, o que mostra que nós temos condições de efetuar esse aumento no número de profissionais”, esclarece.
Além do efetivo, o governo também anunciou a entrega de 320 novas caminhonetes para patrulhamento de áreas rurais e 487 carros utilitários. Também foram anunciadas 700 novas motocicletas e 3.500 kits de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), 12 veículos para o Batalhão de Choque, dois helicópteros e hangares e seis lanchas para o combate ao tráfico de drogas no Sertão e na Zona da Mata.
Para garantir a segurança especial no Grande Recife, a Companhia Independente de Operações Especiais (Cioe) dá lugar ao Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope), que terá as mesmas demandas, mas receberá ampliação de efetivo, estrutura e recursos financeiros. “Já há demanda no Recife e na Região Metropolitana para a criação de um batalhão, que recebe mais recursos, que tem mais equipamentos e que tem maior possibilidade de atuação”, explicou o secretário de Defesa Social de Pernambuco, Ângelo Gioia. No interior do estado, haverá a criação do Batalhão Integrado Especializado (Biesp), com o mesmo intuito do Bope. (G1)

Coreia do Norte manda recado: “se prepararem para um evento grande e importante”

Kim Jong-um deve fazer um novo teste nuclear nos próximos dias
Enquanto uma armada de navios norte-americanos se deslocam para a Coreia do Norte a mando do presidente Trump, o governo de Kim Jong-un coloca o mundo inteiro em alerta.
Agências internacionais de notícias foram avisadas que se preparassem para um ” evento grande e importante”. A expectativa é que os norte-coreanos realizem um novo teste nuclear nos próximos dias.
Cerca de 200 jornalistas estrangeiros eu estão na capital Pyongyang para cobrir as comemorações do aniversário de nascimento de fundador, Kim Il Sung, ele faria 105 anis em 15 de abril. Este é o maior dia festivo da Coréia do Norte, chamado de “Dia do Sol”.
O governo comunista do ditador Kim Jong-um, neto de Sung, parece ter desejado aproveitar toda essa atenção para anunciar que nesta quinta-feira algo irá acontecer no país. Os funcionários do governo não deram nenhum indicação quanto do que se trata nem de onde ele ocorreria.
Teme-se que seja uma provocação a Trump, que anunciou hoje pela manhã: “Temos submarinos muito poderosos, muito mais poderosos do que qualquer porta-aviões. Isso é o que eu posso dizer”, enfatizando que o líder norte-coreano está “fazendo a coisa errada”.
Porta aviões americano em direção a Coreia do Norte
“Estamos enviando uma armada. Muito poderosa”, afirmou o presidente americano, deixando claro que já advertiu os norte-coreanos sobre as “provocações” das últimas semanas, quando foram realizados testes de lançamento de mísseis balísticos.
O recente ataque aéreo dos Estados Unidos na Síria foi interpretado por analistas do mundo todo como uma mensagem a Pyongyang de que os americanos estão preocupados com regimes ditatoriais. Com informações Time

Coreia do Norte evacua capital para guerra com EUA

De acordo com relatos na mídia, o líder norte-coreano, Kim jong-un, teria ordenado a evacuação imediata de 25% da população de Pyongyang
Segundo a notícia divulgada pelo portal Pravda Report, a ordem prevê que 600 mil pessoas evacuem urgentemente. A publicação destaca que a evacuação é conduzida no contexto de extrema tensão nas relações com os Estados Unidos.
Foi relatado que os abrigos de bomba de Pyongyang não seriam capazes de acomodar toda a população da capital norte-coreana. Portanto, 600 mil pessoas — a maioria indivíduos com antecedentes criminais — terão que deixar Pyongyang para permitir que outros usem abrigos anti-bombas, afirma a edição.
Ao mesmo tempo, jornalistas estrangeiros que estão em Pyongyang para cobrir o aniversário de 105 anos do ex-líder norte-coreano Kim II-Sung, em 15 de abril, foram orientados a esperar "por um grande dia" amanhã.
O correspondente do canal NewsAsia, Jeremy Koh, publicou em seu Twitter: "Nos disseram para estarem prontos para sair às 6h20, mas não fazemos ideia do porquê. Além disso, não há telefones celulares permitidos".
Recentemente, os EUA enviaram um grupo aeronaval de ataque, encabeçado pelo porta-aviões americano USS Carl Vinson, para a região da península da Coreia. A Coreia do Norte, tal como em muitas outras ocasiões, ameaçou a Washington com um ataque nuclear.
(Da Agência Sputinik)

"O AMIGO": Sentimento reinante no PT é de que Lula será preso em breve

A revelação de que a Odebrecht matinha uma poupança milionária para Lula trouxe ao PT a mesma percepção de 9 em cada dez brasileiros: sem foro privilegiado e no alvo de Sérgio Moro, a prisão de ex-presidente virou uma questão de tempo.
Segundo a Veja, a cúpula do partido viu na divulgação dos vídeos um petardo na imagem de Lula, justamente no momento em que a Lava Jato partia com tudo para cima das traficâncias tucanas.

Vídeo: filho de Lula recebeu favores da Odebrecht, diz ex-diretor

Em sua delação premiada na Operação Lava-Jato, o ex-diretor de Relações Institucionais da Odebrecht Alexandrino Alencar disse que o ex-presidente Lula pediu ao empreiteiro Emílio Odebrecht para que a construtora ajudasse o seu filho Luis Claudio Lula da Silva a “iniciar uma carreira empresarial”. A solicitação foi atendida pelo empresário, mesmo não sendo uma área do interesse da companhia, em função do bom relacionamento com o ex-presidente e de uma contrapartida da empresa, que tinha contratos públicos.
Via: Site Veja

O significado dos apelidos da Odebrecht para se referir a quadrilha de políticos

Com base nas delações de ex-executivos da Odebrecht, o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Luiz Edson Fachin e relator da Operação Lava Jato determinou a investigação de 98 nomes pela Procuradoria-Geral da República (PGR). Era comum que alguns políticos recebessem alcunhas da empreiteira, que ficavam armazenadas no sistema Drousys, responsável por controlar o pagamento de propinas. ÉPOCA levantou o significado dos principais – e mais curiosos – apelidos da lista de investigados:

Operação Semana Santa da PRF inicia nesta quinta (13) no Sertão de PE

Começa à 0h00 desta quinta-feira (13) nas rodovias que cortam os municípios do sertão de Pernambuco a Operação Semana Santa, da Polícia Rodoviária Federal (PRF). A Operação tem o objetivo de intensificar a fiscalização nas rodovias durante o feriado para coibir infrações cometidas pelos motoristas. A Operação segue até o domingo (16).
De acordo com o chefe do Núcleo de Policiamento e Fiscalização da PRF em Petrolina, Edimael Feitoza, a fiscalização vai ser realizada, principalmente, nos pontos de maior incidência de acidentes. “Temos pontos críticos como a entrada dos projetos de irrigação na BR-428 e também a entrada do residencial Monsenhor Bernardino, em que há muita ocorrência de atropelamentos de pedestres e ciclistas. A Operação também vai se concentrar em outros pontos como próximo à feira da Cohab Massangano e também na Ponte Presidente Dutra, BR-407”, destacou Edimael Feitoza.
Durante as fiscalizações, a PRF tenta inibir infrações como ingestão de bebida alcoólica pelo condutor do veículo, ultrapassagem em local indevido, não uso do cinto de segurança dos passageiros e da cadeirinha por crianças e também excesso de velocidade, com a utilização do radar móvel. 40 policiais estarão trabalhando durante a Operação em escala e haverá reforço de, pelo menos, 50% na equipe nos principais horários de fluxo.
No ano passado, a PRF em Petrolina registrou 8 acidentes, com oito pessoas feridas. “A gente recomenda que o motorista do veículo, antes de pegar a estrada, verifique a situação do veículo e obedeça a sinalização”, disse Feitoza. A Operação Semana Santa acontece em todo o país simultaneamente. (Via: G1 Petrolina)

Forte chuva no sertão do Pajeú destrói açude e estrada em Itapetim. Veja imagens

Moradores observam rompimento da PE 263, que ilhou o Distrito de São Vicente, no município de Itapetim.
Por Anchieta Santos
A chuva caiu com muita força nos turnos da tarde e da noite em plena quarta-feira em cidades do Sertão do Pajeú. No Distrito de São Vicente, no município de Itapetim, foram mais de 200 milímetros. A força das águas arrombou o açude da comunidade com capacidade de 1 milhão de metros cúbicos e atingiu a PE-263 provocando uma cratera de 20 metros e deixando o Distrito ilhado. Na sede, foram 112 milímetros.
O Prefeito Adelmo Moura está esperando a água baixar para iniciar o trabalho na área. O DER já foi comunicado. Em Tuparetama também choveu forte. A Missa do Crisma, que aconteceu na cidade teve o som da chuva de fundo. Em Serra Talhada, a chuva durou entre 11 da noite e uma da madrugada.
Em Afogados da Ingazeira foram 70 milímetros entre a tarde e noite. Houve registro de boa chuva ontem também em Tabira, Solidão, Carnaíba (65mm), São José do Egito, Ingazeira e Iguaraci. Choveu em todas as regiões do Pajeú, no Alto, Médio e Baixo da região, em uma chuva que o sertanejo costuma chamar de “geral”.
Na zona choveu em Carnaúba dos Vaqueiros, Jiquiri, Ibitiranga (65 mm), Carnaubinha, Leitão, Caiçara, Capim Grosso, Pé de Ladeira, Escada (73 mm), Encruzilhada (59,5 mm), Serra Branca, Roça de Dentro e Dois Riachos (65 mm). Para hoje a meteorologia indica 80% de possibilidades de continuar chovendo.  (Anchieta Santos/Nill Júnior)

Chove a noite toda no Inteiror de Pernambuco

Pernambuco Notícias
A chuva não parou durante a noite inteira e início da manhã desta quinta - feira na zona da mata e Agreste de Pernambuco. Em Glória do Goitá, á 65 Km do Recife não para de chover desde 1 da madrugada - segundo moradores.
Nas cidades de Condado e Goiana a chuva também chegou com força!!! Alguns moradores relataram chuva de 4 horas seguidas nesta manhã abençoada.
No Agreste também, em Limoeiro as chuvas estão causando transtornos em ruas de alagamento. Na cidade de Bom Jardim, também no Agreste a chuva já chegou a alguns dias e os moradores estão muito felizes pois vão colher esse ano.
Na cidade de João Alfredo e Passira também choveu, para alegria de todos, deve chover em todo estado de Pernambuco nesta Quinta - Feira.
Foto: Edivaldo Filho / Glória do Goitá - PE