Mostrando postagens de Maio 31, 2017Mostrar tudo

IGUARACY: Neste sábado (03), haverá grande JOGO BENEFICENTE com seleções de Futsal e Handebol das cidades de Tuparetama, Afogados da Ingazeira e Iguaracy. Não perca, a entrada será de 1 Kg de Alimentos.

 
 Triangular de Handebol e Futsal será será realizado na cidade de Iguaracy 
Iguaracy está em campanha para arrecadação de alimentos, e o município promoverá neste próximo sábado (03/06), um grandioso  Evento Esportivo Beneficente, que será um triangular entre as cidades de Tuparetama, Afogados da Ingazeira e Iguaracy, nas modalidades de Futsal e Handebol Masculinos, o evento ocorrerá a partir das 13 horas na Quadra Poliesportiva Danilo Rodrigues Eduardo.
Segundo nos informou o Diretor de Cultura  Edjanilson Rodrigues, o Jogo de abertura será entre os Funcionários da Prefeitura x Funcionários da Diomedes, jogo esse considerado como "tira teima", haja visto que as duas seleções se enfrentaram a pouco tempo e um dos lados não ficou muito satisfeita com o resultado.
Cada equipe que for participar levará uma cesta básica ou os donativos que conseguirem e a entrada para o público será de 1 quilo de alimentos não perecíveis, podendo ser mais, isso de acordo com as condições de cada um, não esquecendo que mesmo sendo um evento de grande porte, o objetivo primordial será ajudar as famílias vítimas da enchente na Mata Norte do Estado, disse o secretário. 
Assessoria de Comunicação
Um Novo Tempo, uma Nova História

Ovo de galinha gigante chama a atenção na zona rural de Iguaracy, em Pernambuco

 ( Foto: Lúcia Araújo / Reprodução - Comparativo do ovo gigante com um ovo normal)
Um fato inusitado chamou a atenção nas redes sociais esta semana. Há alguns dias, nossa equipe acompanhou a publicação da foto de um ovo gigante no Facebook. Curiosos, fomos à procura de Lúcia Araújo, responsável pela publicação, e ela nos contou toda a história.
Trata-se da proeza de uma galinha que pertence a sua família, residente no sítio Baixa Grande, zona rural do município de Iguaracy, estado de Pernambuco. Lúcia relatou que a matriarca da família, dona Maria José (Nenê), ficou bastante assustada com o fato. Como a galinha costuma “beber” o próprio ovo, a dona Nenê ficou acompanhando todo o processo, e após dez minutos de muito sofrimento, o animal botou um ovo gigante. Segundo a família, a proporção equivale a três ovos de tamanho normal.
A galinha é recém-chegada ao sítio. “Minha mãe comprou esta galinha há um mês. Como sempre pôs ovos em tamanhos normais, ficamos boquiabertos, porque ele é totalmente diferente do tamanho natural que conhecemos.”, relatou Lúcia.
De acordo com a família, é comum as galinhas criadas no sítio botarem ovos de duas gemas, mas nunca ovos numa proporção como esta. Vamos aguardar para descobrir, daqui alguns anos, o que iremos registrar de curioso no quintal da família Araújo. (Por Bruno Júnior)

Iguaracy: Prefeitura adere à campanha da AMUPE e irá socorrer o município de Primavera. Colabore com esta ação. Quem tem fome não pode esperar!

 
Comunicado: O Prefeito de Iguaracy, José Torres Lopes Filho, informa a todos que o município aderiu a campanha "AMUPE Solidária", para ajudar os municípios afetados pelas fortes chuvas dos últimos dias na mata sul do estado. O objetivo da campanha é buscar alimentos não perecíveis, roupas, lençóis, produtos de limpeza e higiene pessoal.
Iguaracy adotou o município de Primavera, para receber as ajudas de toda população Iguaraciense. As doações podem ser entregues na Secretaria de Saúde, na Secretaria de Desenvolvimento e Assistência Social e na Subprefeitura em Jabitacá.
Vamos ajudar nossos irmãos da Mata Sul!
Assessoria de Comunicação
Um Novo Tempo, uma Nova História

Enem 2017 tem o menor número de inscritos confirmados desde 2013

A edição 2017 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) terá o menor número de inscrições confirmadas desde 2013. Neste ano, o governo diz que ao menos 6,1 milhões de candidatos já estão aptos a realizarem as provas. Mas esse número pode subir, já que entre os 1,4 milhão que não confirmaram suas inscrições há pessoas que têm direito a recurso para tentar a isenção da taxa.
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) mudou neste ano os critérios de isenção. O órgão incluiu no sistema um cruzamento de dados entre a declaração de carência e os dados do governo federal sobre famílias carentes. Por isso, subiu o total de pedidos de isenção recusados no Enem.
Após a reclamação dos candidatos, o Inep fez um acordo com o Ministério Público Federal para dar um prazo para que esses inscritos possam recorrer e comprovar seu direito à isenção.
Além dos problemas com a isenção, o total de inscritos caiu porque o Enem não poderá mais ser usado como diploma de conclusão do ensino médio. Agora, essa função ficará com o o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja).
No ano passado, 8.627.194 pessoas confirmaram a inscrição após o prazo de pagamento da taxa. No Enem 2015, esse número foi de 7.746.057 pessoas. O recorde histórico de inscrições confirmadas aconteceu no Enem 2014: foram 8.721.946 inscrições confirmadas após o prazo.
Direito à isenção
Antes, a isenção era automática para alunos concluintes do ensino médio. E havia ainda a possibilidade de autodeclaração de carência. Agora, isso mudou. A isenção é válida para pessoas que se encaixem em três categorias (clique aqui para saber mais).
Segundo Eunice Santos, diretora de gestão e planejamento do Inep, o órgão percebeu que muitos candidatos justificaram seus pedidos de isenção de forma ” aleatória” (entre a Lei 12.799/2013 ou Decreto 6.135/2007) e os dados informados não “bateram” com o cadastro do Ministério do Desenvolvimento Social.
De acordo com o Inep, só podem recorrer os candidatos que pediram a isenção, não conseguiram a isenção, mas não efetuaram o pagamento da taxa de R$ 82. Ainda segundo o governo federal, o Inep não vai avaliar todas as 1,4 milhão de inscrições que não foram confirmadas: só serão avaliados os casos dos candidatos que enviarem os documentos exigidos para o e-mailisencaoenem@inep.gov.br.
Travestis e transexuais
Os travestis, transexuais ou demais candidatos e candidatas que desejam receber tratamento pelo seu nome social, e não civil, durante o exame, devem fazer a solicitação específica para isso. O prazo para isso termina às 23h59 do próximo domingo (04). A solicitação deve ser feita pelo site http://enem.inep.gov.br/participante. (G1)

Forma SUS oferta 101 bolsas integrais em cursos de nível superior. Há bolsas para Serra Talhada

Entre 2012 e 2016, a Secretaria Estadual de Saúde (SES) já possibilitou que mais de 1 mil pessoas ingressarem em cursos de saúde dos níveis médio e superior, auxiliando na formação de profissionais qualificados para o Sistema Único de Saúde (SUS). A iniciativa é intitulada de FormaSUS e oferta as bolsas de estudo para quem concluiu o ensino médio em Pernambuco em escolas públicas estaduais ou em privadas como bolsista integral. Essa ação faz parte de uma parceria com as instituições privadas de ensino, que utilizam a rede hospitalar estadual como campo de estudo e prática para seus graduandos.
Neste ano, o FormaSUS está oferecendo mais 101 bolsas integrais de estudo em cursos superiores na área de saúde. As inscrições, gratuitas e feitas pelo formasus.saude.pe.gov.br, começam nesta terça-feira (30.05) e seguem até as 23h59 do dia 19 de junho. O edital, publicado no Diário Oficial do Estado desta terça (30.05), também está disponível no portal.saude.pe.gov.br. O programa ainda está disponibilizando um material com Perguntas Frequentes para auxiliar os candidatos nesse processo.
As bolsas estão sendo oferecidas nos cursos de Medicina, Biomedicina, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Nutrição, Odontologia, Psicologia e Serviço Social. As vagas são para 17 instituições de ensino superior localizadas em 7 municípios: Recife, Olinda, Belo Jardim, Vitória de Santo Antão, Caruaru, Jaboatão dos Guararapes e Serra Talhada.
EDITAL – Neste ano, o candidato poderá concorrer a uma vaga colocando como opção mais de uma instituição ou turno, escolhendo o mesmo curso. Não é possível se candidatar para graduações diferentes. A classificação é realizada a partir da média geral do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), sendo possível utilizar a nota apenas dos anos de 2015 ou 2016.
O resultado preliminar do certame sairá em 30 de junho. Os recursos poderão ser feitos nos dias 3 e 4 de julho.
PROGRAMA – Criado por meio de decreto em 2011 e transformado em lei estadual em 2013, o FormaSUS está no seu sexto ano de existência. Entre 2012 e 2016, foram ofertadas 495 bolsas de nível superior. As bolsas integrais são uma contrapartida das instituições de ensino privadas que utilizam a unidades da rede estadual de saúde como campo de estudo e prática para a formação de seus estudantes. A cada dois anos também são oferecidas vagas do FormaSUS técnico. Desde 2012, foram 566 bolsas. Para essa modalidade, a próxima seleção será em 2018.

Sobe pra 24 o número de cidades em Estado de Emergência em PE

Após receber relatos das defesas civis municipais de 13 municípios afetados pelas fortes chuvas do fim de semana, o Governo de Pernambuco decretou, no último domingo (28), Calamidade Pública nessas cidades.
Equipes técnicas, da Defesa Civil Estadual e do Corpo de Bombeiros, foram enviadas para a avaliação do cenário e para a execução das primeiras medidas de assistência à população em cada uma dessas localidades.
Com isso, constatou-se que não era necessário mais o estado de Calamidade, mas sim o estado de Emergência. A alteração na classificação não afeta a assistência aos municípios. Todo os municípios afetados terão acesso ao crédito, decorrentes de tragédias.
Essa avaliação técnica também foi realizada em outros dez municípios impactados pelas chuvas, e um novo Decreto (nº 44.492) publicado no Diário Oficial do Estado elevou o número de cidades em Emergência de 13 para 24.
Com o Decreto nº 44.492, também foi ampliado o período de situação excepcional para 180 dias – eram 120 dias antes -, o que permitirá, conforme a Legislação, uma ação prolongada do poder público nas áreas atingidas.
Estão em estado de Emergência os municípios de Caruaru, Ipojuca, Joaquim Nabuco, Jurema, Lagoa dos Gatos, Primavera, Quipapá, Sirinhaém, Tamandaré, Xexéu, Belém de Maria, Gameleira, Palmares, Amaraji, Maraial, Ribeirão, Cortês, Barra de Guabiraba, São Benedito do Sul, Rio Formoso, Catende, Água Preta, Jaqueira e Barreiros.

Sobe para três o número de mortos após chuvas no interior de Pernambuco

Foi encontrado na manhã dessa terça-feira (30) o corpo do homem que desapareceu durante as chuvas registradas no interior de Pernambuco entre o sábado (27) e o domingo (28). Com isso, são três mortos após a enchente. A vítima foi localizada em Caruaru, no Agreste de Pernambuco. Ao todo, 15 cidades do estado estão em calamidade pública.
De acordo com a Polícia Militar, a vítima do homem foi localizada às margens do Rio Ipojuca. O corpo do local pelo Corpo de Bombeiros e será encaminhado para o Instituto de Medicina Legal do Recife.
As outras duas mortes ocasionadas pelas chuvas foram em Lagoa dos Gatos, e uma pessoa segue desaparecida em Caruaru. Na cidade, no Agreste, uma criança morreu ao cair em um açude. De acordo com o governo, há 16 sistemas de abastecimento de água paralisados, atingindo 2,2 milhões de pernambucanos.

Lama e entulhos tomam conta de ruas em cidades atingidas por chuvas em Pernambuco

Dois dias depois das fortes chuvas que castigaram o interior de Pernambuco, começaram a aparecer, nessa terça-feira (30), os estragos causados pelas enchentes. A água dos rios das regiões baixou e ruas foram tomadas por lama e entulhos. A situação mais complicada foi registrada em Barreiros e Rio Formoso, na Zona da Mata Sul. Ao todo, Pernambuco tem 24 cidades em estado de calamidade pública.
As chuvas também ocasionaram duas mortes em Lagoa dos Gatos. Em Caruaru, uma pessoa continua desaparecida. Na cidade, no Agreste, uma criança morreu ao cair em um açude e outra foi soterrada. De acordo com o governo, há 16 sistemas de abastamento de água paralisados, atingindo 2,2 milhões de pernambucanos.
De acordo com a Coordenadoria de Defesa Civil de Pernambuco (Codecipe), são 44.801 moradores ao todo sem habitação: 42.145 desalojados, que deixaram as residências, e 2.656 desabrigados, que perderam as casas. Até a segunda de manhã, o número de pessoas afetadas pelas enchentes era de cerca de 30 mil. A chuva também danificou 10 unidades de saúde básica e um hospital em na Zona da Mata.
Apenas em Barreiros, na Mata Sul, 17 mil pessoas ainda estão fora das casas, por causa da enchente. O município fica localizado às margens dos Rios Una e Carimã. O primeiro, na terça-feira, estava a um metro do nível de transbordamento.

Boletim na íntegra das ocorrências registradas no dia 29 de Maio 2017.

(DIRIGIR VEÍCULO SEM HABILITAÇÃO)
(IRREGULARIDADE NA DOCUMENTAÇÃO DO VEÍCULO)
(IRREGULARIDADES NAS CONDIÇÕES DE TRÁFEGO DO VEÍCULO)
Município : Santa Terezinha – PE.
Local : Centro, Santa Terezinha – PE.
Data/Hora : 301235MAI2017.
Imputado : J G B, 39 anos, casado, pedreiro.
Endereço : Bairro São José, Imaculada – PB.
Resumo : Durante a Operação “Carrossel Duas Rodas” a GT local abordou o imputado que estava conduzindo uma motocicleta irregular. Ao verificar o veículo, não foi possível identificar a marca, o modelo, nem o chassi do veículo. A placa de identificação constava apenas os dígitos BI 211. O condutor não possuía CNH ou PPD e não possuía os documentos obrigatórios da motocicleta. Diante do fato a motocicleta foi apreendida e recolhida a 24ª CIRETRAN em Afogados da Ingazeira.
__________________________________________________________________________________
(VIAS DE FATO) / (LESÃO CORPORAL)
Município : Carnaíba – PE.
Local : Bairro Bela Vista, Carnaíba – PE.
Data/Hora : 302020MAI2017.
Imputado: : G A da S, 21 anos, solteira, vendedora.
Endereço : Centro, Carnaíba – PE.
Menor : M G Q S, 16 anos, solteira, estudante.
Endereço : Bairro Caixa D' água, Carnaíba – PE.
Resumo : A GT ordinária foi solicitada pela diretora da Escola Cônego Luiz Vieira, para verificar uma ocorrência de vias de fato. O policiamento chegando ao local foi informado por a imputada, que a mesma andava dentro da escola quando tropeçou em um rapaz e veio a esbarrar na menor, que a menor não gostou e começou a falar palavras que a desagradou, tendo começado uma discussão, onde ambas se agrediram. Já a menor afirma que a imputada esbarrou nela e após a ato proferiu palavras de calão contra a mesma, iniciando-se assim uma vias de fato. A imputada relata que foi mordida no seio esquerdo e a menor apresentava vários hematomas no pescoço. Diante dos fatos, as partes foram conduzidas à DP para serem tomadas as medidas cabíveis.
__________________________________________________________________________________
(VIAS DE FATO)
Município : Tabira – PE.
Local : Bairro Fátima I, Tabira – PE.
Data/Hora : 302300MAI2017.
Imputado-1 : J P da Silva, 22 anos, casado, agricultor.
Endereço : Bairro Fátima I, Tabira – PE.
Imputado-2 : E M da Silva, 28 anos, casada, agricultora.
Endereço : Rua Antonio Soares de Souza, n. 137, bairro Fátima I, Tabira – PE.
Resumo : Durante rondas, a GT local foi informada por populares que no endereço citado estava havendo uma discussão entre um casal. Ao localizarem e indagarem os cônjuges, o policiamento foi informado por eles que estavam bebendo no interior de sua residência quando começaram a discutir por ciúmes, chegando as vias de fato. Os envolvidos foram conduzidos a DP local para serem tomadas as medidas cabíveis.