BLOG TV WEB SERTÃO - A MELHOR SELEÇÃO DE NOTÍCIAS COM SÉRGIO COELHO


Mostrando postagens de junho 2, 2017Mostrar tudo

Governo de Iguaracy realiza com sucesso o I EDUCAÇÃO NA RUA.

Com Imagem da Serra do Monte Alegre e suas piscinas naturais, o Governo Municipal de Iguaracy através da Secretaria de Educação convidou toda a comunidade e na noite desta sexta-feira (02), deu início em praça pública à apresentação do Projeto Educação na Rua que trabalhou o tema "Caatinga: emoldurada num cenário de riqueza, força, vivacidade e beleza".
 
Com o foco na educação para uma convivência proveitosa com o Bioma da Caatinga e sua preservação, o Projeto Educação na Rua, contou com a participação de 9 escolas da rede municipal e estadual, onde levaram conscientização a centenas de pessoas que participaram do evento.
 
No próximo 5 de junho será comemorado o Dia Mundial do Meio Ambiente e o governo brasileiro também estabeleceu que neste período em todo território nacional se promovesse a Semana Nacional do Meio Ambiente que tem por finalidade apoiar a participação da comunidade nacional na preservação do patrimônio natural do País.
Conforme explicou a Secretária de Educação Rita de Cássia Mendes de Melo Siqueira, o projeto Educação na Rua no município de Iguaracy aproveitou a vivência da Semana do Meio Ambiente e abordou o tema de maneira interdisciplinar e deu autonomia para que os professores pudessem com os seus alunos desenvolverem atividades diversas que se adequassem a realidade do meio ambiente em que vivem, e de uma forma integral, esta educação atingiu não apenas os alunos, mas também suas famílias e toda a comunidade escolar.
 
 Alunos da Professora Rosete juntamente com o Prof. Cícero, demonstram como
funciona um Carneiro Hidráulico para a captação de água.
“A educação não pode mais ficar apenas dentro da Escola, ela tem que transbordar, tem que sair de dentro das quatro paredes” disse à secretária que adiantou que este é o primeiro evento do projeto Educação na Rua e pelo sucesso, certamente outros virão. “Estamos trazendo para a praça o que foi trabalhado nas salas de aulas mostrando o que eles aprenderam e ao mesmo tempo repassando este conhecimento para que a comunidade participe proveitosamente e de uma forma interativa com o processo de aprendizagem”, concluiu Rita de Cássia.
 
Para o prefeito, José Torres Lopes Filho, que também esteve presente no evento, cuidar da Caatinga e aprender a conviver com ela sem agredi-la é uma responsabilidade de todos nós, “pude perceber a capacidade e a criatividade dos alunos na produção de todo o material apresentado e digo que todos estão de parabéns, a ideia de trabalhar este tema, aprender novas técnicas de convivência com a Caatinga e repassar este conhecimento para os seus familiares tem um valor inestimável”, disse o prefeito que através da Secretaria de Educação esteve patrocinado a confecção dos banners, toda a infraestrutura e logística para que o evento acontecesse.
 Do lixo ao luxo - reciclagem transforma descartáveis em brinquedos
Destaque especial para a Escolinha Nações Unidas, onde criancinhas  aprenderam
na prática a importância da reciclagem e da preservação da natureza.
Para quem perdeu este evento que foi realizado na Praça Antônio Rabêlo em Iguaracy, haverá ainda um segundo momento que irá ser realizado em Jabitacá, na próxima segunda-feira (5), na Quadra Esportiva a partir das 18h30min.
ASCOM - Governo de Iguaracy/PE 
Para ver e compartilhar estas e outras fotos da matéria, CLIQUE AQUI para acessar o álbum da matéria em nossa página no Facebook
http://www.blogtvwebsertao.com.br/search/label/GOVERNO%20ZEINHA

Fugindo da enchente, menina pernambucana escolhe salvar livros e comove o Brasil

A foto de uma menina de 8 anos sendo resgatada de uma enchente no interior de Pernambuco em uma jangada e agarrada a uma mochila está comovendo as redes sociais. Quando a enchente invadiu a casa da criança, identificada apenas como Rivânia, a avó recomendou que ela salvasse das águas o mais importante.
A menina correu e colocou os seus livros dentro de uma mochila, deixando para trás brinquedos e roupas. Ajoelhada na jangada, Rivânia aparece nas fotos abraçada com a mochila. Segundo testemunhas, ela ficou assim até que todos estivessem salvos: ela e os livros.
Criada pelos avós Maria Invânia e Eraldo Luís, Rivânia mora no distrito de Várzea do Una, no município de São José da Coroa Grande, Zona da Mata Sul de Pernambuco. Às margens do Rio Una, essa é uma das das 24 cidades do estado em situação de emergência devido às chuvas que estão caindo sobre o Nordeste.
Segundo informações da Prefeitura de São José da Coroa Grande, a família já voltou para a sua residência, mas está em situação precária. Eles moram no imóvel há três anos e essa teria sido a primeira vez em que foram atingidos por uma enchente. Agora, passado o susto, eles pensam em deixar o local.
Nas redes sociais, várias pessoas elogiam a atitude da menina e ainda falam em ajuda:
“A melhor de todas as imagens. Que Deus possa iluminar os caminhos dessa criança, colocando-lhe a fé o amor e a sabedoria. Ela já é uma guerreira.”
“As crianças são o futuro desse Brasil! Que Deus te abençoe, e proteja todos os que estão precisando de ajuda nesse momento tao difícil.”
“E a lágrimas não para de cair . Aqui em Barra de Sirinhaém não teve enchentes mas eu sinto a dor dos meus coleguinhas das cidades vizinhas. O cenário de guerra é desolador.”
“Essa merece um livro em sua homenagem, intitulado “A menina que salvava livros”

Sobe para 55,1 mil o número de desabrigados e desalojados por causa das chuvas em Pernambuco

O governo de Pernambuco informou, na noite da ultima terça-feira (30), que subiu para 55.176 o número de pessoas obrigadas a deixar as casas por causas das chuvas e das enchentes. Agora, são 3.081 desabrigados, que perderam as residências, e 52.095 desalojados, que estão em abrigos ou moradia de parentes, temporariamente. Até a terça-feira (30), eram 4,8 mil moradores do estado prejudicados.
Segundo o estado, ao todo, 29 cidades registraram chuvas. Desse total, 24 municípios estão em emergência, que foi decretada na terça-feira pelo governo pernambucano. Nesta quarta, o governo federal editou uma portaria no Diário oficial da União e reconheceu a situação.
Além das cidades em emergência, há problemas em São José da Coroa Grande e Escada, na Mata Sul, bem como Cupira, Bonito e Gravatá, no Agreste. Desde o início das chuvas, na semana passada, três pessoas morreram. Duas em Lagoa dos Gatos, e um em Caruaru, no Agreste.
Na manhã dessa quarta-feira (31), moradores de municípios atingidos pelas enchentes voltaram a enfrentar fortes chuvas. As precipitações deixaram em alerta os órgãos de defesa civil.
No Grande Recife, também houve transtornos. Ruas das Zonas Sul e Oeste, bem como da área central, ficaram alagadas na manhã desta quarta. A Prefeitura do Recife informou que, em quatro horas, choveu 72 milímetros na capital. Esse índice pluviométrico é equivalente ao esperado para quatro dias. A média histórica de maio, segundo a administração municipal, é de 329 milímetros.
Do G1

Sobe para 31 o número de cidades atingidas pelas chuvas e enchentes em Pernambuco

O governo de Pernambuco divulgou, no fim da noite de quarta-feira (31), novo balanço sobre as consequências das chuvas e enchentes. Segundo a Defesa Civil, subiu para 31 o número de cidades afetadas. Desse total, 24 municípios estão em situação de emergência decretada pela administração municipal e reconhecida pelo governo federal. Cinco pessoas morreram no estado. Dois óbitos ocorreram no Recife, dois em Lagoa dos Gatos e um em Caruaru, no Agreste.
De acordo com o boletim do governo pernambucano, sete cidades foram incluídas na lista de municípios atingidos pelas chuvas e enchentes. São elas:
São Joaquim do Monte
Altinho
São José da Coroa Grande
Cupira
Escada
Bonito
O balanço mostra também a redução no número de pessoas fora de casa. Na quarta-feira, eram 43. 285 moradores prejudicados. Desse total, 39.725 saíram das residências temporariamente e 3.560 perderam as moradias. Anteriormente, o governo informou que 55,1 mil pessoas tinham sido obrigadas a deixar as habitações.
Donativos
Na quarta, o governo informou ter entregue. 33 toneladas de alimentos, 11 mil litros de água, quatro toneladas de kits de higiene e limpeza, além de 5 toneladas de roupas e 1.030 kits dormitórios. 
Foram contemplados municípios do Agreste e da Zona da Mata, que estão em emergência. São eles:
Amaraji
Água Preta
Barra de Guabiraba
Barreiros
Belém de Maria
Caruaru
Catende
Cortês
Gameleira
Ipojuca
Jaqueira
Joaquim Nabuco
Jurema
Lagoa dos Gatos
Maraial
Palmares
Primavera
Quipapá
Ribeirão
Rio Formoso
São Benedito do Sul
Sirinhaém
Tamandaré
Xexéu
Nesta quinta-feira (1º), o governo anuncia o começo de uma nova fase de limpeza nas áreas afetadas. A instalação do hospital de campanha, em Rio Formos, na Mata Sul, também será iniciada. Ao todo, cerca de 250 atendimentos serão realizados por dia após a instalação da estrutura pelo Exército.
Solidariedade
Para ajudar as famílias que perderam praticamente tudo nas enchentes, diversas instituições e entidades realizam arrecadação de alimentos não perecíveis e objetos de higiene pessoal. Há pontos de coleta no Recife, em Olinda e nos 15 campi do Instituto Federal de Pernambuco (IFPE).
Entenda as fortes chuvas
No Nordeste, as chuvas ocorrem por causa de um fluxo de vento que vem do oceano carregado de ar úmido, formando nuvens carregadas na costa e na Zona da Mata. De acordo com o meteorologista Celso Oliveira, da Somar Meteorologia, trata-se de um sistema chamado onda de leste, comum nesta região no outono e inverno. (G1)

Pernambuco convoca 974 profissionais para reforçar hospitais estaduais

Publicada no Diário Oficial desta quinta-feira a convocação de mais 974 aprovados em concursos da Secretaria Estadual de Saúde (SES) para reforçar as unidades da rede. Nos próximos dias, os profissionais serão chamados, por meio de telegrama, para perícia, posse e lotação. Após a posse, terão 30 dias para iniciar as atividades nos respectivos serviços.
Dos 974 convocados, 233 são médicos das especialidades de cardiologia, cirurgia geral, cirurgia vascular, clínica médica, terapia intensiva, pediatria, psiquiatria, otorrinolaringologia, pneumologia, tocoginecologia e traumato-ortopedia. Ainda foram chamados 741 profissionais das áreas de assistência social, biomedicina, enfermagem assistencial, enfermagem intensivista, farmácia, fisioterapia respiratória, nutrição, psicologia, cirurgia odontológica, técnico de enfermagem, técnico de radiologia e técnico de imobilização.
Esses profissionais serão encaminhados para os hospitais da Restauração, Barão de Lucena, Otávio de Freitas, Getúlio Vargas, Agamenon Magalhães, Ulysses Pernambucano, Geral de Areias e Correia Picanço, no Recife; Hospital da Mirueira, em Paulista; Alcides Codeceira, em Igarassu; e Hospital e Polínica Jaboatão Prazeres, em Jaboatão dos Guararapes. No interior, serão contemplados os hospitais José Fernandes Salsa, em Limoeiro; Regional do Agreste, em Caruaru; Dom Moura, em Garanhuns; Inácio de Sá, em Salgueiro; Emília Câmara, em Afogados da Ingazeira; Professor Agamenon Magalhães, em Serra Talhada; e Belarmino Correia, em Goiana. A Central de Transplantes de Pernambuco (CT-PE), o Centro de Assistência Toxicológica de Pernambuco (Ceatox-PE) e a sede da XII Gerência Regional de Saúde (Geres), em Goiana, também receberão novos profissionais.
Realizado em 2014, o concurso para profissionais de saúde de diversas áreas, promovido pela Secretaria Estadual de Saúde (SES), que teria seu prazo expirado em 2016, foi prorrogado até dezembro 2018. Além disso, um novo certame para médicos e demais categorias está sendo planejado e tem previsão de lançamento para o segundo semestre deste ano, já que diversas especialidades já não possuem profissionais para convocação.
Esta é a terceira convocação de profissionais de saúde para a rede estadual só no ano de 2017. Juntas, elas somam um total de 2.081 convocados. Desde o início da gestão, em janeiro de 2015, são 5.481 novos profissionais, entre médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e demais áreas de saúde. (Via: Diário de PE)

Ministro entrega ônibus escolares para 72 municípios pernambucanos

O ministro da Educação, Mendonça Filho, fará nesta quinta-feira (01/06), às 15h, em Jaboatão dos Guararapes, a entrega simbólica de 83 ônibus escolares para 72 municípios pernambucanos pelo programa Caminho da Escola e libera R$ 4,6 milhões para aquisição de computadores e laboratórios de informática para as escolas técnicas estaduais de Pernambuco.
O MEC investiu R$ 18,1 milhões para aquisição desses ônibus no Estado. “O transporte escolar reduz evasão escolar, garantindo acesso e a permanência dos alunos nas escolas da rede pública”, afirmou Mendonça Filho, explicando que os veículos são adquiridos diretamente pelas prefeituras com recursos repassados pelo MEC por transferência direta.
A liberação dos recursos para computadores e a entrega simbólica dos ônibus serão feitas, às 15h, no Centro Cultural Miguel Arrais, em Jaboatão dos Guararapes. Entre os municípios contemplados, Jaboatão dos Guararapes receberá 03 ônibus adquiridos no valor de R$ 690.630,00. O Governo do Estado receberá 03 ônibus, num valor total, R$ 729,6 mil transferidos pelo FNDE/MEC.
Os recursos liberados para o Governo do Estado são para equipar escolas técnicas com computadores e laboratórios de informática. “É mais um investimento em educação básica para ofertar aos nossos jovens, através da tecnologia, o acesso à educação de melhor qualidade”, afirmou Mendonça. O ministro lembrou que o MEC está investindo na melhoria do ensino médio com a política de indução de escolas em tempo integral e com a formação técnica dos jovens com programas como o MédioTec. O MEC já garantiu 32 novas escolas em tempo integral para Pernambuco.
Caminho da Escola – O programa Caminho da Escola tem como objetivo renovar e padronizar a frota de veículos escolares, visando garantir segurança e qualidade ao transporte dos estudantes e contribuir para a redução da evasão escolar, ampliando, por meio do transporte diário, o acesso e a permanência dos alunos nas escolas da rede pública da educação básica da zona rural. No Brasil 4,6 milhões alunos da educação básica pública residem em área rural e para chegarem à escola dependem do transporte escolar ofertado pelos estados e municípios. Deste total, 2,1 milhões (47%) são do Nordeste.

Criminosos explodem posto de atendimento bancário em Tupanatinga

Alberto Barbosa
Um posto de atendimento bancário foi explodido na madrugada desta quinta-feira (1º) em Tupanatinga, Agreste de Pernambuco. De acordo com a Polícia Militar, cerca de 15 homens armados cometeram o crime.
Ainda segundo a PM, os criminosos conseguiram levar todo o dinheiro que estava no único caixa eletrônico que havia no estabelecimento. Ninguém ficou ferido na explosão, conforme informou a polícia.
Os assaltantes fugiram em cinco veículos e, até a publicação desta matéria, nenhum deles foi encontrado ou preso. A Polícia Civil irá realizar uma perícia no local.

Boletim na íntegra das ocorrências registradas no dia 01 de Junho 2017.

(PRISÃO POR MANDADO)
Município : Afogados da Ingazeira-PE
Local : Bairro São Braz, Afogados da Ingazeira-PE
Data/Hora : 010400JUN2017
Imputado-1 : E. M. S, divorciado
Endereço : Bairro São Braz, Afogados da Ingazeira-PE
Resumo : Após levantamento, as equipes Malhas da Lei, NIS-1 e GT ordinária se dirigiram até a residência do imputado, onde deram cumprimento ao mandado de prisão expedito pelo Juiz de Direito da Comarca de Afogados da Ingazeira, tipificado pela Lei Maria da Penha. O imputado foi encaminhado à delegacia e posteriormente recolhido a Cadeia Pública local.
_________________________________________________________________
(DIREÇÃO PERIGOSA)
Município : Afogados da Ingazeira-PE
Local : Centro, Afogados da Ingazeira-PE
Data/Hora : 010500JUN2017
Imputado : F. R. L. C, 17 anos
Endereço : Afogados da Ingazeira-PE
B.O.Nº : 1075/2017
Resumo : A guarnição ordinária flagrou o imputado supracitado em uma motocicleta Bravax, cor vermelha, ano 2013, sem placa, na ocasião ele conduzia o veículo com apenas umas das rodas, “empinando”. Diante do fato o envolvido foi detido e conduzido à delegacia local para adoção das medidas cabíveis, e a motocicleta recolhida a 24º CIRETRAN.
_________________________________________________________________________________
F-99( POSSE DE ENTORPECENTE)
Município : Tabira-PE
Local : Rua Sete, Jureminha, Tabira PE
Data/Hora : 010930JUN2017
Imputado : J. M. S. N, Amasiado
Endereço : João Cordeiro, Tabira PE
Resumo : Durante a operação carrossel duas rodas, a equipe da ROCAM flagrou o imputado em tela em atitudes suspeitas, ao realizarem a abordagem, localizaram no bolso do short do acusado, 1(um) big big de CANABIS SATIVA (maconha) e 2 (duas) pedras de crack. Diante dos fatos, o imputado e a droga apreendida foram encaminhados à DP para medidas cabíveis.
_________________________________________________________________________________
(ROUBO CONTRA ESTABELECIMENTO COMERCIAL)
Município : Tabira-PE
Local : Mercadinho do DIDI, Centro, Tabira-PE
Data/Hora : 011149JUN2017
Vítima-1 : V. S. S, Atendente caixa
Endereço : Riacho do Gado, Tabira-PE
Vítima-2 : C. B. N, Comerciante.
Endereço : Centro, Tabira-PE
Resumo : A GT foi solicitada pela permanência da 2ª CPM a comparecer no endereço mencionado para verificar um possível assalto. A guarnição ao chegar ao local constatou a veracidade dos fatos e segundo informações do proprietário do estabelecimento, dois indivíduos chegaram em uma motocicleta BROS 160, cor branca com vermelha, onde o passageiro da motocicleta que anunciou o assalto utilizava uma arma de fogo, trajava calça jeans, e um capacete vermelho, o condutor usava óculos de grau e trajava uma camisa salmão. Após o assalto, os suspeitos seguiram sentido o bairro Vitorino Gomes e que até certo ponto do trajeto a testemunha citada que trabalha no mercado os seguiu, mas logo retornou por perdê-los de vista. Salientando que o correspondente bancário da Caixa Econômica Federal funciona no interior do referido estabelecimento comercial (Mercadinho do DIDI) e a quantia roubada não foi informada. Diante do exposto a ocorrência foi encaminhada à DP para medidas cabíveis.

BLOG TV WEB SERTÃO
A MELHOR SELEÇÃO DE NOTÍCIAS!

As matérias e os textos que não são de nossa autoria, nem sempre expressam, necessariamente, a opinião, o pensamento ou orientação ideológica da Web Sertão.

SOBRE FONTE E AUTORIA DAS INFORMAÇÕES

Boa parte das matérias que são de interesse publico acabam viralizando nos meios de comunicação sem a devida fonte e autoria do conteúdo. Em caso de ausência ou divergências relacionada aos créditos de alguma informação aqui republicada, texto ou imagem, pedimos que entre em contato com a nossa redação pelo - (87) 98821-5232 - para ratificações.

CLIQUE NOS BANNERS PARA ACESSAR AS LOJAS DE VEÍCULOS