BLOG TV WEB SERTÃO - A MELHOR SELEÇÃO DE NOTÍCIAS COM SÉRGIO COELHO


Mostrando postagens de novembro 6, 2017Mostrar tudo

Novidade: Governador anunciou ordem de serviço para execução do projeto de asfalto da estrada que liga Iguaracy ao Distrito de Jabitacá

Na sua passagem pela cidade de Iguaracy, na última sexta-feira (03), o governador Paulo Câmara, anunciou que vai assinar a ordem de serviço, para executar o projeto da estrada que liga Iguaracy ao Distrito de Jabitacá, que é um sonho de todos os iguaracienses.
Para que a obra tenha inicio de fato, é necessário que exista um projeto de engenharia para a construção da mesma, é a partir deste projeto que se levantarão os custos  entre outras coisas para poder dar inicio a tão sonhada pavimentação, e estes projetos tem um valor altíssimo. Com o apoio do Governador Paulo Câmara, este será o ponta pé inicial para termos a sede asfaltada até a nossa querida Jabitacá.
Principais atividades para elaboração de um projeto viário:
- Estudos de tráfego;
- Estudos geológicos e geotécnicos;
- Estudos hidrológicos;
- Estudos topográficos;
- Projeto geométrico;
- Projeto de terraplenagem;
- Projeto de pavimentação;
- Projeto de drenagem;
- Projeto de obras de arte correntes;
- Projeto de obras de arte especiais;
- Projeto de viabilidade econômica;
- Projeto de desapropriação;
- Projetos de interseções, retornos e acessos;
- Projeto de sinalização;
- Projeto de elementos de segurança;
- Orçamento da obra e plano de execução.
(Saiba mais)
Sem dúvidas nenhuma, esta foi umas das melhores notícias até o momento em relação a gestão Paulo Câmara e o município de Iguaracy.
Assessoria de Comunicação - Governo de Iguaracy/PE

AMUPE leva prefeitos para reunião com Superintendente do Banco do Brasil em mais uma tentativa pelo não fechamento das unidades.

No mês que passou o Sindicato dos Bancários de Pernambuco denunciou que o Banco do Brasil (BB) determinou o fechamento de 12 agências no Estado.
Os municípios atingidos serão Poção, Ipubi, Terra Nova, Jatobá, Jataúba, Orocó, Riacho das Almas, Iguaracy, Escada, Frei Miguelinho, Vertentes e Palmerina.
O governo federal usa como pretexto para o fechamento das unidades as investidas criminosas e o suposto prejuízo que as agências estão apresentando.
Às 15hs de hoje o Presidente da AMUPE José Patriota levará os prefeitos das cidades prejudicadas pelo fechamento das agências do BB para uma audiência com o superintendente estadual do Banco do Brasil em Pernambuco, Nassib Lomes.
“A luta da AMUPE é no sentido de que a instituição bancária reveja a sua decisão, que se confirmada, prejudicará correntistas, aposentados, funcionários públicos e comerciantes de todas estas cidades” , disse Patriota.
(Por: Anchieta Santos - Blog do Nill Júnior)

Não houve introdução! Informações que nos chegam é de que a secretaria de cultura de Afogados não patrocinou a performance!

Em contato com a nossa redação, um leitor da Web Sertão pediu que fosse alterado algumas informações constantes na matéria. Verificando as argumentações, optamos por mudar o título da matéria com as informações de que não aconteceu introdução (pela imagem de fato nota-se apenas uma suposta encenação) e outra informação importante é de que o município de Afogados não esteve patrocinando o espetáculo.
Como o texto não é de nossa autoria, permanecerá a matéria na íntegra conforme extraído do Blog do Itamar, enquanto aguardamos pronunciamentos oficiais dos organizadores do evento ou mais inteirações do blogueiro afogadense!
Uma coisa é certa, se afrouxar a coisa desanda...
 
Blog do Itamar
Policial repudia cena registrada em via pública de Afogados e chama a atenção do MP, Conselho Tutelar e Prefeitura
Nas redes sociais, o Comissário da Polícia Civil de Pernambuco, Antonio Carlos Cavalcante Ferreira expressou: “Afogados da Ingazeira nessa sexta e sábado foi palco de um festival do horror que infelizmente teve o patrocínio público, sei que nossos gestores na sua legítima prática de apoio à diversidade, cultura e lazer, jamais compactuariam com cenas como essa, aonde um elemento, em plena via pública se ajoelha e introduz a perna de uma cadeira no ânus, diante de uma plateia de crianças, adolescentes, famílias em geral, tal fato é inadmissível e cabe aos nossos representantes do Ministério Público, Conselho Tutelar, gestores municipais providências urgentes, para que tal episódio nefasto, descabido e abominável, não volte a acontecer em nossa cidade, isso foi o mínimo que aconteceu nesse pseudo festival de rock, que em nada contribui para a sociedade afogadense a não ser cenas lamentáveis como essa”.
https://www.facebook.com/BlogTvWebSertao/#

Prefeito Zeinha Torres agradece ao Governador Paulo Câmara pelas conquistas deixadas em Iguaracy.

O agradecimento foi feito via redes sociais. Segundo o prefeito Zeinha, o governador sempre tem se mostrado favorável aos pedidos que são feitos para município. Veja abaixo a notinha de agradecimento do prefeito ao governador:
"Estou muito feliz por ter recebido em nosso município o Governador Paulo Câmara e sua comitiva, e ver que nossa parceria vem dando certo, foram muitos benefícios em menos de um ano de governo.
Gostaria de agradecer em nome do meu município por todo o apoio que o Governo tem prestado sempre quando a gente corre atrás. Aquela história de fazer muito com pouco é o que o governador tem feito. Arraes tirou o candeeiro e trouxe a energia. Se Deus nos ajudar, Paulo vai tirar o carro-pipa e colocar água encanada na casa de todos nós."
O prefeito Zeinha realmente tem muito o que agradecer ao Governo Paulo Câmra, somente dessa vez em Iguaracy foram dados por inaugurados dois Sistemas Simplificados de Abastecimento de Água (SSAA), um no sítio Caroá, e outro na comunidade Dom Francisco, Zona Rural do município. Juntos, os empreendimentos custaram aproximadamente R$ 1 milhão. Ao todo, 115 famílias serão beneficiadas com o sistema, sendo 41 em Caruá e 74 em Dom Francisco.
O governador oficializou também através da Lei Estadual nº 16/169, de 25/10/2017, a doação de dois terrenos para que a prefeitura agora tenha espaço para construir seus prédios públicos.
Além disso, foi dado a ordem de serviço para a realização de dois grandes calçamentos, um em Iguaracy e outro em Jabitacá!
 Assessoria de Comunicação - Governo de Iguaracy/PE

SEMINÁRIO APRESENTA TURISMO RURAL COMO OPÇÃO DE RENDA PARA O SEMIÁRIDO

A Feira SemiáridoShow 2017 tem programado eventos que vão debater alternativas de valorização da paisagem e da cultura das áreas secas no interior do Nordeste. Um deles será o seminário ”Turismo rural: Opção de Ocupação e Renda no Semiárido”. O objetivo é fomentar a estruturação da atividade que tem potencial para promover mudanças expressivas na qualidade de vida, na conservação do meio ambiente e estimular o empreendedorismo individual ou comunitário.
Uma das organizadoras do evento, Gislane Gava, professora do Instituto Federal Sertão Pernambucano (IF-Sertão), explica que a Caatinga, bioma exclusivo do Brasil, “tem aspectos naturais, históricos e culturais muito originais que, por si sós, têm vasto apelo turístico”.
Atualmente, afirma, são vários os roteiros espalhados pelas áreas rurais da região que atraem visitantes vindos de diferentes estados do país e até do exterior em busca de bens e serviços agrícolas.
Esse é um turismo que põe as pessoas em contato direto com atividades rurais e os usos e costumes da população local, diz Nadja de Araújo Batista, que atua há mais de 20 anos como guia de turismo no Submédio do Vale do São Francisco. É um desafio que, se bem resolvido, garante o sucesso de empreendimentos nessa área, que complementam as atividades rurais tornando-as rentáveis e atrativas. É a definição de roteiros que, previamente trabalhados e organizados, favoreçam a interação do visitante com o cotidiano do sertanejo nas suas muitas atividades e dinâmicas sociais.
 Veja mais em "continuar lendo" abaixo🔽

CPRH fará nesta segunda (6) levantamento sobre área devastada em consequência do incêndio entre Ingazeira e Iguaracy

Nesta segunda-feira (6), a CPRH terá um levantamento, em hectares, da área total que foi atingida e quais medidas serão tomadas para recuperar o trecho atingido pelo incêncio entre os municípios de Ingazeira e Iguaraci. "Não encontramos nenhum animal, mas, sem dúvidas, não descartamos a morte de aves, principalmente, filhotes. Essa área tem muitas aves de rapina, como carcarás, gaviões e corujas", lamenta o chefe de fiscalização florestal da CPRH, Thiago Costa Lima, sem saber afirmar se o incêndio foi criminoso. "As características nos levam a crer que sim, mas ainda é cedo ter uma certeza. Estamos monitorando por meio de drones e imagens de satélite toda a área. Deixamos nossos contatos com a população, que foi primordial no combate, abrindo aceiros (espaços em meio à vegetação). Estamos atentos, pois como estamos num período rigoroso de estiagem, qualquer bituca de cigarro é suficiente para provocar um grande incêndio", reconhece Costa Lima. Durante o trabalho, a área foi isolada para impedir que as chamas se espalhassem para outros trechos de mata.
O incêndio, de grandes proporções, começou na quarta-feira (1º), no Sítio do Oitizeiro, nas proximidades da Barragem do Rosário de Iguaraci e se alastrou por 18 km, chegando à cidade de Ingazeira, mas só foi controlado na noite da quinta-feira (2), por volta das 19h. Foi preciso uma verdadeira força-tarefa que contou com o apoio da população e da brigada de incêndio do Ibama-PE, o Centro Nacional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais (Prevfogo)

Prefeito Zeinha anuncia algumas obras que futuramente serão construídas no terreno do Estado que foi doado pelo Governador Paulo Câmara.

A expectativa é de que no espaço seja construída uma nova unidade de ensino para sede, (a Escola Dr. Diomedes atualmente se encontra saturada e sem espaço para crescimento) além do desenvolvimento de atividades agrícolas sob a coordenação da Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento; construção de conjuntos habitacionais; regularização das instalações de um parque municipal; além da construção de sedes de associações para trabalhos relacionados a pessoas com deficiência e pessoas idosas.
O prefeito de Iguaracy, Zeinha Torres, ressaltou o valor da grande aquisição: "agora, poderemos contar também com esse terreno, que era um anseio antigo do nosso povo, e que vai servir para o nosso desenvolvimento”.
Os terrenos, que contam com área total de 207.277,96m², anteriormente serviam como Fazenda Experimental vinculada à Secretaria de Agricultura e, posteriormente, foram desocupados. “São 20 hectares, onde serão desenvolvidos projetos em favor da população de Iguaracy. Projetos que vão dialogar com a questão da habitação e da educação; melhoria da qualidade de vida das pessoas que habitam na cidade.
Assessoria de Comunicação - Governo de Iguaracy/PE

Denúncia: 36% dos delegados de Pernambuco não investigam crimes

Dos 382 delegados que estão na ativa, 36% deles não estão investigando os crimes que são registrados em Pernambuco. Ao invés de estarem trabalhando para identificar motivações e autorias de homicídios, abusos sexuais ou assaltos, por exemplo, esses profissionais acumulam funções administrativas. A denúncia faz parte de um relatório publicado pela Adeppe (Associação de Delegados de Polícia do Estado).
“Quando é lançado edital para concurso de delegado de polícia, observa-se no documento que a atribuição do cargo é a de investigação de crimes. Entretanto, em Pernambuco, essa não é a função precípua do delegado. A criação de departamentos especializados gerou uma ampliação desmedida de funções, afastando os delegados da atividade fim. A ampliação do número de delegados seccionais é um bom exemplo. Pulou de 12 para 26”, denunciou a categoria.
Ainda segundo a Adeppe, esse não é o único entrave que provoca o aumento da violência desenfreada em Pernambuco – em apenas nove meses foram 4.145 mortes registradas. As instalações físicas precárias das delegacias, assunto denunciado com frequência pelo Ronda JC, também é alvo de críticas da associação.
Veja mais em "continuar lendo" abaixo🔽

Conselheiro Tutelar, diz que pediu ao prefeito a construção de um novo Centro Cultural para Iguaracy.

Depois do presente dado pelo Governador Paulo Câmara, (me refiro as terras do Estado e que foram doadas para o município), todo mundo quer um pedacinho. Este blogueiro, Sérgio Coelho, em conversa com o prefeito Zeinha Torres, em nome do Conselho Tutelar, órgão que representa no município, solicitou certa vez ao prefeito que se caso conseguisse a doação das terras, fizesse então a reposição de um espaço muito importante e que foi retirado do jovens de Iguaracy, que é o CENTRO CULTURAL
Trepidant´s no Clube Municipal de Iguaracy
Um Centro Cultural é muito importante para uma comunidade, o daqui de Iguaracy, lembro perfeitamente que servia para inúmeras atividades, entre ensaios de quadrilha junina, capoeira, danças, teatros, etc., servia também para a realização de confraternizações, festas de aniversários, encontros de escolas, tipo passa e repassa, etc., e também para a realização de festas e bingos dançantes, entre uma série de atividades que não dá para serem realizados no CEMUPI, que além de ter um teto muito baixo é um ambiente muito quente e também distante para quem vai a pé.
Tenho certeza que este pedido não passou despercebido, e que o prefeito irá estudar com muito carinho a observação feita por este humilde conselheiro.

Uiii: Geddel não aguenta prisão e diz que vai delatar

O ex-ministro Geddel Vieira Lima, que era um dos melhores amigos de Michel Temer e foi preso após a maior apreensão de dinheiro sujo da história do Brasil, com o estouro de seu bunker onde havia R$ 51 milhões, decidiu delatar.
A informação é do jornalista Mauricio Lima, na coluna Radar da revista Veja.
Entregou os pontos
Diz a nota de Maurício Lima:
É fato. Ex-ministro e amigo de Michel Temer há vinte anos, Geddel Vieira Lima procurou o Ministério Público para tentar um acordo de delação premiada.
Caso Geddel conte o que sabe, Michel Temer, que era o chefe do ex-ministro, poderá não resistir a uma terceira denúncia por corrupção.
Na prisão, Geddel não perdeu a prepotência e tenta descobrir quem fez a denúncia anônima que levou à descoberta de seu bunker. (BR 247)

Tema de Redação do Enem 2017 surpreende muitos candidatos

“Desafios para a formação educacional de surdos no Brasil”, foi o tema da redação do Enem deste ano
Veja / Foto: reprodução
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou neste domingo (5) o tema da redação do Enem deste ano: desafios para a formação educacional de surdos no Brasil. A prova propõe em todos os anos a criação de um texto dissertativo-argumentativo com temas de ordem social, científico, cultural ou político.
O tema proposto não era esperado por quem se preparou para a prova. O supervisor de português do Anglo, Sérgio Paganim, vê a surpresa como uma oportunidade para que a redação ganhe uma nova dimensão. “Nessa situação, em que a maioria dos participantes não possuem um repertório amplo sobre o assunto, a banca organiza um coletivo de textos que deve ajudar. A prova avaliará a competência e a desenvoltura dos participantes em interpretar e utilizar as informações fornecidas”, afirma.
Paganim ainda avalia o tema como alinhado às políticas do governo. A partir deste ano, deficientes auditivos podem realizar o exame em vídeo e o atendimento especializado também pode ser requerido para participantes com deficiência.
Veja mais em "continuar lendo" abaixo🔽

Jair Bolsonaro já lidera no Rio de Janeiro

 
Levantamento da Orbe Pesquisa e Comunicação coloca, na cidade do Riodo Rio de Janeiro, Jair Bolsonaro (PSC) na liderança na disputa pela Presidência da República. Ele foi citado espontaneamente por 19,1% dos entrevistados, à frente de Lula (PT), que teve a preferência de 18,9% dos ouvidos. A léguas de distância, na terceira colocação, Marina Silva (Rede) foi lembrada por 3,2% das pessoas.
Já o maior índice de rejeição foi ao nome de Lula: 29,9% dos entrevistados disseram não votar no petista de jeito nenhum. Em segundo lugar, Bolsonaro, com 15,4% das rejeições. Em terceiro, Geraldo Alckmin (PSDB), com 11,6%. A pesquisa foi feita em outubro e ouviu 1.400 pessoas.
https://www.facebook.com/BlogTvWebSertao/#

Bolsonaro e Marina poderão ter menos tempo de TV que Enéas

 
Projeção da Folha para o tempo de TV a ser distribuído entre os candidatos em 2018 mostra Marina Silva com 12,8 segundos e Jair Bolsonaro com 10 segundos em cada bloco – um à tarde e outro à noite, nas terças, quintas e sábados dos 37 dias que antecedem a votação do 1º turno, em 7 de outubro.
Na campanha de 1989, o candidato Enéas Carneiro, que ficou famoso por falar depressa em tempo curto e encerrar a fala com o bordão “Meu nome é Enéas”, tinha 15 segundos a cada bloco.
Caso não consigam formalizar alianças, portanto, Marina e Bolsonaro poderão ter menos tempo que o fundador do Prona.

Golpe usa programa CNH Social para enganar usuários

Um novo golpe que passou a circular no WhatsApp usa o programa CNH Social, instituído em alguns estados do país, para enganar os usuários. O programa permite que a população de baixa renda ou desempregada tire a carteira de habilitação de graça. Mas não são todos os estados que oferecem o benefício.
Com a promessa de que há uma nova seleção de candidatos ao programa CNH Social, o golpe solicita que o usuário preencha dados pessoais, como nome completo, data de aniversário e Estado no qual reside. Em seguida, ele é induzido a compartilhar a falsa promessa com dez amigos ou em cinco grupos do WhatsApp.
Após clicar três vezes no botão compartilhar, ele é redirecionado para uma página no Facebook que contém posts sobre outros programas governamentais, como Bolsa Família e Minha Casa Minha Vida.
Para Emilio Simoni, diretor do laboratório de segurança digital DFNDR Lab, da PSafe, golpes. os golpistas podem ganhar dinheiro expondo ou vendendo os dados pessoais das pessoas que caírem no golpe.
Veja mais em "continuar lendo" abaixo🔽

Padre e grupo de fiéis são assaltados dentro de igreja Católica em Gravatá, PE

Um padre e um grupo de fiéis foram assaltados dentro da igreja Cristo Rei, no bairro do Cruzeiro, em Gravatá, Agreste de Pernambuco. Ao G1, um dos membros da pastoral do município, Paulo Alves, informou que o assaltante estava armado e encapuzado, e levou celulares e dinheiro das vítimas. O caso ocorreu na sexta-feira (3) e foi divulgado neste domingo (5).
De acordo com Paulo, o grupo, de cerca de 20 pessoas, estava na paróquia para definir os detalhes da festa de Cristo Rei, programada para acontecer de 19 a 26 de novembro. "Todos ficaram em pânico, mas não teve violência física, ninguém ficou ferido", disse.
Por telefone, o padre Fernando Lima contou ao G1que nada do que foi roubado foi recuperado. "Registramos a ocorrência na noite do acontecido, na delegacia de Gravatá", completou.

Homem abre fogo contra fiéis em igreja e deixa 27 mortos, no Texas

Atirador foi morto pela polícia. Motivo ainda não foi revelado.
O templo da Primeira Igreja Batista de Sutherland Springs, Texas (EUA) foi palco às 11h30 desta manhã (hora local) de um atentado. Um homem entrou atirando contra os fiéis, deixando 27 mortos e pelo menos 30 feridos, afirmam os primeiros relatos.
A polícia agiu rapidamente e perseguiu o atirador que acabou sendo morto. Seu nome era Devin Kelley, um texano de 26 anos. Ele serviu nas Força Aérea, tendo sido expulso três anos atrás. Embora seu perfil no Facebook tenha sido apagado pela família, o site Heavy.com conseguiu fazer um “perfil” antes que a conta ficasse indisponível. Chama atenção que o homem siga páginas dedicadas à propagação do ateísmo, embora ele se declarasse cristão.
Eram 11h30 da manhã quando cerca de 50 fiéis estavam no culto. De acordo com testemunhas, o homem fez mais de 20 disparos em sequência.
Segundo a imprensa a maioria das vítimas eram crianças; a mais jovem tinha de cinco anos. A filha do pastor, de 14 anos, também morreu. Nem o pastor Frank nem sua esposa estavam na igreja na hora do tiroteio.
O motivo do crime não foi divulgado. Trata-se do maior atentado a uma igreja na história moderna dos Estados Unidos.
O canal de TV local ‘KSAT‘ mostrou familiares de vítimas reunidos nas proximidades da igreja. Muitos se uniram em uma corrente de oração.
O presidente Donald Trump manifestou solidariedade com as famílias das vítimas. O governador Gregg Abott divulgou a seguinte mensagem para os membros da igreja: “Pedimos que Deus os conforte, os guie e traga cura para todos aqueles que sofrem”.

Homens armados invadem partida de futebol e matam dois no RN

Cinco homens armados invadiram uma partida de futsal e dispararam contra dois homens, que morreram na hora. O crime aconteceu em São Gonçalo do Amarante, na Grande Natal, na sexta-feira (3). As vítimas, identificadas como José Edenilson Nascimento da Silva, 19 anos, e Jonathan Ferreira da Silva, 21, foram atingidas na cabeça.
Os suspeitos ordenaram que todas as pessoas se deitassem no chão antes de atirarem. Assim que identificaram os jovens, iniciaram os disparos. Segundo o G1, a Divisão de Homicídios e Proteção a Pessoa (DHPP) foi ao local para colher as primeiras investigações ainda na sexta (3). O caso deve ser investigado pela Delegacia de São Gonçalo do Amarante.
Nayn Neto

Boletim na integra das ocorrências registradas no dia 04 e 05 de Novembro 2017.

DOMINGO dia 04 de Novembro 2017.
ABANDONO DE INCAPAZ
Município Afogados da Ingazeira - PE
Local Bairro Brotas, Afogados da Ingazeira – PE.
Data/Hora 050020NOV2017
Vítima 10 anos.
Endereço Bairro Brotas, Afogados da Ingazeira – PE.
Imputada M. J. S., demais dados não informados.
Endereço Bairro Brotas, Afogados da Ingazeira - PE
Resumo: A GT foi acionada pela central de operações para atender a solicitação da testemunha, que se encontrava na sede da OME. Ao chegar ao local foi informada que sua filha havia sido deixada em casa sem supervisão de um adulto, pois a criança tem apenas 10 anos de idade e que ela tinha feito contato pelo whatssap pedindo que ele fosse pegá-la porque estava com medo. O policiamento pediu apoio ao conselho tutelar e dirigiram ao endereço citado, ao chegar constataram o fato, sendo necessário pular o quintal da casa para o resgate da criança. Os envolvidos foram encaminhados a DP local para serem tomadas as medidas legais.
 Veja mais em "continuar lendo" abaixo🔽

DEVOCIONAL DO DIA - PARA LER, MEDITAR E ORAR... UMA SEGUNDA-FEIRA ABENÇOADA PARA TODOS!

"A minha alma, de tristeza, verte lágrimas; fortalece-me segundo a tua Palavra." Salmos 119:28
 
Pensamento: O salmista se encontrava angustiado, aflito, porém em espera. Em um dos versículos, ele agradece pelo sofrimento pois, dessa maneira, ele buscou a Deus e encontrou vida, prazer, verdade, amor, misericórdia, socorro, paz, louvor, e tudo na Palavra. Deus não retirou a tristeza imediatamente, mas mostrou ao salmista como é preciosa as Escrituras, no qual tinha grande prazer. Deus age assim. Ele prefere se fazer conhecido, ao invés de sanar o problema de imediato. Ele prefere trabalhar no seu coração, ao te perder pelo simples bem-estar. Deus investe na sua vida, desejando ter intimidade contigo. Não demore para descobrir quem é Jesus, leia a Bíblia. Ela possui grandes promessas.Uma delas está em Salmo 119:50 "O que me consola é isto: que a tua Palavra me vivifica".
Oração: Senhor Jesus, obrigado por ser soberano. Sei que sabe de todas as coisas, e que somos pequenos para entender muitas coisas que o Senhor faz. Porém, Papai, confio em ti. Diante do sofrimento, quero te buscar. Me ajude. Ajude meus irmãos também. Te conhecer é o meu prazer. Sua Palavra é linda e verdadeira. Te agradeço, meu Deus Amado. Em seu nome e oro, amém.
QUE A PAZ DE DEUS ABUNDE EM TODOS OS CORAÇÕES

Primeiro dia de prova do Enem tem abstenção de 30,2%

O primeiro domingo (05) de prova Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) teve a abstenção de 30,2% dos candidatos inscritos, de acordo com um balanço preliminar divulgado pelo Ministério da Educação (MEC) na noite deste domingo (05). No total, se inscreveram 6,7 milhões de candidatos. Foi confirmada a presença de 4,3 milhões deles, com 1,8 milhão de faltosos.
De acordo com a diretora do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), Eunice Santos, o percentual de abstenção é alto, mas está na média das edições anteriores. No ano passado, o Enem foi encerrado com 29,19% dos candidatos ausentes.
Segundo o Ministro da Educação, Mendonça Filho, nenhuma ocorrência grave foi registrada durante o primeiro dia. Foram eliminados do processo avaliativo 273 pessoas, 264 por desrespeitarem alguma regra do edital e 9 por terem sido flagradas pelo detector de metais portando algum material proibido.
Ainda de acordo com o ministro, dois candidatos deixaram os locais de prova, com o caderno de questões, antes do horário permitido. A Polícia Federal conseguiu identificar um deles, que foi automaticamente desclassificado. Em Brasília, um rapaz foi identificado com um papelote de maconha. A droga foi apreendida pela Polícia Militar e o candidato pôde concluir o exame.
A aplicação do Enem precisou ser interrompida, por falta de energia, em dois locais de prova: um em Teresina, Piauí, e outro na cidade de Uruaçu, no interior de Goiás. Os candidatos prejudicados poderão fazer um novo exame, no dia 12 de dezembro. O segundo dias de provas ocorre no próximo domingo (12), quando os estudantes responderão questões de Matemática e Ciências da Natureza. (Via: Folha PE)

BLOG TV WEB SERTÃO
A MELHOR SELEÇÃO DE NOTÍCIAS!

As matérias e os textos que não são de nossa autoria, nem sempre expressam, necessariamente, a opinião, o pensamento ou orientação ideológica da Web Sertão.

SOBRE FONTE E AUTORIA DAS INFORMAÇÕES

Boa parte das matérias que são de interesse publico acabam viralizando nos meios de comunicação sem a devida fonte e autoria do conteúdo. Em caso de ausência ou divergências relacionada aos créditos de alguma informação aqui republicada, texto ou imagem, pedimos que entre em contato com a nossa redação pelo - (87) 98821-5232 - para ratificações.

CLIQUE NOS BANNERS PARA ACESSAR AS LOJAS DE VEÍCULOS