BLOG TV WEB SERTÃO - A MELHOR SELEÇÃO DE NOTÍCIAS COM SÉRGIO COELHO


Mostrando postagens de dezembro 12, 2017Mostrar tudo

Chefe da Compesa em Iguaracy agradece o Governo Municipal por parceria que melhorou a qualidade do abastecimento de famílias no Bairro Santa Ana.

O chefe da COMPESA em Iguaracy, Ubirani Rodrigues Lins, vem a público agradecer em nome da Compesa ao prefeito José Torres Lopes Filho, pela parceria entre Compesa e prefeitura, onde foi realizado mais uma importante obra na cidade, desta vez, no Bairro Santa Ana (Bairro do Campo).
Foi implantado 200 metros de rede de distribuição, beneficiando cerca de 16 famílias que antes eram bastantes penalizadas por serem abastecidas por uma ramal de 20mm. Uma parceria para o bem da população iguaraciense.
Nota envida pela Compesa ao blog / Foto com imagem ilustrativa. 

Visitação em Fernando de Noronha pode ser reduzida

O arquipélago de Fernando de Noronha registrou, até agora, o maior número de visitantes, chegando a um incremento de quase 79% da média histórica. A expectativa é que a ilha atinja a marca de 95 mil em 2017 - um fator preocupante para o Conselho Noronhense de Turismo, uma vez que esse número extrapola a capacidade do lugar, que já sofre com problemas de infraestrutura devido ao inchaço populacional.
Ao pegar a estimativa e dividir pelos 365 dias do ano, a média de turistas que vai à ilha por dia chega a 260 pessoas. Tal realidade alertou o conselho gestor a repensar a diminuição da quantidade de voos em Noronha para, com isso, reduzir o quantitativo de turistas.
A legislação estadual, por meio da normativa nº 002/07, define a capacidade suporte é de 246 visitantes por dia, o que soma um limite 89.790 pessoas ao ano, algo que também consta no Plano de Manejo da ilha. O problema, aponta o conselho, é que a partir de 2014, a lei passou a ser descumprida com a autorização de voos extras/regulares, possibilitando um considerável aumento de visitantes.
https://www.facebook.com/BlogTvWebSertao/#

Nível do Velho Chico no Oeste da BA aumenta cerca de 4 metros, Sobradinho também começa a se recuperar

Depois de vários dias chovendo na região de Minas Gerai e no Oeste da Bahia, o nível d’água no Rio São Francisco começou a aumentar consideravelmente na região da cidade de Bom Jesus da Lapa. Para se ter uma ideia, o volume de chuvas foi tão alto que medições mostram que o nível do rio subiu cerca de quatro metros nos últimos dias. As informações foram repassadas a este Blog pelo repórter Fernando Abreu, da Rádio Bom Jesus AM, nesta segunda-feira (11).
Há cerca de seis meses atrás, o Velho Chico quase secou no local, o que fez muitos ribeirinhos ficarem apreensivos. Os moradores da região dizem que 2017 foi um dos anos mais secos das últimas duas décadas. “É muita alegria para todos nós”, resume o repórter. Se o rio continuar enchendo dessa forma, os moradores acreditam que pode acontecer uma enchente na cidade. Mas eles não se importam, segundo o repórter, querem que o tempo permaneça assim.
Sobradinho: Vale lembrar que é mais água para o Lago de Sobradinho, no norte da Bahia, e também está se recuperando da longa estiagem. Os dados do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) apontam que o reservatório está com 3,27% de seu volume total de armazenamento. Esse nível já chegou a quase 1% nos últimos meses de outubro e novembro.
(Carlos Brito)
https://www.facebook.com/BlogTvWebSertao/#

Tirando o couro do brasileiro: Petrobras eleva preço da gasolina em 1,4% e do diesel em 1,8%

 
A Petrobras anunciou na manhã desta segunda-feira (11), que aumentará os preços do diesel em 1,8% e os da gasolina em 1,4% nas refinarias a partir desta terça-feira, (12).
Os reajustes no valor dos combustíveis fazem parte da nova política de preços da petrolífera, que vigora desde o último mês de julho. A nova medida da estatal visa deixar os preços mais competitivos com o mercado seguindo as cotações internacionais.
Com a nova política da empresa, os reajustes nos combustíveis podem ser até diários.
Via O Povo
https://www.facebook.com/BlogTvWebSertao/#

EM PERNAMBUCO: Homem morre após receber mais de mil picadas de abelhas

EM PERNAMBUCO: Homem morre após receber mais de mil picadas de abelhas
Um homem de 33 anos morreu no domingo (10) após ser picado por abelhas na BR-101, em Gameleira, na Mata Sul de Pernambuco. Segundo a Polícia Militar, a vítima havia descido em um ponto de ônibus quando foi atacado por um enxame, que estava aglomerado em uma placa de trânsito.
Ainda de acordo com a polícia, o homem recebeu mais de mil picadas de abelhas. Ele não resistiu e morreu no local. O corpo foi levado para o Instituto de Medicina Legal (IML) de Caruaru.
Outro caso
Um idoso de 71 anos também morreu após ser atacado por um enxame na zona rural do município de Gameleira, na Mata Sul de Pernambuco. O caso aconteceu no mês de novembro deste ano.
(G1)

https://www.facebook.com/BlogTvWebSertao/#

Resultado do concurso do TJPE é divulgado pelo IBFC

A classificação preliminar do concurso do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) foi divulgada pelo Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC) nesta segunda-feira (11). O resultado definitivo da prova discursiva também foi publicado, bem como o resultado dos recursos contra o resultado preliminar da prova discursiva e a retificação do resultado e classificação definitiva da prova objetiva de negros.
Clique aqui para conferir.

https://www.facebook.com/BlogTvWebSertao/#

TSE pode cassar eventual diplomação de Lula e Bolsonaro, diz Gilmar

O presidente do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), Gilmar Mendes, disse nesta segunda-feira (11), em Washington, que a corte pode tomar em fevereiro medidas mais fortes contra as pré-campanhas do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e do deputado federal Jair Bolsonaro (PSC-RJ).
Gilmar Mendes afirmou que, se comprovado abuso de poder econômico, os candidatos podem ter a diplomação cassada. Na semana passada, o TSE julgou improcedentes representações da Procuradoria-Geral Eleitoral contra os dois por suposta campanha eleitoral antecipada.
"Aqui não há só essa pergunta sobre a legalidade. Quem está financiando? Isso pode levar ao reconhecimento de abuso de poder econômico, que pode levar à própria cassação do diploma. É preciso ter muito cuidado com isso. Mas isso está sendo registrado, embora nós tenhamos evitado -eu fui voto vencido- a aplicação de uma sanção", disse.
Por outro lado, Gilmar Mendes avalia que nesse momento as punições são complicadas, pois há uma lacuna no sistema para esta fase da pré-campanha.
"Caravanas, reunião para showmício, comício, carros de som, carreatas e coisas do tipo não são feitas de forma tão improvisado. Alguém está financiando isso", destacou.
"Há estruturas aí que já passam da linha, jatinhos, deslocamentos de caravanas, ônibus, reunião organizada de pessoas e tudo mais. Tudo isso precisa ser avaliado. Acho que esse vai ser o tema do tribunal já em fevereiro."
Veja mais em "continuar lendo" abaixo🔽

PF e BEPI prendem um dos traficantes mais procurados do Sertão de Pernambuco

Nesta segunda-feira dia (11), em uma operação conjunta do BEPI (Batalhão Especializado de Polícia do Interior) com a Polícia Federal resultou na prisão de Jociel Jacinto da Silva, de 38 anos, e de acordo com a polícia ele é um dos traficantes mais procurados de Pernambuco.
Jociel era foragido da Justiça há 13 anos, além de responder processo por tráfico, ele é acusado também de homicídios. O preventivado foi encontrado em uma área de reserva indígena no município de Cabrobó, no Sertão do Estado.
Procurado pelas Polícias de Pernambuco e da Bahia, o acusado, que é da etnia Truká e ficou conhecido como Calango, tinha dois mandados de prisão expedidos em seu desfavor pela Comarca de Cabrobó. No início dos anos 2000, ele integrava a quadrilha liderada por João Bosco Rodrigues da Silva, também Truká, cujo grupo é apontado como responsável por vários assaltos a bancos na região.
Essa quadrilha tinha como rival outro grupo, encabeçado por Carlos Jardiel de Barros Dantas, também Truká. Jociel Jacinto da Silva era acusado de matar, em meados da década de 2000, dois seguranças de Carlos, conhecidos como Sérgio Bedô e Neném Araquan. No início de 2017, Carlos, considerado um dos mais perigosos assaltantes de banco do país, acabou morto em confronto com a polícia de Goiás.
Veja mais em "continuar lendo" abaixo🔽

Presépios de convento têm casal gay e idolatria com deuses afros, em nome da “diversidade”

"Os visitantes poderão ver como o nascimento de Jesus é representado pelos povos e pelas culturas.", promete exposição.
Na exposição de presépios do Convento de Santo Antônio, no Largo da Carioca, Rio de Janeiro, há representações do nascimento de Jesus para todos os gostos. Desde o tradicional, com as figuras de José, Maria e Jesus recém-nascido, até os chamados “inclusivos”.
Num deles, prestam a homenagem ao nascimento do Salvador: uma prostituta e um casal homossexual, um portador de HIV, um cadeirante, um casal de idosos e meninos de rua. A obra do artista plástico paulista Luciano de Almeida, de Lorena já está chamando a atenção do público. Para compor o cenário, há manchetes de jornais que exemplificam a falta de oportunidades e a opressão enfrentadas pelos mais pobres.
“O presépio já esteve exposto em São Paulo, por duas vezes, na Alemanha e na Itália. É muito atual, representa vários excluídos da sociedade. Traz uma mensagem que queremos passar. Uma reflexão de amor, de respeito, de solidariedade. São pessoas marginalizadas, e Jesus foi um excluído”, justifica o curador da mostra, frei Róger Brunorio.
O frade acredita que não terá reclamações contra o presépio dos excluídos. Em São Paulo, no ano passado, foram apenas cinco queixas formais. Por precaução, ele diz que colocou a escultura do casal homossexual bem afastada da beirada da mesa — e das mãos dos visitantes.
Um outro presépio, montado na Glória, em frente ao Palácio São Joaquim, também levantou o debate. Ele pretende “fazer o visitante refletir”, abordando a intolerância religiosa.”Colocamos o Menino Jesus com uma frase: “Amai-vos uns aos outros, assim como eu vos amei”, conta frei Roger. Ao redor dessa representação do menino Jesus estão vários deuses, como Iansã, do Candomblé, Ganesha, do Hinduismo, e o Preto Velho, da Umbanda.
 
Presépio ecumênico Essa exposição ocorre até dia 7 de janeiro. “Os visitantes poderão ver como o nascimento de Jesus é representado pelos povos e pelas culturas. A exposição acontece no claustro. Você pode se sentar e contemplar este lugar de muita reflexão. Há presépios de mais de 12 países, como Angola, Itália e Peru”, explica o frei. Com informações de O Globo

https://www.facebook.com/BlogTvWebSertao/#

Pastores acreditam que decisão de Trump sobre Jerusalém é “sinal do fim”

Líder do ministério Leão e Cordeiro faz previsões sobre o que ocorrerá em breve no Oriente Médio
A decisão do presidente Donald Trump de reconhecer Jerusalém como capital de Israel está no centro das atenções na mídia mundial. Filipinas e República Checa já fizeram o mesmo e o primeiro-ministro Benjamin Netanyahu está pedindo que todas as nações que possuem relações diplomáticas com Israel sigam o exemplo.
Parte dos pastores evangélicos acreditam que esse movimento é uma parte importante da profecia bíblica e pode ser um “sinal do fim”, apontando para a segunda vinda de Cristo. David Reagan, fundador e diretor do Ministério Leão e Cordeiro, com sede no estado americano do Texas, disse que a mudança veio tarde.
“Eu apoio totalmente essa decisão porque Jerusalém é a capital de Israel, tendo sido assim por 4000 anos. Os judeus sempre a tiveram como sua capital e nunca, em toda a história, foi a capital de outro povo, nem de um estado muçulmano ou um estado árabe. Está muito atrasado”, afirmou o pastor.
Ele diz representar um grupo de líderes cristãos e estudiosos que defendem que os “fim dos dias” estão perto. Para eles, é profético que os judeus controlem totalmente Jerusalém e construam um terceiro templo no Monte do Templo, local que desde o fim da guerra dos Seis Dias, em 1967, está sob jurisdição dos muçulmanos.
Reagan, que afirma ser um especialista na profecia bíblica, apresenta um programa de TV semanal visto por mais de 110 milhões de casas nos EUA. Ao Christian Today ele apresentou sua visão do que deve ocorrer no Oriente Médio em breve.
“Na sua maioria, os cristãos evangélicos concordam que provavelmente haverá uma guerra contra Israel, que as escrituras chamam de ‘guerra da aniquilação’ em que todas as nações muçulmanas que têm uma fronteira com Israel, mencionadas no Salmo 83, atacarão Israel mas sairão derrotadas. Então o mundo árabe entrará no pânico e clamará pela ajuda da Rússia. Os russos descerão com uma aliança militar envolvendo nações muçulmanas, países como a Pérsia (Irã) e a Turquia. Finalmente, todos serão destruídos nas montanhas de Israel”.
Veja mais em "continuar lendo" abaixo🔽

Jair Bolsonaro afirma que reconheceria Jerusalém se fosse presidente

"Nossos irmãos de Israel têm direito ao seu território", afirmou o parlamentar.
Em entrevista ao site Terça Livre, o deputado federal Jair Bolsonaro (PSC/RJ) foi veemente em seu posicionamento sobre o anúncio dos Estados Unidos reconhecer Jerusalém como capital de Israel.
O parlamentar, que é pré-candidato à presidência, afirmou que, se estivesse na presidência da república atualmente, faria o mesmo que Donald Trump. Até o momento, ele foi o único dos pré-candidatos a tocarem no assunto publicamente.
“Isso, no meu entender, reforça aquilo que os nossos irmãos de Israel têm direito: o seu território”, afirmou.
No ano passado, Bolsonaro esteve em Israel, onde se encontrou com diversos políticos israelenses. Por diversas vezes ele manifestou seu apoio ao país. Anteriormente, protocolou uma nota na embaixada do país, criticando as ações do governo brasileiro, que durante o governo do PT tomou uma postura abertamente contra Israel.
“A maioria dos brasileiros dotados de cultura, dignidade e bom senso está com o povo de Israel e contra o terrorismo”, declarou Jair Bolsonaro, acrescentando que considerava “Destrambelhada, inoportuna, hipócrita e covarde” a manifestação do governo brasileiro em favor dos palestinos. Ele não comentou diretamente a decisão do Itamaraty, que insiste na solução dos dois Estados, com a divisão de Jerusalém com os palestinos.
https://www.facebook.com/BlogTvWebSertao/#

Três meses após apoiar intervenção militar, general do Exército é afastado

O general Antonio Hamilton Mourão, defensor da intervenção militar no Brasil, foi afastado do cargo que ocupava no Exército Brasileiro (EB). Segundo documento obtido pelo Correio, o militar foi movimentado para a Secretaria-Geral do Exército neste sábado (9/12). O ofício, elaborado pela Força, incumbe o comandante do EB, general Eduardo Villas Bôas, a informar o ministro da Defesa e o presidente da República da decisão.
Em setembro, Mourão foi criticado ao declarar que, “diante da crise enfrentada pelo país, pode haver uma intervenção militar caso a situação não seja resolvida pelas próprias instituições”. A afirmação foi feita em palestra realizada na Loja Maçônica Grande Oriente, em Brasília, após o então procurador-geral da República, Rodrigo Janot, denunciar pela segunda vez o presidente Michel Temer, por participação em organização criminosa e obstrução de Justiça.
Embora tenha sido afastado de suas funções, o general vai continuar recebendo remuneração, por ser “oficial de carreira”. A mudança, no entanto, é vista como uma punição da Força, mais especificamente de Villas Bôas, pelas declarações controversas de Mourão. Desde o caso ocorrido há três meses, uma equipe estuda alternativas discretas para fazer com que Hamilton Mourão perca visibilidade, mas ele só foi retirado do cargo após falar, na última quinta-feira (7/12), sobre a possibilidade de atuação das Forças Armadas caso haja uma situação de “caos” no país.
Veja mais em "continuar lendo" abaixo🔽

Petrobras cobra da petista Gleisi Hoffmann devolução de R$1 milhão

PGR é ainda mais rígida: quer R$4 milhões de volta ao erário. Além da senadora, o marido Paulo Bernardo e o empresário Ernesto Klueger também são alvo da ação da Petrobras
Diário do Poder / Foto: reprodução
A Petrobras quer que a presidente do PT, senadora Gleisi Hoffmann (PR), seja condenada a devolver, com seu marido, o ex-ministro do Planejamento Paulo Bernardo, o valor de R$ 1 milhão aos cofres da empresa. O empresário Ernesto Klueger também é alvo da cobrança.
O pedido foi encaminhado ao ministro Edson Fachin, relator da Operação Lava Jato no Supremo Tribunal Federal (STF), na ação penal em que a senadora foi denunciada por corrupção e lavagem de dinheiro.
Nas alegações finais sobre o caso, a procuradora-geral da República, Raquel Dodge, pediu que os três réus, além de condenados, fossem obrigados a pagar R$ 4 milhões em indenização aos cofres públicos, quatro vezes mais do que o R$ 1 milhão que teriam sido desviados da Petrobras para irrigar a campanha de Gleisi ao Senado em 2010.
Segundo a denúncia apresentada pela Procuradoria-Geral da República (PGR), Paulo Bernardo teria solicitado a quantia ao ex-diretor da Petrobras Paulo Roberto Costa, que teria providenciado o pagamento por meio do doleiro Alberto Yousseff.
Veja mais em "continuar lendo" abaixo🔽

População de Afogados reclama falta de atendimento por parte dos bombeiros quando solicitados

Não é a toa que a população de Afogados da Ingazeira reclama em não pagar a Taxa dos Bombeiros que chega as suas residências. Relatos de pessoas que precisaram do serviço de resgate do órgão no último final de semana, afirmam que não foram atendidos por falta do veículo por parte da corporação.
Segundo um ouvinte da Rádio Pajeú, um homem acidentou-se neste domingo (10) no trevo próximo ao Posto Avançado dos Bombeiros em Afogados da Ingazeira, uma pessoa que passava pelo local se dirigiu até os bombeiros e pediu ajuda, a resposta de um dos integrantes da corporação foi que não podiam fazer nada porque estavam sem viatura do resgate. Uma outra ouvinte também relatou que o mesmo caso aconteceu no bairro Borges, em Afogados da Ingazeira, onde solicitaram a presença dos bombeiros e não foram atendidos sobre a mesma alegação.
Onde estão as autoridades políticas do município para cobrar uma providência por parte do governo estadual?
https://www.facebook.com/BlogTvWebSertao/#

Tiririca renuncia o mandato,“triste para caramba” e “com vergonha”, mas leva um rabinho consigo..

Tiririca usou dinheiro público para comprar passagens aéreas para ele e seus assessores com destino a locais em que se apresentaria como humorista, informa O Globo, que confirmou reportagem anterior do Correio Braziliense.
Alguns casos citados pelo jornal carioca:
* Em 11 de agosto, o deputado pagou R$ 2.746,52 com destino ao aeroporto de Ipatinga, em Minas. Ele se apresentou em Teófilo Otoni, cidade próxima, naquele dia e na própria Ipatinga no dia 12.
* Em 6 de abril, Loianne Lacerda, assessora de Tiririca, e o deputado foram para Ilhéus, na Bahia. Ele se apresentou em Jequié no dia 7, em Ilhéus no dia 8 e em Itabuna no dia 9. Somadas, as passagens dele e da assessora custaram R$ 2.205,58.
* Em 3 de maio, foi emitida passagem no valor de R$ 2.045,38 em nome de Loianne com destino ao aeroporto de Teresina. Tiririca se apresentou em Piripiri, em Picos e na capital piauiense logo depois, nos dias 5, 6 e 7.
O Congresso permite que deputados e senadores usem a cota parlamentar para pagar viagens relacionadas a seu mandato, mas não para fins pessoais.
Na semana passada, em discurso na tribuna da Câmara, Tiririca afirmou que deixaria a política “triste para caramba” e “com vergonha” pelo que acontece no Congresso.

https://www.facebook.com/BlogTvWebSertao/#

Boletim na íntegra das ocorrências registradas nesta segunda-feira, dia 10 de Dezembro 2017.

(TENTATIVA DE FURTO A TRANSEUNTE)
Município : Iguaracy - PE
Local : Centro, Iguaracy - PE
Data/Hora :111120DEZ2017
Vítima : C R. R, 73 anos, aposentada
Endereço : centro, Iguaracy – PE
Resumo : A GT foi solicitada pela testemunha quando fazia rondas na feira livre, informando que dois elementos haviam entrado no espaço jurídico da prefeitura e tentaram furtar a vítima perguntando onde estava o dinheiro, porém a vítima passou mau, fazendo com que o elemento desistisse de praticar o fato. O policiamento realizou rondas no intuito de localizar o imputado, porém sem êxito.
-------------------------------------------------------------
(AMEAÇA); (POSSE ILEGAL DE ARMA)
Município : Tabira - PE.
Local : centro, Tabira - PE.
Data/Hora : 111900DEZ2017
Imputado : L. A. S, 36 anos,
Endereço : Tabira – PE.
Vítima : L. A. N. D, 39 anos,
Endereço : centro, Tabira - PE.
Resumo : Durante rondas a GT local foi informada via telefone que o imputado encontrava-se com uma espingarda ameaçando populares nas proximidades do Curral do Gado. O policiamento ao chegar ao local o imputado já havia evadido. Após o ocorrido a vitima citada informou ao efetivo que o imputado juntamente com um outro individuo, conhecido por Marquinho, haviam o ameaçado de morte. Ao realizar diligências o policiamento conseguiu localizar apenas o imputado que declarou haver guardado a espingarda em uma residência. Após averiguação o policiamento encontrou a espingarda artesanal debaixo de um colchão. Diante do ocorrido o policiamento conduziu as partes envolvidas a DP de Afogados da Ingazeira para serem tomadas as medidas cabíveis.

https://www.facebook.com/BlogTvWebSertao/#

DEVOCIONAL DIÁRIO - PARA LER, MEDITAR E ORAR... UMA TERÇA-FEIRA ABENÇOADA PARA TODOS!

"E quarenta dias foi tentado pelo diabo, e naqueles dias não comeu coisa alguma; e, terminados eles, teve fome. E disse-lhe o diabo: Se tu és o Filho de Deus, dize a esta pedra que se transforme em pão. E Jesus lhe respondeu, dizendo: Está escrito que nem só de pão viverá o homem, mas de toda a palavra de Deus." Lucas 4:2-4

Reflexão: Jesus esteve 40 dias no deserto, e o tempo todo foi tentado pelo diabo, mas somente quando teve fome, o diabo deu a sua maior investida. O inimigo é assim, ele espera a hora certa para atacar, geralmente no momento de maior fraqueza da nossa carne. Sua estratégia é basicamente desafiar nossa capacidade, nos incentivando a usar os recursos que temos disponíveis no momento para uma solução imediata dos problemas... No entanto, sua intenção é desviar nosso olhar das consequências, seu objetivo é nos conduzir ao erro mostrando um caminho aparentemente mais curto, mais que no final nos desviará do propósito do Senhor.

Oração: Pai querido, dá-me olhos atentos e vigilantes para as armadilhas do inimigo, ajuda-me a identificar as estratégias do inimigo, para que eu não venha me desviar dos caminhos do Senhor. Ensina-me a vencer as tentações, através da oração e do jejum que me conduzem a santificação. Derrama seu Espírito sobre mim, para que eu esteja cada dia mais afastado das obras da carne. No poderoso nome do Senhor Jesus eu oro e agradeço por tudo. Amém... A Paz de Deus seja com todos...

BLOG TV WEB SERTÃO
A MELHOR SELEÇÃO DE NOTÍCIAS!

As matérias e os textos que não são de nossa autoria, nem sempre expressam, necessariamente, a opinião, o pensamento ou orientação ideológica da Web Sertão.

SOBRE FONTE E AUTORIA DAS INFORMAÇÕES

Boa parte das matérias que são de interesse publico acabam viralizando nos meios de comunicação sem a devida fonte e autoria do conteúdo. Em caso de ausência ou divergências relacionada aos créditos de alguma informação aqui republicada, texto ou imagem, pedimos que entre em contato com a nossa redação pelo - (87) 98821-5232 - para ratificações.

CLIQUE NOS BANNERS PARA ACESSAR AS LOJAS DE VEÍCULOS