Criança Feliz - Conheça o programa que colocou Iguaracy em 1º Lugar no Brasil.


Criança Feliz - Conheça o programa que colocou Iguaracy em 1º Lugar no Brasil.

Correndo com 44 municípios em Pernambuco, só passou Iguaracy, depois, concorrendo com 635 municípios do país, Iguaracy conquista o primeiro lugar no Brasil em planejamento e execução de visitas domiciliares no Programa Criança Feliz.
A premiação vai ser recebida no próximo dia 12 de dezembro. Juliany Rabêlo que é a secretária de Desenvolvimento e Assistência Social do Governo Zeinha Torres, falou sobre o trabalho que foi executado para se chegar a esse primeiro lugar em planejamento e execução de visitas domiciliares do Criança Feliz.
Juliany disse que foi com muita alegria e sensação de dever cumprido que recebeu o resultado, disse que foi surpreendente, e que o Ministério da Cidadania considerou que Iguaracy além das visitas domiciliares que cumpre semanalmente, o programa também participa de ações muito importantes no município, como o Governo Itinerante, onde o Criança Feliz está sempre presente realizando suas atividades e levando os serviços à população, também através do Rede Suas na Comunidade, que leva cursos de geração de renda para as famílias que são atendidas por esse programa, além de festejar todas as datas comemorativas com as famílias atendidas, entre outros serviços.
"A gente participou de uma seleção através de um questionário eletrônico enviado pela Secretaria Nacional de Promoção do Desenvolvimento Humano que é ligado ao Ministério da Cidadania e neste questionário foram relatados as atividades das visitas, bem como também todas as demais atividades complementares, eles consideraram, que além das atribuições normais, a gente ainda realiza esses trabalhos complementares com as famílias e isto foi bastante positivo", disse a secretária.
Sobre como se realiza as visitas, a secretária disse que conta com oito profissionais, uma coordenadora, uma supervisora e seis visitadoras, disse que as visitas são planejadas mensalmente e realizadas semanalmente na casa das famílias para promover a primeira infância e o desenvolvimento infantil. Juliany disse que nessas visitas o Criança Feliz consegue identificar outras situações na família, citando como exemplo questões de saúde, de educação, se as crianças estão na escola, etc, e que já vão encaminhando, dando a devolutiva a população e ajudando essas crianças a terem todas as políticas públicas necessárias no município, para que ela se desenvolva melhor na primeira infância que é a fase decisiva da vida das pessoas.
A secretária disse que em Iguaracy são duzentas famílias que são atendidas e que recebem visitas semanalmente, disse que as visitas são totalmente planejadas, voltada ao perfil de cada família para que as crianças se desenvolvam, buscando fortalecer os vínculos familiares, disse que para isto, são pensadas atividades voltadas para toda a família.
Juliany disse que o trabalho no município é realizado através de parcerias com outras secretarias do município, disse que existe um comitê gestor, uma pessoa de cada secretaria, que participam dos planejamentos das ações e também com o repasse das demandas identificadas para melhor atender a população.Juliany disse que de Pernambuco só passou Iguaracy, e que a nível nacional a cidade concorreu com 635 municípios e que apenas oito municípios foram classificados para a final, onde Iguaracy foi campeão em primeiro lugar.
Como reconhecimento do trabalho, a secretária disse que o Ministério da Cidadania convidou o município de Iguaracy para receber no dia 12 de dezembro, em Brasília, a premiação e também apresentar suas boas práticas para que todos os estados do Brasil possam ver Iguaracy como exemplo.
Viajarão para a capital brasileira a gestora, a coordenadora e uma das visitadoras onde farão uma explanação de como é feito o planejamento de todas as ações, tanto das visitas, como das complementares, até chegar a realização das visitas e o cumprimento das metas. A secretária disse que o Programa Criança Feliz de Iguaracy atualmente está com 96% da meta batida, e que só não chegou a 100% porque às vezes a equipe não encontra a família em casa, e que o registro só é realizado se a família estiver em casa.
Finalizando, a secretária parabenizou toda a sua equipe, disse que não medem esforços para cumprirem além das metas propostas, como ficou claro, onde foi escolhido a cidade de Iguaracy justamente porque não fazem apenas o que é proposto pelo Ministério, mas que vão além. Disse que a equipe é formada pela coordenadora Andresa, pela supervisora Ana Cláudia e pelas visitadoras Silmara, Maria Jéssica, Mayara, Ana Jéssica, Tuany e Camila.
A secretária agradeceu ainda as famílias visitadas por abrirem as portas para que as equipes possam desenvolver o trabalho. Juliany ressaltou ainda que as meninas acabam gerando um vínculo com as famílias e que quando as crianças completam mais de três anos, apesar de saírem do acompanhamento da primeira infância, elas acabam pedindo para que o acompanhamento continue, mesmo estando fora da faixa etária, de tão bom que é o trabalho que as meninas desenvolvem. "Só tenho a agradecer pela dedicação de todas", finalizou Juliany Rabelo.
O prefeito de Iguaracy, Zeinha Torres disse estar muito feliz por ter recebido não só esse, como tantos outros prêmios, prêmios na Saúde, na Educação, na Assistência Social, disse que no início do mandato montou uma equipe jovem, e que muitos não acreditaram, mas que vem mostrando resultados. "A gente fica muito feliz em saber que nosso município foi classificado em primeiro lugar no país, é sinal que a gente tá trabalhando, trabalhando principalmente em prol daqueles que mais precisam", disse o prefeito.

BLOG TV WEB SERTÃO
A MELHOR SELEÇÃO DE NOTÍCIAS!

As matérias e os textos que não são de nossa autoria, nem sempre expressam, necessariamente, a opinião, o pensamento ou orientação ideológica da Web Sertão.

SOBRE FONTE E AUTORIA DAS INFORMAÇÕES

Boa parte das matérias que são de interesse publico acabam viralizando nos meios de comunicação sem a devida fonte e autoria do conteúdo. Em caso de ausência ou divergências relacionada aos créditos de alguma informação aqui republicada, texto ou imagem, pedimos que entre em contato com a nossa redação pelo - (87) 98821-5232 - para ratificações.

CLIQUE NOS BANNERS PARA ACESSAR AS LOJAS DE VEÍCULOS